Page 1


Bem-vindo

Você é a nossa principal inspiração


Uma grande empresa do tamanho dos desafios do nosso tempo


Vis達o de Sustentabilidade alinhada com o futuro


“Podemos dizer que nada de grande se realizou no mundo sem paixão.” Hegel, filósofo alemão.


Mensagem do Presidente O aprimoramento constante de nossos profissionais e dos projetos de engenharia que desenvolvemos, além da sólida atuação na condução de nossos negócios são os alicerces da Mendes Júnior. Com esses atributos, a empresa consolidou uma história de sucesso com atuação nos mercados nacional e internacional, sempre oferecendo soluções completas e inovadoras para os mais relevantes segmentos da construção. Em 2011, enfrentamos novos desafios, impostos por um mercado em fase de forte reestruturação. A exemplo de outros anos, a expertise que acumulamose a busca pelo estado da arte em todos os empreendimentos com a nossa marca foram determinantes para nosso desempenho. Trabalhamos em projetos de grande importância para o país e de alta complexidade em engenharia. Entre eles, podem ser destacados a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (PR), o complexo petroquímicodo COMPERJ (RJ), a Hemobrás (PE) e o Sesc Paulista (SP).


A sustentabilidade é outro componente importante de nossa atuação, e orienta nossas iniciativas. Queremos sempre melhorar a qualidade de vida das pessoas, superando a expectativa de nossos clientes e de todos os públicos com os quais nos relacionamos. Esses são os fatores que diferenciam a Mendes Júnior e asseguram o desenvolvimento dos negócios, o fortalecimento de nossa identidade e a consolidação de nosso papel para o crescimento econômico e social do País. Agradecemos a dedicação e o empenho de nossos colaboradores e a confiança de nossos fornecedores, clientes e acionistas, que contribuíram para os resultados obtidos em 2011.


Valor que dura Sustentabilidade é sinônimo de respeito para a Mendes Júnior. Em sua história, a empresa adotou posturas e práticas para gerenciar o impacto de suas atividades sobre o meio ambiente e as comunidades onde atua, acompanhando ainda as mudanças e o aperfeiçoamento na legislação. De outro lado, sua gestão visa a promover a continuidade do negócio, com retorno justo e adequado para colaboradores e acionistas. Trabalhar de forma sustentável significa também otimizar o uso de matéria-prima, dos recursos naturais e reduzir a geração de resíduos. A empresa busca alternativas para o reaproveitamento dos materiais descartados ou gerados nas obras, principalmente por meio de iniciativas que possam contribuir para o aumento de renda das comunidades vizinhas. Nesse processo, os colaboradores são ainda orientados para diminuir desperdícios e aperfeiçoar continuamente sua atuação com mais eficiência e mais respeito ao meio ambiente e às pessoas. Agindo assim, a Mendes Júnior quer, cada vez mais, ser reconhecida como uma empresa comprometida com uma gestão que valoriza a sustentabilidade e é capaz de contribuir para o desenvolvimento e a geração de riqueza para a sociedade.


A Mendes Júnior A Mendes Júnior Trading e Engenharia S.A. é uma sociedade anônima de capital fechado. Seu capital social de R$ 235 milhões é representado por 205.058.000 ações ordinárias nominativas, em diferentes quantidades, distribuídas entre quatro empresas controladas por pessoas físicas. ESTRUTURA OPERACIONAL Administração Central: Belo Horizonte Sede contábil: São Paulo Escritórios: Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife Instalações permanentes: Macaé (RJ) e Juiz de Fora (MG) ÁREAS DE ATUAÇÃO Indústrias de construção; montagem industrial e eletromecânica; gerenciamento de empreendimentos; comércio; exportações e importações (setores público e privado). SEGMENTOS Construção rodoviária, ferroviária, metroviária, portuária, hidrelétrica, termelétrica, petróleo e gás, refinarias, plataformas marítimas, dutos, saneamento urbano, canais de irrigação, mineração, manutenção industrial onshore e offshore, aeroportos e linhas de transmissão.


Missão A Mendes Júnior é uma empresa que propicia soluções de excelência em negócios de engenharia.

Visão Soluções de classe mundial em engenharia.


Conheça os pilares que sustentam a nossa essência


Excel锚ncia em neg贸cios de engenharia


O que queremos? Gente que busca incessantemente novos desafios e metas cada vez mais ambiciosas. Foco em performance sustentĂĄvel e nĂŁo apenas em resultados de longo prazo. Pensar no novo, no amanhĂŁ, sem descuidar do hoje.


O que não toleramos? Medo da inovação, medo de errar. Pessoas sem foco. Atrasos nas entregas. “A disciplina e a agilidade que aprendi na Mendes Júnior eu levo também para casa, quando realizo uma atividade doméstica.” Maria da Silva


Respeito ao ser humano


O que queremos? Clareza e transparência na comunicação. Liderança pelo exemplo. Postura ética, íntegra e colaborativa.


O que não toleramos? Falta de iniciativa. Resultados obtidos a qualquer preço. Conduta questionável. “Quando eu vejo um problema ser solucionado de forma comprometida, eu me sinto mais responsável para dar bons exemplos.” Maria da Silva


Cumprimento dos contratos


O que queremos? Postura engajada e comprometida de quem se vê como dono. Pessoas que gostam de trabalhar em equipe, respeitando ideias, opiniões e práticas diferentes. Gente comprometida com nossas crenças e atitudes.


O que não toleramos? Processos intermináveis de validações e aprovações. Falta da visão do todo na busca de soluções. Descaso com a cultura corporativa. “Até quando eu estou consertando algum equipamento em minha casa, gosto de ter ajuda de outras pessoas. Na Mendes Júnior, eu percebi que qualquer trabalho feito em equipe é muito melhor.” Maria da Silva


Perseveranรงa para superar desafios


O que queremos? Tratar os outros como gostamos de ser tratados. Criar um ambiente verdadeiramente motivador e dinâmico. Buscar soluções sustentáveis.


O que não toleramos? Não saber aceitar críticas e criticar pessoas, em vez de ideias. Intolerância com a diversidade. Gente sem motivação e falta de sinceridade. “Aprendi que sempre devemos falar com os outros com educação e respeito. Mesmo quando tenho razão, trato bem as pessoas e busco a melhor solução para os problemas, sejam de empresa ou pessoais.” Maria da Silva


Ética em todas as nossas relações


O que queremos? Tratar os outros como gostamos de ser tratados. Criar um ambiente verdadeiramente motivador e dinâmico. Buscar soluções sustentáveis.


O que não toleramos? Não saber aceitar críticas e criticar pessoas, em vez de ideias. Intolerância com a diversidade. Gente sem motivação e falta de sinceridade. “Aprendi que sempre devemos falar com os outros com educação e respeito. Mesmo quando tenho razão, trato bem as pessoas e busco a melhor solução para os problemas, sejam de empresa ou pessoais.” Maria da Silva


Agora você já sabe o que faz a Mendes Júnior ser uma empresa ousada em seus desafios. Coloque em prática o nosso jeito de ser e vamos crescer rumo ao sucesso.


Cartilha mendes junior  

Cartilha Mendes Junior

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you