Page 1


COTIA - SP 2013


PÁG NOME EM PREFACE INGLÊS

‘‘

Nosso desafio é melhorar a cada ano, inovando para, cada vez mais, adequar o sistema educacional às necessidades e demandas desta nova geração.

‘‘

NOME DO CAPÍTULO PREFÁCIO

4

YA JEN CHANG Presidente do Instituto Sidarta


PÁG

5

PREFÁCIO

Foram mais de 1 milhão de atendimentos a alunos e 250 mil a professores, e sabemos que, de alguma forma, conseguimos plantar a semente do “Pensar Sidarta”, disseminando a crença em uma educação transformadora, que desperta as múltiplas inteligências existentes dentro de cada aluno. Nosso desafio é melhorar a cada ano, inovando para, cada vez mais, adequar o sistema educacional às necessidades e demandas desta nova geração. O objetivo final? Que os alunos tenham uma educação para a vida, a serviço da sociedade, com capacidade de reconhecer a unidade na diversidade. Neste final de ano teremos a 9ª Turma de Formados do Ensino Médio e a 3ª Turma de Formandos do ISMART Sidarta, que já são resultado dessa educação diferenciada implementada pelo Colégio desde a sua fundação.

O que esperar para os próximos 15 anos? Acreditamos que podemos contribuir ainda mais para Educação de Qualidade para Todos, participando mais ativamente dos temas educacionais do nosso bairro, cidade, estado e até mesmo do nosso País. Com isto, atuaremos com muito mais força, olhando não só para dentro, mas também para fora. Para esta nova jornada, convidamos todos desta comunidade a contribuírem conosco afim de conseguirmos levar essa Educação de Qualidade para Todos. Com a união de todos, poderemos realizar um sonho de longa data: abaixar os muros das escolas e dos ambientes nos quais vivemos. Agradecemos a todos que participaram da consolidação desta Instituição: nossos educadores e toda a equipe que trabalha dia a dia com afinco para fazer a diferença nas vidas de nossos alunos. Nosso agradecimento também às famílias, pela confiança depositada em nós como seus parceiros na educação de seus filhos e à comunidade Sidarta que nos alimenta com garra e energia para continuar trabalhando rumo à concretização de nossa missão.

PREFACE

Em 2013, o Instituto Sidarta completou 15 anos – um período de muito aprendizado, amadurecimento e crescimento. Ao longo desse período, consolidamos uma metodologia de trabalho e uma abordagem de ensino diferenciadas.


NOME INTRODUCTION EM INGLÊS

INTRODUÇÃO in

6

’’

PÁG

Colaborar para a melhoria da educação de nosso País.

’’

CLAUDIA SIQUEIRA

Diretora do Instituto Sidarta


Assim nascia em uma das salas da Maria Antonia um lugar que fez parte da história brasileira, o Instituto Sidarta. A instituição que nascia com uma missão importante: “colaborar para a melhoria da educação de nosso País”. Como não existe acaso, nascer nas dependências de uma universidade que liderou movimentos que alteraram a história do Brasil, deu ao então Projeto Sidarta uma responsabilidade ainda maior. Assim, eu, Cida, Ya Jen, Carmen, Tata e outros profissionais estudávamos com afinco para concretizar este projeto audacioso que nos encantava por suas inúmeras possibilidades. O senhor Chang, com sua sabedoria, criou o desafio, a equipe da Escola do Futuro, comandada pelo Prof. Litto, desenhou as diretrizes, Elaine Moura, com muita ex-

INTRODUCÃO

Yearbook de celebração de 15 anos de Sidarta! É muita alegria! Já que não é toda instituição que consegue chegar à adolescência, muitas ficam pelo caminho, por não terem clareza de que caminho seguir. Conosco não foi diferente, também encontramos e carregamos nossas pedras pelo caminho... Me lembro como se fosse hoje de nossa primeira reunião na USP, unidade Maria Antonia, com a equipe da Escola do Futuro (imaginem falar de escola do futuro 15 anos atrás, é até engraçado). Todos naquela sala aceitaram o desafio proposto pelo professor Frederico Litto e sua equipe, o de ajudar a materializar uma escola de vanguarda, diferenciada, que propunha a autoria a todos seus atores sociais e que desejava tornar o espaço Escola em uma Comunidade Educativa.

7

INTRODUCTION

“... uma instituição que trata cada aluno como único, pois é assim que nós os enxergamos ...”

PÁG


PÁG NOME INTRODUCTION EM INGLÊS

INTRODUÇÃO in

8

periência liderou todas nós. A Lourdes e a Berê apresentavam aos potenciais pais a proposta de uma escola que ainda não existia fisicamente (olha o tamanho do desafio!), e conseguimos! Fevereiro de 1998 – inauguramos, com 68 alunos, o Colégio Sidarta! Já nascemos sem medo, ousados e muito curiosos, dispostos a olhar para a educação brasileira de frente e propor! Sim, propor, a todos os atendidos pelo projeto um olhar diferenciado, provocativo, investigativo e encharcado do desejo de fazer diferente. Por quê? Porque esta era a nossa missão! Ajudar a diminuir o “gap” que existe no sistema educacional brasileiro. Como? Trabalhando para desenvolver em cada aluno o apreço ao conhecimento, afinal escolhemos ser Sidarta.

Sabemos que nesta trajetória o Núcleo de Projetos cresceu, criou diálogos e parcerias importantes com instituições privadas e ajudou a influenciar políticas públicas. Publicamos na área de educação, somos membros de grupos importantes que pensam a educação em nosso País e trabalhamos incansavelmente para oferecer uma educação de qualidade para todos os nossos 350 alunos! Também estabelecemos métricas e reguladores externos importantes, e que nos faz trabalharmos arduamente dia após dia para mantermos o padrão Sidarta de educação, e que nos fez ter em nossa instituição o Programa ISMART, a chancela do ISA (certificado de escola Internacional), títulos de utilidade pública federal e estadual, além de participarmos de várias comissões de


queríamos presentear a nossa comunidade com as muitas cores que fazem parte do nosso dia a dia! Este foi ano de trabalho impecável, realizado com muita dedicação e profissionalismo, e estão presentes nas páginas deste livro de memórias, livros de lembranças, livro que mostra o fazer acontecer! Afinal aqui no Sidarta se aprende pela experiência!

Boa leitura

9

INTRODUCÃO

educação no âmbito municipal, estadual e federal. Hoje, ao completar 15 anos, o que mais nos orgulha é conseguir a cada dia concretizar o sonho do Senhor Chang Chen Kai, um estrangeiro que amava este País e sua diversidade no sentindo mais amplo que esta palavra possa abranger! Assim, me sinto honrada por ajudar a construir todos os dias mais um pedaço desta história repleta de detalhes, em uma instituição que trata cada aluno como único, pois é assim que nós os enxergamos, e a cada família como um parceiro incondicional, para que juntos possamos fazer do Sidarta um lugar único. Não, na verdade, cada vez mais plural e inspirador! Ah! Para finalizar, ressalto que esta edição de aniversário é toda colorida, pois

PÁG INTRODUCTION

“Trabalhamos incansavelmente para oferecer uma educação de qualidade para todos os nossos 350 alunos!”


SU MÁ RIO


10. INSTITUTO SIDARTA 17. NÚCLEO DE PROJETOS 20. COLÉGIO SIDATA

34. PROFESSORES 46. EDUCAÇÃO INFANTIL 48. G3 58. G4 68. G5

78. ENSINO FUNDAMENTAL I 80. 94. 108. 120. 130. 140.

1° ANO - PROFª JAQUELINE 1° ANO - PROFª ROBERTA 2° ANO 3° ANO 4° ANO 5° ANO

156. ENSINO FUNDAMENTAL II 158. 166. 178. 186.

6° ANO 7° ANO 8° ANO 9° ANO

200. ENSINO MÉDIO 202. 1° ANO 208. 2° ANO 216. 3° ANO

236. PROJETOS 240. ATIVIDADES EXTRACURRICULARES 244. ACONTECEU NO SIDARTA 293. QUADRO DE MENSAGENS


S

S

12

‘‘

“O Instituto Sidarta acredita que o acesso de todos a uma educação de qualidade é o caminho para um mundo melhor.” Equipe Sidarta

‘‘

PÁG


PÁG

13

YEARBOOK 2013

Fundado em 1998, o Instituto Sidarta é o resultado da iniciativa de um grupo de empresários que se basearam na premissa de que o investimento na Educação é o diferencial de um país. O Instituto Sidarta é uma organização sem fins lucrativos, declarada de Utilidade Pública Estadual e Federal, criada com o objetivo de contribuir para a melhoria da Educação em nosso país. PRINCÍPÍO FILOSÓFICOS Teorias não substituem a Experiência de Vida. Sabedoria é reconhecer a Unidade que existe na Diversidade. É essencial estimular a consciência do Serviço à Sociedade.


PÁG SIDARTA INSTITUTE - STAFF

INSTITUTO SIDARTA - EQUIPE

14

Ya Jen Presidente

Coordenação

(esq. para dir.)

Cida

Vice diretora

Telma – Coord. Ed. Infantil e Fund I / Carmen – Coord. Dep. de línguas estrangeiras / Regina – Orientadora educacional Fund II e EM / Jô Fortarel – Coord. Fund II e EM

Claudia Diretora


PÁG

15

Compras

Antônio

Almoxarifado

Carol e Fernanda

Comunicação (esq. para dir.) Priscila, Daniella, Tamíris e Amanda

Eventos

INSTITUTO SIDARTA - EQUIPE

SIDARTA INSTITUTE - STAFF

Camilla


PÁG SIDARTA INSTITUTE - STAFF

INSTITUTO SIDARTA - S EQUIPE

16

Mariane e Elisangela Financeiro

Coordenação

(esq. para dir.)

Eliane, Bia, José e Flávia (Assist. ativ. extracurriculares)

Andressa RH


PÁG

17

Secretaria

Lucimar e Renata Midiateca

Rosana

Recepção

INSTITUTO SIDARTA - EQUIPE

SIDARTA INSTITUTE - STAFF

Alfa e Berenice


PÁG SIDARTA INSTITUTE - STAFF

INSTITUTO SIDARTA - S EQUIPE

18

(esq. para dir.)

Jardinagem

Daniel, Valdinei, Angélica e Damião

Manutenção

William, Raul, Roberto e Aílton

(esq. para dir.)


Temos o compromisso de inspirar, conceber e propagar ações que contribuam para a melhoria da Educação, em parceria com instituições públicas e privadas.

O NÚCLEO DE PROJETOS SIDARTA, se organiza em: CENTRO DE

FORMAÇÃO CONTINUADA: Formação da equipe pedagógica do Colégio Sidarta; formação continuada de profissionais de Educação; assessoria pedagógica para redes de ensino públicas e privadas.

CENTRO DE

CRIAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS: Desenvolvimento e gerenciamento de projetos de responsabilidade social com foco em Educação para diferentes parceiros (instituições públicas e privadas.).

CENTRO DE

PESQUISA E CULTURA: Registro e publicação do fazer pedagógico do Colégio Sidarta e do Núcleo de Projetos, de forma a garantir o compartilhamento desse conhecimento com instituições e pesquisadores de Educação; promover iniciativas educativas e culturais que ampliem o repertório docente e que contribuam para a prática pedagógica.

19

NÚCLEO DE PROJETOS

MISSÃO

PÁG


PÁG

PROJETO

YEARBOOK 2013

Patrícia

20

Coordenadora

Diogo

Auxiliar de Coordenação O projeto Criança em Pauta nasceu de uma parceria entre o Instituto Sidarta, a empresa Helipark e a Secretaria de Educação de Carapicuíba. O objetivo desta iniciativa é promover a EMEI Luiz Simplício de Andrade ao patamar de referência para a rede municipal na Educação Infantil. A escola atende 400 crianças deste segmento da região de Vila Olivina do município e o projeto visa à ampliação de repertório pedagógico-cultural e ao alargamento de consciência, propostos por meio de espaços de formação, reflexão e prática. A parceria tem a intenção de multiplicar essa experiência não só para toda a rede de ensino do município, como para outras instituições voltadas à primeira infância. A intervenção convida a comunidade escolar (famílias, funcionários, docentes e crianças) a refinarem o olhar para a infância e construírem, juntos, uma nova cultura de relações para o território, em que a primeira infância seja prioridade em termos de qualidade.

A escolha da escola que receberia a assessoria foi partilhada com a equipe de gestores da rede de Carapicuíba, que receberam uma visita dos parceiros para a apresentação da proposta, e fizeram suas inscrições e carta de intenções espontaneamente. Atualmente, com uma média de 168 horas de formação percorridas, analisamos as ações iniciais e nos inspiramos para os próximos anos desse processo.

Patrícia

Coordenadora

Diogo

Auxiliar de Coordenação


’’

“Eu saio daqui, pensando e repensando em como fazer o melhor. Está me abrindo horizontes.”

’’

’’

(Profa. Edevânia – Pré II) “No início eu achei que era como qualquer um desses projetinhos de prefeitura. Depois, resolvi ver como era, e você foi chegando com seu jeitinho... E me convenceu!”

’’

21

YEARBOOK 2013

(Profa. Estagiária – Elaine)

PÁG


PÁG

Ser um espaço educativo que investiga

YEARBOOK 2013

MISSÃO

22

processos de aprendizagem, tendo sempre em vista o respeito à diversidade, com a intenção de promover competências cognitivas, afetivas e sociais.

EDUCAÇÃO

INFANTIL Ensino bilíngue em um espaço educador que valoriza o aprender pela experiência e o brincar.

ENSINO

FUNDAMENTAL I Exercício de convivência e construção de alicerces para o desenvolvimento da vida acadêmica e social.

ENSINO

FUNDAMENTAL II Oportunidades diferenciadas de reflexão sobre a informação, visando a sua transformação e utilização em diferentes contextos.

ENSINO

MÉDIO Consolidação de valores e atitudes, elaboração de projetos de vida, aprimoramento de conhecimentos científico-tecnológicos, fortalecimento do pensamento crítico e exercício do serviço à sociedade.


’’

’’

15 anos de Sidarta! Neste ano festivo, é difícil escolher entre tantos acontecimentos o que destacar. Consolidamos as práticas pedagógicas realizadas nos anos anteriores e trouxemos à equipe de professores aprofundamento em temáticas importantes para o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo de nossos alunos.

TELMA SCOTT Coordenadora da ed. infantil e fundamental I

23

YEARBOOK 2013

...É importante destacar a parceria com as famílias que fizeram parte destas histórias...

PÁG


PÁG YEARBOOK 2013

24

Na Educação Infantil, propusemos como foco de estudo, ao longo deste ano, a linguagem do desenho, destacando-a como essencial ao desenvolvimento. Sob a coordenação de Carolina Pires, professora de Artes da Ed. Infantil ao 2º ano, criamos um grupo de estudos sobre o grafismo infantil. Nas cerca de 50 horas/aula, resgatamos o desenho na vida e no dia-a-dia de nossos profissionais. E com a leitura de autores referência como Edith Derdik, Rosa Iavelberg, Ana Angélica Albano, Stela Barbieri, entre outros, propusemos a reflexão da prática docente. Buscamos nestes encontros relacionar teoria e prática, ora usando a teoria como base de nossas ações, ora partindo de nossas ações para buscar repertório teórico. O resultado destas vivências, com certeza, reverberou em um novo olhar para o desenho infantil e para as possibilidades e maneiras de oferecer materiais e proporcionar experiências aos nossos alunos. Além disso, o segundo ano do Território do Brincar (TB), parceria com a pesquisadora de infância Renata Meirelles, trouxe para a rotina de nossas crianças o tempo e o espaço legitimados do brincar, valorizando a infância e a brincadei-

ra. Por meio de oportunidades diversificadas de brinquedos (estruturados e principalmente não estruturados), nossas crianças desenvolveram o imaginário, a convivência e a motricidade. Criaram novas brincadeiras, ampliaram o repertório lúdico-cultural e tiveram vivências significativas. As professoras documentaram tudo e publicaram no site do TB algumas destas experiências. Também publicamos este ano o 6º volume do “Impressões Infantis”, dando voz aos nossos pequenos e despertando a escuta genuína dos adultos com quem eles convivem, principalmente pais e professores. Já no EFI, o tema que norteou o estudo e a documentação da equipe foi a Mata Atlântica, ou melhor, a alfabetização em biodiversidade. Professoras tutoras e auxiliares participaram de uma formação de 18 horas e de uma vivência de 24 horas na Mata Atlântica, agregando novas informações aos projetos relacionados ao Ano Internacional da Cooperação pela Água. A iniciativa, coordenada por Michael Filardi, coordenador de Ciências da Natureza do Colégio, é fruto da parceria com o Núcleo de Educação Ambiental


Como sempre, leitura e produção textual mantiveram-se presentes nas aulas. Tradições Nordestinas, foco de estudo no 1º semestre e tema de nossa festa junina, também norteou o 3º volume do “Eu escrevo, tu escreves, nós mudamos”. O dia-a-dia nordestino foi mostrado em diferentes gêneros textuais produzidos por nossos alunos. Mais uma vez, é importante destacar a parceria com as famílias que fizeram parte destas histórias. Algumas chegaram há pouco, outras seguem conosco há alguns anos. Todas contribuindo à sua maneira – participando de ações do colegiado de pais, contando histórias para a Educação Infantil ou participando do Banco de Talentos.

Que possamos manter as parcerias estabelecidas e ampliá-las para os próximos 15 anos (no mínimo!).

PÁG

25

YEARBOOK 2013

de Pindamonhangaba (NEA), com Sueli Nicolau e José Roberto Manna de Deus. Por fazermos parte deste bioma, realizamos três estudos do meio com nossos alunos, propiciando maior conhecimento e refletindo sobre como ele se encontra atualmente. Em viagem a Ribeirão Grande, com estadia em uma área que preserva a Mata Atlântica, os alunos puderam entender a relação entre floresta, água e rocha calcária. Conheceram uma caverna e observaram o quanto cada parte da floresta é importante. Na Reserva Florestal do Morro Grande, em Cotia, a relação entre floresta e água mais uma vez foi destacada, afinal é lá que está a Estação de Tratamento de Água que abastece Cotia e os municípios vizinhos. E finalizando o estudo, analisamos o nosso entorno, passando por questões como o quanto o bioma de Mata Atlântica está preservado ao redor da escola. E o quanto a mata ciliar protege os rios de nossa região. As professoras desenvolveram sequências didáticas nos cadernos de campo promovendo a valorização do bioma e a reflexão sobre a sua importância, aproximando as crianças de temas atuais como preservação e sustentabilidade.


’’

PÁG

26

YEARBOOK 2013

...Temos formado alunos que valorizam o estudo, se preocupam em aprender e a responder, de maneira acima da média, aos desafios impostos...

’’

Em dezembro de 2012, formamos nossa primeira turma nos moldes de um Ensino Médio mais desafiador, com maior ritmo e exigência de resultados. Ainda em Junho daquele ano, todos os alunos dessa turma, que prestaram os “vestibulares de inverno” das federais, obtiveram êxito e poderiam se matricular nas Universidades, se não fossem, ainda, apenas “treineros”. Tal façanha se repetiu em 2013: todos os alunos que prestaram os vestibulares semestrais, entraram nas universidades escolhidas, aumentando assim, de maneira bastante significativa, sua autoconfiança para encarar os vestibulares de final de ano. Além dos excelentes resultados acadêmicos, nossos alunos têm se envolvido, cada vez mais, em importantes simulações estudantis. Fomos premiados em

JÔ FORTAREL Coordenadora do fundamental II e ensino médio


relevantes para uma permanente reavaliação de

simulações da ONU, nossos alunos, além de se de-

nossas práticas docentes e metodológicas.

dicarem por três dias inteiros, têm debatido não só

Nesses últimos anos, temos formado alunos que

em Português, como também em Inglês, sobre a po-

valorizam o estudo, se preocupam em aprender e

lítica de diferentes países, com bastante segurança

a responder, de maneira acima da média, aos de-

e propriedade.

safios impostos, sejam eles: avaliações, trabalhos,

O Ciclo de Debates, iniciado em 2011, desenvolvido

debates, seminários, eventos etc.

pela área de Literatura, nesse ano de 2013 se expan-

Visando sempre a oferecermos um estudo de ex-

diu para História e Geografia, e em 2014 deve enve-

celência e compromissado com resultados, a par-

redar para outras áreas, como Filosofia, Sociologia

tir de 2014, a grade curricular do 3º ano do Ensino

e Biologia.

Médio passa de 30 aulas semanais para 38. Isso

Como preparação específica para o ENEM e os ves-

significa mais duas tardes de aulas com os mes-

tibulares, nossos alunos participam de simulados

mos professores da manhã, além da disponibilida-

sistemáticos, produzidos dentro e fora da escola,

de de estudo, nas demais tardes, com os professo-

com o intuito de familiarizá-los com essa prática.

res monitores.

Já utilizávamos, desde 2010, o AVALIA (avaliação

Sendo assim, percebemos que hoje, o nosso aluno

externa), nas séries terminais (5º, 9º e 3º EM), como

do Ensino Médio se mostra muito melhor prepa-

forma de avaliarmos nosso desempenho, a partir de

rado e adaptado às exigências futuras, não só em

um olhar externo. Em 2012, instituímos uma nova

termos conceituais como no que diz respeito à ati-

forma de avaliação externa: estabelecemos parceria

tude e procedimentos.

com o “Primeira Escolha”, que tem acompanhado o desempenho de nossos alunos por três anos seguidos, ou seja, do 1º ano do Ensino Médio até sua conclusão. A partir dos resultados pudemos avaliar nossa posição frente a outras escolas de mesmo nível e perfil, mas principalmente obtivemos dados

Certos de que estamos sempre em busca da excelência de nossos alunos, contamos com a parceria das famílias e o estímulo de todos.

PÁG

27

YEARBOOK 2013

várias categorias no Fórum FAAP e no SIEM. Nessas


’’

PÁG YEARBOOK 2013

28

É preciso olhar cada um individualmente e ver, através deles, o grupo!

’’

O ano de 2013, para mim, foi marcado por algumas palavras. A primeira é Rever! E esse verbo, no contexto em que estou escrevendo, tem como significado ver novamente. Rever antigos alunos, agora no Ensino Médio e também todos do Fundamental II. Rever suas posturas e seus desempenhos. Além disso, acompanhar mais de perto seus avanços.

REGINA BÁRBARO

Orientadora educacional fundamental II e ensino médio.


Médio funcionarem o mais harmoniosamente possível. Ver, por exemplo, o Fundamental II compreender a Semana de Provas, enquanto os alunos do Ensino Médio já a tinham internalizado. Alguns, porém, sentiam a pressão dos estudos. Como ajudá-los foi um dos desafios encarados. Aos poucos, fomos ajustando procedimentos de estudos, construindo tabelas de rotinas, fazendo acertos individuais e em grupos. Utilizei as assembleias de classe com os alunos do 6º, 7º e 8º para construir e ajustar novos procedimentos. Já com os alunos do Ensino Médio, fomos fazendo ajustes conforme as necessidades, a partir, inclusive, de conversas informais. Rever e Desafios: se essas foram as palavras que mais marcaram o meu percurso em 2013, em 2014 serão outras. Mas uma já está presente e seguirá adiante: Compromisso! Compromisso com os alunos, com a instituição e, principalmente, com uma educação de qualidade. Que 2014 venha repleto de novos desafios!

PÁG

29

YERARBOOK 2013

Perceber como alguns se tornaram amigos e como se fortaleceram enquanto grupo. Tudo isso acompanhado de momentos de união entre eles e de pequenas rebeldias. Momentos de muitas mudanças e inúmeras descobertas. No início do ano, fui muito bem acolhida por todos. Conforme a rotina da escola se iniciava e eu tinha que entrar em sala para rever regras, fazer novos combinados, construir mapeamentos, enfim, orientá-los, a situação foi se modificando. Passei a ouvir: Nossa, Rê, você está diferente! Puxa você está mais brava, agora! Era natural, pois quando revemos alguém conhecido, de um tempo próximo, nos vem à lembrança somente os momentos bons. Aos poucos, fomos construindo nossa nova relação e a confiança de antes não só retornou como se fortaleceu, agora já acompanhada também pelos novos alunos. É preciso olhar cada um individualmente e ver, através deles, o grupo! Conhecer suas particularidades e ajudá-los a olhar o outro e se ver dentro do grupo. São desafios! E essa é a minha segunda palavra. Cada dia foi um desafio. O desafio de fazer as engrenagens do Fundamental II e do Ensino


PÁG

Em 1997, eu , Claudia, Cida e Patrícia participáva-

30

mos da Formação da Equipe de Professores que

YEARBOOK 2013

iria dar início ao Sidarta. A Escola do Futuro da USP, durante seis meses encabeçou as aulas e as orientações que iriam dar sustentação ao novo projeto. Algumas reflexões importantes norteavam os nossos estudos: - Qual o novo paradigma de educação para o século XXI ? - O que caracteriza este novo aluno? Como ele aprende? - Qual o papel do professor neste novo milênio? - Que metodologia(s) poderia proporcionar ao aluno uma aprendizagem significativa e efetiva?Quais estratégias e recursos melhor contemplariam o alcance de nossos objetivos? Três palavras eram incansavelmente repetidas enquanto refletíamos e estudávamos sobre estas questões: mediação, criatividade e tecnologia. Os recursos tecnológicos teriam um papel primordial nesta nova escola. Eles possibilitariam ao professor uma atitude mais mediadora no processo de aprendizagem dos diferentes saberes. Ao invés de ser o detentor do conheciento, centralizando as falas e ações, ele seria o intermediário entre o aluno e o conhecimento. Ele ofereceria

CARMEN HESTER

Coordenadora do departamento de línguas estrangeiras


nosso aluno é exposto por meio do uso de dife-

tando seu aluno, conferindo-lhe mais autoria e

rentes aplicativos. Também estamos treinando a

autonomia. Com as novas tecnologias podería-

leitura dos ideogramas e a escrita, que são mui-

mos lançar vôos nunca vistos na educação, po-

to favorecidas por este instrumento.

tencializando processos e dando mais sentido à

A Equipe de Espanhol também faz uso da tec-

aprendizagem às novas gerações.

nologia. Ipads e a tela interativa permitem uma

Hoje, 15 anos depois, utilizamos com força total

infinidade de recursos para dinamizar as aulas.

a tecnologia em sala de aula, já mais experientes

Entre eles filmagens, consulta a dicionários e a

em relação à sua força e limitações. Temos agora

sites informativos, registro de leituras e falas dos

não mais um projeto, mas uma escola consoli-

alunos, vídeos, jogos de ortografia, entre outros.

dada e amadurecida.

Enfim, retornamos ao início. Diferentes e madu-

Nas aulas de Inglês, por exemplo, adotamos o

ros, mas com a empolgação de um adolescen-

material Bilingual do UNO Internacional, do 1º

te de quinze anos. A equipe de idiomas está se

ao 9º ano, desenhado para atender às necessi-

debruçando como nunca sobre estes desafios

dades deste novo aluno e organizado por sequ-

apresentados, principalmente na investigação

ências didáticas orientadas por projetos. O en-

do uso destas novas tecnologias em sala de

sino é abordado sob uma perspectiva de Inglês

aula. Como cabe ao professor do séc XXI, ele

como Segunda Língua (ESL) e não como Língua

não detém todas as respostas, mas ao mediar o

Estrangeira (EFL). Atrelado a ele está o uso dos

encontro dos alunos com estes novos mundos,

Ipads de diferentes maneiras, favorecendo indu-

ele aprende. Tal

bitavelmente o desenvolvimento e o interesse do aluno. No Mandarim, a equipe tem explorado o potencial dos Ipads para abordar as diversas particularidades desse idioma. Primeiramente, ampliamos o número de vozes em Mandarim ao qual o

como o seu aluno, ele é um incansável explorador que vai em busca de novos caminhos e de novos conhecimentos. Isto é, meus amigos, Sidarta!

PÁG

31

YEARBOOK 2013

possibilidades para as novas descobertas, orien-


’’

PÁG YEARBOOK 2013

32

Escolhemos explorar as manifestações culturais do Nordeste, e as recriamos à nossa maneira...

’’

2013 foi um ano de experimentações artísticas, propondo práticas que articulam o fazer, o olhar e o pensar. Criamos desafios para que os alunos levantem questões a partir de suas próprias experiências e explorem sentidos ao relacionar as práticas na escola com suas vidas. O objetivo é que o aluno esteja inserido em diferentes pro-

ANDERSON REI

Coordenador do departamento de artes


PÁG

33

o aprimoramento das práticas de documentação e registro em situações de aprendizagem de processos criativos. Escolhemos explorar as manifestações culturais do Nordeste, e as recriamos à nossa maneira, festejando e refletindo em uma temática multidisciplinar a que nomeamos Nós deste Nordeste. Estabelecemos um foco de estudo nas tradições nordestinas, uma junção de ritmos, sabores, linguagens, práticas que combinam saberes singulares. Buscamos referenciais para esta transmissão de força vital, nos alimentamos com propostas artísticas tradicionais riquíssimas como o São João nordestino, o Bumba Meu Boi, o samba de roda, o cacuriá, a literatura regional, produções de imagem e de cinema que têm o nordeste e seus assuntos como tema. Realizamos em maio nossa primeira Sexta Cultural, um espaço de apreciação privilegiado, uma experiência única de reflexão concentrada que

YEARBOOK 2013

cessos de criação e que assim busque a construção de um olhar poético próprio. Para nós, a escola deve ser um espaço de investigação, que favoreça o surgimento de formas inovadoras de pensar e agir na sociedade, na construção da valoração das manifestações artísticas e culturais frente a um novo papel da cultura na estrutura sócio-econômica do país. Iniciamos o ano com novos colaboradores e o objetivo de buscar maior coesão da equipe de arte, seja nas propostas em sala de aula ou nos projetos realizados. O sistema de rodízio trimestral entre Artes Plásticas, Teatro e Música foi adotado também no Ensino Fundamental I, dando início a um processo de sensibilização para as diferentes linguagens artísticas desde o 3º ano. Reforçamos a presença da produção artística explorando o conceito de espaço educador, possibilitando o contato dos estudantes com diferentes propostas, seja fazendo música ao ar livre, realizando performances teatrais ou pequenas mostras e instalações em locais inusitados. Sendo um dos propósitos desta equipe


PÁG YEARBOOK 2013

34

“Como em outros anos o Colégio Sidarta promove a produção artística do estudante estimulando sua autoria e valorizando seu olhar sobre o mundo.”

aprofundou algumas das escolhas de pesquisa. Entre maio e junho realizamos nosso já tradicional Barracão de Criação, onde foram construídos adereços, cenários e figurinos da Festa Junina e elementos de decoração e vivência. Além disso, investigamos brinquedos e brincadeiras tradicionais da região e também vivenciamos a musicalidade, as melodias e os ritmos nordestinos. No Barracão sempre pensamos na promoção do envolvimento, que surge quando se produz lado a lado com prazer. Neste ano de valorização da Cooperação pela Água, proposta do Ano Internacional da UNES-

CO, propusemos em nossa Mostra do Conhecimento e Mostra Cultura a coroação de um processo de estudo realizado durante o primeiro e segundo semestres. Numa abordagem integrativa e multidisciplinar os estudantes foram estimulados a refletir e produzir dentro desta ampla temática que une ciência e arte, sustentabilidade e consciência ambiental. No centenário do poeta Vinicius de Moraes, realizamos de forma interdisciplinar a Semana de literatura e os Saraus do Ensino Médio e Fundamental I, situações envolventes para todos que permitem um foco na produção e adaptação


Em Setembro realizamos com os alunos do Ensino Fundamental II uma imersão em um estudo do meio chamado Semana Piauí, uma oportunidade dos jovens conhecerem a região da Serra da Capivara. Foi uma oportunidade de estabelecer no imaginário dos jovens e da própria instituição uma relação focada de pesquisa e reflexão, com um dos mais importantes sítios arqueológicos das Américas, crucial para o entendimento da presença humana no continente. Como em outros anos o Colégio Sidarta promove a produção artística do estudante estimulando sua autoria e valorizando seu olhar sobre o mundo. Incorporamos um conjunto imagens e ilustrações no calendário de publicações que são realizadas anualmente, estabelecendo desta

forma mais um meio de difusão desta produção. Neste ano também criamos um blog para o acompanhamento dos processos realizados, saiba mais no endereço: http://www.artesnosidarta. wordpress.com

Temos exercitado no Sidarta o fazer e o pensar artísticos, raciocínio inventivo cultivado em múltiplos planos e linguagens, visando à ampliação do repertório cultural, a qualidade propositiva da produção artística e o estímulo à reflexão crítica.

PÁG

35

YEARBOOK 2013

de obras em diferentes meios. Foi um privilégio para todos nós o aprofundamento em uma obra poética riquíssima, em alguns aspectos amplamente difundida e reconhecida, mas que necessita do reconhecimento das novas gerações. Também possibilitou conexões com o desenvolvimento cultural e o fazer artístico do Brasil na segunda metade do Século XX.


PÁG TEACHERS

PROFESSORES

38

EDUCAÇÃO INFANTIL (esq. para dir.)

Sentadas: Bianca (aux. G4), Dani (tutora G3), Claudia (aux. G5), Gisele (pagem G4) Em pé: Renata (tutora G4), Milú (tutora G5), Camila (pagem G3), Diana (aux. G3)


PÁG

39

(esq. para dir.)

Sentadas: Aline (aux. 3º ano), Táta (tutora 3º ano), Milena (aux. 2º ano), Ana Carolina (tutora 5º ano) Em pé: Jaqueline (tutora 1º ano), Camila (tutora 2º ano), Carol (tutora 4º ano), Pamela (aux. 4º ano), Rafaela (aux. 1º ano), Andrea (aux. 5º ano), Roberta (tutora 1º ano), Carol (aux. 1º ano)

PROFESSORES

TEACHERS

ENSINO FUNDAMENTAL I


PÁG TEACHERS

PROFESSORES

40

ENSINO FUNDAMENTAL II (esq. para dir.)

Sentadas: Pedro Moura (História), Gizele C. (Português), Lilian (Filosofia), Miltom (Química) Em pé: Jaime (Física), Alexandre (Português), Claudio (Geografia), Michael (Ciência), Márcio (História), Milton (Ed. Física), Rógers (Geografia), Pedro (Matemática)


PÁG

41

(esq. para dir.)

Em pé: Milton (Ed. Física), Rógers (Geografia), Márcio (História), Jô (Literatura), Rogério (Filosofia/Sociologia)

PROFESSORES

TEACHERS

ENSINO MÉDIO


PÁG TEACHERS

PROFESSORES

42

EQUIPE DE ARTES (esq. para dir.)

Anderson (artes), Angélica (música), Janaina (em frente, estagiário de artes), Carol (atrás, artes) e Zé (teatro)


PÁG

43

(esq. para dir.)

Sentados: Milú (inglês), Arjana (estagiária – inglês), Thais (inglês), Aline (inglês) Em pé: Renata (inglês), Tony (inglês), Raquel (mandarim), Patricia (mandarim), Chen (mandarim), Natasha (mandarim), Pablo (espanhol), Carol (espanhol)

PROFESSORES

TEACHERS

EQUIPE DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS


PÁG TEACHERS

PROFESSORES

44

PLANTÃO DE DÚVIDA (esq. para dir.)

Plantão de Dúvidas: Vinícius (Física), Laura (Português), Kátia (Laboratório), Tiago (Química)


PÁG

45

(esq. para dir.)

Akira e Rogério

(esq. para dir.)

Alexandre (Matemática)

PROFESSORES / EQUIPES PARCEIRAS

ENET (Suporte TI)

Higa (Biologia)

ENSINO MÉDIO

TEACHERS / PARTNERS

(esq. para dir.)

ENSINO MÉDIO


PÁG TEACHERS

PROFESSORES

46

CULTURA INGLESA

(esq. para dir.)

Fred, Maria Julia, Jeremy, Karina, Melanie, Alcione


PÁG

47

GRSA (Restaurante)

(esq. para dir.)

OAK (Limpeza) (esq. para dir.)

(esq. para dir.)

Matias, Dario e Robson

Matheus, Taciane, Zilda, Edileusa, Adnilda, Bete, Francisca, Joilda, Ana, Simone, Tainá e Renata

Bruno, Alice, Eva, Maria da Cruz, Soneia, Maria de Lourdes, Celidalva, Marilanda, Marlete e Henrique

EQUIPES PARCEIRAS

PARTNERS

HAGANÁ (Segurança)


IN FAN TIL EDU CA ÇÃO


KINDERGARTEN

EDUCAÇÃO INFANTIL PÁG

50


PÁG

51 EDUCAÇÃO INFANTIL KINDERGARTEN

G3


Carlos Eduardo

Theo

Gael

Tarsila

KINDERGARTEN

EDUCAÇÃO INFANTIL PÁG

52


EDUCAÇÃO INFANTIL

G3

Guilherme

Pedro

Bernardo

KINDERGARTEN

Juan

PÁG

53


Lucas

Alexandre

Yolanda

Isabella

KINDERGARTEN

EDUCAÇÃO INFANTIL PÁG

54


PÁG

55

G3

EDUCAÇÃO INFANTIL KINDERGARTEN

Olivia Gabriela Sofia


KINDERGARTEN

EDUCAÇÃO INFANTIL PÁG

56

DIA A DIA

DAY BY DAY


PÁG

57 EDUCAÇÃO INFANTIL KINDERGARTEN

G3


PÁG KINDERGARTEN

EDUCAÇÃO INFANTIL

58

ESTUDO DE MEIO FIELD TRIPS


PÁG

59 EDUCAÇÃO INFANTIL KINDERGARTEN

G3


KINDERGARTEN

EDUCAÇÃO INFANTIL PÁG

60


PÁG

61 EDUCAÇÃO INFANTIL KINDERGARTEN

G4


Antônio

Nina

Gabriel

Fernanda

KINDERGARTEN

EDUCAÇÃO INFANTIL PÁG

62


G4

Lucas K.

Lucas R.

Heloisa

Miguel Julia

EDUCAÇÃO INFANTIL

KINDERGARTEN

Murilo

PÁG

63


Rafael

Valentina C.

Rafael Lana

Valentina C. Victor

Malena

Pedro

KINDERGARTEN

EDUCAÇÃO INFANTIL PÁG

64


G4

Ricardo

Isabela

Theo

Luiza Valentina L.

EDUCAÇÃO INFANTIL

KINDERGARTEN

Juliana

PÁG

65


KINDERGARTEN

EDUCAÇÃO INFANTIL PÁG

66

DIA A DIA

DAY BY DAY


PÁG

67 EDUCAÇÃO INFANTIL KINDERGARTEN

G4


PÁG KINDERGARTEN

EDUCAÇÃO INFANTIL

68

ESTUDO DE MEIO FIELD TRIPS


PÁG

69 EDUCAÇÃO INFANTIL KINDERGARTEN

G4


KINDERGARTEN

EDUCAÇÃO INFANTIL PÁG

70


PÁG

71 EDUCAÇÃO INFANTIL KINDERGARTEN

G5


Alice

Maria Clara

Anita

Sofia M.

KINDERGARTEN

EDUCAÇÃO INFANTIL PÁG

72


G5

Cian

Henri

Isabella

Maria Luiza C. Leonardo

EDUCAÇÃO INFANTIL

KINDERGARTEN

João Pedro

PÁG

73


Maria Luiza F.

Valentina

Maria Manoella

Théo

Nina

Jorge

KINDERGARTEN

EDUCAÇÃO INFANTIL PÁG

74


G5

Nicole

Sofia P.

Sophia C.

Andreas Davi

EDUCAÇÃO INFANTIL

KINDERGARTEN

Vicente

PÁG

75


KINDERGARTEN

EDUCAÇÃO INFANTIL PÁG

76

DIA A DIA

DAY BY DAY


PÁG

77 EDUCAÇÃO INFANTIL KINDERGARTEN

G5


PÁG KINDERGARTEN

EDUCAÇÃO INFANTIL

78

ESTUDO DE MEIO FIELD TRIPS


PÁG

79 EDUCAÇÃO INFANTIL KINDERGARTEN

G5


EN SI NO


ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL I PÁG

82


CLASS

ENSINO FUNDAMENTAL I

ELEMENTARY SCHOOL

PROFª JAQUELINE

ANO

PÁG

83


PÁG

Victor

Alice História Preferida: Quando mamãe era pequena

História Preferida: Aves de rapina Brincadeira Preferida: Pique esconde

História Preferida: Quando mamãe era pequena Brincadeira Preferida: Policia e ladrão

Stefano

Brincadeira Preferida: Policia e ladrão

Anna Luiza

ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL I

84

História Preferida: O ratinho o morango vermelho e maduro e o grande urso esfomeado Brincadeira Preferida: Pique esconde


PÁG

Rafael

ENSINO FUNDAMENTAL I

Emanuelle

Laura

História Preferida: Bruxa Salomé Brincadeira Preferida: Faz de conta

Joaquim S.

Brincadeira Preferida: Faz de conta

PROFª JAQUELINE

CLASS

Brincadeira Preferida: Futebol

História Preferida: Pedro e Boris

ANO

Luca

Brincadeira Preferida: Pique esconde

História Preferida: O ratinho o morango vermelho e maduro e o grande urso esfomeado

História Preferida: Os três porquinhos Brincadeira Preferida: Futebol

Brincadeira Preferida: Policia e ladrão

História Preferida: Bruxa Salomé

ELEMENTARY SCHOOL

História Preferida: Bruxa Salomé

Isabella

85


PÁG Joaquim P.

Lucas

História Preferida: Quando Mamãe virou um monstro

História Preferida: Vira lata Brincadeira Preferida: Espião

Tiago

História Preferida: O ratinho o morango vermelho e maduro e o grande urso esfomeado Brincadeira Preferida: Futebol

Vinicius

História Preferida: Maravilhas da natureza “Dinossauros” Brincadeira Preferida: Queimada

História Preferida: Bichos do fundo do mar Brincadeira Preferida: Rouba bandeira

Luigi

Brincadeira Preferida: Futebol

Maria Eduarda

ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL I

86

História Preferida: Aves de rapina Brincadeira Preferida: Pique esconde


PÁG

87

ENSINO FUNDAMENTAL I

ELEMENTARY SCHOOL

Alexander

Arthur

História Preferida: Pedro e Boris

História Preferida: Pedro e Boris

História Preferida: Até os monstros cortam o cabelo

Brincadeira Preferida: Pique bandeira

Brincadeira Preferida: Queimada

Brincadeira Preferida: Policia e ladrão

CLASS

PROFª JAQUELINE

ANO

Sofia


ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL I PÁG

88

DIA A DIA

DAY BY DAY


CLASS

ENSINO FUNDAMENTAL I

ELEMENTARY SCHOOL

PROFª JAQUELINE

ANO

PÁG

89


ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL I PÁG

90

ESTUDO DE MEIO

FIELD TRIPS


CLASS

ENSINO FUNDAMENTAL I

ELEMENTARY SCHOOL

PROFª JAQUELINE

ANO

PÁG

91


PÁG

’’

ELEMENTARY SCHOOL

Orgulhosos de você por ter iniciado esta nova etapa na sua vida, em uma nova escola e com muitos novos amigos. Ver você feliz nos dá forças e vontade de apostar no futuro do mundo!!! Te amamos, você completa nossas vidas! Claudia e Jorge , te amamos muito !!!

’’

AMADA FILHA,

um dia ouvi dizer que nós escolhemos a família onde queremos nascer! Quando penso nisto, agradeço a Deus por terem nos escolhido: verdadeiros presentes, cada qual com seu dom. ALICE - determinada e disposta a enfrentar seus desafios, completando e “arrumando” com prazer nosso lar. Com certeza, conquistarão seus objetivos! Mas acima de tudo, desejamos que sejam felizes com suas escolhas. Parabéns pelo cumprimento das respectivas etapas! Com amor e orgulho, Mariângela e Sérgio.

’’

MENSAGENS MESSAGES

DUDA,

agradecemos você por ser nossa filha, por sua dedicação durante este ano e também pela sua coragem, pois sabemos o quanto é difícil se adaptar à uma nova escola e rotina. Que você continue crescendo como a pessoa maravilhosa que você é, pois temos muito orgulho de você. Agradecemos também ao Sidarta pela dedicação.

’’

VINÍCIUS,

filho, esperamos que você tenha um futuro brilhante na escola, que seja feliz e realize seus sonhos! Te amamos! Marina, Cynthia e Wagner

’’

ALEX!

’’

’’

ENSINO FUNDAMENTAL I

’’

92

’’

QUERIDO FILHO ARTHUR,

você entrou em nossas vidas para transformar um grande amor em um amor eterno. Nós, mamãe e papai, seremos eternamente gratos ao amor correspondido, à sua compreensão de filho e desejamos a você muita força e perseverança para continuar a sua vida.Temos muito orgulho de sermos seus pais. Ana Paula e Manuel

’’


93

ISA,

’’

AO QUERIDO JOAQUIM.

’’

’’

MANÚ (EMANUELLE),

ver o seu crescimento e desenvolvimento é mágico. Nesse ano onde muitos desafios foram colocados, isso ficou ainda maior! Você conseguiu superar todos com muita naturalidade e sutileza. Você é um exemplo de superação e de alguém que consegue tirar algo bom do que aparentemente é ruim! E isso não se aprende na escola, está dentro de você! Com amor, Mamãe (isabelle) e papai (amarildo).

’’

LUCA,

’’

você terminou uma fase importante na sua vida escolar, agora você já sabe ler! Sonhe, sonhe muito... e confie em você. Que Deus te abençõe sempre. Temos muito orgulho deste menino maravilhoso que você é. Te amamos mais do que o infinito! Alexandre e Gabriela

PROFª JAQUELINE

CLASS

’’

ANO

’’

’’

Que sua vida seja sempre iluminada pela inocência de criança e pelo seu encantamento com as coisas do mundo. Que você conquiste suas vontades, com perseverança, resiliência e sabedoria. Que o mundo apresente a você as oportunidades emanadas de suas vontades, aproveitando-as para o seu bem e do mundo. Que quando achar que tudo não é o bastante, lembre-se que o simples sempre o iluminará com felicidade. Com D’us sempre! Com amor eterno, Ventura e Ellen.

’’

’’

ENSINO FUNDAMENTAL I

estamos muito felizes e orgulhosos por sua conquista em aprender a ler e escrever este ano. Continue assim, essa criança tão querida que encanta a todos. Te desejamos todo sucesso do mundo, e que venham muitas conquistas mais. Te amamos muito, beijo no seu coração, da mamãe, do papai e do Bruno.

você é um dos motivos que nos faz sorrir todos os dias, a gente te ama mais que tudo, caçula! Beijo das suas irmãs!

ELEMENTARY SCHOOL

ALEX,

PÁG


’’

ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL I

LUCAS,

esse ano o seu desafio foi a escola nova, novos amigos, a escrita e a leitura. Querido filho, Você é um grande observador e, com muita inteligência, aprende e busca o conhecer. Ser amigo é importante, é assim que cativa suas amizades. Nós, papai e mamãe, estaremos ao seu lado te dando o conforto de um abraço ou uma palavra, atendendo suas necessidades e incentivando o conhecimento. Tudo com muito amor. Que Deus ilumine sempre o seu caminho. Te amamos! Adriana e Paulo

’’

ANNALU,

como foi maravilhoso...Observar os seus olhinhos brilhando...Em cada descoberta...Foi um ano de grandes conquistas para todos nós...Pois hoje quando sentamos juntos...Quem lê é “VOCÊ”!!!! Te amamos muito, Papai, Mamãe e Juju.

’’

MENSAGENS MESSAGES

LAURA,

querida filhota, este ano foi marcado por grandes mudanças e desafios e você, mais uma vez, nos encheu de orgulho ao adaptar-se tão bem à nova rotina escolar. Estamos muito felizes e seguros com nossa decisão de matriculá-la no Sidarta, pois os estímulos que você recebe a cada dia são totalmente aproveitados. Temos certeza que você está no caminho certo! Um abraço gigante e nunca se esqueça que te amamos até o infinito... Denise, Taciano e Murilo

’’

’’

94

’’

PÁG

’’

RAFA,

não há palavras para dizer o quanto te amamos e sentimos orgulho de você. A cada nova experiência, aprendemos muito com você! Além de ser uma criança muito amorosa, você não tem medo dos desafios que a vida te apresenta. Nas mudanças de vida que tivemos (mudamos de país, mudou de escolas), você sempre observou o entorno e soube tirar o melhor proveito de tudo! Saiba que te amamos muito e que estaremos sempre do seu lado! Um beijão, Mamãe e Papai

’’


’’

QUERIDO TIAGO,

’’

estamos muito orgulhosos de acompanhar o seu grande esforço na conquista de sua primeira etapa escolar. O que você esta alcançando é uma pequena parte do que você ainda vai conquistar ao longo de sua vida. Cada um de nós tem o seu próprio ritmo, assim como você tem o seu, portanto saiba que pedimos a Deus para estarmos com você em cada nova conquista.Parabéns filho! Patrícia e Fabio

’’

’’

’’

’’

LUIGI,

a cada passagem, muitas novas experiências. Você levará na bagagem um restinho de cada dia, como se fosse o capitulo de um livro... escola nova, amigos novos, esportes novos, novas fases no vídeo game, idiomas novos, o som das músicas... Estes detalhes definirão sua essência, seu modo de agir e de enxergar a vida. Te amamos!!! Papai e Mamãe

’’

PROFª JAQUELINE

CLASS

’’

parabéns por este ano cheio de novidades e conquistas. Estamos muito orgulhososde você! Te amamos muito. Papai e Mamãe

filho querido, Que teu caminho seja repleto de aprendizados, desafios e com isso consiga conquistar teus sonhos e objetivos, para um futuro brilhante de muito sucesso pessoal e profissional. Saiba que estaremos, perto ou longe, sempre torcendo e prontos a te orientar no que for preciso, para buscarmos juntos a tua felicidade e a de todos que te rodeiam. Nós te amamos muito! Mamãe Can Can e Papai Bimbo

ANO

SOFI,

’’

’’

VITOR,

ENSINO FUNDAMENTAL I

este ano você está completando o primeiro ano na escola! Você já começa a ver letras como palavras e faz contas de cabeça! Estamos muito orgulhosos de acompanhar suas conquistas! Parabéns! Sua energia e inteligência vão te levar a um futuro brilhante, ainda mais longe do que os foguetes que você tanto gosta e não para de inventar. Um beijo da mamãe e do papai, que te amam muito.

95

ELEMENTARY SCHOOL

QUERIDO JOAQUIM,

PÁG


ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL I PÁG

96


CLASS

ENSINO FUNDAMENTAL I

ELEMENTARY SCHOOL

PROFª ROBERTA

ANO

PÁG

97


PÁG Manuela

Ana Clara

História Preferida: Pippi Meialonga Brincadeira Preferida: Pega - pega

Pedro

Breno

História Preferida: Como treinar seu Viking

Brincadeira Preferida: Estação espacial

História Preferida: Pippi a bordo Brincadeira Preferida: Polícia e Ladrão

Luis Fernando

Brincadeira Preferida: Pique - esconde

História Preferida: Álbuns de figurinhas

História Preferida: Gibis Brincadeira Preferida: Casinha

Luca

ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL I

98

História Preferida: Bíblia Brincadeira Preferida: Faz de contas


PÁG

Victor

ENSINO FUNDAMENTAL I

Theo

Luiz Fernando

História Preferida: Heróis antigos Brincadeira Preferida: Desenhar

Beatriz

História Preferida: Pippi Meialonga Brincadeira Preferida: Pega - pega

PROFª ROBERTA

CLASS

Brincadeira Preferida: Futebol

ANO

Matías

Brincadeira Preferida: Desenhar

História Preferida: Matilda

História Preferida: Matilda Brincadeira Preferida: Futebol

Brincadeira Preferida: Pique – esconde

História Preferida: Como controlar robôs gigantes

ELEMENTARY SCHOOL

História Preferida: Como treinar dragões

Lucas

99


PÁG

Maria Luisa

Catarina História Preferida: Pippi a bordo

História Preferida: Pippi Meialonga

Brincadeira Preferida: Bonecas

História Preferida: Matilda Brincadeira Preferida: Boneca

Artur

Brincadeira Preferida: Policia e ladrão

Maria Eduarda

ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL I

100

História Preferida: A Fantástica Fabrica de Chocolate Brincadeira Preferida: Skate


PÁG

101

Lara

História Preferida: Gibi do Neymar

História Preferida: Pedro e Boris

História Preferida: Pippi Meialonga

Brincadeira Preferida: Bica na lata

Brincadeira Preferida: Queimada

Brincadeira Preferida: Pega – pega

PROFª ROBERTA

CLASS

Julya

ANO

ENSINO FUNDAMENTAL I

ELEMENTARY SCHOOL

Kaiky


ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL I

102 PÁG

DIA A DIA

DAY BY DAY


CLASS

ENSINO FUNDAMENTAL I

ELEMENTARY SCHOOL

PROFª ROBERTA

ANO

103

PÁG


ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL I

104 PÁG

ESTUDO DE MEIO

FIELD TRIPS


CLASS

ENSINO FUNDAMENTAL I

ELEMENTARY SCHOOL

PROFª ROBERTA

ANO

105

PÁG


’’

MATU - MATÍAS,

finalmente, después de tantos años en la Educación infantil..... hoy terminas y vas por más. Felicitaciones y lo mejor para la nueva etapa escolar. Que sigas siendo siempre ese nene lindo, feliz, alegre y querido por todos, sos uma personita muy especial !! Te queremos mucho, Mamá, Papá y Bruni.

’’

ELEMENTARY SCHOOL

Ficamos muito felizes em ver sua evolução. Cada palavra nova, cada descoberta e cada música nos trazem muitas alegrias. O tempo passa tão rápido.... Este ano comemoramos com você a escrita e a leitura e está sendo delicioso cada livrinho que você lê para nós. Desejamos muita sabedoria nessa nova etapa. Conte sempre com nós três!! Te amamos muito Mamãe, Papai e João!!

’’

ENSINO FUNDAMENTAL I

ANINHA!

’’

CATA,

LUIZ FERNANDO,

o ano de 2013 foi muito especial para nós. Começou com as sílabas, palavras e de repente lá estava você - lendo tudo ao seu redor numa explosão de descobertas. Desejamos que aprenda cada dia mais, sem limites para sua curiosidade. Seja feliz, estaremos sempre aqui para apoiá-lo, abraçá-lo e dizer o quanto te amamos, somos felizes e orgulhosos de você. Lembre-se da nossa frase: “Se você não existisse exatamente como é, eu te inventava...” Mamãe e Papai

’’

’’

106

’’

PÁG

’’

BRENO,

parabéns filhão! 2013 foi fantástico para você e estamos orgulhosos do seu avanço e suas conquistas. Nós acreditamos em você! Estaremos sempre com você! Te amamos muito. Papai(Ronaldo) e mamãe (Soraia)

’’

dizer que temos um imenso orgulho de você seria lógico! Aproveitamos então esta oportunidade para agradecer a Deus por ter nos dado você, e nos fazer capazes de lhe proporcionar as condições que julgamos ideais para o seu desenvolvimento intelectual e humano. Desejamos que você continue aproveitando tudo o que está ao seu alcance, com a sua vitalidade e curiosidade contagiante. Parabéns!

MENSAGENS MESSAGES

’’


’’

LUCAS, QUERIDO FILHO

Nós estamos muito orgulhosos pela conclusão de mais esta etapa em sua vida. O colégio tem lhe dado apoio para o crescimento dos seus estudos e orientado para você ser um excelente adulto. Este ano você adquiriu uma grande conquista que é saber ler e escrever e isto foi motivo de muito orgulho para todos nós. No próximo ano sabemos que os desafios continuarão e serão ainda maiores, mas da mesma forma que este ano você venceu todos, temos a certeza que você irá dar mais motivos de orgulho. Parabéns pela etapa concluída. Com amor e admiração, Papai e Mamãe

’’

ARTUR

“A decisão de ter um filho é muito séria. É decidir ter, para sempre, o coração fora do corpo.” - Elizabeth Stone. Artur, sua postura perante a vida e aos desafios que enfrentou este ano,é motivo de muito orgulho para nós. Amamos você, filho querido, conte conosco, sempre!

’’

PROFª ROBERTA

CLASS

’’

’’

ANO

’’

’’

estamos muito orgulhosos! Você é uma filha maravilhosa e dedicada, estamos muitos felizes por mais essa etapa concluída. Nós te amamos muito e desejamos que você tenha muito sucesso e seja muito feliz! Papai e Mamãe

filha, quero que saiba que tenho muito orgulho de ser sua mãe, você é uma menina especial, inteligente, alegre, companheira, amorosa, responsável e muito mais... Este ano, mais uma etapa foi cumprida, com louvor... Eu estou, e estarei ao seu lado sempre, juntas de mãos dadas para comemorar cada conquista, cada vitória... Te amo demais, meu pedacinho de céu. Mamãe.

’’

MARIA EDUARDA,

PÁG

107 ENSINO FUNDAMENTAL I

’’

LARA,

ELEMENTARY SCHOOL

2013 foi um ano de muitas mudanças, adaptações, desafios e conquistas para todos nós, mas em especial para você. Nós estamos muito orgulhosos e felizes por ver tudo que você conquistou durante este ano, por cada obstáculo e dificuldade superada, por ver que você cresceu e amadureceu, que continua uma criança carinhosa e amorosa como sempre foi. Nós te amamos muito e sempre estaremos do seu lado. Beijos Papai e Mamãe! Nina Franziska Babbe

’’

KAIKY,


ELEMENTARY SCHOOL

você com seu jeito amoroso, doce, diplomata, inteligente, observador, preocupado com as pessoas, os animais e a família, nos dá muito orgulho e alegria! Especialmente este ano, passamos por uma grande superação! O susto com a fratura do seu cotovelo, cirurgia, curativos, sessões de fisioterapia, sua dedicação e disciplina em todo o processo. Você é um homem forte, de muita coragem e um grande exemplo para todos. Desejamos muito sucesso na sua caminhada. Te amamos até o infinito! Gabriela, André e Gabriel.

’’

ENSINO FUNDAMENTAL I

QUERIDO PEDRO,

’’

MARIA LUISA,

filha amada, que sua vida seja repleta de doces descobertas e sonhos maravilhosos. É lindo ver seus olhinhos brilhando de felicidade diante do novo. Queremos ver sempre essa alegria e energia estampada em seu lindo rostinho. Aproveite, viva cada momento e saiba que estaremos sempre presentes.

’’

MENSAGENS MESSAGES

LUIZ FERNANDO,

querido filho, luz das nossas almas, queremos que todos saibam que você é nosso presente de Deus, um filho maravilhoso! Te amamos e nos orgulhamos do menino doce e feliz que nos traz felicidade. Como é bom acordar todos os dias e viver ao seu lado, descobrindo o mundo juntos, contando histórias, brincando e rindo. Beijos dos seus pais, Samantha e Carlos Eduardo.

’’

’’

108

’’

PÁG

’’

QUERIDO VICTOR,

um dia sonhamos que você existiria, e isso mudou para sempre as nossas vidas! Juntos, decidimos onde você estudaria. Isso com certeza mudou e mudará para sempre a sua vida! Parabéns pela sua coragem em enfrentar os desafios de uma nova escola! Seja sempre curioso, dedicado e corajoso. E continue escrevendo a sua história. Sempre estaremos ao seu lado para amar, ouvir e orientar.

’’


’’

2013 foi um ano de muitas mudanças, desafios e sonhos realizados. Você foi um grande companheiro! Estamos muito felizes com suas conquistas, com seus novos amigos e tantos aprendizados no Sidarta. Amamos você! Mamãe Ju e Papai Ka.

’’

THEO,

pessoas esforçadas, honestas e de bom coração são os grandes atores dessa vida. Este ano, com toda doçura e sabedoria infantil, você foi prova disso: seu caráter se consolida, sua dedicação só aumenta e sua sede de conhecimento parece não ter fim. Conviver com um lindo menino e grande pessoa como você, deixa a vida mais completa. Que venha o 2º Ano! Estaremos juntos em todos os seus passos!

PROFª ROBERTA

’’

CLASS

LUCA, QUERIDO FILHO!,

’’

’’

ANO

’’

pessoas esforçadas, honestas e de bom coração são os grandes atores dessa vida. Este ano, com toda doçura e sabedoria infantil, você foi prova disso: seu caráter se consolida, sua dedicação só aumenta e sua sede de conhecimento parece não ter fim. Conviver com um lindo menino e grande pessoa como você, deixa a vida mais completa. Que venha o 2º Ano! Estaremos juntos em todos os seus passos!

’’

’’

JULYA, FILHA QUERIDA,

esse ano o seu desafio foi a escola nova, novos amigos, a escrita e a leitura. Querida filha, Você é muito curiosa e assim você aprende e busca o conhecer. Com alegria cativa seus amigos. Nós, papai e mamãe, estaremos ao seu lado dando a você o conforto de um abraço ou uma palavra, atendendo suas necessidades e incentivando o conhecimento. Tudo com muito amor. Que Deus ilumine sempre o seu caminho. Te amamos! Adriana e Paulo

ENSINO FUNDAMENTAL I

’’

109

MANUELA,

ELEMENTARY SCHOOL

como passa o tempo, parece que foi ontem que estávamos levando você para a sala do G3, iniciando um novo ano letivo em um ambiente novo e com muitas expectativas em relação ao seu novo ambiente escolar. Que orgulho em ver o seu desempenho e crescimento neste último ano, e tenha certeza que estaremos ao seu lado te apoiando e incentivando em seus novos desafios . Te Amamos muito! Jr/Nuri

’’

BEATRIZ,

PÁG


ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL I

110 PÁG


CLASS

ENSINO FUNDAMENTAL I

ELEMENTARY SCHOOL

ANO

111

PÁG


Edmundo

Enzo

Fernando

Bernardo

ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL I

112 PĂ G

Representante de Classe


CLASS

ANO

Maria Beatriz

Giulia

Julia M.

ENSINO FUNDAMENTAL I

ELEMENTARY SCHOOL

Júlia C.

PÁG

113


Leonardo

Diego

Manuela

Constanรงa

ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL I

114 PรG


CLASS

ANO

Eduardo

Pedro S.

Sofia C.

ENSINO FUNDAMENTAL I

ELEMENTARY SCHOOL

Pedro V.

PÁG

115

Representante de Classe


Rodrigo

Maya

Nicholas

João Pedro

ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL I

116 PÁG


PÁG

117

Maria

CLASS

ANO

Bianca

Sofia P.

Aramis

ENSINO FUNDAMENTAL I

Maria Antônia

ELEMENTARY SCHOOL

Representante de Classe


ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL I

118 PÁG

DIA A DIA

DAY BY DAY


CLASS

ENSINO FUNDAMENTAL I

ELEMENTARY SCHOOL

ANO

119

PÁG


ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL I

120 PÁG

ESTUDO DE MEIO

FIELD TRIPS


CLASS

ENSINO FUNDAMENTAL I

ELEMENTARY SCHOOL

ANO

121

PÁG


ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL I

122 PÁG


CLASS

ENSINO FUNDAMENTAL I

ELEMENTARY SCHOOL

ANO

123

PÁG


Franco

Enzo

Catarina

André

ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL I

124 PÁG

Representante de Classe


CLASS

ANO Hikaru

ENSINO FUNDAMENTAL I

Heitor

Giulia

ELEMENTARY SCHOOL

Isabella R.

125

PÁG


Pietra

Natalia

Isabella M.

João Pedro

ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL I

126 PÁG

Representante de Classe


PÁG

127

Thabata

CLASS

Tiago

ANO

Tayna

Maria Fernanda

ENSINO FUNDAMENTAL I

José

ELEMENTARY SCHOOL

Representante de Classe


ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL I

128 PÁG

DIA A DIA

DAY BY DAY


CLASS

ENSINO FUNDAMENTAL I

ELEMENTARY SCHOOL

ANO

129

PÁG


ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL I

130 PÁG

ESTUDO DE MEIO

FIELD TRIPS


CLASS

ENSINO FUNDAMENTAL I

ELEMENTARY SCHOOL

ANO

131

PÁG


ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL I

132 PÁG


CLASS

ENSINO FUNDAMENTAL I

ELEMENTARY SCHOOL

ANO

133

PÁG


Nicholas

Cauê

Isabela

Amanda

ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL I

134 PÁG

Representante de Classe


CLASS

ANO Clara

ENSINO FUNDAMENTAL I

Fernando

Gustavo

ELEMENTARY SCHOOL

Giulia

135

PÁG


Henrique

Pedro

Carolina D.

Sofia

ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL I

136 PÁG

Representante de Classe


4° CLASS

ANO

Enzo Sara

Carolina L.

ENSINO FUNDAMENTAL I

Maithê ELEMENTARY SCHOOL

Joaquim João Vitor

Luigi

PÁG

137


ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL I

138 PÁG

DIA A DIA

DAY BY DAY


CLASS

ENSINO FUNDAMENTAL I

ELEMENTARY SCHOOL

ANO

139

PÁG


ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL I

140 PÁG

ESTUDO DE MEIO

FIELD TRIPS


CLASS

ENSINO FUNDAMENTAL I

ELEMENTARY SCHOOL

ANO

141

PÁG


ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL I

142 PÁG


CLASS

ENSINO FUNDAMENTAL I

ELEMENTARY SCHOOL

ANO

143

PÁG


PรG

Eduardo

Ademilson

Livro preferido: Diรกrio de um banana Filme preferido: As bem armadas Jogo preferido: GTA V

Representante de Classe

Livro preferido: Fazendo meu filme Filme preferido: This is us Jogo preferido: UNO

Carolina N.

Livro preferido: Tom Gates Filme preferido: Velozes e Furiosos Jogo preferido: Super Banco Imobiliรกrio

Beatriz

ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL I

144

Livro preferido: Abafa Filme preferido: Jogos Vorazes Jogo preferido: Bica na lata


PÁG

Gustavo Camila Livro preferido: Jogos Vorazes Filme preferido: Tá chovendo hamburguer Jogo preferido: Minecraft

CLASS

ANO

Maria Eduarda Livro preferido: As Mais vol. 1 Filme preferido: Teen Beach Movie Jogo preferido: Lig 4

ENSINO FUNDAMENTAL I

Livro preferido: Tom Gates Filme preferido: Velozes e Furiosos Jogo preferido: Minecraft

ELEMENTARY SCHOOL

Livro preferido: Tom Gates Filme preferido: João e Maria caçadores de bruxas Jogo preferido: Minecraft

Luiz

145


PĂ G

Raquel

Mariana Livro preferido: Poderosas Filme preferido: Tudo por um sonho Jogo preferido: Jogo da vida

Livro preferido: Fazendo meu filme Filme preferido: Jogos Vorazes Jogo preferido: Minecraft

Livro preferido: Divergente uma escolha pode te transformar

Sophia

Filme preferido: Jogos Vorazes Jogo preferido: Jogo da vida

Marina

ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL I

146

Livro preferido: Fazendo meu filme Filme preferido: Meu malvado favorito Jogo preferido: Picture Mary


PÁG

Bruna Livro preferido: Star Crossed Filme preferido: Monster High vol. 13 Jogo preferido: Dublagem

Livro preferido: Percy Jackson e o mar de monstros Filme preferido: As bem armadas Jogo preferido: Minecraft

CLASS

ANO

Livro preferido: Diário de um banana 4 Filme preferido: Rota de fuga Jogo preferido: Minecraft

Bruno

Rafael L.

Jogo preferido: Minecraft

ENSINO FUNDAMENTAL I

Livro preferido: Gigantes, cuidado! Filme preferido: Meu malvado favorito 2

ELEMENTARY SCHOOL

Pedro

147


PÁG

Livro preferido: Nate Filme preferido: Agente 86 Jogo preferido: Minecraft

Carolina V.

Valentina

Livro preferido: Jogos Vorazes Filme preferido: Minha mãe é uma peça Jogo preferido: Detetive

João Vitor

Livro preferido: Percy Jackson e os Olimpianos Filme preferido: Cartas para Julieta Jogo preferido: The Sims 3

Victor

ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL I

148

Livro preferido: Diário de um banana Filme preferido: Velozes e Furiosos Jogo preferido: Minecraft


PÁG

149 ENSINO FUNDAMENTAL I

ELEMENTARY SCHOOL

Representante de Classe

Rafael C.

Rafael G.

Livro preferido: Minha querida assombração

Livro preferido: Asterix e os Bretões Filme preferido: Harry Potter Vol. 4 Jogo preferido: FIFA 13

Livro preferido: Diário de um banana Filme preferido: João e Maria – Caçadores de bruxas Jogo preferido: GTA 5

CLASS

Filme preferido: Gente grande Jogo preferido: FIFA 14

ANO

Vinicius


ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL I

150 PÁG

DIA A DIA

DAY BY DAY


CLASS

ENSINO FUNDAMENTAL I

ELEMENTARY SCHOOL

ANO

151

PÁG


ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL I

152 PÁG

ESTUDO DE MEIO

FIELD TRIPS


CLASS

ENSINO FUNDAMENTAL I

ELEMENTARY SCHOOL

ANO

153

PÁG


’’

QUERIDO PEDRO,

2013 foi um ano repleto de novas descobertas para você, vários desafios propostos e superados, novas amizades, enfim, seu mundo cresceu assim como você! Parabéns por suas conquistas e que você continue sempre assim, olhando o mundo através de diferentes perspectivas. Temos a certeza de que um futuro maravilhoso te espera! Te amamos muito, Rogerio e Eloisa

’’

ELEMENTARY SCHOOL

’’

ENSINO FUNDAMENTAL I

você está encerrando um ciclo na sua vida onde tudo que fez e todo o seu esforço me deixaram muito feliz. Agora vai iniciar uma nova fase onde terá com certeza novas descobertas e alegrias, que é o que você me traz. Você é e sempre será o meu orgulho!!! Te amo com força! rs Beijos, Mãe P.S. Nunca desista dos seus sonhos.

BRUNI,

’’

super felicitaciones!!!! Con mucho esfuerzo y dedicación conseguiste superarte día a día. Este año fue muy importante, creciste, maduraste y lo mejor de todo, aprendiste que tenés la fuerza y la capacidad para lograr todo lo que te propongas en la vida y que siempre vas a poder contar con nosotros. Un excelente comienzo de FUND II y primero unas merecidas vacaciones. Te queremos mucho, Mamá, Papá y Matu.

’’

MENSAGENS MESSAGES

CAMILA,

dez anos passam muito rápido. Quando a gente se dá conta, um bebê virou uma menina, que já é quase uma adolescente. E lá se foram os Gs, o 1º, 2º, 3º, 4º e, ufa, o 5º! Nesses anos somaram-se amigos, multiplicaram-se aprendizados, dividiram-se alegrias. Dez anos passam depressa, mas fica a lembrança, fica o carinho, ficam as amigas, os mestres e a certeza que os próximos dez serão melhores, pois vocês vão construí-los juntos a cada dia.

’’

’’

’’

154

QUERIDO FILHO DUDU,

’’

PÁG

QUERIDO VINICIUS,

parabéns por essa conquista! Foram anos de muitas descobertas e superação. Você chegou como o aluno mais novo da Escola e passou por momentos difíceis, que foi vencendo e amadurecendo. Também muitos momentos de alegrias. Conquistou amigos para sempre. Conserve esse seu jeito cativante e determinado e você continuará tendo muito sucesso! Amamos muito você! Pai, Mãe, Gustavo e Paulo

’’


PÁG

155

DUDA,

’’

’’

AMADO VICTOR,

’’

nosso tesouro mais precioso! Esta foi mais uma etapa cumprida de muitas que virão e com certeza você será vitorioso. Temos muito orgulho (do nosso menino) e estaremos sempre ao seu lado. Te amamos muito! Papai Rogério e Mamãe Fabíola

’’

’’

RAQUEL,

querida filha, estudar e aprender é para sempre, isso é o que faz sermos únicos, nós somos a soma dos nossos saberes. Amar, aprender pelo estudo e pela experiência é o que fará você se destacar no mundo. Nos orgulhamos muito de você, somos felizes por vê-la feliz em ler, estudar e praticar. Você atingiu uma nova etapa na escola com louvor, continue assim e as oportunidades serão cada vez maiores. Com amor de seus pais Zé e Dani.

’’

CLASS

’’

ANO

’’

tão pequeno no tamanho e tão grande no coração. Tão jovem na idade e tão maduro na compreensão. Você é nossa maior alegria e nosso tesouro! Te amamos! Mirian e Magno

ao longo da tua vida escolar sempre desenvolvestes as tuas habilidades e talentos com muita desenvoltura e propriedade. Acompanhamos cada momento com prazer e alegria. Confiamos na tua perseverança para vencer desafios e nos orgulhamos das tuas conquistas. Parabéns pela trajetória luminosa! Esperamos que cultives tuas melhores qualidades na busca pelo conhecimento. Desejamos que continue curiosa, criativa, generosa e que na conquista dos teus sonhos sempre te guiem a coragem e a liberdade. Com todo amor da mãe e do pai

’’

JOÃO VITOR,

QUERIDA FILHA VALENTINA,

ENSINO FUNDAMENTAL I

’’

ELEMENTARY SCHOOL

os últimos anos foram cheios de desafios, acompanhamos todo o seu esforço para superá-los e saiba que nos orgulhamos muito da maneira segura com a qual você conduziu tudo. No fundo, já sabíamos o resultado, pois você é exemplar em tudo o que faz. Esperamos que guarde em seu coração somente as boas recordações e experiências.Parabéns por mais uma vitória! Nós te amamos muito!


RAFA,

’’

com muito amor e carinho Festejamos seu caminho Já trilhado e conquistado.

’’

Fique agora com aquele nosso forte abraço. No caminho que tens a seguir, muitos aprenderes e saberes, terás a alegria de percorrer, neste vasto mar do aprender sem fim.

MARINA,

’’

’’

QUERIDA CAROL,

continue acreditando em seus instintos. Às vezes fica difícil decifrá-los, mas respire, conecte-se a eles e continue. A vida é um deslocamento constante para um destino que você escolhe a cada instante, a cada sorriso, a cada encontro. Ninguém muda sozinho, ninguém muda ninguém, nos encontros, nos transformamos. Fabio e Simone

MENSAGENS MESSAGES

’’

parabéns por mais essa etapa que você conquistou, é uma das muitas que você conquistará em sua vida! Você nos enche de orgulho. É nota 10 em tudo que faz! Te amamos muito! Mamãe e Papai

Suas vivências tecidas, com provas, risos cores e sabores tornam inesquecíveis os dias do Infantil ao Quinto.

Te amamos muito, Rafa! Com todo amor, Mamãe e Papai (Carmen e João)

BRUNO,

nossa vida pode ser facilmente dividida em dois momentos. Antes de você e depois, com você. Com você tudo mudou. Aprendemos o amor incondicional. Aprendemos a ser mais fortes. A não desistir, por mais difíceis que as coisas possam parecer. Com você aprendemos a ser melhores. E sabemos que vamos continuar aprendendo. Dia após dia, a cada batida de nossos corações. Obrigado, nosso filho. Rita e Marcelo

’’

ELEMENTARY SCHOOL

Mais uma etapa superada! Estamos sempre muito orgulhosos de você! Hwaitim!!! Papai, mamãe e Luiza.

’’

ENSINO FUNDAMENTAL I

PARABÉNS, RAFAEL!

’’

’’

’’

156

’’

PÁG

SOPHIA,

estamos muito orgulhosos e felizes por você completar mais uma fase ão especial de sua vida escolar! Você amadureceu bastante nesse 5º ano e sabemos que está preparada para começar o Fundamental II com muita energia! Conte conosco sempre! Amamos muito você! Papai, Mamãe e Rafael

’’


PÁG

’’

’’

El,

desejamos que você Não tenha medo da vida, tenha medo de não vivê-la. Não há céu sem tempestades, nem caminhos sem acidentes. Só é digno do pódio quem usa as derrotas para alcançá-lo. Só é digno da sabedoria quem usa as lágrimas para irrigá-la. Os frágeis usam a força; os fortes, a inteligência. Seja um sonhador, mas una seus sonhos com disciplina, Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas. Seja um debatedor de idéias. Lute pelo que você ama. E seja sempre muito, mas muito feliz. Te amamos! Pai, Mãe e Silvia

’’

CLASS

’’

’’

por mais que o tempo passe, para nós, as boas lembranças da época da sua infância nunca se apagarão. Sabemos que grande parte das suas boas lembranças da infância, serão da sua escola. Assim, desejamos que nesta nova etapa da sua vida que está se iniciando,você também tenha muito mais boas recordações que ficarão para sempre na sua memória. Papai e Mamãe

’’

ANO

CAROLINA,

QUERIDA BEATRIZ,

parabéns pelo esforço e dedicação, a conquista de mais este ano foi merecida! Estamos muito felizes também! Desejamos que o próximo ciclo seja tão rico e prazeroso quanto este que se encerra. Mil beijos dos seus pais, Sandro e Juliana

’’

’’

ENSINO FUNDAMENTAL I

um dia ouvi dizer que nós escolhemos a família onde queremos nascer! Quando penso nisto, agradeço a Deus por terem nos escolhido: verdadeiros presentes, cada qual com seu dom. LUIZ - com seu imenso coração e sensibilidade, sempre disposto a dar a mão a quem estiver por perto. Com certeza, conquistarão seus objetivos! Mas acima de tudo, desejamos que sejam felizes com suas escolhas. Parabéns pelo cumprimento das respectivas etapas! Com amor e orgulho, Mariângela e Sérgio.

ELEMENTARY SCHOOL

AMADO FILHO,

157


EN SI NO


ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL II

160 PÁG


CLASS

ENSINO FUNDAMENTAL II

ELEMENTARY SCHOOL

ANO

161

PÁG


Alexandre

Felipe Ana Luiza

Celina

Caio

Guilherme Julia

Tarsila

ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL II

162 PÁG


6° CLASS

ANO

Representante de Classe

Yuri

Victor

João Victor

Salvatore

Marcela

Marina

ENSINO FUNDAMENTAL II

Teodora

Representante de Classe

ELEMENTARY SCHOOL

Vanessa

PÁG

163


6° CLASS

ANO

Murilo W.

Murilo V.

ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL II

164 PÁG

Matheus Pedro Vincenzo


165

PÁG ENSINO FUNDAMENTAL II

ELEMENTARY SCHOOL

DIA A DIA

DAY BY DAY


ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL II

166 PÁG

DIA A DIA

DAY BY DAY


167

PÁG ENSINO FUNDAMENTAL II

ELEMENTARY SCHOOL

ESTUDO DE MEIO

FIELD TRIPS


ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL II

168 PÁG


CLASS

ENSINO FUNDAMENTAL II

ELEMENTARY SCHOOL

ANO

169

PÁG


PÁG

ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL II

170

João

Thales M.

Tales M.

Sofia

Luisa M.

Luiza L.


CLASS

ANO Beatriz

ENSINO FUNDAMENTAL II

Natalia

Silvia Sofia

ELEMENTARY SCHOOL

Nina

171

PÁG


PÁG

ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL II

172

Representante de Classe

Victória F.

Isabela S.

Vitória C.

Representante de Classe

Gustavo

Felipe

Luca


CLASS

ANO Giulia

ENSINO FUNDAMENTAL II

Rafael

Gianluca

ELEMENTARY SCHOOL

Paloma

173

PÁG


Ana

Ana Carolina F.

Isabela L.

Ana Carolina R.

ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL II

174 PÁG


CLASS

ANO Thiago

ENSINO FUNDAMENTAL II

Camilla

Luana

ELEMENTARY SCHOOL

Lucas

175

PÁG


ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL II

176 PÁG

DAY BY DAY

DIA A DIA


CLASS

ENSINO FUNDAMENTAL II

ELEMENTARY SCHOOL

ANO

177

PÁG


ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL II

178 PÁG

ESTUDO DE MEIO

FIELD TRIPS


CLASS

ENSINO FUNDAMENTAL II

ELEMENTARY SCHOOL

ANO

179

PÁG


ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL II

180 PÁG


CLASS

ENSINO FUNDAMENTAL II

ELEMENTARY SCHOOL

ANO

181

PÁG


Victoria K.

Agatha Marcelo

Lucas

Paula

Victoria C. Gabriel T.

Bruno

ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL II

182 PÁG


CLASS

ANO

Giovanna

Matheus

Thomas

ENSINO FUNDAMENTAL II

ELEMENTARY SCHOOL

Gabriel C.

PÁG

183


ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL II

184 PÁG

DAY BY DAY

DIA A DIA


CLASS

ENSINO FUNDAMENTAL II

ELEMENTARY SCHOOL

ANO

185

PÁG


ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL II

186 PÁG

ESTUDO DE MEIO

FIELD TRIPS


CLASS

ENSINO FUNDAMENTAL II

ELEMENTARY SCHOOL

ANO

187

PÁG


ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL II

188 PÁG


CLASS

ENSINO FUNDAMENTAL II

ELEMENTARY SCHOOL

ANO

189

PÁG


PÁG

Natalia

Beatriz

Representante de Classe

Livro preferido: Harry Potter Filme preferido: Um amor para recordar

Livro preferido: A culpa é das estrelas

Livro preferido: A culpa é das estrelas Filme preferido: PS: Eu te amo

Giovanna

Filme preferido: A walk to remember

Camilla V.

ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL II

190

Livro preferido: As vantagens de ser invisível Filme preferido: A vida é bela


PÁG

Luiza

Livro preferido: On the road Filme preferido: Broke Back Mountain

CLASS

João Victoria

Livro preferido: Ladrão de raios Filme preferido: Se beber não case III

ANO

Gustavo Jasmim

Livro preferido: Um corpo na biblioteca Filme preferido: Jogos Vorazes/ O iluminado

Representante de Classe

ENSINO FUNDAMENTAL II

Livro preferido: Jogos Vorazes Filme preferido: O concurso

Livro preferido: Depois daquela viagem Filme preferido: Jogos Vorazes

ELEMENTARY SCHOOL

Livro preferido: Guerra Mundial Z Filme preferido: Titanic

Camila S.

191


PÁG

Arthur Rubens Felipe N.

Livro preferido: Percy Jackson Filme preferido: Invocação do mal

Luana

Livro preferido: The Walking Dead Filme preferido: Star Wars Episódio III

Kauê

Livro preferido: Capitães da Areia Filme preferido: The Notebook

Lucca

ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL II

192 Livro preferido: Senhor dos Anéis Filme preferido: Enterre meu coração na curva do rio

Livro preferido: Lord of the rings Filme preferido: O Hobbit

Filme preferido: Se beber não case III


PÁG

193 ENSINO FUNDAMENTAL II

ELEMENTARY SCHOOL

Helena

Sofia

Livro preferido: Harry Potter

Livro preferido: A culpa é das estrelas Filme preferido: O menino do pijama listrado

Livro preferido: A culpa é das estrelas Filme preferido: O diário de uma paixão

CLASS

Filme preferido: Psicose

ANO

Felipe R.


ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL II

194 PÁG

DAY BY DAY

DIA A DIA


CLASS

ENSINO FUNDAMENTAL II

ELEMENTARY SCHOOL

ANO

195

PÁG


ELEMENTARY SCHOOL

ENSINO FUNDAMENTAL II

196 PÁG

ESTUDO DE MEIO

FIELD TRIPS


CLASS

ENSINO FUNDAMENTAL II

ELEMENTARY SCHOOL

ANO

197

PÁG


PÁG

QUERIDO ARTHUR,

você é uma criatura importante em nossa família. Tem sido referência de Luz para muitos. Sua sensibilidade musical e espiritual nos emociona muito. Desejamos a você muita inspiração em todos os campos de sua vida, tornando-o um receptor de Luz ilimitada, compartilhando com todos à sua volta. Com carinho de seus Pais e Avós!

BIA,

’’

querida filha, etapa vencida com louvor! Parabéns! Te amamos muito Papai e mamãe

’’

LUCCA,

’’

neste seu caminho de descobertas e afirmações, você sempre encontrará em seus pais a base de apoio que necessitar... Parabéns por este ciclo que se encerra e muito sucesso para superar os desafios que estão por vir! Com amor, seus pais e parceiros, Sandro e Giuliana

’’

MENSAGENS MESSAGES

FE,

parabéns pela conquista!!! Parabéns pela formatura!!! Que inúmeras vitórias e experiências estejam sempre na sua vida. Fico super feliz por mais um ciclo alcançado e te desejo muita sorte no seu novo caminho!!! Com muito amor, Titi

’’

’’

’’

’’

ELEMENTARY SCHOOL

’’

ENSINO FUNDAMENTAL II

198

FELIPE MEU FILHO,

parabéns por preencher mais um capitulo de seu livro. Ainda tem muitas páginas a serem escritas, que com muito esforço, dedicação, amor e superação vai se tornar um livro maravilhoso. Estou muito orgulhoso de você ! Renato

’’


QUERIDA JASMIM,

“Antes de sermos reais, somos sonhados.” Paulo Bonfim

Um dia sonhamos muito com você e, hoje, estamos muito orgulhosos em vê-la em suas primeiras conquistas importantes. Parabéns pela formatura e sonhe, sonhe muito em sua vida. De seus pais e irmã.

’’

CLASS

’’

’’

ANO

’’

’’

um dia ouvi dizer que nós escolhemos a família onde queremos nascer! Quando penso nisto, agradeço a Deus por terem nos escolhido: verdadeiros presentes, cada qual com seu dom. SOFIA - com seu jeito “observador”, onde um olhar vale mais que mil palavras, criativa e dedicada. Com certeza, conquistarão seus objetivos! Mas acima de tudo, desejamos que sejam felizes com suas escolhas. Parabéns pelo cumprimento das respectivas etapas! Com amor e orgulho, Mariângela e Sérgio.

Filho Querido, estamos orgulhosos e muito felizes com você e ainda mais por você. A vitória é toda sua, mas só nós sabemos o tamanho da luta para chegarmos até aqui. Hoje não há nem sombra do menininho que você já foi... e isso é maravilhoso ! Abençoada é esta escola que nos ajudou na travessia. Temos certeza que você adquiriu bases firmes para construir uma vida digna. Que a felicidade desta hora se multiplique muitas vezes no futuro. Todo o amor dos seus pais, Ricardo e Doris

’’

AMADA FILHA,

’’

’’

RUBENS

ENSINO FUNDAMENTAL II

Tudo o que está a sua volta fica muito melhor, pelo seu sorriso, sua dedicação, sua vontade de fazer bem e de fazer o bem. Amamos muito você! Boa sorte no EM!! Mamy – Papi – Luca - Gabriel

199 ELEMENTARY SCHOOL

CAMILLA

PÁG


ELEMENTARY SCHOOL

escrevemos aqui para manifestar o nosso carinho, amor e reconhecimento por todo o seu esforço nesta nova etapa de nossas vidas. Sabemos que não está sendo fácil este novo desafio, mas acreditamos que nada é impossível quando temos vontade de vencer, e fé, acima de tudo, para conseguir atingir todos os nossos objetivos. Parabéns! Estamos felizes por você estar concluindo uma fase importante do ensino. Continue se esforçando e dando o melhor de si nesta nova etapa. Conte sempre conosco, pois estaremos sempre do seu lado, para ajudar-lhe no que for preciso. De sua família que te ama, Edson, Andrea e Luana

’’

ENSINO FUNDAMENTAL II

KAUÊ,

’’

GIOVANNA,

nossa família está muito orgulhosa pelo fechamento deste ciclo, por seu desenvolvimento pessoal e intelectual. Continue conquistando a todos com sua meiguice, responsabilidade, bom humor e tenha muito amor em tudo que fizer na vida. Papai Gilberto, Kelly, Gustavo, Vó Cleonice e todos os seus familiares.

’’

MENSAGENS MESSAGES

JOÃO,

sonho, esperança e realidade. Nesta data, com a benção de Deus, João e seus amigos (mais que simples colegas) atingiram todas as fases, com certeza também com seus esforços. Com muita alegria e verdadeira paz, os nossos parabéns!!! Sucesso!!! De seus pais Aloísio e Cintia

’’

’’

200

’’

PÁG

’’

FELIPE M.

Ufffa! Como temos estudado esses anos todos, né Fe? Mas, para nós, o verdadeiro professor é você, que nos ensinou que a vida oferece várias possibilidades para todos. Tudo é uma questão de forma, ritmo, disponibilidade e paciência. Acredite sempre em você! Te amodoramoslovenito. Mamis e Papis.

’’


PÁG

201

CAMILA

’’ ’’

Parabéns pela conclusão de mais uma etapa da sua vida escolar, adquirida com o seu esforço e sua dedicação. Ficamos realmente orgulhosos de você, continue assim! Que Deus te abençoe sempre. Te amamos mais do que o infinito. Alexandre e Gabriela

’’

HELENA

’’

’’

ENSINO FUNDAMENTAL II

saiba que nos orgulhamos muito de você! Sua garra e determinação trarão muitos frutos e felicidades! Parabéns por mais esta etapa conquistada de forma brilhante! Te amamos muito! Mamãe, Papai e Júlia

ELEMENTARY SCHOOL

LUIZA MARQUES,

NATI, NOSSO AMOR,

hoje em especial é com muita emoção que te dedicamos essa mensagem , emoção essa que só nós sabemos. Estamos muito orgulhosos e felizes de termos você em nossas vidas. O que podemos te desejar nessa nova etapa da sua vida é coragem e determinação, para que você ultrapasse todos os obstáculos da sua vida. Parabéns, te amamos muito!!!! Francisco, Monica, Lucas, Giulia, Vovó Ada e Vovô Tovinho.

’’

’’

Querida Filha e Irmã, estrela de luz de nossas vidas, Hoje você encerra mais um ciclo na sua jornada, pautado pelo esforço, pelo aprendizado, pelo respeito, amor e dedicação. Desejamos que você consiga ao longo da sua vida realizar todos os seus sonhos, com muita alegria, perseverança e dignidade! Um grande beijo no seu coração daqueles que te amam muuuiiito! Papai, Mamãe e Julio.

CLASS

ANO

’’


EN SI NO


HIGH SCHOOL

ENSINO MÉDIO

204 PÁG


CLASS

ENSINO MÉDIO

HIGH SCHOOL

ANO

205

PÁG


Rebecca Vitória Beatriz U. Vicenzo

Diogo

Fabricio

Kevin

Brian

Sophia

Beatriz S.

HIGH SCHOOL

ENSINO MÉDIO

206 PÁG


PÁG

207 ENSINO MÉDIO

HIGH SCHOOL

Fernanda

Larissa

Representante de Classe

Giovanna

CLASS

Anna Sui

Representante Vicenzo de Classe

ANO

Marina

Gustavo

Leonardo

Rafaella


PÁG

HIGH SCHOOL

ENSINO MÉDIO

208

DIA A DIA

DAY BY DAY


PÁG

209 ENSINO MÉDIO

HIGH SCHOOL

ESTUDO DE MEIO FIELD TRIPS


HIGH SCHOOL

ENSINO MÉDIO

210 PÁG


CLASS

ENSINO MÉDIO

HIGH SCHOOL

ANO

211

PÁG


Gilmar

Abidan

Mauro

Bruna

HIGH SCHOOL

ENSINO MÉDIO

212 PÁG

Vicenzo


PÁG

213 ENSINO MÉDIO

HIGH SCHOOL

Representante de Classe

Gabriela

Luisa S.

Luisa H.

Representante de Classe

Felipe

CLASS

Gabriel

ANO

Gustavo


PÁG

HIGH SCHOOL

ENSINO MÉDIO

214

Juliana S.

Melanie

Vanessa

Eucilene

Erika

Juliana M.


PÁG

215 ENSINO MÉDIO

HIGH SCHOOL

Rafaella

Rodolfo

Fernanda

CLASS

Stefanny

Giovanni

ANO

Renan


PÁG

HIGH SCHOOL

ENSINO MÉDIO

216

DIA A DIA

DAY BY DAY


PÁG

217 ENSINO MÉDIO

HIGH SCHOOL

ESTUDO DE MEIO FIELD TRIPS


HIGH SCHOOL

ENSINO MÉDIO

218 PÁG


CLASS

ENSINO MÉDIO

HIGH SCHOOL

ANO

219

PÁG


PÁG

Ana Eliza

Agatha

HIGH SCHOOL

ENSINO MÉDIO

220

Livro preferido: Os três mosqueteiros

Livro preferido: O caso dos dez negrinhos

Filme preferido: O som do coração / Grease

Filme preferido: PS: Eu te amo

Sonho: Ser feliz. Profissão sonhada: Empresária

Sonho: Abrir um abrigo para animais. Profissão sonhada: Educação fisica

Frase: “Viver é melhor que sonhar.” Aniversário: 24/12

Frase: “They say that the world was built for two, only worth living if somebody is loving you.” Aniversário: 31/07


PÁG

Frase: “Life is not measured by the number of breath we take, but the moments that take our breath away.” Aniversário: 25/07

Carolina Filme preferido: A noviça rebelde Sonho: Conhecer o Butão. Profissão sonhada: Ainda não sei bem qual é, mas sei que será em uma ONG ou em algum órgão da ONU Frase: “Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é.” Caetano Veloso Aniversário: 06/08

CLASS

Profissão sonhada: Proprietária de um restaurante

Livro preferido: Cinderela Chinesa – Adeline Yen Mah

ANO

Livro preferido: Night Road Filme preferido: O Rei leão Sonho: Me realizar profissionalmente e pessoalmente podendo ajudar outros ao mesmo tempo.

ENSINO MÉDIO

Representante de Classe

HIGH SCHOOL

Ana Julia

221


PÁG

Felipe M.

Diego

HIGH SCHOOL

ENSINO MÉDIO

222

Livro preferido: Politicamente incorreto

Livro preferido: : Um doente imaginário

Filme preferido: Space Jam: O Jogo do Século

Filme preferido: Meu último pedido

Sonho: Ter uma profissão de sucesso e ser um excelente pai de família.

Sonho: Viajar o mundo inteiro de bicicleta e ser técnico de um time de futebol.

Profissão sonhada: Empresário/Palestrante Frase: “Espero um dia poder retribuir a todos que contribuíram, contribuem e contribuirão em minha ascensão.”

Profissão sonhada: Químico

Aniversário: 02/01

Frase: “O jovem não tem medo de desafio, mas sim de viver uma vida sem sentido.” Bento XVI Aniversário: 07/05


PÁG

Gabriela

Filme preferido: Gladiador

Filme preferido: Uma mente brilhante / O homem bicentenário

Sonho: Mergulhar em uma piscina de petróleo.

Sonho: Me tornar militar.

Profissão sonhada: Geologia

Profissão sonhada: Engenharia civil aeronáutica / carreira militar

Frase: “Estude, pois a caneta pesa menos que uma enxada.” Aniversário: 05/01

Frase: “Inteligentes são os zumbis que só se interessam por pessoas com cérebro.” Aniversário: 05/06

CLASS

ANO

Livro preferido: O gene da Matemática

ENSINO MÉDIO

Livro preferido: 1984 – George Ornwell

HIGH SCHOOL

Felipe R.

223


PÁG

Larissa

Guilherme

HIGH SCHOOL

ENSINO MÉDIO

224

Livro preferido: Bíblia, Os Lusiadas

Livro preferido: Dear John

Filme preferido: Back to the Future

Filme preferido: Dear John

Sonho: Ser o mais alto de casa.

Sonho: Viver viajando, descobrindo o mundo e ser modelo famosa.

Profissão sonhada: Engenheiro Frase: “I’m gonna make him an offer he can’t refuse.” do filme O Poderoso Chefão Aniversário: 04/10

Profissão sonhada: Estou a descobrir Frase: “Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar nos sonhos que se tem.” - Renato Russo Aniversário: 31/07


PÁG

Lucas Sonho: Ser feliz. Tornar cada dia melhor que o anterior e até o fim da vida ter feito o dia de 1 milhão de pessoas melhor. Profissão sonhada: Músico Frase: “E ai cara, já zoou hoje?” – Machado de Assis Aniversário: 23/12

Frase: “Cada um de nós compõe a sua história. Cada ser em si carrega o dom de ser capaz, de ser feliz.” Aniversário: 19/11

CLASS

Filme preferido: Cruzeiro das loucas

Livro preferido: 1984 Filme preferido: 8 segundos Sonho: Ter a oportunidade de ver um mundo melhor, mais igualitário, e acima de tudo, mais humano. Profissão sonhada: Advogado

ANO

Livro preferido: Catcher in the Rye

ENSINO MÉDIO

Representante de Classe

HIGH SCHOOL

Luiz Felipe

225


PÁG

Maria Julia

Marcos

HIGH SCHOOL

ENSINO MÉDIO

226

Livro preferido: O senhor dos anéis

Livro preferido: To kill a mocking bird

Filme preferido: Batman: O Cavaleiro da trevas Sonho: Ser bem sucedido, importante e colaborar com a mudança e melhora do mundo, ajudando a todos. Profissão sonhada: Engenheiro de Produção Frase: “A distância entre o sonho e a conquista é a atitude.” Aniversário: 11/06

Filme preferido: Táxi Driver Sonho: O mais clichê do mundo, ser feliz. Profissão sonhada: Jornalista/fotógrafa correspondente da National Geographic Frase: “(Sempre) Cantar a alegria de ser um eterno aprendiz.” – Gonzaguinha Aniversário: 18/12


PÁG

Nicolas Filme preferido: Star Trek

Filme preferido: Celular

Sonho: Ser feliz e um bom profissional. Profissão sonhada: Engenheiro mecânico

Frase: “Tudo depende da flexibilidade do rabo da lagartixa.” Aniversário: 18/04

Frase: “Não existe caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho.” Aniversário: 23/01

CLASS

Profissão sonhada: Médica ou Socióloga

ANO

Sonho: Fazer parte da construção de um mundo melhor.

ENSINO MÉDIO

Livro preferido: Capitães da areia

HIGH SCHOOL

Mariana

227


PÁG

Renata

Pietro

HIGH SCHOOL

ENSINO MÉDIO

228

Livro preferido: : Capitães de Areia

Livro preferido: A menina que roubava livros

Filme preferido: The Godfather Part I

Filme preferido: Beleza Americana

Sonho: Ser feliz e bem sucedido em todos os aspectos da vida;

Sonho: Me especializar em arquitetura sustentável.

tocar as pessoas ao meu redor; poder retribuir meus pais por tudo o que eles fizeram por mim. Ter filhos, ganhar mais um prêmio de publicitário mundialmente conhecido.

Profissão sonhada: Publicitário Frase: “I’m gonna make him an offer he can’t refuse.” do filme O Poderoso Chefão Aniversário: 17/12

Profissão sonhada: Arquiteta Frase: “Plantar idéias ecológicas é a garantia de um futuro fértil, tempo de colhermos sustentabilidade.” Aniversário: 05/06


PÁG

Sophia Livro preferido: Capitães da Areia – Jorge Amado

Filme preferido: Persepolis

Sonho: Construir uma família e ser bem sucedida.

Sonho: Ser feliz pra sempre

Profissão sonhada: Odontologia

Profissão sonhada: Atriz

Frase: “Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer.” – Mahatma Gandhi Aniversário: 22/10

CLASS

ANO

Frase: “Se a vida te dá um limão, faça uma limonada.” Aniversário: 13/08

ENSINO MÉDIO

Livro preferido: A menina que roubava livros

HIGH SCHOOL

Samantha

229


PÁG

HIGH SCHOOL

ENSINO MÉDIO

230

DIA A DIA

DAY BY DAY


CLASS

ENSINO MÉDIO

HIGH SCHOOL

ANO

231

PÁG


’’

HIGH SCHOOL

’’

SOPHIA

Noviços pais, idealizamos a personalidade da nossa filha e projetamos seu comportamento. Levamos um tempo a perceber que nossa filha é única, ser próprio e independente, podemos influenciá-la, mas não controlá-la. Agora compreendemos a grandeza de ter conosco um “outro ser humano com sua própria visão de mundo, um indivíduo único que brilha por si”. Muito obrigado por se dividir conosco e parabéns por esta etapa concluída. Sophia, te amamos para sempre. Zé e Ma.

’’

ENSINO MÉDIO

estamos muito felizes por encerrar mais uma etapa. Desejamos que continue trilhando seus caminhos com determinação, sabedoria e sempre buscando seus sonhos, que o farão acreditar na vitória e no sucesso. Você está pronto! Seja feliz, pois você merece. Pai e Mamãe.

’’

LUCAS,

querido filho, você conseguiu mais esta etapa. Parabéns! Te amamos muito! Papai e mamãe

’’

MENSAGENS MESSAGES

MARIANA,

você passava no Sidarta e dizia “Vou estudar aqui...” Lutou, se esforçou e conseguiu.. Agora esta se formando, espero um dia estar feliz dizendo “Parabéns Dra. Mariana! Te amo!”. Obrigada a todos, em especial à Sandra Arbex, por acreditar nela.

’’

LUIZ FELIPE (LUIZÃO),

encerra esta etapa, outros desafios virão. Você é nosso orgulho. Parabéns pelas conquistas, frutos do seu esforço. Sempre te apoiaremos. Não perca sua essência, seja forte, tenha garra, invista em você e o sucesso virá. Siga com determinação, focando seus ideais e Deus estará com você. Agradecemos ao Ismart e todos do Sidarta por acreditar no seu potencial. Seus pais que te amam.

’’

PIETRO,

’’

’’

234

’’

PÁG

’’

MARCOS

Olá filhão! Queremos te dizer o quanto te amamos e admiramos, pois você não tem medo das dificuldades e é por isso que você supera todas! Agradecemos a Deus por tê-lo em nossas vidas. De todos os seus esforços, saiba que grande é a plantação e maior é a sua colheita. Pedimos a Deus que te ilumine e guie nas suas escolhas, sejam elas pequenas ou grandes. Saiba que você pode contar com sua família em todas as coisas. Jesus te ama e nós também. De seus pais e irmãos.

’’


DIEGO

’’

Parabéns! Que continues sempre com essa determinação, garra, força, dedicação, sendo esse filho maravilhoso, responsável. Nunca perca a humildade, dignidade, integridade e foco. Que Deus te abençoe e dê muita luz, direção para que faça as melhores escolhas em sua vida, aquelas que lhe darão alegrias e motivações! Que você seja muito feliz acima de tudo! Te amo muito! De sua mãe Regina

’’

’’

FELIPE M.,

estamos muito orgulhosos de mais esta conquista, que Deus te dê muita saúde para que possa seguir nessa caminhada dura que vem pela frente, e que nos conceda essa mesma saúde para que possamos lhe fortalecer quando necessário. Nunca esqueça que sua família está sempre segurando sua mão, independente da distância, sua vitória é nossa vitória e sua felicidade nos faz ainda mais felizes, Parabéns!

’’

CLASS

’’

’’

ANO

’’

Que você encontre seu caminho nessa nova fase, e seja muito feliz sempre!!!! Um beijo com muito amor da sua mãe que te ama muito, muito!

o nosso desejo é que você seja muito feliz e que faça escolhas que te tragam muito orgulho. É importante que você saiba que sempre estaremos aqui para te receber, brindando teus sucessos e te acolhendo nos teus eventuais fracassos. Crescer é assim, nem sempre o caminho é uma linha reta e ascendente, mas o que conta é ultrapassar os obstáculos, nunca desistir, tentar sempre e assumir o comando da sua vida. A nossa certeza é que você tem, hoje, a estrutura para seguir um caminho pessoal e profissional com retidão, honestidade e autoconfiança. Todo o sucesso e felicidade do mundo para você. Marisa e Ofir

’’

BILLY!!!

235

ANA JULIA,

ENSINO MÉDIO

’’

PÁG

HIGH SCHOOL

ao fim desse ciclo que proporcionou tantas coisas boas a você e a nós, seus pais, desejamos que as novas fases que virão, daqui em diante, sejam abençoadas e iluminadas, para que o seu caráter e sua ética falem sempre mais alto e direcionem suas atitudes para o bem. Nós estaremos sempre por aqui, te amamos muito e parabéns por mais essa conquista. Regina e Max.

’’

ANA ELIZA,


’’

GABRIELA, QUERIDA FILHA,

’’

MENSAGENS MESSAGES

’’

BILICO,

meu filhão , você sempre surpreendendo e acertando nas suas escolhas! Não será diferente nessa nova fase da sua vida. Tenho muito orgulho de você. Um beijo Pa

’’

’’

HIGH SCHOOL

A palavra que me vem à cabeça quando penso em você é superação, pois você correu atrás de oportunidades e, quando elas surgiram, você as agarrou com fé, e tem se dedicado ao máximo, superando os obstáculos com garra e determinação. Você só tem a ganhar da vida. É um orgulho para mim, e me surpreende a cada dia com seu esforço. Parabéns por mais esta conquista. Conte sempre comigo! Te amo! Bjs Sandra.

hoje, para mim, é um dia muito importante, porque posso agradecer a Deus pelo privilégio de ter uma filha como você. Uma filha que alegra os meus dias e me faz ter esperança mesmo diante de todas as dificuldades. O amor que sinto por você, filha, nos une e os meus sinceros gestos de cuidado e carinho, seu esforço e dedicação, sua coragem e perseverança formou a pessoa que você é. Sinto muito orgulho de você! Com carinho, mamãe.

AGATHA

Mais uma etapa importante da sua vida conquistada Parabéns! Foram momentos felizes em que tivemos o privilégio de estar com você. Agora, uma nova fase acadêmica e também de decisão profissional. Certamente você terá sucesso! Continue com a sua dedicação e sendo esta menina carinhosa. Em qualquer das suas escolhas e em tudo que precisar, conte sempre conosco. Nós te amamos muito! Lunalva e Juarez

FELIPE R.

’’

ENSINO MÉDIO

’’

236

’’

PÁG

’’

LARISSA,

nossa gata vitoriosa! Parabéns!!! Sabemos que não foi fácil para você chegar até aqui, foram muitas e muitas lutas, mas sempre acreditamos em você e na sua capacidade. Porque você, nesta luta, usou a arma certa em todos os momentos: a fé em Deus. E o resultado não poderia ser diferente, você venceu a batalha.Te amamos! Beijos de seus pais e seus irmãos.

’’


MARIA JÚLIA,

’’

’’

a Maju está deixando o Sidarta, a única escola que conheceu – a melhor, certamente, que nós, pais, pudemos oferecer-lhe. Maju leva consigo muitas das propostas pedagógicas que a escola defende. Viveu aqui um período rico, intenso, inesquecível. Infância, puberdade, adolescência, inocência e rebeldia descobertas em um ambiente acolhedor, que incentiva e proporciona profundas experiências de aprendizado. O que pais orgulhosos podem desejar a seus filhos? Que sejam felizes, autênticos, altruístas, cidadãos. Maju é assim. E isso nos alegra mais do que qualquer outra coisa.

’’

NICOLAS,

você finaliza mais uma etapa de sua vida, com louvor. Lembro-me de sua primeira incursão à escola, com dois aninhos, curioso e participativo, sorridente e sociável. Nada disso mudou, exceto que ficou mais maduro e crítico. Sua dedicação e esforço o levaram a encerrar bem esta etapa de sua vida. Desejamos a sua realização com seus estudos superiores. Nossa admiração e profundo carinho! Amamos você, e MUITO!! Beijos mil de seus pais e irmão, além de avós, tios e primos.

’’

CLASS

’’

’’

ANO

’’

suas inúmeras conquistas e, sobretudo,os valores desenvolvidos ao longo destes anos te garantem uma base sólida para os próximos passos. Parabéns, vá em frente e seja sempre FELIZ! Claudio

Filha Adorada, Estrelinha nossa: Sua vitória é brilhante!!! Você está pronta para assumir os desafios da vida, com competência e dignidade. Aprendeu a fazer escolhas sábias e revela uma insuspeitada maturidade para seus verdes anos. Estamos profundamente orgulhosos e convictos do seu sucesso, não importa o rumo que você escolher trilhar em sua vida. Abençoada é esta escola que abriu seus horizontes. Luz infinita para sua vida. Todo o amor de seus pais Ricardo e Doris

’’

CAROL,

237

RENATA

ENSINO MÉDIO

’’

PÁG

HIGH SCHOOL

Filha, neste ano se encerra um ciclo em sua vida e outros se iniciarão, valeu todo esforço e empenho. Parabéns pela conquista! Sua mãe que te ama de paixão, Natalia

’’

CAROLINA


PÁG

NEWSPAPER PROJECT

PROJETO JORNAL S S

240

Equipe 1º semestre

Equipe 2º semestre

Em 2013, comemoramos os 5 anos do Projeto Jornal na Escola. Participaram como equipe jornalística Em os 05 anos doII.Projeto Jornal na Escola. Participaram como equipe os 6º2013, e 7º comemoramos ano do Ensino Fundamental jornalística os 6º e 7º ano do Ensino II (E.F.II.). entrevistas, dos trabalhos de redação e revisão. O projeto ofereceu vivências únicas,Fundamental através das pesquisas, Projeto ofereceu vivências únicas, através das pesquisas, entrevistas, redação, revisão

Projeto Projeto Jornal Jornal


PÁG

241

Projeto GLOWD!

PROJETO GLOWD!

GLOWD PROJECT!

Participação dos alunos de 6º e 7º ano do Fundamental II. O objetivo foi exercitar, a partir da escolha de um tema, a visão 360º, utilizando saberes acadêmicos e observando uma infinidade de conexões e sinapses que nos são possíveis. E sob essa nova perspectiva, refinar o olhar e explorar novas possibilidades de forma autônoma e criativa.


PÁG

243

Culinária

Turmas: 1º E.F. a 9º E.F. Professora: Renata Forgerini dos Reis

Circo

Turmas: 1º E.F. a 9º E.F. Professoras: Isabel Parra e Melissa Helena Costa

ATIVIDADES EXTRACURRCULARES

Turmas: 1º E.F. a 5º E.F. Professor: Mitsuo Kinihara

EXTRACURRICULAR ACTIVITIES

Beisebol


PÁG

ATIVIDADES EXTRACURRCULARES

EXTRACURRICULAR ACTIVITIES

244

Futsal

Turmas: 6º a 9º E.F.

Professores: Andres Constantino e Jefferson Z. de Jesus

Jogos Coletivos

Turmas: 2º E.F. a 5º E.F. Professora: Isabela Paltronieri

Turmas: G5 a 5º E.F.

Kung Fu

Mad Science

Professor: Vinícius Del Papa

Turmas: 2º a 9º E.F. Professores: Equipe Mad Science

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES EXTRACURRICULAR ACTIVITIES


PÁG

245

Turmas: G3 a 1º E.F. Professoras: Luciana Atanásio e Juliana Xavier

Dança Recreação

Turmas: G5 a 1º E.F. Professora: Beatriz Quaglio

ATIVIDADES EXTRACURRCULARES

Recreação

EXTRACURRICULAR ACTIVITIES

Turmas: 6º a 9º E.F. Professora: Isabela Paltronieri

Vôlei misto


247

PÁG ACONTECEU NO SIDARTA HAPPENED ON SIDARTA

Ano Novo Chinês


HAPPENED ON SIDARTA

ACONTECEU NO SIDARTA

248 PÁG

Comemoração Sidarta 15 anos


PĂ G

249 ACONTECEU NO SIDARTA

HAPPENED ON SIDARTA

Entrega dos pins comemorativos 15 anos Sidarta


HAPPENED ON SIDARTA

ACONTECEU NO SIDARTA

250 PÁG

Carnaval


PรG

251

ACONTECEU NO SIDARTA HAPPENED ON SIDARTA

Pรกscoa


HAPPENED ON SIDARTA

ACONTECEU NO SIDARTA

252 PรG

Pรกscoa


PÁG

253

Dia do Desafio

ACONTECEU NO SIDARTA HAPPENED ON SIDARTA

Mad Science


PÁG

ACONTECEU NO SIDARTA

HAPPENED ON SIDARTA

254

Semana de Literatura Infantojuvenil


PÁG

255 ACONTECEU NO SIDARTA

HAPPENED ON SIDARTA

Dia Internacional do Brincar em parceria com Aliança pela Infância


PÁG

ACONTECEU NO SIDARTA

HAPPENED ON SIDARTA

256

Vivência com os índios da tribo Fulni-ô


PÁG

257

Palestra de Lívia Motta – Audiodescrição (9º ano Fund. II e E.M.)

ACONTECEU NO SIDARTA

HAPPENED ON SIDARTA

Mercado de pulgas


PÁG

ACONTECEU NO SIDARTA

HAPPENED ON SIDARTA

258

Forum FAAP

Bolsa de Estudos ISMART


PÁG

259 ACONTECEU NO SIDARTA

HAPPENED ON SIDARTA

Visita ao Instituto Fernando Henrique Cardoso (IFHC)


PÁG

ACONTECEU NO SIDARTA

HAPPENED ON SIDARTA

260

Debate sobre o Movimento Passe livre (MPL)

Sexta Cultural


PÁG

261

ACONTECEU NO SIDARTA HAPPENED ON SIDARTA

Semana Guerra e Paz - NUMOSES


HAPPENED ON SIDARTA

ACONTECEU NO SIDARTA

262 PÁG

Global Village


PÁG

263 ACONTECEU NO SIDARTA

HAPPENED ON SIDARTA

Barracão de criação – Tradições Nordestinas


PÁG

ACONTECEU NO SIDARTA

HAPPENED ON SIDARTA

264

Barracão de criação – Tradições Nordestinas


265

PÁG ACONTECEU NO SIDARTA HAPPENED ON SIDARTA

Festa Junina


HAPPENED ON SIDARTA

ACONTECEU NO SIDARTA

266 PÁG

Festa Junina


PÁG

267

ACONTECEU NO SIDARTA HAPPENED ON SIDARTA

UFA!


HAPPENED ON SIDARTA

ACONTECEU NO SIDARTA

268 PÁG

Encontro ex alunos


PÁG

269 ACONTECEU NO SIDARTA

HAPPENED ON SIDARTA

Núcleo de Modelismo e Simulação Estudantis do Sidarta - NUMOSES


HAPPENED ON SIDARTA

ACONTECEU NO SIDARTA

270 PÁG

Acampadentro E.M.


PรG

271

ACONTECEU NO SIDARTA HAPPENED ON SIDARTA

Sarau (9ยบ ano Fund. II e E.M.)


HAPPENED ON SIDARTA

ACONTECEU NO SIDARTA

272 PรG

Simulado Rio+20 (9ยบ ano Fund. II)


PรG

273

ACONTECEU NO SIDARTA HAPPENED ON SIDARTA

Dia das Crianรงas


Grafite com Alexandre Keto

HAPPENED ON SIDARTA

ACONTECEU NO SIDARTA


PÁG

275

ACONTECEU NO SIDARTA HAPPENED ON SIDARTA

Karaokê de Mandarim


PÁG

ACONTECEU NO SIDARTA

HAPPENED ON SIDARTA

276

Cerimônia do Caneta (4º ano Fund. I)

Festival da Tabuada (4º ano Fund. I)


PÁG

277 ACONTECEU NO SIDARTA

HAPPENED ON SIDARTA

Cerimônia do Caderno (1ºs anos Fund. I)


PÁG

ACONTECEU NO SIDARTA

HAPPENED ON SIDARTA

278

Cerimônia da Midiateca (3º ano Fund .I)


PÁG

279 ACONTECEU NO SIDARTA

HAPPENED ON SIDARTA

Acampadentro (Ed. Infantil e Fund. I)


HAPPENED ON SIDARTA

ACONTECEU NO SIDARTA

280 PÁG

SIPAT SIPAT

Hino da Independência


PรG

281 ACONTECEU NO SIDARTA

HAPPENED ON SIDARTA

CDG - Ciclo de debates de Geografia (1ยบ E.M.)


PÁG

ACONTECEU NO SIDARTA

HAPPENED ON SIDARTA

282

CDH - Ciclo de Debates Históricos (2º E.M.)


PรG

283 ACONTECEU NO SIDARTA

HAPPENED ON SIDARTA

Seminรกrio de Prรกticas Educacionais - SEMPRE


PÁG

ACONTECEU NO SIDARTA

HAPPENED ON SIDARTA

284

Concurso de fotos – Comemoração 15 anos Sidarta


PÁG

285

ACONTECEU NO SIDARTA HAPPENED ON SIDARTA

Festival Iberoamericano


HAPPENED ON SIDARTA

ACONTECEU NO SIDARTA

286 PÁG

Semana Piauí


PÁG

287 ACONTECEU NO SIDARTA

HAPPENED ON SIDARTA

Visita a exposição “Genesis” de Sebastião Salgado


HAPPENED ON SIDARTA

ACONTECEU NO SIDARTA

288 PÁG

Halloween


PÁG

289

Festival de vôlei

ACONTECEU NO SIDARTA HAPPENED ON SIDARTA

Thanksgiving


PÁG

ACONTECEU NO SIDARTA

HAPPENED ON SIDARTA

290

Final Soletrando (Fund. I)

Quizz Mata Atlântica (Fund. I)


PÁG

291

Talent Show 2013

Talent Show 2013

ACONTECEU NO SIDARTA

HAPPENED ON SIDARTA

Resultado Bolsa Robert Wong


PÁG

ACONTECEU NO SIDARTA

HAPPENED ON SIDARTA

292

Festival de Educação Física (FEF)


PÁG

293

ACONTECEU NO SIDARTA HAPPENED ON SIDARTA

Mostra Cultura!


PรG

ACONTECEU NO SIDARTA

HAPPENED ON SIDARTA

294

Formatura (9ยบ ano Fund II e 3ยบ E.M.)


PÁG

MESSAGE BOARD

QUADRO DE MENSAGEM

296

Gustavo Borges, Um cara do bem, assim o definimos, dono de alma boa, generosa e gentil. Todos que convivem com você sabem exatamente do que estamos falando, olhe ao seu redor, quantos amigos, quantos admiradores... Tão rápido uma vida, representa pouco, mas o suficiente para darmos alguns passos adiante. Nessa sua caminhada, estaremos sempre ao seu lado, como sempre fizemos, apoiando, orientando, advertindo e, acima de tudo, aprendendo juntos, senão, qual a razão da família? Seu potencial nos impressiona muito, sua inteligência, suas atitudes, outros talentos vão aflorando, enchendo-nos de alegria e incontido orgulho, é algo que palavras expressam pouco, brotam do coração, simplesmente. Gustavo Borges, quando estamos aprendendo a andar de bicicleta, sempre temos o medo da queda, --lembra-se de sua primeira experiência, se arrebentando no muro--, mas nos conforta saber que sempre há alguém por perto, nos amparando e, quando aprendemos, quando dominamos a bicicleta, pedalá-la, ir ao longe é muito prazeroso. Chegamos ao final de um ciclo em sua vida estudantil, agora, outros caminhos virão, desafios novos, outras conquistas, mas, você já começa a caminhar ou pedalar sozinho, sua estrada já está sinalizada, percorra-a, colha tudo que de bom ela possa lhe oferecer. Gustavo Borges, tenha sempre em mente, você é um vencedor. Enquanto pais, acredite numa coisa, você nos ensinou muito, somos seus fãs. A vida nos mostra que é preciso superarmos a nós próprios dia-a-dia, para então crescermos e evoluirmos. Você vence mais uma de muitas batalhas que ainda virão e que certamente serão vencidas, bastando que você tenha sempre em mente que você pode, que você é capaz, e que você é um vencedor. Sua Família

MANÚ(EMANUELLE) –1 ANO, COMO PODE? TÃO PEQUENA E TÃO GRANDE? TÃO FRÁGIL E TÃO FORTE? TÃO TÍMIDA E TÃO OUSADA? TÃO SENSÍVEL E TÃO SEGURA ? ISSO É VOCÊ MANÚ... GRANDE EM SENTIMENTOS, FORTE EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS , OUSADA NAS ATIVIDADES MAIS RADICAIS E SEGURA EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS!! E EU PENSANDO QUE TINHA QUE TE PROTEG ER E CONSOLAR, MAS NO FIMQ UEM ME PROTEGEU E CONSOLOU FOI VOCÊ! VOCÊ É ESPECIAL!! OBRIGADA POR EXISTIR EE STAR AO MEU LADO!!!T E AMO! MAMÃE (ISABELLE). VER A PESSOA QUE VOCÊ ESTÁ SE TORNANDO, AO MESMO TEMPO MEIGA, CARINHOSA, SENSÍVEL E EXTREMAMENTE SEGURA É MUITO GRATIFICANTE PARA NÓS. MAMÃE (ISABELLE) E PAPAI (AMARI LDO).

Nina – 07 de Setembro de 2011a 27 de Março de 2013


PÁG

297

QUADRO DE MENSAGEM

MESSAGE BOARD


PÁG

MESSAGE BOARD

QUADRO DE MENSAGEM

298

tude da a juven IC, V in v a d m a e b m , a Nossa MÉDIO mas o ENSINO abilidades jar, a s n a o d p in s -v re m e be sos de via compromis aprender, e d e d a id com mais as com n m a oportu onhecer novas pesso . o c m é b m ta os s, c po de amig vas língua de falar no s e ampliar o seu gru o conhecimento ura to, outras cult vam ao conhecimen os nossos le lia s Os estudo portunidades e amp so aumenta a essa ar e curtir it ! e s v te ro n p o a z hori ossa que você p sua vida! s o m ra e p s E a etapa da esse jeito especial: id rt e iv d e feliz serve ROSO QUE empre con Que você s , AUTÊNTICO E AMO TE SORRIDEN SSOAS! PE CATIVA AS o, mam muit a te e u q seus pais Beijos dos RLOS E SORAYA CA ANTONIO


PÁG

299 QUADRO DE MENSAGEM

MESSAGE BOARD “Ao Querido Filho José, Que os anos vindou ros de sua vida se jam sempre iluminados pela inocên cia de criança, sua fe licidade contagiante, seu encantam ento com as coisas do mundo. Que você conquist e suas vontades, du ra nte sua vida, com perseverança , resiliência e sabe doria, perfazendo o bem às pessoas e ao mundo. Que o mundo sem pre apresente a vo cê oportunidades emanadas de suas vontades, e que vo cê tenha luz para bem aproveitá-las para o seu bem e do mundo. Que quando achar que tudo não é o ba stante - lembrese que o simples se mpre o iluminará co m felicidade. Com D’us sempre! Com amor eterno de seus pais Ventur a e Ellen.”


PÁG

MESSAGE BOARD

QUADRO DE MENSAGEM

300 “Querida Beatriz, Parabéns por mais este degrau que você escalou, saiba que nós estaremos sempre ao seu lado te dando apoio para que continue esta bela trajetória da sua formação. As suas alegrias e tristezas são nossas também, assim como esta vitória, conquistada com muito mérito e que nos dá bastante orgulho. Este mesmo orgulho sentimos todos os dias vendo você crescer saudável, inteligente e preenchendo a nossa família com muito amor. Que Deus te abençoe e te mantenha irradiando alegria por onde passa, esta é uma linda maneira de fazer o bem aos que estão ao seu alcance. Um super beijo dos seus pais, Sandro e Juliana”

, Rafael º ano com o d i r e 7 Qu letar o notas! p m o c ns por e boas teza Parabé nsabilidade ! Temos cer sua respo dedicando uistas em conq lado ue se Contin terá muitas pre ao seu o! em cê que vo estaremos s ue for precis vida, e apoiá-lo no q muito, mos para Te ama i e Carolina am Papi, M

Minha amada filha Samantha, como expressar em poucas palavras tanto afeto e sentimento? Filha, queremos te dizer que nessa sua nova fase o mundo vai mostrar novos caminhos e oportunidades: novas amizades, novos conhecimentos, novos estudos e muitas experiências. Se aproxima a melhor fase da sua vida! A juventude com a maioridade! Com o direito de ir e vir para todos os lugares com responsabilidade! Nós desejamos que você possa aproveitar essa fase maravilhosa da sua VIDA com tranquilidade, com ALEGRIA e com SERENIDADE! Tudo o que você viveu nessa Comunidade maravilhosa que é o SIDARTA não será esquecido! Seus amigos professores e colegas sempre serão lembrados com AMOR e CARINHO! Um grande beijo dos seus pais que te amam muito, ANTONIO e SORAYA


PÁG

Amanhece o dia Revela seus sonhos Com olhar esperto E rosto risonho Chegando ao colégio Sabe seu caminho Com sua mochila Por ele vai sozinho Passaram as horas Voltamos ao lar Com os seus desenhos Para nos mostrar Um mundo inteiro Para descobrir Este é o começo Podemos sentir O tempo ligeiro Possa permitir O prazer da vida Como um elixir Feche seus olhinhos Que estaremos aqui Com nossos carinhos Juan Napolitano Alonso • G3

Filhão, Nestas estrofes singelas mostramos como a vida se fez poesia desde que você chegou. Te amamos! Mamãe e Papai. Dedicamos também à nossa princesinha Anita.

YEARBOOK 2013

301

“Mamãe eu sonhei que estava surfando uma onda enorme!!!”


YEARBOOK 2013

302 PÁG


303

PÁG YEARBOOK 2013


AUTÓGRAFOS

304 PÁG


305

PÁG AUTÓGRAFOS


PÁG CRÉDITOS

306 Presidente Ya Jen Chang Diretora Claudia Siqueira Coordenação editorial Carolina Ramos Assistente de coordenação Fernanda Souza Revisão de texto Tamiris Hilário e Daniella Fernandes Projeto gráfico e editoração Ana Clara Morse Fotos Carolina Ramos, Fernanda Souza, Tamiris Hilário, Priscila Souza, Letícia Zero, professores e alunos do Colégio Sidarta. Impressão Brasilform Gráfica e Editora


Estrada Fernando Nobre, 1332 Granja Viana - Cotia - SP TTel: 55 11 4612 2711 www.sidarta.org.br

Yearbook  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you