Page 1

Obras de Artistas Plásticos de Países Africanos Lusófonos Promoção e difusão: Centro InterculturaCidade 2011


ÍNDICE 1 - António Firmino (Cabo Verde) 2 - Anselmo Godinho (Guiné – Bissau ) 3 - Ismael Sequeira (São Tomé e Príncipe ) 4 - Kassanaya (Cabo Verde) 5 - Litos Silva (São Tomé e Príncipe) 6 - Valdemar Dória (São Tomé e Príncipe)


ANTÓNIO N. FIRMINO

Nasceu

em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde, cujas gentes, vivências e folclore lhe servem de tema para as suas telas (a óleo e acrílico), que vai fazendo em paralelo com uma actividade docente, como Professor (de Inglês, Francês e Crioulo de Cabo Verde). Pintor por vocação e Professor de Línguas por formação, há mais de duas décadas António Firmino "assume-se como um Artista Plástico autodidacta que “inventa a sua própria técnica a cada pincelada”. Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (Inglês-Português), pela Universidade Nova de Lisboa, detém um “Diplôme Supérieur d’Études Françaises”, pelo Instituto Franco-Português de Lisboa e pela Universidade de Toulouse em França, duas Pós-graduações em Inglaterra (ESP Teaching Course, IELE, University of Lancaster; Maritime English Course, Plymouth Polytechnics), e Mestre em Comunicação Educacional Multimédia, pela Universidade Aberta de Lisboa.

Título: A Velha da Cidade Velha Técnica: Acrílico S/ Tela Dimensões: 57,50 cm x 70,50cm


ANTÓNIO N. FIRMINO

Título: Mulheres no Mercado Técnica: Acrílico S/ Tela Dimensões: 57 cm x 70 cm

Título: Vendedêras de Balói Técnica: Acrílico S/ Tela Dimensões: 64,50 cm x 69,50 cm


ANTÓNIO N. FIRMINO

Título: Cidade Velha (Santiago, Cabo Verde) Técnica: Acrílico S/ Tela Dimensões: 50 cm x 70 cm

Título: Paisagem (S. Nicolau, Cabo Verde) Técnica: Acrílico S/ Tela Dimensões: 58 cm x 80,50 cm


ANTÓNIO N. FIRMINO

Título: Na Camin d’ Ribêra de Julion Sanjon e Pon na Padaria Técnica: Acrílico S/ Tela Dimensões: 40,50 cm x 100 cm

Título: A Velha Praça D. Luís, Mindelo Técnica: Acrílico S/ Tela Dimensões: 30 cm x 60 cm

Título: Mendigos à Porta da Igreja Técnica: Acrílico S/ Tela Dimensões: 70 cm x 0 cm


ANTÓNIO N. FIRMINO

Título: Festa da Bandeira Técnica: Acrílico S/ Tela Dimensões: 58 cm x 80,50 cm


ANTÓNIO N. FIRMINO

Título: Mindelo ao Amanhecer Técnica: Acrílico S/ Tela Dimensões: 58 cm x 80,50 cm


ANSELMO GODINHO

Anselmo José Godinho é natural da GuinéBissau. Os seus primeiros desenhos foram feitos no chão, com carvão. Ainda criança, por influência de um primo mais velho, começou a usar o lápis para desenhar. Já adulto, fez uma formação na Gâmbia onde aprendeu a técnica do Batik. Em 2002 coordenou um atelier de Batik através de um projecto financiado pela delegação da União Europeia em Bissau. O Batik, técnica milenar originária da ilha de Java (Indonésia), consiste em sucessivos tingimentos do tecido após o isolamento de determinadas partes com cera. E foi através desta arte tradicional de pintura em tecido que Anselmo Godinho veio a exprimir os seus conhecimentos e as suas preocupações sociais, bem como os aspectos culturais da sua terra natal.

Título: Guiné Punta Técnica: Batik Dimensões: 140 cm x 130 cm


ANSELMO GODINHO

Título: Coitadi Técnica: Batik Dimensões: 81 cm x 79,50 cm

Título: Polvo Técnica: Batik Dimensões: 140 cm x 130 cm


ANSELMO GODINHO

Título: Tabanka Garandi Técnica: Batik Dimensões: 117 cm x 75,50 cm


ANSELMO GODINHO

Título: Fanado Balanta Técnica: Batik Dimensões: 85 cm x 139 cm


ANSELMO GODINHO

Título: Bambú Técnica: Batik Dimensões: 85,50 cm x 69,50 cm

Título: Moskito Técnica: Batik Dimensões: 75,50 cm x 109,50 cm


ISMAEL SEQUEIRA Ismael Sequeira nasceu em 1969 em Conceição na cidade de São Tomé. Começou a pintar desde muito novo, tendo participado numa exposição comemorativa do aniversário da independência do país, com 13 anos apenas. Em 1982 conheceu Protásio Pina e Cesaltino da Fonseca, expoentes máximos das artes plásticas em São Tomé e Príncipe na época, que dirigiam o sector de produção de cerâmica na olaria de Almeirim, onde aprendeu a trabalhar barro e cerâmica. Influenciado por Protásio, começou a pintar a óleo. Mais tarde, trabalhou com mestres coreanos em pintura de cenários e montagem de quadros humanos para espectáculos e jogos de ar livre. Completou o Curso Experimental de Artes Plásticas na Escola Secundária António Arroio. Formou-se em Pintura e Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Aprendeu a trabalhar cerâmica na olaria de Almeirim. Colaborou em diversos projectos culturais, em parceria com várias organizações em São Tomé. Vive e trabalha em Portugal desde 1991. De 2008 a 2011, expôs na Grande Lisboa, Coimbra e São Tomé.

Título: Reconstruir a Paisagem Humana Técnica: Acrílico sobre tela Dimensões: Díptico Ver dimensões na página seguinte


ISMAEL SEQUEIRA

Título: Reconstruir a Paisagem Humana Técnica: Acrílico sobre tela Dimensões: 200 cm x 80 cm (Díptico)


KASSANAYA Kassanaya, nome artístico de José Brazão, nasceu na Cidade da Praia, ilha de Santiago, em Cabo Verde. Desde 1991 reside e trabalha em Portugal, embora mantenha laços de contacto e visita com o seu país de origem. Tem formação nas áreas da escultura, cerâmica, artesanato e fotografia. O seu percurso profissional e artístico é marcado pelo desenvolvimento e participação regulares em projectos de cariz sócio-cultural, onde tem dirigido oficinas de escultura, joalharia alternativa ou ainda transformação de desperdícios em objectos plásticos. O seu trajecto artístico, podemos dizê-lo, começa desde tenra idade, inspirado pelo avô paterno, um artesão que trabalhava em ouro e prata. Embora não tenha dado continuidade às pisadas do avô, os projectos que tem desenvolvido na disciplina que designa de joalharia alternativa remetem para essa influência remota.

Título: Travesti Técnica: Escultura em pedra (Lioz e Vermelho Negrais) Dimensões: 42 cm x 43 cm x 93 cm


KASSANAYA

Título: Kotomar Técnica: Escultura em pedra (Calcário) Dimensões: 30 cm x 39 cm x 64 cm

Título: Rabéntu Técnica: Escultura em pedra (Mármore) Dimensões: 20 cm x 21 cm x 48 cm


KASSANAYA

Título: S/ Título 1 Técnica: Escultura casca de côco Dimensões: 13 cm x 13 cm x 23 cm

Título: S/ Título 2 Técnica: Escultura em casca de côco Dimensões: 13 cm x 13 cm x 37 cm


LITOS SILVA Litos Silva é o nome artístico de Carlos Silva. Nasceu em 1972 em São Tomé e Príncipe, é artista plástico autodidacta (pintor e caricaturista) e tem formação académica em Teologia Aplicada. Tem participado em diversas exposições colectivas e individuais em S. Tomé e Príncipe, Portugal, Gabão, Congo e Bélgica. Está representado em várias colecções públicas (S. Tomé e Príncipe e Portugal) e particulares (S. Tomé e Príncipe, Bélgica, França, Canadá, Angola, Gabão, EUA e Argélia) e também em Guias de Arte Contemporânea e Dicionários de Arte Africana. É membro fundador da Associação dos Artistas Plásticos de Santomenses. Prémios: 1998 – 1º Prémio no Concurso de Pintura das Espécies Animais, organizado pelo Centro Cultural Português em São Tomé e Príncipe. 1989 – Prémio de Literatura Camões, atribuído pela UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Oficial Portuguesa). 1994 – Menção Honrosa na V Bienal de Arte Contemporânea Bantu (Brazaville, Congo).

Título: Ebony Beauty Técnica: Acrílico S/ Tela Dimensões: 100 cm x 70 cm


LITOS SILVA

Título: S/ Título Técnica: Acrílico S/ Tela Dimensões: 70 cm x 30 cm

Título: Gandú Técnica: Acrílico S/ Tela Dimensões: 90 cm x 60 cm


VALDEMAR DÓRIA

Valdemar Doria, também conhecido por Tobias Amerika, nasceu em 1974 em S. Tomé e Príncipe. Radicado em Portugal desde 1992, concluiu o Curso de Indústrias Gráficas na Escola Profissional Val do Rio em Oeiras e frequentou o curso de Design Gráfico na Universidade Lusófona em Lisboa. Divide a sua actividade artística entre o desenho, a pintura e a fotografia. Expôs em Portugal, S. Tomé e Príncipe e na Irlanda, onde residiu entre 2006 e 2008. Discurso directo: ”Sou um artista que adora desenhar e pintar. Mas também tenho outra paixão - a fotografia. E com a minha Pentax K1000 consigo libertar-me do pincel….”

Título: S/ Título 1 Técnica: Acrílico S/ Tela Dimensões: 77,50 cm x 81 cm


VALDEMAR DÓRIA

Título: S/ Título 2 Técnica: Acrílico S/ Tela Dimensões: 36,50 cm x 31,50 cm

Título: Deus Diz Olá a Todos Técnica: Acrílico S/ Tela Dimensões: 91,50 cm x 91,50 cm


VALDEMAR DÓRIA

Título: Alegria Técnica: Acrílico S/ Tela Dimensões: 76,40 cm x 69,30 cm

Título: S/ Título 3 Técnica: Acrílico S/ Madeira Dimensões: 100 cm x 70 cm


VALDEMAR DÓRIA

Título: Equilíbrio Técnica: Acrílico S/ Tela Dimensões: 74 cm x 70cm

Título: S/ Título 4 Técnica: Acrílico S/ Tela Dimensões: 54 cm x 100 cm


VALDEMAR DÓRIA

Título: A Guerra da Vida Técnica: Acrílico S/ Tela Dimensões: 102 cm x 180 cm


CENTRO INTERCULTURACIDADE Travessa do Convento de Jesus, 16 A, 1200-126 Lisboa Tel.: 21 397 57 16 centro.interculturacidade@gmail.com www.interculturacidade.wordpress.com

AFRIC'ARTES 2011  

Catálogo de obras de artistas plásticos de países africanos lusófonos. Catalogue of art works from lusophone afican countries

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you