Issuu on Google+


` Cidade das Águas

Cidade do Verde

Cidade da Cultura

CUIDANDO BEM DA CIDADE. CUIDANDO BEM DAS PESSOAS.


CUIDANDO BEM DA CIDADE. CUIDANDO BEM DAS PESSOAS.


CORUMBÁ PATRIMÔNIO DE TODOS NÓS Localizada no coração do Brasil Central, na fronteira oeste com a Bolívia, Corumbá possui 65 mil km² de extensão, dos quais 70% de Pantanal, daí o apelido de Capital do Pantanal. Banhada pelo rio Paraguai, considerado o principal rio do Pantanal, traz nas suas raízes um passado histórico de grandes lutas, resistência e valor cultural para o País, o que pode ser contemplado nos seus inúmeros atrativos naturais, históricos e culturais preservados e herdados dos povos indígenas, fronteiriços, europeus e árabes. Mas Corumbá é muito mais que Pantanal... Além das suas riquezas e singularidades naturais, ao observador atento é possível desvelar a trama do tecido histórico-cultural corumbaense em um passeio pelo seu notável e reconhecido conjunto arquitetônico de expressão eclética e art-déco, surgido em função do dinamismo fluvial do grande comércio exportador e importador do fim do século XIX até o início do século XX. Contudo, a cultura do povo corumbaense é o seu maior patrimônio! Num mergulho nas águas do Rio Paraguai é possível uma melhor compreensão de parte da identidade cultural deste lugar, o Carnaval de Corumbá. Festejado desde o final do século XIX, constitui-se em mais uma de suas tradições populares, sendo considerado o melhor do Centro-Oeste brasileiro, que atrai turistas de diversos lugares do Brasil e do mundo. A festa popular atinge todos os públicos e recebe influências de diversas regiões do País. Do Rio de Janeiro, devido à presença constante de militares da Marinha, herdamos o gosto e a tradição pelo desfile de rua. Da Bahia, vieram os blocos independentes, que reúnem milhares de foliões nas cinco noites de carnaval. Uma peculiaridade local é o Carnaval Cultural, com o desfile dos Corsos, Bloco de Frevo, Ala das Pastoras, Bloco dos Palhaços, Bloco dos Marinheiros e dos cordões carnavalescos. O Carnaval Cultural conserva uma parte importante da cultura e da história do povo corumbaense, relembrando os antigos carnavais da Capital do Pantanal.

CUIDANDO BEM DA CIDADE. CUIDANDO BEM DAS PESSOAS.


CUIDANDO BEM DA CIDADE. CUIDANDO BEM DAS PESSOAS.


VOCAÇÃO PARA O TURISMO Corumbá trabalha o turismo como setor de desenvolvimento capaz de promover a aceleração econômica e incrementar as áreas social, cultural e ambiental. A cidade é um dos principais pólos de atração da Região Turística do Pantanal do Mato Grosso do Sul e consolidado destino de milhares de turistas que buscam a pescaria esportiva, a contemplação do Pantanal e os eventos culturais. É considerado pelo Ministério do Turismo um dos 65 destinos indutores de desenvolvimento turístico regional, por possuir a melhor infraestrutura turística da Região do Pantanal e por ser um considerável portão de entrada internacional na fronteira do Brasil com a Bolívia. No âmbito do turismo de eventos, o Carnaval de Corumbá é um importante alavancador da economia local e já se firmou como um grande negócio para a cidade. Como importante produto turístico local, movimenta os setores dos meios de transporte, a hotelaria e gastronomia, as agências de viagens e muitos outros que atendem direta ou indiretamente o turista, gerando centenas de postos de trabalho e de renda para o cidadão corumbaense. Atualmente, o município trabalha para o fortalecimento de outras modalidades do turismo, como o histórico/cultural, uma vez que a cidade de Corumbá guarda preciosos registros históricos e arquitetônicos dos seus belos casarões e sobrados em estilo europeu tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional–IPHAN.

CUIDANDO BEM DA CIDADE. CUIDANDO BEM DAS PESSOAS.


ESTRATÉGICA

LOCALIZAÇÃO

CORUMBÁ

Mato Grosso do Sul Campo Grande

Três Lagoas

Bonito Dourados

Brasil Bolivia

Brasília Cuiabá

La Paz

Goiânia Santa Cruz

Paraguai

São Paulo

Assunção

Rio de Janeiro

Curitiba Florianópolis

Argentina

Porto Alegre

Uruguai Montevidéu Buenos Aires

DISTÂNCIAS*: km Cidades 425 Campo Grande 597 Dourados 355 Bonito 760 Três Lagoas 1.454 Brasília 1.435 São Paulo 621 Cuiabá 1.860 Rio de Janeiro *Em relação a Corumbá *Fonte: Denatran

CUIDANDO BEM DA CIDADE. CUIDANDO BEM DAS PESSOAS.


CUIDANDO BEM DA CIDADE. CUIDANDO BEM DAS PESSOAS.


CARNAVAL

PATRIMÔNIO DA ALEGRIA

O Carnaval de Corumbá é muito mais do que uma simples festa no calendário de eventos do município. Faz parte da história, da cultura e da tradição dos corumbaenses. Os investimentos nessa grande celebração popular fortalecem a autoestima da população e ainda representam uma oportunidade para divulgar o potencial turístico, contribuindo com o desenvolvimento sustentável e com a geração de renda.

CUIDANDO BEM DA CIDADE. CUIDANDO BEM DAS PESSOAS.


PATRIMÔNIO DA ALEGRIA Presenciar e viver um Carnaval Cultural só é possível em Corumbá. Uma festa popular que resgata as tradições culturais que construíram, ao longo do tempo, a maior e melhor manifestação carnavalesca da região Centro-Oeste. Uma festa democrática, diversificada e harmônica, que mistura ritmos, danças, alegria e ginga, promovendo um encontro de gerações de todas as idades e de todos os cantos da cidade, do Estado e do Brasil.

SÓ CORUMBÁTEM Em 2014, o Carnaval Cultural traz para a avenida e alamedas as danças e personagens dos antigos carnavais: o frevo, as marchinhas, as pastorinhas, os marinheiros, o corso, os palhaços, pierrots e colombinas, que se misturarão às batidas do melhor do samba, dos cordões, dos blocos e das escolas, unindo ritmos, cores, etnias e magia.

CUIDANDO BEM DA CIDADE. CUIDANDO BEM DAS PESSOAS.


CUIDANDO BEM DA CIDADE. CUIDANDO BEM DAS PESSOAS.


CARNAVAL DE

CORUMBÁ NÚMEROS

EM

Público: 35 mil Turistas: 15

pessoas

mil

Movimentação na Economia:

R$ 15 milhões

R$ 7,5 milhões injetados pelos

700 empregos gerados. 11 Escolas de Samba. 11 Blocos de Samba. 11 Cordões.

turistas em cinco dias oficiais de festa.

CUIDANDO BEM DA CIDADE. CUIDANDO BEM DAS PESSOAS.


CUIDANDO BEM DA CIDADE. CUIDANDO BEM DAS PESSOAS.


INOVAÇÃO NOVOS PALCOS E NOVAS EXPERIÊNCIAS CULTURAIS

A partir de 2013, a Prefeitura de Corumbá implantou novos pólos culturais do Carnaval. Transformou o Jardim da Independência em um espaço democrático, tolerante e de experimentação para os moradores e turistas que visitam a região, aproximando-os do bloco dos palhaços. O projeto transformou a praça em um grande palco oficina, onde os participantes do bloco se maquiaram, brincaram, dançaram, interagindo com o público, encantando e emocionando as pessoas. Isso fez com que o turista não fosse apenas um sujeito meramente contemplativo, mas sim o ator de sua própria experiência e, portanto, o protagonista de seus sonhos no destino que escolheu para sonhar. Bom momento para os que nunca se fantasiaram de palhaço, que nunca tiveram a oportunidade ou ousadia de desfilar numa avenida, estar em família, vivenciar várias formas da arte e, ainda, se relacionar com os moradores locais.

CUIDANDO BEM DA CIDADE. CUIDANDO BEM DAS PESSOAS.


PÚBLICOALVO • População de Corumbá e região. • Turistas de Mato Grosso do Sul, de outros estados e países vizinhos.

EXPECTATIVA ` DE PÚBLICO A Prefeitura de Corumbá prevê um público de aproximadamente

40.000 pessoas

CUIDANDO BEM DA CIDADE. CUIDANDO BEM DAS PESSOAS.

durante os cinco dias do Carnaval Cultural.


CUIDANDO BEM DA CIDADE. CUIDANDO BEM DAS PESSOAS.


ESTRATÉGIA DE

MARKETING O presente Plano apresenta propostas e ações estratégicas, economicamente viáveis e coerentes com os objetivos da Administração Municipal de Corumbá. Propõe a utilização eficiente de fluxos e canais de comunicação na divulgação do Carnaval 2014, despertando no público estratégico o desejo de participar dos eventos programados, mostrando a importância histórica do Carnaval, enaltecendo o orgulho corumbaense de suas tradições, fortalecendo o envolvimento da comunidade na programação e apresentando Corumbá como um ótimo destino turístico. Portanto, a comunicação vai incorporar a história do carnaval local, que é pioneiro do Estado e levou para as ruas da cidade as primeiras marchinhas, o frevo, o corso, os blocos de rua, os cordões, as colombinas, os pierrots, os marinheiros e os blocos carnavalescos. O resgate dessa raiz cultural, a participação comunitária e das famílias corumbaenses, a beleza e a criatividade dos blocos, das fantasias, das escolas de samba e a diversidade cultural pantaneira vão ser evidenciados, contribuindo com os esforços da Administração para o fortalecimento da cultura local. Além do público local, este Plano propõe a divulgação do Carnaval corumbaense em outros municípios, uma vez que também é uma grande oportunidade para mostrar a cidade como um destino turístico, e é com o sucesso de um grande evento que o destino se sobressai. O Carnaval de Corumbá é popular, é de rua e tem tradição. É um patrimônio cultural. Junto com esse diferencial, o município oferece uma imensidade de belezas naturais, patrimônio histórico, artístico, gastronomia e um povo que irradia energia e hospitalidade, constituindo-se numa oportunidade turística ímpar.

CUIDANDO BEM DA CIDADE. CUIDANDO BEM DAS PESSOAS.


OBJETIVOS Com base nesses conceitos, os objetivos estratégicos globais da campanha publicitária podem enunciar-se do seguinte modo: •Divulgar, em âmbitos local, regional e estadual, o Carnaval de Corumbá, sua história, sua tradição e sua programação. •Mostrar que o Carnaval em Corumbá é uma festa que valoriza a tradição, em que crianças, jovens, adultos e idosos saem às ruas para brincar e se encantar com as bandas, blocos, escolas de samba, que tocam marchinhas e sambas. Ou seja, é manifestação genuinamente do povo. •Apresentar Corumbá como um destino turístico. •Fortalecer as marcas da nova Gestão municipal: inclusão social, desenvolvimento sustentável (econômico, social, cultural, ético e ambiental), reforçando o seu viés de administração inovadora.

CUIDANDO BEM DA CIDADE. CUIDANDO BEM DAS PESSOAS.


CUIDANDO BEM DA CIDADE. CUIDANDO BEM DAS PESSOAS.


OPERACIONALIZAÇÃO DOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS •Utilizar todos os meios de comunicação de massa e alternativos para garantir a acessibilidade universal às informações da programação do Carnaval Cultural 2014. •Intensificar a divulgação das riquezas naturais e culturais de Corumbá e região. •Utilizar o conceito de comunicação integrada e fortalecer a Assessoria de Impressa da Prefeitura, integrando as ações de mass media (televisão, rádio, outdoor, anúncios em jornais) com a presença nas redes sociais e mídia espontânea, aproximando ainda mais a Prefeitura dos seus stakeholders (públicos de relacionamento). •Destacar a marca e o apoio dos parceiros e patrocinadores. A Campanha vai garantir, em todo o processo, a unidade visual com as marcas da gestão da Prefeitura Municipal, a continuidade da mensagem e a coerência das peças de mídia e comunicação com o padrão discursivo da Administração.

CUIDANDO BEM DA CIDADE. CUIDANDO BEM DAS PESSOAS.


CUIDANDO BEM DA CIDADE. CUIDANDO BEM DAS PESSOAS.


MARCA CARNAVAL MULTICULTURAL A SUA

Associar a marca da sua empresa ao Carnaval Cultural de Corumbá significa valorizar a cultura pantaneira que, hoje, tem admiração do Brasil e do mundo. O Carnaval Cultural de Corumbá é uma das principais festividades da região Centro-Oeste, é a expressão das tradições populares e da diversidade cultural regional, além de beneficiar os diversos setores da economia local, fortalecendo

NO

o turismo e promovendo a geração de emprego e renda. Alinhadas à estratégia de apoiar a cultura brasileira, as empresas patrocinadoras do Carnaval Cultural de Corumbá terão destaque nas peças publicitárias de divulgação do evento. O conjunto de benefícios que essas cotas proporcionam aos seus patrocinadores vão desde a assinatura da marca no palco principal,

pórticos, camarotes, decoração, outdoors, banners, leques e folder com a programação do Carnaval, à menção da marca pelos apresentadores. Além disso, a empresa ganha o direito de uso temporário da marca do Carnaval Cultural em produtos, serviços, materiais promocionais e campanhas publicitárias e de distribuir material promocional aos foliões.

CUIDANDO BEM DA CIDADE. CUIDANDO BEM DAS PESSOAS.


` PATROCÍNIO COTA OURO

R$ 300.000,00

Cartazes Folhetos Folder com a Programação Camisetas Spots de rádio Site do Carnaval Cultural Redes Sociais Anúncios em jornais Fullbanners nos sites de notícia Faixas de divulgação do evento Pórticos na Avenida General Rondon Saia de palco Fundo de palco Banners institucionais Banners dos camarotes Stands de divulgação Chamadas no som de rua

CUIDANDO BEM DA CIDADE. CUIDANDO BEM DAS PESSOAS.

COTA PRATA

R$ 200.000,00

Cartazes Folhetos Folder com a Programação Camisetas Site do Carnaval Cultural Redes Sociais Anúncios em jornais Fullbanners nos sites de notícia Pórticos na Avenida General Rondon Fundo de palco Banners institucionais Banners dos camarotes Stands de divulgação

COTA BRONZE

R$ 100.000,00

Cartazes Folhetos Folder com a Programação Anúncios em jornais Fullbanners nos sites Fundo de Palco Banners institucionais


PEÇAS DA CAMPANHA Atendendo à necessidade da comunicação, a estratégia da campanha vai adotar meios que propaguem a mensagem de maneira a envolver, prioritariamente, a população de Corumbá e região, do Estado e de países vizinhos, obtendo melhor aproveitamento da verba. A campanha será programada para o período de 45 dias, de forma concentrada e linear, transmitindo a informação nesse espaço de tempo necessário para a assimilação da mensagem em sua plenitude. Os meios selecionados para a campanha serão TVs, Rádios, Jornais, Portais de Notícia, Outdoors e Carro de Som, além de meios de apoio, como, materiais gráficos, adesivos, mídias sociais, hotsites, totens, stands, dentre outros.

CUIDANDO BEM DA CIDADE. CUIDANDO BEM DAS PESSOAS.


PEÇAS PRINCIPAIS - VT 1 DE 30 SEGUNDOS NA TV MORENA MENSAGEM GERAL DO CARNAVAL - VT 2 DE 30 SEGUNDOS NA TV MORENA DIVULGAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO - VT 3 DE 30 SEGUNDOS NA TV MORENA DIVULGAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO - SPOT 1 DE 30 SEGUNDOS PARA RÁDIO MENSAGEM GERAL DO CARNAVAL - SPOT 2 DE 30 SEGUNDOS PARA RÁDIO DIVULGAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO - SPOT 3 DE 30 SEGUNDOS PARA RÁDIO DIVULGAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO - CARTAZES PARA OUTDOORS - FULLBANNERS NOS SITES E PORTAIS DE CORUMBÁ, LADÁRIO E OUTROS ESTADUAIS

PEÇAS DE SUPORTE - CARTAZES - FAIXAS PARA RUA - ANÚNCIOS EM JORNAIS (PÁGINA INTEIRA) E PÁGINA DUPLA EM REVISTA - FOLHETOS - FOLDER COM A PROGRAMAÇÃO - ADESIVOS PARA CARRO - CARRO DE SOM - STANDS NO SHOPPING CENTER CAMPO GRANDE E NO AEROPORTO DE CORUMBÁ - FLASH MOB NO SHOPPING CENTER CAMPO GRANDE, AEROPORTO DE CORUMBÁ E RODOVIÁRIA DE CORUMBÁ - PLOTAGEM NO SHOPPING CENTER CAMPO GRANDE E AEROPORTOS DE CAMPO GRANDE E CORUMBÁ - DISPLAY DOS PERSONAGENS E ELEMENTOS DA CAMPANHA QUE TERÃO INTERAÇÃO DIRETA COM O PÚBLICO - INSERÇÕES NO CINEMARK - PAINÉIS DE BOAS-VINDAS NAS DUAS ENTRADAS DE CORUMBÁ

CUIDANDO BEM DA CIDADE. CUIDANDO BEM DAS PESSOAS.


Outdoor lonado

CUIDANDO BEM DA CIDADE. CUIDANDO BEM DAS PESSOAS.


Outdoor lonado

CUIDANDO BEM DA CIDADE. CUIDANDO BEM DAS PESSOAS.


Banner

CUIDANDO BEM DA CIDADE. CUIDANDO BEM DAS PESSOAS.


Camisetas

CUIDANDO BEM DA CIDADE. CUIDANDO BEM DAS PESSOAS.


Camisetas

CUIDANDO BEM DA CIDADE. CUIDANDO BEM DAS PESSOAS.


Camisetas

CUIDANDO BEM DA CIDADE. CUIDANDO BEM DAS PESSOAS.


Camisetas

Bonés

CUIDANDO BEM DA CIDADE. CUIDANDO BEM DAS PESSOAS.


Flyer Programação

CUIDANDO BEM DA CIDADE. CUIDANDO BEM DAS PESSOAS.


Cartaz

CUIDANDO BEM DA CIDADE. CUIDANDO BEM DAS PESSOAS.


Palco

CUIDANDO BEM DA CIDADE. CUIDANDO BEM DAS PESSOAS.


Portico

CUIDANDO BEM DA CIDADE. CUIDANDO BEM DAS PESSOAS.


Leque

CUIDANDO BEM DA CIDADE. CUIDANDO BEM DAS PESSOAS.


Display Interativo

CUIDANDO BEM DA CIDADE. CUIDANDO BEM DAS PESSOAS.



Carnaval Cultura de Corumbá 2014