__MAIN_TEXT__

Page 1

OUT/NOV/DEZ

2020


INTERNETSUL

NEWS

editorial Caros colegas Associados, é com enorme satisfação que lançamos esse informativo para que a Associação preste conta daquilo que prometeu e que está entregando. O InternetSul News tem como objetivo estreitar ainda mais os laços de proximidade entre Entidade e Associados, indo, além do canal digital (site, mídias sociais), também para o impresso, garantindo uma boa leitura em todos os formatos (online e offline). O informativo será construído sempre a partir de uma seleção de matérias e fatos relevantes ao setor. Ele é feito e direcionado a você, empreendedor é empresário que faz a diferença na conectividade do Brasil, sendo um agente transformador da internet. Estamos muito satisfeitos com essa primeira edição, que, temos certeza, alavancará inúmeras possibilidades, tanto de conteúdo, quanto de vitrine para os produtos e serviços dos Associados. Agradecemos a oportunidade de estar à frente de trabalhos como este, que posicionamos, ao mesmo tempo, como um ouvinte e um megafone para que o setor tenha voz, tenha representatividade. Hoje, representamos 40% do mercado do Estado do Rio Grande do Sul e 35% do mercado nacional em conexão de banda larga fixa. Nossa união pelos objetivos comuns do setor nos torna imbatíveis. Juntos, somos mais fortes!

Ivonei Lopes Presidente da InternetSul

EXPEDIENTE

Tiragem impressa: 300 exemplares.

InternetSul News é um informativo elaborado pela InternetSul - Associação dos Provedores de Serviços e Informações da Internet.

Conselho Editorial: Ivonei Lopes, Alexandro Schuck, Paulo Roberto Todeschini. Reportagem, redação, arte e diagramação: Aceká Marketing Digital

Periodicidade: trimestral.

Jornalista responsável: Gláucia Civa Kirch (MTB 14760).

Publicação: online e impressa.

WWW.INTERNETSUL.COM.BR 2


DWDM Tecnologia e alta performance para a sua rede!

@MultilaserPRO

@multilaserpro_oficial

/multilaserpro_oficial

Fale com a gente atravĂŠs do: contato@multilaserpro.com.br ou acesse: www.multilaserpro.com.br


ASSOCI

InternetSul seleciona associadas para piloto do convênio para adequação à LGPD Encerrada a seleção de associados para participar do Piloto de consultorias voltadas à adequação das empresas às exigências da LGPD, fruto do convênio que a InternetSul firmou com a Abreu Fattori Advocacia para benefício das empresas associadas. Pelo projeto piloto, três empresas obtiveram 50% de desconto sobre os valores usuais da consultoria prevista no convênio, que envolve prestação de consultoria jurídica, comportando as fases de Diagnóstico e Implementação, que incluem etapas como Mapeamento de Dados, Análise Jurídica e Conformidade, Validação e Entrega. Em breve, os nomes das três selecionadas serão anunciados. Mas é sempre bom lembrar: todos os associados à InternetSul possuem valores diferenciados para contratação desta consultoria, basta solicitar as informações completas pelo e-mail adm@internetsul.com.br

4

AÇÃO


ASSOCI

AÇÃO

Entrega de arquivos do Convênio 201/17: esforços realizados, ganhos alcançados O ano de 2020, por si só, já foi um ano desafiador, em função da pandemia e suas repercussões. Para o Rio Grande do Sul, um pouco mais, especialmente no que tange ao Convênio 201/17, que trouxe aos provedores entraves a superar em quesitos organizacionais, fiscais, contábeis e tributários. nas negociações junto a SEFAZ-RS e a SICT-RS, foi vitoriosa. A colocação é do Conselheiro da InternetSul, Fabiano Vergani. Segundo ele, a tarefa de se adequar ao Convênio 201/17, apresentando informações acessórias à SEFAZ, exigiu muito dos provedores e também de empresas desenvolvedoras de software, mas a atuação da InternetSul, por meio de um Grupo de Trabalho formado para atuação em questões tributárias, bem como de esforços no sentido de envolver outras entidades e ganhar força

5

“A InternetSul atuou por meio do GTI, fez lives para troca de informação e orientações com especialistas, mobilizou o setor, movimentou o âmbito político e conseguiu um prazo adicional, até 23/10/2020, para entrega dos arquivos solicitados em face do Convênio 201/17. Foi um ganho para todo o setor, a associação e seus associados estão de parabéns”, destaca o Conselheiro.


ASSOCI

ISP Training: parceria com ProISP beneficia associados A InternetSul fechou uma parceria com a ProISP para fornecimento de desconto em cursos direcionados para o setor. A agenda de treinamentos é extensa e compreende qualificações para equipes e gestores. Os cursos, normalmente oferecidos a R$ 149,99, saem a R$ 75,00 para as empresas afiliadas à InternetSul. Consulte a lista completa de cursos em: https://lnkd.in/d_yEVjM

6

AÇÃO


ASSOCI

AÇÃO

Dell e InternetSul juntas! E o benefício é para você, associado!

A InternetSul firmou uma parceria com a Dell, e, com ela, nossos associados têm descontos exclusivos em uma linha variada de produtos da fabricante.

Esta parceria é resultado do intenso trabalho realizado, ao longo de 2020, pela diretoria da InternetSul no sentido de buscar alianças que revertam em benefícios para os associados. Um trabalho sobre o qual você pode ler mais aqui (link para a matéria das parcerias).

Quer muita economia em monitores, notebooks, acessários, servidores, switches? Basta utilizar seus cupons exclusivos de associado InternetSul, que são disponibilizados em uma página exclusivamente criada para a Associação no site da Dell.

Para ter acesso aos valores especiais e aos cupons de benefício da parceria com a Dell, ligue agora pelo 0800 722 3445. Um canal para você, associado InternetSul, conhecer e aproveitar seus benefícios exclusivos.

Além disso, nosso associado conta com atendimento de consultores Dell dedicados, que auxiliam no entendimento das demandas de cada negócio e na escolha das soluções mais adequadas para alcançar os melhores resultados.

Conheça tudo sobre a parceria: dell.com.br/internetsul

7


MATÉRIA

ESPECIAL

Que diferenciais fomentam o crescimento do provedor local? Conheça todos com a história da Qwerty Internet Empresa chega a 25 anos mantendo valores como o relacionamento próximo ao cliente, o atendimento com empatia e os serviços de alta qualidade Qual é o segredo para uma empresa de Internet se manter forte e representativa junto ao mercado e comunidade em que atua? Para a Qwerty Internet, de Dom PedritoRS, é uma mistura fina de investimento em tecnologia e inovação, com forte embasamento em uma relação de confiança e carinho junto ao ecossistema em que atua.

tecnologias de internet, do início discado, passando pelas frequências via rádio, até chegar à fibra, na qual fomos um dos pioneiros na região. Ao lonto deste tempo, sempre investimos em contar com um time qualificado, tanto na parte tecnológica, quanto no atendimento e suporte, garantindo transparência aos clientes”, explica o diretor.

Fundada em 1995, a Qwerty iniciou como uma empresa de desenvolvimento de software, e, em 1998, ao juntar forças com outras quarto companhias da cidade, passou a oferecer soluções de internet para o mercado corporativo, ainda quando a rede mundial de computadores era discada. Porém, as bases do sucesso nas décadas seguintes começaram a ser plantadas cedo.

Segundo Brum, hoje cerca de 100% do território de Dom Pedrito é coberto pela rede da Qwerty, chegando a aproximadamente 6 mil assinantes, a maioria com o consumidor final. Nas contas do executivo, isso equivale a cerca de 80% do mercado local, uma fatia bem significativa, já que dados do IBGE apontam um número de 38,3 mil habitantes para a população do município em 2020.

Segundo Marcus Brum, diretor da Qwerty, desde o seu início o foco da organização foi oferecer um relacionamento próximo a seus clientes, entregando serviços e suporte de qualidade e se colocando à disposição para as necessidades do consumidor. Isso, aos poucos, foi se adaptando à mudança para se torar um provedor voltado ao consumidor final.

DIFERENCIAIS DO PEQUENO QUE O TORNA GRANDE

“Fomos rapidamente nos adaptando às diferentes 8

Segundo destaca Brum, a Qwerty é o único provedor local em atuação na cidade, o que explica a preferência entre a comunidade, apesar de concorrer com uma grande telecom. Contudo, para o diretor, o atendimento personalizado e o relacionamento próximo com a população durante a trajetória da empresa criou uma relação de afeto e confiança com o público.


ESPECIAL

MATÉRIA

“Claro que investimos em marketing e tecnologia para garantir a qualidade de nossos serviços, isso sempre está no nosso modelo de negócios, mas estar próximo do público, conhecer sua realidade e entregar serviços que estejam conectados com ela, nos dá uma competitividade que nenhuma grande telecom consegue fazer”, aponta Brum. Conforme explica o diretor, esses laços com a comunidade se fazem através de parcerias locais, fornecendo internet em locais públicos ou para entidades como bombeiros e polícia local, entre outras. Para o executivo, são investimentos que retornam como benefício para a população e mostram o comprometimento da empresa com a qualidade de vida local. “É uma relação de carinho que ultrapassa nossos serviços e se reflete no dia-a-dia, o que é algo que só se consegue fazer quando é provedor local. Focamos em um atendimento

9

e serviço de primeira em nossa operação, mas se precisar tirar dúvida de internet de um cliente quando estamos na fila do supermercado, a gente faz com todo o prazer”, brinca Marcos. É essa combinação de organização, investimento em tecnologia e inovação, com um olhar afetuoso para a comunidade que faz o sucesso da Qwerty, que segundo Brum, registrou nos últimos anos um crescimento de 30% ano a ano, e está planejando uma expansão para outros territórios. “Hoje muitos provedores colocam muito do seu foco em expansão territorial, mas em vezes ainda não afinaram sua estratégia de sucesso no âmbito local. Cada cidade, ou mesmo bairro, tem suas peculiaridades, e o provedor local tem como diferencial conhecer isso e entregar a melhor solução. Antes de expandir, é importante pensar nisso”, aponta Brum.


WEBN E W S

O que acontece no mercado de Internet e Telecom, você fica sabendo por aqui.

Anatel libera FOX+ para ser vendida via Internet sem vínculo com operadora Após dois anos de muitas idas e vindas, o conselho diretor da Anatel decidiu, em 09/09, que a oferta de conteúdo audiovisual da Fox pela Internet não precisará seguir a Lei de TV paga, ou Lei do SeaC, ficando, assim, isenta de atender às cotas de produção de conteúdo nacional e obrigações de carregamento de canais. Segundo a Anatel, os canais Fox+ e Esporte Interativo+, além de qualquer outro conteúdo distribuído por meio de pacotes pela internet, não são Serviços de Acesso Condicionado (SeAC), uma vez que não são veiculados por meio de redes próprias, mas sim por redes de terceiros. A decisão da agência reguladora pode beneficiar o segmento de ISPs, já que abre um leque de oportunidades ao permitir que companhias cujas ofertas incluam serviços de valor adicionado em canal linear pela internet sejam consideradas empresas de valor adicionado, abrindo espaço para que, por exemplo, as PPTs possam distribuir seus canais lineares via web não mais como SeAC, e sim como SVA.

Banda larga 8,51% mais cara O preço do acesso à banda larga aumentou 8,51% em agosto, conforme o IBGE. Com isso, o item “comunicações” sofreu elevação de 0,67% no mês, impactando em 0,05 ponto percentual o avanço do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA), que ficou em 0,24% maior alta já registrada para o oitavo mês do ano desde 2016.

10


WEBN E W S

Sai a regulamentação da Lei das Antenas O presidente Jair Bolsonaro assinou, no dia 1º de setembro, o decreto que regulamenta a Lei nº 13.116/2015 (Lei Geral das Antenas). O decreto tem como objetivo acelerar a autorização para implantação de antenas no país, o que tende a aumentar com a chegada da 5G, cujo leilão de frequências está previsto para o segundo trimestre de 2021. Além disso, o decreto dispensa o licenciamento de pequenas antenas, o que deverá contribuir ainda mais para a expansão da 5G.

Computador e TV crescem no acesso à Internet Uma pesquisa do Cetic.br mostrou que o computador e a televisão cresceram como dispositivos de acesso à Internet ao longo da pandemia da Covid-19: o primeiro é usado por 60% dos usuários de web, contra 51% de 2019; enquanto a segunda ficou com 58% este ano, ante 40% do ano passado. Mas o campeão no acesso à rede segue sendo o celular, com disparados 98% da preferência dos entrevistados para o estudo.

11


PERFIL

Sandro Schleder: uma enciclopédia quando o assunto é negociação Investir no negócio de forma realista, levando em conta não somente as projeções futuras, mas principalmente o presente e as possibilidades de geração de valor no médio e longo prazo. Quem lembra deste conselho? Veio do especialista Sandro Schleder, diretor da Prosper Capital, em live realizada pela InternetSul sobre negociações envolvendo ISPs. E para falar do assunto, Schleder tem cancha: mestre em Economia e Economista pela UFRGS, o executivo tem MBA pela Fia USP em Gestão e MBA Executivo pela ESPM

12

em Marketing. Além disso, é professor em diversos MBAs, nas disciplinas de Planejamento Estratégico, Economia Empresarial e Governança Corporativa, Fusões e Aquisições. É também investidor anjo desde 2010 e mentor de startups em aceleradoras. No mercado de PMEs, prestou consultoria para mais de 50 empresas, gerando como resultado a efetivação de mais de 5 mil contratos de prestação de serviços com receita recorrente. Também estruturou contratos de serviços para mais de 50 entre as 500 maiores empresas do Brasil, incluindo gigantes como Vale, Ambev, Decolar, IBM, GVT e NET.


VITRINE

DO

ASSOCIADO

Comprometimento e retribuição: associado InternetSul é responsabilidade social Quando a boa vontade e o compromisso com a comunidade se encontram com a capacidade de fazer, nada pode parar uma iniciativa. E este é o mote das ações realizadas por diversos de nossos associados, levando conexão de forma gratuita a diversas entidades, localidades e pessoas pelo RS afora. Um exemplo é a Plugnet, de São Sepé, que doou um link de 10 MB à escola Eno Brum, localizada na região rural do município. O projeto beneficiou 40 alunos que, até então, não tinham acesso à Internet, e precisavam disso com urgência para dar continuidade a seus estudos. Dos equipamentos à implantação e suporte, tudo é fornecido de forma gratuita. Tanto que a Plugnet acabou sendo homenageada pela ação na Câmara de Vereadores da cidade. E não por menos: além da escola, este associado já auxiliou, com projetos semelhantes, diversos outros órgãos da região, como a Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Presídio, Asilo, APAE. Além disso, a empresa patrocina eventos locais, como o Outubro Rosa, e o time da cidade, o La Maquina. “Para nós, é muito gratificante retribuir o apreço que temos por esta terra, em que estamos sediados há 21 anos. É nossa forma de contribuir para o crescimento contínuo da cidade e da sociedade sapeense”, afirma Alisson Outro associado engajado é a CentroSul Tecnologias, de Barra do Ribeiro. A empresa , fundada pelo professor Dênis Jacinto, nasceu de uma necessidade: ainda quando era discente, o executivo residia em Guaíba e, como lecionava no município vizinho, acabava tendo de pernoitar na sala dos professores, na escola, devido a dificuldades com os horários de ônibus. Nesta época, o wifi da secretaria escolar não pegava bem, e foi quando surgiu a ideia de ser o provedor deste serviço. Assim, nasceu a companhia, que em 2012 já fornecia acesso à Internet de forma gratuita para a escola e, ao longo do tempo, ampliou o projeto para outras instituições: Brigada Militar, Creche Municipal Tia Romana, E. E. E. M. Dr Carlos Pinto de Albuquerque, E. E. E. M. Francisco Rosales Neumann, E. M. E. F. Fernando Hoff, E. M. E. F. Gotofredo Hein, E. M. E. F. João Evangelista Pinós, ONG Focinhos Castrações de Animais, ACPA - Associação de Controle Populacional Animal, Polícia Civil (Barra do Ribeiro) e E. M. E. F. Ana Barok, E. E. E. M. Gonçalves Ledo, E. M. E. F. Joao Ziulkoski Filho e Brigada Militar (Mariana Pimentel). Mais um exemplo: a New Life Fibra, que criou o projeto “Life School”, voltado a beneficiar 60 famílias em sua primeira etapa na cidade de São Gabriel. Em breve, o projeto vai abranger também Bagé e Passo Fundo, cidades onde a empresa também está presente. De acordo com o diretor da empresa, Rony Marcon, a ideia nasceu da necessidade, em tempos de pandemia, da união em tempos de distanciamento. “O tempo é de conexão. Conexão com energia, escola, pensamentos bons e muita

13

fé que será passageiro. Momento que precisamos cuidar da nossa vida e da vida do irmão. E, para isso, venho aqui doar para a nossa comunidade Gabrielense 60 conexões de internet na primeira etapa do projeto. 60 famílias serão beneficiadas sem nenhum custo! Esse é o espírito do projeto social Life School”, comenta ele. A Netfar, de Bento Gonçalves, também faz sua parte. A empresa comanda o projeto Netfar do Bem, que compreende diversas campanhas solidárias, incluindo o incentivo para que clientes façam doações e, em troca, recebam descontos em assinaturas, além do fornecimento de Internet gratuita a várias ONGs do município. As arrecadações de doações somaram, entre fevereiro e março de 2019, 700 kg de alimentos. Já nos meses de abril e maio, foram recolhidas 700 peças de roupas para a Campanha Do Agasalho encabeçada pela empresa, que repassou os donativos ao Lar dos Pequeninos, Lar Luchese, entre outras instituições. Em junho e julho, a companhia realizou o Desafio Voluntário, com uma campanha de arrecadação de materiais de higiene e limpeza que agregou 420 itens, entregues a ONG Parceiros Voluntários e aos Índios de Bento Gonçalves. Já em agosto e setembro foi a vez de recolher brinquedos, seguida da realização do evento Criança Feliz, no qual 400 itens foram doados para a alegria da criançada. Esta ação contou com o apoio da Parceiros Voluntários, CIC Bento Gonçalves e outros diversos apoiadores. No final do ano, como não poderia deixar de ser, houve a Campanha de Natal, recolhendo 350 itens de cestas de natal que foram entregues à Ação Social São Roque, em uma confraternização que contou com a presença do prefeito Guilherme Pasim, da primeira dama e de representantes da Polícia Rodoviária. Em 2020, o Netfar do Bem vem a todo vapor: já foram recolhidos materiais escolares, alimentos, roupas, brinquedos, beneficiando dezenas de instituições e centenas de pessoas. E o projeto vai continuar, afinal, a solidariedade e o comprometimento dos ISPs com suas comunidades é interminável! Associado, tem uma história de entrega e retribuição à sociedade para contar? Envie-nos! Estamos abertos para divulgar seus feitos, que merecem toda a atenção.


PALAVRA

DE

ESPECIALISTA

Vamos usar indicadores? A Utilização de indicadores de todos os aspectos é imprescindível quando falamos em gestão eficaz e estratégica, pois uma vez em posse de dados bem estruturados e informações precisas, as equipes gestoras tem uma ampla visão da operação, tornando muitas vezes mais fácil uma tomada de decisão sendo ela critica ou não. Todos os dias estamos rodeados de informações que nos indicam status de uma infinidade de coisas, que ao estarem ali, avista e sendo monitorados, nos garantem a execução de qualquer função com o mínimo de sucesso, produtividade e assertividade possível. Então você pode perguntar: Mas qual ligação isto tem com o meu provedor? E eu digo, toda! Muito bem, perceba, como você irá saber se sua operação está indo bem ou mal se não há comparação com momentos anteriores, mais do que isto, como irá determinar desvios de qualidade se não há métrica nem indicador que lhe pontue que nível de qualidade é esperado. Como exemplo, se você vai se deslocar de carro é necessário que haja combustível, um mínimo de pressão nos pneus e óleo no motor e os mostradores no painel te indicam se isto será possível ou não. E você na sua operação, o que precisa para ir adiante? Onde e como você está medindo isto? Você está à deriva sem indicativos se irá chegar a algum lugar? Ou ainda, você sabe onde está hoje e onde quer chegar? Com esta analogia fica um pouco mais fácil entender por que é uma boa prática de gestão ter indicadores na operação como um todo. Pois simplesmente em qualquer atividade que se queira medir desempenho, produtividade e efetividade ou qualquer dado estatístico, é necessário utilizar indicadores e metas para determinar o fracasso ou sucesso desta atividade. Como bem descreveu Fuller (1982), “Nada é bom ou ruim, mas somente através de comparação”. Sendo ainda mais específico, são os indicadores e metas propriamente ditos que podem informar se você obteve ou não sucesso numa determinada estratégia de marketing observando o histórico de procura pelo seu provedor numa rede social, na contratação de novos técnicos para atendimento ao cliente, visando reduzir o TMA (tempo médio de atendimento), ou na contratação daquele especialista em compras, referente a diminuição de custo nas compras de insumo e por aí vai.

Seguindo este caminho, podemos elencar diversos benefícios no implemento de gestão por indicadores como a possibilidade de antever situações e tendências tanto prejudiciais quanto benéficas. Com o auxílio histórico dos indicadores por exemplo, se bem ajustado, é possível entender a que ritmo sua operação cresce e em alguns casos lhe dar um indicativo de qual ponto da existência dela será necessário fazer ajustes, tais como volume de compra, quantidade de técnicos internos fazendo atendimentos, ou mesmo externos atuando em ativações ou suporte e por consequência, planejar a saúde financeira da empresa se considerarmos despesas para contratações e impostos. Não seria ótimo poder entender e prever estas situações de uma forma mais precisa? Então, a gestão através de indicadores chaves do seu negócio pode sim auxiliar nestes aspectos. Analisando os indicadores, é possível criar metas, e avaliar os resultados verificando a aderência destes resultados as expectativas da diretoria. É possível ainda estabelecer melhorias nos casos em que algum indicador não apontar o resultado esperado, ou criar gatilhos para que no meio do período de medição ações sejam tomadas para que os objetivos e metas deste indicador então sejam alcançados. Enfim, são inúmeros os benefícios. Contudo, “nem tudo são flores”. Não podemos nos enganar pensando que ao concatenar dezenas de informações de diversas fontes de dados, ou elaborar inúmeras planilhas com centenas de registros, as respostas para todos as nossas perguntas serão disponibilizadas. Estas informações não são nada se não adicionarmos inteligência e análise a elas. Muitas vezes é necessário alterar a forma como são armazenadas, criar novos indicies e mudar a forma como as vemos. Isto faz parte do processo de adequação da gestão por indicadores. Pois inúmeras vezes nós armazenamos dados que não podem ser lidos facilmente, ou que são de certa forma irrelevante para o negócio em si. É necessário sim um estudo e muitas vezes quebrar algumas barreiras estruturais de dados antigas da organização para atingir o objetivo. A boa notícia é que se os gestores estiverem aptos a este desafio, a utilização dos indicadores só tem a agregar na resolução de problemas diários, na melhoria do desempenho e adesão as expectativas de curto, médio e longo prazo da operação.

Filipe Mattos Kuhn Gerente de Operações na associada

14


adm@internetsul.com.br Rua Santos Dumont, 1500 - Sala 1208 SĂŁo Geraldo - Porto Alegre CondomĂ­nio Fiateci CEP 90230-240

(051) 99505 8135 (051) 98170 7137 ( 51) 3103 0664

Profile for internetsul

Informativo Internetsul News ed 1  

Informativo-Internetsul-News ed 1

Informativo Internetsul News ed 1  

Informativo-Internetsul-News ed 1

Advertisement