Page 1

T h e

M a r k e t i n g

S c h o o l

IPAMNEWS A v e i r o

O Papel Central do Posicionamento O Posicionamento resumese a uma batalha com as perceções na mente. A temática do Marketing resume-se a entender seres Humanos...

A brilhar...

A metodologia e conhecimentos transmitidos pelos docentes aos alunos do 1º e 3º ano da Licenciatura de Gestão de Marketing, que irão analisar os comportamentos e hábitos de consumo!

Newsletter nº199 | Semana 12 | 2014

IPAM Action

O IPAMAveiro presente em palestra educativa sobre Marketing e Consumo aos alunos do Secundário... E a espalhar magia com 1001 ações aos que mais necessitam, em troca de um puro sorriso! Valem a pena pequenos gestos...


José Machado Director do IPAM Aveiro

Mensagem do Director

Vencer a batalha das percepções, através do posicinamento...

Assim como a filosofia é a busca sistematizada pela verdade através da razão, podemos entender o marketing como uma busca pela criação de negócios através do posicionamento.

O Posicionamento “Se o desafio do marketing é vencer a batalha das perceções, fica evidente o papel central do posicionamento...”

“...O sucesso ou fracasso relaciona-se com todos os problemas e oportunidades percebidos pelo mercado.”

Se o desafio do marketing é vencer a batalha das perceções, fica evidente o papel central do posicionamento. Mas vamos definir o posicionamento de maneira objetiva e simples: posicionamento é o “local” que determinada empresa ocupa na perceção dos clientes em função dos seus esforços de marketing. Um produto será premium ou “branco” em função do posicionamento definido. As ações de comunicação também serão eleitas em função do posicionamento, assim como todas as outras ações de marketing. O sucesso ou fracasso relaciona-se com todos os problemas e oportunidades percebidos pelo mercado. As perceções na mente do cliente são o território da batalha entre marcas onde as empresas podem ganhar ou perder. É evidente que a maneira mais fácil de alcançar o “top of mind” dos clientes é ser o primeiro a conquistá-lo, mas isto nem sempre é possível. Diante desta impossibilidade as empresas terão que desenhar novas estratégias e criar novas categorias que permitam às suas marcas serem percebidas como diferentes. Acima de tudo essa perceção deve ser vista como “única” - incrivelmente diferente e especial, à parte da competição.

As marcas vencedoras passam a sua existência a reforçar-se, sofisticando-se e intensificando o seu posicionamento na mente dos seus clientes, adaptando este posicionamento às novas realidades de mercado e aos novos padrões de consumo. Para se ter sucesso hoje, é preciso estar em sintonia com a realidade; e a única realidade que realmente conta é a que já está na mente dos consumidores.

Quando entendermos que devemos ter o posicionamento como ponto de partida e que ele não está apenas ligado a comunicação e promoção, aí a política de marketing das empresas será muito mais efetiva, menos caótica e incrivelmente mais acessível.

A temática do marketing resume-se a entender seres humanos…


CONVITE!


DESTAQUE! Fomenta o teu espírito Criativo e skills de empreendedor/a! Para + informações vê o regulamento deste Concurso na página 6 desta Newsletter ou através de Industrias Criativas (clica)


IPAM Student Conhecimentos adquiridos serão aplicados em casos reais, por... ... Os alunos do 3º ano, da UC de Comportamento de Compra e Venda, irão desenvolver o estudo “O comportamento de compra/consumo de gelados na cidade de Aveiro”, juntamente com a marca “Gelados Portugal” - da Fabridoce.

... Os alunos do 1º ano, na UC de Comportamento do Consumidor, vão traçar “O perfil psicográfico dos alunos do IPAM Aveiro”.

Aguardamos pelos magistrais resultados de ambos os estudos... Um excelente trabalho para todos vós - Somos IPAM!


IPAMAction Palestra do IPAM Aveiro... ... de Marketing e Consumo!

Na passada sexta-feira, 14 de Março, com o objetivo de comemorar o dia do Consumidor, o grupo docente das áreas de Comércio e Gestão da Escola Secundária de Castelo de Paiva, convidaram o IPAM de Aveiro a realizar uma palestra sobre a importância e sensibilização das tendências do consumo e do marketing, de forma a fomentar nos jovens a importância de economizar e do saber adotar as melhores práticas de consumo no dia a dia. Para a realização deste evento contaram, com a ilustre presença da oradora Dra. Irina Amaral, docente do IPAM Aveiro e Diretora do IPAM Lab - Unidade de Investigação em Marketing e Consumo.

Solidarity day!

O centro Comunitário da Vera Cruz, de Aveiro, recebeu no passado dia 3 de Março alguns dos membros da Associação de Estudantes do IPAM Aveiro. Todos os membros do centro Comunitário, que fazem daquele espaço a sua casa, receberam os alunos da AE do IPAM Aveiro de abraços abertos, onde lhes esperava muita alegria e folia, para em conjunto celebrarem a romaria do Carnaval na instituição, com atividades realizadas no âmbito desse dia festivo e de solidariedade. Foi com tremenda alegria e satisfação que os alunos do IPAM colaboraram neste dia festivo, proporcionando a ambas as partes uma experiência marcante e diferente!

O sorriso dos que mais precisam!


Industrias Criativas 2014


2014

Industrias Criativas & Next Big Idea Apresentação

Uma ideia guardada, não partilhada, não mostrada, é apenas e só um pensamento. Um projeto, à semelhança de uma ideia, também não passa de um pensamento caso não seja mostrado, partilhado, dado a conhecer a quem o possa ajudar tornar-se realidade. E o que faz com que uma simples ideia ou projeto se torne realidade, transformando quem a teve num líder dessa causa, é haver aquele primeiro seguidor, apoiante, fã, que se levanta do lugar e se junta a quem, até esse momento, estava sozinho. vós, partilhando o vosso entusiasmo e crença no tal projeto ou ideia que, até agora, se mantinha segredo ou pouco divulgada.

Se a tua ideia, o teu projeto, se enquadrar numa das seguintes quatro áreas: Arquitetura e Artes Visuais, Música e Artes do Espetáculo,Conteúdos e Novos Media e Turismo e Património, o Prémio Nacional Indústrias Criativas Super Bock/Serralves e o programa de televisão The Next Big Idea, em exibição na SIC Notícias, querem conhecer-te. Convidamos todos os autores de projetos nestas categorias a apresentarem as suas ideias numa das quatro datas em que estaremos em roadshow pelo país, ficando assim habilitados a serem escolhidos como o grande vencedor do Prémio Nacional Indústrias Criativas Super Bock/Serralves no valor de 25 mil euros, além de protagonistas de um episódio The Next Big Idea na SIC Notícias.

Estamos à tua espera. De que esperas tu?


Submissão Candidaturas Para se candidatarem, bastam dois passos: 1 – Submeter a vossa inscrição na página do Prémio Nacional Indústrias Criativas SuperBock/Serralves através deste link: Submissão Candidaturas para participação no roadshow devem ser submetidas com mínimo de 48 horas de antecedência para cada local. 2 – Presença nos eventos de acordo com o seguinte calendário: - Dia 18 de Março – Porto – Auditório Serralves – 15h00 às 18h00 - Dia 20 de Março – Aveiro – Universidade de Aveiro Auditório do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro – 15h00 às 18h00 - Dia 21 de Março – Guimarães - Anfiteatro B1.10 na Universidade do Minho – Campus de Azurém, das 14h30 às 17h30 - Dia 24 de Março – Lisboa – Local a anunciar Cada projeto terá 5 minutos para se dar a conhecer e a apresentação ficará registada em vídeo. Podem candidatar-se ao Prémio Nacional de Indústrias Criativas Super Bock/Serralves todos os cidadãos maiores de 18 anos (individuais ou em grupo), bem como pequenas e micro empresas em fase de expansão e com sede em território português.

Sobre... A 6ª edição do Prémio Nacional Indústrias Criativas SuperBock/ Serralves visa encontrar novas ideias e negócios nacionais, que aliem criatividade e empreendedorismo com inovação. À semelhança das edições anteriores, a Super Bock e a Fundação de Serralves procuram acolher, avaliar e distinguir produtos, serviços e marcas portuguesas, que contribuam para o desenvolvimento económico e social do país. As candidaturas podem ser enviadas numa das quatro categorias: Arquitetura e Artes Visuais, Música e Artes do Espetáculo, Conteúdos e Novos Media e Turismo e Património.


Novidade nesta 6.ª edição do Prémio Nacional Indústrias Criativas Super Bock/Serralves é o formato de candidatura. Para além do registo tradicional em www.industriascriativas.com, que se traduz na candidatura imediata ao júri do prémio, os participantes poderão, este ano, optar por apresentar o seu projeto integrando uma das quatro sessões do roadshow que a organização está a promover, numa parceria com o programa televisivo The Next Big Idea, com início a 18 de Março no Porto, deslocando-se depois a Guimarães, Aveiro e Lisboa. Por esta via, os candidatos, após uma prévia inscrição no site do prémio, terão que apresentar a sua ideia numa das sessões deste roadshow, beneficiando de uma cópia do vídeo de apresentação do seu projeto. Destaca-se nesta iniciativa a dinâmica colaborativa entre o mundo empresarial, académico e criativo, pelo envolvimento da rede de parceiros como a ADDICT, a Agência de Inovação, a ANJE, o BPI, a ESAD, a Fundação da Juventude, o IAPMEI, a Brand New Box, a Universidade Católica - Escola das Artes e a Universidade do Porto. Mas também visível em momentos específicos como o workshop de empreendedorismo criativo e pela presença de investidores e empresários convidados pela organização para assistirem à apresentação dos finalistas. O grande vencedor irá receber, um prémio no valor de 25 mil euros e, para além de outras vantagens, será o representante português no evento anual Creative Business Cup (Copenhaga, Dinamarca) que distingue as melhores ideias de negócio no setor criativo mundial. O grupo finalista irá ter o seu projecto retratado em televisão, num episódio do programa The Next Big Idea, em exibição na SIC Notícias, e beneficia também do acesso a uma rede de contatos e à incubadora virtual da Fundação de Serralves. Desde o lançamento que é dado palco e oportunidade a empreendedores das mais diversas áreas que compreendem as Indústrias Criativas. Em cinco anos, foram apoiados mais de 60 projetos que criaram 140 empregos. Na edição anterior, o vencedor foi o Musikki tendo a organização também atribuído uma menção honrosa ao Story-Trail.

Atreve-te a Viveres o que a tua Criatividade te reserva!


PĂľe Ă prova o teu talento na Fotografia e na Criatividade! Os IPAMarketeers atrevem-se aos desafios!


IPAM Offers

Ofertas de Emprego Nunca é demais tentar, a tua oportunidade de alavancares o teu futuro e construires a tua carreira, pode estar nas seguintes páginas!

Mostra Aquilo que Vales ao mercado de trabalho! Aconselhamos que ao fazerem a candidatura, o façam com o conhecimento da Professora Sílvia Bandeira (sbandeira@ipam.pt)


A SALSA é uma empresa Portuguesa que actua no sector de Retail & Fashion Industry com uma Marca Internacional de Jeanswear e acessórios para Homem e Senhora. Para assegurar a estratégia de crescimento e internacionalização, pretendemos seleccionar para a sede da empresa em Vila Nova de Famalicão:

Marketing Specialist (M/F) Ref Integrando a área de Brand & Marketing, em colaboração estreita com as diversas áreas internas da empresa (I&D, Gestão de Produto, Compras, Vendas, Lojas, etc) terá como principais Responsabilidades: 1. Participar na criação, desenvolvimento, coordenação e implementação do plano de marketing multicanal, envolvendo o lançamento de campanhas, de novos produtos e promoções, a criação de conteúdos (textos, imagens e vídeos), gestão de redes sociais, gestão de parcerias, clientes e comunicação, em todos os mercados onde a marca está presente.

Perfil 1. Formação Superior em Marketing, Marketing Digital, Gestão, Economia, Comunicação ou similar; 2. Experiência profissional em funções similares; 3. Experiência em gestão de redes sociais; 4. Sensibilidade e gosto pela área da moda; 5. Fortes competências comunicacionais, bom relacionamento interpessoal e gosto pelo trabalho em equipa; 6. Excelente capacidade criativa, de organização, dinamismo, e iniciativa; 7. Forte sentido comercial, orientação para o cliente e para os resultados; 8. Fluência em Inglês, falado e escrito, sendo valorizado o conhecimento de Espanhol e Francês (Preferencial); 9. Bons conhecimentos das ferramentas do MS Office e Google Analytics; 10. Disponibilidade para deslocações a nível nacional e internacional.

Oferecemos 1. Integração numa equipa jovem, dinâmica, com condições de desenvolvimento profissional e evolução de acordo com o desempenho; 2. Participação em projectos nacionais e internacionais; 3. Condições competitivas face ao mercado. Se considera preencher os requisitos envie-nos o seu Curriculum Vitae actualizado e carta de motivação, indicando a referência para: joinus@salsa.pt Garantimos total confidencialidade no tratamento de todas as candidaturas recepcionadas.


Mafirol Equipamentos Comerciais, S.A. Admite

Para a Área de Marketing (M/F) Perfil 1.

Formação superior em Marketing;

2.

Conhecimentos de contabilidade;

3.

Conhecimentos de Informática;

4. Capacidade de relacionamento interpessoal e espírito de equipa; 5.

Experiência na área de Marketing;

6.

Disponibilidade imediata;

7.

Idade: até 30 anos;

8.

Residência nas proximidades de Águeda;

Se considera preencher os requisitos envie-nos o seu Curriculum Vitae actualizado e carta de motivação, indicando a referência para: anamaria.maf@mafirol.pt


Agente de Tráfego/Night Shift Fluente em Alemão e Inglês (M/F) Adecco Professional, através da sua linha de especialização Finance & Office, selecciona para prestigiada empresa sua Cliente, sólida e moderna, um Agente de Tráfego (m/f). Este Profissional terá como principais responsabilidades: 1. Acompanhar os transportes em curso e posicionamento dos mesmos; 2. Gerir uma rede de parceiros rodoviários e de transitários; 3. Recepcionar e gerir os pedidos de clientes e das várias agências internacionais; 4. Registar informaticamente todos os elementos relativos aos transportes; 5. Tarefas administrativas e de reporting de apoio ao Tem-Leader.

Oferta 1. Possibilidade de integração em empresa sólida e inovadora; 2.

Vencimento compatível com a função;

3.

Formação no exterior.

Perfil 1. Escolaridade mínima ao nível do 12º ano, será valorizada formação superior; 2. Valorizados conhecimentos na área dos transportes; 3. Domínio da língua alemã e inglesa (obrigatório) 4. Conhecimentos de italiano e holandês serão valorizados; 5. Domínio das ferramentas Informáticas na óptica do utilizador; 6.

Perfil empreendedor e pró-activo;

7. Disponibilidade para trabalhar em horário nocturno fixo das 19h às 03h30m (30 minutos de pausa), de segunda a sexta-feira.

Os Candidatos Seleccionados serão contactados no prazo de duas semanas.

Se considera ter o perfil adequado aos requisitos definidos, envie-nos o seu CV para rec.norte@adecco.com ou candidate-se através do site www.adecco.pt.


Estágio Profissional Ao abrigo do IEFP... em Vila de Rei Se tem o perfil indicado, pode enviar a candidatura ao estágio até 31 de Março, para Jorge Madeiras.

A

Estrela da Beira é uma empresa dedicada à produção, comércio e transformação de carnes, nomeadamente enchidos tradicionais e regionais, sediada em Vila de Rei. Procura um estagiário (a) elegível para estágio profissional ao abrigo do IEFP na área de Marketing e vendas.

As funções para o candidato seriam: • Definição de estratégia de vendas, comunicação e desenvolvimento de negócio; • Planeamento e execução de estratégias de marketing; • Análise de mercado e definições de público-alvo; • Gestão de conteúdos online (website, redes sociais, etc.).

Recomende a um amigo!

Perfil • Formação académica na área do Marketing; • Forte capacidade de planeamento e organização; • Dinamismo e proatividade.


Clipping IPAM fomenta criatividade em alunos do 12.º ano Um dia onde a Criatividade e o Cooperativismo dominaram

Município de Albergaria-a-Velha e IPAM Aveiro colaboram para conhecer hábitos de vendas e compras

In Diário de Aveiro- 13-03-2014

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha estabeleceu uma parceria com o IPAM Aveiro para “o desenvolvimento do novo conceito de mercado municipal”.

A Arte do Princing

O preço é o único elemento do marketing-mix que produz receita, sen do também um dos elementos mais flexíveis: pode ser alterado com rapidez, ao contrário das características de produtos, dos compromissos com canais de distribuição e até das promoções.

In Notícias de Aveiro.pt - 10-03-2014

In Diário de Aveiro- 12-03-2014 A Atitude de Marketing Skill que qualquer profissional que atue na área do marketing terá de ter aquilo a que chamamos de Atitude de Marketing. In Diário de Aveiro- 08-03-2014 Illiabum Clube conquista título distrital de Sub/20 em Aveiro Está encontrado, desde quinta-feira, o novo campeão distrital do escalão Sub/20 masculino da Associação de Basquetebol de Aveiro. In Diário de Aveiro- 08-03-2014 In Diário de Aveiro- 13-03-2014

Espaço IPDJ Movimento Contra o Discurso do Ódio online e offline Miss República Portuguesa 2014 In Diário de Aveiro- 09-03-2014

Rua das Cardadeiras | Esgueira | 3800 - 125 | Aveiro | 234 400 180 | eleonora.oliveira@ipam.pt

Recortes de Imprensa


g

i s e

tp.mapi@arievilo.aronoele | 081 004 432 | orievA | 521 - 0083 | arieugsE | sariedadraC sad auR

D

Designed by Maurício Faísca & Diogo Damas

n

CRAZY&CREATIVE

IPAM News 199  

Posicionamento bem definido, é uma skill essencial à batalha das perceções na mente dos consumidores/clientes...! Os alunos do 1º e 3º ano a...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you