Page 11

PORTAL N.º 95 | 06/2013

3 anos em 3 dias

11

Dia da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre

C

omemorou-se, no dia 28 de junho, o vigésimo oitavo aniversário da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre, que decorreu com o seguinte programa:

A

exposição “Design: 3 Anos em 3 Dias” aconteceu na antiga Fábrica Robinson entre os dias 21 e 23 de maio, associada às comemorações do Dia da Cidade de Portalegre. Foi uma iniciativa do curso de Design de Comunicação da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre, que pretendeu mostrar alguns dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos finalistas ao longo dos 3 anos da licenciatura, englobando projetos de design de informação, design editorial, identidade corporativa, desenho e ilustração. A própria exposição decorreu de um projeto de design de ambientes gráficos, realizado pelos alunos e orientado pela docente da unidade curricular, e juntou ainda uma intervenção do âmbito da sinalética, projeto realizado na unidade curricular de design de comunicação V e orientado pela docente desta disciplina. A abertura foi marcada por um conjunto de performances artísticas de vários alunos do IPP: um número acrobático de suspensão em cordas, uma jam session, graffiti e VJing. A escolha da antiga Fábrica Robinson, um espaço de reconhecido valor patrimonial, foi pensada pelo contraste gerado com as peças apresentadas e permitiu oferecer aos visitantes uma experiência diferente de um dos locais mais marcantes da história da cidade.

Projeto SATFOR promove ação de formação e simulacro

O

Projeto SATFOR – Desenvolvimento de soluções tecnológicas avançadas para a melhoria, prevenção, eficácia e segurança na extinção de incêndios florestais realizou uma ação de formação de ferramentas desenvolvidas e simulacro nos dias 23 e 24 de abril, nos Serviços Centrais do IPP e fronteira Marvão/Valência de Alcântara. São parceiros do projeto: Tragsa, Tragsatec, ESAE/IPP e o Centro de Investigação Florestal de Lourizán da Xunta de Galicia.

15.30h – Apresentação do novo número da revista Aprender: “Literatura Infanto-Juvenil – temas transversais e valores” – Apresentação do EBook “A Mulher na Literatura e Outras Artes – Comunicações apresentadas no I Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea” 16.30h – Inauguração da exposição de posters de docentes da ESEP 21.30h – Projeção no pátio da ESEP do documentário “Home – O Mundo é a nossa Casa”, de Yann Arthus – Bertrand Na sessão de abertura das Comemorações, o Diretor da ESEP, Luis Miguel Cardoso, efetuou uma avaliação do ano letivo 2012/2013 e salientou as novas propostas formativas para o próximo ano letivo, destacando ainda a relevância das publicações que foram apresentadas. A Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Adelaide Teixeira, evidenciou a importância da ESEP-IPP para a região, tendo o Presidente da Associação de Estudantes mostrado a total disponibilidade da Associação para trabalhar com a Direção da Escola. A Presidente da Área Científica de Língua e Literatura Portuguesa, Teresa Mendes, apresentou o novo número da revista Aprender, dedicado à Literatura Infantil, e o Ebook que inclui as comunicações do I Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea, realizado na ESEP. A sessão foi encerrada pelo Senhor Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, que felicitou a ESEP pelo seu aniversário.

Portal 95 - Boletim informativo do Instituto Politécnico de Portalegre  
Portal 95 - Boletim informativo do Instituto Politécnico de Portalegre  
Advertisement