Page 9

Com o objetivo de explorar o comportamento do secador, realizaram-se ensaios preliminares, em que se comparou a eficiência de secagem obtida com o secador desenvolvido e uma estufa. Nos ensaios finais comparam-se os resultados para duas variedades de maçã, a “Golden Delicious” e a “Granny Smith”, ambas secadas no secador desenvolvido. Constituição do Júri: Professora Doutora Maria João Cunha e Silva Reis Lima da ESAV como Presidente, Professora Doutora Luísa Paula G. O. Valente da Cuz Lopes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu como Arguente, Professora Doutora Raquel de Pinho Ferreira Guiné da ESAV na qualidade de Orientadora e Professor Doutor João Carlos Gonçalves e Professora Ana Cristina Vilas Boas Correia, ambos da ESAV, na qualidade de coorientadores.

Professora Doutora Maria João Barroca Dias do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, como Arguente; Professora Doutora Raquel de Pinho Ferreira Guiné da ESAV, na qualidade de Orientadora; e Professora Ana Cristina Vilas Boas Correia e Mestre Fernando Jorge Gonçalves, ambos da ESAV, na qualidade de coorientadores.

Efeito da Secagem Sobre as Propriedades de Cucurbitáceas

Estudo Sobre o Conhecimento da População Portuguesa Acerca das Fibras Alimentares

No dia 5 de junho de 2012, pelas 14:30 horas, decorreu no anfiteatro pequeno do IPV a defesa pública do trabalho de dissertação da candidata Célia da Assunção Costa Martinho, do Mestrado em Qualidade e Tecnologia Alimentar da Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV), intitulado “Estudo Sobre o Conhecimento da População Portuguesa Acerca das Fibras Alimentares”. O trabalho apresentado teve como principal objetivo avaliar o grau de conhecimento da população portuguesa sobre fibras alimentares e sobre os seus efeitos para a saúde, bem como avaliar os seus hábitos de consumo no que respeita a fibras. Para tal, foi efetuado um inquérito por questionário misto “on-line”, tendo sido recebidos um total de 182 inquéritos válidos. Após o tratamento dos resultados conclui-se que o nível de conhecimento da população acerca das fibras alimentares bem como a quantidade consumida são baixos, tendo em conta a grande importância atribuída às fibras no que respeita ao tratamento e prevenção de diferentes tipos de doenças. Constituição do Júri: Professora Doutora Maria João Cunha e Silva Reis Lima da ESAV, como Presidente;

No dia 5 de junho de 2012, pelas 16:00 horas, decorreu no anfiteatro pequeno do IPV a defesa pública do trabalho de dissertação da candidata Francisca Sofia de Sá Costa Henriques, do Mestrado em Qualidade e Tecnologia Alimentar da Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV), intitulado “Efeito da Secagem Sobre as Propriedades de Cucurbitáceas”. O objetivo do trabalho apresentado foi determinar as propriedades da abóbora e do pepino após secagem por convecção, secagem em túnel e liofilização. Dos resultados obtidos foi possível concluir que os diferentes tipos de secagem em estudo afetaram os produtos em termos de humidade, açúcares, vitamina C, cinzas e fibra bruta. No entanto, a vitamina C foi a que sofreu a redução mais pronunciada devido ao facto desta sofrer bastantes alterações quando exposta a altas temperaturas. Atendendo aos resultados obtidos para a atividade antioxidante e para os compostos fenólicos em fresco e após as diferentes secagens conclui-se que as alterações foram muito pouco significativas, apesar das diferentes temperaturas a que foram sujeitos. Constituição do Júri: Professora Doutora Maria João Cunha e Silva Reis Lima da ESAV, como Presidente; Professora Doutora Paula Maria dos Reis Correia da ESAV, como Arguente; Professora Doutora Raquel de Pinho Ferreira Guiné da ESAV, na qualidade de Orientadora; e Professora Doutora Maria João Barroca Dias do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra e Professora Ana Cristina Vilas Boas Correia da ESAV, na qualidade de coorientadoras.

9

Polistécnica  

Boletim Informativo do Instituto Politécnico de Viseu

Polistécnica  

Boletim Informativo do Instituto Politécnico de Viseu

Advertisement