Issuu on Google+


MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL


ÍNDICE VALORES DA IDENTIDADE   6 LOGOTIPO   8 VERSÕES 10 TIPOGRAFIA 12 CORES 14 CONSTRUÇÃO 16 FONTES DE APOIO 18 APLICAÇÕES 20


VALORES DA IDENTIDADE Os valores extraídos da pesquisa orientaram a construção da identidade visual da empresa Privatiza Investimentos e devem, por uma questão de coerência entre linguagem visual e a linguagem verbal, influenciar toda a comunicação da empresa. Os principais valores da empresa são:

PROXIMIDADE,

pois os sócios da empresa buscam um relacionamento de perto com seus clientes, oferecendo a eles um atendimento personalizado. O calor humano é o princípio da marca.

CONFIANÇA, que é um dos pontos fortes da marca baseado na segurança que a empresa transmite para seus clientes, e no comprometimento e seriedade dos sócios.

COMPROMISSO, ética e foco, aliados a responsabilidade, dão à marca um valor forte de compromisso, mostrando que o cliente nunca ficará em segundo plano. 6


Privatiza investimentos

7


LOGOTIPO O logotipo, desenvolvido a partir dos valores levantados, foi criado com a intenção de agregar elementos visuais, tais como tipografia e cores, reproduzindo sensações de proximidade, confiança e compromisso. A marca é composta pelo nome da empresa – Privatiza – e seu complemento descritivo – Investimentos. A utilização de símbolo, tanto do antigo quanto da proposição de um novo foi eliminada da composição da marca por acreditar-se que o principal ponto estratégico encontra-se no nome da empresa.

8


Privatiza investimentos

9


VERSÕES Para que a identidade seja aplicada de forma a manter o destaque e as cores contrastantes com a aplicação, recomenda-se a utilização como exemplificada ao lado. Quando o fundo for branco e a impressão for colorida, deve-se utilizar a primeira marca, pois ela é a marca principal do projeto. Para aplicações em preto e branco, utiliza-se a terceira marca, para padronização dos tons de cinza. Já com fundos coloridos ou escuros, deve-se ter o cuidado de observar o contraste entre as cores, e escolher entre a segunda e quarta marcas.

*O manual é acompanhado de um CD que possui os arquivos em formatos .EPS, .AI e .JPEG para distribuição da marca.

10


Privatiza investimentos

11


TIPOGRAFIA Para o desenho da palavra Privatiza foi utilizada uma fonte com serifa do estilo Old Style com a intenção de priorizar a leiturabilidade da marca, enaltecendo seu nome que é muito forte no mercado. A origem das fontes serifadas está ligada à escrita manual, o que lhe confere valores clássicos e transmite seriedade. A fonte escolhida como base foi a Friz Quadrata, que possui traços fortes e característicos e, por isso, foi adequada ao projeto, sofrendo alterações na proporção das letras, no kerning e em serifas de letras como exemplificado ao lado. O descritivo investimentos foi escrito na fonte Crimson italic, sem alterações.

12


Privatiza investimentos

13


CORES As cores são responsáveis pela apreensão imediata dos valores estabelecidos, pois elas é que chamam a atenção para o logotipo da empresa. As cores escolhidas foram:

AZUL, pois transmite calma, confiança e segurança. O tom escolhido diferencia-se dos tons encontrados no mercado, fazendo com que a marca seja destacada em meio às suas concorrentes.

DOURADO,

que foi escolhido pelo alto contraste com a cor azul, destacando os elementos do logotipo. Além disso, a cor também representa classisismo, elegância e fortuna, pela alusão que faz ao ouro.

CINZA ESCURO/CLARO,

são as cores que substituem o azul e o dourado na escala de cinzas e complementam a identidade para utilização da marca em outras versões.

14


pantone 282C

pantone 872C

pantone Cool Gray 9 C

pantone Black 7 C

CMYK 100 68 0 54

CMYK 20 30 70 15

CMYK 0 0 0 60

CMYK 0 0 0 85

RGB 0 45 98

RGB 180 151 90

RGB 128 130 133

RGB 77 77 79

HEX 002D62

HEX B4975A

HEX 808285

HEX 4D4D4F

Privatiza investimentos

15


CONSTRUÇÃO A marca foi construída de acordo com proporções que pudessem manter um melhor conforto visual, pois o olho humano é capaz de captar as relações entre as medidas, ainda que estas não estejam claramente demarcadas. A medida de respiro da marca, que pode ser observada na segunda imagem, existe para que a marca não entre em conflito com outros elementos visuais que podem competir e invadir a marca. A medida “x” que determina esse espaço é a distância entre a base da serifa da palavra privatiza e o pingo do “i” da palavra investimentos, independente do tamanho em que é aplicada.

16


Privatiza investimentos

17


FONTES DE APOIO As fontes de apoio utilizadas na papelaria, na apresentação e no restante das aplicações da identidade foram as fontes Trebuchet MS e Times New Roman. Recomenda-se a utilização da Trebuchet para títulos e itens de destaque, e a Times New Roman para textos corridos, pelas características de legibilidade próprias de cada fonte.

18


Trebuchet MS Regular

Aa

Times New Romam Regular

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ 0123456789(!@#$%¨&*?\/)

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ 0123456789(!@#$%¨&*?\/)

Trebuchet MS Itálico

Times New Roman Itálico

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ 0123456789(!@#$%¨&*?\/)

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ 0123456789(!@#$%¨&*?\/)

Aa

Privatiza investimentos

Aa Aa

19


APLICAÇÕES As aplicações foram criadas com base na identidade visual proposta, portanto todas devem estar alinhadas com os valores da marca.

20


CARTÃO DE VISITAS O cartão de visitas foi impresso em papel couché fosco, 350g, com laminação fosca na frente e no verso. Um dos lados do cartão é destinado à apresentação institucional da empresa, contendo o novo logotipo e o site. O outro lado contém a assinatura da empresa formada pelo nome do sócio, endereço, telefones e email. O cartão de 10x5.4cm foi impresso em pantone nas cores azul (pantone 282C) e dourado (pantone 872C).

*Os arquivos em formato .EPS, que foram enviados à gráfica para a produção dos cartões estão contidos no CD.

Privatiza investimentos

21


PAPEL DE CARTA O papel de carta segue o mesmo princípio da identidade, e possui o logotipo alinhado à esquerda no cabeçalho, e a assinatura no rodapé. A folha utilizada é do tamanho A4 (29.7x21cm).

*No CD encontram-se os arquivos abertos em .EPS e .AI que podem ser mandados a uma gráfica para produção de papéis de carta, e os arquivos em word para serem utilizados no dia-a-dia e impressos digitalmente. Caso a impressora possua somente tinteiro na cor preta, utilizar o arquivo Papel de Carta Privatiza - PB

22


ENVELOPE OFÍCIO O envelope ofício possui uma faca (formato) padrão de 23x11.5cm, contendo o logotipo no lado do destinatário e o endereço no lado do remetente.

*No CD encontram-se os arquivos abertos em .EPS e .AI que podem ser mandados a uma gráfica para produção dos envelopes.

Privatiza investimentos

23


ENVELOPE SACO O envelope saco possui uma faca (formato) padrão de 34x24cm, contendo o logotipo no lado do destinatário e o endereço no lado do remetente.

*No CD encontram-se os arquivos abertos em .EPS e .AI que podem ser mandados a uma gráfica para produção dos envelopes.

24


CRACHÁ Foram criados dois tipos de crachá, um na horizontal, que pode ser utilizado com fundo azul ou branco e pode ser impresso em papel, e um na vertical, que pode ser produzido em plástico, em fundo azul ou branco.

*No CD encontram-se os arquivos abertos em .EPS e .AI que podem ser mandados a uma gráfica para produção dos crachás e o arquivo em .PDF que pode ser impresso.

Privatiza investimentos

25


ETIQUETA O modelo de etiquetas utilizado é o 6182 da Pimaco (101.6x33.9mm). *No CD encontram-se os arquivos abertos em .EPS, .AI e .JPEG para configuração da folha de impressão

26


ASSINATURA E-MAIL A assinatura de email possui o logotipo em primeiro lugar, seguido pelo nome do s贸cio, endere莽o da empresa, telefones, email, e uma mensagem de alerta.

Privatiza investimentos

27


SITE O layout do site é apenas uma proposição de como poderia ser feito, seguindo a identidade criada, havendo apenas um estudo superficial do conteúdo, que deve ser reavaliado e discutido caso este seja reformulado. Para que o site traduza a pessoalidade da empresa, foi proposto a utilização das fotos dos sócios na aba Quem Somos. As medidas do layout e especificações de cores e formatoes encontram-se no CD, arquivo site_layout.ai.

NOTÍCIAS MUNDO • Total de desempregados na França é o maior em mais de 12 anos • Banco de Elizabeth II é multado por não prevenir lavagem de dinheiro • Europa eleva proteção financeira; cresce preocupação com Espanha

Em parceria com a Crédito & Mercado Educação Executiva, estamos disponibilizando gratuitamente para vocês um curso de maremática financeira. Cadastre-se. ÁREA DO ALUNO LOGIN SENHA

NOTÍCIAS BRASIL

BOVESPA

DÓLAR

• Comissão da Anac nega recursos contra leilão de Viracopos 07/04

08/04

09/04

10/04

• Gasto com móveis cresce 57% em 10 anos; indústria foca classe C

R$1,8860

ÍNDICE

28

A Privatiza foi criada há 12 anos com o objetivo de participar do processo de privatização de empresas estatais, tendo como fundador o José A.Costa de França. Após alguns anos a Privatiza passou a atuar junto aos RPPS´s, tendo como principal produto a Renda Variável. Em Janeiro de 2005 a Privatiza passou a contar com dois novos sócios, Ubirajara Macieira e o Luiz Henrique de Oliveira, formando-se assim uma equipe com mais de 20 anos de experiência no mercado de capitais, todos aprovados pela ANCOR Associação Nacional das Corretorasde Valores, Câmbio e Mercadorias e devidamente registrados na CVM – Comissão de Valores Mobiliários. Atuamos em conformidade à Instrução CVM nº 434 de 20 de Junho de 2006.

• Poupança tem melhor captação para junho desde 2002

PARCEIROS

QUEM SOMOS

AÇÕES

CÂMBIO

ALTIVO

ULTV

Bovespa

66559

+1.13%

14:53

Risco Brasil

170.00

+0.59%

15:02

A-Bond

120.00

AR

0.00%

HORA

15:04

Global 40

132.88

0.00%

15:04

Em parceria com a Crédito & Mercado Educação Executiva, estamos disponibilizando gratuitamente para vocês um curso de maremática financeira. Cadastre-se. ÁREA DO ALUNO LOGIN SENHA


APRESENTAÇÃO A apresentação foi construída com base na identidade, e possui slides variados (texto corrido, tópicos, texto+tópico, imagens) que podem ser adaptados a qualquer conteúdo que for utilizado. Cada slide foi composto em um grid de três colunas, que deve ser respeitado na edição para que todos os slides mantenham a mesma identidade. O título dos slides é escrito na fonte Trebuchet MS e devem ser utilizados em caixa-alta (maiúsculas) na cor azul. Caso haja um segundo título de menor importância, este pode ser utilizado na cor dourada. Os textos corridos são escritos na fonte Times New Roman, na cor preta.

Privatiza investimentos

29


O uso deste manual, assim como de toda a identidade visual nele contida, estão restritos à Privatiza Investimentos ou, com autorização prévia da empresa, para parceiros de publicidade, propaganda, eventos e outros que se necessitem para criação de peças e materias publicitários. Este manual foi criado pela agência de branding blys. Para mais informações acesse www.blys.com.br ou envie um e-mail para blys@blys.com.br.



Manual de identidade Privatiza