Page 1

ANO 12 | NÚMERO 109 | FEV/MAR | 2010

B O L E T I M

I N F O R M AT I V O

D A

R E D E

PA R A Í B A

D E

C O M U N I C A Ç Ã O

www.cabobranco.tv.br/intervalo

ilustração

William Medeiros

foto

Carol Marques

Meta cumprida Foi um sucesso o Domingo no Parque 2010! O evento cresceu, ganhou novos parceiros e conquistou de vez a criançada. A promoção da TV Paraíba - que tem o apoio do SESI e da Prefeitura Municipal de Campina Grande aconteceu no dia 28 de março, no Parque da Criança. Com o intuito de proporcionar um dia especial para a turminha, houve uma programação de lazer recheada de atividades artísticas, competições esportivas e apresentações culturais. Saúde, educação e cidadania também tiveram forte presença. Os patrocinadores que apostaram na dimensão do projeto e entenderam a importância dessa ação solidária foram: Gran Moto, Farmácias Dias e Armazém Paraíba.

26 serviços atendidos 250 voluntários pessoas 18.550 atendidas 55.499 atendimentos


2 NEWSLETTER

As notícias e ofertas comerciais no seu e-mail Comemorando um ano de sucesso, o blog Intervalo Online lançou no dia 12 de fevereiro sua newsletter. O site é uma extensão do boletim informativo da Rede Paraíba de Comunicação, o Intervalo, que é publicado desde junho de 1998. Destinado a anunciantes e parceiros, o Intervalo traz as principais notícias sobre os veículos do maior grupo de comunicação paraibano. São ofertas de projetos comerciais, coberturas de eventos, novidades da programação e cases que confirmam a força dos veículos da Rede no Estado. Semanalmente, o departamento de marketing atualiza o espaço na web e fortalece o canal com o mercado local, que agora passa a receber na sua caixa de e-mail informações quentinhas sobre as emissoras de audiência imbatível e altíssima qualidade.

parceria

ilustração

TV Cabo Branco promove campanha por atitute cidadã

Da Paraíba para o mundo

Respeito pelo local onde vivemos e pelas pessoas que nos cercam. Cidadania é essencial para uma vida tranquila e para uma convivência harmônica. É uma postura que engloba desde a atenção às leis de trânsito até o respeito pela saúde e pela vida de todos. Desde fevereiro, a TV Cabo Branco está rodando a campanha “Cidadania - faz bem pra você, é bom pra todo mundo“, cujo intuito é relembrar algumas atitudes básicas que contribuem para o bem-estar na cidade e para uma vida mais agradável. A campanha, que recebe o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa, gira em torno de três vídeos com focos distintos: Poluição Sonora, Responsabilidade no Trânsito e Preservação do patrimônio urbano.

O coordenador de criação da Rede Paraíba de Comunicação, William Medeiros, foi o único paraibano escolhido para integrar a edição especial da revista Irancartoon, uma das mais importantes do mundo em humor gráfico. A edição, inteiramente dedicada ao trabalho desenvolvido no Brasil, apresenta os 100 cartunistas e caricaturistas mais representativos do nosso país. Ainda em março, uma caricatura que William fez do escritor José Saramago foi escolhida para ilustrar a capa da edição holandesa do livro De Andere Kant, da Editora Meulenhoff (O Outro Lado, em tradução livre), uma coletânea de reflexões que o escritor português publicou em seu blog O Caderno de Saramago durante seis meses. Rabiscando tudo desde a infância, William Medeiros publicou sua primeira caricatura ainda na adolescência. Há 15 anos ilustra a capa da revista Brasília em Dia e desde 1997, empresta suas habilidades para o departamento de Marketing da Rede Paraíba de Comunicação. No blog Traços e Outros Traços (http://ilustrando.zip.net) o artista apresenta boa parte de sua obra em mais de duas décadas de ilustração humorística e editorial.


3 inscrições abertas

Vai começar o mega festival de forró

Consegue ouvir os primeiros acordes? É que músicos de todo o Estado já estão se preparando para mais uma edição do Forró Fest. No dia 5 de abril, o festival abre seu período de inscrições, que segue até 26 do mesmo mês. Novamente, o evento promete revelar grandes talentos da música nordestina, contemplando a originalidade e a excelência. E as imperdíveis eliminatórias da competição acontecem a partir do dia 29 de maio, em João Pessoa. Nos sábados seguintes, as disputas serão em Guarabira, Sousa e Monteiro. A tradicional finalíssima será no dia 26 de junho, no Parque do

Povo, inserida nos festejos juninos de Campina Grande. Os prêmios para os vencedores deste ano serão: 1º colocado: Moto Honda XRE 300cc, 2º colocado: Moto Honda CB 300cc, 3º colocado: Moto NXR Bros 150cc, e melhor intérprete: R$ 3.000,00. Parceiros sintonizados com a filosofia do Forró Fest de valorização da cultura local apressaram-se em garantir suas cotas de patrocínio para a grande festa. Foram eles: Governo do Estado, Prefeitura de João Pessoa, Armazém Paraíba, Sealy e Redepharma. A nação nordestina agradece.

aconteceu

Parque Ivandro Cunha Lima recebe público recorde na 16ª Vaquejada Ivandro Cunha Lima se despediu com a certeza de ter, mais uma vez, contribuído com o desenvolvimento cultural e econômico da cidade de Campina Grande. “Trabalhamos muito para garantir esse sucesso todo. Movimentamos o comércio, a indústria, o turismo e, principalmente, fortalecemos a atividade agrícola de nossa região”, afirmou Ivandro Cunha Lima Filho, diretor geral do parque. Parceira há vários anos, a TV Paraíba comercializou três cotas de patrocínio para o evento. As empresas que apostaram nessa grande festa foram: Armazém Paraíba, Leite Cariri e Bar do Cuscuz. Fotos Divulgaçào

C

om sucesso total, foi encerrada, no dia 8 de março, a 16ª edição da tradicional vaquejada do Parque Haras Ivandro Cunha Lima, em Campina Grande. Em cinco dias de festa, o local recebeu um público superior a 200 mil visitantes, segundo cálculos da Polícia Militar da Paraíba. Na festa, não faltaram alegria, segurança, conforto e gente animada! Milhares de pessoas se envolveram com o som contagiante das bandas Aviões do Forró, Forró dos Plays e Garota Safada, eleita a banda de forró revelação do ano passado. Bruno e Marrone, maior atração da 16ª Vaquejada do Parque,

fizeram um show jamais visto em Campina Grande, com sucessos do novo CD e as músicas mais marcantes da carreira dos goianos. No final, a vaquejada do Parque


4

Novidades na Rede \\POLÍTICA

\\comercial

Dércio revela em seu blog os bastidores da política paraibana

Entrevista Online agora exibe VTs comerciais

Desde o dia 8 de fevereiro, o Paraíba1 conta um novo colunista: Dércio Alcântara, que entrou para o hall de blogueiros do portal com suas novidades e comentários sobre o cenário político paraibano. Com informações quentes sobre o que acontece nos bastidores, rapidamente o espaço conquistou os internautas e aumenta a cada mês consideravelmente seu número de acessos.

\\FUTEBOL

Campeonato Paraibano 2010 ganha hot site exclusivo Aficionados por futebol de todo o Estado não podem perder o hot site especial do Paraíba1 dedicado ao Campeonato Paraibano de 2010. Desde o início das competições, o espaço está levando ao torcedor-internauta a cobertura especial dos jogos, as mudanças nos times, as polêmicas e os comentários de quem entende do assunto.

O portal Paraíba 1 tem agora um novo serviço para seus anunciantes: a assinatura em vídeos no Entrevista Online. A novidade estreou com a Uniodonto João Pessoa e se apresenta como uma eficaz ferramenta para atingir um público específico. “As vantagens são muitas. A assinatura fica disponível durante, no mínimo, uma semana e o patrocinador tem a sua marca nas vinhetas de abertura e encerramento do vídeo. Além disso, ele pode ”oferecer” uma entrevista cujo tema está diretamente ligado à sua marca”, afirma Catiúscia Lima, gerente comercial do portal. Quem se interessou pela nova forma de fazer publicidade, pode entrar em contato com o departamento de vendas pelo telefone (83) 2106-1864 e agendar sua assinatura. \\especial

Dicas em áudio para não escorregar no português Mais uma novidade do Paraiba 1 está no ar! O programa Língua em Foco, veiculado pela 101 FM aos sábados, a partir das 7h, está disponível na seção ESPECIAL do portal com o título DICAS DE PORTUGUÊS. Não deixe de conferir as dúvidas mais frequentes do nosso idioma num programete educativo exclusivo, apresentado pela professora Islene Mangueira! Imperdível para quem sofre com as armadilhas da nossa língua.

\\estreia

Luís Tôrres analisa a política estadual em novo espaço do Paraíba Agora Política já é assunto de destaque no Paraíba Agora, da 101 FM. Desde o dia 24, no entanto, o tema ganhou um reforço especial com a chegada de Luís Tôrres. O jornalista, com seu conhecimento histórico e de bastidores a respeito das disputas locais, está analisando diariamente os acontecimentos mais marcantes e as polêmicas recorrentes em anos eleitorais. Veterano da Rede Paraíba de Comunicação, Luís Torres retornou ao grupo em dezembro do ano passado para blogar no portal Paraíba 1. Desde então, o número de acessos dos seus posts teve um crescimento de 500%. Além disso, o comentarista tem vasta experiência na mídia impressa, inclusive no Jornal da Paraíba, onde ele escreveu suas primeiras linhas sobre política, mas no rádio é um estreante. “É um veículo que eu consumo diariamente, mas onde nunca tinha trabalhado. Espero contribuir com o conteúdo noticioso já rico e variado do Paraíba Agora”, afirmou.


Felipe Gesteira

5

humor

O trio mais debochado do rádio paraibano ganha mais tempo em novo horário

A

s tardes da rádio 101 FM eram animadas por um programa de humor e música que dava o que falar; uma atração daquelas que se tornam assunto recorrente nos batepapos entre amigos e cujos bordões e brincadeiras passam a ser reproduzidos pelo povo nas ruas. Assim é o Programa das 8, que denuncia sua irreverência já no nome, por fazer graça com a faixa horária considerada nobre, mesmo sem ser veiculado nela. Atendendo a pedidos de ouvintes, o sucesso de audiência da emissora passou, no dia 15 de março, a ser veiculado às 10h da manhã e presenteou seu público com um bônus: mais uma hora de duração. Com o dobro de tempo, a turma do Programa das 8 aumentou a parti-

cipação do ouvinte, está tocando ainda mais músicas e estendeu alguns quadros. É a realização de um desejo que surgiu ainda quando planejava a estreia. “Percebemos logo no início que podíamos oferecer muito mais, porém tínhamos o limite do tempo, já a 101 estava com a programação toda preenchida. Essa mudança é, portanto, muito celebrada por nós e tornará o programa ainda melhor”, afirmou Fillipe Soares, produtor e apresentador. Quando a emissora decidiu modificar a programação da manhã, a solução já estava pronta. “Unimos o útil ao agradável. O Programa das 8 tem um ótimo retorno de audiência e será um diferencial da 101 no horário matutino, já que o humor costuma aparecer nas tardes das rádios”, ex-

plicou Edilane Araújo, gerente de programação e operações da emissora. DOM DE FAZER RIR O programa, criado pela Cowboy Produções, começou a ser transmitido em novembro do ano passado. Além de Fillipe, o trio que comanda o show é formado por Nino di Paula e Marcílio Coutinho. Com um humor nonsense, eles disparam piadas, divertem e se divertem. Tudo sem roteiro. Inclusive a radionovela que tem como personagem principal Bililiu - o menino cão, um dos números de maior repercussão. Apesar da intimidade com o rádio, nenhum dos três apresentadores tinh experiência prévia com o meio. Todos eles trabalham com música e se apresentam em festas.

promoção

Encontro Marcado: 101 ouvintes + Forró do Muído No dia 18 de março, a 101 FM promoveu o ENCONTRO MARCADO, uma ação que proporcionou a 101 ouvintes a oportunidade de conhecer a equipe do Programa das 8 e também a Banda Forró do Muído, no Teatro Ariano Suassuna. Foi uma hora de muita música, interação e brincadeiras com todo humor e irreverência da equipe que comanda o show transmitido de segunda a sábado, das 10h ao meio-dia. Os convites foram distribuídos para os 101 primeiros fãs que foram à sede da emissora. Em poucas horas, tudo foi esgotado.


6 ESPORTE

Globetrotters em busca de talentos na Paraíba

O

grupo de basquete mais famoso do mundo está a procura de um representante no Brasil. Para encontrar o mais habilidoso jogador, estão sendo realizadas clínicas desde janeiro nos quatro cantos do país com basqueteiros profissionais, iniciantes e curiosos. No dia 27 de fevereiro, a Central Única das Favelas na Paraíba (CUFA-PB), em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa, a TV Globo (representada pelas afiliadas TV Cabo Branco e TV Paraíba) e a CUFA Nacional, realizou, em João Pessoa, um dia de gravação de vídeos com os candidatos para a Campanha Harlem Globetrotters. Na ocasião, acontecia o I Campeonato de Free Style e Cestas de Três, integrado ao II torneio da LIBBRA (Liga Brasileira de Basquete de Rua). A competição aconteceu durante a manhã, no Ginásio Odilon Ribeiro Coutinho, no Valentina. Ao todo são vinte bases estaduais da CUFA que realizaram clínicas em trinta e

quatro municípios com o apoio das afiliadas Globo. Os dez finalistas do Brasil irão treinar juntos em São Paulo no período de 7 a 18 de abril, dia em que serão selecionados os quatro melhores participantes. A grande final acontecerá no dia 24 de abril, ao vivo, no Programa Caldeirão do Huck. O vencedor vai integrar durante um ano o elenco dos Globetrotters. O GRUPO O Harlem Globetrotters é uma equipe de basquete profissional americana, constituída inicialmente só por jogadores negros. Foi criada em 1927, por Abe Saperstein, tendo por base três jogadores da equipe semi-profissional Savoy Five, da cidade de Chicago. Depois de realizar exibições pelos EUA recheadas com jogadas de efeito, a equipe tornou-se mundialmente famosa, tanto pela habilidade dos seus jogadores, como por suas brincadeiras. Com mais de 80 anos de história, o Harlem Globetrotters já

malabaristas paraibanos do basquete gravaram vídeos para a competição

disputou mais de 22 mil amistosos, em 118 países. Pela equipe, já passaram astros como Wilt Chamberlain, Connie Hawkins e Fred "Curly" Neal, um dos maiores dribladores da história do basquete.

F

oi com o "Dia da Família na Escola" que o projeto Amigos da Escola deu início à sua programação de 2010 em João Pessoa. No dia 13 de março, foram desenvolvidas várias atividades, na Escola Municipal Índio Piragibe, localizada no bairro de Mangabeira VII. As crianças e seus familiares tiveram acesso a oficinas, teatro de fantoche e torneios de esportes, além de serviços de saúde e de cidadania. O Amigos da Escola é um projeto criado pela Rede Globo (TV Globo e emissoras afiliadas) que tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da educação, estimulando a participação da família, dos educadores, dos próprios alunos e de toda a comunidade por uma educação melhor para as crianças e jovens.

Francisco Fran

Amigos da Escola inicia 2010 integrando família e escola

ça

educação


Francisco França

7

dança

Cia de Deborah Colker apresenta “4 x 4” na capital

U

m encontro inesquecível entre dança e artevisual. Assim foi a apresentação da companhia de dança de Deborah Colker no dia 24 de março, no Teatro Paulo Pontes. Embora muito conhecida pelos paraibanos, o nome da coreógrafa carioca ganhou mais importância este ano, quando se tornou a primeira mulher no mundo a dirigir um espetáculo do Cirque du Soleil, Ovo. Com apoio da TV Cabo Branco, o

grupo apresentou o show 4 x 4. A obra com 17 bailarinos encantou os que ainda não conheciam o talento de Colker e atraiu seus fãs de carteirinha. Trabalhos de artistas brasileiros de diferentes épocas e estilos são transformados em dança. “Cantos” baseado em Cildo Meireles; “Mesa” em Chelpa Ferro; “Povinho” em Victor Arruda; e “Vasos” em Gringo Cardia, são coreografias que trazem vida às imagens. A companhia explora os

conceitos de contenção, delicadeza, limitação, ousadia, transparência e, acima de tudo, vitalidade. O Clube do Assinante do Jornal da Paraíba, presente nos eventos culturais mais importantes do Estado, sorteou dez ingressos para seus associados. Os membros que não contaram com a sorte foram consolados quando descobriram que a carteirinha do Clube dava 50% de desconto na compra de até duas entradas.

música

Shows de Maria Gadú e Roberta Sá em João Pessoa têm apoio da Cabo Branco FM

J

oão Pessoa recebeu duas grandes cantoras da Música Popular Brasileira (MPB) nos últimos dias. Roberta Sá e Maria Gadú se apresentaram pela primeira vez na capital, com apoio da rádio Cabo Branco FM, e encantaram o público pessoense. Roberta se apresentou no Teatro Paulo Pontes, no dia 28 de fevereiro, e Maria Gadú, no Teatro de Arena, no dia 5 de março. Roberta, potiguar radicada no Rio de Janeiro, trouxe aos paraibanos o show 'Pra se Ter Alegria', e agitou a noite com muito samba e MPB. "Fevereiro", "Interessa?", "Janeiros", "Mais Alguém", "Eu sambo mesmo" e "Agora Sim" foram alguns dos sucessos interpretados no show. No total, Roberta já gravou quatro álbuns - Sambas e Bossas (2004), Braseiro (2005), Que Belo

Estranho Dia Pra Se Ter Alegria (2007) e Pra Se Ter Alegria (2009). Em 2002, o Brasil conheceu Roberta Sá por conta de sua pequena, mas significativa participação no reality show Fama, da Globo. Atualmente, a música “Mais alguém” é trilha sonora da novela Viver a Vida, da Rede Globo. Já Maria Gadú ficou conhecida nacionalmente depois de outro sucesso do mesmo folhetim: a música "Shimbalaiê", tema da personagem Dora, vivida pela atriz Giovana Antonelli. Nas duas ocasiões, o Clube do Assinante do Jornal da Paraíba preparou uma surpresa para seus conveniados. Dez ingressos foram sorteados para cada apresentação.

Maria Gadú

Roberta Sá


8

Pelo Mercado TAG

sin

Um dia de debate sobre futuro do mercado publicitário

Resultado na televisão leva a Sealy a investir no Forró Fest

A Tag Group - com o apoio da ABAP, da TV Cabo Branco e do Paraíba 1 - vai realizar um evento pioneiro no Estado: o One Day Show. As inscrições já podem ser feitas e o OneDayShow acontece no dia 17 de abril, no Hotel Tambaú. A ideia é que a realização impulsione o desenvolvimento dos negócios em propaganda e seus segmentos, e proporcione um aprimoramento na área de comunicação aos empresários do setor, estudantes e profissionais de publicidade. A agência convidou grandes nomes do mercado nacional para palestras e debates. Ao todo, haverá quatro painéis, onde serão abordados temas como mídia, planejamento, mídias digitais e o futuro das agências de propaganda.

A Sealy, pioneira em produtos criados especialmente para quem vive na região Nordeste, apostou mais uma vez na força das TVs Cabo Branco e Paraíba e garantiu sua cota de patrocínio para o Forró Fest. A empresa já anuncia nas emissoras desde o começo de janeiro, quando lançou com exclusividade uma forte campanha, produzida pela agência Sin Comunicação, em que as globais Monique Alfradique, Patrícia Naves e Tânia Khalil falam sobre a sua linha inovadora. Entre os investimentos na programação das afiliadas Globo, destaca-se o patrocínio da novela Cama de Gato. Não por acaso, a Sealy teve uma excelente resposta em suas vendas e já planeja um aumento na produção.

FAZ

Mulheres são homenageadas em VT da Prefeitura de JP A agência publicitária Faz Comunicação criou a campanha “Mês da Mulher” para Prefeitura de João Pessoa. As peças mostram as ações de políticas públicas executadas na cidade, contando histórias reais de mulheres com estilos de vida distintos. O carro-chefe da campanha é um filme de 60 segundos, que começou a ser veiculado no dia 2 de março.

ANTARES

Agência "adota" atleta do handebol de areia paraibano A Antares Comunicação aderiu à campanha “Adote um atleta” e apoiará a equipe paraibana no Circuito Brasileiro de Handebol de Areia. A etapa final do campeonato aconteceu entre os dias 25 e 28 de março, nas areias da Praia do Cabo Branco, em João Pessoa. A Paraíba é destaque no cenário brasileiro e mundial nesta modalidade, sendo bicampeã e tendo representantes na seleção brasileira adulta feminina, como Cinthya Piquet, considerada melhor jogadora do mundo no Mundial da China 2009 e Millena Alencar, melhor jogadora no Torneio Internacional da Espanha.

intervalo@cabobranco.tv.br INTERVALO é o boletim informativo da Rede Paraíba de Comunicação. Distribuição gratuita - Conselho Editorial: Guilherme Lima, Ana Viana, Láuriston Pinheiro, Waldemir Melo, Mozart Santos | Superintendente: Guilherme Lima Gerente Comercial: TV Cabo Branco: Waldemir Melo / TV Paraíba: Mozart Santos | Gerente de Marketing: Láuriston Pinheiro | Coordenador de Marketing: Luciano Barros | Redação: Caroline Marques | Direção de Arte: William Medeiros

Intervalo Fev Mar 2010  

Boletim Informativo da Rede Paraíba de Comunicação