Page 1

Educação EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA

3º TRIMESTRE

ANO 2018

PALAVRA DA

A criança já está pronta para ficar sem fralda?

Coordenação

Como o Colégio pode ajudar nesse processo?

A transição do uso da fralda para o vaso sanitário é uma fase bastante significativa da infância, já que o processo requer: habilidades sociais (avisar quando quer ir ao banheiro ou interromper uma brincadeira para fazê-lo), motoras (abaixar e erguer a roupa; sentar-se no vaso), de autocuidado (higienizar as partes íntimas e as mãos), de linguagem (expressar suas vontades) e cognitivas (perceber os esfíncteres e conseguir contê-los quando precisa esperar um pouquinho para ter acesso ao banheiro). Em nossa cultura, o desfralde acontece por volta do 2º e do 3º ano de vida, mas é preciso considerar que, por exigir que a criança aprenda novos comportamentos, esse período pode ser variável. A paciência é uma dica valiosa para vivenciar esse processo, escapes vão acontecer e não devem ser motivos de punição. Nesse momento, é importante auxiliar a criança a fazer a limpeza e explicar que ela está aprendendo e que “acidentes” acontecem, mas que você está muito orgulhoso(a) por ela estar conseguindo aos pouquinhos. Valorize sempre todas as conquistas, descrevendo tudo o que a criança está aprendendo, pois, dessa maneira, “estar crescendo” pode ser motivador, explica Natalia Gomes Soares, psicóloga escolar do Colégio.

A rotina é de suma importância para as crianças na primeira infância, dessa forma, priorizamos cada momento vivenciado com eles, e temos a nossa roda da conversa/assembleia como parte desse processo fundamental. Nesse espaço de conversas e de novidades, a criança começa a aprender o gênero do discurso e as habilidades básicas necessárias para um bom convívio coletivo, como falar e ser ouvida, questionar e ser questionada, entre outras. Esse é um momento único na nossa rotina, em que aparece a individualidade de cada um por meio de suas falas ou de seus questionamentos, embora pareça simples, não é, pois, no início, a criança tende a falar apenas com o professor e, aos poucos, interage com os amigos, pois nem sempre é compreendida em suas colocações. Portanto, fica clara a importância de promover momentos como esse diariamente, tendo em vista que a criança desenvolve a fala ao mesmo tempo que se socializa e ressignifica seus conceitos, aprimorando aspectos importantes para uma vida social saudável.

No Colégio, os educadores iniciam o processo com as famílias quando já conhecem as particularidades de cada criança. Realiza-se reunião com os pais para que possam ser orientados e para adquirirem conhecimentos que facilitem o processo. Ações como o uso de tabelas coloridas com desenhos e a motivação junto à criança tornam o desfralde mais tranquilo e divertido! No decorrer do caminho, a comunicação entre família-escola acontece diariamente via agenda, com feedbacks e informações importantes sobre a criança. Informativo Educação Infantil Colégio Interativa

Patrícia Romeu 3º Trimestre/2018

01


Tempo da criança ser criança! “Nós precisamos ter a escuta atenta para a criança protagonista”. Taís Romero Esse é o foco da formação continuada dos professores do Colégio Interativa, que a Taís Romero, assessora pedagógica da Educação Infantil, propõe. A formação em serviço não é somente ir para cursos e congressos, mas olhar para a própria prática in loco. É necessário provocar nos professores um olhar atento para a própria prática, para que haja o entendimento: “o que estou fazendo, por que estou fazendo e como estou fazendo?”. De acordo com Taís, o Interativa convida os seus professores para estarem em constante movimento: aprender para poder ensinar, ensinar para poder aprender. E o que as crianças aprendem enquanto brincam? Elas pesquisam, investigam, refletem, exploram, comunicam-se, fazem amigos, e isso precisa ser vivido com plenitude. Por fim, Taís deixa um recado para os pais que estão pensando em colocar os filhos na Educação Infantil do Colégio Interativa ou que já têm os filhos matriculados aqui: “A Educação Infantil não tem como foco preparar a criança para ‘o que ela será quando crescer’, garantimos aqui o direito de a criança ser criança e de se desenvolver plenamente como sujeito crítico, reflexivo, social e o mais importante: feliz”.

Brincando com tinta

Descobrindo novas sensações

02

Informativo Educação Infantil

Brincar com tinta estimula os sentidos, auxilia no desenvolvimento da coordenação motora e na percepção das cores. As crianças dos níveis 1, 2 e 3 MA vivenciaram por meio da pintura um contato direto com as cores primárias. O objetivo é fazer com que os pequenos aprendam enquanto se divertem e, com diversão, descubram novas sensações e compreendam o mundo a sua volta.

Colégio Interativa

3º Trimestre/2018


Learning English during the classroom routine English learning in early childhood education goes hand-in-hand with the work developed by the head teachers, so that the acquisition of the new language occurs in a meaningful way, linked to the student’s daily life. Through the work with learning spaces, playful activities, music and the inclusion of English in the routine, the students learn the language while playing. In level 4 TA, the group built, along with the head teacher, the learning space called “Ice Cream Parlor”, where they could play pretend selling and buying ice cream, make combinations and, of

course, learn English. So, we made popsicles out of colorful felt and ice cream sticks. Each child, helped by the English Teacher, cut out the felt in the shape of an ice cream and wrote the name of the colors in English in the sticks. This game’s goal is to associate the colors with their writing in English, putting the sticks in the felt popsicles with the corresponding color. The students had a lot of fun and could experience English in their daily life inside the classroom. The felt popsicles stayed in the classroom, available for them to play even when they are not having English classes!

EXPLORAÇÃO COM TECIDOS E CAIXAS

Infinitas

possibilidades A interação com os materiais, o espaço e os amigos promove momentos ricos de descobertas. As crianças do Nível 1 TA ficam livres para observar, experimentar, criar e brincar. Entre tecidos e caixas, surgem infinitas possibilidades. Uma roupa, aquela brincadeira de esconder, a caixa que vira um carro, um esconderijo para guardar tecidos, um castelo ou uma grande torre para poder derrubar e rir com os amigos. Os pequenos também percebem os limites do seu corpo, equilibrando-se ao entrar e sair das caixas.

Informativo Educação Infantil

Colégio Interativa 3º Trimestre/2018

03


Explorando o sentido do paladar Os alunos do Nível 2 TA puderam explorar um dos cinco sentidos: o paladar, por meio das frutas que as professoras Gláucia e Rafaela levaram à sala de aula. Os pequenos puderam analisar as variadas texturas de cascas, tamanhos, cores, formas e, principalmente, sabores. Após a análise do exterior, a turma pôde ver as frutas cortadas, observando suas sementes, seus interiores – alguns mais aquosos e outros mais secos – e, finalmente, experimentaram. De uma forma muito divertida e prazerosa, todos puderam notar que certas frutas eram mais azedas, outras mais doces. O resultado foi uma deliciosa salada de frutas. Ah, e teve uma grande curiosidade para alguns: o tomate também é uma fruta! Com ele, foi feita uma deliciosa salada de tomates temperada com limão. A atividade proporcionou que cada criança pudesse explorar o sentido do paladar e experimentar algo feito por eles mesmos.

E assim fomos surpreendidos!

As tardes do Nível 3 TA são de muitas surpresas. Em uma das aulas, as crianças foram surpreendidas com um grande papel branco fixado no chão e várias canetinhas ao redor. A atividade: fazer uma arte desenhando deitadas. Iniciando uma divertida brincadeira de “desenhar anjos” – como as crianças denominaram –, elas realizaram grandes círculos coloridos, proporcionando o desenvolvimento da coordenação motora global e da noção corporal de forma divertida.

04

Informativo Educação Infantil

Colégio Interativa

3º Trimestre/2018


Estabelecendo relações de amizades por meio da escrita

Partindo de pesquisas sobre o processo de iniciação à língua escrita, acreditamos na importância da aprendizagem por meio da escrita do nome próprio, pois assim, as crianças adquirem repertório e estabelecem relações com as demais escritas dos nomes de seus amigos de sala. Com essas vivências, o Nível 4 TA se apropriou da escrita do nome próprio e do conhecimento das letras por meio de brincadeiras e de muito encantamento, como o projeto da caixa

do tesouro, no qual cada criança teria que trazer um tesouro que iniciasse com a letra de seu nome. Por exemplo, o Arthur trouxe seu tesouro em uma caixa de papelão misteriosa; era seu avião. Dessa forma, o mundo letrado ganha sentido, gera curiosidade de forma lúdica e possibilita que o pequeno desenvolva a observação, fazendo com que ele pense, pergunte, crie hipóteses e tome decisões. Aprimora-se, assim, o pensamento da linguagem e potencializa a oralidade.

Ateliê de Artes

Possibilidades criativas! As crianças dos Níveis 4 e 5 MA participam toda semana do Ateliê de Artes, onde, além de estarem em contato direto com diversos materiais, cores, formas e possibilidades criativas, desenvolvem-se física, social-cognitiva, afetiva e culturalmente. Nesse momento, elas são livres para desenhar, criar, transformar e estimular sua criatividade e sensibilidade, criando o que desejarem da forma que quiserem.

Informativo Educação Infantil

Colégio Interativa 3º Trimestre/2018

05


Quem foi

Piet Mondrian? As crianças do Nível 5 TA estudaram sobre o artista Piet Mondrian com o intuito de ampliarem seu repertório artístico. Estudaram sobre algumas de suas obras e sobre sua história de vida, observaram as linhas, cores, formas e como são apresentadas. Após a observação, os alunos fizeram a releitura a partir da escolha de uma das obras de Mondrian. A atividade foi realizada pelo grupo utilizando como instrumento de pintura os Ipads em sala.

19a MOSTRA DE ARTES 2018 Há 19 anos o Colégio Interativa realiza a Mostra de Artes, um dos vários eventos promovidos pela escola para exercitar a imaginação e aprendizado dos alunos. O objetivo dessa exposição de trabalhos é incentivar a criação dos discentes no meio acadêmico, estabelecendo uma relação entre o conteúdo obtido em sala com a prática.

Por meio da leitura do livro “A Arca de Noé”, da escritora Ruth Rocha, as crianças do nível 1, 2, 3 MA e nível 3 TA, tiveram a oportunidade de aprofundar seus estudos sobre um fenômeno da natureza: a chuva, além de conhecer um pouco mais sobre os animais contextualizados na história.

06

Informativo Educação Infantil

O livro de literatura adotado foi “Romeu e Julieta”, o qual trouxe para as crianças do nível 4 TA e nível 4 e 5 MA, uma abordagem diferente e interessante sobre as cores e a importância de deixarmos a vida mais colorida com a amizade e o respeito.

Colégio Interativa

3º Trimestre/2018

A partir do estudo do livro de literatura de Ruth Rocha, “Mil pássaros pelos céus”, as crianças do nível 5 TA, se encantaram pelo enredo. A obra intensifica o quão importante é a música não somente na vida dos pássaros, como também, na vida do ser humano, pois não somente traz sonoridade, como melodia para os dias tristes.


Festa do

O Colégio Interativa comemora, anualmente, o Dia da Crianças com uma festa muito especial: uma das letras de seu nome (Interativa) é selecionada e as crianças do Ensino Infantil e do Fundamental I se fantasiam com temas que iniciem com a letra. Tivemos de tudo: emoticons, Elsa (do filme Frozen), exploradores, espanholas, esqueletos, Einsteins, elefantes, enfim, o que vale é a criatividade do aluno e de sua família!

Informativo Educação Educação Infantil Infantil Informativo

Colégio Interativa Interativa 3º 3º Trimestre/2018 Trimestre/2018 Colégio

07 07


EXPEDIENTE

Informativo Educação Infantil 3º Trimestre/2018

Colégio Interativa Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio

Rua Ivaí, 317 - Vl. Nova - Londrina - PR

08

Direção Geral - Paula Carvalho – Depto. de Relações Institucionais Redação - Camila Coelho e Equipe Interativa Direção Pedagógica: Luciana Itho Coordenação Pedagógica - Patrícia Romeu Fotos - Tito Andrade e Equipe Interativa Projeto Gráfico - Droopi - Agência Digital Contatos: (43)3376-8500 | www.interativalondrina.com.br

Profile for Colégio Interativa

Informativo 2018 - Educação Infantil - Colégio Interativa  

Você é nosso convidado a fazer parte de uma Educação Transformadora! Agende uma visita: (43) 3376-8500 contatori@interativalondrina.com.br R...

Informativo 2018 - Educação Infantil - Colégio Interativa  

Você é nosso convidado a fazer parte de uma Educação Transformadora! Agende uma visita: (43) 3376-8500 contatori@interativalondrina.com.br R...

Advertisement