Issuu on Google+

6º Ano Ensino Fundamental – 2009 Prova

Matemática

Professor(a)

Tereza

Horário de saída

:

Nome

INSTRUÇÕES    

 Coloque nome, número e série;  A duração da avaliação é de 90 minutos (duas aulas) Leia todas as questões antes de respondê-las e inicie pelas que  considerar mais fáceis;  Procure resolver todas as questões; 

Data

13/08

Bimestre

Nota

3º BIM Número

Turma

Antes de escrever as respostas, faça um esquema mental do que elas deveriam conter (reúna e organize as informações); Preste atenção ao que é pedido e prenda-se a isso; Use plenamente todo o tempo disponível para a realização da avaliação; Faça uma revisão detalhada antes de entregá-la; Todas as respostas devem ser feitas à caneta preta ou azul.

01. O número natural x é o mínimo múltiplo comum dos números 28 e 70. Então, a soma dos algarismos de x é igual a: (deixe as contas ! ) a) 10 b) 7 c) 17 d) 5 c) zero ________________________________________________________________________ ___________ 02. Qual é o quociente entre mmc(10, 8) e o mdc(12,20) ?

________________________________________________________________________ ___________ 03. Qual a resposta correta para o resultado: mdc(16, 25) ? (deixe as contas ! ) a) 16 b) 16 e 25 são primos entre si c) 25 d) 400 e) 2 ________________________________________________________________________ ___________ 04. Um tenente, um sargento e um cabo estão de serviço hoje. Daqui quantos dias estarão de serviço novamente juntos, sabendo-se que o tenente revesa seu turno de 12 em 12 dias, o sargento, de 8 em 8 dias, e o cabo, de 6 em 6 dias?

________________________________________________________________________ ___________ 05. Uma pessoa tem 4 barras de ferro com os seguintes comprimentos: 15 metros, 25 metros, 30 metros e 35 metros. Cortando-as em pequenas barras de mesmo comprimento e do maior tamanho possível, sem inutilizar nenhum pedaço, responda: a) quantas pequenas barras essa pessoa obterá?


b) Qual será o tamanho de cada uma delas? 06. No quebra-cabeça ao lado, faltam apenas 2 peças (de um total de 35 peças) para que a montagem seja concluída. Responda: a) Que fração representa a parte ainda não montada do quebra-cabeça?

b) Que fração representa a parte já montada do quebra-cabeça?

c) que fração representa o quebra-cabeça completo? ________________________________________________________________________ ___________ 07. Responda: a) Como se lê a seguinte fração

3 : 17

b) onze oitavo, em forma de fração: ________________________________________________________________________ ___________ 08. Escreva: a) duas frações que representam o número 5:

b) o número natural representado pela fração

42 7

c) a fração com numerador 15 que representa o número natural 5 d) a fração com denominador 4 que representa o número natural 3 ________________________________________________________________________ ___________ 09. a) Um ano tem 12 meses. A fração do ano que corresponde a 19 meses é fração em um número misto.

19 . Transforme esta 12

b) Um dia tem 24 horas. O número misto do dia que representa 70 horas é 2 número misto em fração.

22 . Transforme esse 24

________________________________________________________________________ ___________


10. ( ( (

Coloque V, se verdadeiro, ou F, se falso: ) Toda fração imprópria é maior que 1. ) Toda fração aparente é igual a 1. ) Todo número natural pode ser representado por uma fração aparente.

(

) A divisão de 5 por 7 pode ser representada pela fração

(

) A fração

(

12 é uma fração imprópria e não aparente. 4 9 ) A fração é uma fração própria. 4

5 . 7

11. Observe a reta abaixo e os pontos assinalados com letras maiúsculas. A 0

1

D

C

B 2

3

4

Associe cada fração ou número misto à letra correspondente:

8 3

1

1 3

2 3

20 5

________________________________________________________________________ ___________ 12. a) Ana leu

1 de um livro. Que fração completa um inteiro? 6

b) Escreva um número racional:

________________________________________________________________________ ___________ 13. No 6º ano há 42 alunos, ano?

1 dos alunos desta classe, são meninos. Quantas meninas estudam no 6º 3

________________________________________________________________________ ___________ 14. Dois sétimos dos parafusos que estão em uma caixa correspondem a 16 parafusos. Quantos parafusos há na caixa?


________________________________________________________________________ ___________ 15. Para fazer um bolo de casamento, dona Joana precisa de 30 ovos. Quantos ovos ela vai usar para fazer o bolo?

3 dos ovos que est達o numa bandeja com 5

Boa Prova!


6º 3ºBim PB1 MAT