Page 1

Informativo Periódico semanal da Igreja Presbiteriana do Brasil em Vicente Pires 18 de abril de 2010

HISTÓRIA DA CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER A Confissão de Fé de Westminster é a principal declaração doutrinária adotada oficialmente pela Igreja Presbiteriana do Brasil. Ela foi um dos documentos aprovados pela Assembléia de Westminster (1643-1649), convocada pelo Parlamento inglês para elaborar novos padrões doutrinários, litúrgicos e administrativos para a Igreja da Inglaterra. Para se entender as circunstâncias da formulação desse importante documento, é preciso relembrar a história da Reforma Inglesa. Carlos I reinou de 1625 a 1649. Seu principal conselheiro era William Laud, arcebispo de Cantuária, um adepto da teologia arminiana e da uniformidade religiosa. Em 1637, Carlos I e Laud tentaram fazer com que os presbiterianos da Escócia se submetessem ao governo e culto da Igreja da Inglaterra, com seu sistema episcopal (bispos e arcebispos). No ano seguinte, os escoceses assinaram um Pacto Nacional no qual se comprometiam a defender o presbiterianismo e entraram em guerra contra o rei. Carlos precisava de mais homens e dinheiro para lutar contra os escoceses e assim foi forçado a convocar a eleição de um Parlamento. Para seu horror, os ingleses elegeram um Parlamento puritano. Ele rapidamente dissolveu o parlamento e convocou nova eleição, que resultou em uma maioria puritana ainda mais expressiva. O rei tentou novamente tentou dissolver o Parlamento, que entrou em guerra contra ele. Estava iniciada a guerra civil inglesa. Entre outras coisas, esse Parlamento puritano voltou sua atenção para a questão religiosa. Há 75 anos os puritanos vinham insistindo que a Igreja da Inglaterra tivesse uma forma de governo, doutrinas e culto mais puros. Assim sendo, o Parlamento convocou a “Assembléia de Teólogos de Westminster”, que ficou composta de 121 dos ministros mais capazes da Inglaterra, além de 20 membros da Câmara dos Comuns e 10 membros da Câmara dos Lordes. Todos os ministros, exceto dois, eram da Igreja da Inglaterra. Praticamente todos eles eram puritanos, calvinistas. Infelizmente, não havia unanimidade entre eles quanto à forma de governo: a maioria era composta de presbiterianos, muitos eram partidários da forma congregacional e alguns defendiam o episcopalismo. Os debates mais longos e acalorados foram travados nessa área. A Assembléia de Westminster iniciou seus trabalhos na Abadia de Westminster, em Londres, no dia 1° de julho de 1643, e continuou em atividade durante cinco anos e meio. Nesse período, houve 1163 reuniões do plenário e centenas de reuniões de comissões e subcomissões. Fonte: www. mackenzie.com.br/7060.html (com adaptações)


Amados irmãos, A IPB Vicente Pires está atualizando os e-mails dos irmãos. Precisamos do endereço de e-mail atual de cada um de vocês, para realizarmos o projeto de interatividade do boletim, e também para iniciarmos o Projeto E-Mail, que formará uma grande teia de comunicação, em que estaremos constantemente informando os amados das programações da igreja, palavras de edificação, notícias missionárias e muitas outras informações importantes. Por isso, precisamos que você se envolva, e envie um e-mail para o endereço: boletimipbvp@gmail.com A sua participação determinará o sucesso destes projetos.

Missões

Entrevista

Oremos pela família de nosso irmão missionário Sérgio. Sua esposa e filha ficaram no Senegal e recentemente sua filhinha (5 anos) apresentou um inchaço no pé, ainda não diagnosticado. Oremos por sua cura e paz no coração dos pais. MISSÕES E A COPA Ainda sobre a Coréia do Norte, segundo o Fanzine Underground (de Portas Abertas), um grupo de cristãos brasileiros orou para que a seleção norte-coreana ficasse no grupo do Brasil. Bom, não apenas isso aconteceu, como o jogo de estréia daquela seleção será no mesmo local em que um grupo de 300 pessoas dos Atletas de Cristo estará presente para realizar uma ação de evangelismo em massa. Louvado seja o Senhor por Sua intervenção! Vamos interceder para que norte-coreanos sejam alcançados pelo evangelho.

Berçário

Continuamos recebendo a doação de um brinquedo ou qualquer quantia em dinheiro para que as crianças do berçário tenham mais materiais para utilizar. Procure a dona Clice. Agradecemos a quem já fez sua contribuição!

Conheça a sua Igreja! Essa coluna será um espaço para entrevistas de membros da IPBVP, principalmente os oficiais e lideranças.

IMPORTANTE: A equipe editorial do boletim está enviando os e-mails com as entrevistas para os irmãos. Respondam, para sempre termos novidade no nosso boletim. Você também pode participar Precisamos de você que é criativo, tem boas idéias, escreve bem, é poeta, ou tem alguma crítica ao Boletim para darmos continuidade às melhorias no Boletim. Procure o Pr. Rafael, ou o Pr. Wilson e compartilhe as suas idéias.

Escreva para os editores do boletim: boletimipbvp@gmail.com

Para melhor atendê-lo, precisamos saber a sua opinião.

Opinião A equipe editorial do nosso informativo semanal está preparando novas colunas, matérias, reportagens e quadros informativos. Uma dessas novidades será esta coluna: Opinião. Para isso, é de fundamental importância que você participe. Envolva-se! Hoje você pode responder aqui mesmo, e depois, destaque na linha pontilhada e entregue para um diácono ou pastor da igreja. Não esqueça de colocar o seu nome. A Coluna Opinião pergunta: Na sua Opinião, quais as caraterísticas de uma igreja que mais chamam a atenção de um jovem? E, o que é decisivo para a decisão de um jovem em tornar-se membro de uma igreja? Seu Nome: Resposta:

Atenção: Se você tem e-mail, escreva ele aqui:

Atenção

Ao entrar no Templo Projeto E-MAIL

Desligue o CELULAR e se ligue em

Deus

02

periódico semanal da igreja presbiteriana do brasil em vicente pires

periódico semanal da igreja presbiteriana do brasil em vicente pires

03


Sábado que vem é o Dia Mundial do Trabalhador

Avisos

VIGíLIA DE oração A próxima vigília será no dia 14 de Maio. Programe-se e participe.

Encontro de líderes No próximo dia 15 de maio será realizado o 1º Encontro de Líderes da IPBVP do ano 2010. Guarde esta data na sua agenda, será um sábado, estaremos reunidos a partir das 8h30.

Dia do jovem presbiteriano Está chegando o dia do Jovem Presbiteriano. Venha celebrar conosco.

Sábado Legal O próximo Sábado Legal será dia 22 de maio. Envolva-se e saiba a melhor forma de colaborar e abençoar as crianças de nossa igreja.

Maiores informações no SITE www.cmo.org.br e nas próximas edições do Boletim IPBVP. Aguarde!

Pedidos de oração • Visita dos Oficiais na casa dos irmãos; • Reunião dos adolescentes; • Escola Dominical – Novos desafios e crescimento; • Pelo culto Doutrinário de quarta-feira; • Recuperação da irmã Lili; 04

IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL EM VICENTE PIRES Rua 12 - Chácara 148 - Lote 30 Vicente Pires - DF - Fone: 3597-5057 Fundada em 04 de Julho de 2003 Organizada em 05 de Julho de 2009 CONSELHO DA IPBVP Rev. Alaôr Alves da Silva - Presidente e Pr. Titular Fone: 8455-9312/3397-1526

Rev. Rafael Bitencourt - Pastor Auxiliar perezbitencourt@gmail.com - Fone: 9179-8625/3397-3264

Rev. Wilson Junior - Pastor Auxiliar wgsjunior@gmail.com - Fone: 9235-0050 Pb. Cefas Claudino - Secretário cefas@oi.com.br - Fone: 9963-2707/3397-3983 Pb. Josias Emerique - Vice-Presidente Fone: 9628-3535/3397-5598 Pb. Rinaldo Susarte - Tesoureiro susarte@gmail.com - Fone: 8419-5777/3397-6467

JUNTA DIACONAL Dc. Walter Moreira - Presidente Junta Diaconal Fone: 8440-6272/3397-4524 Dc. Luis Alberto - Vice-presidente Junta Diaconal lagamarcastro@yahoo.com.br - Fone: 8440-3238 Dc. Wesley de Siqueira - Secretário Junta Diaconal wesleysfreitas@yahoo.com.br -Fone: 8508-8022/3397-5149 Dc. Oli de Andrade - Tesoureiro Junta Diaconal Fone: 3397-3366 DEPARTAMENTO INFANTIL Luciana Zaira - Coordenadora luciana_zaira@yahoo.com.br - Fone: 9100-6898/3397-5240

Grêcileine Fernandes - Coral Infantil grecisf@yahoo.com.br - Fone: 8403-7036/3397-1526 Daniela Leonel Fone: 9675-6010/8458-4714 Jaqueline Araújo Fone: 8157-8536 BOLETIM IPBVP O informativo é uma publicação da IPBVP. Ano I • Número 23

Informativo 25_de_abril_de_2010  

Boletim informativo da Igreja Presbiteriana do Brasil em Vicente Pires

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you