Cem anos de música no Brasil 1912-2012

Page 271

CEM ANOS DE MÚSICA NO BRASIL (1912-2012)

Correntes estéticas brasileiras XII Onde se contam mil aventuras, tão impertinentes como necessárias ao verdadeiro entendimento desta grande história “Toda obra de arte é um mundo. Ela constitui um universo, e ela estabelece esse universo. Quero dizer: ela estabelece um universo que ela leva consigo, que ela constitui, e que então se substitui pouco a pouco a esse outro universo que nós denominamos geralmente por universo real. Note que, em alguns aspectos, a obra de arte está dentro desse universo real, mas ela luta contra ele. Há como uma espécie de mundo em expansão que se irradia em torno da obra de arte e que, pouco a pouco, em um instante mais forte que ele, se substitui ao mundo real”102 (Étienne Souriau. Les Structures maîtresses de l’oeuvre d’art)

O século 20, de maneira geral, instaurou o que Willy Corrêa de Oliveira, partilhando as ideias de Henri Pousseur103, denominou como “uma ausência de uma linguagem comum, funcional, universalizante”, o que levou a figura do compositor a se voltar “para a reflexão sobre a própria linguagem, no questionamento das premissas do processo de criação”104, de modo metalinguístico. Isso levou à eclosão de um sem-número de estéticas diferentes durante o decorrer do século, que, questionando a linguagem e o fazer musicais românticos e modernos, e acoplando a realidade sonora do novo mundo (com todos os ruídos nascidos com a Revolução Industrial), levou a uma ampliação considerável da concepção do que é música em geral e das possibilidades de escrita na composição em particular. Na escrita, aos parâmetros controlados tradicionalmente até o início do século 20 (alturas, durações, timbres, intensidades), foram acoplados outros tantos, dos quais podemos destacar o trabalho estrutural do timbre, de densidades, de texturas, de espacialidades, de gestos, etc. À escrita simbólica, 271


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.