Page 1

Série Vivendo Além de Nós Mesmos O Cântico de Moisés Parte II Cantando a Liderança do Senhor Êxodo 15:13 INTRODUÇÃO Após cantar o seu relacionamento pessoal com Deus ao dizer: O Senhor é o meu Deus; Moisés começa a cantar o poder e os atos triunfantes de Deus. No louvor algumas coisas são cantadas: - Cantamos declarando quem Deus é; - Cantamos insentivando a igreja a reconhecer quem ela é – comunhão - Cantamos falando do que Deus faz; Moisés faz isso. Ele começa a dizer o que Deus fez e o que Deus é: Vr. 3 “O Senhor é homem de Guerra…” Vr. 6 “A tua destra, óh Senhor, é gloriosa em poder…” Vr. 7 “Na grandeza de tua excelência, derribas os que se levantam contra ti…” Vr. 8 “Com o refolgar de suas narinas amontoas as águas…” E aí Moisés faz uma conclusão maravilhosa. Vr. 11 “…quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em santidade, terrível em feitos gloriosos?...” E aí, no versículo 13, depois de falar do poder e grandeza de Deus, Moisés traz novamente declarações do relacionamento pessoal com o Senhor. Aqui Moisés usa uma figura bem conhecida. A figura do pastor. Ele mesmo tinha sido chamado por Deus quando “apassentava o rebanho de Jetro, seu sogro” (Ec. 3.1). É a mesma expressão: Em Ex. 3.1 nos diz: “… levando (guiando) o rebanho para o lado occidental do deserto…” E aqui em Ex. 15.13 Moisés fala de Deus: “A tua beneficiência nos guiaste… e com a tua força o levaste para a habitação da sua santidade.” Estas expressões nos reportam ao que Jesus disse em João 10 sobre a relação do pastor e o seu rebanho: Vr. 3-2 “Aquele, porém, que entra pela porta este é o pastor das ovelhas. Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora.” Vr. 11 “Eu sou o bom pastor, o bom pastor dá a vida por suas ovelhas.” Aplicação

1


Série Vivendo Além de Nós Mesmos Só podemos cantar ao Senhor diariamente quando temos a consciência de que Ele tem nos guiado. Quando se perde o referencial cristão – a presença de Deus – se perde a razão da alegria e o motivo do louvor. Pergunta: Você tem sido guiado por Deus? Você tem conseguido ver a mão de Deus te guiando? Salmo 19.3-4 diz: “Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz…” Você tem conseguido ouvir o silêncio gritante de Deus em meio ao caos da humanidade? Salmo 124.1 “Não fosse o Senhor que esteve ao nosso lado, Israel que o diga.” Atenção Você tem conseguido ver que o fato de você não estar muito pior do que você está; e o fato de você estar muito melhor do que você deveria está, é uma manifestação clara da graça de Deus? Mais uma vez eu pergunto: Você tem sido guiado por Deus? Você tem conseguido ver a mão de Deus te guiando? Mais do que ser guiado por Deus é ter Deus em nós. O Espírito Santo habita em nós É maravilhoso quando a gente sente paz no coração para saber que o Senhor está nos guiando. E é maravilhoso também quando após passarmos um momento de tensão, lutas, decisões, medos e definições na vida olhamos para trás e vemos como o Senhor nos guiou. Foi isso que aconteceu com Moisés, e ele cantou essa orientação divina em sua vida. Eles haviam sido libertos dos egípcios. E dois momentos cruciais aconteceram nesta libertação que fizeram com que Moisés cantasse a liderança de Deus: (1) A saída do Egito – Ex. 12.29-33 Foi uma saída esperada, mas ao mesmo tempo abrupta. Eles saíram de madrugada. E os egípcios “apertavam com eles” para que deixassem o país.

2


Série Vivendo Além de Nós Mesmos Não havia tempo para fazer mapa e definir qual a melhor rota a seguir. Eles simplesmente precisavam sair. Aplicação Quando você estiver nos maiores perigos de sua vida, você experimentará do cuidado e liderança de Deus. Você ouvirá: Este é o caminho, andai pore le. Você sabia que havia um caminho mais curto para a terra prometida? Veja o mapa. E porque Deus não os levou por este caminho? Veja ainda Êxodo 13. 17-18 (a) O caminho seguro não é o caminho mais curto e sim o caminho de Deus; (b) O caminho mais curto pode esconder um perigo maior; (c) No caminho de Deus a gente se alinha com Deus – “arregimentados” (2) A travessia do Mar Vermelho – Êxodo 14. 10 Parece estranho que Deus tenha liderado o povo em direção ao mar. Mas Ele o fez para que o povo pudesse experimentar da bondade do Senhor. Atenção Todas as vezes que Deus te liderar para o mar lembre-se, Ele te fará experimentar de Sua bondade. Porque Deus abriu o mar vermelho? Algumas respostas: Para ser glorificado na destruição dos egípcios - 14.4 – Os egípcios não iriam desistir do povo de Israel Era o único caminho “seguro”, por incrível que pareça Cantando a Liderança do Senhor 1) Cantamos ao Deus poderoso e bondoso “Com a tua beneficiência guiaste”- O Deus poderoso para vencer os inimigos é o Deus bondoso e benigno para liderar Seu povo. Se você fosse para a Guerra que tipo de general você gostaria para te liderar? Para mim, ele precisaria ser poderoso para vencer os inimigos, mas bondoso para cuidar de mim. Um general que é poderoso mas não é bondoso, se torna um tirano. Já um general que é bondoso, mas não é poderoso se torna um fracassoo na Guerra.

3


Série Vivendo Além de Nós Mesmos Esse é o quadro pintado por Moisés a respeito do Senhor. Ele é poderoso para vencer os inimigos e bondoso para cuidar de nós. Isaías 40:10-11 – Poderoso e bondoso “Eis que o Senhor Deus virá com poder; e o seu braço dominará; eis que o seu galardão está com ele, e diante dele, a sua recompensa. Como pastor, apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos e os levará no seio; as que amamentam ele guiará mansamente.” Veja o contraste desses dois versos: O Senhor virá com poder e o seu braço dominará X nos seus braços recolherá os cordeirinhos. O quadro pintado sobre o Senher é o quadro de um Deus poderoso. Como Deus poderoso, Ele vence e recompensa àqueles que acreditaram nele. Como bondoso, Ele pastoreia e nutre cada um nas suas mais íntimas necessidades. Entre os fracos Ele conhece os mais quebrantados e os apascenta com cuidado pessoal. O quadro pintado sobre seu povo é o quadro de pessoas gratas (cordeirinhos). Nós somos tão fracos que é necessário todo o Seu poder para nos sustentar. Daí Deus dizer para Paulo : “O meu poder se aperfeiçoa em sua fraqueza” e Paulo responder: “Quando sou fraco, aí é que sou forte.” (2) Cantamos nossa confiança no futuro baseada na libertação do passado – Veja a expressão: “… Com a tua força o levaste a habitação de tua santidade.” Veja os tempos dos verbos: Guiaste e salvaste (passado) nos fazendo olhar para a habitação da santidade de Deus no futuro. A libertação aqui e agora e o cuidado no presente são pequenas demonstrações do que nos espera no porvir. Salmo 23.2 “… leva-me para junto das águas de descanso” João 10:7-8 “… Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim sera salvo; entrará, sairá, e achará pastagem.”

4


Série Vivendo Além de Nós Mesmos "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará". Salmos 91.1. Hebreus fala desse descanso de Deus: 4.3 nos diz: “Nós, porém, que cremos, entramos no descanso…” E mais 4:9 “Portanto, resta um repouso para o povo de Deus.” Apocalipse diz que um dia descansaremos de todas as nossas obras, certamente porque habitaremos na santidade de Deus. Deus nos envolverá. Teremos o Senhor Jesus conosco e adoraremos o Senhor para todo o sempre. CONCLUSÃO Só em Jesus encontramos um verdadeiro e eterno descanso para as nossas almas. N´Ele temos um jugo suave e um fardo leve: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve" Mateus 11.28. E somente em Jesus podemos cantar a verdadeira libertação do Senhor, pois “se o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”.

5

Estudo 6 - O Cantico de Moises - Parte 2  

Vr. 3-2 “Aquele, porém, que entra pela porta este é o pastor das ovelhas. Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama p...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you