TCNXMNSM - Tecnoxamanismo

Page 285

SAMBAA KʼE PRINT STUDIO Joanna Foster O papel da gravura na sustentabilidade de valores da comunidade, relações com a terra e as tradições de prática de caça no Ártico ocidental. No início deste ano, fui convidada a participar da primeira residência artística no Sambaa K'e Print Studio, localizado no Trout Lake dos Territórios do Noroeste do Canadá. Trout Lake é a casa dos Sambaa K'e Dene Band, uma comunidade das nações originárias Dehcho de aprox. 90 pessoas. O estúdio de impressão foi criado em 2010 pela comunidade em colaboração com o professor Gavin Renwick, da Universidade de Alberta, Professor Paul Harrison, da Universidade de Dundee, e Scott Hudson, de Dundee Contemporary Arts Print Studio. Juntos, eles criaram um estúdio de impressão compacto e profissional em Trout Lake suficientemente equipados para realizar uma variedade de processos contemporâneos de impressão de gravuras. Eu assumi a residência com dois outros artistas, Madeline Mackay, um artista profissional de Caithness, e Amanda Forrest-Chan, uma gravadora da Universidade de Alberta. Sambaa K'e é uma comunidade remota localizado no coração da floresta boreal, acessível por avião fretado.

Voando sobre a vastidão da floresta, que cresceu livremente em retalhos de mudança de densidade, temos uma sensação imediata de perspectiva da necessidade fundamental de compreender o ambiente, a fim de sobreviver. Serpenteando ao lado do campo de nosso voo está o Rio Mackenzie, e fiquei impressionada com o vitalidade que esta fonte de água provê. Quando Trout Lake apareceu, floresceu um sentimento de admiração na escala deste corpo de água. E como um corpo, ele parecia possuir uma presença que encaixava nas histórias que mais tarde eu iria aprender sobre o gigante que formou o lago. Sambaa K'e Chief Dolphus Jumbo tem conhecimento incrível do lago e da floresta, tendo sido um caçador de toda a sua vida. Ele tem um profundo entendimento do ambiente natural, caçando atento às estações do ano e com habilidades para sobreviver a temperaturas de inverno que caem muito abaixo de zero. Alces, renas e castores podem prover o sustento, na prática da caça em Dene é um processo respeitoso trabalhando em conjunto com a vida natural e ciclo reprodutivo dos animais, projetado para não extrapolar limites ou desperdiçar a vida de qualquer animal sem necessidade. Perseguir o alce envolve incrível habilidade e conhecimento preciso da floresta. Com uma maior consciência dos animais que compartilham a floresta entre si, águias, alces, urso, castor e entrando nas histórias transmitidas através das gerações do Dene, assegurando que as interações entre caçador e floresta vão manter um equilíbrio com a natureza.

285


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.