Agronegócio e Desenvolvimento - Pontos de vista

Page 138

Agronegócio e Desenvolvimento - pontos de vista

diversas instituições mostram que, se for constatada uma deficiência no solo ou baixos teores nas sementes, é recomendável o tratamento das sementes com molibdênio e cobalto. Essa prática normalmente tem um custo mais baixo em relação ao tratamento da parte aérea via foliar. A deficiência de molibdênio é frequente em solos ácidos, onde o calcário ainda não promoveu a elevação do pH acima de 6,0. Nos últimos anos, tem aumentado muito em nosso Estado a semeadura direta de soja em campo nativo a fim de se preservar a estrutura física do solo, evitar a decomposição da matéria orgânica e a menor necessidade de uso de calcário em superfície para correção da acidez. Como a velocidade de infiltração do calcário é baixa, nos primeiros anos, as raízes da soja estarão crescendo em solos ainda ácidos e, portanto, com baixa disponibilidade de molibdênio. O molibdênio é um micronutriente essencial para as culturas, especialmente as leguminosas, pois está envolvido na fixação biológica de nitrogênio por intermédio da simbiose com bactérias. Também é um cofator da enzima nitrato redutase, responsável pela assimilação pelas plantas do nitrogênio absorvido na forma de nitrato. A sua necessiadde é de 1225 g/ha no tratamento de sementes ou de 25-50 g/ha quando aplicado via foliar, nos estádios V3 a V4. O cobalto também é utilizado no tratamento de sementes apesar de sua disponibilidade ser pouco

137

estudada entre nós. De maneira geral, nos solos ácidos com deficiência de molibdênio, também são encontrados teores menores de cobalto. O cobalto é um elemento útil às plantas leguminosas, pois também está diretamente relacionado à eficiência da fixação de nitrogênio. A necessiadade é pequena, da ordem de 3-5 g/ha. O cobalto é o constituinte do núcleo central da molécula de leghemoglobina (“hemoglobina das leguminosas”), que dá a coloração avermelhada ao interior do nódulo e mostra a eficiência de fixação do nódulo. A alta eficiência da fixação biológica de nitrogênio é, sem dúvida, um dos principais fatores de aumento da rentabilidade da soja. Por isso, o tratamento de sementes de soja com molibdênio e cobalto deve ser realizado e acompanhado pela inoculação das sementes com bactérias fixadoras de nitrogênio, pois seu principal efeito é sobre esse processo fisiológico. Atualmente, o custo de duas doses de inoculante, mais cobalto e molibdênio, custa de 15 a 18 kg de grãos de soja. Portanto, o processo é ecológico e altamente viável economicamente.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.