Page 1

Relatรณrio Anual 2014


Carta do Presidente

Amigos,

Este é o relatório de atividades do Instituto Olga Kos. 2014 foi um ano de luta e bastante movimentado, no qual conseguimos atingir um bom desempenho graças aos nossos patrocinadores e parceiros. Começamos 2015 com um crescimento maior que o do ano passado, consolidando nossos programas e desenvolvendo, em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down, a primeira edição da Corrida e Caminhada pela Inclusão, já inserida no calendário de corridas da cidade de São Paulo. Tivemos também o privilégio de sermos agraciados com o Jubileu de Prata da Câmara dos Vereadores, como resultado de nossos méritos na inclusão social e cultural de pessoas com deficiência intelectual. Agradecemos a todos nossos amigos por abraçarem a nossa causa e ao bom Deus que nos abençoa todos os dias. Boa leitura!

Wolf Kos Presidente

1


NOSSOS PRÊMIOS

PRÊMIO CULTURA E SAÚDE

ORDEM DO MÉRITO CULTURAL

Ministério da Cultura, pelo Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania - CULTURA VIVA em 2008 e 2010. O Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural foi o único a ganhar “NOTA 100” na região Sudeste.

APOIO A EVENTOS CULTURAIS EM REDE Ministério da Cultura Secretaria de Cidadania Cultural em 2010.

PONTO DE CULTURA INSTITUTO OLGA KOS DE INCLUSÃO CULTURAL

PONTÃO DE CULTURA INSTITUTO OLGA KOS DE INCLUSÃO CULTURAL

O Ministério da Cultura contemplou o projeto “Pintou a Síndrome do Respeito” do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural como Ponto de Cultura.

CONCURSO PUBLICO

Realizamos o primeiro CONCURSO PUBLICO NACIONAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Parceria com o CRECI - SP em 2009.

PELA ARTE SE INCLUI A Secretaria de Estado da Cultura, por meio de sua Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias, lançou em 2011 a campanha “Pela Arte se Inclui”. O Instituto Olga Kos está entre os escolhidos, fazendo parte do livro que reúne exemplos de que a arte também pode ser um meio para a inclusão social deste segmento da população.

PRÊMIO ARETÉ

Ministério da Cultura. Reconhecimento do Governo Federal a personalidades, grupos artísticos, iniciativas e instituições que se destacaram por suas contribuições à Cultura brasi leira em 2009.

O Ministério da Cultura contemplou o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural como Pontão de Cultura através do programa Cultura Viva.

PRÊMIO TUXÁUA

CULTURA VIVA 20 10 Mobilização e articulação com atuação em rede junto a Pontos de Cultura de todo Brasil.

PRÊMIO LIF 2013

O Prêmio LIF foi concebido em 2002 pela Câmara de Comércio França-Brasil com o objetivo de estimular, por meio do destaque e visibilidade dados aos projetos inscritos, sobretudo aos vencedores, a criação e/ou multiplicação de iniciativas que promovessem uma transformação em prol de melhores condições para as pessoas e a sociedade. O Instituto Olga Kos conquista o 3º lugar da categoria “Apoio às Comunidades Locais” do XII Prêmio LIF.

SALVA DE PRATA

CMDCA

Membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social

1 º lugar em nossa região no 2º Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social do Ministério do Esporte.

No ano de 2014, a Câmara Municipal de São Paulo outorgou SALVA DE PRATA ao Instituto Olga kos, pela realização de relevantes serviços à sociedade paulistana através da inclusão social e cultural de pessoas com deficiência intelectual, principalmente àquelas com Síndrome de Down, ao desenvolver projetos artísticos e esportivos, os quais contribuem para a melhoria da qualidade de vida destes cidadãos.

Voto de Júbilo

Em 2015, a Câmara Municipal de São Paulo homenageou o Instituto Olga Kos com o Voto de Júbilo e Congratulações pelos relevantes serviços prestados às pessoas com deficiência intelectual, particularmente Síndrome de Down.


Abrace esta causa: Visite nosso site e saiba mais: www.institutoolgakos.org.br


JANEIRO Workshop IOK – Hebraica – 24/01 O Instituto promoveu, no dia 24 de janeiro, uma reunião com gestores, professores e colaboradores, para discussão do planejamento de todas as atividades de 2014.

Apresentação no Hospital Samaritano – PRONAS – 31/01 Convidados pelo ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha, os alunos do projeto Saúde e Inclusão Pelo Esporte e Pesquisa fizeram uma apresentação no evento do Ministério da Saúde sobre os novos programas de renúncia fiscal. Dr. Wolf. Kos, presidente do Instituto Olga Kos, participou de um debate sobre o PRONON. A Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti também esteve presente na cerimônia.

2


FEVEREIRO Início do Projeto Karate VI – Inclusão pelo Esporte (Ministério do Esporte – Federal) - A Lei de Incentivo ao Esporte permite que empresas e pessoas físicas invistam parte do que pagariam de Imposto de Renda em projetos esportivos aprovados pelo Ministério do Esporte. As empresas podem investir até 1% desse valor e as pessoas físicas até 6%. Vigência do projeto: 02/2014 a 02/2015 Patrocinadores: Banco Volkswagen / Volkswagen Logistics Instituições: Adere – 25 alunos / Lares – 25 alunos / Cenha – 50 alunos

3


MARÇO Encerramento do Projeto Karate V – Inclusão Pelo Esporte – 21/03 (Ministério do Esporte – Federal) - A Lei de Incentivo ao Esporte permite que empresas e pessoas físicas invistam parte do que pagariam de Imposto de Renda em projetos esportivos aprovados pelo Ministério do Esporte. As empresas podem investir até 1% desse valor e as pessoas físicas até 6%. Data de encerramento: 21/03/2014 Local: CEU Paraisópolis Patrocinadores: Banco Volkswagen / Atlas / Cristália Instituições: Lares – 25 alunos / Adere – 25 alunos / Cenha – 25 alunos / CEU Parque Bristol – 25 alunos

4


Encerramento do Projeto Taekwondo Kids II – 21/03 (Ministério do Esporte – Federal) - A Lei de Incentivo ao Esporte permite que empresas e pessoas físicas invistam parte do que pagariam de Imposto de Renda em projetos esportivos aprovados pelo Ministério do Esporte. As empresas podem investir até 1% desse valor e as pessoas físicas até 6%. Data de encerramento: 21/03/2014 Local: CEU Paraisópolis Patrocinadores: Volkswagen Logistics / Ecorodovias / Grupo Protege / Merial / Razzo / Cipatex / Volkswagen / Publicis / Santa Rosa Metais / Consórcio Luiza / Bellman Instituições: Lira – 50 alunos

5


Encerramento do Projeto Karate Do Kids – 21/03 (Ministério do Esporte – Federal) - A Lei de Incentivo ao Esporte permite que empresas e pessoas físicas invistam parte do que pagariam de Imposto de Renda em projetos esportivos aprovados pelo Ministério do Esporte. As empresas podem investir até 1% desse valor e as pessoas físicas até 6%. Data de encerramento: 21/03/2014 Local: CEU Paraisópolis Patrocinadores: Agiplan / Comolatti / Takeda / Solvi / Revita / Essencis / Inova / Oi Futuro / GRI Instituições: Lar das Crianças – 50 alunos

6


Encerramento do Projeto Karate Do - Passos Para a Inclusão II – 21/03 (Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude – SELJ) - A SELJ é mais uma ferramenta de grande relevância, pois possibilita a empresas de todo o Estado apoiar projetos esportivos elaborados pela sociedade civil organizada, por meio de patrocínio ou doação financeira provenientes da renúncia de ICMS por parte do Estado, que abre mão de parte de sua arrecadação do imposto, para que a empresa possa investir diretamente esses recursos em projetos esportivos aprovados pela SELJ. Regulamentada pelo decreto 55.636 de 26/03/2010, a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de São Paulo contempla projetos vinculados às áreas: educacional, formação desportiva, rendimento, sociodesportivo, participativa, gestão e desenvolvimento e infraestrutura. Data de encerramento: 21/03/2014 Local: CEU Paraisópolis Patrocinadores: Brasil Kirin Instituições: APAE – 50 alunos

7


Encerramento do Projeto Taekwondo - Exercícios Para a Inclusão II – 21/03 (Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude – SELJ) - A SELJ é mais uma ferramenta de grande relevância, pois possibilita a empresas de todo o Estado apoiar projetos esportivos elaborados pela sociedade civil organizada, por meio de patrocínio ou doação financeira provenientes da renúncia de ICMS por parte do Estado, que abre mão de parte de sua arrecadação do imposto, para que a empresa possa investir diretamente esses recursos em projetos esportivos aprovados pela SELJ. Regulamentada pelo decreto 55.636 de 26/03/2010,  a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de São Paulo contempla projetos vinculados às áreas: educacional, formação desportiva, rendimento, sociodesportivo, participativa, gestão e desenvolvimento e infraestrutura. Data de encerramento: 21/03/2014 Local: CEU Paraisópolis Patrocinadores: Búfalo / White Martins Instituições: APAE Diadema – 50 alunos

8


Dia Internacional da Síndrome de Down – 21/03 O Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março, foi marcado por uma série de atividades inclusivas promovidas pelo Instituto Olga Kos. Atualmente, o Instituto atende mais de 2.300 pessoas com deficiência intelectual, particularmente Síndrome de Down, com projetos de arte e de esportes na cidade de São Paulo e na Grande São Paulo. O evento foi realizado no CEU Paraisópolis, das 10h às 14h. A programação contou com a troca de faixa dos alunos de Karate e Taekwondo de 5 projetos de esportes do Instituto Olga Kos, além de apresentação de uma peça de teatro, exposição de artes das obras dos alunos do Instituto, oficinas de artes, aula de dança, contação de histórias e diversas atividades de integração para os mais de 400 alunos presentes. Além deles, compareceram a Secretária Marianne Pinotti, da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida; o Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB, Dr. Antônio Rulli Neto; a Gestora do CEU Paraisópolis, Sra. Carla Tomaz; a Assistente Técnica de programas Especiais da Sala CEU, Sra. Maria Alice Zimmermann; a Sra. Ester Tarandach, representando a Secretaria Municipal de Educação; o Sr. Rudi Fischer, do Projeto ALPAPATO e representante do Vereador Floriano Pesaro; o Presidente da Comissão de Direito Urbanístico da OAB SP, Dr. Marcelo Manhães; além do Presidente e da Vice-Presidente do Instituto Olga Kos, Dr. Wolf Kos e Dra. Olga Kos.

9


ABRIL Início do Projeto Taekwondo Kids III (Ministério do Esporte – Federal) - A Lei de Incentivo ao Esporte permite que empresas e pessoas físicas invistam parte do que pagariam de Imposto de Renda em projetos esportivos aprovados pelo Ministério do Esporte. As empresas podem investir até 1% desse valor e as pessoas físicas até 6%. Vigência do projeto: 04/2014 a 04/2015 Patrocinadores: IBM / Ecorodovias / Volvo / Cipatex / Grupo Protege / Publicis / CHB / Adelbras / Consórcio Luiza / Merial / Urubupungá / Atlas / Instituições: CEU Alvarenga – 25 alunos / CEU Sapopemba – 25 alunos / CEU Feitiço da Vila – 50 alunos

10


Lançamento do livro e exposição: Neto Sansone – 24/04 PROAC - O ProAC - Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, foi instituído pela lei estadual de nº12. 268 de 20/02/06 e tem como objetivo apoiar e patrocinar a renovação, o intercâmbio e a divulgação na produção artística e cultural do Estado de São Paulo. O programa permite que parte do ICMS pago pelo contribuinte seja revertido para o patrocínio de projetos culturais aprovados pela secretaria de cultura. PRONAC - O Pronac é o sistema que administra a Lei Rouanet, que tem a finalidade de promover o desenvolvimento e a preservação do patrimônio cultural brasileiro. Sua principal diretriz é garantir o acesso democrático aos recursos, levando em conta a diversidade de linguagens e de regiões do País. Na quinta-feira, 24/04, O Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural lançou o livro sobre a vida e obra de Neto Sansone, de autoria do crítico de arte Jacob Klintowitz, com a presença do artista plástico, em noite de autógrafos. Entre os dias 22 e 27 de abril, os trabalhos realizados pelos alunos nas oficinas de artes, ministrada pelo artista plástico, ficaram expostos no Nicho e Foyer, localizados no andar térreo do Museu da Imagem do Som – MIS, com entrada gratuita. As obras são releituras feitas por jovens com deficiência intelectual, particularmente Síndrome de Down, em instituições parceiras e mostram todo o potencial dos alunos com as artes, o poder de observação e o domínio com os materiais usados. Data: 24/04 N° de visitantes: 800 Instituições e n° de alunos: Abrace – 15 alunos / Adere – 12 alunos / ADID – 15 alunos / Alternativa – 15 alunos / APAE – 15 alunos / APOIE – 13 alunos / Casa de Cultura de Santo Amaro – 15 alunos / Grupo Chaverim – 15 alunos / Nosso Lar – 10 alunos Patrocinadores: Bradesco, Bradesco Seguros, Companhia Hipotecária Brasileira e Publicis (PRONAC). Biolab e Inapel (PROAC).

11


MAIO Início do Projeto Karate Do – Saúde e Inclusão pelo Esporte e Pesquisa (PRONAS – Ministério da Saúde) - O Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD) é um programa implantado pelo Ministério da Saúde para incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos no campo da oncologia e da pessoa com deficiência. Pessoas físicas e jurídicas que contribuírem com doações para projetos nessas duas áreas poderão se beneficiar de deduções fiscais no Imposto de Renda. Vigência do projeto: 05/2014 a 05/2016 Patrocinadores: Consórcio Luiza / Riachuelo / Allied / Multiplus / Cisa Trading / AkzoNobel / Hochtief / Comolatti / Adami / São Francisco / Grupo Moreno / Trench, Rossi e Watanabe Advogados / Columbia Nordeste / Adezan / Suporte Rei / Pandin / GeneSeas / Brasforma / ISEC / Riberball / TipToe / Icatu / Itaobi Instituições: Lar das Crianças – 25 alunos / Nasce – 75 alunos / Nosso Lar – 25 alunos / CEU Sapopemba – 25 alunos / Apoie – 25 alunos / Apabex – 25 alunos

12


Início do Projeto Taekwondo – Saúde e Inclusão pelo Esporte e Pesquisa (PRONAS – Ministério da Saúde) - O Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD) é um programa implantado pelo Ministério da Saúde para incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos no campo da oncologia e da pessoa com deficiência. Pessoas físicas e jurídicas que contribuírem com doações para projetos nessas duas áreas poderão se beneficiar de deduções fiscais no Imposto de Renda. Vigência do projeto: 05/2014 a 05/2016 Patrocinadores: Alelo / Chevrolet Serviços Financeiros / CVC / Banco Confidence / Confidence Câmbio / CVC / Usina Colorado / Central Energética Morrinhos / Agiplan / Colorado Máquinas John Deere / Xp Investimentos / Eaton / CHB / Ouro Fino / Base Química / Auto Posto São José / Auto Posto Santa Rita Instituições: CEU Vila Rubi – 25 alunos / CEU Cidade Dutra – 25 alunos / Monte Azul – 50 alunos / CIEJA – 50 alunos / CEU Campo Limpo – 25 alunos / CEU Cantos do Amanhecer – 25 alunos

Evento NOVARTIS no Vale do Anhangabaú – 08/05 A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida apoiou a iniciativa da Novartis em tornar São Paulo uma cidade mais inclusiva e mais saudável. A ação contou com o apoio de parceiros como AACD, Instituto Olga Kos, Oncoguia e ONG Movimento SuperAção. Na quinta-feira, dia 8, a farmacêutica suíça realizou um mutirão no Vale do Anhangabaú, das 8h às 17h.

13


A iniciativa teve o objetivo de aproximar as pessoas para encararem de forma natural as diferentes condições de cada cidadão. Para isso, o evento apresentou o “Circuito da Percepção”, onde as pessoas tiveram a oportunidade de se colocar no lugar de um indivíduo com deficiência visual, percorrendo um caminho com o uso da bengala branca e orientação de um cão-guia. O circuito também contou com semáforos sonoros e o piso tátil direcional nas calçadas, para realização do percurso. Além disso, cadeira de rodas e muletas estiveram disponíveis para que as pessoas pudessem entender as dificuldades na locomoção de uma pessoa com deficiência física. A ação também tratou dos desafios no esporte inclusivo e a arte do grafite sobre duas rodas. Durante todo o dia, com parceria da Associação de Assistência a Criança Deficiente (AACD) e Instituto Olga Kos, tivemos apresentações de lutas marciais, jogos de tênis de mesa e capoeira com deficientes físicos, visuais e intelectuais. Para o evento, foi disponibilizado um espaço reservado para a divulgação do Plano São Paulo Mais Inclusiva (que possui 70 ações voltadas para pessoas com deficiência da capital); e uma unidade móvel do CAT (Centro de Apoio ao Trabalho) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, que oferece para pessoas com e sem deficiência, vagas de emprego, serviços como: emissão de carteira de trabalho (1ª e 2ª vias), habilitação do seguro-desemprego, formalização de microempreendedor individual (MEI) e inscrições para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), entre outros.

14


JUNHO Instituto Olga Kos é premiado com a Salva de Prata – 11/06 O Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural recebeu, no dia 11 de junho, a Salva de Prata em Sessão Solene realizada na Câmara Municipal. O Instituto recebeu a homenagem pela realização dos projetos em artes e esportes que contribuem para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. A iniciativa foi dos vereadores Netinho de Paula (PCdoB) e Orlando Silva (PCdoB). “É um trabalho super-humanizado e de referência para a cidade de São Paulo e para o Brasil, disse Silva”. O vereador Ari Friendenbach (PROS) classificou como um brilhante trabalho de inserção à cidadania. “Esse tipo de trabalho mostra que parcerias importantíssimas podem ser estabelecidas. Nossa sociedade é muito carente de iniciativas como essa, que ajudam crianças que dependem desse estímulo para ter uma vida digna e cidadã”, avaliou. A secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, ressaltou a importância do trabalho da instituição em parceria com o poder publico. “Premiar e fazer jus às boas iniciativas é fundamental. Nós vamos avançar nas questões de inclusão da pessoa com deficiência se nós unirmos os esforços. Temos que fazer um grande mutirão em prol da inserção da pessoa com deficiência na nossa sociedade e isso o Instituto Olga Kos faz com primor”, disse. “Fiz questão de vir dar um abraço em todos eles porque são merecedores. É um trabalho muito bem feito e muito bem organizado. A Secretaria de Esportes está sempre pronta para atendê-los quando precisam de apoio para suas atividades, porque é um exemplo a ser seguido na cidade”, disse o secretário de Esportes, Celso Jatene. O ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a contribuição que trabalhos como esse fazem a nossa sociedade. “É um trabalho que alivia o sofrimento desses jovens, incluídos na sociedade de uma forma acolhedora. Felizmente, pelos avanços da medicina as pessoas com deficiência vivem cada vez mais, e por isso precisaram de mais cuidados na inclusão, no trabalho, no envelhecimento ativo, na prática esportiva e no cuidado da saúde”, afirmou

15


Performance de Ivald Granato - 14/06 No dia 14 de junho, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural e o artista plástico Ivald Granato, apresentaram ao público a performance “Em algum lugar do mundo às quatorze horas”, realizado no CEU Cidade Dutra, em São Paulo. Ao longo de dois meses, a equipe de artes e os jovens com deficiência intelectual assistidos pelo Instituto Olga Kos puderam resgatar a diversidade cultural e artística do nosso País por meio de workshops e oficinas de arte ministradas por Ivald Granato, onde foi possível desenvolver o aprendizado nos mais diversos âmbitos da linguagem artística. A performance trouxe o resultado do belíssimo trabalho em três diferentes momentos, integrados na instalação lúdica presente no espaço – cubo transparente: – Apresentação musical dos alunos; Encenação artística; Encerramento com show de tintas performático.

16


AGOSTO Início do Projeto Karate Do – Passos Para a Inclusão III (Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude – SELJ) - A SELJ é mais uma ferramenta de grande relevância, pois possibilita a empresas de todo o Estado apoiar projetos esportivos elaborados pela sociedade civil organizada, por meio de patrocínio ou doação financeira provenientes da renúncia de ICMS por parte do Estado, que abre mão de parte de sua arrecadação do imposto, para que a empresa possa investir diretamente esses recursos em projetos esportivos aprovados pela SELJ. Regulamentada pelo decreto 55.636 de 26/03/2010,  a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de São Paulo contempla projetos vinculados às áreas: educacional, formação desportiva, rendimento, sociodesportivo, participativa, gestão e desenvolvimento e infraestrutura. Vigência do projeto: 08/2014 a 08/2015 Patrocinadores: CSN / Air Liquide / Búfalo / Comgás / Eaton Instituições: APAE São Paulo – 50 alunos

17


Início do Projeto Karate Do Kids II (Ministério do Esporte – Federal) - A Lei de Incentivo ao Esporte permite que empresas e pessoas físicas invistam parte do que pagariam de Imposto de Renda em projetos esportivos aprovados pelo Ministério do Esporte. As empresas podem investir até 1% desse valor e as pessoas físicas até 6%. Vigência do projeto: 08/2014 a 08/2015 Patrocinadores: Oi Futuro / Solvi / Takeda / Agiplan / Jundu / Volvo / Banco Daycoval / Comolatti / Ecorodovias Instituições: Lar das Crianças – 25 alunos / CEU Azul da Cor do Mar – 25 alunos / CEU São Rafael -25 alunos

18


Início do Projeto Taekwondo – Exercícios Para a Inclusão III (Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude – SELJ) - A SELJ é mais uma ferramenta de grande relevância, pois possibilita a empresas de todo o Estado apoiar projetos esportivos elaborados pela sociedade civil organizada, por meio de patrocínio ou doação financeira provenientes da renúncia de ICMS por parte do Estado, que abre mão de parte de sua arrecadação do imposto, para que a empresa possa investir diretamente esses recursos em projetos esportivos aprovados pela SELJ. Regulamentada pelo decreto 55.636 de 26/03/2010,  a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de São Paulo contempla projetos vinculados às áreas: educacional, formação desportiva, rendimento, sociodesportivo, participativa, gestão e desenvolvimento e infraestrutura. Vigência do projeto: 08/2014 a 08/2015 Patrocinadores: White Martins / Comgás Instituições: APAE Diadema – 50 alunos

19


Encerramento do Projeto Karate e Taekwondo – Caminhos Para a Inclusão – 01/08 (FUMCAD - Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) - Criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (Lei Federal nº 8.069/90), visa financiar projetos sociais através de doações de empresas e pessoas físicas que destinam parte do seu Imposto de Renda a pagar. Com os recursos arrecadados pelo fundo, diversos projetos sociais que atendem crianças carentes de Osasco são beneficiados. São projetos que, além de garantir seus direitos, oferecem atividades que ensinam, orientam e colaboram com o desenvolvimento de crianças e adolescentes de Osasco. Data de encerramento: 01/08/2014 Local: CEU Vila Atlântica Patrocinadores: Chevrolet Serviços Financeiros / CCR Instituições: CEU Vila Atlântica – 25 alunos / CEU Parque Anhanguera - 25 alunos / EMEF Profº André Rodrigues de Alckmin – 25 alunos

20


Criação da FanPage do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural no Facebook No mês de agosto, substituímos o antigo perfil do Instituto Olga Kos no Facebook, por uma FanPage, página profissional para instituições. Com as modificações, notamos um grande avanço, sobretudo no número de seguidores que subiu de 4.000 para mais de 6.300, em, apenas 5 meses, demonstrando um crescimento de mais de 57%.

Criação do Flickr do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural No mesmo mês, adotamos outra forma para armazenar as fotografias das oficinas e de nossos eventos, facilitando a busca por fotos e ampliando de forma incomensurável nossa divulgação, tendo em vista que antes não havia nenhuma ferramenta da mesma espécie. Hoje, temos cerca de 16.500 fotos disponíveis.

21


SETEMBRO Festival de Karate pela Inclusão Social – 06/09 O Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, em parceria com a União Ken In Kan Goju Ryu de Karate, realizou dia 6 de setembro, no CEU Vila Rubi, o “Festival de Karate pela Inclusão Social”. O evento contou com a presença de cerca de 200 alunos do Instituto e das filiais da Ken In Kan. Ao final, todos foram agraciados com medalhas e certificados.

Participação no debate sobre a política de inclusão social no Brasil – 15/09 O Instituto Olga Kos reivindicou à então candidata à Presidência da República, Marina Silva, política de inclusão cultural no país, em debate realizado na Casa das Caldeiras, em São Paulo, no dia 15 de setembro.

22


OUTUBRO Início do Projeto Karate e Taekwondo Para Pessoas com Síndrome de Down e/ ou Deficiência Intelectual II (Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude – SELJ) - A SELJ é mais uma ferramenta de grande relevância, pois possibilita a empresas de todo o Estado apoiar projetos esportivos elaborados pela sociedade civil organizada, por meio de patrocínio ou doação financeira provenientes da renúncia de ICMS por parte do Estado, que abre mão de parte de sua arrecadação do imposto, para que a empresa possa investir diretamente esses recursos em projetos esportivos aprovados pela SELJ. Regulamentada pelo decreto 55.636 de 26/03/2010,  a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de São Paulo contempla projetos vinculados às áreas: educacional, formação desportiva, rendimento, sociodesportivo, participativa, gestão e desenvolvimento e infraestrutura. Vigência do projeto: 10/2014 a 10/2015 Patrocinadores: Eaton / Air Liquide / Comgás Instituições: CEU Vila do Sol – 25 alunos / CEU São Rafael – 25 alunos

23


Encerramento do Projeto Taekwondo V – Inclusão Pelo Esporte - 01/10 (Ministério do Esporte – Federal) - A Lei de Incentivo ao Esporte permite que empresas e pessoas físicas invistam parte do que pagariam de Imposto de Renda em projetos esportivos aprovados pelo Ministério do Esporte. As empresas podem investir até 1% desse valor e as pessoas físicas até 6%. Data de encerramento: 01/10/2014 Local: CEU Caminho do Mar Patrocinadores: Bradesco Seguros / Ecorodovias / PPE / Perrotti Partners / TAM Instituições: CEU Caminho do Mar – 50 alunos / Lira – 50 alunos

Apresentação IBM – 08/10 Cerca de 10 alunos do CEU Alvarenga, do projeto Projeto Taekwondo Kids III, se apresentaram, juntamente com os professores, no projeto semana especial da criança, na qual os filhos dos colaboradores da IBM puderam conhecer a empresa e participar de atividades educativas.

24


Lançamento do livro e exposição: Ivald Granato – 09/10 O Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural realizou, entre os dias 1 e 12 de outubro, na Cinemateca Brasileira, a exposição “Arte, Amigos e Inclusão – Mestre Granato”, com obras produzidas durante as oficinas de arte do projeto “Pintou a Síndrome do Respeito”. Neste módulo, Ivald Granato foi o artista escolhido para ensinar suas técnicas a alunos com deficiência intelectual, agraciados pela iniciativa. Em contrapartida, o Instituto promoveu, no dia 9, no mesmo local, o lançamento do livro “Aventura na Arte, Novos Amigos e Inclusão – Mestre Granato”, desenvolvido por Jacob Klintowitz. Esta foi a 13ª obra editada pelo projeto “Resgatando Cultura”, realizado pelo Instituto Olga Kos em parceria com artistas contemporâneos em atividade no Brasil. O evento contou com a presença de artistas como: Gregório Gruber, Cláudio Tozzi, Fernando Durão e Antônio Peticov, Franchini, entre outros. Data: 09/10 N° de visitas: 800 Instituições e n° de alunos: CEU Cidade Dutra – 42 alunos / Casa Blanca – 30 alunos / CEU Paraisópolis – 12 alunos / CEU Caminho do Mar – 11 alunos / Instituto Gabi – 22 alunos / Casa de Cultura de Santo Amaro – 15 alunos / Nosso Lar – 15 alunos / Chaverim – 16 alunos / Monte Azul – 11 alunos / Apoie – 15 alunos / Adere – 15 alunos / Alternativa – 15 alunos. Patrocinadores: Bradesco Seguros / Banco Toyota

25


Encontro Geral de Integração IOK – 17/10 Um grande encontro foi realizado no dia 17/10, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, com o intuito de aproximar todos os colaboradores envolvidos nas atividades do Instituto Olga Kos. Houve uma grande apresentação para que todos conhecessem de perto o trabalho dos colegas e os projetos do Instituto.

Projeto Tapume Inclusivo – 20/10 Cerca de 40 alunos das oficinas de artes do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural participaram de uma iniciativa inovadora desenvolvida pelo Instituto, em parceria com a construtora Edalco, do Grupo Esser. O Projeto Tapume Inclusivo, como foi batizado, reuniu jovens para realizar pinturas, com a orientação de artistas educadores, utilizando-se das técnicas de grafite e usando tinta spray, em um painel de uma obra da construtora, situada à Rua Tagipuru, atrás do Memorial da América Latina, no bairro da Barra Funda, zona oeste de São Paulo. Os alunos foram remunerados e a iniciativa está incluída no Programa Geração de Renda do Projeto Pintou a Síndrome do Respeito.

26


NOVEMBRO Criação da Loja Virtual IOK Para ampliar e divulgação de nossos produtos e aumentar a captação de recursos que auxiliam na manutenção de nossos projetos, desenvolvemos a Loja Virtual IOK, que pode ser acessada pelo Facebook e que contém itens como calendários, camisetas e livros.

Criação de um perfil do Instituto Olga Kos no LinkedIn O LinkedIn é um site de negócios que possui o formato de uma rede de relacionamento. O principal objetivo do site é reunir profissionais, através de uma listagem abrangente ou mesmo detalhada de vários contatos, sendo pessoas ou empresas. Desta forma, permitindo a interatividade entre os profissionais. Uma maneira digital de manter e expandir com contatos, o famoso “networking”. A rede social gera grupos de discussões (manifestos ou iniciativas), oferece produtos, mostra os tipos de prêmios da empresa e há possibilidade de divulgação de banners e campanhas patrocinadas.

27


Criação de uma conta do Instituto Olga Kos no Instagram O Instagram é uma famosa rede social de fotos. O maior destaque do instagram é o fato de ele ser o único exclusivamente voltado apenas para o mercado de celulares (não há a possibilidade de interação através de um browser, via computador). Há a possibilidade de postar essas imagens em outras redes sociais, como o Facebook, Flickr e o Twitter. No Instagram, os usuários podem curtir e comentar nas suas fotos e há ainda o uso de hashtags (#) para que seja possível encontrar imagens relacionadas a um mesmo tema.

Campeonato “Iron Hand” – 03/11 Os alunos do Instituto Olga Kos participaram do campeonato “Iron Hand”, da Liga Nacional de Taekwondo, no Club Atlético Juventus. O evento ocorre uma vez ao ano, e nossos alunos foram convidados pelos professores, que fazem parte do Instituto. Ao final, receberam um troféu pela apresentação.

28


Salão do automóvel – Volvo – 08/11 Cinco alunos das oficinas de taekwondo do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural estiveram, no dia 8 de novembro, na 28ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Eles fizeram uma exibição de Taekwondo na área VIP do estande da Volvo Cars. A apresentação ocorreu a partir das 11h30, antes da abertura do Salão. Tratou-se do Family Day, uma ação da Volvo Cars com atrações para cerca de 300 funcionários, seus familiares e outros convidados da empresa. Uma oficina de artes plásticas, ministrada pelo Instituto, também esteve entre as atividades. O estande, aliás, estava decorado com sete obras de alunos do Instituto produzidas nas oficinas realizadas em instituições parceiras. Os funcionários da Volvo Cars receberam os Calendários Inclusivos 2015 do Instituto, cujo lançamento ocorreu no dia 17/11 no – MIS - Museu da Imagem e do Som, em São Paulo.

29


Lançamento do Calendário Inclusivo 2015 no Museu da Imagem e do Som – 17/11 O Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural iniciou a exposição do Calendário Inclusivo 2015 no dia 13 de novembro. As fotos do calendário, em tamanho original, estiveram expostas no MIS – Museu da Imagem e do Som – até o dia 23 de novembro. Esta é a segunda edição do Calendário Inclusivo do Instituto Olga Kos. A publicação reuniu artistas e pessoas com deficiência intelectual, particularmente Síndrome de Down, que participam dos projetos de artes e esportes do Instituto. No dia 17 do mesmo mês foi realizado um coquetel de lançamento, também no MIS. O evento, que reuniu cerca de 200 pessoas, contou com as presenças de Astrid Fontenelle e Laura Cardoso. Com o Calendário Inclusivo, o Instituto Olga Kos já conseguiu arrecadar em torno de R$ 50.000,00 para fomento de suas ações.

30


Oficina Gustavo Rosa – 29/11 No sábado, dia 29, 32 crianças e jovens, em dois turnos, participaram de oficina realizada pelo Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, no Estúdio Gustavo Rosa. Gratuita e aberta ao público infantil em geral. A oficina contou com 15 alunos do Instituto Olga Kos. A atividade foi realizada no próprio ateliê do artista, por profissionais multidisciplinares do Instituto que trabalharam com Gustavo Rosa. As técnicas ministradas foram inspiradas nas obras dele. Antes de pegar nos pinceis, os alunos foram para a praça em frente ao Estúdio, onde fizeram uma dinâmica de grupo. Não só os alunos, mas os pais que acompanhavam seus filhos se divertiram muito com as ações propostas pelas arte-educadoras. Em seguida, os alunos foram levados para a parte superior do Instituto, onde tiveram uma verdadeira aula sobre a trajetória de Gustavo Rosa. A secretária executiva do espaço, Amarilis Fiorini, mostrou as diferentes fases do artista retratadas em suas obras. O diretor do Estúdio, Roberto Rosa, colaborou fornecendo informações valiosas sobre a carreira do irmão. O ponto alto da ‘aula’, no entanto, foi quando todos foram levados a uma sala trancada a sete chaves onde estava o último desenho feito por Gustavo e que não deu tempo de o artista pintar – ele faleceu em novembro do ano passado. Em seguida, todos desceram para o estúdio propriamente dito, onde Gustavo realizava suas obras. E foi entre obras de Gustavo e seus materiais de trabalho que os alunos começaram a fazer os seus trabalhos. Primeiramente lhes foi proposto fazer um fundo colorido na tela. Depois, cada um fez a sua pintura sobre o fundo, inspirada em animais pintados por Gustavo. O resultado foram trabalhos de uma beleza e sensibilidade impressionantes.

31


1º Festival de Karate e Taekwondo Olga Kos – 30/11 O 1º Festival de Karate e Taekwondo Olga Kos, promovido pelo Instituto, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, foi realizado, no dia 30 de novembro, no Ginásio de Esportes do Pacaembu. A iniciativa teve como objetivo estimular, por meio da prática do esporte, a inclusão social das pessoas com deficiência intelectual, particularmente Síndrome de Down, promovendo e incentivando a participação das famílias neste processo. Nº de presentes: Cerca de 1600 pessoas, sendo 800 alunos. Instituições (por projeto): Adere e Cenha (Karate VI – Inclusão Pelo Esporte) / APAE SP (Karate Do – Passos Para a Inclusão III) / Apoie, CEU Sapopemba, Lar das Crianças, Nasce e Nosso Lar (Karate Do – Saúde e Inclusão Pelo Esporte e Pesquisa) / APAE Diadema (Taekwondo – Exercícios Para a Inclusão III) / CEU Campo Limpo, CEU Vila Rubi, CEU Cidade Dutra, CIEJA, Monte Azul (Taekwondo - Saúde e Inclusão Pelo Esporte e Pesquisa) / CEU Alvarenga, CEU Feitiço da Vila, CEU Sapopemba (Taekwondo Kids III).

32


33


DEZEMBRO Início do Projeto Karate e Taekwondo – Caminhos Para a Inclusão II (FUMCAD - Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) - Criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (Lei Federal nº 8.069/90), visa financiar projetos sociais através de doações de empresas e pessoas físicas que destinam parte do seu Imposto de Renda a pagar. Com os recursos arrecadados pelo fundo, diversos projetos sociais que atendem crianças carentes de Osasco são beneficiados. São projetos que, além de garantir seus direitos, oferecem atividades que ensinam, orientam e colaboram com o desenvolvimento de crianças e adolescentes de Osasco. Vigência do projeto: 12/2014 a 12/2015 Patrocinadores: Chevrolet Serviços Financeiros / Oi Futuro / CHB / ISEC / Demarest Instituições: CEU Parque Anhanguera – 25 alunos / CEU Paz – 25 alunos / CEU Vila Atlântica – 25 alunos / CEU Casa Blanca – 25 alunos / CEU Caminho do Mar – 25 alunos / EMEF Profº André Rodrigues de Alckmin – 25 alunos As aulas terão início em Fevereiro de 2015.

Lançamento do livro e exposição: Mário Gruber – 8/12 O Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural realizou no dia 8 de dezembro, das 19h às 22h, na Cinemateca Brasileira, exposição de obras de Mário Gruber (1927-2011) e o lançamento do livro Mário Gruber – O Devorador de Estrelas, assinado pelo crítico de arte Jacob Klintowitz. Na ocasião também foram apresentados os trabalhos de alunos da oficina de arte que teve Gruber como inspiração. Dirigida por seu filho Gregório Gruber, a oficina que homenageou o artista resultou em trabalhos produzidos por pessoas com deficiência intelectual, particularmente Síndrome de Down, atendidas pelo Instituto. A exposição de Mário Gruber ficou disponível na Cinemateca Brasileira entre os dias 3 e 9 de dezembro.

34


O livro é o 14º de um projeto do Instituto que edita livros sobre arte brasileira, resultantes das oficinas de arte realizadas com seus alunos. Já fizeram parte do projeto artistas como Cláudio Tozzi, Ivald Granato, Gustavo Rosa, entre outros. A edição dos livros auxilia a financiar as despesas do Instituto, que Data: 08/12 N° de visitas: 600 Instituições e n° de alunos: A Alternativa – 15 alunos / Monte Azul – 10 alunos / CEU Cidade Dutra – 42 alunos / Chaverim – 15 alunos / Nosso Lar – 12 alunos. Patrocinadores: Bradesco / Bradesco Seguros

35


Doação de gaitas e diapasões do Instituto Olga Kos para a Secretaria Municipal de Cultura – 17/12 O Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural formalizou a doação de 5.458 gaitas e 4.029 diapasões à Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. A solenidade de entrega ocorreu às 10h, no gabinete do secretário, Juca Ferreira, que recebeu os instrumentos das mãos do presidente do Instituto, Wolf Kos. O Instituto ganhou as gaitas e os diapasões da empresa Bends Harmônicas, que, antes de encerrar suas atividades, doou o material. Os instrumentos já têm destino: Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural da Juventude, Bibliotecas, CEUs, Escola Municipal de Iniciação Artística, Casas de Cultura, Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes, entre outros, além de programas como o De Braços Abertos, que visa a inclusão social de dependentes químicos que vivem na região da Luz, no centro de São Paulo.

36


ARTES

RESULTADOS participantes

2007

2008

2009

2010

2011

2012

2013

2014

2015

18

108

420

600

720

680

1356

1080

1360

2

10

40

50

62

52

74

72

84

APAE-SP CEDE APOIE

APAE-SP CEDE APOIE ADID CECCO C.C. SANTO AMARO CCM CHAVERIM PESTALOZZI

APAE-SP ADERE APOIE ADID CECCO CEDE C.C. SANTO AMARO CCM CHAVERIM NANE CCJ IMG

turmas

APAE-SP CEDE

instituições

ABRACE ADERE ALTERNATIVA APAE-SP APOIE ADID C.C. SANTO AMARO C.C. SÃO PAULO CCM CHAVERIM NANE ADERE

APAE-SP APOIE ADID C.C. SANTO AMARO ADERE CHAVERIM ABRACE ALTERNATIVA NOSSO LAR ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA MONTE AZUL CEU CAMINHO DO MAR CEU PARAISÓPOLIS CEU CASA BLANCA CEU CIDADE DUTRA INSTITUTO GABI

APAE-SP CEDE APOIE ADID C.C. SANTO AMARO ADERE CHAVERIM NANE ABRACE ALTERNATIVA NOSSO LAR

ADERE APOIE ALTERNATIVA APAE-SP CEU CASA BLANCA NOSSO LAR CHAVERIM C.C. SANTO AMARO CEU PARAISÓPOLIS CEU CIDADE DUTRA INSTITUTO GABI MONTE AZUL CEU CAMINHO DO MAR

APOIE ALTERNATIVA APAE-SP APABEX NOSSO LAR CHAVERIM C.C. SANTO AMARO ESPAÇO K CEU CIDADE DUTRA INSTITUTO GABI MONTE AZUL LARES LAR DAS CRIANÇAS CEU CAMINHO DO MAR

ESPORTE

RESULTADOS participantes turmas

instituições

2009

2010

2011

2012

2013

2014

2015

100

100

600

250

680

1100

1450

4

4

14

10

20

44

58

ADERE LARES CENHA LIRA TAE KWON-DO CLUBE APAE - DIADEMA APAE - SANTO ANDRÉ NOSSO LAR APOIE APAE-SP MONTE AZUL CIEJA - CAMPO LIMPO EMEF PROFo ANDRÉ R. DE ALCKMIN CEU CAMINHO DO MAR CEU PARQUE ANHANGUERA CEU SAPOPEMBA CEU VILA ATLÂNTICA CEU ALVARENGA CEU VILA RUBI CEU CAMPO LIMPO CEU CANTOS DO AMANHECER CEU CASA BLANCA CEU CAPÃO REDONDO CEU FEITIÇO DA VILA CEU GUARAPIRANGA CEU VILA DO SOL CEU CIDADE DUTRA LAR DAS CRIANÇAS NASCE

ADERE LARES CENHA APAE - SP APAE - DIADEMA NOSSO LAR APOIE MONTE AZUL CIEJA CAMPO LIMPO EMEF PROFº ANDRÉ R. DE ALCKMIN CEU AZUL DA COR DO MAR CEU SÃO RAFAEL CEU VILA DO SOL CEU PAZ CEU PARQUE ANHANGUERA CEU SAPOPEMBA CEU VILA ATLÂNTICA CEU ALVARENGA CEU VILA RUBI CEU CAMPO LIMPO CEU CANTOS DO AMANHECER CEU CASA BLANCA CEU FEITIÇO DA VILA CEU VILA DO SOL CEU CIDADE DUTRA LAR DAS CRIANÇAS NASCE APABEX

LIRA TAE KWON-DO CLUBE

LIRA TAE KWONDO CLUBE

ASSOCIAÇÃO KEN IN KAN

ASSOCIAÇÃO KEN IN KAN

LIRA TAE KWON-DO CLUBE KEN YU APAE - SP ADERE CEU CAMINHO DO MAR NANE APAE - DIADEMA LAR DAS CRIANÇAS

LIRA TAE KWON-DO CLUBE KEN YU APAE - SP ADERE CEU CAMINHO DO MAR NANE APAE - DIADEMA LAR DAS CRIANÇAS

37

LIRA TAE KWON-DO CLUBE APAE - DIADEMA APAE - SP ADERE CEU CAMINHO DO MAR LAR DAS CRIANÇAS LARES CENHA CEU PARQUE BRISTOL CEU ANHANGUERA CEU PAZ CEU VILA ATLÂNTICA


Números Redes Sociais Instituto Olga Kos: Flickr:

Twitter:

Agosto/14: 0

Agosto/14: 140 seguidores Fevereiro/15: 184 seguidores

Janeiro/15: 16.500 fotos

Linkedin:

Fevereiro/15: 19.172 fotos

Agosto/14: Não tinha

Facebook:

Fevereiro/15: 427 seguidores

Agosto/14 (criação da Fanpage).

Instagram:

Janeiro/15: 6300 seguidores

Agosto/14: Não tinha

Fevereiro/15: 6514 seguidores

Fevereiro/15: 250 seguidores

38


Gráficos de Captação

1.000.000,00 800.000,00 FUMCAD 2013

600.000,00

FUMCAD 2014

400.000,00 200.000,00 0,00

Reais

12.000.000,00 10.000.000,00 8.000.000,00

PRONAS 2013

6.000.000,00

PRONAS 2014

4.000.000,00 2.000.000,00 0,00

Reais

3.000.000,00 2.500.000,00 2.000.000,00

Ministério da Cultura 2013

1.500.000,00

Ministério da Cultura 2014

1.000.000,00 500.000,00 0,00

Reais

1.000.000,00 900.000,00 800.000,00 700.000,00 600.000,00 500.000,00 400.000,00 300.000,00 200.000,00 100.000,00 0,00

SEIJ 2013 SEIJ 2014

Reais

39


2.500.000,00 2.000.000,00 Ministério do Esporte 2013

1.500.000,00

Ministério do Esporte 2014

1.000.000,00 500.000,00 0,00

Reais

4.000.000,00 3.500.000,00 3.000.000,00

FUMCAD 2013

2.500.000,00

Ministério da Cultura2013

2.000.000,00

Ministério do Esporte 2013

1.500.000,00

PRONAS 2013

1.000.000,00

SEIJ 2013

500.000,00 0,00

2013

12.000.000,00 10.000.000,00

FUMCAD 2014

8.000.000,00

Ministério da Cultura2014 Ministério do Esporte 2014

6.000.000,00

PRONAS 2014

4.000.000,00

SELI 2014

2.000.000,00

SEME 2014

0,00

2014

Expediente: Produção e texto: Rennan Bontempo, Vanessa Guastaferro Fotografia: Marina Arruda, Pétala Lopes, Herivelton Jow, Daniel Ferreira, Pedro Spilack, Daniel Ferreira, Fabianne Barros, Arlindo Almeida Jr, Lili Quaglia, Geovanna Gelanzauskas, Pedro Henrique, Lúcio Dias Mendes Diagramação: Jairo Souza Design Gráfico

40


NOSSOS PRÊMIOS

PRÊMIO CULTURA E SAÚDE

ORDEM DO MÉRITO CULTURAL

Ministério da Cultura, pelo Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania - CULTURA VIVA em 2008 e 2010. O Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural foi o único a ganhar “NOTA 100” na região Sudeste.

APOIO A EVENTOS CULTURAIS EM REDE Ministério da Cultura Secretaria de Cidadania Cultural em 2010.

PONTO DE CULTURA INSTITUTO OLGA KOS DE INCLUSÃO CULTURAL

PONTÃO DE CULTURA INSTITUTO OLGA KOS DE INCLUSÃO CULTURAL

O Ministério da Cultura contemplou o projeto “Pintou a Síndrome do Respeito” do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural como Ponto de Cultura.

CONCURSO PUBLICO

Realizamos o primeiro CONCURSO PUBLICO NACIONAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Parceria com o CRECI - SP em 2009.

PELA ARTE SE INCLUI A Secretaria de Estado da Cultura, por meio de sua Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias, lançou em 2011 a campanha “Pela Arte se Inclui”. O Instituto Olga Kos está entre os escolhidos, fazendo parte do livro que reúne exemplos de que a arte também pode ser um meio para a inclusão social deste segmento da população.

PRÊMIO ARETÉ

Ministério da Cultura. Reconhecimento do Governo Federal a personalidades, grupos artísticos, iniciativas e instituições que se destacaram por suas contribuições à Cultura brasi leira em 2009.

O Ministério da Cultura contemplou o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural como Pontão de Cultura através do programa Cultura Viva.

PRÊMIO TUXÁUA

CULTURA VIVA 20 10 Mobilização e articulação com atuação em rede junto a Pontos de Cultura de todo Brasil.

PRÊMIO LIF 2013

O Prêmio LIF foi concebido em 2002 pela Câmara de Comércio França-Brasil com o objetivo de estimular, por meio do destaque e visibilidade dados aos projetos inscritos, sobretudo aos vencedores, a criação e/ou multiplicação de iniciativas que promovessem uma transformação em prol de melhores condições para as pessoas e a sociedade. O Instituto Olga Kos conquista o 3º lugar da categoria “Apoio às Comunidades Locais” do XII Prêmio LIF.

SALVA DE PRATA

CMDCA

Membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social

1 º lugar em nossa região no 2º Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social do Ministério do Esporte.

No ano de 2014, a Câmara Municipal de São Paulo outorgou SALVA DE PRATA ao Instituto Olga kos, pela realização de relevantes serviços à sociedade paulistana através da inclusão social e cultural de pessoas com deficiência intelectual, principalmente àquelas com Síndrome de Down, ao desenvolver projetos artísticos e esportivos, os quais contribuem para a melhoria da qualidade de vida destes cidadãos.

Voto de Júbilo

Em 2015, a Câmara Municipal de São Paulo homenageou o Instituto Olga Kos com o Voto de Júbilo e Congratulações pelos relevantes serviços prestados às pessoas com deficiência intelectual, particularmente Síndrome de Down.


Abrace esta causa: Visite nosso site e saiba mais: www.institutoolgakos.org.br

Relatório olga kos 2014  
Relatório olga kos 2014  
Advertisement