Issuu on Google+


1

MÚSICA SOULP 03 SOUL DE DETROITP OTIS WILLIAMSP13 THE TEMPTATIONSP 19


P 07

2


3

“MUSIC GIVES A SOU WINGS TO THE MIND, IMAGINATION AND LIF


UL TO THE UNIVERSE, , FLIGHT TO THE FE TO EVERYTHING.” 4


5

A música Soul é um estilo de música popular que se originou nos Estados Unidos em 1950. É um estilo que combina R&B e elementos da música Africano com americano gospel. A música Soul tornou-se popular pelos seus ritmos cativantes, coordenado por palmas e movimentos corporais extemporâneas. Outras características são uma chamada e resposta entre o solista e o coro, e um som vocal especialmente tenso. O estilo também, ocasionalmente, usa adições de improvisação, rodopios e sons auxiliares. Durante a mesma época, o termo soul já era usado nos Estados Unidos como um adjetivo usado em referência ao afro-americano. Esse uso apareceu justamente numa época de vários movimentos de liberalismo social,

tanto com a revolução dos jovens com o uso das drogas, como os movimentos anti-guerra e anti-racial.

Por consequência, a “música soul” nada mais era que uma referência a música dos negros, independente de

gênero defendendo e encontrando as suas raízes em quatro fontes diferentes: raciais, geográficos, históricos e económicos. Existe muitos derivantes da música soul, tais como: Southern Soul , Neo -Soul and Soul Psicodélico (que abriu o caminho para a música Funk na década de 1960). A música Soul nasceu graças às inovações de uma geração de músicos do pós-guerra, que, essencialmente, transformou a música gospel em uma forma secular de arte.


6

HIST贸RIA


7 The Masqueraders Tony Clarke Steve Mancha The Primettes Wilson Pickett’s Joe Stubbs Betty Lavette’s Soul Tempters MIghty Soul Cravers Sir Mack Rice Um dos destaques da história musical de Detroit foi o sucesso da Motown Records, durante a década de 1960 e início de 1970. Na década de 1950 o rótulo originalmente conhecida como Tamla Records, fundada pelo produtor e compositor Americano Berry Gordy, tornou-se uma das mais prestigiadas produtoras em todo o mundo. Estes incluíram nas suas produces: Marvin Gaye , The Temptations , Stevie Wonder, Diana Ross & The Supremes , Smokey Robinson & The Miracles , The Four Tops , Martha Reeves & The Vandellas , Edwin Starr, Little Willie John , The Contours e The Spinners.

No entanto, antes Motown tornou-se uma grande força, Detroit já estava no bom caminho para o sucesso no R&B e soul. Em 1955, o cantor de soul influente Little Willie John fez sua estreia, enquanto em 1956 Detroit, baseado na produtora de R&B Fortune Records, fez sucesso com Nolan forte & Os Diablos. Os Diablos , em meados dos anos 50 foram os mais quentes


SOUL

DE

grupos vocais em Detroit, graças as canções de sucesso do grupo: “The Wind,” “Mind Over Matter” and “The Way You Dog Me Around.”. Também em 1956, azuis notáveis e R&B cantor Zeffrey “ Andre “ Williams gravou uma série de singles para Fortune , incluindo a canção “Bacon Fat“. Sabendo que ele não poderia competir

com a voz emblemática de Nolan Strong. Em 1961, Nathaniel Mayer & Fabulous Twilights apresentaram a música” Village of Love”, que se tornou um dos singles mais vendidos da revista Fortune. Em 1959, os Falcons, (com Wilson Pickett e Eddie Floyd ) , lançam o single “You’re So Fine”, considerado como o

primeiro registo de Soul verdadeiro. Também nesse ano, Jackie Wilson teve seu primeiro sucesso com “Reet Petite“, que foi coescrito por Berry Gordy. Vários outros artistas em Detroit se tornaram nacionalmente conhecido sem a ajuda de Motown. Um desses artistas foi Aretha Franklin, The Capitols e Darrel.

8


9

Berry


Gordy 10


11


12


13

Oti Williams nasceu a 30 de outubro de no Texas. Como os pais Williams não eram casados, pois eram novos, foi criado pela avó paterna Gooden , assim como pela avó materna Lucinda Eliga .

Em 1951, a sua mãe Louise Hazel Williams, levou-o para Detroit, para viver com ela e o seu marido Edgar Little, crescendo com o seu meio-irmão Allan e a meia-irmã Denise . A sua outra força na vida de Otis era a música. A cena musical de Detroit estava explodindo e então passava horas incontáveis a assitir artistas como: Lavern Baker, Real Jokers , Chuck Berry, os drinques , Frankie Lymon. Williams começou a

observer os The Cadillacs que se apresentavam com trajes leves e soltos, criando um grande impacto sobre o público onde o fez desejar cantar e seguir isso como carreira . Williams casou-se com Josephine Rogers , em 1961. No mesmo ano tiveram um o filho, Otis Lamont. Três anos depois, em 1964, ele e Josephine divorciaramse. Williams foi por algum tempo noivo da cantora R & B Patti LaBelle embora

na finalidade ter chegado a casar novamente com Ann Caim 1967-1973, e casou-se uma terceira vez com esposa, em 1983. Elan Carter tornou-se coelhinha da Playboy 1994 do Mês de Junho de 1994. Williams divorciou-se em 1997. Lamont Williams, filho de Otis, um trabalhador da construção civil , morreu num acidente de trabalho em Detroit , em 1983.


OTIS WILLIAMS 14


15 O adolescente Otis Williams mudou-se do Texas para Detroit para ficar com sua mãe. Em 1958, Williams foi o líder de um grupo vocal chamado Otis Williams & the Siberians. O grupo incluía melhor amigo Elbridge, James Crawford, Vernard Plain e Arthur Walton. O grupo gravou uma canção, “Kid Pecos “ para um rótulo dirigido pela rádio Deejay. Pouco tempo depois do lançamento, o grupo mudou de nome para The El Domingoes. Depois disso, Montgomery nativa Melvin Franklin substituindo o vocalista Arthur Walton. Mais tarde Johnnie Mae Matthews (gestora / produtora da banda) assinou com a Norte Records, com o vocalista Richard Street, mudando de nome novamente para Distants. Após o lançamento de “ Alright”, Matthews nomeou Williams o líder do grupo sendo mais uma vez o nome do grupo do alterado para Otis Williams & The Distants.

vvvDurante este período, tanto os Primes como os Distants foram influenciados por outros grupos vocais como The Miracles, os Cadillacs, Frankie Lymon & The Teenagers , The Drifters e The Isley Brothers. Apesar do single “ Come On “ ter sido um sucesso local em Detroit, The Distants nunca tiveram grande venda de discos e o lançamento da música

“ Alright” não foi tão bem sucedido. Depois de receber uma oferta de Berry Gordy para assinar com a Motown Records, The Distants saiu de seu contrato com a Norte Records. No entanto, Mooch Harrell e Richard Street afastaram-se de imediato do grupo e os membros remanescentes perdido uso do nome Distants.


16


17


18


19

The Tempations, por vezes abreviada como The Temps ou The tempts, é um grupo vocal americano que conquistou fama como um dos números mais bem-sucedidos a gravar para a Motown Records. O repertório do grupo incluiu, ao longo de sua carreira de cinco décadas, R&B,doo-wop, funk, disco, soul e adult contemporary. Uma das bandas mais emblemáticas da história da música norte-americana.


A banda formou-se em Detroit, em 1960, como The Elgins, um novo grupo em na zona, onde lutaram pelo sucesso e reconhecimento; e só após terem assinado com a Motown Records mudaram o nome do grupo para The Temptations. Sempre contaram com pelo menos cinco vocalistas/dançarinos do sexo masculino. O grupo, é célebre pelas suas coreografias inconfundíveis, harmonias distintas e roupas usadas no palco; já foram definidos como tão influentes no soul quanto os Beatles foram para o pop e o rock. Tendo vendido dezenas de milhões de álbuns. São um dos grupos de maior sucesso na história da música e foram descritos como o grupo vocal masculino definitivo da década de 60. O grupo trabalhou maior parte do sua existência com a Motown, depois de Stevie Wonder, dando um total de 40 anos com a gravadora de 1961 a1977, e mais 24 de 1980 a 2004 (de 1977 a 1980 estiveram contratados pela Atlantic Records). Em 2009 os Temptations continuam a se apresentar, e gravam para a Universal Records com o único membro vivo da formação original, o co-fundador Otis Williams.

O grupo original incluía os membros de dois grupos vocais de Detroit: The Distants, com o segundo tenor Otis Williams, primeiro tenor Elbridge “Al” Bryant e o baixo Melvin Franklin, e o primeiro tenor/falsetto Eddie Kendricks e o segundo tenor/barítono Paul Williams (sem parentesco com Otis), do The Primes. Mais tarde David Ruffin e Dennis Edwards (ambos dos quais se tornaram artistas solo de sucesso pela Motown após deixar o grupo), Richard Street (outro ex-Distant), Damon Harris, Ron Tyson, Ali-Ollie Woodson, Theo Peoples e G.C. Cameron.

The Tempt 20


21


The Temptations pioneira desde o primeiro dia , concentrandose em canções que refletiam a mudança social , política, relações de amor e uma forte conectividade público. Ao colaborar com grandes compositores da Motown , como o falecido Norman Whitfield , Holanda, Dozier , Holanda, Smokey Robinson e outros.

Temptations continuaram em turnês e gravações, apesar de no inicio da década de 90 ter sido marcado pela tragédia após uma com a morte de Ruffin no dia 1 de junho de 1991, depois de uma overdose de cocaína, com 50 anos, pela morte de Kendricks a 5 de outubro de 1992, de câncer de pulmão , e pela morte de Franklin a 23 de fevereiro de 1995, com 52 anos, depois de sofrer uma convulsão cerebral. Em 1998, o grupo voltou com Phoenix Rising , nesse mesmo ano, a sua história também foi o tema de uma série televisiva na NBC mini. Na primavera de 2000 e ganhou um Grammy de Melhor Tradicional R & B Vocal Performance, com o albúm “EarResistable”. Em 2004 , “The Legacy” foi o último álbum com a Motown Record. O grupo garantiu uma base para o sucesso musical desde cedo que durou até hoje. Coreografias precisas, harmonias ricas, vozes distintas e versatilidade musical fizeram suas músicas e performances em paralelo, quebrando as barreiras de raça, gênero e idade. Mantiveram uma força importante na música pop, adaptando-se às tendências das musicais atuais, mantendo sempre o estilo vocal único que se manteve fiel à sua fórmula original.

22


23

David Ruffin // Eddie Kend Chuck Jackson // Jackie W Smokey Robinson // The C gs // The Dells // The Drif The Platters // The Soul


dricks // Ben E. King // Wilson // Sam Cooke // Clovers // The Del Vikinfters // The Falcons // Stirrers // The Spaniels 24


25


Cantores Otis Williams Ron Tyson Terry semanas Joe Herndon Bruce Williamson Membros da banda Diretor / Chaves Bob Farrell-Music William “Bubba” Bryant-Drums Kerry “KT” Turman-Bass Adrian Williams-Guitar Victor Carstarphen-Teclados

26



Soul Music