3 minute read
Introdução “80 anos do meu pai” | Rodrigo Célio de Castro
80 anos do meu pai
Uma vida intensa e bem vivida de um grande homem. Como me emociona ler depoimentos sinceros e dedicados a ele. Conheci mais um pouco de sua história, porque, por mais que o conhecesse, convivendo com o pai, o médico e o político, descobri que sua trajetória é imensa! Como me orgulho de ser filho do Dr. Celio de Castro.
Advertisement
Homenageá-lo através deste livro, que conta sua trajetória e fatos de toda a sua vida na visão da família, amigos, colegas de trabalho, médicos e políticos, me fez perceber ainda mais como meu pai era querido, respeitado e admirado!
A cada reunião, buscando informações, colaborações e ajuda para fazer essa homenagem, me surpreendia com as pessoas falando sobre o Dr. Célio. Foram tantas ideias e palpites para construir esse projeto, que tive de me conter na execução desse desejo, tomando o cuidado de não expor uma imagem que não fosse à dele, um homem acima de tudo, simples e integro com as suas ideologias.
Tive o privilégio de viajar com meu pai pelas estradas do interior de Minas Gerais e nessa caminhada, pude conversar e aprender muito com um excelente homem. Uma sessão de terapia itinerante passando por lugares diversos que me fez crescer e me tornar uma pessoa melhor, capaz de perceber o mundo de uma forma humanista e solidária, porque assim era o meu pai e assim ele queria que eu fosse.
10 Estamos aqui relembrando seu passado, suas lutas, vitórias e derrotas. Homem simples, pai generoso no sentido de indicar, mas, nunca impor os caminhos, com fala calma e muita sabedoria.Sabedoria adquirida também como médico e político, sabendo sempre ouvir. Sua virtude sem dúvida foi ser paciente e esperar o momento certo para as coisas acontecerem.
Devemos fazer de agora um momento de alegria e esperança, em que o sonho se tornou possível. E não esquecermos nunca a lição de coragem e leveza com que enfrentou a doença, as dores, as inúmeras limitações dos últimos sete anos de sua vida.
O meu pai não morreu, encantou-se. Foi o que li em diversos depoimentos e me conforto nestas palavras. Acredito que meu pai foi um ser humano que teve a capacidade de viver e construir o bem acima de tudo, diante de tantas adversidades, sem se perder, mantendo a sua integridade, amor pelo próximo e vontade de criar uma sociedade mais justa, amiga, melhorando suas condições de sobrevivência, lutando pela felicidade de todos através de condições dignas de se construir uma família, criar seus filhos, torná-los cidadãos responsáveis e realizados em suas trajetórias, fazendo assim um mundo melhor.
Esse exemplo eu tive, meus irmãos tiveram, minha família teve. Agradecemos ao Dr. Célio por toda intervenção e por todo desejo de uma vida justa e humanitária até onde ele conseguiu lutar e com certeza continuaremos!
Rodrigo Célio de Castro
Rodrigo é um dos filhos do Dr. Célio de Castro, idealizador e realizador deste projeto, bem como das demais comemorações dos 80 anos do Dr. Célio de Castro. Dentre suas principais atividades podemos destacar sua atuação comoAssessor da Belotur atuando na diretoria de novos negócios. Assessor da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de Minas Gerais atuando na Subsecretaria de direitos Humanos.Secretário executivo do COMPED Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, atuação junto a assembléia na criação da comissão permanente dos direitos das pessoas com deficiência. Assessor da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de Minas Gerais atuando na Subsecretaria de Geração de Emprego e Renda. Implantação da unidade do SINE em Betim – Jardim Teresópolis. Acompanhamento da implantação e estudo de viabilidade do projeto da agenda do trabalho descente em BH e Minas Gerais. Secretario executivo dos Objetivos do Milênio em Minas Gerais.
12