Page 45

Problemas Sociais Complexos: Desafios e Respostas

objetiva. Os modelos são importantes, mas apenas enquanto meios para criar um debate produtivo sobre a questão que enfrentamos. O importante não é conceber imagens sofisticadas da realidade. Os modelos são instrumentos pragmáticos para revelar as nossas divergências, identificar pontos comuns e passar à ação (Checkland, 1999).

Diálogo O diálogo é uma prática que reúne dois elementos fundamentais: empatia e contingência. Peter Block defende que lidar com problemas complexos se articula com a criação de capital social. Os problemas não existem no vazio. Estão sempre enraizados numa comunidade, grande ou pequena. Sempre que as pessoas não se sintam responsáveis pelo bem-estar da sua comunidade, analisar os problemas trará poucos benefícios. O capital social torna possível aquilo que Block designa por “responsabilidade escolhida”, o facto de as pessoas se disporem a criar um futuro alternativo (Block, 2008). O diálogo é um meio capaz de apoiar esse tipo de transformação. Cria, igualmente, disponibilidade para lidar com o imprevisto. Todos sabemos como as conversas se desviam e se ramificam em direções imprevistas. Quando nos envolvemos num diálogo, acontece com frequência ele evoluir de uma forma que não poderíamos antecipar.

Design Os designers são pessoas que conseguem produzir formas novas e concretas (produtos, casas, cidades) – e também, cada vez mais, processos intangíveis, tais como serviços – a partir da desordem da realidade quotidiana. Os designers utilizam conceitos mas não são apenas pensadores. Donald Schön designou-os como “profissionais reflexivos”: pessoas capazes de “refletir sobre a ação de forma a se envolverem num processo de aprendizagem contínua” (Schön, 1984). No trabalho de design é impossível determinar onde termina o processo de reflexão e onde começa a ação. Ao contrário de um cientista de sistemas, cujas competências se alicerçam na análise intelectual, um designer fará esboços e experiências. Existe uma ligação íntima entre o movimento muscular da mão numa folha e a criação de uma estratégia intelectual para lidar com o desafio em causa. Os designers pensam com as mãos. Além disso, a capacidade de apresentar uma nova realidade através da visualização e de modelos físicos pode ser um forte estímulo de mudança. 45

Profile for Instituto Padre António Vieira

Problemas Sociais Complexos - Atas da conferência  

Problemas Sociais Complexos - Atas da conferência  

Profile for ipav
Advertisement