Issuu on Google+

Obras de Artistas Plásticos de Países Africanos Lusófonos Promoção e difusão: Centro InterculturaCidade 2011


ÍNDICE 1 - António Firmino (Cabo Verde) 2 - Anselmo Godinho (Guiné – Bissau ) 3 - Ismael Sequeira (São Tomé e Príncipe ) 4 - Kassanaya (Cabo Verde) 5 - Litos Silva (São Tomé e Príncipe) 6 - Valdemar Dória (São Tomé e Príncipe)


ANTÓNIO N. FIRMINO

Nasceu

em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde, cujas gentes, vivências e folclore lhe servem de tema para as suas telas (a óleo e acrílico), que vai fazendo em paralelo com uma actividade docente, como Professor (de Inglês, Francês e Crioulo de Cabo Verde).   Pintor por vocação e Professor de Línguas por formação, há mais de duas décadas António Firmino "assume-se como um Artista Plástico autodidacta que “inventa a sua própria técnica a cada pincelada”. Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (Inglês-Português), pela Universidade Nova de Lisboa, detém um “Diplôme Supérieur d’Études Françaises”, pelo Instituto Franco-Português de Lisboa e pela Universidade de Toulouse em França, duas Pós-graduações em Inglaterra (ESP Teaching Course, IELE, University of Lancaster; Maritime English Course, Plymouth Polytechnics), e Mestre em Comunicação Educacional Multimédia, pela Universidade Aberta de Lisboa.

Título: A Velha da Cidade Velha Técnica: Acrílico S/ Tela Dimensões: 57,50 cm x 70,50cm


ANTÓNIO N. FIRMINO

Título: Mulheres no Mercado Técnica: Acrílico S/ Tela Dimensões: 57 cm x 70 cm

Título: Vendedêras de Balói Técnica: Acrílico S/ Tela Dimensões: 64,50 cm x 69,50 cm


ANTÓNIO N. FIRMINO

Título: Cidade Velha (Santiago, Cabo Verde) Técnica: Acrílico S/ Tela Dimensões: 50 cm x 70 cm

Título: Paisagem (S. Nicolau, Cabo Verde) Técnica: Acrílico S/ Tela Dimensões: 58 cm x 80,50 cm


ANTÓNIO N. FIRMINO

Título: Na Camin d’ Ribêra de Julion Sanjon e Pon na Padaria Técnica: Acrílico S/ Tela Dimensões: 40,50 cm x 100 cm

Título: A Velha Praça D. Luís, Mindelo Técnica: Acrílico S/ Tela Dimensões: 30 cm x 60 cm

Título: Mendigos à Porta da Igreja Técnica: Acrílico S/ Tela Dimensões: 70 cm x 0 cm


ANTÓNIO N. FIRMINO

Título: Festa da Bandeira Técnica: Acrílico S/ Tela Dimensões: 58 cm x 80,50 cm


ANTÓNIO N. FIRMINO

Título: Mindelo ao Amanhecer Técnica: Acrílico S/ Tela Dimensões: 58 cm x 80,50 cm


ANSELMO GODINHO

Anselmo José Godinho é natural da GuinéBissau. Os seus primeiros desenhos foram feitos no chão, com carvão. Ainda criança, por influência de um primo mais velho, começou a usar o lápis para desenhar. Já adulto, fez uma formação na Gâmbia onde aprendeu a técnica do Batik. Em 2002 coordenou um atelier de Batik através de um projecto financiado pela delegação da União Europeia em Bissau. O Batik, técnica milenar originária da ilha de Java (Indonésia), consiste em sucessivos tingimentos do tecido após o isolamento de determinadas partes com cera. E foi através desta arte tradicional de pintura em tecido que Anselmo Godinho veio a exprimir os seus conhecimentos e as suas preocupações sociais, bem como os aspectos culturais da sua terra natal.

Título: Guiné Punta Técnica: Batik Dimensões: 140 cm x 130 cm


ANSELMO GODINHO

Título: Coitadi Técnica: Batik Dimensões: 81 cm x 79,50 cm

Título: Polvo Técnica: Batik Dimensões: 140 cm x 130 cm


ANSELMO GODINHO

Título: Tabanka Garandi Técnica: Batik Dimensões: 117 cm x 75,50 cm


ANSELMO GODINHO

Título: Fanado Balanta Técnica: Batik Dimensões: 85 cm x 139 cm


ANSELMO GODINHO

Título: Bambú Técnica: Batik Dimensões: 85,50 cm x 69,50 cm

Título: Moskito Técnica: Batik Dimensões: 75,50 cm x 109,50 cm


ISMAEL SEQUEIRA Ismael Sequeira nasceu em 1969 em Conceição na cidade de São Tomé. Começou a pintar desde muito novo, tendo participado numa exposição comemorativa do aniversário da independência do país, com 13 anos apenas. Em 1982 conheceu Protásio Pina e Cesaltino da Fonseca, expoentes máximos das artes plásticas em São Tomé e Príncipe na época, que dirigiam o sector de produção de cerâmica na olaria de Almeirim, onde aprendeu a trabalhar barro e cerâmica. Influenciado por Protásio, começou a pintar a óleo. Mais tarde, trabalhou com mestres coreanos em pintura de cenários e montagem de quadros humanos para espectáculos e jogos de ar livre. Completou o Curso Experimental de Artes Plásticas na Escola Secundária António Arroio. Formou-se em Pintura e Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Aprendeu a trabalhar cerâmica na olaria de Almeirim. Colaborou em diversos projectos culturais, em parceria com várias organizações em São Tomé. Vive e trabalha em Portugal desde 1991. De 2008 a 2011, expôs na Grande Lisboa, Coimbra e São Tomé.

Título: Reconstruir a Paisagem Humana Técnica: Acrílico sobre tela Dimensões: Díptico Ver dimensões na página seguinte


ISMAEL SEQUEIRA

Título: Reconstruir a Paisagem Humana Técnica: Acrílico sobre tela Dimensões: 200 cm x 80 cm (Díptico)


KASSANAYA Kassanaya, nome artístico de José Brazão, nasceu na Cidade da Praia, ilha de Santiago, em Cabo Verde. Desde 1991 reside e trabalha em Portugal, embora mantenha laços de contacto e visita com o seu país de origem. Tem formação nas áreas da escultura, cerâmica, artesanato e fotografia. O seu percurso profissional e artístico é marcado pelo desenvolvimento e participação regulares em projectos de cariz sócio-cultural, onde tem dirigido oficinas de escultura, joalharia alternativa ou ainda transformação de desperdícios em objectos plásticos. O seu trajecto artístico, podemos dizê-lo, começa desde tenra idade, inspirado pelo avô paterno, um artesão que trabalhava em ouro e prata. Embora não tenha dado continuidade às pisadas do avô, os projectos que tem desenvolvido na disciplina que designa de joalharia alternativa remetem para essa influência remota.

Título: Travesti Técnica: Escultura em pedra (Lioz e Vermelho Negrais) Dimensões: 42 cm x 43 cm x 93 cm


KASSANAYA

Título: Kotomar Técnica: Escultura em pedra (Calcário) Dimensões: 30 cm x 39 cm x 64 cm

Título: Rabéntu Técnica: Escultura em pedra (Mármore) Dimensões: 20 cm x 21 cm x 48 cm


KASSANAYA

Título: S/ Título 1 Técnica: Escultura casca de côco Dimensões: 13 cm x 13 cm x 23 cm

Título: S/ Título 2 Técnica: Escultura em casca de côco Dimensões: 13 cm x 13 cm x 37 cm


LITOS SILVA Litos Silva é o nome artístico de Carlos Silva. Nasceu em 1972 em São Tomé e Príncipe, é artista plástico autodidacta (pintor e caricaturista) e tem formação académica em Teologia Aplicada. Tem participado em diversas exposições colectivas e individuais em S. Tomé e Príncipe, Portugal, Gabão, Congo e Bélgica. Está representado em várias colecções públicas (S. Tomé e Príncipe e Portugal) e particulares (S. Tomé e Príncipe, Bélgica, França, Canadá, Angola, Gabão, EUA e Argélia) e também em Guias de Arte Contemporânea e Dicionários de Arte Africana. É membro fundador da Associação dos Artistas Plásticos de Santomenses. Prémios: 1998 – 1º Prémio no Concurso de Pintura das Espécies Animais, organizado pelo Centro Cultural Português em São Tomé e Príncipe. 1989 – Prémio de Literatura Camões, atribuído pela UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Oficial Portuguesa). 1994 – Menção Honrosa na V Bienal de Arte Contemporânea Bantu (Brazaville, Congo).

Título: Ebony Beauty Técnica: Acrílico S/ Tela Dimensões: 100 cm x 70 cm


LITOS SILVA

Título: S/ Título Técnica: Acrílico S/ Tela Dimensões: 70 cm x 30 cm

Título: Gandú Técnica: Acrílico S/ Tela Dimensões: 90 cm x 60 cm


VALDEMAR DÓRIA

Valdemar Doria, também conhecido por Tobias Amerika, nasceu em 1974 em S. Tomé e Príncipe. Radicado em Portugal desde 1992, concluiu o Curso de Indústrias Gráficas na Escola Profissional Val do Rio em Oeiras e frequentou o curso de Design Gráfico na Universidade Lusófona em Lisboa. Divide a sua actividade artística entre o desenho, a pintura e a fotografia. Expôs em Portugal, S. Tomé e Príncipe e na Irlanda, onde residiu entre 2006 e 2008. Discurso directo: ”Sou um artista que adora desenhar e pintar. Mas também tenho outra paixão - a fotografia. E com a minha Pentax K1000 consigo libertar-me do pincel….”

Título: S/ Título 1 Técnica: Acrílico S/ Tela Dimensões: 77,50 cm x 81 cm


VALDEMAR DÓRIA

Título: S/ Título 2 Técnica: Acrílico S/ Tela Dimensões: 36,50 cm x 31,50 cm

Título: Deus Diz Olá a Todos Técnica: Acrílico S/ Tela Dimensões: 91,50 cm x 91,50 cm


VALDEMAR DÓRIA

Título: Alegria Técnica: Acrílico S/ Tela Dimensões: 76,40 cm x 69,30 cm

Título: S/ Título 3 Técnica: Acrílico S/ Madeira Dimensões: 100 cm x 70 cm


VALDEMAR DÓRIA

Título: Equilíbrio Técnica: Acrílico S/ Tela Dimensões: 74 cm x 70cm

Título: S/ Título 4 Técnica: Acrílico S/ Tela Dimensões: 54 cm x 100 cm


VALDEMAR DÓRIA

Título: A Guerra da Vida Técnica: Acrílico S/ Tela Dimensões: 102 cm x 180 cm


CENTRO INTERCULTURACIDADE Travessa do Convento de Jesus, 16 A, 1200-126 Lisboa Tel.: 21 397 57 16 centro.interculturacidade@gmail.com www.interculturacidade.wordpress.com


AFRIC'ARTES 2011