Page 1

Relatรณrio Anual

2015


somos

Quem


Conselho Diretor Rafael Zambrotti Martins Vanda Zambrotti Martins Conselho Fiscal Renato Jorge Aymar Pereira Paulo Bandeira Pinheiro Leandro Borges Equipe TĂŠcnica: Diretora Executiva Luiza Serpa Gerente SĂŁo Paulo Fernanda Giannini Gerentes de Projetos Fernanda Tizatto Marcos Pinheiro


Foto: Associação Beneficente Amar


Mensagem

Como posso definir o ano 2015 para o Phi?! Enquanto o Brasil parecia em constante looping, com uma combinação de crise política e econômica, conseguimos crescer com um trabalho simples, bem direcionado e muito (muito!) esforço. Os números mostram um pouco do nosso empenho. Em apenas dois anos apoiamos 49 projetos, movimentando para área social R$ 3 milhões – uma cifra ainda mais relevante se considerarmos que em 2015 o Brasil caiu 15 posições no World Giving Index, doando menos tempo e dinheiro. Também no último ano nos tornamos parceiros importantes da Fundação BMW no Brasil. Aceitei o convite para me tornar Chapter Head da rede de Responsible Leaders, trabalhando de forma voluntária para construir boas relações entre as mais diversas lideranças que querem um mundo melhor.


Coroando 2015, montamos nosso escritório em São Paulo. Para saber se a empreitada tinha sentido, passei o último semestre do ano visitando mais de 50 pessoas da capital paulista. Queria entender se nosso modelo poderia dar certo. Animados com o cenário que nos esperava, resolvemos topar a empreitada, contando com apoio do Marcos Flávio Azzi, que nos motiva e incentiva a crescer sempre. Nos parágrafos acima falei de crise, esforço e queda do Brasil no ranking de doação. Pode ficar a impressão que expandir em um cenário desses é remar contra a maré. E é isso mesmo! Remamos contra a maré. Mas porque fazemos isso? No nosso dia a dia colecionamos histórias maravilhosas, de pessoas que fazem trabalhos lindos, transformando, com pouco dinheiro e muito amor, realidades difíceis. Na outra ponta da nossa “ponte” também vivemos casos de quem nunca doou, mas ao experimentar se encontra, se anima e se enche de esperança.


Todos esses casos são o combustível para que continuemos a desempenhar nosso papel de elo entre dois universos muito diferentes. Queremos diminuir a desigualdade no nosso país, queremos motivar que pessoas e empresas se comprometam com causas de seus interesses de uma forma simples, eficiente e transparente. A caminhada é longa, e a cada dia damos passos mais firmes e contamos com todos vocês nessa trajetória. Boa leitura! Luiza Serpa Diretora Executiva


Sumรกrio


Apresentação ...........................................12 Missão ........................................................... 16 Visão ............................................................... 16 Valores .......................................................... 16 Stakeholders ............................................. 17 Projetos apoiados em 2015 ....... 22 Boas histórias ........................................... 67 Agradecimentos ................................... 80 Phi em números ................................... 85 Transparência ......................................... 89 Mídia 2015 ................................................. 93


Foto: Associação Beneficente Amar


Apresentação


O encontro entre você

e a sua vocação social.

O Instituto Phi é uma associação sem fins lucrativos que presta assessoria de filantropia para pessoas físicas e jurídicas. Faz a ponte entre doadores e projetos sociais, buscando que o investimento social tenha resultado efetivo. Você define a causa


Relatório Anual 2015 | Instituto Phi Apresentação

Nossa atuação

Visitamos e avaliamos as organizações

Resultado...

Você seleciona o projeto

Monitoramos a aplicação dos recursos garantindo impacto social

Philantropia Inteligente 13


Os projetos sociais passam por uma avaliação que se baseia em 4 pilares: transparência, qualidade de gestão, potencial de impacto e solidez, através de uma ferramenta própria, com 60 questões, criada para avaliar cada instituição. Nosso acompanhamento é personalizado: quem doa define a causa de atuação e a forma como deseja se relacionar com o projeto apoiado. Além de buscar o destino certo para a doação, temos uma metodologia de acompanhamento e monitoramento dos projetos escolhidos. O repasse do recurso é feito em etapas e exigimos relatórios regulares que comprovem sua correta aplicação. Assim, o Instituto colabora para o desenvolvimento da cultura de filantropia e para a profissionalização do terceiro setor.


Relatório Anual 2015 | Instituto Phi Apresentação

Avaliação dos projetos Os projetos são avaliados em 4 pilares: Potencial de impacto

Solidez

Transparência

Gestão

Temos uma ferramenta exclusiva que analisa as instituições e permite ao investidor a melhor decisão. 15


Missão “Influenciar e assessorar indivíduos e empresas a fazer de maneira estratégica o planejamento, execução e acompanhamento de sua filantropia pessoal, familiar ou corporativa, de modo que se atinja maior profissionalização do terceiro setor, satisfação pessoal e impacto social.”

Visão Liderar o processo de crescimento quantitativo e qualitativo da filantropia no Brasil. Ser referência em assessoria de filantropia. Ser um dos maiores investidores sociais privados do Brasil.

Valores Eficiência, empatia, comprometimento e transparência.


Relatório Anual 2015 | Instituto Phi Apresentação

Stakeholders Hoje temos 287 Ongs cadastradas no nosso banco de dados e já visitamos mais de 300 organizações no Rio e em São Paulo. Trabalhamos com o máximo de transparência, mantendo nossos investidores e apoiadores atualizados através de relatórios, informes, newsletter e publicação da nossa prestação de contas no site. Também estamos inseridos em mídias sociais, por entendermos a importância da interação direta com o público. Nossa página do Facebook é administrada por voluntários comprometidos com a nossa causa.

17


Mídia

Possíveis investidores PF

Investidores PF

ONGs apoiadas

Parceiros estratégicos

Governo


Sociedade

PossĂ­veis investidores PJ

Apoiadores

Investidores PJ

Investidores recorrentes Outras ONGs

Outras regiĂľes


Foto: Projeto UerĂŞ


Projetos apoiados

em 2015


Associação Beneficente Amar Tem como missão o desenvolvimento integral e a inclusão social de crianças e adolescentes empobrecidos, em situação de risco, com foco no resgate a dignidade e na conquista da cidadania. Apoio Phi: Casa de Acolhida Frei Carmelo Cox. Duração: Início em março de 2014, contrato em andamento.

22


Relatรณrio Anual 2015 | Instituto Phi Projetos apoiados em 2015

23


Banco da Providência Atua de maneira articulada e convergente com as políticas públicas, para a redução da desigualdade social, a promoção e defesa de direitos e o desenvolvimento humano de jovens, adultos e famílias residentes nas comunidades empobrecidas do Município do Rio de Janeiro. Apoio Phi: Agência da Cidadania (egressos do sistema penitenciário); Agência de capacitação (Comunicação para jovens) e Feira da Providência (via Lei do ISS (Lei nº 5.553/2013). Duração: Feira da Providência – 2015 e 2016.

24


Relatรณrio Anual 2015 | Instituto Phi Projetos apoiados em 2015

25


26


Relatório Anual 2015 | Instituto Phi Projetos apoiados em 2015

Casa de Santa Ana Acolhe idosos no período diurno, oferecendo atividades, suporte psicossocial, alimentação e acompanhamento da equipe multidisciplinar. Também são atendidas crianças e jovens para aulas de ballet, canto e percussão, palestras e atividades sócio educativas e culturais. Apoio Phi: setor de curativos. Duração: Março de 2014 a dezembro de 2015.

27


28


Relatório Anual 2015 | Instituto Phi Projetos apoiados em 2015

Conexão do Bem A Conexão do Bem leva teatro e música a hospitais no município do Rio de Janeiro através de intervenções planejadas para serem encenadas dentro dos ambientes. Apoio Phi: institucional, via Lei do ISS (Lei nº 5.553/2013). Duração: ano de 2015.

29


Creche Casa Viva Atende gratuitamente crianças de 1 ano a 4 anos e 11 meses, em horário integral, oferecendo 4 refeições diariamente e todos os cuidados necessários, juntamente com um trabalho pedagógico dirigido ao desenvolvimento dos aspectos físicos, cognitivos, sociais e emocionais da criança. Apoio Phi: institucional. Duração: Início em outubro de 2014, contrato em andamento.

30


Relatรณrio Anual 2015 | Instituto Phi Projetos apoiados em 2015

31


Cruzada do Menor A Cruzada do Menor realizou mais de 4,5 milhões de atendimentos nos últimos 25 anos. Atualmente, atende a aproximadamente 928 crianças na faixa etária de 4 meses a 6 anos, em seis creches; oferece diversos cursos profissionalizantes do SESI/SENAI e também aulas de judô com Silvana Nagai e vôlei com a Escola de Vôlei Bernardinho; mantém um centro de convivência com capacidade para 80 idosos acima de 65 anos; e um centro de capacitação que em dois anos já formou mais de 2.000 alunos. Apoio Phi: Projeto “Cantadores de Estórias”, Casa Emilian Lacay. Duração: Abril de 2014 a dezembro de 2015.

32


Relatรณrio Anual 2015 | Instituto Phi Projetos apoiados em 2015

33


Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência (IBDD) Tem como missão lutar pela construção da cidadania das pessoas com deficiência no Brasil através de dois focos de atuação: a defesa de seus direitos e sua inclusão no mercado de trabalho. Apoio Phi: Capacitação profissional e cartilha com direito das pessoas com deficiência. Duração: Maio de 2014 a fevereiro de 2015.

34


Relatรณrio Anual 2015 | Instituto Phi Projetos apoiados em 2015

35


Imagens em Movimento Oferece oficinas de cinema para estudantes de escolas públicas, além de cursos de capacitação para educadores amantes da arte cinematográfica e eventos de exibição das obras realizadas nestes processos. Apoio Phi: institucional, via Lei do ISS (Lei nº 5.553/2013). Duração: ano de 2015.

36


Relatรณrio Anual 2015 | Instituto Phi Projetos apoiados em 2015

37


38


Relatório Anual 2015 | Instituto Phi Projetos apoiados em 2015

Instituto Companheiros das Américas – Programa Vencer O Programa Vencer usa o esporte para empoderar, empregar e promover engajamento positivo de jovens brasileiros, ajudando-os a serem bem-sucedidos no trabalho e na vida. Apoio Phi: institucional. Duração: Julho de 2014 a janeiro de 2015.

39


Instituto Lecca – Programa Estrela Dalva Identifica crianças e adolescentes superdotados em comunidades carentes e promove atividades extracurriculares visando proporcionar o acesso às melhores escolas públicas do Rio de Janeiro. Apoio Phi: institucional e Projeto universitários. Duração: Institucional: março de 2014 a dezembro de 2015. Projeto Universitários: contrato em andamento.

40


Relatรณrio Anual 2015 | Instituto Phi Projetos apoiados em 2015

41


42


Relatório Anual 2015 | Instituto Phi Projetos apoiados em 2015

Instituto Mundo Novo Levar alternativas para comunidade da Chatuba em Mesquita através de programas educacionais, culturais e profissionalizantes, com foco na Educação Infantil. Apoio Phi: Projetos Mundo Encantado e Arte com Visão. Duração: Mundo Encantado: Início em março de 2014, contrato em andamento. Arte com Visão: Março de 2014 a dezembro de 2015.

43


Luta Pela Paz Utiliza boxe e artes marciais, combinados com educação e desenvolvimento pessoal, para desenvolver o potencial dos jovens em comunidades que sofrem com o crime e com a violência. Apoio Phi: Atletas da Paz (judô). Duração: Início em maio de 2015, contrato em andamento.

44


Relatรณrio Anual 2015 | Instituto Phi Projetos apoiados em 2015

45


Obra do Berço Presta assistência às famílias e proteção à criança em situação de risco social e pessoal, proporcionando, em ambiente sadio, seu desenvolvimento psicopedagógico, físico, emocional e social. Apoio Phi: recursos humanos da área de saúde e prevenção. Duração: Início em outubro de 2015, contrato em andamento.

46


Relatรณrio Anual 2015 | Instituto Phi Projetos apoiados em 2015

47


Obra Social Dona Meca Oferece diversas atividades de fisioterapia, terapia, hidroterapia, fonoaudiologia, entre outras para crianças portadoras de deficiências e suas famílias. Apoio Phi: Fisioterapia. Duração: Início em outubro de 2014, contrato em andamento.

48


Relatรณrio Anual 2015 | Instituto Phi Projetos apoiados em 2015

49


50


Relatório Anual 2015 | Instituto Phi Projetos apoiados em 2015

Parceiros da Educação Sua missão é contribuir para a formação integral de alunos de redes públicas por meio da instituição de parcerias entre a sociedade civil e escolas e secretarias de educação, visando melhorar a qualidade de ensino, o aproveitamento escolar dos alunos e impactar políticas públicas educacionais. Apoio Phi: Escola Municipal Pedro Ernesto. Duração: Início em outubro de 2015, contrato em andamento.

51


Pipa Social Reúne, conecta e dá visibilidade a artesãos de diversas localidades carentes do Rio de Janeiro para que confeccionem produtos diferenciados e criativos e os levem ao mercado. Apoio: institucional. Duração: Março de 2014 a dezembro de 2015. Apoio renovado em maio de 2016, contrato em andamento.

52


Relatรณrio Anual 2015 | Instituto Phi Projetos apoiados em 2015

53


54


Relatório Anual 2015 | Instituto Phi Projetos apoiados em 2015

Pró Criança Cardíaca Instituição localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro voltada para o atendimento de crianças e adolescentes de baixa renda com problemas cardíacos e necessidade de passar por procedimentos invasivos com alta tecnologia hospitalar. Apoio Phi: Cirurgias. Duração: Início em março de 2014, contrato em andamento.

55


Projeto Estrada Cultural Ensina música clássica para crianças e adolescentes de comunidades em risco social. Engloba também geração de renda, oportunidade de trabalho e qualificação profissional. Apoio Phi: Orquestra Maré do Amanhã, via Lei do ISS (Lei nº 5.553/2013). Duração: ano de 2015.

56


Relatรณrio Anual 2015 | Instituto Phi Projetos apoiados em 2015

57


58


Relatório Anual 2015 | Instituto Phi Projetos apoiados em 2015

Projeto Uerê Escola modelo gratuita fundada em 1998 na Maré, com método de ensino alternativo e pedagogia própria, destinada a crianças e jovens com bloqueios cognitivos e emocionais. Apoio Phi: institucional e bolsas de estudo. Duração: Início em março de 2014, contratos em andamento.

59


60


Relatório Anual 2015 | Instituto Phi Projetos apoiados em 2015

União de Mulheres Pró Melhoramento da Roupa Suja – UMPMRS A missão da UMPMRS é oferecer educação de qualidade para crianças e adolescentes através de 3 eixos: creche, reforço escolar e recreação. Apoio Phi: institucional. Duração: Início em fevereiro de 2015, contratos em andamento.

61


62


Relatório Anual 2015 | Instituto Phi Projetos apoiados em 2015

Urece Esporte e Cultura Desenvolve aulas e treinamentos esportivos, oficinas e projetos especiais para pessoas com deficiência visual de todas as idades. Ministra aulas de futebol para cegos, goalball e natação. Apoio Phi: Fortalecimento de produção de materiais em Braille e viagem de atletas. Duração: Março de 2015 a janeiro de 2016.

63


Boas histรณrias


Foto: Luiz Fernando


Relatório Anual 2015 | Instituto Phi Boas histórias

Astronando Em 2015 tivemos a oportunidade de conhecer Luiz Fernando através de um e-mail do Instituto da Criança. O jovem de 21 anos, de família de baixa renda, tinha o sonho de estudar Engenharia Aeroespacial nos Estados Unidos. Havia aprendido inglês por conta própria e foi admitido em três faculdades americanas, incluindo a Florida Institute of Tecnology, referência no ramo. Porém, recebeu uma bolsa de estudos parcial e sua família teria que arcar com US$ 20 mil anuais, recurso que não tinha.

Perseguindo seus objetivos, Luiz Fernando criou uma campanha de crowdfunding (#GOastroNANDO) que conseguiu levantar R$ 30 mil, valor ainda longe do necessário para custear os estudos no exterior.


Luiz Fernando tinha urgência. Se não conseguisse captar o valor da bolsa até o fim de 2015 ela expiraria. Conversamos com alguns doadores que tinham como causa o apoio a universitários e um deles aceitou participar de uma reunião com o Phi e o estudante. Durante a reunião Luiz Fernando expôs sua trajetória de superação, seus objetivos futuros e como a ida à faculdade seria importante nesse trajeto. O potencial doador ficou muito emocionado com a história impressionante e, surpreendendo a todos – inclusive a nós, que não esperávamos –, se comprometeu a financiar os estudos dele nos EUA! Esta conquista do Luiz Fernando foi também uma conquista nossa, pois materializou a missão de conectar dois mundos e gerar encontros significativos!


Relatório Anual 2015 | Instituto Phi Boas histórias

Doando 1% No final do último ano tivemos nosso primeiro cliente pessoa jurídica interessado em doar sem benefícios fiscais. Uma empresa do mercado financeiro, com a qual já tínhamos contato, nos procurou, pois estava precisando de uma assessoria de filantropia. Ela provisionava 1% de seu lucro para doação, mas não tinha informação, tempo nem confiança suficientes para doar este dinheiro. Passamos a orienta-los seguindo nosso processo padrão: entender a causa do doador, apresentar projetos, estruturar o período de doação, acompanhar a aplicação do recurso através de relatórios e visitas e elaborar um relatório final com o resultado do apoio.


Inicialmente, em outubro de 2015, a empresa apoiou três projetos. Dois meses depois, felizes com o resultado da doação, pediram para que pesquisássemos sobre ONGs carentes de recursos, sem acesso a redes de contato e geograficamente afastadas das áreas mais ricas da cidade (Rio de Janeiro). Fizemos uma ampla pesquisa e eles decidiram apoiar mais 10 projetos neste perfil, desta vez para intervenções pontuais. Um aspecto interessante deste processo foi acompanhar o amadurecimento da empresa no tema. Incialmente, não tinham causa definida, o que possibilitou uma experiência muito rica. Apoiamos, em parceria, a compra de aparelho de ultrassom para crianças cardíacas, tratamento para doenças renais, reforma em quadra de escola, construção de espaço de convivência para idosos, entre 70


Foto: Centro Social e Cultural Tatiane Lima

Relatório Anual 2015 | Instituto Phi Boas histórias

outros. A partir desta ampla gama de doações a empresa passou a perceber o que fazia mais sentido, e a se focar em duas causas: educação e saúde. Esta experiência de assessoria de filantropia tem sido muito bem sucedida. Mesmo que 1% do lucro possa não ser um valor financeiramente tão significativo para empresas, faz enorme diferença para os projetos. Além disso, o contato com a doação tem feito com que as pessoas da corporação passem a pensar no assunto e possam virar doadoras. Nosso objetivo é expandir esse modelo, oferecendo às empresas a chance de doar 1% de seu lucro de forma organizada, segura e com mensuração de impacto. 71


Urece no I Open Internacional de Para-Atletismo No ínicio de 2015 o Instituto Phi foi procurado pelo projeto Urece Esporte e Cultura, que busca inserção social de deficientes visuais através do esporte. Devido à falta de recursos para as passagens a delegação brasileira apoiada pela instituição, composta por quatro atletas com deficiência visual, ficaria de fora do I Open Internacional de Para-Atletismo de Medellin, evento classificatório para os Jogos Parapan-americanos do mesmo ano.


Relatório Anual 2015 | Instituto Phi Boas histórias

Foto: Participação do Urece no I Open Internacional de Para-Atletismo de Medellin

Um dos investidores sociais que atua em parceria com o Instituto Phi tem como causa, exatamente, deficiência visual. Levamos a questão até ele e por coincidência restava ainda uma fração do seu orçamento anual de doação. Ele se comoveu com a história e decidiu doar o valor de R$ 11.900 para a viagem. O resultado foi incrível! Com a doação os atletas puderam ir à competição e conquistaram 10 medalhas de ouro e cinco marcas pessoais de melhor tempo. Os resultados garantiram participação nos Jogos parapan-americanos, onde conquistaram mais marcas importantes. O doador ficou muito emocionado com os resultados e foi presenteado pelos atletas com uma das medalhas, que guarda até hoje. 73


Expansão Instituto Phi Quando fundamos o Phi, em março de 2014, não tínhamos ideia de onde aquela empreitada chegaria. Éramos otimistas, mas sabíamos que a aventura poderia durar pouco. Entretanto, 2014 e 2015 nos surpreenderam. O trabalho duro de semeadura começou a dar frutos lentamente. O crescimento constante nos fez olhar para São Paulo. Se nosso modelo de trabalho tinha alcançado um progresso acima do esperado no Rio, porque o mesmo não poderia acontecer na capital paulista – maior, mais dinâmica e mais rica?


Relatório Anual 2015 | Instituto Phi Boas histórias

A vontade esbarrava no nosso habitual conservadorismo. Nunca tomamos decisões por impulso ou ganância. Cada passo sempre foi muito bem pensado e não seria diferente em uma decisão estratégica tão relevante quanto a abertura de uma filial. Durante o segundo semestre de 2015, Luiza, diretora do Phi, passou a ir a São Paulo quinzenalmente para fazer reuniões e entender se o desejo de expansão fazia sentido. Decidimos que valia! E no final de 2015, menos de dois anos depois da nossa primeira empreitada, partimos para esse novo desafio. 75


BMA Inspiração Em abril de 2015 fizemos uma parceria com a Fundação BMW e com a Taproot Foundation para divulgar no Brasil o conceito de Pro bono. Ao contrário do simples voluntariado, o Pro bono é a doação de horas de trabalho especializado para instituições sociais (como um contador, por exemplo, que doa seu serviço de contabilidade a uma ONG).


Relatório Anual 2015 | Instituto Phi Boas histórias

Os eventos que organizamos sobre o tema foram um sucesso de público e de boas trocas. Lá conhecemos as responsáveis pelo programa de Pro Bono que estava sendo desenvolvido no renomado escritório de advocacia Barbosa, Musnich e Aragão (BMA), através do qual os advogados da empresa doariam algumas horas de trabalho. O BMA nos convidou para sermos parceiros da iniciativa, atuando como uma espécie de curadoria, direcionando demandas jurídicas de ONGs para eles. Assim se iniciou uma parceria que já em 2015 beneficiou diversos projetos sociais com assessoria jurídica qualificada. 77


Agradecimentos


Parceria. Essa pequena palavra de oito letras teve um signi-

ficado enorme para nós em 2015. Tivemos a felicidade de encontrar indivíduos e empresas que, assim como a gente, querem um mundo melhor. E firmamos parcerias que nos permitiram crescer e multiplicar o impacto das nossas ações! A Inovatti, por exemplo, foi a criadora da nossa logo e hoje cuida voluntariamente dos nossos posts no Facebook. Já o Brownie do Luiz fornece os doces que são o nosso “boas-vindas” para novos doadores. Tivemos o prazer de conhecer a turma do #Colabora, jornalistas de altíssimo nível que querem democratizar a informação e trazer trasparência para o debate. E a Sociomotiva, que facilita as ações de voluntariado para empresas e encontrou no Phi esse olhar de confiança para recomendação de boas Ongs. No final do ano ainda estreiramos laços com a equipe maravilhosa da DPZ Rio. Eles criaram um lindo filme de divulgação, que contou com o apoio do Great! Studio.


Relatório Anual 2015 | Instituto Phi Agradecimentos

Equipe Phi 2015

Depois de tantas experiências boas, o desejo é que nossas parcerias cresçam e apareçam, para que juntos possamos construir o mundo que sonhamos! Nosso agradecimento especial ao Instituto Azzi, que encerrou suas atividades em dezembro de 2015 com a certeza de que todo o ideal que ali nasceu está plantado no Instituto Phi, gerando belos frutos.

81


Phi em nĂşmeros


Relatório Anual 2015 | Instituto Phi Phi em números

Recursos movimentados para o 3º setor 2014

2015

Total geral

R$ 1.473.402,77

R$ 1.641.838,24

R$ 3.115.241,01

Nº de investidores PF e PJ 2014

2015

Total geral

10

25*

27**

(*) 85% dos investidores de 2014 renovaram o apoio em 2015. (**) Descontamos do somatório geral os investidores de 2015 que apoiaram projetos em 2014 para não haver duplicidade.

Nº de projetos apoiados 2014 14

2015 35

Total geral 49

Nº de vidas impactadas 2014 4.935

2015 19.525

Total geral 24.460 85


TransparĂŞncia


Relatório Anual 2015 | Instituto Phi Transparência

Prestação de contas Receita bruta de vendas e/ou serviços Doações e mensalidades de associados

Ano 2015

Ano 2014

(em reais)

(em reais)

1.615.148,99

1.249.081,31

(+) Receitas operacionais Ganhos financeiros 14.578,27 (-) Despesas operacionais Recursos Humanos 329.995,49 Infraestrutura 106.751,02 Doações para entidades 933.063,54 s/ fins lucrativos

4.291,60 250.611,05 78.487,58 832.874,77

Impostos, taxas e contribuições

4.748,16

2.935,19

Despesas financeiras

1.761,58

1.376,28

253.407,47

87.088,04

(=) Superávit do período

89


Mídia 2015


Relatório Anual 2015 | Instituto Phi Mídia 2015

93


94


Relatório Anual 2015 | Instituto Phi Mídia 2015

95


96


Relatório Anual 2015 | Instituto Phi Mídia 2015

97


98


Relatório Anual 2015 | Instituto Phi Mídia 2015

99


100


Relatório Anual 2015 | Instituto Phi Mídia 2015

101


Parceiros


Relatรณrio Anual 2015 | Instituto Phi


Parceiros estratĂŠgicos

RelatĂłrio Anual 2015 | Instituto Phi


Investidores sociais


Relatรณrio Anual 2015 | Instituto Phi


Projeto gráfico e diagramação

http://flocos.me


Rio de Janeiro 2015

Relatório anual 2015 - Instituto Phi  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you