Issuu on Google+

   

Motivos de oração Conselho e junta diaconal; Por novas conversões; Rev. Raimundo e família, em preparação para o campo missionário; Saúde: Rev. José Roberto, Presb. Lincoln, Ivonete, Rev. Haveraldo Jr.

Igreja Presbiteriana do Brasil emBrasil Praiaem do Praia Cantodo Canto Igreja Presbiteriana do

Igreja Presbiteriana da Praia do Canto Rua Aleixo Neto, 17 – Santa Lúcia Vitória – ES – 29.056-100 Tel: (27) 3235-2370

Mais um ano de vida nesta semana 9 – Esdras Leonor – 10 – Lincoln de Paula –

      

Reverência Ao vir para a igreja: Chegue alguns minutos antes do horário; Desligue o celular; Ore preparando-se para o culto; Não converse durante o culto; Evite sair durante o culto; Evite entrar durante a leitura da Bíblia; Observe sempre a ordem e a decência.

Rua Aleixo Neto, 17em – Santa Organizada 25 deLúcia setembro de 1994 Vitória – ES – CEP: 29.056-100 Uma igreja plantada Tel: (27) 3235-2370para testemunhar de Cristo Organizada em 25/09/1994

Pastor Milton C. J. Junior

miltonjunior@ipb.org.br www.mentecativa.blogspot.com Presbíteros

José Paulo R. Campos Filho Lincoln de Paula Paulo César B. Rédua Diáconos Pedro de Oliveira Timóteo de Melo Cursino Visite nosso site: www.ipbpc.com.br Contate-nos: ipbpraiadocanto@yahoo.com.br

Programe-se Horários Domingo 8:30 e 18:45 – Reunião de oração 9:00 – Escola dominical 19:00 – Culto público Quarta-feira 19:30 – Reunião de oração 20:00 – Estudo bíblico

Pastor: Milton C. J. Junior Uma igreja plantada para testemunhar de Cristo Nº 796

Nº 846

Boletim Dominical Vitória, 17 de julho de 2011 Vitória, 8 de Julho de 2012 Boletim Dominical

Ano XVII

Ano XVIII

Pensando alto sobre o UFC e afins... Tivesse a frase “Vou acabar com a cara dele e com cada um dos dentes da boca” saído dos lábios de uma pessoa “qualquer”, logo seria taxada de violenta, mas na boca de Anderson Silva ela ganhou o status de “promoção do esporte”. O lutador brasileiro, sempre “polido” em suas declarações, surpreendeu a todos nos dias que antecederam sua última luta ao fazer declarações bastante duras, chegando a afirmar que seu adversário “vai precisar de um cirurgião plástico”. Antes que você conclua: “Lá vem mais um texto de alguém que não gosta de esportes”, preciso informar que isso não é verdade. Sempre gostei de esportes (apesar do “biotipo” atual... rs) e sempre gostei de artes marciais. Pratiquei por um bom tempo a capoeira (alguns não sabem que é a única arte marcial genuinamente brasileira) e por pouco tempo o taekwondo. Antes de minha conversão e até há bem pouco tempo eu era um admirador de UFC, MMA, Vale-tudo e afins, mas ultimamente, na tentativa de levar todo o meu pensamento cativo ao pensamento de Cristo, muitas coisas têm me incomodado, incluindo a empolgação de cristãos com tudo isso. Começando pelas declarações cheias de ira, citadas no início, já temos um sério problema. No Sermão do Monte o Senhor Jesus ensinou a interpretar de forma correta a lei. Os fariseus, preocupados somente com a guarda externa dos mandamentos, entendiam, quanto ao homicídio, que o problema residia no fato de eles tirarem a vida de alguém. Fosse outro a matar, não haveria problema. Lembre-se de que, ao entregar Jesus ao julgamento de Pilatos, os fariseus ouviram do governante: “Tomai-o vós outros e julgai-o segundo a vossa lei” – ao que responderam hipocritamente – “A nós não nos é lícito matar ninguém” (Jo 18.31). O Senhor corrige essa interpretação hipócrita da Lei afirmando: “Eu, porém, vos digo que todo aquele que [sem motivo] se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo” (Mt 5.22).


Já ouço alguém dizer: “Pastor, mas você é muito inocente mesmo... não vê que essas declarações são somente para promover a luta?” E eu já respondo: Isso não torna menos problemáticas as declarações, visto que a mentira, conforme o Senhor Jesus afirmou, procede do diabo (Jo 8.44). Não consigo crer que o prazer pecaminoso de ver alguém ser surrado até sangrar, desmaiar e/ou até mesmo morrer se adeque à orientação paulina de que “tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso que ocupe o vosso pensamento” (Fp 4.8). Para nós, cristãos presbiterianos, há ainda outra questão a ponderar. Somos uma igreja confessional, isto é, temos a Escritura como regra de fé e prática e adotamos como sistema expositivo de doutrina e prática a Confissão de Fé, o Catecismo Maior e o Breve Catecismo de Westminster. Isso quer dizer que acatamos essa interpretação das Escrituras como fiel. Na resposta à pergunta 136 do Catecismo Maior – “Quais são os pecados proibidos no sexto mandamento?” – temos: “Os pecados proibidos no sexto mandamento são: o tirar a nossa vida ou a de outrem, exceto no caso de justiça pública, guerra legítima, ou defesa necessária; a negligência ou retirada dos meios lícitos ou necessários para a preservação da vida; a ira pecaminosa, o ódio, a inveja, o desejo de vingança; todas as paixões excessivas e cuidados demasiados; o uso imoderado de comida, bebida, trabalho e recreios; as palavras provocadoras; a opressão, a contenda, os espancamentos, os ferimentos e tudo o que tende à destruição da vida de alguém” (grifos meus). Creio que não é preciso explicar que toda a violência desses “esportes” vai contra o que professamos como fé. Em dias que até pastores têm tentado justificar o UFC e afins citando a “briga” entre Davi e Golias, é necessário dar ouvidos ao salmista que diz: “O Senhor põe à prova ao justo e ao ímpio; mas, ao que ama a violência, a sua alma o abomina” (Sl 11.5). Deus nos abençoe.

Avisos e informações Orando pelas famílias Esta semana vamos todos orar em favor da família do nosso irmão Gabriel. Reunião de oração no lar A próxima será no dia 20/07, sexta-feira. Programe-se para estar presente e ofereça seu lar para as reuniões. Aproveite esses momentos para buscar a Deus em oração e desfrutar da comunhão com os irmãos. Visitas e gabinete O pastor está à disposição para visitas e para aconselhamento no gabinete pastoral. Se você deseja uma visita, marque o horário com o pastor, que atenderá prontamente e com muita alegria. Estudo bíblico doutrinário Todas as quartas-feiras nos reunimos para estudar a Palavra do Senhor. É um momento importante de aprendizado e edificação. Participe dos estudos e convide visitantes para estarem conosco. Grupo de casais O próximo encontro do grupo de casais será no dia 4 de agosto, sábado, às 19h30min. Pedimos a todos os casais que se programem para esta data. UPH O próximo encontro do curso de capacitação de líderes será no dia 19 de julho (quinta-feira) às 20 horas. A aula será ministrada pelo Rev. Jailto, da 1ª Igreja. Pedimos a todos os sócios da UPH que agendem essa data e aos irmãos que orem por essa programação.

Escalas Diáconos Esta semana: Data

Dia

Trab ED Dom C Qua EB

8/07 11/07

Diácono Pedro Timóteo Pedro

Próxima semana: Data

Dia

Trab ED Dom C Qua EB

15/07 18/07

Diácono Timóteo Pedro Timóteo

Púlpito Liturgia Sermão

Hoje – 8/07 Rev. Milton Jr. Rev. Milton Jr.

Próximo domingo – 15/07 Liturgia Rev. Milton Jr. Sermão Rev. Milton Jr.

Reunião de oração Data 11/07 15/07 18/07 22/07

Dia Qua Dom Qua Dom

Responsável Rev. Milton Jr. Presb. José Paulo Diác. Pedro Diác. Timóteo

Estudos bíblicos

Projeto capacitação A Comissão Nacional de Homens Presbiterianos, em parceria com o Centro de Pós-graduação Andrew Jumper está realizando esse projeto. Será nos dias 24 e 25 de agosto, na 1ª IP de Vitória. Ore por essa programação e participe. É uma excelente oportunidade de crescimento. Missões Colabore com o trabalho missionário! Pegue com o Diác. Timóteo, secretário de missões, o seu envelope e contribua regularmente. Lembre-se também de orar em favor dos nossos missionários. Fazendo isso, você estará também ajudando a cumprir o “ide” de Jesus. Evangelismo pessoal Pegue com os diáconos material para evangelismo pessoal e divulgue a boa nova da salvação em Cristo Jesus. Visitante É uma grande alegria tê-lo entre nós! A nossa oração é para que Deus abençoe o seu lar e a sua vida. Esperamos que retorne outras vezes para adorarmos juntos ao Rei que é digno de louvor.

Estamos estudando às quartasfeiras sobre a Piedade cristã, partindo dos ensinamentos do Catecismo Maior de Westminster. Participe dos estudos e convide visitantes para estar conosco.


Boletim do dia 08-07-12