Page 19

O desafio do empreendedor é transformar ideias em iniciativas empresariais Professor Braga da Cruz (ex-ministro da Economia)

O Poliempreende é uma iniciativa que visa, através de um concurso de ideias e de planos de negócios, avaliar e premiar projetos desenvolvidos e apresentados por alunos, diplomados ou docentes de instituições de ensino superior politécnico, ou outras pessoas, desde que integrem equipas constituídas por estudantes e/ou diplomados. Com o objetivo claro de incutir nos seus alunos o espírito de iniciativa, a vontade de empreender que possa conduzir à criação da própria empresa e gerar postos de trabalho, explorando o caráter eminentemente prático e profissionalizante da sua formação, os 15 institutos politécnicos do país bem como as escolas superiores não integradas (Enfermagem de Coimbra, Enfermagem de Vila Real, Enfermagem do Porto, Hotelaria e Turismo do Estoril e Náutica Infante D. Henrique) e as escolas politécnicas das universidades de Aveiro e do Algarve criaram um concurso de projetos de vocação empresarial a que deram o nome de Poliempreende, que compreende um universo de mais de 100.000 alunos e 7.000 docentes. O concurso tem uma componente regional e outra nacional. A nível regional, cada instituto politécnico promove um conjunto de iniciativas que culminam com a atribuição de prémios aos três melhores projetos apresentados. Os projetos vencedores em cada instituição são, posteriormente, submetidos à apreciação de um júri que irá escolher os três melhores projetos nacionais. A coordenação nacional do Poliempreende é rotativa, estando a 9ª edição do concurso, de 2012, a cargo do Instituto Politécnico de Viseu. Fase Regional IPV No início do mês de junho decorreu no Instituto Politécnico de Viseu a sessão de audição das diversas equipas candidatas à fase do concurso regional do 9º POLIEMPREENDE (concurso de ideias de negócio). A análise dos planos de negócio e do curriculum vitae de cada concorrente e a sessão de audição permitiram ao júri regional selecionar as três melhores ideias de negócio apresentadas a concurso, tendo sido premiadas as seguintes equipas:

O júri do concurso regional foi constituído pelo Dr. João Cotta (Presidente da AIRV), Dr. Nuno Nascimento (CEC – Conselho Empresarial do Centro), Dr. Nuno Martinho (CIM – Comunidade Intermunicipal Dão Lafões) e Prof. José Costa (Vice-Presidente do IPV, em representação do Presidente da instituição). 1º Prémio: Ecopirisca – Gestão e valorização de resíduos “Os filtros de cigarro são a forma de lixo mais comum do mundo, demoram entre 5 a 7 anos a degradar-se, tornando-se desta forma, num grave problema ambiental. O aumento de fumadores no mundo e o desinvestimento económico nas boas práticas ambientais demonstram a necessidade deste tipo de empresa. Nesse sentido, a ideia de negócio da “Ecopirisca” consiste na recolha, reciclagem e valorização dos filtros de cigarro. O desenvolvimento de produtos amigos do ambiente, resultante da inovação processo de valorização e a criação de uma empresa verde, são os principais objetivos a que Ecopirisca se propõe atingir”. Este projeto de empreendedorismo é constituído por pessoas de significativo valor a nível pessoal e profissional. Johnny Reis (Engenheiro do Ambiente), Alexandra Tavares (Gestora Comercial e da Produção) e Romeu Videira (Investigador Auxiliar na UTAD). Todos eles acrescentaram valor na sua formação académica, por terem tido passagem no Instituto Politécnico de Viseu. A equipa vai agora representar o IPV em setembro próximo no concurso nacional do 9º POLIEMPREENDE, a disputar entre os vencedores de cada um dos institutos politécnicos do país. Informação adicional em: http://www.poliempreende.pt/

1º Prémio: Ecopirisca Gestão e valorização de resíduos (ESTGV); 2º Prémio: Bittersweet Licores, compotas e sobremesas dietéticas (ESAV); 3º Prémio: +Escola Órgão de Comunicação Social (ESEV). Foram ainda atribuídas Menções Honrosas aos projetos “ASP – Agricultural Service Provision – prestação de serviços agrícolas” (ESAV), “Secure@TIC - Segurança Informática” (ESTGL) e “Whuf Café – Inalador de cafeína” (ESEV).

19

Polistécnica  

Boletim Informativo do Instituto Politécnico de Viseu

Polistécnica  

Boletim Informativo do Instituto Politécnico de Viseu

Advertisement