Almanaque Socioambiental Parque Indígena do Xingu 50 anos

Page 205

cArtão postAl AmeAçAdo

capítulo 8 | O entOrnO dO PIX

andré villas-bôas/isa

Pivôs para irrigar plantação de soja no limite do PIX.

do Xingu. Segundo relato dos povos indígenas moradores do Parque, hoje eles já sentem uma grande dificuldade no avistamento de peixes, bem como uma redução no tamanho dos peixes, ou seja, a biodiversidade já está sendo afetada. A maior fonte de proteína destes povos encontra-se em sinal de alerta. O uso e o manejo inadequado do solo em grandes áreas fora do parque conduzirão esses povos para uma mudança no seu método de pesca, substituição da sua principal fonte de proteína, além da constante situação de insegurança alimentar, que ameaça a sobrevivência e reprodução social.” Ainda no rio das Pacas, um outro estudo da Universidade de São 204

Paulo e da Universidade de Medicina Veterinária de Viena mostrou que os peixes consumidos pelo povo Kisêdje apresentam contaminação por metais pesados. A pesquisa foi realizada a partir de preocupação dos próprios índios com a qualidade do pescado que consomem. A partir de coleta de peixes realizada em 2009, por equipe formada por índios e biólogos, foram encontradas quantidades de chumbo, cobre, mercúrio e zinco superiores ao aceitável para a saúde humana. Embora o estudo não tenha conseguido identificar a origem da contaminação, deixou um alerta para que novas pesquisas sejam realizadas com esse fim e também sobre seus efeitos na saúde humana e no meio ambiente.

AlmAnAque socioAmbientAl pArque indígenA do xingu 50 Anos


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.