Page 1

brasília, 08 de julho a 14 de julho de 2018 – edição 2419

Anunciando e praticando o amor de Deus

www.ipn.org.br/mv


Método Evangelístico de Jesus Cristo - João 4.1-26 Rev. Waldemar Nabarrete

Esta é a narrativa entre Jesus e a mulher samaritana. O objetivo deste texto não é estruturar um método evangelístico, mas sim destacar algumas marcas verificadas a partir do diálogo que mudou a história de uma cidade. Da mesma forma, Nova Ponte, MG, será impactada com as boas novas anunciadas pelos nossos missionários nas próximas semanas. Utilizemos dessas características quando de uma abordagem evangelística, pois Jesus conhece a psiquê humana em toda plenitude. 1 – Jesus Cristo aproveitou a oportunidade. Sentado junto à fonte, Jesus aproveita a oportunidade e pede água à samaritana. Ele foi intencional. Ele não pediu um sinal que indicasse a vontade de Deus para a evangelização da mulher. O reino está sendo implantado, portanto “pregue a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. ” 2 Tm. 2 – Jesus ganha a simpatia. Alguns estudiosos dizem que vínculos emocionais são melhores construídos diante de necessidades comuns. A necessidade comum entre ambos era a água. Jesus, inclusive, colocou-se em posição inferior ao pedir água. O vínculo fora criado. Crie vínculos e não se coloque em posição superior com o próximo, principalmente ao anunciar as boas-novas. 3 – Jesus não foi preconceituoso. À época, o contato de judeus com samaritanos era considerado pelos religiosos como impuro. Jesus quebra todos os protocolos culturais da época. Ele rompe com os preconceitos ao conversar com uma mulher samaritana. O evangelho é para todo tipo de pessoa. 4 – Jesus desperta a curiosidade v. 10. Ele desperta a curiosidade da mulher para uma perspectiva de vida além do que ela imaginava. É como se ele dissesse: Eu tenho uma mensagem do próprio Deus que vai trazer sentido existencial à sua vida. Se você soubesse desse presente de Deus, você o pediria imediatamente. 5 – Jesus oferece uma sublime perspectiva de vida (vs 13 e 14). Jesus não oferece o evangelho da prosperidade que falsamente promete riquezas materiais ou inexistências de enfermidades. Jesus oferece

vida plena e abundante Jo 10.10. Ele apresenta uma perspectiva da transformação daquele que beber da água viva. O seu mundo de caos e sequidão se transformará em uma fonte que jorra para a eternidade. É ser uma nova criatura com nova identidade. De condenado à morte, à vida eterna. É ser livre do cativeiro de satanás. É fazer parte do reino e ter acesso ao trono de Deus. É ser adotado, protegido e cuidado pelo Pai Todo-Poderoso. É nunca ser abandonado, mas selado para o dia da redenção. A samaritana, de desprezada, passou a ser geradora de vida (Jo 7.38) e instrumento de transformação à sua cidade. Muitas pessoas da cidade creram em Jesus por causa do testemunho da samaritana v.39. 6 – Jesus aponta para a graça v. 10. Jesus não diz que a salvação vem pelas obras, ou através de sacrifícios, ou pelo cumprimento de lei e rituais. É dom de Deus, ou seja, um presente. É de graça, não precisa pagar. 7 – Jesus fala da necessidade de arrependimento vs 16 a 19. Ele em nenhum momento a acusa. Porém, aponta para o seu pecado e da necessidade de arrependimento e mudança de vida. O seu ídolo foi revelado. Esta mulher buscava a realização, segurança e redenção em seus 5 ex-maridos e já estava no sexto. 8 – Jesus mantém o foco no que é mais importante. Com o pecado da samaritana exposto, o verso 20 dá a impressão de que a mulher muda de assunto. Jesus redireciona a conversa para o que é realmente importante. Não se perde em discussões teológicas ou assuntos sem propósitos eternos. 9 – Jesus deu dignidade à mulher. Aquela que era desprezada pela sociedade estava sendo ouvida pelo todo-poderoso. A sociedade não queria ouvi-la, mas o Rei do Universo, em sua misericórdia, a permitiu falar. Jesus deu toda atenção. 10 – Jesus se revela como a verdade que salva vs 25 e 26. Jesus encerra a conversa com a mulher samaritana se apresentando como o Messias esperado. Toda conversa que se tenha o propósito de anunciar as boas novas deve apontar para Jesus Cristo como o único e verdadeiro caminho para o Pai.

IPN 2018 - O Ano do Serviço


Liturgias manHÃ

noiTe

» Prelúdio » Saudação » Oração » Cânticos - Desde os confins da terra / Deus do meu louvor. » Oração » Entrega de Dízimos e Ofertas Hino nº 52 - Glória e Celebração » Oração de Gratidão » Mensagem – Rev. Francisco Costa » Batismo Infantil » Oração pelas famílias » Bênção » Pastorais » Momento EBD » Poslúdio.

» Processional » Prelúlio Instrumental » Saudação » Coro IPN » Leitura Bíblica: Salmos 32 » Oração Silenciosa » Oração » Cânticos de Louvor: Ajuntamento / Em todo o tempo / Teu chamado me atraiu » Oração » Entrega de Dízimos e Ofertas Hino Nº 318 – Ceifeiros do Senhor » Saída das Crianças » Coro IPN » Mensagem - Rev. Obedes Jr. » Coro IPN » Missionários Voluntários - Envio » Santa Ceia – Pão e Vinho Cântico - Meu respirar. Hino n.º 266 – Rude Cruz » Oração e Bênção » Amém Tríplice » Pastorais » Poslúdio Instrumental

pergunTa 10. Como criou Deus o homem? RESPOSTA. Deus criou o homem macho e fêmea, conforme a sua própria imagem, em conhecimento, retidão e santidade com domínio sobre as criaturas. referência: gn 1.27-28; Cl 3.10; ef 4.24; rm 2.14-15; Sl 86-8.

IPN 2018 - O Ano do Serviço


JunTa DiaConal parabÉnS JunTa DiaConal ipn! "Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus." (1 Timóteo 3:13 ARA). 09 de Julho, dia do Diácono, único ofício com promessa.

COMUNICADO baTiSmo infanTil Hoje será recebido como membro não comungante pelo batismo infantil, Victor busato alves e Silva, filho dos irmãos Alberto Silva Santos e Aline Cristina Alves.

férias pastorais

Rev. Walter Mello

22/06 a 11/07

Rev. Marco Antônio

01/07 a 10/07

Rev. Marcos Alexandre

05/07 a 23/07

ADORAÇÃO Victor Busato Alves e Silva 07/12/2017

naSCimenToS Nasceu no dia 30/06, bruno ferreira lopes, filho dos irmãos Luiz Henrique Ramos Lopes e Alessandra Lemes Ferreira e dia 05/07, Helena gomes esteves, filha dos irmãos Emerson Esteves da Silva e Paula Maria Gomes. Parabenizamos as famílias pelas dádivas recebidas.

Bruno Ferreira Lopes Helena Gomes Esteves 30/06/2018. 05/07/2018

Coro ipn No mês de agosto, o Coro IPN completará 58 anos! E por esse motivo, convidamos todos os ex-coristas a participarem conosco deste momento de comunhão e alegria. Venham aos ensaios da Cantata Experiência com Deus. Todas as quartasfeiras, às 20h. Coordenação e regência de Simone Moraes. ouça oS louVoreS Da naCional Agora os louvores da nossa igreja também estão, para a sua edificação espiritual, no Aplicativo DEEZER, além do SPOTFY. Lá você encontrará parcela significativa do repertório IPN, ouvindo as gravações originais dos cânticos que entoamos em nossos cultos dominicais. Cante e louve ao Senhor!

IPN 2018 - O Ano do Serviço


ENSINO

apliCaTiVo ipn CHegaram maiS noViDaDeS!! Nosso AppN está cada dia melhor! Chegaram essa semana os serviços Aniversariantes e Enquetes. Se você é membro, faça login com seu e-mail e aproveite todas as funcionalidades disponíveis.

eSCola bíbliCa DominiCal - ebD A EBD de Inverno inicia em 15 de julho, abordando os Profetas Menores. Aguarde e participe. o poVo Da bíblia SagraDa Está no nosso DNA espiritual o amor e a leitura da Palavra de Deus. Programe-se para ler a Bíblia toda em 2018 ou pelo menos começar a leitura em 3 anos, de toda a Escritura. Utilize os Planos de Leitura Bíblica da IPN indicados no boletim dominical, no Aplicativo IPN ou qualquer outro que julgar mais conveniente. Leia a Bíblia. palaVra & oraçÃo Informamos que o estudo da CARTA DE TIAGO, estará suspenso durante o mês de julho, retornando na primeira quarta de agosto, dia 01/08.

SERVIÇO ponTe SoCial ipn paDrinHoS & maDrinHaS buSQuem lembranCinHa São cerca de 250 crianças ainda esperando um padrinho ou madrinha em Santa Luz, Piauí. Lembre-se dos pobres, abra seu coração e cumpra com alegria o Grande Mandamento. Participe desse esforço missionário e social da sua Igreja, de transformar toda uma cidade para a glória de Deus. Mais informações com a nossa equipe no estande, em www.ipn.org.br/ pontesocial ou com Rosa Helena (996035508). Padrinhos & Madrinhas, por favor passem no estande e peguem sua lembrancinha.

pagamenToS De DeSpeSaS Nossa igreja conta com acurada verificação de todos os movimentos financeiros, através da Comissão de Exames de Contas. Portanto, informamos que os pagamentos aos ministérios da IPN somente poderão ser realizados, mediante apresentação de nota ou cupom fiscal, com o CNPJ da IPN e assinatura do solicitante na requisição.

EVANGELISMO miSSionárioS VolunTárioS 2018 baZar mV Nossas doações pro Bazar são até hoje! Contribua com roupas, calçados e brinquedos em boa condições que possam ajudar nossos irmãos em Nova Ponte! CulTo De enVio Hoje, no culto vespertino enviaremos nossos Missionários Voluntários para Nova Ponte! Venha louvar e pedir a Deus por mais um MV abençoado ÚlTimo TreinamenTo mV Nossos treinamentos se encerram nesta segunda às 19h. Sua presença é indispensável! Saída ônibus mV O ônibus para Nova Ponte sairá dia 13/07, sexta feira, às 21h da IPN. Faça sua checklist no nosso Manual e seja pontual!

IPN 2018 - O Ano do Serviço


Aniversariantes da Semana

Domingo - 08/07/2018 Diego Eugenio Leal e Costa Bittencourt Enoch Santos Nicolle Rodrigues Herr da Silveira Sérgio Martins da Silva

Quinta-feira - 12/07/2018 Karla de Souza Araújo Emerick Mônica Araújo Moreira

Segunda-feira - 09/07/2018 Eduardo Hübner Ferreira Lucchesi (MINi) Elisa Rosa Fumo Manhiça ( Marromeu - Moçambique) Francisca de Fátima Fernandes Lívia Dounis Vinchon Pereira Mariza Fernandes Amaral Terça-feira - 10/07/2018 Ana Socorro de Moura Antonio de Pádua Borges Deborah Rezende Sabino Côrte Dc. Frederico Carneiro Horst Quarta-feira - 11/07/2018 Carmen Cecília P. Xavier Pinto Jorge Lima Feitosa Maria Heriberta da Rocha Jacinto Neuza Lopes Araújo Faria Victor Nogueira da Nova Bonato (UPA)

Sexta-feira - 13/07/2018 Bruna Caroline Véras de Carvalho Fernando Leme Franco Janete (esposa Rev. Luiz Otávio Nogueira Gomes - Panamá) Job Xavier Pinto Míria Cardoso Paes Rose Sandra de Miranda Monteiro Sábado - 14/07/2018 Danúbia Souto de Faria Costa Gabriel Jesus Roriz Honorio de Almeida (MINi) João Borges Salgado (MINi) Julia Borges Salgado (MINi) Larissa Oliveira Pires Luciana Ramos Ribeiro Maria Adele Fernandes do Valle Maria Augusta Caixeta Calazans Osvaldo Sampaio Netto Paulo de Tarso Vidigal Simões Rodney Antonio Gonçalves Sara Parreira de Faria Urbano Gravata Gil Duarte (marido de Maria Lúcia - Dondo - Moçambique)

QUERIDO ANIVERSARIANTE! Comemore seu aniversário com gratidão e alegria, desde as primeiras horas da manhã. Venha apresentar sua gratidão a Deus por MAIS UM ANO DE VIDA. Traga sua família e participe conosco. O Grupo de Oração se reúne de segunda a sexta-feira de 7h30/8h30, e aos sábados e feriados de 8h30/9h30.

Aniversários de Casamento

Domingo - 08/07/2018 Dc. Ronaldo Pereira Machado e Márcia Fernandes C. Machado José Alberto Cardoso e Sonia Maia Cardoso Davi Pereira de Freitas e Alzira Maria Santos Pereira de Freitas

Quarta-feira - 11/07/2018 David Rodrigues e Amália Marlene de Oliveira Rodrigues Gessé e Iolanda (Cidade do Cabo - África do Sul) Quinta-feira - 12/07/2018 Orlando Costa e Ana Maria de Castro Carneiro Costa (AMIDE) Kades Côrte e Adelaide Ramos e Côrte Pb. José Cássio Fróes de Moraes e Leila Rezende de Moraes

Segunda-feira - 09/07/2018 Pb. Benedito Ramon Machado e Heloisa Oliveira Machado Alex Xavier da Silva e Laira Nunes Ferreira da Silva Sexta-feira - 13/07/2018 Sem. Davi Medeiros de Sousa e Layla Ribeiro da Cunha André Coelho da Silva e Cléia Adriana da Rocha Coelho Medeiros de Sousa Armando e Cacilda Fumo (Maputo - Moçambique) Sábado- 14/07/2018 Dc. Pedro Henrique Moraes Almeida e Megle Caetano Cunha Moraes

Famílias de Oração

família ipn

família ipn

Dc. Frederico Carneiro Horst, esposa Carla e filhas Carolina e Camila

Dc. Augusto José Honorio de Almeida, esposa Patrícia e filhos Giulia e Gabriel

IPN 2018 - O Ano do Serviço

família MISSIONÁRIA Geraldo e Gláucia Batista Neto Bolívia


Escalas Domingo MINISTÉRIO INFANTIL berçário maTuTino Esdras Rafael, Eliane Xavier, Jamile Cruzeiro, Aline Rocha, Vanessa Santos e Jade Abreu berçário noTurno Tâmara, Júlia Caetano, Raquel Rédua e Amanda Gonçalves CulTo infanTil (3 e 4 anos) –Yasmin Costa, Elisangela Costa e Pedro Martins (5 a 7 anos) – Ana Flávia, Yasmin e Mariana (8 a 10 anos) – Carol Aucélio e Luísa Feitosa

HINOS

DIÁCONOS

LITURGIA NOITE

manHÃ Piano: Cecília Finotti Regência: Glênia Rosa

08/07 Alberto, Allan, André N., André S., Augusto, Bruno, Conrado, João Dias. multimídia: Eq. Multimídia

Pastores (Santa Ceia)

noiTe Piano: Milena Almenara Regência: Moisés Santos

15/07 Cleiton, Daniel, Danilo, Denis, Diego, Frederico, Igor e Márcio D. multimídia: Eq. Multimídia

Hoje

próximo Domingo:

Pb. Walter Eustáquio

Semana Dom 08

Seg 09

Ter 10

Qua 11

Projeto ANA SAF

Sérgio Mota

Pb. Wolmer Horst

Qui 12

Sex 13

Sab 14

Junta Diaconal DaniloMatias

Pb. Lúcio Mafra

DIREÇÃO DA REUNIÃO DE ORAÇÃO Pb. Eber Rose

Pb. Osvaldo Sampaio

ORAÇÃO VERDE & AMARELA Quarta-feira, 11/07, às 18h. Escala: Cleonice Jardim CULTO PALAVRA E ORAÇÃO Esperamos você todas as quartas-feiras, às 19h, no Auditório. LEITURA BÍBLICA Js 03

Js 04

Js 05

Js 06

Js 07

Js 08

Js 09

CORRENTE DE ORAÇÃO Se você tem um PEDIDO URGENTE, ligue para: Sra. Hennalva: (3443-9415/99282-9702) Sra. Cássia: (3345-7084/98162-5223) Sr. Kleber e Sra. Dalva: (3340-4798/98400-0544) Se você está ou conhece alguém que esteja enfermo, ligue para: Pb. Amaro (99978-0299) Importante: Você pode também enviar seu pedido de oração pelo Aplicativo IPN. Experimente! IPN 2018 - O Ano do Serviço


Baixe o AppN em uma dessas plataformas e acesse o Boletim Nacional em seu smartphone!

progr amaç Ão

Hor ário

Cultos Dominicais*

09h30 e 19h

Escola Bíblica Dominical*

10h45

Projeto ANA (Mulheres Orando Pelos Filhos)

Domingo, 9h-9h20 e 18h30-18h50

Reuniões de Oração

Segunda a Sexta, 07h30 | 4a. feira, 18h | Sábados e Feriados, 08h30 * ao vivo em ‘Cultos e Vídeos’ pela Aplicativo IPN)

I PN – C npJ 0 0 .0 9 6 .3 8 8 / 0 0 01 -7 6 D í z i m o s e O f e r t a s : BB – AG. 3478-9 – c /c 1 4 0 . 1 5 9 - 9 M issõ es - CE M /I PN : BB – AG. 2883- 5 – c /c 4 2 2 . 5 2 5 - 2 O fer tas d a Co n st r u ç ã o : BB – AG. 1004- 9 – c /c 4 0 . 1 6 0 - 9

PASTOR TITULAR reV. obeDeS ferreira Da CunHa Junior obedesjr@ipn.org.br - 99259-1428

PASTORES AUXILIARES reV. franCiSCo CoSTa neTo francisco.neto@ipn.org.br (11) 98278-0206

reV. marCo baumgraTZ marco@ipn.org.br 98221-0607

reV. marCoS alexanDre faria marcosalexandre@brturbo.com.br 99976-3689

reV. Solani Tiago moranDin morandinn@gmail.com 99348-6050

reV. WalDemar nabarreTe Jr. nabarret@hotmail.com 98300-1697

reV. WalTer pereira De mello walterdemello@uol.com.br 98415-6626

PASTORES JUBILADOS reV. geralDo ferreira Da SilVa geraldo.ferreira@brturbo.com.br 99985-3521

reV. SilaS ináCio ramoS silas@corte.com.br 99961-0605

CONGREGAÇÕES E PARCERIAS MISSIONÁRIAS bom JeSuS Piauí

ipn.org.br

iTapoà Distrito Federal

secretaria@ipn.org.br

monTeS ClaroS Goiás

(61) 9 9696-0378

pirenÓpoliS Goiás

facebook.ipn.org.br

aViSoS para o boleTim

Todos os avisos e informações para o boletim devem ser encaminhados para www.ipn.org.br/criativa até 17h de quarta-feira.

ENDEREÇO SG A S 906 Co nj u nto A B l o co 1 70390- 06 0 – B ra síl ia , DF Te l. : + 5 5 6 1 3 2 4 4 - 4 0 4 9

EXPEDIENTE DA SECRETARIA 2ª feira - 8h às 12h - 13 às 17h 3ª a 6ª feira – 8h às 12h - 13h às 18h

SanTa luZ Piauí

amigosnador.com.br

Boletim Nacional 08 de julho de 2018  

Boletim Informativo da Igreja Presbiteriana Nacional

Boletim Nacional 08 de julho de 2018  

Boletim Informativo da Igreja Presbiteriana Nacional

Advertisement