Page 1


Bem-Vindo ao Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], agora a tua Academia!

Neste manual encontrarás informações úteis para conheceres, desde já, o teu Politécnico e a tua Escola Superior e saberes quais os principais serviços e infraestruturas de que dispõe, criados especialmente para ti e dos quais poderás usufruir ao longo da tua vida académica na instituição.


ÍNDICE

04// Presidente 05// Federação Académica 06// O Alto Minho 07// Onde estamos... 08// Serviços 1 1 / / Plataformas Digitais 13 // SGGQ-IPVC 14 // Contactos 16 // Calendários 18 // ESCOLAS 19 // ESE - Escola Superior de Educação 24// ESA - Escola Superior Agrária 29// ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão 35 // ESCE - Escola Superior de Ciências Empresariais 40// ESS - Escola Superior de Saúde 45// ESDL - Escola Superior de Desporto e Lazer 47// Plano de Segurança


PRESIDENTE

Caros Alunos O país vai mal, como todos os dias o sentimos. Não é fácil, também, percebermos os caminhos que nos traçam. Parece pois chegado o tempo em que o mais seguro é acreditarmos, sobretudo, em nós, nas nossas competências e nos nossos.

jovens são, hoje, cidadãos empenhados, profissionais de sucesso, prestigiados empreendedores. Para nosso orgulho, a grande maioria dos nossos antigos alunos continua a rever-se no IPVC e connosco prosseguem a sua formação ao longo das suas vidas.

Mas, mesmo partindo deste difícil presente, um jovem e a sua família, não devem enredar-se em dúvidas sobre as vantagens de obterem uma qualificação profissional de mérito, como única atitude esclarecida e segura face a esse futuro incerto.

Pelo que, caros alunos, no IPVC e suas escolas temos ao vosso dispor um corpo docente e não-docente predominantemente jovem, dos mais qualificados do país e disponíveis para se comprometerem com a construção do vosso futuro. Temos, ainda, quase cinco mil alunos, de todas as idades, de várias nacionalidades e de múltiplas áreas de formação, para vos integrarem numa vida académica fecunda. Temos, também, uma grande comunhão e constante trabalho com o mundo económico, sobretudo empresarial, social e político da região. Acreditem, por isso, que temos uma enorme vontade de nos revermos no sucesso de cada um de vós.

Invistam em vós e numa boa preparação pessoal, social, cultural, científica e técnica, ou seja, num elevado nível de qualificações que melhor vos preparem e posicionem para a vida e para a cidadania e, sobretudo, para o dever, que tendes, de construir uma história de vida feliz. Por isso, a escolha de um curso é uma decisão marcante para a vida pessoal, social, cultural e, também, um passo decisivo para uma profissão. O IPVC, que com tanta honra lidero, acompanhou já mais de 15000 jovens (e outros menos jovens) e as suas famílias nesta difícil, e simultaneamente estimulante, tarefa e estamos certos de que o fizemos bem. Muitos destes

Esta é pois, agora, a vossa Academia. / O Presidente do IPVC Rui Teixeira

04


FEDERAÇÃO ACADÉMICA

A Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [FA-IPVC] é o órgão representativo das seis Associações de Estudantes das Escolas Superiores desta instituição, gerida por uma Direção e fiscalizada por um Conselho Fiscal, e tem como intuito responder às necessidades de todos os estudantes. Noutro âmbito, e pensando sempre no bem-estar dos alunos, pretendemos facilitar a vossa integração promovendo momentos de convívio, permitindo desta forma o vosso crescimento enquanto membros ativos no seio académico. É com enorme satisfação que a Federação Académica do IPVC saúda os novos alunos, que passam a ser parte integrante da nossa Academia. Estaremos sempre ao dispor para vos acompanhar ao longo de todo o vosso percurso académico, pedindo a vossa colaboração no que diz respeito a todos os assuntos relacionados com a Comunidade Académica. Caminharemos lado a lado, lutando por interesses comuns. / A Federação Académica E-mail: fa@ipvc.pt

05


Aqui encontrarás, a somar à beleza da paisagem, à amenidade do clima, riqueza folclórica e variedade artesanal, um povo amigável e comunicativo, um passado histórico sempre presente nos castelos, terras amuralhadas, palácios, casas senhoriais, cruzeiros, casas rústicas e pelourinhos que em qualquer canto se lhe deparam!

Sardinha de alvorada! As noites de Santoinho, nossas Festas, Feiras e a rainha das Romarias... A Senhora da Agonia. Animação rija... Oh! Os nossos arraiais, neste Alto Minho onde nasceu Portugal

E as nossas praias?

/

Viana e o Cabedelo, Praia Norte, Carreço, Afife, Praia de Âncora, Moledo e a Foz do Minho.

Francisco Sampaio

Toalhas de linho bordadas em poentes de maré cheia, com gosto ao iodo, sargaço, à maresia. Atlânticas... pois não?

artifícios de mar, um sabor gostoso de nas longas tardes esquecidas curtir histórias de namorar!

Presidente da região de turismo do Alto Minho entre 1980 e 2008 e docente aposentado do IPVC

O sol a nascer ao meio dia rasgando cortinas de nevoeiro; os ventos crestados de tanto bolinar matizando desejos,

06


ONDE ESTAMOS...

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] encontra-se inserido no Alto Minho, território em que a ocupação e as atividades humanas se desenvolvem numa tradição de valorização dos recursos naturais.

[ESE-IPVC] Escola Superior de Educação Viana do Castelo

[ESA-IPVC] Escola Superior Agrária Ponte de Lima

[ESTG-IPVC] Escola Superior de Tecnologia e Gestão Presidência e Serviços Centrais A Presidência e os Serviços Centrais do IPVC estão sedeados numa casa secular da cidade, conhecida como Palácio Rego Barreto, imóvel de traça setecentista, outrora residência senhorial, tendo recebido, desde o final do século XIX, sucessivos estabelecimentos escolares. Localizada em Viana do Castelo, na Praça General Barbosa, ao Jardim D. Fernando, não dispensa a tua visita, até pelo seu interesse arquitetónico e valor patrimonial. O IPVC dispõe ainda de seis Escolas Superiores distribuídas por quatro concelhos do Alto Minho:

Viana do Castelo

[ESCE-IPVC] Escola Superior de Ciências Empresariais Valença

[ESS-IPVC] Escola Superior de Saúde Viana do Castelo

[ESDL-IPVC] Escola Superior de Desporto e Lazer Melgaço

Comemoração Institucional O dia do Instituto é celebrado anualmente no dia 15 de maio. Nesse dia, no Auditório Prof. Lima de Carvalho, localizado nos Serviços Centrais do IPVC, realiza-se a sessão solene de entrega de cartas de curso.

07


SERVIÇOS

Gabinete de Mobilidade e Cooperação Internacional

Coordenador ERASMUS na ESTG Doutora Maria José Costa Barros - costabarros@estg.ipvc.pt

Cabe ao Gabinete de Mobilidade e Cooperação Internacional (GMCI) o tratamento de todas as questões respeitantes à mobilidade e cooperação deste Instituto e das suas escolas nos âmbitos nacional e internacional.

Coordenador ERASMUS na ESCE Doutora Sofia Rodrigues - sofiarodrigues@esce.ipvc.pt

Através dos seus vários Programas de Cooperação e Mobilidade, o GMCI oferece aos alunos a possibilidade de realizarem um período de estudos ou estágio no estrangeiro, em particular na Europa.

Coordenador ERASMUS na ESDL Doutor Mário Simões - msimoes@esdl.ipvc.pt

As pré-inscrições para o Programa Erasmus realizam-se sempre no início de cada ano civil para a mobilidade a realizar no ano letivo seguinte. Poderás consultar mais informações sobre este e outros programas disponíveis no Portal Internacional, em http://internacional.ipvc.pt/pt/node/25 ou contactares diretamente o Coordenador da tua Escola: Coordenador Institucional para as Relações Internacionais Doutora Florbela Correia - florbela.correia@ipvc.pt Coordenador ERASMUS na ESE Doutora Ana Barbosa - anabarbosa@ese.ipvc.pt Coordenador ERASMUS na ESA Doutora Isabel Valin - sabelvalin@esa.ipvc.pt

Coordenador ERASMUS na ESS Doutora Clementina Sousa - clementinasousa@ess.ipvc.pt

Bibliotecas Terás ao teu dispor seis Bibliotecas, distribuídas pelas diferentes Escolas Superiores do IPVC. A Biblioteca Barbosa Romero, a Biblioteca central desta Academia, situada no campus da ESTG, é considerada um ex-líbris da cidade, pelo que valerá a pena visitá-la, mesmo que não sejas aluno daquela Escola! Dispomos também de um serviço de requisição entre bibliotecas e acesso à b-on. Encontrarás, ainda, Reprografias e Salas de Estudo distribuídas por todas as Escolas Superiores do IPVC, entre muitas outras infraestruturas!

08


SERVIÇOS

Alojamento

Bares e Cantinas

Para apoio aos Estudantes, os Serviços de Ação Social [SAS] dispõem de quatro Residências (com capacidade total de 493 camas):

O IPVC dispõe de seis bares, onde são disponibilizados e servidos produtos de cafetaria a preços sociais, e de seis cantinas que dispõem de refeições completas, distribuídos por todos os campi do IPVC. Para conheceres os horários de funcionamento dos bares do IPVC, visita a página dos Serviços de Ação Social [SAS], no Portal do teu Politécnico em: www.ipvc.pt

Em Viana do Castelo: - No Centro Académico [CA], com capacidade para 180 alunos, com alas feminina e masculina. - Junto à ESE, com capacidade para 116 alunos. - No Centro Social e Paroquial Sta. Maria Maior, com capacidade para 68 alunos.

Semanalmente, podes ainda consultar a ementa on-line ou no IPVC TV, e decidires qual das cantinas do IPVC escolhes para ires almoçar !

Em Refóios - Ponte de Lima: - Junto à ESA, com capacidade para 129 alunos. Em Melgaço: - Na Pousada da Juventude junto à ESDL, com capacidade para 33 alunos.

Centro Desportivo O Centro Desportivo do IPVC disponibiliza um variado número de modalidades que poderás praticar: ABS, Aeróbica, Localizada, Aero-Power, Alongamentos, Basquetebol, Cardiofitness, GAP, Hidroginástica, Judo, Kombat, Musculação, Natação, Personal Trainer, Pilates, PUMP, Step e Zumba. As instalações do Centro Desportivo encontram-se sedeadas no Centro Académico, no Largo 9 de Abril (antigo Edifício BC 9). Consulta os horários em: www.ipvc.pt

09


SERVIÇOS

Gabinete de Saúde

Oficina Cultural

O IPVC disponibiliza-te, neste gabinete, serviços de:

Estabelecida em 2007, a Oficina Cultural do IPVC tem como objetivo a promoção de atividades de educação artística e cultural orientadas para a sua Comunidade Académica, para as crianças e jovens da região e para a Comunidade em geral. Desta forma, pretende-se contribuir para a formação humana dos alunos, melhorar a qualidade do ensino pelo desenvolvimento das suas competências transversais, bem como favorecer a aproximação entre a Academia e a Comunidade regional.

- Enfermagem (aconselhamento, curativa e rastreios) - Psicologia (aconselhamento psicológico, apoio académico e vocacional) Todas as consultas são gratuitas e funcionam mediante marcação prévia. O Gabinete de Saúde desloca-se à ESA, ESCE e ESDL mediante marcação de consulta ou agendamento de atividades para a promoção da saúde. Para marcações ou mais informações tens à disponibilidade os seguintes e-mails: gabinetedesaude@sas.ipvc.pt

A Oficina Cultural do IPVC funciona no Centro Académico do IPVC, no Largo 9 de abril (antigo edíficio do BC9), onde poderás assistir a variadíssimas exposições, entre outras atividades culturais. Está pois atento à sua programação cultural...

enfermagem@sas.ipvc.pt psicologia@sas.ipvc.pt

10


PLATAFORMAS O PORTAL, A NEWSLETTER DIGITAIS E O E-LEARNING

O IPVC pretende uma comunicação próxima com toda a sua Comunidade Académica, assim como com a sociedade em geral, razão pela qual desenvolveu várias plataformas e outros meios digitais que facilitam essa comunicação e interação.

Portal Aqui, ao alcance de um só clique, encontras toda a informação de que necessitas sobre a tua Academia! Em www.ipvc.pt dispões de inúmeras funcionalidades, configuradas num leque de serviços, que permitem o ideal encontro com as reais necessidades de toda a Comunidade Académica. Tu, e todos os alunos do IPVC, podem já aceder aos seus dados pessoais e proceder inclusivamente a atualizações dos seus contactos (como a alteração do seu n.º de telemóvel, a mudança de residência, entre outros). Podes ainda informar-te, de forma mais exaustiva, sobre tudo o que acontece na Instituição que frequentas e os serviços a que podes aceder, tais como Serviços Académicos, Secretaria Virtual, Centro Desportivo, Escolas Superiores do IPVC e os cursos ministrados, Projetos, Bibliotecas das Escolas e Biblioteca do Conhecimento (b-on), que te permite o acesso a publicações cientificas periódicas, entre

inúmeros outros que tomaram forma já no portal IPVC. Para tal, cada aluno possui uma palavra-chave que lhe confere segurança e acessibilidade a todos os seus dados pessoais.

e-Learning Todas as Escolas Superiores do IPVC dispõem de uma plataforma de e-Learning onde poderás consultar sumários das aulas, fazeres (comodamente em casa) o download de material de estudo disponibilizado pelos teus professores, expores as tuas dúvidas, conheceres a matéria daquela aula em que não pudeste estar presente, entre muitas outras funcionalidades que quererás descobrir, acedendo rapidamente a esta plataforma!

Notici@ipvc Trata-se de uma newsletter em suporte eletrónico onde são divulgadas as principais notícias do IPVC (atividades, concursos institucionais, eventos académicos, entre outras informações relevantes). Está, pois, atento ao teu e-mail institucional (onde receberás esta informação) ou subscreve este suporte informativo em notici@ipvc.pt, no portal IPVC.

11


PLATAFORMAS O PORTAL, A NEWSLETTER DIGITAIS E O E-LEARNING VISITA-NOS EM:

it twitter.com/ipvc_tw youtube.com/ipvctv

facebook.com/ipvc.oficial

Portal Multimédia

IPVC TV

Através deste portal podes aceder às fotografias de todos os eventos do ano, como a Semana de Receção ao Caloiro, a Semana Académica, a Sessão Solene de entrega dos Diplomas, Congressos e Seminários, Aniversários das Escolas Superiores IPVC, Exposições, Concursos Gastronómicos, entre muitos outros que não quererás certamente perder!

O teu Politécnico dispõe igualmente de um canal de vídeo interno, com uma programação que quererás acompanhar no teu dia a dia, seja nos intervalos das tuas aulas e/ou nas pausas das tuas longas horas de estudo! Esta será uma das tuas companhias no teu percurso académico, já que o canal traz todo o “mundo” IPVC até ti! Com rubricas culturais, informativas e de história (memória IPVC), à atuação do “IPVC na região” através dos inúmeros projetos de investigação, tecnológicos, entre outros que desenvolve, à ementa dos SAS para decidires desde logo os dias em que almoças/jantas na cantina de uma das Escolas Superiores IPVC, até ao “Vai Acontecer” para que não percas nenhum evento do teu agrado, à rubrica “Espaço Académico”, ou a um espaço mais filosófico de reflexão “Pensar +”, até ao “Mundo em Texto” para acompanhares de perto os principais acontecimentos do Mundo!

O “IPVC Multimédia” é um espaço que tem na sua essência a vocação multimédia e, por isso, encontrarás ainda todos os Fóruns IPVC, uma rubrica semanal de cinco minutos, em que são abordadas as notícias e factos mais relevantes da nossa instituição, transmitida semanalmente na Rádio Caminha [106.2 FM] . Nesta plataforma poderás ainda assistir, em direto, a inúmeros eventos realizados no teu Politécnico, sempre que não te seja possível deslocares-te para “viveres” o momento ao vivo. Jornadas, Congressos, Cortejo Académico, são alguns exemplos de eventos que poderás acompanhar. No IPVC Multimédia é anunciado o dia e horário da transmissão do certame que será exibido em streaming video. Em suma, através do IPVC Multimédia podes consultar fotografias, vídeos e registos áudio de eventos IPVC, bem como usufruir de funcionalidades como os Feeds RSS da secção Galeria!

E sim, não te preocupes, a programação do IPVC TV é transmitida em todas as Escolas Superiores IPVC!

Redes Sociais IPVC O teu IPVC, sempre na vanguarda da comunicação e das novas tecnologias, está também no Facebook, no Twitter e no Youtube. Já nos visitaste? Sabias que gostamos dos teus “Gosto”? Ficamos à tua espera!...

12


SGGQ-IPVC O PORTAL, A NEWSLETTER E O E-LEARNING

O IPVC possui um Sistema de Gestão e de Garantia da Qualidade (SGGQ-IPVC) que tem como finalidade promover a Política da Qualidade em todas as vertentes da Missão institucional, nomeadamente as atividades no âmbito da formação superior, nas áreas científicas ministradas nas seis Escolas (ESE, ESA, ESTG, ESCE, ESS, ESDL), actividades dos Serviços de Ação Social (Alimentação, Alojamento e Bolsas), e actividades de elaboração e desenvolvimento de estudos e projetos.

Em janeiro de 2013, o IPVC tornou-se o único Politécnico do país a possuir a certificação do SGGQ, atribuída pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Esta certificação, para além do reconhecimento da qualidade do IPVC como Instituição de Ensino Superior, permitirá o reforço da autonomia da instituição na criação e avaliação de cursos. E-mail: qualidade@ipvc.pt

Toda a informação relativa ao SGGQ-IPVC está disponível na Secretaria Virtual (http://sgq.ipvc.pt), incluindo a estrutura documental acessível aos utilizadores. A participação dos estudantes no Sistema (através da participação ativa nos órgãos em que estão representados, nas comissões de curso, nos inquéritos, nas auditorias internas e ainda através de sugestões/reclamações) é fundamental para melhoria continua dos cursos e dos serviços de apoio que o IPVC presta. Desde março de 2009, que o IPVC tem o seu SGGQ com certificação reconhecida internacionalmente de acordo com a Norma ISO 9001, por parte da SGS-ICS, organismo líder mundial em serviços de certificação.

13


CONTACTOS

Presidência e Serviços Centrais do IPVC Praça General Barbosa 4900-347 Viana do Castelo Telef.: 258 809 610 | Fax: 258 829 065 Site: www.ipvc.pt | E-mail: geral@ipvc.pt Presidente Prof. Rui Alberto Martins Teixeira E-mail: ruitx@ipvc.pt Vice-Presidentes Prof. Doutor Carlos Rodrigues E-mail: crod@ipvc.pt Prof. Doutora Florbela Maria da Cruz Domingues Correia E-mail: florbela.correia@ipvc.pt Pró-Presidente Prof. Doutora Ana Sofia Rodrigues E-mail: sofia@ipvc.pt Administradora do IPVC Dra. Margarida Amorim Pereira E-mail: margaridaamorim@ipvc.pt

Serviços Académicos - Chefe de Divisão Dr. João Ferreira E-mail: sac@ipvc.pt Gabinete de Mobilidade e Cooperação Internacional - GMCI E-mail: internacional@ipvc.pt Site: http://internacional.ipvc.pt Gabinete de Comunicação e Imagem - GCI E-mail: gci@ipvc.pt Oficina de Transferência de Tecnologia, Inovação e Conhecimento - OTIC E-mail: otic@ipvc.pt Site: http://portal.ipvc.pt/portal/page/portal/otic Serviços de Ação Social - SAS Largo 9 de abril, Ap. 186 4901-911 Viana do Castelo Telef.: 258 825 472 | Fax: 258 824 574 Site: www.sas.ipvc.pt | E-mail: sas@sas.ipvc.pt Administrador dos SAS Dr. Diogo Moreira E-mail: dmoreira@ipvc.pt

14


CONTACTOS

Outros Contactos Úteis Biblioteca Municipal // 258 840 010 Bombeiros Municipais // 258 840 400 Bombeiros Voluntários // 258 800 840 Câmara Municipal // 258 809 300 Central de Camionagem // 258 825 043 Centro de Saúde // 258 806 880 Linha azul // 258 828 888 Centro Hospitalar do Alto Minho // 258 802 100 Correios (CTT) // 258 809 760 Cruz Vermelha Portuguesa (Viana do Castelo) // 258 822 655 EDP // 800 246 246 G.N.R. // 258 822 041 Instituto Português da Juventude // 258 808 800 P.S.P. // 258 822 022 Caminhos-de-Ferro (CP) // 258 822 296 Táxis // 258 323 946

15


CALENDÁRIO ESCOLAR ESE ESA ESTG ESCE ESDL

ANO LETIVO-2013/2014 Paragem Letiva

Período Letivo 1º Semestre 23 de setembro a 22 de fevereiro

Natal 23 de dezembro a 3 de Janeiro

2º Semestre 24 de fevereiro a 26 de julho

Páscoa 14 a 21 de abril Semana Académica (maio, a designar)

EXAMES

Dia das Escolas

ESE 9 nov

IPVC 15 mai

Feriados

Pagamentos de Propinas

13 set (P. Lima) 8 dez

1ª Prestação No ato da matrícula ou renovação da inscrição

18 fev (Valença) 25 abr 1 mai 9 mai (Melgaço) ESTG 9 jan

10 jun

ESCE 12 nov

Restantes Prestações Consultar Regulamento de Propinas do IPVC

ESA 22 nov

ESS 16 nov

Época Normal e Época de Recurso

1º Semestre

27 de janeiro a 22 de fevereiro de 2014

2º Semestre

30 de junho a 26 de julho de 2014

Época Especial

julho ou setembro de 2014 (*) Calendário a definir em cada escola

AVALIAÇÃO

ESDL 3 mai

1º Semestre

Lançamento de avaliações até 8 de março de 2014

2º Semestre

Lançamento de avaliações até 9 de agosto de 2014

INSCRIÇÕES Matrículas 2º, 3º e 4º anos - 21 de agosto a 6 de setembro de 2013 1ª Fase / 1º ano - 9 a 13 de setembro de 2013 2ª Fase / 1º ano - 26 a 30 de setembro de 2013 3ª Fase / 1º ano - 10 a 14 de Outubro de 2013

Inscrições para Exames Época de Recurso (1º Sem)

(2º Sem e anuais)

Época Especial

Até 48h antes da realização do exame

Até 48h antes da realização do exame

Até 48h antes da realização do exame

Inscrições para Exames de Melhoria de Nota Época de Recurso (1º Sem)

(2º Sem e anuais)

Até 48h antes da realização do exame

Até 48h antes da realização do exame

16


CALENDÁRIO ESCOLAR ESS

ANO LETIVO-2013/2014 Paragem Letiva

Período Letivo 1º Semestre 16 de setembro a 15 de fevereiro

Natal 16 de dezembro a 1 de Janeiro

2º Semestre 17 de fevereiro a 25 de julho

Páscoa 14 a 21 de abril Semana Académica (maio, a designar)

EXAMES

Dia das Escolas

ESE 9 nov

IPVC 15 mai

Feriados

Pagamentos de Propinas

13 set (P. Lima) 8 dez

1ª Prestação No ato da matrícula ou renovação da inscrição

18 fev (Valença) 25 abr 1 mai 9 mai (Melgaço) ESTG 9 jan

10 jun

ESCE 12 nov

Restantes Prestações Consultar Regulamento de Propinas do IPVC

ESA 22 nov

ESS 16 nov

ESDL 3 mai

Época Normal e Época de Recurso Atendendo à especificidade do ensino e ao plano de estudos do curso, esta informação será disponibilizada na Escola, por ano curricular.

Época Especial

AVALIAÇÃO INSCRIÇÕES Matrículas 2º, 3º e 4º anos - 21 de agosto a 6 de setembro de 2013 1ª Fase / 1º ano - 9 a 13 de setembro de 2013 2ª Fase / 1º ano - 26 a 30 de setembro de 2013 3ª Fase / 1º ano - 10 a 14 de Outubro de 2013

Inscrições para Exames Época de Recurso (1º Sem)

(2º Sem e anuais)

Época Especial

Até 48h antes da realização do exame

Até 48h antes da realização do exame

Até 48h antes da realização do exame

Inscrições para Exames de Melhoria de Nota Época de Recurso (1º Sem)

(2º Sem e anuais)

Até 48h antes da realização do exame

Até 48h antes da realização do exame

17


ESCOLAS IPVC

18


ESE

Diretora Associação de Estudantes Contactos

19


ESE

A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) é uma instituição de ensino superior que desenvolve a sua ação na formação de professores e de técnicos qualificados para intervir nas áreas cultural e social. A par da formação inicial, a ESE-IPVC oferece formação contínua, especializada, pós-graduada e Mestrados, presta relevantes serviços à comunidade e desenvolve investigação nas suas áreas de referência. De qualquer ponto da cidade é fácil a deslocação a pé para a ESE-IPVC. A Escola tem também boas acessibilidades para quem utiliza a rede de transportes urbanos (existe uma paragem à entrada) e fica a cerca de 15 minutos a pé do interface de transportes ferroviários e rodoviários.

20


DIRETORA

A Escola Superior de Educação ao longo dos seus mais de trinta anos de história tem tido um papel preponderante de intervenção educativa no distrito de Viana do Castelo. Tem como missão formar cidadãos criativos, críticos, solidários, abertos ao mundo e preparados para construírem a sua realização pessoal e profissional de modo ético e empreendedor. Para isso, tem vindo a adaptar a sua oferta formativa às necessidades sociais e tem investido na qualificação do seu corpo docente e no estabelecimento de parcerias nacionais e internacionais, especialmente a nível da União Europeia e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. A todos os estudantes que este ano começam nesta Escola uma nova etapa do seu percurso formativo o nosso obrigado por nos terem escolhido. Sejam bem-vindos e contem connosco para vos ajudar na construção de um percurso académico de sucesso. Nós contamos com o vosso empenho e participação ativa, para que continuemos a ser uma instituição VIVA e de referência a que queiram sempre voltar. / A Diretora da ESE Luísa Neves

21


ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES

Bem-vindos, A Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo tem o enorme prazer de vos receber nesta nova etapa das vossas vidas, trata-se de uma passagem pelo ensino superior e pela vida académica que é construída por todos os alunos da nossa escola e do nosso Instituto Politécnico. A vida académica da nossa escola é preparada para que todos juntos possamos contribuir para um futuro melhor de todos os alunos e criar todas as condições que possibilitem a ti, novo aluno, e a todos os outros que a frequentem um futuro promissor. A nossa Associação é um espaço aberto para receber todos os alunos, podendo esclarecer dúvidas e ajudar na integração de todos nesta bonita cidade que é Viana do Castelo. A cidade de Viana do Castelo, a Escola Superior de Educação e a Associação de Estudantes felicita a tua entrada no ensino superior e espera poder-te ajudar e contribuir para que sejas feliz. / A Presidente da Associação de Estudantes da ESE Ana Margarida Ribeiro E-mail: aeesevc@alunos.ese.ipvc.pt

22


CONTACTOS

ESE Av. Capitão Gaspar de Castro Apartado 513 | 4901-908 Viana do Castelo Telef: 258 806 200 | Fax: 258 806 209 | Telem: 967 641 930 www.ese.ipvc.pt | geral@ese.ipvc.pt Diretora Prof. Doutora Luísa Neves luisaneves@ese.ipvc.pt Subdiretora Prof. Doutora Teresa Gonçalves teresag@ese.ipvc.pt Coordenadores de curso LICENCIATURAS EDUCAÇÃO BÁSICA Prof. Doutora Teresa Gonçalves teresag@ese.ipvc.pt EDUCAÇÃO SOCIAL GERONTOLÓGICA Prof. Doutora Carla Faria cfaria@ese.ipvc.pt GESTÃO ARTÍSTICA E CULTURAL Prof. Doutora Anabela Moura amoura@ese.ipvc.pt

MESTRADOS EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Prof. Doutora Ana Peixoto anapeixoto@ese.ipvc.pt EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO Prof. Doutora Lina Fonseca linafonseca@ese.ipvc.pt ENSINO DO 1º E DO 2º CICLOS DO ENSINO BÁSICO Prof. Doutora Isabel Vale isabel.vale@ese.ipvc.pt GERONTOLOGIA SOCIAL Prof. Doutora Alice Bastos abastos@ese.ipvc.pt GESTÃO ARTÍSTICA E CULTURAL Prof. Doutor Carlos Almeida calmeida@ese.ipvc.pt PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE Prof. Doutora Maria Luísa Ramos dos Santos luisasantos@ess.ipvc.pt SUPERVISÃO PEDAGÓGICA Prof. Doutor César Sá cesarsa@ese.ipvc.pt

23


ESA

Diretora Associação de Estudantes Contactos

24


ESA

Aliada a uma forte carga histórica, transportada pela importância cultural e arquitetónica das suas instalações, excelentemente recuperadas pelo Arquitecto Fernando Távora, a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESA-IPVC] apresenta uma jovem, qualificada e dinâmica equipa de docentes com uma grande diversidade de competências; ao nível de infraestruturas, dispõe de meios laboratoriais e informáticos que permitem desenvolver projetos de ensino, I&D e apoio à comunidade. Localizada no concelho de Ponte de Lima, é a única Escola Superior Agrária inserida no subsistema de ensino superior politécnico da Região Agrária de Entre Douro e Minho.

25


DIRETORA

É com grande satisfação e orgulho, que dou as boas-vindas aos alunos que iniciam o seu percurso académico na Escola Superior Agrária do IPVC. A todos, os meus desejos de que este caminho corresponda em pleno às vossas expectativas, na certeza de que tudo faremos para que a vossa estadia nesta Escola seja uma experiência enriquecedora a todos os níveis. A todos vocês, que dão os primeiros passos na ESA/IPVC, endereço ainda o convite para prosseguirem e levarem mais longe a cultura de Escola. A participação e cidadania são componentes fundamentais da vida académica e nesta Escola procuramos não só formar técnicos altamente qualificados mas também formar cidadãos que sejam membros ativos da sociedade e que contribuam empenhadamente para o seu desenvolvimento. A Escola Superior Agrária do IPVC conta com mais de 20 anos de experiência e tem ao seu serviço cerca de 38 docentes qualificados, quer a nível nacional quer a nível internacional, os quais cobrem diferentes áreas consolidadas do saber, nas vertentes da agronomia, do ambiente, da biotecnologia e da veterinária. Aqui são desenvolvidos projetos de ensino e em muitas áreas, são também prestados serviços e realizados projetos de

investigação e desenvolvimento com outras entidades e empresas, nacionais e internacionais. Temos atualmente em funcionamento cursos de especialização tecnológica (CET), licenciaturas (1º ciclo) e mestrados (2º ciclo) e queremos que a vossa formação se desenvolva num ambiente com elevados padrões de qualidade, exigência e rigor, características que nos distinguem, e que é fundamental exportar para a sociedade em geral. Com a vossa ajuda, pretendemos ser muito mais do que uma escola ao serviço da comunidade e do país. Pretendemos contribuir para a mudança, devolvendo a confiança no futuro a todos vocês.

Bem-vindos à ESA/IPVC! / A Diretora da ESA Ana Paula Vale

26


ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES

O ingresso no Ensino Superior significa o início do nosso futuro profissional e duma das melhores fases da nossa vida. A chegada dos novos alunos representa a frescura que qualquer Escola necessita para se manter viva e dinâmica, e este ano é a tua vez! A Escola Superior Agrária, situada num meio rural, consegue englobar uma excelente oferta formativa aliada a um factor fundamental para teres sucesso nesta tua passagem, que é um óptimo ambiente pleno de espírito académico e amizade. Acima de tudo, tu não estás sozinho neste novo “mundo”! Tens a (agora) tua Associação de Estudantes que te vai ajudar na integração e no bom curso da tua vida académica, assim como em tudo o que precisares. Aproveitem bem esta passagem pela Escola Superior Agrária e pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo, que apesar de curta, vos vai fazer crescer pessoal e profissional. Parabéns por teres conseguido dar este grande passo! / O Presidente da Associação de Estudantes da ESA Francisco Pestana E-mail: aeesa@esa.ipvc.pt

27


CONTACTOS

ESA Refóios do Lima | 4990-706 Ponte de Lima Telef: 258 909 740 | Fax: 258 909 779 | Telem: 965 919 670 www.esa.ipvc.pt | geral@esa.ipvc.pt

LICENCIATURAS BIOTECNOLOGIA Prof. Doutora Isabel Maria Barreira Afonso Paula iafonso@esa.ipvc.pt

Diretora Prof. Mestre Ana Paula Vale anapaula@esa.ipvc.pt

ENFERMAGEM VETERINÁRIA Prof. Doutor Luis André de Oliveira Pinho luispinho@esa.ipvc.pt

Subdiretor Prof. Doutor José Carlos Medeira dos Santos jms@esa.ipvc.pt

ENGENHARIA AGRONÓMICA Prof. Doutor Manuel Marinho Cardoso marinhocardoso@esa.ipvc.pt

Coordenadores de curso CET CUIDADOS VETERINÁRIOS Prof. Doutor Joaquim Orlando Lima Cerqueira cerqueira@esa.ipvc.pt

ENGENHARIA DO AMBIENTE Prof. Doutora Ana Isabel Oliveira Faria Ferraz aferraz@esa.ipvc.pt

GESTÃO DA ANIMAÇÃO TURÍSTICA EM ESPAÇO RURAL Prof. Doutor José Carlos Medeira dos Santos jcms@esa.ipvc.pt

MESTRADOS AGRICULTURA BIOLÓGICA Prof. Doutora Maria Luísa Roldão Marques de Moura luisamoura@esa.ipvc.pt

MECANIZAÇÃO E TECNOLOGIA AGRÁRIA Prof. Doutor Manuel Marinho Cardoso marinhocardoso@esa.ipvc.pt

GESTÃO AMBIENTAL E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO Prof. Doutor Luis Miguel Cortez Mesquita de Brito miguelbrito@esa.ipvc.pt ZOOTECNIA Prof. Doutor José Pedro Pinto de Araújo pedropi@esa.ipvc.pt

28


ESTG

Diretora Associação de Estudantes Contactos

29


ESTG

Situa-se numa paisagem única, junto à praia Norte, com vista para o Monte de Santa Luzia, na cidade minhota de Viana do Castelo. Esta instituição, para além de ser um centro de formação de nível superior, valoriza as relações com o meio envolvente, sobretudo a nível económico e social, interagindo com a comunidade. Partilha também o seu potencial com as atividades que a comunidade desenvolve e que são do interesse da escola, participando, dessa forma, no seu desenvolvimento. É também um centro de formação científico e tecnológico que prepara profissionais qualificados no âmbito da tecnologia e gestão e das ciências e técnicas subjacentes: contribui para a inserção dos seus alunos na vida profissional; divulga as suas atividades e presta serviços no âmbito das suas competências; apoia a investigação e o desenvolvimento regional; realiza cursos de pequena duração, creditáveis com certificados ou diplomas adequados; participa na organização ou cooperação em atividades de extensão educativa, cultural e técnica e apoia a realização de trabalhos de investigação aplicada por parte dos seus docentes e de desenvolvimento experimental e aposta na formação inicial, recorrente e atualização e na reconversão vertical e horizontal de técnicos.

30


DIRETORA

Caros Estudantes Bem-vindos à Escola Superior de Tecnologia e Gestão A missão institucional de uma Escola de Ensino Superior, enquanto espaço de ensino/aprendizagem, é ajudar o estudante a desenvolver competências, atitudes, valores, pensamento crítico, a saber como aprender, a adquirir capacidade de comunicação e a sentir a necessidade de repetir ciclicamente o processo formativo.

Contamos convosco, enquanto estudantes e mais tarde como profissionais, para consolidar a afirmação e o desenvolvimento da ESTG-IPVC. / A Diretora da ESTG Manuela Vaz Velho

Estamos numa época de constante mudança, e a capacidade de nos adaptarmos adotando novos instrumentos e ideias é a condição primeira para o nosso e para o vosso sucesso profissional. Embora a nossa oferta formativa clássica sejam as licenciaturas, disponibilizamos, a montante e a jusante das licenciaturas, outros níveis de formação: os Cursos de Especialização Tecnológica (CET), e os cursos de Mestrado. A toda esta comunidade estudantil damos as boas-vindas assegurando-lhe que pode contar sempre connosco neste nosso comum empreendimento que é o ensino /aprendizagem.

31


ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES

Caros colegas A missão de uma associação de estudantes é representar e defender os interesses dos alunos. Mas nós, como Associação de Estudantes da Estg, queremos ir mais longe! Queremos ser um organismo activo e presente durante cada momento, de todo o teu percurso, nesta academia! Aproveita bem esse tempo! Lembra-te de que serão os melhores anos da tua vida! Queremos, também, ser o ponto de viragem na tua vida e dizer-te que estamos aqui para te receber, ouvir, ajudar e fazer com que te integres rapidamente! As actividades e projectos que desenvolvemos são a pensar em ti, por isso queremos que participes em cada uma delas, juntamente com os teus colegas! Finalmente, Parabéns e Obrigado pela escolha que fizeste! Bem-Vindo a esta fantástica Academia, que é a Tua Academia! / O Presidente da Associação de Estudantes da ESTG Paulo Costa E-mail: aeestg@estg.ipvc.pt

32


CONTACTOS

ESTG Avenida do Atlântico | 4900-348 Viana do Castelo Telef: 258 819 700 | Fax: 258 827 636 www.estg.ipvc.pt | direccao@estg.ipvc.pt

TECNOLOGIA E PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Doutor Salvador Lima salvador@estg.ipvc.pt

Diretora Prof. Doutora Manuela Vaz Velho mvazvelho@estg.ipvc.pt

LICENCIATURAS CIÊNCIA E TECNOLOGIA ALIMENTAR Prof. Doutora Rita Isabel Couto Pinheiro ritapinheiro@estg.ipvc.pt

Subdiretores Prof. Eng. Rosa Venâncio rvenancio@estg.ipvc.pt

DESIGN DE AMBIENTES Arq. Rui Branco Cavaleiro rcavaleiro@estg.ipvc.pt

Prof. Doutor Francisco Miranda fmiranda@estg.ipvc.pt

DESIGN DO PRODUTO Prof. Doutora Liliana Soares soares@estg.ipvc.pt

Coordenadores de Curso CET APLICAÇÕES INFORMÁTICAS DE GESTÃO Prof. Doutora Sara Paiva sara.paiva@estg.ipvc.pt CONSTRUÇÕES CIVIS E OBRAS PÚBLICAS Prof. Doutor Miguel Veiga jmcveiga@estg.ipvc.pt DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS DE MULTIMÉDIA Prof. Doutor Luís Romero romero@estg.ipvc.pt ENERGIAS RENOVÁVEIS Prof. Doutor Mário Tomé mariotome@estg.ipvc.pt QUALIDADE ALIMENTAR Prof. Doutora Maria Alberta Araújo alberta@estg.ipvc.pt SISTEMAS ELETRÓNICOS E COMPUTADORES Prof. Doutor Paulo Sérgio de Amorim Caldas pcaldas@estg.ipvc.pt

ENGENHARIA ALIMENTAR Prof. Doutora Rita Pinheiro ritapinheiro@estg.ipvc.pt ENGENHARIA CIVIL E DO AMBIENTE Prof. Doutora Mafalda Laranjo mlopes@estg.ipvc.pt ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA E MULTIMÉDIA Prof. Doutor Pedro Moreira pmoreira@estg.ipvc.pt ENGENHARIA DE MATERIAIS Prof. Doutora Eduarda Gomes Lima eduma@estg.ipvc.pt ENGENHARIA DE SISTEMAS DE ENERGIAS RENOVÁVEIS Prof. Doutor Paulo Costa pjc@estg.ipvc.pt ENGENHARIA ELETRÓNICA E REDES DE COMPUTADORES Prof. Doutor Gaspar Rego gaspar@estg.ipvc.pt

33


CONTACTOS

ENGENHARIA INFORMÁTICA Prof. Doutor Jorge Ribeiro jribeiro@estg.ipvc.pt ENGENHARIA MECÂNICA Prof. Doutor Carlos Rodrigues crod@ipvc.pt GESTÃO Prof. Doutora Alexandra Borges aborges@estg.ipvc.pt TURISMO Prof. Doutor Carlos Fernandes cfernandes@estg.ipvc.pt

MESTRADOS CONSTRUÇÕES CIVIS Prof. Doutor Mário Russo mariorusso@estg.ipvc.pt CONTABILIDADE E FINANÇAS Prof. Doutora Marta Guerreiro mguerreiro@estg.ipvc.pt DESIGN INTEGRADO Prof. Doutor Ermanno Aparo aparo@estg.ipvc.pt EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA ALIMENTAR Prof. Doutor Manuel Rui Alves mruialves@estg.ipvc.pt ENGENHARIA DE SOFTWARE Prof. Doutor António Miguel Cruz miguel.cruz@estg.ipvc.pt GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Doutora Helena Santos Rodrigues hsantos@estg.ipvc.pt SISTEMAS DE ENERGIAS RENOVÁVEIS Prof. Doutora Preciosa Pires ppires@estg.ipvc.pt@estg.ipvc.pt TECNOLOGIA E GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Doutor Pedro Castro pmc@estg.ipvc.pt TURISMO, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO Prof. Doutora Olga Matos omatos@estg.ipvc.pt

34


ESCE

Diretor Associação de Estudantes Contactos

35


ESCE

A Escola Superior de Ciências Empresariais [ESCE] é ainda uma jovem unidade orgânica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], criada em 1999, e tendo iniciado as suas atividades letivas em Novembro de 2001. A ESCE-IPVC está localizada em Valença, uma vila histórica, situada na margem esquerda do rio Minho, numa zona de rara beleza paisagística e com elevado potencial de desenvolvimento económico e social. A escassas centenas de metros de Espanha, a ESCE-IPVC assume um lugar de protagonismo na formação superior, respondendo às necessidades de um tecido empresarial cada vez mais competitivo e exigente ao nível da qualificação dos seus recursos humanos. No que respeita a acessibilidades, a ESCE-IPVC encontra-se junto à Estação dos Caminhos-de-Ferro, próxima da central de transportes e da auto-estrada A3, que lhe proporcionam um acesso fácil. Enquanto aguarda conclusão da construção das suas instalações definitivas, a ESCE-IPVC encontra-se instalada provisoriamente num bonito edifício centenário, devidamente adaptado. A ESCE-IPVC conta com um corpo docente jovem, dinâmico e altamente qualificado, quer em termos académicos, quer pela sua ligação à atividade empresarial.

36


DIRETOR

Caros Alunos A Escola Superior de Ciências Empresariais iniciou a sua atividade letiva no ano de 2001 e, ao longo destes anos, temse afirmado como uma entidade de referência na formação de quadros superiores na área de Ciências Empresariais. Atualmente disponibiliza uma oferta formativa constituída por quatro licenciaturas, dois mestrados e quatro Cursos de Especialização Tecnológica (CET).

Desejo a todos vocês um percurso académico cheio de sucessos, relembrando que, quase sempre, o sucesso está associado a muito trabalho, empenho, dedicação e ética. / O Diretor da ESCE João Paulo Vieito

Ao longo dos últimos anos a ESCE tem estabelecido um número significativo de protocolos com o tecido empresarial da região para que o ensino de qualidade ministrado possa ser enriquecido através da sua aplicação prática num contexto empresarial. Acreditamos que essa experiência prática adquirida ao longo do percurso académico é um fator determinante para o vosso sucesso profissional futuro! Para vos acompanhar ao longo de todo o percurso formativo a ESCE possui um corpo docente altamente qualificado ao nível académico e científico.

37


ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES

Caros Colegas Ingressar no Ensino Superior é, sem dúvida, o passo mais importante no teu percurso académico e pessoal! É nesta escola que, nos próximos anos letivos, passarás grande parte do teu tempo, numa correria constante entre aulas, trabalhos e exames. Esperam-te muitos desafios, obstáculos e dificuldades, mas será aqui, também, que passarás momentos inesquecíveis, onde vais construir e fortalecer laços de amizade que poderão durar para a vida. Para isso, a tua Associação, a AEESCE, definiu como objetivos a representação de todos os alunos, bem como a promoção da sua formação nas vertentes curricular, pedagógica, cultural, social, física e pessoal, contribuindo para o melhoramento do ensino na Instituição e da ligação desta à comunidade.

É, portanto, fundamental que te sintas parte integrante da AEESCE, pois é para isso que trabalhamos diariamente de forma árdua. Por último, felicito o ingresso nesta instituição, desejando a todos um percurso académico com um enorme sucesso! / O Presidente da Associação de Estudantes da ESCE Carlos Monteiro E-mail: aeesce@esce.ipvc.pt

A direção da AEESCE desenvolveu, sempre, um forte espírito de entreajuda e uma irreverência consciente e responsável. Ao longo destes anos a AEESCE tem crescido devido ao esforço e à dedicação dos seus dirigentes e ao apoio da Escola que nos acolhe (ESCE), mas é com a colaboração, o interesse e a dedicação dos seus alunos, atuais e novos, que poderemos fazer mais e melhor.

38


CONTACTOS

ESCE Av. Miguel Dantas | 4930-678 Valença Telef: 251 809 679 | Fax: 251 800 841 | Telem: 965 919 659 www.esce.ipvc.pt | geral@esce.ipvc.pt

LICENCIATURAS CONTABILIDADE E FISCALIDADE Prof. Doutor João Paulo Vieito joaovieito@esce.ipvc.pt

Diretor Prof. Doutor João Paulo Vieito joaovieito@esce.ipvc.pt

GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA Prof. Doutora Lia Coelho de Oliveira liaoliveira@esce.ipvc.pt

Subdiretor Prof. Doutor Luís Barreto lbarreto@esce.ipvc.pt

INFORMÁTICA DE GESTÃO Prof. Doutora Teresa Bernardino t.pereira@esce.ipvc.pt

Coordenadores de Curso CET CONTABILIDADE E GESTÃO Dr.ª Sónia Carvalho soniacarvalho@esce.ipvc.pt

MARKETING E COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL Prof. Doutora Ana Isabel Perdição Lopes Pereira Torres torresana@esce.ipvc.pt

LOGÍSTICA Prof. Doutora Lia Coelho de Oliveira liaoliveira@esce.ipvc.pt

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO EMPRESARIAIS Prof. Mestre Frederico D'Orey fredericodorey@esce.ipvc.pt MESTRADOS MARKETING Prof. Mestre Frederico Guilherme Aguiar Pizarro d´Orey fredericodorey@esce.ipvc.pt

39


ESS

Diretora Associação de Estudantes Contactos

40


ESS

A Escola Superior de Saúde está situada junto ao Centro Hospitalar do Alto Minho, na Rua D. Moisés Alves de Pinho. O acesso faz-se pela rotunda Frei Bartolomeu dos Mártires (Estrada Nacional 13), no sentido da Escola Superior de Teologia e do campo de futebol do Sport Clube Vianense. A sua posição sobranceira na encosta do monte de Santa Luzia permite que dela se desfrute uma paisagem deslumbrante e única, com vista para o mar, o rio e a cidade. O edifício é composto por dois blocos em forma hexagonal unidos por um grande átrio. Nele se localizam os espaços pedagógicos, concretamente salas de aula, laboratório, biblioteca e salas de estudo, anfiteatro (250 lugares) assim como os serviços administrativos, cantina, bar, reprografia e associação de estudantes. Atendendo à atual população de alunos e na sequência da sua recente conversão em Escola Superior de Saúde, foi construído um novo complexo pedagógico que permite a esta escola melhores condições ao nível de espaços de aulas, laboratórios, centro de documentação e serviços sociais.

41


DIRETORA

Caros Estudantes, Bem-vindos à Escola Superior de Saúde! A Escola Superior de Enfermagem, hoje Escola Superior de Saúde, fez 40 anos em Maio de 2013 e, ao longo destes anos, afirmou-se pela qualidade de ensino, pela exigência da sua formação, pelo corpo docente qualificado e pelo atendimento de proximidade. A sua contribuição para a Enfermagem e para o desenvolvimento em Saúde é reconhecida a nível Nacional. Atualmente, a ESS disponibiliza o curso de Licenciatura em Enfermagem, cursos de Pós-Graduação e Mestrados nas várias áreas de especialização em Enfermagem/Saúde. A curto prazo, pretende-se alargar a oferta formativa em saúde.

O nosso objetivo é contribuir para a formação de cidadãos livres, criativos, críticos e solidários, com elevados níveis de competência e motivados para construir o seu projeto profissional e de vida. A comunidade académica da ESS está pronta para vos receber e conta convosco para continuar a construir uma história de sucesso. / A Diretora da ESS Mara Rocha

A Escola dispõe de um novo complexo pedagógico moderno e altamente equipado para dar resposta às exigências e desafios que se colocam à formação dos profissionais de saúde.

42


ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES

Em nome da Associação de estudantes da Escola Superior de Saúde tenho o privilégio de hoje felicitar-te por estares a ler esta mensagem, por teres feito esta escolha. Este instituto, na tua vida, não será apenas uma escola ou um curso, representa uma escolha para a vida, uma opção com todas as condições que dela advém, representa esforço, dedicação, trabalho, representa momento bons e momentos menos bons, aprendizagens que vão ficar para o resto da vida. Tenho boas notícias, escolhes-te uma academia que te dará horas imensas de desafios que não esquecerás.

Envolve-te, vem ajudar-nos, critica-nos e surpreende. Um bem-haja caro colega, à tua espera estão inúmeras emoções, aproveita cada uma delas. Saudações académicas, / A Presidente da Associação de Estudantes da ESS Jéssica Armada E-mail: ae.ess@ess.ipvc.pt

Estamos todos conscientes dos momentos difíceis que se vivem no nosso país, mas é nos momentos difíceis que nos superamos. Assim, acreditamos que todos juntos iremos ultrapassar os obstáculos e continuar a afirmar a importância do ensino superior. É isto que o IPVC te dá, confiança para acreditar, força para lutar e todos os recursos que precisares para seres mais e melhor. Ser IPVC é ser força e ambição. Queres ser IPVC? Tens tudo o que precisas. Aqui vais encontrar pessoas que te apoiam sempre que precisares. Conta com as associações de estudante, comissões de praxe e com a federação académica, somos estudantes como tu e só queremos fazer mais por ti.

43


CONTACTOS

ESS Rua D. Moisés Alves de Pinho | 4900-314 Viana do Castelo Telef: 258 809 550 | Fax: 258 809 579 www.ess.ipvc.pt | geral@ess.ipvc.pt Diretora Prof. Mestre Mara Rocha mararocha@ess.ipvc.pt Subdiretora Prof. Doutora Aurora Pereira aurorapereira@ess.ipvc.pt

ENFERMAGEM MÉDICO-CIRÚRGICA Prof. Doutora Aurora Pereira aurorapereira@ess.ipvc.pt GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES – ramo Gestão de Unidades de Saúde Prof. Doutora Carminda Morais carmindamorais@ess.ipvc.pt PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE em parceria com a ESE Prof. Doutora Luísa Santos luisasantos@ess.ipvc.pt

Coordenadores de Curso LICENCIATURAS ENFERMAGEM Prof. Doutora Isabel Amorim isabelamorim@ess.ipvc.pt MESTRADOS CUIDADOS PALIATIVOS Prof. Doutora Manuela Cerqueira manuelacerqueira@ess.ipvc.pt ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO Prof. Doutora Clara Araújo claraaraujo@ess.ipvc.pt ENFERMAGEM DE SAÚDE COMUNITÁRIA Prof. Doutora Cidália Amorim cidaliaamorim@ess.ipvc.pt ENFERMAGEM DE SAÚDE MATERNA E OBSTETRÍCIA Prof. Doutora Augusta Delgado augustadelgado@ess.ipvc.pt

44


ESDL

Diretor Associação de Estudantes Contactos

45


ESDL

A Escola Superior de Desporto e Lazer está localizada em Melgaço, bem junta ao rio Minho e da fronteira com Espanha, e as suas novas instalações situam-se no Complexo Desportivo Monte Prado (Centro de Estágios de Melgaço). Para além das salas de aulas, refeitório, biblioteca, e todo o espaço envolvente do Complexo Desportivo, a ESDL conta com laboratórios dedicados ao estudo e investigação nas Ciências do Desporto.

Esta instituição, para além de ser um centro de formação de nível superior, valoriza as relações com o meio envolvente, sobretudo a nível económico e social, interagindo com a comunidade. Partilha também o seu potencial com as atividades que a comunidade desenvolve e que são do interesse da Escola, participando, dessa forma, no seu desenvolvimento.

A ESDL utiliza desde 2005 (com o curso de Desporto e Lazer que funciona desde essa data) o Complexo Desportivo Monte Prado (Centro de Estágios de Melgaço), e desde 2013 que se encontram concluídas as suas novas e excelentes instalações, para usufruto dos seus alunos e docentes. Os alunos da ESDL têm à sua disposição um bar/cantina onde podem fazer as suas refeições diárias (almoço e jantar), e um alojamento para estudantes (residencial). Estes serviços são protocolados com os Serviços de Ação Social do IPVC e permitem aos alunos usufruir de benefícios e preços iguais a todas as Escolas Superiores do IPVC.

46


DIRETOR

É com grande alegria que dou as boas vindas aos novos alunos da Escola Superior de Desporto e Lazer de Melgaço [ESDL]. Hoje vocês iniciam um novo e importante período da vossa vida. Um período com novos desafios, novos amigos, e sobretudo repleto de novos conhecimentos. Vão ter o privilégio de serem os primeiros alunos a inicar o ano letivo na nossa nova Escola. Uma escola que a partir deste ano oferece também o Mestrado de Atividades de Fitness, e prepara já um outro em Atividades de Ar Livre.

entram. Vão fazer novas amizades, conhecer outras realidades, persistir e teimar, rir e chorar. No final, e no futuro, contem com as saudades que vão ter de terem sido alunos desta Escola. Um bom ano e comecem esta vossa nova vida com o pé direito!

/ Luis Paulo Rodrigues Diretor da ESDL

Aproveitem tudo o que a ESDL e a região de Melgaço tem para vos oferecer e enriqueçam o vosso percurso de formação. Contamos com os alunos mais velhos (2º e 3º ano) do Curso de Desporto e Lazer e com todo o corpo docente para vos acolher na vida académica plena na ESDL. Ser estudante da ESDL é ter um compromisso sério com a dedicação, a ética e o empenho no trabalho a realizar. Mas ser um estudante extraordinário exige mais do que isso, exige motivação, participação, iniciativa, partilha e, sobretudo, entusiasmo, gozo, prazer na prática e estudo das matérias do desporto. Durante os próximos anos, todos vocês vão ser desafiados a mudar. A mudar os outros e a própria Escola em que agora

47


ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES

Antes demais, quero desejar um excelente percurso académico a todos os caloiros que vão entrar para a Escola Superior de Desporto e Lazer de Melgaço este ano lectivo e que tenham os 3 melhores anos da vossa vida de estudante. A entrada para o IPVC é um passo importante nas vossas vidas. é agora que começam a ter de tomar decisões e a viver sozinhos, afastados das famílias e principalmente dos pais, ou seja, é a a altura de nos tornarmos adultos. E para isso cá estará a AE para vos ajudar. Em Melgaço vão encontrar uma das melhores e mais recentes Escolas Superiores do país, assim como terão acesso ás mais variadas infra-estruturas desportivas, entre as quais o Complexo do Centro de Estágios de Melgaço que também é um dos melhores no país, e acima de tudo serão recebidos por uma população que só sabe receber bem. Saudações académicas. / O Presidente da Associação de Estudantes da ESDL Pedro Fernandes E-mail: dplmelgaco@gmail.com

48


CONTACTOS

ESDL Complexo Desportivo e Lazer de Melgaço | Monte do Prado 4960-320 Melgaço Telef: 258 809 678 | Fax: 251 401 001 | Telem: 965 919 658 www.esdl.ipvc.pt | geral@esdl.ipvc.pt Diretor Prof. Doutor Luís Paulo Rodrigues lprodrigues@esdl.ipvc.pt Subdiretor Prof. Doutor Pedro Bezerra pbezerra@esdl.ipvc.pt Coordenadores de Curso LICENCIATURA DESPORTO E LAZER Prof. Doutor Pedro Bezerra pbezerra@esdl.ipvc.pt MESTRADO ACTIVIDADES DE FITNESS Prof. Doutor César Chaves cesarchaves@esdl.ipvc.pt

49


PLANO O PORTAL,DE A NEWSLETTER SEGURANÇA E O E-LEARNING

Perante uma situação de emergência nas instalações do IPVC deves: - Manter a calma; - Interromper imediatamente aquilo que estás a fazer; - Não gerar confusão nem “alarido”; - Cumprir as regras definidas e obedecer às ordens que te forem dadas; - Evacuar o local onde te encontras, saindo em fila indiana de uma forma calma e ordeira; - A última pessoa a sair (cerra fila), verifica se não ficou ninguém no local evacuado e fecha a porta; - Segue a sinalização de emergência; - Não pares nas portas de saída; - Não uses o elevador; - Não voltes para trás; - Dirije-te ao ponto de encontro seguindo o percurso previsto no Plano de Evacuação e segundo instruções das equipas de evacuação; - Consulta as plantas de emergência do edifício onde te encontras para te familiarizares com os percursos e procedimentos de emergência.

50


PORQUE...

Guia de acolhimento ipvc  

Neste manual encontrarás informações úteis para conheceres, desde já, o teu Politécnico e a tua Escola Superior e saberes quais os principai...