Issuu on Google+

RECEITAS DO CHEFF 1


2


SUMÁRIO Apresentação do Projeto Elaboração de uma revista, tendo como tema receitas culinárias. elaborada por ana géssica silva,ingrid mayara passos, isaac buzzola chene e maria vanessa dos santos. estudantes acadêmicos do 4 período do Curso de comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, na disciplina de Arte publicitária orientados pelo professsor valmir mízio. Projeto destinado à avaliação da segunda unidade.

MASSAS

Pg. 04

sobremessas

Pg. 08

entrevista: felipe bronze PG. 12 BEBIDAS 3

PG. 14


LASANHA DE BERINJELA INGREDIENTES 20 tomates 4 colheres sopa de azeite 1 cebola picada 1,5 xícara de chá de ervas picadas ,manjericão, sálvia, tomilho. Sal e pimenta do reino a gosto 2 berinjelas grandes 400 g de mussarela fatiada 1,5 xícara chá de queijo parmesão ralado.

Lave bem os tomates, corte em quatro e coloque-os em uma panela. Tampe e, em fogo baixo, deixe cozinhar com a própria água que se solta do tomate, até ficarem bem macios. Passe por uma peneira.Em uma panela, aqueça o azeite, doure a cebola e junte o molho passado pela peneira. Tempere com as ervas, o sal e a pimenta. Corte as berinjelas, com casca, em fatias finas no sentido longitudinal.Em uma grelha antiaderente, grelhe as fatias de berinjela levemente dos 2 lados.Em um refratário retangular, coloque uma camada de berinjela, cubra com molho e uma camada de mussarela.Repita as camadas sucessivamente até terminarem os ingredientes, sendo a última camada de mussarela. Polvilhe o queijo ralado e leve ao forno, preaquecido, a 175 ºC durante 30 minutos. O próprio molho cozinhará a berinjela.

LASANHA DE lentilha INGREDIENTES 3 colheres (sopa) de azeite 1 cebola grande ralada 2 dentes de alho amassados 1 pimentão vermelho picado 1 e 1/2 xícara (chá) de cogumelos picados 3 colheres (sopa) de extrato de tomate 2 colheres (sopa) de molho de soja 2/3 de xícara (chá) de caldo de legumes 3 colheres (sopa) de vinho tinto 400 g de mussarela ralada no ralo grossoSal e pimenta-do-reino a gosto

Cozinhe a lentilha em água e sal até ficar macia, porém firme. Escorra e reserve. Aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Junte o pimentão e o cogumelo e cozinhe por 5 minutos. Adicione a lentilha, o extrato de tomate, o sal, a pimenta, o molho de soja, o caldo de legumes e o vinho. Mexa e cozinhe por 5 minutos. Reserve. À parte cozinhe a massa para lasanha conforme as instruções do fabricante. Escorra e monte a lasanha. Em um refratário untado, faça uma camada de massa. Cubra com metade da lentilha e espalhe metade da mussarela. Repita novamente as camadas. Finalize com a massa .polvilhada com a mussarela. Leve ao forno médio pré aquecido por 30 minutos aproximadamente. Sirva quente.

macarronada

INGREDIENTES 300g de macarrão cozido conforme instruções da embalagem 300g de peito de frango cozido e desfiado 3 colheres de sopa de azeite 1 cebola média cortada em cubinhos 1 dente de alho amassado 1 tomate sem pele cortado em cubinhos 2 molhos prontos sabor manjericão

MODO DE PREPARO Em uma panela Ceraflame coloque o azeite, a cebola e o alho e refogue até que tudo esteja transparente. Acrescente o tomate, coloque uma xícara de água e deixe cozinhar em fogo baixo até a água sumir e começar a refogar novamente. Coloque o frango, os dois molhos prontos e tempere conforme seu gosto. Deixe ferver, desligue o fogo e sirva com seu macarrão preferido.

4


coxinhas

INGREDIENTES 1 tablete de caldo de galinha 4 xícaras (chá) de leite 1 colher (sopa) de margarina 4 xícaras (chá) de farinha de trigo Farinha para polvilhar a mesa 1 tablete de caldo de legumes 2 xícaras (chá) de água fervente

MODO DE PREPARO Em uma panela, ponha o tablete de caldo de galinha dissolvido no leite e a margarina. Leve ao fogo e deixa ferver. No fogo brando, junte aos poucos a farinha e mexa até desgrudar do fundo da panela. Ponha em uma superfície enfarinhada. Espere esfriar um pouco e trabalhe a massa até ficar lisa. Deixe descansar por 15 minutos.cozinhará a berinjela. Sirva em seguida.

RECHEIO 1 tablete de caldo de galinha 4 xícaras (chá) de leite 1 colher (sopa) de margarina 4 xícaras (chá) de farinha de trigo Farinha para polvilhar a mesa 1 tablete de caldo de legumes 2 xícaras (chá) de água fervente

MODO DE PREPARO

pizza de quatro queijos

Dissolva o caldo de legumes na água fervente, junte o frango e deixe cozinhar até ficar macio. Espere esfriar e desfie. Em uma panela, aqueça o azeite, doure a cebola, o alho e junte o frango. Tempere com sal se necessário, pimenta e deixe por 3 minutos. Junte salsa e o requeijão. Espere esfriar e recheie as coxinhas. Passe na clara e na farinha de rosca. Frite em óleo quente até dourar.Se preferir, ponha as coxinhas em assadeira untada e asse em forno quente até dourar.

INGREDIENTES 1 disco de massa de pizza pronta ou massa caseira Molho de tomate tipo Pomarola 1 colher (sopa) maionese tipo Hellmann’s Queijo mussarela em fatias Queijo catupiry Queijo gorgonzola a gosto Queijo de minas a gosto Orégano a gosto

SUGESTÃO DO CHEFF MODO DE PREPARO Distribua a maionese e depois o molho de tomate sobre a massa pré-assada. Cubra com queijo mussarela fatiado e por cima o catupiry. Coloque fatias de queijo de minas. Pique e espalhe o queijo gorgonzola. Salpique orégano sobre a pizza. Asse no forno bem quente por 15 minutos, ou até dourar.

5

Varie os queijos usando provolone, parmesão, requeijão, queijo prato.

MASSAS


torta de morango INGREDIENTES 1 caixa de morangos

PÃO DE LÓ 5 gemas 5 claras 5 colheres farinha de trigo 5 colheres de adoçante em pó culinário 1 colher de sopa de fermento em pó

CREME BRANCO 3 colheres (sopa) cheias de leite em pó desnatado 3 colheres (sopa) cheias de amido de milho 4 colheres (sopa) cheias de adoçante em pó culinário 1 copo (200ml) de leite desnatado 1 colher se chá de essência de baunilha 2 colheres de sopa de creme de leite light (opcional)

MODO DE PREPARO Bater as claras em neve, adicionar as gemas e bater até clarear. Retirar da batedeira, acrescentar a farinha, o adoçante e o fermento aos poucos. Untar uma assadeira, colocar a massa e levar ao forno pré-aquecido por cerca de 10 minutos.

Leve todos os ingredientes ao fogo baixo (menos o creme de leite) e mexa até engrossar. Adicione o creme de leite light. Prove, se quiser mais doce, adicione mais adoçante. Acomode o pão-de-ló no fundo da travessa, espalhe o creme e por cima enfeito com a caixinha de morangos. Eu coloquei num pra-

to de bolo grande e não num refratário.Daí, para decorar eu fiz um gelatina de morango diet, só com 400ml de água, e fui colocando as colheradas, regando os morango sem encharcar; o restante coloquei em copinhos.

pão de queijo INGREDIENTES 1 kg de polvilho azedo ou doce (fica a sua escolha) ½ kg de queijo tipo Minas curado (se preferir pode usar queijo tipo parmesão) 5 ovos ½ litro de leite 2 colheres de manteiga Sal a gosto

MODO DE PREPARO Comece o preparo do pão de queijo, peneirando o polvilho. Em seguida misture em uma panela o leite, a manteiga ( ou o que tiver escolhido) e o sal. Deixe a manteiga derreter, quando isso acontecer, jogue a mistura de leite e manteiga sobre o polvilho, mexa bem devagar, pois você estará escaldando o polvilho. Depois que escaldar o polvilho, deixe a massa reservada para que esfrie, em seguida adicione os ovos, um de cada vez e misturando sempre, até que a massa fique homogênea, macia e uniforme.

6


torta de camarão

INGREDIENTES 51 dente de alho; 2 tomates sem pele; Sal a gosto; 1/2 colher de sobremesa de açúcar; Salsinha a gosto; 1 xícara de cogumelo shitake seco; 150g de cream cheese; Azeitonas a gosto; 250g de camarão pré-cozido; Farinha para engrossar o molho (se necessário); 300g de massa folhada pronta; 1 ovo para pincelar sobre a massa; (para dourar)

Coloque o alho, os tomates, o sal, o açúcar e o cream cheese no liquidificador e bata até ficar um creme homogêneo. Em uma panela, leve o molho ao fogo baixo, e acrescente as azeitonas, e o cogumelo shitake já hidratado (ver instruções no rótulo). Quando levantar fervura, acrescente os camarões e aí verifique a necessidade de engrossar ou não o creme. Eu tive que usar 2 colheres de farinha para engrossar, mas tenha muito cuidado na hora de colocar a farinha, se você colocar tudo de uma vez, vai ficar tudo embolotado (grumos), o certo é ir peneirando aos pouquinhos e mexendo sempre. Depois de acrescentar o camarão, não deixe cozinhar mais do que 2 ou 3 minutos, pois o camarão endurece e fica ¨borrachudo¨. Quando desligar o fogo, acrescente a salsinha picada a gosto e mexa bem. Para montar a torta, existem várias maneiras. Uma delas é como eu fiz, forrando uma forma de fundo removível, já untada

com margarina ou manteiga, forre o fundo e as laterais. Aí você coloca o recheio, e por cima coloca a outra parte da massa folhada, cortando as beiradas com o próprio dedo e apertando um pouco. Aí é só pincelar o ovo batido sobre a massa para dourar. A outra maneira de montar é comprar 2 discos de massa folhada para pastelão. Você unta uma forma de pizza, com manteiga ou margarina, coloca um dos discos, e sobre esse coloca o recheio. O outro disco, você usa para cobrir o recheio. Para fechar, você pode umedecer um pouquinho as bordas da massa e apertar com os dedos, fechando bem. Ou pode usar um garfo e fechar como pastel. Coloque o ovo batido e leve ao forno. Asse em forno médio (200ºC), por aproximadamente 60 minutos. Rendimento: 1 torta média para 3 pessoas; (diâmetro da forma: 24cm)

ESCONDIDINHO ESPECIAL INGREDIENTES 300 g de carne moída 1 colher (sopa) de óleo 1 cebola picada 250 g de abóbora em cubos 1 stick de Caldo de Carne em pó GOODLIGHT 6 colheres (sopa) de purê de tomate 1 colher (sopa) de salsa picada Cobertura 300 g de mandioca descascada 1 Creme de Leite NESTLÉ® Caixinha 1 colher (chá) de sal 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

MODO DE PREPARO Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a carne moída até dourar. Junte a cebola, a abóbora, o purê de tomate, meia xícara (chá) de água e Caldo em Pó MAGGI®. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 15 minutos, ou até secar a água. Coloque a carne em um refratário (22 x 35 cm), polvilhe a salsa e reserve. Em uma panela, cozinhe a mandioca em água fervente. Escorra a água e passe por um espremedor de batatas. Misture com o Creme de Leite NESTLÉ® e o sal. Coloque sobre a carne e polvilhe o queijo ralado. Leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 15 minutos ou até dourar.

7

MASSAS


torta gelada de bis INGREDIENTES 2 caixas de Bis® 1 1/2 colher (sopa) de manteiga 2 ovos 1 1/2 lata de leite 2 colheres (sopa) de amido de milho 1 lata de leite condensado 200 g de chocolate meio amargo picado 1 lata de creme de leite 3 colheres (sopa) de açúcar

MODO DE PREPARO Prepare a massa: no processador, triture as unidades de 1 caixa de Bis® e 1/2 colher (sopa) de manteiga e forre o fundo de uma forma de aro removível. Reserve. Separe as gemas e as claras dos ovos. Reserve 1 gema (descarte a outra) e 2 claras. Prepare o creme: misture o leite, o amido, o leite condensado, a gema e 1 colher (sopa) de manteiga. Cozinhe até engrossar. Deixe esfriar e coloque sobre a massa de Bis® reservada. Prepare a musse: derreta o chocolate, misture o creme de leite e reserve. Bata as 2 claras em neve, junte o açúcar e bata. Misture as claras batidas ao chocolate reservado.Por cima do creme branco, distribua o restante do Bis® picado e cubra com a musse. Leve ao freezer por 2 horas. Decore com Bis® picado e sirva.

MOUSSE DE MARACUJÁ INGREDIENTES ½ (chá) de água morna 1 caixa de Maria Mole Coco 1 lata de suco de maracujá 1 lata de leite condensado 1 lata de creme de leite Gelatina: 2 caixas de Gelatina Maracujá

CREME 1 (sopa) de amido de milho 2 (sopa) de açúcar ½ (chá) de suco de maracujá 1 (chá) de água Polpa de 1 maracujá com semente

GELATINA Dissolver as 2 caixas de gelatina maracujá com 500 ml de água fervente, juntar mais 250 ml de água fria e levar à geladeira. Quando estiver quase firme, despejar por cima do mousse.

MOUSSE

Prepare a massa: no processador, triture as unidades de 1 caixa de Bis® e 1/2 colher (sopa) de manteiga e forre o fundo de uma forma de aro removível. Reserve. Separe as gemas e as claras dos ovos. Reserve 1 gema (descarte a outra) e 2 claras. Prepare o creme: misture o leite, o amido, o leite condensado, a gema e 1 colher (sopa) de manteiga. Cozinhe até engrossar. Deixe esfriar e coloque sobre a massa de Bis® reservada. Prepare a musse: derreta o chocola-

8

te, misture o creme de leite e reserve. Bata as 2 claras em neve, junte o açúcar e bata. Misture as claras batidas ao chocolate reservado.Por cima do creme branco, distribua o restante do Bis® picado e cubra com a musse. Leve ao freezer por 2 horas. Decore com Bis® picado e sirva.

CREME Colocar todos os ingredientes em uma panela, mexer bem e levar ao fogo para engrossar. Depois de frio, colocar por cima da gelatina já firme. Se quiser decorar as laterais do refratário com raspas de chocolate.


PAVÊ DE PÊSSEGO INGREDIENTES 1 1/2 xícara de leite condensado 1/2 xícara de suco de limão 1 lata de pêssego em calda 1 xícara de ameixas pretas sem caroço, picadas 2 pacotes (180 g cada) de biscoito tipo inglês ou champanhe 1 xicara de leite.

MODO DE PREPARO 1. Coloque o leite condensado numa tigela junto com o suco de limão. Misture bem até formar um creme. Reserve. 2. Escorra bem os pêssegos em calda numa peneira. Reserve um pêssego para decoração e corte o restante em cubos pequenos. Reserve a calda. 3. Coloque as ameixas em uma panela com 1 xícara da calda de pêssego reservada. Reserve o restante. Cozinhe em fogo brando por 5 minutos. 4. Corte os biscoitos ao meio e reserve. Ponha o restante da calda de pêssego e o leite em um prato fundo. Misture e umedeça os biscoitos nela.

5. Forre uma forma refratária de 25 cm de diâmetro com papel impermeável ou filme plástico. Coloque os biscoitos ao redor da forma, em pé, com as pontas arredondadas para baixo. 6. Coloque uma camada de pêssegos e outra de ameixas no fundo da forma. Espalhe por cima metade do creme de limão e cubra com uma camada de biscoitos. Repita as camadas, terminando com biscoitos. 7. Cubra o pavê com um prato e coloque na geladeira por umas 4 horas. 8. Desenforme sobre um prato e decore com o pêssego reservado, cortado em fatias. Sirva gelado

salada de frutas INGREDIENTES 2 mamões papaia pequenos 1 laranja média 5 bananas 2 maçãs 5 morangos maduros 1 pêssego 10 grãos de uva (qualquer variedade) 1 caixa leite condensado 10 cubos de gelo 1/2 colher (sopa) canela em pó

MODO DE PREPARO Pique todos os ingredientes, a laranja em pedaços menores que as outras frutas, depois ela solta o caldo e a salada não fica tão ácida Coloque tudo em um prato fundo e adicione o leite condensado, a canela em pó e o gelo, mexa por alguns segundos e leve a geladeira por 30 minutos

9

sobremessas


pudim INGREDIENTES 1 xícara (chá) de açúcar 1500 g caixa de pudim de leite 2 xícaras (chá)500 ml) de leite integral 1225 g lata de milho 3 colheres (sopa ) de coco ralado fresco

você sabia ?

MODO DE PREPARO Coloque o açúcar em uma panela e derreta em fogo baixo até formar um caramelo bem dourado. Adicione ao caramelo ½ xícara (chá)18140 de água e aguarde todo o açúcar caramelado dissolver. Despeje a calda quente em uma forma redonda com furo central ( cm de diâmetro). Gire-a para que a calda se espalhe e cubra todo o fundo e as laterais da forma.

Os pudins antigos são apresentados em forma de massa sólida, constituída pela mistura de vários ingredientes unidos por uma liga que pode incluir farinha de trigo (como no Pudim de Yorkshire), sangue (pudim preto), ovos (pudim de pão) ou uma mistura de gordura e farinha

ou algum outro cereal (pudim de ameixa). Estes tipos de pudim podem ser assados, cozidos ou fervidos. Este tipo ainda é comum em vários lugares, especialmente na Grã-Bretanha e podem ser o prato principal de uma refeição ou a sobremesa.

bolo de maçã

INGREDIENTES 1 (sopa) de amido de milho 2 (sopa) de açúcar ½ (chá) de suco de maracujá 1 (chá) de água Polpa de 1 maracujá com semente

MODO DE PREPARO Depois de batido acrescente 1 maçã picada uva passa e nozes colocar um pouco de canela na massa como diz minha amiga Tina que me deu a receita a canela é o toque especial.

10


danoninho INGREDIENTES 1 lata de leite condensado 2 caixas de creme de leite 200 g 1 iogurte natural 200 g 1 pacote de suco sabor morango (ou outro sabor de sua preferência) sem açúcar

MODO DE PREPARO Bater tudo no liquidificador e colocar em um recipiente Levar a geladeira Se quiser colocar no congelador fica muito bom

beijinho INGREDIENTES 1 lata de leite condensado 2 caixas de creme de leite 200 g 1 iogurte natural 200 g 1 pacote de suco sabor morango (ou outro sabor de sua preferência) sem açúcar

MODO DE PREPARO Numa panela, misture 2 latas de leite condensado, 2 colheres (sopa) de manteiga e 300 g de coco fresco ralado fino, leve ao fogo, deixe apurar por mais ou menos 15 minutos Retire do fogo e deixe amornar Faça bolinhas, passe pelo açúcar cristal ou coco ralado e finalize com cravos-da-índia

brigadeirão de microondas INGREDIENTES 1 lata de leite condensado 1 lata de creme de leite 1 xícara de chocolate em pó 1 colher de sopa de margarina 3 ovos inteiros Chocolate granulado para enfeitar

MODO DE PREPARO Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem até dobrar de volume Coloque em uma forma anel untada e leve ao microondas na potência 10 de 7 a 8 minutos enfeite com chocolate granulado e bom apetite.

11

sobremessas


Felipe Bronze (Oro, Rio de Janeiro – RJ)

F

elipe Bronze (35 anos) é um dos chefs mais festejados da sua geração e está entre os principais nomes da gastronomia brasileira contemporânea. Acumula mais de quinze prêmios, sendo a maioria deles à frente do restaurante Oro, inaugurado em outubro de 2010, no Jardim Botânico. Em julho de 2013, inaugurou seu segundo empreendimento, o Pipo, um “boteco carioca com comida de vanguarda”, segundo o chef, na Rua Dias Ferreira, no Leblon. Em julho de 2012, o chef estreou o quadro “O Mago da Cozinha” no programa Fantástico, onde revisitava delícias da culinária brasileira. Em dezembro de 2012, Felipe lançou seu primeiro livro, pela Editora Sextante, “Felipe Bronze, cozinha brasileira de vanguarda”, com fotos do renomado fotógrafo de gastronomia Sergio Coimbra.

gastronomia no conceituado Culinary Institute of América, em Hyde Park, NY, considerada a melhor escola de artes culinárias da atualidade. Após sua formatura, Bronze estagiou e trabalhou em premiadas cozinhas americanas.

Nascido em março de 1978, Felipe Bronze iniciou cedo sua carreira gastronômica, aos dezesseis anos, estagiando em alguns restaurantes premiados do Rio de Janeiro. Aos dezenove, partiu para o estudo da

Em 2005 estreou no canal à cabo GNT com o “Ta na Época”, programa que mostra alta gastronomia de uma forma despojada e sem segredos, bem ao estilo jovial do chef.

12

Retornando ao Brasil no final de 2001, foi consultor do premiado restaurante carioca Sushi Leblon, posteriormente assumindo o comando do novato Zuka como chef executivo, aonde recebeu repetidamente alguns dos principais prêmios da gastronomia carioca, tais como “Chef Revelação” e “Melhor Restaurante” entre os anos de 2001 e 2003. Em 2004 abriu o Z Contemporâneo, sendo novamente aclamado pela critica especializada como “Melhor Restaurante”e “Chef do Ano”.

Em 2006 passou a trabalhar como chef executivo do Grupo Hotéis Marina, formado por Marina All Suítes (2006 Conde Nast Johansens Award of Excellence as the Most Excellent Boutique Hotel, Central and South America), Marina Palace Hotel, Parador Santarém Marina e Villa Rasa Marina. Em 2010 abriu o “ORO”, já destacado pela critica mesmo com apenas alguns meses de vida. Mais informações na sessão “Imprensa”. Em dez anos de carreira, o jovem chef reflete toda sua experiência, criatividade e maturidade em seu trabalho no ORO.


o restautante

I

nspirados na gastronomia brasileira, seus produtos, sabores e diversidade, nossa missão é oferecer diversão, emoção e surpresa com serviço de excelência. Um percurso pelo Brasil, passando pela Amazônia brasileira, cerrado, caatinga, rios de água doce e todas as fontes de riqueza gastronômica de nosso país. Essa viagem pode ser feita através de nossos menus-degustação, compostos de cinco, sete e nove cursos ou com o ORO Vegetal (8 cursos) e “Experiência ORO” (16 cursos), onde pode-se experimentar toda a cozinha de Felipe Bronze. Nosso restaurante possuiu um andar exclusivo para eventos, degustações e jantares privativos para até 50 pessoas. Elaborados com menus exclusivos e apropriados para uma festa inesquecível. Atendemos também eventos externos e exclusivos, sob consulta e disponibilidade.

13

EQUIPE ORO Cecilia Aldaz, Sommeliére, nascida em Mendoza, formada em Enologia pela Universidade de Dom Bosco, Argentina, cursando atualmente “Master of Wines”, na Wine and Spirits School of London, Inglaterra, que com sua elegância, jovialidade e conhecimento, proporciona à “Experiência Oro” harmonizações delicadas e instigantes, com vinhos ora clássicos, ora inusitados. Lindeberg Junior, Maitre d’Hotel, formado Sommelier pela ABS (Associação Brasileira de Sommeliers), com passagens pela Locanda della Mimosa e Theréze, responsável pelo atendimento ao cliente.

ENTREVISTA: FELIPE BRONZE


vinho quente (QUENTÃO)

INGREDIENTES 1 xícara (chá) de açúcar 1500 g caixa de pudim de leite 2 xícaras (chá)500 ml) de leite integral 1225 g lata de milho 3 colheres (sopa ) de coco ralado fresco

MODO DE PREPARO CQueime a metade do açúcar com o cravo e a canela Acrescente o vinho, já misturado com a água Junte a maçã e o açúcar restante Deixe cozinhar um pouco e sirva bem quente

origem

O

vinho Quente é uma tradição de nossas festas juninas, ele tem um origem das regiões sulista do Brasil que por sinal é muito fria, a intenção era de esquentar assim como o Quentão. Na realidade a receita de vinho quente se adequar conforme o gosto das pessoas, pode-se colocar mais gravo ou canela, ser acrescida de casca de laranja e limão, mais açúcar ou menos, pode ser retirado a pinga e colocar mais vinho, acrescentar pedaços de maçã ou não, vai depender do gosto de cada um. O quentão, também conhecido como vinho quente, consiste em uma bebida aque-

14

cida de vinho acrescida com algumas especiarias. Servida bem, quente é uma ótima opção para ser relacionada com noites e tardes frias de inverno. É uma ótimo opção para aproveitar o potencial que o vinho possui de reunir pessoas, aproximar os amigos, estreitar os laços familiares e criar novas amizades. Além de ser uma atitude saudável, pois beber vinho faz bem à saúde. Outra vantagem é o maravilhoso odor, pois a bebida espalha pelo ar cheirinho doce e ao mesmo tempo picante. Ainda mais se for acrescido de frutas, como maçã sem casca e picada, alguma outra especiaria da época ou região.


bebida tropical INGREDIENTES 2 xícaras de chá de pêra em cubos; 2 xícaras de chá de manga em cubos; 2 xícaras de chá de melão em cubos; Açúcar a gosto; Gelo a gosto; 10 doses de vodka.

MODO DE PREPARO Em uma tigela misture todas a frutas. Distribua em 10 copos de caipirinha. Adicione açúcar e amasse com o pilão. Adicione a vodka, mexa bem e sirva a seguir.

caipirinha de frutas vermelhas INGREDIENTES 2 framboesas secas, lavadas e sem os galhos; 2 cerejas secas, lavadas e sem os galhos; 2 morangos secos, lavados e sem as folhas; 2 colheres (sopa) de açúcar; 5 cubos de gelo; 400ml de cachaça tropical ou 66.

MODO DE PREPARO Coloque todas as frutas em um recipiente e as amasse com um pilão. Transfira o llíquido para um copo grande e misture com a cachaça tropical ou 66. Adicione gelo e sirva em seguida.

Mojito Tradicional Cubano INGREDIENTES 1 dose de rum branco (sugestão bacardi) 1 colheres (sopa) de açúcar Suco de 1 limão 1/2 copo de água com gás (cerca de 100 ml) 1 ramo de hortelã (ceca de umas 10 a 12 folhas) Gelo picado a gosto

MODO DE PREPARO Coloque no copo onde vai ser servido o drink, os 4 últimos ingredientes Amasse bem o hortelã (esse é o segredo do bom mojito) Depois é só adicionar o rum e o gelo Aí é só apreciar

15

BEBIDAS


16


Receitas do Cheff