Issuu on Google+

INSTRUMENTOS MUSICAIS O SAXOFONE BARÍTONO

EDUCAÇÃO MUSICAL EXTERNATO DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

Nome: Laura Antunes Aluno: N.º 70 Turma: 5º 3


O SAXOFONE

Saxofone, também conhecido simplesmente como Sax, é um instrumento de sopro inventado em 1846 pelo belga Adolphe Sax, um respeitado fabricante de instrumentos, que viveu na França no século XIX.

Ao contrário da maioria dos instrumentos populares hoje em dia, que para chegar ao seus formatos atuais foram evoluídos de instrumentos mais antigos, o saxofone foi um instrumento inventado. O pai do saxofone foi o belga Antonie Joseph Sax, mais conhecido pela alcunha de Adolphe Sax. Filho de um fabricante de instrumentos musicais, Adolphe Sax aos 25 anos foi morar em Paris, e começou a trabalhar no projeto de novos instrumentos.

Ao adaptar uma boquilha semelhante à do clarinete a um oficleide, Sax teve a idéia de criar o saxofone. Não se sabe a data exata da criação do instrumento. A patente foi obtida por Sax em 28 de junho de 1846. Mesmo tendo sido lançado há muitos anos, os modelos e formatos continuam semelhantes aos criados por Adolphe Sax , sendo utilizado e admirado o formato original.


Embora seja feito de metal, o saxofone pertence à família das madeiras, pois seu som é emitido a partir da vibração de uma palheta de madeira que fica fixada à boquilha.

Por ter um som único, com propriedades tanto dos instrumentos de madeira, quanto dos de metal, o saxofone logo foi adotado por muitos músicos. O sax tem a capacidade de ter o poder de execução de instrumentos como o clarinete, ao mesmo tempo que tem uma potência sonora quase tão grande quanto à das cornetas. Além disso seu timbre é um dos que mais se assemelham ao da voz humana.

O saxofone é um instrumento fabricado em metal, geralmente latão, com uma mecânica semelhante à do clarinete e à da flauta. É composto basicamente por um tubo cônico com 26 orifícios que têm as aberturas controladas por 23 chaves vedadas com sapatilhas, geralmente de couro (nas versões mais modernas), e uma boquilha onde se acopla uma palheta, geralmente de bambu (instrumento de palheta simples).


A FAMÍLIA DO SAXOFONE

Os saxofones são instrumentos transpositores, ou seja, a nota escrita não é a mesma nota que ouvimos (som real ou nota de efeito). Assim, para podermos ouvir uma nota equivalente ao dó de um piano é necessário escrever notas diferentes dependendo em qual tonalidade o saxofone é armado. A família dos saxofones mais utilizada atualmente é composta por: • Soprano, armado em Si♭ • Alto ou contralto, em Mi♭ • Tenor, em Si♭ • Barítono, em Mi♭


SAXOFONE BARÍTONO

Saxofone barítono é um dos sete tamanhos de saxofone concebidos por Adolphe Sax. É o terceiro na ordem do mais grave (saxofone contrabaixo) ao mais agudo (saxofone sopranino). É um instrumento transpositor de afinação em Mi Bemol (E♭).

Esse instrumento é muito encontrado em diversas formações de grupo, entre eruditos e populares, em conjuntos de câmara ou grandes grupos instrumentais. Seu emprego solístico não é raro, vez que seu timbre é potente e dotado forte particularidade. Sua extensão vai do Dó1 ao Lá3.

O som do saxofone baritono é agreste e expressivo, este é muito utilizado em Bandas militares e nos dias de hoje é muito utilizado em Bandas Jazz, também em Banda filarmónicas.


CARACTERÍSTICAS

Família: Madeira Oitavas: Duas oitavas e meia Material: Metal e cortiça Tamanho: 1.1m de altura Classificação: Instrumento de sopro


FONTES

http://pt.wikipedia.org/wiki/Saxofone_barĂ­tono http://pt.wikipedia.org/wiki/Saxofone http://home.fmh.utl.pt/~al07833/instrumentos.html


O saxofone barítono