Page 16

ESTG – Novas ofertas formativas

A

licenciatura em Tecnologias de Produção de Biocombustíveis é a primeira formação de 1º ciclo a nível nacional inserida na área de estudos da Bioenergia. Esta área emergente pode ser descrita como a produção de energia a partir de resíduos ou a partir de culturas que não tenham uma competição direta com a cadeia alimentar. Esta licenciatura tem duas componentes: a produção agrícola e a tecnologia, para processamento de matérias-primas para o processo produtivo de bio-combustível. A licenciatura em Tecnologias de Produção de Biocombustíveis tem uma parceria exclusiva com a Galp Energia e está estruturada de modo a poder dar aos seus alunos uma formação muito aplicada, abrindo perspetivas de integração em projetos de I&DT existentes ou a constituir bem como em estágios profissionais.

O novo mestrado em Contabilidade e Finanças, acreditado pela A3ES por 5 anos, vai entrar em funcionamento já no próximo ano letivo. Este mestrado resultou de uma proposta conjunta entre o ISCAP do Instituto Politécnico do Porto e a ESTG do Instituto Politécnico de Portalegre, e destina-se a licenciados área da Gestão/Contabilidade que queiram aprofundar os seus conhecimentos, nomeadamente nos domínios da Contabilidade Financeira, Controlo de Gestão, Finanças Empresariais, Auditoria e Fiscalidade, entre outros. O mestrado em Contabilidade e Finanças é constituído por três semestres curriculares e um semestre de desenvolvimento de um projeto de dissertação aplicada ou pela realização de um estágio em contexto empresarial em Portugal ou no estrangeiro ( o 3º semestre já é misto entre unidades curriculares e início do desenvolvimento do projeto /estágio).

ESAE inaugura Centro de Enfermagem Veterinária (CEV)

C

om inauguração prevista para 15 de julho, o Centro de Enfermagem Veterinária (CEV) da Escola Superior Agrária de Elvas/Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) é uma estrutura que dará aos alunos de Enfermagem Veterinária a oportunidade de realizarem as suas práticas numa infraestrutura equipada à semelhança do que vão encontrar no mercado de trabalho como profissionais, garantindo uma formação de elevado nível prático. Para além de desempenhar um papel fundamental na formação dos alunos, o CEV prestará um serviço de apoio aos médicos veterinários na realização de análises laboratoriais (análises clínicas e parasitológicas) recorrendo aos

novos equipamentos de diagnóstico avançado que equipam esta estrutura. O CEV dispõe de cinco salas com as seguintes funcionalidades: Cirurgia e Anestesiologia, Cuidados de Higiene e Estética, Análises Clínicas, Laboratório de Parasitologia, Cuidados Veterinários. A ESAE foi pioneira em Portugal na área da Enfermagem Veterinária, tendo sido esta licenciatura a primeira a surgir no país, o que aconteceu há 10 anos. Com a inauguração do CEV, a Escola e o Instituto concretizam mais um investimento em prol da qualidade de formação dos seus estudantes. Pelos equipamentos com que está dotado, o CEV é considerado uma das entidades melhor equipadas a sul do Tejo.

FICHA TÉCNICA Edição Gabinete de Relações Públicas e Cooperação do Instituto Politécnico de Portalegre | Direção Joaquim Mourato | Coordenação editorial Carlos Afonso | Redação Maria do Carmo Maridalho | Secretariado Susana Dias | Paginação Margarida Dias | Colaboração Gabinetes de comunicação e Direções das Escolas / estruturas e serviços do IPP | Carlos Silva (fotografias da pág.1)| Periodicidade Trimestral | Contactos Praça do Município, apartado 84, 7301-901 Portalegre | Telef. 245 301 500 | Fax 245 330 353 | Site www.ipportalegre.pt | E-mail grpc@ipportalegre.pt

Portal 95 - Boletim informativo do Instituto Politécnico de Portalegre  
Portal 95 - Boletim informativo do Instituto Politécnico de Portalegre  
Advertisement