Notícias Magazine | Um lenço que é muito mais que um lenço

Page 1

ID: 76981675

aalmue afiq

30-09-2018

Meio: Imprensa

Pág: 6

País: Portugal

Cores: Cor

Period.: Semanal

Área: 20,50 x 26,00 cm²

Âmbito: Interesse Geral

Corte: 1 de 1

OBJETOS POR

Pedro Emanuel Santos

Uni lenço e émoito qu mais do que um lenço A Parfois lançou urna campanha que pretende combater o estigma das mulheres que perdem o cabelo por fazer tratamentos de quimioterapia. E ajudar a ganhar a luta de muitos contra o cancro. A ideia é solidária e foi lançada pela Parfois, marca portuguesa de acessórios femininos, para apoiar o Instituto Português de Oncologia (IPO). O objetivo é que a 19 de outubro todos usem um lenço na cabeça. Não um lenço qualquer, mas um que lembre que há mulheres com cancro da mama que atravessam momentos delicados e precisam de um gesto forte que lhes demonstre apoio. E que há uma doença que pode deixar marcas - físicas e na autoestima - em quem bravamente a combate. O projeto chama-se "Butterfly Effect" (Efeito Borboleta), a teoria científica que garante que um pequeno gesto pode ter um grande impacto global. Quem nunca ouviu que o bater de asas de uma borboleta no Japão é razão para uma tempestade do outro lado do planeta? Foi pensado pela Parfois para apoiar o IPO, que irá receber100% das receitas conseguidas com a campanha, as quais serão depois distribuídas pelas delegações de Lisboa, do Porto e de Coimbra. E tem como contexto o Dia Mundial do Cancro da Mama, que se assinala, precisamente, no dia19. Os lenços podem ser comprados já a partir de amanhã, dia 1, em qualquer loja da Parfois - e são dezenas, de norte a sul ou através do site www.butterfiyeffect.pt. Há dois modelos, ambos com padrões coloridos, com °preço de19,90 e de 9,90 euros, dependendo do tecido. "Um pequeno gesto pode ter um grande impacto. E o uso generalizado de um lenço na cabeça é uma demonstração incrível de empatia e de solidariedade, uma forma de combater os estigmas com que muitas vezes as mulheres com cancro da mama se debatem", define

Há dois modelos, ambos com padrões coloridos. Os preços, 19.90 ou 9.90 euros, dependem do tecido

Susana Coerver, diretora de marketing da Parfois. Tais estigmas prendem-se com a consequência mais visível exteriormente para os doentes com cancro que enfrentam o tratamento de quimioterapia: aqueda do cabelo. O uso de lenços pelas mulheres foi das formas desde sempre por elas encontradas para contornar um período em que o diálogo como próprio corpo por vezes atinge picos dificeis de lidar. Em que olhar o espelho pode ser tarefa ingrata e sair à rua tortura motivada pelo receio do alcance de olhares alheios. O ideal é que sejam finos, de materiais como seda, cetim ou algodão, que protejam do frio e não causem transpiração em dias demais calor. Finos, mas resistentes, que não escorreguem da cabeça com facilidade mas também não a comprimam. E com tamanho suficiente para que possam ser utilizados de várias formas e combinações, para que não se tornem monotónos. Laranja Pontes, presidente do Conselho de Administração do IPO-Porto, acredita que "iniciativas interessantes" como a lançada pela Parfois "fazem a alegria de minorar o impacto transitório nas mulheres com cancro da mama". Esse tipo de tumor é, de longe, o que mais afeta o sexo feminino: 29% dos casos, segundo dados do Registo Oncológico Regional do Norte (Roreno). Seguem-se os do cólon (10,1%), da tiróide (8,2%) e do estômago (7,1%). E outubro é mês de o lembrar, com inúmeras iniciativas de sensiblização para esta e outras causas. Dia 4, quinta-feira, o IPO realiza uma gala solidária, no Coliseu do Porto, que vai homenagear postumamente Zé Pedro, dos Xutos & Pontapés.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.