Page 9

PORTAL N.º 95 | 06/2013

Projeto de Mapeamento solar

9

APREN – Associação de Energias Renováveis e Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre comemoram Dia Internacional da Terra

P A

ESTG associou-se ao projeto de Mapeamento Solar do Alto Alentejo, no âmbito do Projeto RETALER II – Rede Transfronteiriça de Atores Locais em Energias Renováveis, financiado pelo POCTEP e em desenvolvimento pela CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo e pela AREANATejo, e que conta com a participação dos Municípios de Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Gavião, Marvão, Portalegre e Sousel, e com a colaboração e envolvimento do IPES (Instituto Português de Energia Solar). Este projeto pretende fazer um mapeamento dos recursos endógenos no que se refere à energia solar, realizando medições da radiação solar, durante um ano, em 8 estações, com vista a realizar um mapeamento do potencial solar no Alto Alentejo. A Estação central de medição foi instalada no campus da ESTG e as estações periféricas foram instaladas em cada um dos concelhos participantes neste projeto.

ara assinalar o Dia Internacional da Terra, dia 22 de abril, a APREN e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre organizaram uma mesa redonda subordinada ao tema “O Aproveitamento Energético da Biomassa”. Esta iniciativa marcou o início do Ciclo de Mesas Redondas, A APREN e as Universidades – Celebração dos dias temáticos, promovido pela APREN, que decorrerá em diversas universidades do país, com o objetivo de promover o debate em torno das questões relacionadas com as diversas energias renováveis: biomassa, solar, eólica e hídrica.

Passaporte para o Empreendedorismo

Filipe Farinha

D Day

A

ESTG-IPP associou-se às comemorações do Dia Mundial do Design Gráfico com a 4ª edição do D-Day, no passado dia 9 de maio. Nesta 4ª edição, uma vez mais, pretendeu-se promover ativamente o valor prático do design, oferecendo atividades que vão desde as exposições, workshops, mas passando também pela abertura ao pensamento, num fórum de discussão, onde diversificados assuntos foram tratados. Celebrar o dia Mundial do Design Gráfico, é simultaneamente conceder um tributo a todos os atores que contribuíram e contribuem todos os dias para uma maior compreensão das coisas e que ajudaram a construir pontes entre as pessoas. Este evento contou com a presença de oradores inseridos em conhecidas empresas de design e de publicidade, alguns deles diplomados pela ESTG. O evento foi muito participado e contou com a presença dos alunos da ESTG das licenciaturas em Design de Comunicação e de Design de Animação Multimédia, além da presença de professores e alunos oriundos de Escolas Secundárias da cidade de Portalegre e da região. O evento foi também transmitido online em tempo real.

N

o dia 22 de abril de 2013 decorreu, num dos anfiteatros da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPP), uma sessão de divulgação do Passaporte para o Empreendedorismo. Esta iniciativa, enquadrada no Programa Estratégico para o Empreendedorismo e a Inovação (+e+i), apoia jovens empreendedores qualificados no desenvolvimento do seu projeto empresarial, através de uma bolsa mensal, acesso a uma rede nacional de mentores e assistência técnica. Antes desta sessão, que contou com a presença de alunos de vários cursos da ESTG-IPP, decorreu uma outra ação de informação, esta dirigida a docentes, especificamente sobre a rede de mentores, esclarecendo os objetivos e a forma de integrar a rede. Como orador nas duas sessões esteve presente o Dr. António Cebola, Coordenador do Centro de Desenvolvimento Empresarial do Alentejo do IAPMEI. A dinamização e o apoio local foram realizados pelo Departamento de Ciências Empresariais, Sociais e Humanas da ESTG-IPP e pelo Gabinete de Empreendedorismo e Emprego do IPP.

Portal 95 - Boletim informativo do Instituto Politécnico de Portalegre  
Portal 95 - Boletim informativo do Instituto Politécnico de Portalegre  
Advertisement