Issuu on Google+

FLÁVIO ARMANDO DA COSTA GONÇALVES

Flávio Armando da Costa Gonçalves nasceu na Póvoa de Varzim, na casa do Farol de Regufe, onde o seu pai era o faroleiro, em 12 de Fevereiro de 1929 e faleceu na cidade do Porto em 19 de Maio de 1987.

Licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas pela Universidade de Coimbra, foi docente na Escola Superior de Belas Artes e na Faculdade de Letras do Porto.

Destacou-se pelo seu rigor e dedicação ao trabalho e investigação, tendo deixado um legado constituído por mais de trezentas obras, onde avultam alguns dos melhores estudos que se publicaram, entre nós, sobre a “iconografia religiosa”, a azulejaria, a arquitectura e a talha portuguesa.


Como entusiasta estudioso de arqueologia e da etnografia não só da história local da Póvoa de Varzim mas também da arte portuguesa dos séculos XVII e XVIII, calcorreou incessantemente o país na ânsia de descobrir, descrever e estudar, com minuciosa e criativa atenção, os valores do Património Cultural, Arquitectónico e Artístico Português.

Ao longo de mais de vinte anos dirigiu e foi o principal garante da continuidade do «Boletim Cultural Póvoa de Varzim».

Um Homem de Cultura que na pesquisa e maneio das fontes viveu incansável e apaixonadamente pela busca da verdade.

Martins da Costa, in Póvoa de Varzim Boletim Cultural. Vol. XXVI, n.º 1 (1989), p. 412. - Nótula sobre o Professor Flávio Gonçalves: o Homem e a Obra, enaltece esta proeminente personalidade que tanto conhecimento legou à história da cidade da Póvoa de Varzim, anuindo que «muito o que produziu, muito mais tínhamos a esperar, uma vez que havia reunido cerca de cem documentos do século XVIII, inéditos, pesquisados no Arquivo Distrital do Porto, e no desenvolvimento dos quais abriria caminho sobre a história do Paredão, da Igreja Matriz, da Capela de Nª Sª das Dores, da Igreja da Lapa, da Câmara Municipal, etc. - um mundo vasto que uma vida voluntariamente encurtada não permitiu que viessem enriquecer a História local.»

Margarida Oliveira Nascimento Escola Desterro Póvoa de Varzim


Flávio armando da costa gonçalves (2)