Introdução a Mente

Page 40

mesmo contínuo da percepção visual tanto quanto qualquer compreensão conceitual resultante são induzidas pela força desta percepção inicial.11 Uma percepção mental válida* é definida como uma cognição não aperceptiva fresca e infalível, livre de coneitualidade que surge na dependência do órgão mental com sua condição dominante. Como com a percepção sensorial válida a definição característica de percepção mental válida são similares com aquelas correspondentes percepções verdadeiras com a adição das qualidades de frescor e infalibilidade. Do mesmo modo existe a divisão sêxtupla em percepção mental válida de formas visuais, sonoras, olfativas, gustativas, táteis e objetos mentais puramente. Exemplos destas mentes, todavia, são encontradas, somente, nas mentes dos Aryas. Para seres ordinários percepções mentais verdadeiras serão sempre desatentas. Um exemplo seria o momento inicial de consciência elevada de um Arya sobre a mente de outra pessoa. Uma cognição aperceptiva válida* é definida como uma percepção fresca e infalível possuindo o aspecto de uma apreensão e sendo livre de conceitualidade. Podemos distinguir duas formas: experiência aperceptiva válida de cognição sensorial e experiência aperceptiva válida de cognição mental. Como anteriormente, um exemplo seria a experiência aperceptiva inicial de algum estágio de cognição, a qual é capaz de induzir a uma certeza subseqüente e convicção sobre o seu objeto. Finalmente, uma percepção contemplativa* é definida como uma cognição não aperceptiva , fresca e infalível na mente de um Arya que é livre de conceitualidade e surge na dependência da concentração unificada da tranqüilidade mental e do insight penetrativo com sua condição dominante. As várias divisões são feitas, como com a percepção contemplativa verdadeira, de acordo com os diferentes objetos percebidos. Um exemplo seria uma compreensão inicial da vacuidade da pessoa em um Arya. No caso de percepções sensorial, mental e aperceptiva existem estados mentais subseqüentes e desatentos, em adição aos estados mentais válidos que temos descritos aqui. Mas para percepções contemplativas, embora existam estados subseqüentes, é impossível um estado desatento porque todas as percepções contemplativas necessariamente compreendem qualquer coisa que apareça para ela. A natureza das percepções subseqüentes e desatentas não será detalhada aqui mas no capítulo seguinte. II. CONCEPÇÃO VÁLIDA (INFERENCIA) Em contraste com uma compreensão perceptiva válida de um objeto que ocorre em uma experiência imediata, uma compreensão conceitual válida realiza diretamente a base lógica e raciocínio corretos para sua ocorrência. Dentre todas as concepções, somente um estado inicial de compreensão inferencial gerada com uma base de raciocínio perfeito é considerada uma concepção válida. Este estado mental conhecido como inferência válida* é definido como uma concepção cognitiva recente e infalível que surge na dependência 11

Este se refere ao fato que qualquer percepção inicial de uma rosa particular pode fazer surgir a sua própria série de percepções subseqüentes e concepções de algo particular. Temos de uma rosa esta vida como base para todas as percepções e concepções de rosas.

40


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.