Page 1

A região e o espaço nacional Andreia Rodrigues Renata Beleza


Conceito de região: O conceito de região faz referência a um pedaço de território determinado por certas características comuns ou causas especiais, principalmente o clima, a topografia ou a forma de governo.


Regiões administrativas de Portugal

Entre Douro e Minho:

Contém a área dos municípios contidos nos distritos de:

Viana do Castelo;

Braga; Porto; Aveiro; Viseu;


Características gerais: • É uma das regiões mais antigas de Portugal, destacam-se o Rio Minho e o Rio Douro que tornam as terras muito férteis, a sua cultua é rica no folclore e minhoto que se destaca nas festas e romarias. As suas Principais Culturas são: O trigo O milho Os legumes A vinha Gado bovino Actividade piscatória


O seu clima é: •

Relativamente frio com grande precipitação no Inverno e moderado no Verão;

O seu relevo é: • Caracterizado por uma planície, colinas e serras no interior.

A sua flora tem: • Imensos pinhais que protege as culturas dos imensos areais. No interior, o eucalipto tem vindo a substituir os carvalhos.


 Trás-os-Montes e Alto Douro: Contém a área dos municípios contidos nos distritos de:

Vila Real; Bragança;

Viseu; Guarda;


Características gerais:

• As principais produções agrícolas são a amendoeira e a vinha, estando a louvar a cultura do vinho do Porto, foi a primeira região restringida do mundo a região do vinho do Porto. • É também uma região rica em dialectos como por exemplo o sendinês, o guadramilês, o riodonorês e o mirandês.


 Beira Litoral: Contém a área dos municípios contidos nos distritos de:

Aveiro; Viseu; Leiria; Coimbra;


Características gerais: • Nesta região encontra-se o mais antigo estabelecimento de ensino universitário do país e da Europa que é a Universidade de Coimbra, esta região é uma das mais ricas em beleza arquitectónica e também rica em actividade industrial.


O seu relevo Ê: • Achatado junto ao litoral e rochoso no interior, tendo como rochas predominantes, o xisto, o granito e o volfrâmio.


 Beira interior: Contém a área dos municípios contidos nos distritos de:

Guarda;

Castelo Branco;


Características gerais: • Esta região é a mais fria do país devido à sua altitude, a nível industrial devemos destacar a indústria de lanifícios e a dos lacticínios.

• Também temos a Indústria do fabrico de papel por esta região ser uma das mais ricas em florestas, olivicultura e apicultura.


Industrias extractivas: O ouro; O estanho; O chumbo; O volfr창mio;


O seu relevo é: • Muito montanhoso devido ao grande número de serras existentes.

O seu clima é: • Na parte sul húmido e frio no Inverno e no Verão é bastante quente.


 Alentejo: Contém a área dos municípios contidos nos distritos de:

Beja; Évora;

Portalegre; Setúbal;


Características gerais: • A região é determinado por centros apertados mas pouco povoados, apesar da existência de um enorme número de emigrações e migrações.

Esta região é caracterizada por: Oliveiras; Sobreiros; Azinheiras; Povoamento rural;


As suas principais culturas são: O trigo;

A cevada; A aveia ; O girassol;

Apesar do seu subsolo apresentar cobre, enxofre, mármore e pirite, também existe uma forte criação de porcos, ovinos e espécies cavalares.


O seu relevo é: • Constituído por peneplanícies à excepção do Norte e do Este que é constituído por serras de pouca altitude.

O seu clima é: • Seco e quente devido à pouca precipitação.


 Estremadura e Ribatejo: Contém a área dos municípios contidos nos distritos de:

Leiria; Santarém;


Características gerais:

  O nome A zonaEstremadura do Ribatejo deve-se tem como aodança caso que típica naoReconquista fandango,  Esta região é rica em diversidade de paisagens, que possivelmente ser a zona onde vindo "estremavam" da Beira Baixa oseterritórios ainda mantém sujeitados a figura a do contrastam entre as suas praias e as suas serras. campino, com o seu mouros colete e aencarnado cristãos. e o barrete verde


 É uma região de terras férteis, devido à travessia do Rio Tejo. Esta região produz: fruta; legumes; Cereais; tomates; azeite; vinho;


 A principal característica é as suas lezírias, com a criação de cavalos e touros. Esta região produz: Grande concentração de indústria; Vinhas; Produtos hortícolas; Actividade piscatória;


 Lisboa e Setúbal: Contém a área dos municípios contidos nos distritos de:

Lisboa; Setúbal;


Características gerais:

 A região de Lisboa e Setúbal é uma região recente, é rica em turismo e comércio devido às praias e zonas  Nesta região destacam-se o Rio Tejo e o Rio Sado, verdes actuais, que fascinam muitos turistas. que oferecem terrenos férteis nas terras rodeadoras…

O seu relevo é:  Marcado por zonas planas e zonas montanhosas.


Os cereais; As principais culturas são:

O vinho; Produtos hortícolas;

A nível industrial temos:

as indústrias de extracção de sal; a exploração de pedreiras; actividades ligadas à pesca;


 Açores: Contém a área dos municípios contidos nos distritos de:


Características gerais:  Este arquipélago é composto por 9 ilhas e por alguns ilhéus inabitados. As ilhas são divididas por grupos: As ilhas de Sta. Maria A ilha de S. Miguel;  As ilhas Terceira,  Graciosa,  S. Jorge, O Pico O Faial; As ilhas Flores  Corvo.


Principais Rios de Portugal: Rio Minho Rio Douro Rio Mondego Rio Tejo Rio Sado Rio Guadiana

Lagoas Olhosem do Serra da de Albarracin, Urbión, em em Nascente: Nascente: Serra Estrela. Meira, dade Vigia. Guadiana, emda Ciudad Espanha. Foz: Foz. Real, Espanha. Foz: Figueira Setúbal. Vila Real de Santo António. Foz: Lisboa. Porto. Caminha. Extensão: 225 km Extensão: 130 km Extensão: 870 1040 895 km portugueses: 300 km Principais Principais afluentes afluentes portugueses: Principais afluentes portugueses: Rio Alva, Rio Arunca e Rio Rio Dão, Roxo,Rio Rio Figueira, Rio Odivelas,

Rio Zêzere, Caia, Rio Degebe, e Côa, Rio Rio Sabor, Sorraia. RioRio Tua, Rio Ceira, Ceira. Mouro, Rio Gadanha e Odeleite Rio Coura. Xarrama, Rio Alcáçovas, São Rio Ardil. Varosa, Rio Corgo, Rio Martinho, Rio Marateca, RioOvil, Rio Paiva, Rio Sardoura, Rio Tâmega, Rioe Campilhos, Rio Alvalade, Rio Corona Mau, Rio Arda, Rio Uima, Rio Sousa Rio Arcão.

Rios de Portugal


Outros Rios de Portugal: Rio LIMA

Monte Talarinho[Espanha] Viana do Castelo

Rio CÁVADO

Serra do LaroucoEsposende

Rio AVE

Serra da Cabreira- Vila do Conde

Rio VOUGA

Serra da Lapa- (Ria de) Aveiro

Rio MIRA

Serra do Caldeirão- Vila Nova de Milfontes

Rios de Portugal


Redes de transportes em Portugal •

• • •

Rodoviários Ferroviários Marítimos Aéreos


Os Sãotransportes eles os responsáveis são uma grande pela diminuição utilidade no nosso da distância-tempo dia-a-dia e também e pela noacessibilidade. sector comercial.

Redes de transportes em Portugal


Redes de transportes em Portugal


ďƒ Criam emprego

Redes de transportes em Portugal


Rodoviários:     

 

 

DispõeEste de uma rede muito densa. Elevada sinistralidade. meio de transporte é mais Grande mobilidade, comodidade e no Tráfego intenso nascurtas áreasdistâncias, urbanas. indicado para flexibilidade nos itinerários, transporte de pessoas e Estacionamento (custos oupessoas permitindo a circulação de e mercadorias. Para dificuldades) mercadorias de porta a longas porta. distâncias Rapidez este transporte torna-se mais caro nas operações decom carga e descarga. Elevados custos a rede de infraque os outros meios. Grande grau de especialização estruturas (estradas, auto-estradas, (frigoríficos, cisternas, pontes, etc.) contentores,...). Elevado combustíveis Veículos consumo de grandede capacidade de carga. fósseis (petróleo). Adapta-se a cargas pouco volumosas. Impacto ambiental negativo.

Vantagens/Desvantágens Distância-custo


Ferroviários:    

 

Meio de transporte regular, confortável e seguro. Este meio de transporte é mais Fraca flexibilidade - Itinerários fixos. Menos poluente consome menos indicado paraelongas e médias distâncias, no transporte pessoas recursos. Elevados investimentos na de construção e mercadorias. Nas curtas eReduzido manutenção das linhas férreas e impacto ambiental. distâncias transporte torna-se construção doseste equipamentos de Pequeno consumo de energia,epor mais caro do que no meio infra-estruturas. cada rodoviário. unidade transportada. Rápido, não tem congestionamentos. Elevada capacidade de carga (mercadorias e passageiros). Permite viagens rápidas.

Distância-custo Vantagens/Desvantágens


Marítimo: meio de transporte é mais lento quando comparado com  ÉEste Permite navegar fora das vias indicado para modos longas ede médias terrestres. os restantes distâncias, no transporte de pessoas transporte. e mercadorias. Nas curtas  Grande capacidade de e  Podem ser extremamente distâncias este transporte torna-se facilitador do turismo. poluentes. mais caro do que no meio  Tem grande capacidade de rodoviário.  Risco de acidentes. 

carga de mercadorias e Exige, comofrequência, assegura transporte de passageiros. transbordo de mercadoria.

Vantagens/Desvantágens Distância-custo


Aéreo: Este meio de transporte tem um

 Permite vencer longas  custo Elevada poluição muito alto, sendo beneficiário

distâncias.

atmosférica e sonora. apenas em termos da distância tempo. Geralmente seguro,  Exige elevados 

cómodo e rápido. investimentos em Adequado para manutenção e infratransportes urgentes, estruturas(técnicas e de valores ou mercadorias humanas). perecíveis. Custo elevado e baixa capacidade de carga. Elevado preço das deslocações.

Distância-custo Vantagens/Desvantágens 


Fim

Regiões e transportes  

Trabalho de Área de Integração das alunas: Andreia Rodrigues e Renata Beleza

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you