Revista Iron Biker Brasil #04 - Mountain Bike Magazine

Page 50

50

REVISTA IRON BIKER 2017

foto: BRENO BIZINOTO

DO IRON BIKER

PARA O MUNDO: Atleta faz cicloviagem competitiva pela América do Sul

Iron Biker Brasil é o ponto de largada do atleta BRENO BIZINOTO em seu percurso de MAIS DE 30 MIL KM.

por Kíria Ribeiro

Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul. Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Colômbia, Peru e Equador. Já pensou em viajar por todos esses lugares? Quem não somente pensou, mas também já está colocando o projeto em prática é o atleta Breno Bizinoto. O arquiteto, de 27 anos, já iniciou a sua jornada para percorrer mais de 30 mil quilômetros de bicicleta em oito países do continente Sul-Americano. O local de partida para esta grande meta pessoal e profissional foi o Iron Biker Brasil. Breno chegou à cidade de Mariana (MG) na sexta-feira (15) e competiu na categoria dupla D1, conquistando pódio e alcançando a quinta colocação. “Já participo do Iron há mais de oito anos. É uma prova que tenho imenso carinho não só pela organização de toda a competição, mas por ser uma referência no mundo esportivo. Por isso eu quis iniciar o meu trajeto de alto rendimento em Mariana (MG). Não teria lugar melhor para começar a minha caminhada pela América”, explicou Bizinoto. Segundo o atleta, o grande objetivo e desafio da intensa maratona é abordar três vertentes do ciclismo em um projeto só: mobilidade urbana, o cicloturismo e o esporte de alto rendimento, a fim de unificar e estreitar as características distintas presentes nos ramos citados relacionando com a atual profissão. A viagem está prevista para durar um ano e dois meses, e Breno pretende seguir passo a passo da programação já

pré-estabelecida por ele, ressaltando que podem surgir imprevistos pelo seu árduo caminho. “Sabemos que diversas coisas podem acontecer durante uma viagem longa dessas. Por isso, levo os mais diferentes materiais de apoio. Minha bagagem pesa cerca de 30 quilos. Levo ferramentas, barraca, câmera fotográfica, saco de dormir, um drone e um GPS onde envio a minha localização para a minha família, namorada e amigos. Caso contrário eles não me apoiariam nesse projeto (risos). Então tudo precisa estar num jeito impecável de organização e planejamento”, contou. Quando o assunto é família o atleta já logo ressalta a saudade de casa. “Faz parte, né? Foi um projeto que eu escolhi. Claro que a saudade bate, mas é preciso foco. A minha família e a minha namorada sempre me apoiaram em tudo e não foi diferente dessa vez”, disse o ciclista.

DIA A DIA DO PERCURSO Breno salienta que a meta do projeto é passar apenas um dia em cada cidade, e dessa forma, nunca repetir o mesmo trajeto, pedalando sempre em estradas diferentes. Mesmo com as dificuldades encontradas no decorrer do percurso, Breno ressalta que o amor por aquilo que planejou é o que o move para completar o grande desafio. “Claro que dificuldades existem sim, não só as do trajeto, mas de estrutura mesmo como, por exemplo, lugar de dormir, alimentação, etc. Porém, tenho a ciência de que cada desafio vale a pena por aquilo que a gente gosta de verdade”.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.