Revista Just-Smile

Page 1

PÁ G . 4 6 TESTEMUNHOS Conheça as histórias de sucesso dos nossos Pacientes. Sabe o que é um implante? Qual é a sua função? Conheça as bases da Implantologia explicadas ao detalhe. A B C D A IMPLA N TOL O G I A P Á G . 0 6 D E N T E S I M EDI AT O S JÁ N ÃO É F ICÇ ÃO! IMPL AN TOLO GIA AVANÇADA PÁG 20 Já não precisa de sofrer para conquistar o Sorriso com que sempre sonhou! ME D O D O S TR ATA MEN TO S? P Á G 1 4 D R . TI AG O BA L S EI RO Conheça o 1º Instituto português vocacionado em exclusivo para a Implantologia Avançada. PÁG. 38 EN TREVISTA Edição especial | Distribuição gratuita www j u sts mi le. pt I M P LAN TOL O GI A A V A N ÇAD A P Á G 4 2

SEJA BEM-VINDO AO MUNDO DA IMPLANTOLOGIA AVANÇADA

Segura nas suas mãos uma janela para o impressionante mundo da Implantologia Avançada e da Cirurgia Oral. Um mundo que lhe oferece soluções capazes de transformar a sua vida.

Conheça as técnicas inovadoras e a tecnologia mais recente. Fique por dentro dos tratamentos de Implantologia que permitem hoje fazer reabilitações que pareciam impossíveis não há muitos anos.

Nesta revista irá encontrar: informação, con ança e inspiração para reencontrar o seu Sorriso natural. Informação que lhe chega diretamente da fonte: as equipas médicas do Instituto Just-Smile, que se dedicam exclusivamente ao trabalho e investigação nas áreas clínicas de Implantologia Avançada e Cirurgia Oral. Equipas que contam com a participação de Médicos Dentistas com mais de uma década de experiência clínica. E que estão especialmente vocacionadas para cuidar.

Viaje pelas páginas e encontre respostas a algumas das dúvidas mais comuns sobre implantes dentários. Alimente a sua curiosidade e aprofunde os seus conhecimentos ao entrar no campo da Implantologia Avançada.

As soluções de reabilitação de Implantologia são uma opção para si? Já ouviu falar da possibilidade de recuperar o seu Sorriso natural num único dia? Parece-lhe algo saído de um livro de cção cientí ca? Mas é mesmo verdade. O futuro da Implantologia já chegou. E já se encontra ao seu alcance.

EDITORIAL
3 INSTITUTO DE IMPLANTOLOGIA AVANÇADA

editor: Torres de Lisboa, Rua Tomás da Fonseca, Torre G, Piso 6º A, 1600-209 Lisboa | Sede da redação: Torres de Lisboa, Rua Tomás da Fonseca, Torre G, Piso 6º A, 1600-209 Lisboa | Sede do impressor: Rua Bombeiros Voluntários, 129, esc. 8 - Quinta de S. Martinho 2645 - 030 Alcabideche | Tiragem: 1000 exemplares.

ÍNDICE 06 08 12 O QUE É UM IMPLANTE DENTÁRIO? OS IMPLANTES SÃO PARA TODOS? COLOCAÇÃO DE UM IMPLANTE MEDO E ANSIEDADE DERRUBAR AS BARREIRAS AO SEU SORRISO 14 Título: Just-Smile | Nome do proprietário: Instituto Just-Smile | Editor: Instituto Just-Smile, através da firma Jubilasorriso - Clínica Dentária, Lda. | Direção de Marketing: Dr. João Lemos Diogo | Criatividade e Produção: Direção de Marketing – Grupo OralMED SAÚDE | Design e Paginação: Telmo Estrelado | Créditos das imagens: iStock | Fotografia: Gonçalo Nabais | Redação: Carlota Barata Impressão e acabamento: Brandsmartinho, Unipessoal, Lda. | NIPC: 509 045 960 | Membros do Conselho de Administração: Eduardo Pinto; Mário Leal; Nuno Ricardo Henriques Ferreira.| Detentores de 5% ou mais do capital da empresa: Conselho de Administração OralMED Saúde | Sede do
O
4
Instituto Just-Smile é uma clínica gerida pela Jubilasorriso - Clínica Dentária, Lda que está registada na ERS com o nº E153107 e com a licença de funcionamento nº 20285/2021.
20 DENTES IMEDIATOS EM 24H A SOLUÇÃO ALL-ON-4® 26 JUST SMILE | FAZ-ME SORRIR TESTEMUNHOS DE CARINA MACHADO E ELISABETE RODRIGUES 24 38 CONHEÇA O L-PRF GRANDE ENTREVISTA DR. TIAGO BALSEIRO 42 FUTURO HOJE 46 CURIOSIDADES 5 INSTITUTO DE IMPLANTOLOGIA AVANÇADA

O QUE É UM IMPLANTE DENTÁRIO?

Não são uma novidade na Medicina Dentária. Mas a área clínica de Implantologia é das que mais tem evoluído nos últimos anos. E com o bem-estar do Paciente em mente, os implantes dentários tornaram-se na solução de reabilitação mais aconselhada por Médicos Dentistas experientes. Mas o que é esta peça?

ABC DA IMPLANTOLOGIA
6

O que é um implante?

Um implante dentário é um pequeno parafuso, feito de titânio ou zircónia, que é utilizado para substituir dentes perdidos ou em falta. É feito de um material inerte, biocompatível e que é colocado no interior do osso do Paciente. Ou seja, é precisamente um parafuso que, quando xo no maxilar, desempenha a função de uma raiz de um dente natural.

Qual é a função do implante dentário?

Ao substituir a raiz do dente, os implantes dentários têm uma função muito clara: devolver a mastigação ao Paciente, sem qualquer diferença de um dente normal. Na maioria dos casos, são utilizados para colocar dentes xos sobre esses implantes, oferecendo um resultado estético e evitando soluções removíveis.

No entanto, em certos casos, os implantes também podem ser utilizados para estabilizar uma prótese removível, tornando-a apenas semi xa, mas garantindo, ainda assim, um maior conforto para o Paciente. A solução indicada para cada caso dependerá do desejo e da expectativa de cada um. Mas os implantes pretendem sempre garantir um maior conforto e devolver qualidade de vida aos Pacientes que os procuram.

Os tratamentos com implantes dentários podem servir para substituir um dente, um conjunto de dentes ou uma arcada completa. O tratamento varia consoante as necessidades de cada Paciente.

Se gostaria de colocar implantes dentários, esclareça todas as suas dúvidas junto de um pro ssional especializado. Procure um Médico Dentista que esteja vocacionado para área clínica de Implantologia. Ao falar com um Médico Dentista quali cado, poderá analisar todas as soluções disponíveis atualmente, e comparar as vantagens e desvantagens de cada uma.

UM IMPLANTE DENTÁRIO DESEMPENHA A FUNÇÃO DE UMA RAIZ DE UM DENTE NATURAL. 1 - COROA PROTÉTICA | 2 - PEÇA DE TITÂNIO 1 2 7 INSTITUTO DE IMPLANTOLOGIA AVANÇADA
Os implantes podem substituir quantos dentes?

OS IMPLANTES SÃO PARA TODOS?

Em condições normais, os implantes dentários são a melhor opção para substituir dentes perdidos. Mas, apesar de todos os benefícios que acarretam para o Paciente, poderão ser colocados em qualquer idade? E em todas as situações? Veja o que dizem os Médicos Dentistas.

ABC DA IMPLANTOLOGIA 8

A IMPLANTOLOGIA E A IDADE DO PACIENTE

Nunca é tarde demais para recuperar o seu Sorriso.

Sim, existe. Para colocar um implante dentário, é necessário aguardar que a fase de crescimento ósseo termine, o que normalmente acontece entre os 18 e os 20 anos de idade. Até essa altura, normalmente, não é aconselhado colocar implantes dentários.

E um limite de idade máximo? Existe?

Não. Não existe qualquer limite superior. A partir do momento em que o crescimento ósseo termina, e desde que estejam reunidas as condições clínicas necessárias, os implantes podem ser colocados sem qualquer tipo de problema. Por isso, não existe um limite de idade.

Na verdade, existem vários casos de Pacientes com mais de 80 ou até 90 anos que procuram melhorar a sua qualidade de vida e optam por colocar implantes dentários. Por vezes, até com tratamentos de arcada total, em que recuperam todos os dentes da arcada superior e inferior no mesmo dia – uma verdadeira prova de que nunca é tarde para recuperar a Con ança.

Existe uma idade mínima para colocar implantes dentários?
COLOCAR IMPLANTES, É NECESSÁRIO AGUARDAR QUE O CRESCIMENTO ÓSSEO TERMINE.
9 INSTITUTO DE IMPLANTOLOGIA AVANÇADA
PARA

PACIENTES COM POUCO OSSO

Já é possível contornar os obstáculos ao seu tratamento.

É frequente ouvirmos dizer que a falta de osso pode condicionar a colocação

Não há muito tempo, defendia-se que não era possível realizar um tratamento com implantes dentários existindo osso insu ciente para o xar. Mas, atualmente, um problema relativo à quantidade óssea pode ser contornado com as técnicas apropriadas. E o problema pode até ser minimizado.

Portanto, atualmente, podemos dizer que mais de 99% da população com falta de osso pode recorrer aos implantes dentários.

O que se pode

realidade. E é algo que um Médico Dentista experiente em Implantologia conseguirá fazer. Hoje em dia, é possível aumentar a quantidade óssea do Paciente, para facilitar a colocação de implantes dentários.

Implantes personalizados - É uma estrutura feita à medida da boca de cada Paciente que é aparafusada no osso. Com esta solução, um Paciente com menos osso do que o ideal consegue colocar um implante adaptado à quantidade de osso existente. O Paciente pode até sair do consultório logo com dentes xos provisórios, através da aplicação de uma técnica chamada carga imediata, que consiste em aplicar a prótese sobre os implantes logo no dia da sua colocação.

Se a solução do All-on-4 não for viável, poderá seguir-se duas vias: os enxertos ósseos ou, em situações de última linha, os implantes personalizados. Entenda cada um dos tratamentos.

Enxerto ósseo - É um procedimento cirúrgico extremamente exigente e complexo, que requer treino avançado para ser realizado. Mas já é uma

All-on-4 ® - Apesar de ser um tratamento de arcada total, o All-on-4 ® é outra das técnicas utilizadas em Pacientes com uma atro a óssea. É uma técnica muito utilizada porque os implantes de trás são angulados. E essa angulação permite ajudar pessoas que estejam em estado limite, sem necessidade de fazer enxertos ósseos demorados, nem segundas e terceiras fases cirúrgicas. Além disso, é possível levar os dentes no mesmo dia, com um conforto imediato.

O que acontece se não tiver osso su ciente?
CP n.º 5478 10
DR. RUI HENRIQUES | EQUIPA DE CIRURGIA ORAL

Visite o seu Médico Dentista

Se gostaria de reabilitar a sua Saúde Oral com um tratamento com implantes e, no passado, lhe disseram que não era possível fazê-lo por ter osso insu ciente, visite um Médico Dentista que seja experiente na área clínica de Implantologia. A Medicina Dentária evoluiu bastante nos últimos anos. E, hoje em dia, a não ser em casos muito extremos, já existem formas de contornar essa situação. Se tem mais de 18 anos e já tiver terminado o seu crescimento ósseo, a idade não será uma limitação para si.

11 INSTITUTO DE IMPLANTOLOGIA AVANÇADA

COLOCAÇÃO DE UM IMPLANTE

EM 4 PASSOS FUNDAMENTAIS

Hoje em dia, colocar um implante dentário é uma cirurgia com elevado grau de previsibilidade. e simples. Principalmente para Médicos Dentistas experientes na área da Implantologia. O procedimento clínico pode ser entendido em quatro etapas principais. Vejamos.

Como é colocado um implante?

Pode parecer um tratamento complicado. Mas na verdade, muitas vezes, colocar um implante dentário é mais fácil do que extrair um dente. Vejamos:

O PERÍODO DE OSTEOINTEGRAÇÃO DURA CERCA DE TRÊS A QUATRO MESES. - Dr. Rui Henriques ABC DA IMPLANTOLOGIA 12

1 Incisão na gengiva

Em primeiro lugar, é necessário realizar uma pequena incisão na gengiva, para tornar o osso visível e facilitar os procedimentos seguintes. Caso existam dentes que não seja possível salvar, o Médico procederá à sua extração. Dependendo do quadro clínico do Paciente, esta extração poderá ser feita no mesmo dia em que é colocado o implante.

2 Preparação do osso

De seguida, os Médicos Dentistas expõem ligeiramente o osso do Paciente, para que consigam fazer perfurações praticamente atraumáticas no osso. Sob o efeito de anestesia local, é possível preparar um pequeno canal de poucos milímetros, para que seja possível acolher um implante da dimensão escolhida.

3

Acomodação e proteção do implante

Depois, é colocado o implante nesse canal até car completamente ajustado e xo ao osso, sendo protegido com uma tampa.

4 Sutura da gengiva

Por m, realiza-se a sutura da gengiva e a região é novamente fechada, cando protegida de resíduos alimentares

Não. De forma muito sintética, o processo é este. Terminada esta parte, segue-se um processo de cicatrização natural e é necessário aguardar que o osso integre o implante – período de osteointegração. A duração desse período depende do tipo de osso e do implante usado em cada caso clínico, mas, normalmente, a zona ca em repouso durante cerca de 3 a 4 meses.

Se zer um tratamento de carga imediata (saiba mais na página 20 desta revista), não. Durante o período de osteointegração o Paciente pode utilizar uma prótese xa provisória, que será depois substituída pela prótese de nitiva.

Se pretende colocar um implante, não se esqueça: o sucesso do implante também dependerá, em grande parte, dos cuidados do Paciente após a cirurgia. A higiene oral do Paciente em casa é o fator mais determinante para o sucesso de um implante a longo prazo.

Para se assegurar de que se adapta bem aos novos dentes e de que não terá problemas no futuro, siga as instruções do seu Médico Dentista e consulte-o regularmente.

Não existem mais passos no processo?
Então, o Paciente sai do consultório sem dentes sobre o implante?
13 INSTITUTO DE IMPLANTOLOGIA AVANÇADA

MEDO E ANSIEDADE DERRUBAR AS BARREIRAS AO SEU SORRISO

Quem sofre de ansiedade, pode muitas vezes ver o seu dia-a-dia comprometido por esta barreira emocional. E, quando essa ansiedade é exponenciada, por exemplo, pela visita a uma clínica de Medicina Dentária, pode mesmo gerar situações perigosas para os Pacientes. Levando-os a recusar ou a não procurar tratamento. Mesmo quando precisam. Se sofre de ansiedade ou de odontofobia, saiba que não existe a necessidade de passar por esse sofrimento para recuperar oseu Sorriso natural.

01
ABC DA IMPLANTOLOGIA 14

AS CAUSAS DO MEDO

A Odontofobia é um problema caracterizado por uma fobia extrema aos Médicos Dentistas e aos cuidados de Medicina Dentária. Pode ser despoletada por experiências traumáticas que o Paciente tenha vivido. Ou pode ter origem na memória que todos partilhamos, tendo passado por isso ou não, dos tempos em que os tratamentos dentários eram um verdadeiro lme de terror.

A Ansiedade é uma emoção capaz de gerar sintomas físicos. É caracterizada por sentimentos de preocupação e

insegurança, que podem ser acompanhados pelo aumento da pressão arterial, da frequência cardíaca, sudação, boca seca, tonturas e tremores. Em termos evolutivos, esta emoção desempenha um papel muito importante: preparar-nos para enfrentar uma situação de perigo. Mas, quando surge em ambientes onde as reações de fuga ou de ataque não são justi cadas, a ansiedade pode tornar-se num enorme transtorno, gerando sofrimento desnecessário.

A COLOCAÇÃO DE IMPLANTES É UM PROCEDIMENTO SIMPLES HOJE EM DIA. NÃO CAUSA QUALQUER TRAUMA NEM TRANSTORNO AOS PACIENTES. O que pode provocar a sua ansiedade
15 INSTITUTO DE IMPLANTOLOGIA AVANÇADA
– Dr. Tiago Balseiro

NÃO TEM DE SOFRER.

Mesmo para problemas do foro psicológico, um Médico Dentista experiente, quali cado e dedicado terá soluções. Estivemos à conversa com o Dr. Tiago Balseiro, Diretor Clínico do Instituto Just-Smile, para saber como ajudam os Pacientes de Implantologia mais receosos a ultrapassar os seus medos.

Na área clínica de Implantologia, é impossível não falar sobre Cirurgia. E para pessoas mais ansiosas, pode ser um pouco assustador…

Só o nome já deixa logo as pessoas um pouquinho de pé atrás… Sim, [a colocação de implantes] é uma cirurgia. É considerada uma cirurgia menor, na maior parte dos casos, mas ainda assim é uma cirurgia. Mas há que desmisti car: a colocação de implantes é um procedimento simples hoje em dia. Não causam qualquer trauma nem transtorno aos Pacientes.

Ainda chegam muitos Pacientes ao Instituto Just-Smile com muito medo dos tratamentos?

Ah, sim, claro. Chegam-nos todos os dias pessoas muito receosas. Há que desmisti car. Há que tentar perceber o porquê do medo do Paciente, tentar tranquilizá-lo. E a partir daí estabelecer uma relação de con ança para que possamos proceder com um tratamento e caz e que resolva duas coisas: os problemas dentários e o problema do trauma.

Além da con ança que procuram transmitir, para casos mais extremos, têm outros métodos que permitam aliviar esse sofrimento no Paciente?

A primeira coisa, e que é sempre fundamental, é tranquilizar o Paciente. Conversar com o Paciente. Perceber um pouco de onde vem esse trauma. Passou-se alguma coisa? Ou é apenas um trauma inerente que vem desde criança? Depois, temos de balizar se é uma pessoa que já ultrapassou ou que facilmente ultrapassa este tipo de problema, ou se é uma pessoa que tem mais di culdade em ultrapassá-lo. Para quem tem mais di culdades, existem duas grandes soluções: a toma de um ansiolítico leve antes da consulta ou a sedação consciente.

A PRIMEIRA COISA, E QUE É SEMPRE FUNDAMENTAL, É TRANQUILIZAR O PACIENTE. CONVERSAR COM O PACIENTE. OUVIR AS SUAS EXPETATIVAS E OS SEUS MEDOS.
DR. TIAGO BALSEIRO | DIRETOR CLÍNICO
CP n.º 5946 16
Fale com o seu Médico Dentista

A SEDAÇÃO CONSCIENTE

Uma solução simples para medos complexos

E o que é a Sedação Consciente?

É um procedimento muito simples. Ouvimos falar em “sedação consciente”, e pode assustar, mas é mesmo muito simples. É um método em que o gás oxido nitroso misturado com oxigénio, em proporções que vão variando de pessoa para pessoa, é inalado e provoca uma depressão mínima da consciência do Paciente.

Que efeitos tem este tipo de sedação?

Entramos num estado mais relaxado, mais tranquilo, apesar de conservarmos todos os nossos re exos protetores. Conservamos a nossa consciência, a nossa capacidade de resposta a estímulos quer verbais, quer físicos. Quando se toca, quando se conversa, quando se fala com a pessoa, está acordada. Está apenas num estado mais sedado, mais relaxado. Mas sempre consciente.

E qualquer Paciente pode submeter-se a esse método? Existem contraindicações?

Em Medicina, nem nunca, nem sempre. “Todos” ou “nenhuns” são palavras que nunca podemos utilizar. Mas são raros os Pacientes para os quais está contraindicada a Sedação Consciente.

A Sedação Consciente é um método anestésico muito antigo. Foi o primeiro a ser inventado. Nós em Portugal não temos muito este hábito, mas, por exemplo, nos Estados Unidos, utiliza-se para quase todos os tratamentos dentários. É um método muito seguro.

Se existe uma grande contraindicação para a Sedação Consciente, será nos casos em que o Paciente, por qualquer motivo, não consegue inalar bem: pessoas com di culdades respiratórias, que não respirem pelo nariz, que tenham naquele momento uma gripe… Mas regra geral são problemas transitórios.

Falou em tratar-se de um método anestésico. Sendo assim, dispensa anestesia?

Depende do tratamento. Num tratamento mais ligeiro, podemos dispensar a administração da anestesia habitual. Mas, regra geral, não. Utilizamos anestesia habitual, mas o que acontece é que quando administramos a anestesia, a pessoa já está relaxada e não sente muito o que estamos a fazer. Conseguimos anestesiar na mesma, temos a certeza que o Paciente está confortável, e conseguimos tirar um pouco o efeito de outras substâncias que se encontram na anestesia.

17 INSTITUTO DE IMPLANTOLOGIA AVANÇADA
NOS ESTADOS UNIDOS, UTILIZA-SE PARA QUASE TODOS OS TRATAMENTOS DENTÁRIOS.

SABIA QUE…?

A adrenalina está presente na maioria das anestesias locais. É um poderoso vasoconstritor e permite uma absorção mais lenta da anestesia, aumentando a sua duração, e permitindo o uso de quantidades menores de solução.

COM A SEDAÇÃO CONSCIENTE CONSERVAMOS A NOSSA CONSCIÊNCIA, A NOSSA CAPACIDADE DE RESPOSTA A ESTÍMULOS QUER VERBAIS, QUER FÍSICOS. FICAMOS APENAS NUM ESTADO MAIS SEDADO, MAIS RELAXADO.

–Dr. Tiago Balseiro

Antes de se submeter ao método da Sedação Consciente, oPaciente necessita de fazer alguma preparação?

Não. Existe normalmente uma consulta de pré-sedação, onde avaliamos alguns parâmetros. Esses parâmetros servem principalmente para podermos perceber qual é a normalidade daquele Paciente e em que ponto é que está bem sedado, ou não. Estabelecemos ali um baseline para podermos averiguar o estado de sedação ideal. O único conselho que costumo dar ao Paciente é trazer roupas mais largas e frescas, porque há uma tendência para um bocadinho mais de sudação, a pessoa transpira um pouquinho mais.

Depois do tratamento dentário estar concluído, como é a recuperação do Paciente que se submeteu a Sedação Consciente?

É rapidíssimo. Todos já vimos aqueles vídeos no Youtube em que os Pacientes (principalmente estadunidenses) saem da consulta ainda sob o efeito da sedação. E riem-se, dizem umas parvoíces e os amigos e familiares lmam. Mas não precisamos disso. Basta ir revertendo a sedação no nal do tratamento, ir removendo o oxido nitroso e introduzindo mais oxigénio, até o Paciente passar a inalar quase 100% oxigénio. Em poucos minutos está totalmente recuperado, plenamente consciente e apto para fazer a sua vida normal.

18
19 INSTITUTO DE IMPLANTOLOGIA AVANÇADA

DENTES IMEDIATOS EM 24 HORAS A SOLUÇÃO ALL-ON-4®

Conheça um dos tratamentos que permite aplicar o protocolo de carga imediata.

IMPLANTOLOGIA AVANÇADA 20

Falámos com o Dr. João Costa, um Médico Dentista dedicado exclusiva mente à Implantologia, para saber mais sobre a técnica que veio revolucionar a reabilitação oral xa.

Podemos substituir todos os dentes numa única intervenção cirúrgica?

Dr. João Costa: Podemos, sim. Hoje em dia, através de algumas soluções de reabilitação com carga imediata, como é o caso do All-on-4®, é possível substituir a dentição completa de um Paciente em algumas horas. Este foi, provavelmente, um dos maiores avanços da Medicina Dentária desde o aparecimento dos implantes dentários.

O que é a carga imediata?

Dr. João Costa: Chamamos de carga imediata à colocação dos dentes xos provisórios sobre um ou mais implantes no mesmo dia em que é feita a cirurgia. Este procedimento evita a utilização de próteses removíveis durante o período de osteointegração dos implantes. O que permite um maior conforto para o Paciente.

Em que consiste o All-on-4?

Dr. João Costa: O All-on-4 é uma técnica que revolucionou a implantologia. É uma técnica cirúrgica com elevada previsi bilidade. Permite-nos colocar quatro implantes numa ou em cada uma das arcadas, de forma a xar as próteses dentárias que serão colocadas após a cirurgia, no próprio dia. As próteses colocadas são feitas à medida e de

A marca All-on-4® é uma marca registada propriedade da Nobel Biocare. Não pertence à Just-Smile, sendo apenas mencionada nesta revista como referência ao tratamento que apelida, por ser a designação utilizada por Médicos Dentistas e Pacientes em todo o mundo.

CP n.º 5115 O ALL-ON-4® É UMA TÉCNICA QUE REVOLUCIONOU A IMPLANTOLOGIA. 21 INSTITUTO DE IMPLANTOLOGIA AVANÇADA
DR JOÃO COSTA | A

acordo com os desejos do Paciente. E são o resultado de um planeamento prévio muito rigoroso. Estas próteses que colocamos são provisórias.Serão substituídas por dentes xos de nitivos, feitos num material diferente e mais resistente após o período de osteointegração. Ou seja, entre três a seis meses depois.

O que envolve esse planeamento prévio?

Dr. João Costa: Depois de avaliarmos o Paciente e de veri carmos que está apto a este tipo de procedimento, de nimos um plano de tratamento. Depois fazemos sempre uma consulta de pré-cirurgia para passarmos pelos passos seguintes com o Paciente e percebemos como será a dentição que este deseja obter. Por último, marcamos a cirurgia e passada uma semana os Pacientes tiram os pontos e fazem uma vida perfeitamente normal.

Mas sem osteointegração, como é possível colocar logo a prótese sobre os implantes?

Dr. João Costa: É possível porque os implantes são colocados em quatro posições muito especí cas. Essa é a grande diferença. Têm de ser implantes especí cos, com uma angulação concreta e atendendo a vários fatores técnicos que tornam a carga imediata possível. Estes fatores incluem o nível de estabilidade primária e o tipo de reabilitação protética que será colocada por cima. É uma técnica cirúrgica e protética muito precisa e com muito pouca tolerância para erros.

E pode-se comer alimentos sólidos no próprio dia, sem sentir dor?

Dr. João Costa Sim. É estranho, mas é verdade. Uma vez que as suturas estão cobertas pela prótese, pode mastigar no próprio dia sem o risco de rasgar os pontos. Se bem que recomendamos que, pelo menos nos primeiros dias, o Paciente faça uma dieta líquida e fria, para evitar in amações.

Mas relativamente a mastigar sem dor a explicação é simples: como a pressão da prótese é transmitida aos implantes e não à gengiva, mastigar não deverá causar desconforto. Não havendo transmissão da carga mastigatória, que passa a ser transmitida sobre os quatro implantes, o Paciente não sente dor.

Qualquer pessoa pode reabilitar o seu Sorriso através do All-on-4®?

Dr. João Costa: É algo que deve ser sempre avaliado por um ou mais Médicos Dentistas experientes. Mas o mais provável é que esse caso se adapte a um tratamento desta linha. Por isso, pessoas com próteses removíveis extensas, já desgastadas, pessoas com muita falta de dentes ou desdentados totais são todos possíveis candidatos à técnica All-on-4®. Existe uma pequena exceção de casos em que não é possível seguir esta via. Nessas situações, temos de partir para soluções um pouco mais complexas.

O ALL-ON-4® É UMA TÉCNICA CIRÚRGICA

COM ELEVADA PREVISIBILIDADE

– Dr. João Costa

22

TESTEMUNHO

Paulo Miranda, 50 anos, Paciente Just-Smile Substituiu todos os dentes superiores numa única intervenção e colocou uma prótese xa. E apesar de algum medo no início, o tratamento não podia ter corrido melhor para o Paciente Paulo Miranda, que vivia quase sem dentes há muitos anos. Pasteleiro e padeiro de pro ssão, este era um problema que lhe causava um grande transtorno.

Como foi o processo?

Mas sem dentes, conseguia fazer a sua vida normalmente?

que

era a operação, o desconhecido… Porque durante a vida sofri muito dos dentes. Mas a nal correu tudo bem! Não senti nenhuma dor… Foram impecáveis.

Há quanto tempo vivia com falta de dentes?

comecei a car com problemas de estômago por não mastigar. E era um constrangimento. Não podia ir comer a um restaurante com outras pessoas… Eu não ligo muito a essas coisas, mas sejamos realistas: a apresentação conta muito na vida de uma pessoa. Tive até várias propostas de trabalho recusadas por causa disso.

E agora com os dentes novos?

Agora, não! [risos] Até como coisas

que não comia antigamente porque não conseguia mastigar. A apresentação também já é outra coisa. Até recebi feedback dos clientes que diziam que estava muito bem.

Adaptou-se bem aos dentes xos?

23 INSTITUTO DE IMPLANTOLOGIA AVANÇADA

COMO O SEU SANGUE PODE AJUDAR A OBTER O SORRISO QUE DESEJA

Conheça as vantagens do Plasma Rico em Plaquetas

É exatamente o que leu no título. O seu sangue pode ajudar no seu tratamento de Implantologia. Podendo mesmo ajudar na regeneração óssea e de tecidos moles. Saiba de que forma.

IMPLANTOLOGIA AVANÇADA 24

O L-PRF TEM PROPRIEDADES QUE POTENCIAM A REGENERAÇÃO ÓSSEA E A CICATRIZAÇÃO. E PERMITE-NOS UTILIZAR COMPONENTES NATURAIS DO PRÓPRIO PACIENTE.

O Plasma Rico em Plaquetas é algo que conseguimos obter através da centrifugação do nosso sangue. E que acarreta várias aplicações e benefícios para o organismo humano. Desempenhando também um papel importante em Implantologia e Cirurgia Oral. Entenda tudo num artigo que contou com a participação da da Dra Luísa Gordalina, Médica Dentista na equipa de Reabilitação Estética do Instituto Just-Smile.

O que é o L-PRF?

L-PRF é Plasma Rico em Fibrina e Leucócitos. É uma modi cação do plasma rico em plaquetas (PRP) desenvolvido originalmente em França por Joseph Choukroun. É, portanto, um concentrado plaquetário que se consegue obter quando submetemos uma amostra de sangue do próprio Paciente a um processo de centrifugação muito especí co. Deste processo resulta um bioativo natural rico em uma matriz de brina autógena com plaquetas e leucócitos (ou glóbulos brancos), que sabemos ser compatível com o Paciente.

pecí cas. Os glóbulos vermelhos são separados do restante soro e camos com glóbulos brancos e plaquetas ativadas , que libertam inúmeros elementos com citocinas e fatores de crescimento.

FATORES DE CRESCIMENTO: O QUE SÃO?

Os fatores de crescimento são proteínas libertadas pelas plaquetas que, entre outras funções, promovem a formação de vasos sanguíneos e a proliferação celular.

Nesses casos, quais são as vantagens de aplicar o L-PRF?

Em primeiro lugar é uma técnica simples, indolor e totalmente natural. Comparativamente a algumas membranas de colagénio laboratoriais, as membranas de brina são um biomaterial resistente forte e fácil de aplicar. São muito aderentes e funcionam como um adesivo natural. Sendo exíveis e adaptando-se a formas anatómicas. O L-PRF tem propriedades que potenciam a regeneração óssea e a cicatrização. E, utilizando componentes naturais do próprio paciente sabemos que a sua aplicação não irá provocar uma resposta imunológica. Com este concentrado de plaquetas temos a possibilidade de minimizar a toma de antibióticos.

Sim, claro. No dia da cirurgia, em gabinete médico, faz-se a colheita da amostra do sangue do Paciente. De seguida, os tubos de ensaio são colocados numa centrifugadora e submetidos a rotação numa direção, tempo e velocidade es-

O L-PRF pode ser utilizado em todo o tipo de cirurgia orais. Habitualmente utilizamos a matriz como membrana em zonas de enxertos ósseos ou de tecidos moles. Pode ainda ser misturado com biomateriais, desde o osso autógeno (do próprio Paciente) ou heterógeno, xenógeno (preparado laboratorialmente) para ajudar em correcções ósseas, aumentos de volume ósseo, elevação do seio maxilar, preservação do alvéolo pós extração de um dente, enxertos e correcções gengivais, entre outros.

Que outras aplicações pode ter o Plasma Rico em Fibrina?

Com a evolução das centrifugadoras, conseguimos isolar cada vez mais componentes que ajudam na taxa de sucesso das cirurgias . Com o avanço do processo começámos também a obter I-PRF (plasma rico em brina injetável) que é algo que utilizamos muito para o alívio da sintomatologia da disfunção da articulação temporo mandibular.

Pode falar-nos um pouco sobre todo o procedimento?
E de que forma se utilizam esses componentes?
25 INSTITUTO DE IMPLANTOLOGIA AVANÇADA

Testemunho

de Carina Machado Paciente

Just-Smile

Com uma enorme simpatia e sempre muito sorridente, quem hoje conhece a Carina vê imediatamente uma mulher otimista e de bem com a vida. Mas, infelizmente, a vida não permitiu que fosse sempre assim:

“Comecei com problemas nos dentes há muitos anos. Fui a vários dentistas. Primeiro disseram que tinha falta de esmalte. Depois era falta de cálcio. O que é certo é que os dentes começaram a deteriorar-se e a desfazer-se. E depois de engravidar ainda foi pior…” recordou Carina, com tristeza.

Começou a perder muita da sua dentição natural. E os dentes com que cou faziam-na não gostar de se ver ao espelho.

“Tapava a boca para falar. Era muito incomodativo para mim mostrar os dentes a outras pessoas. Sentia-me muito mal, mesmo”, contou.

Habituada a colocar os outros em primeiro lugar, Carina acabou por deixar a situação arrastar-se por muito tempo.

O PRIMEIRO PASSO PARA A RECUPERAÇÃO

Com o bem-estar dos lhos em mente, considerava que um investimento no seu Sorriso não tinha lugar no seu orçamento familiar. Mas foram precisamente

as duas crianças que zeram Carina perceber que só podia dar o melhor de si se estivesse de bem consigo mesma.

“Há um ano e pouco, na brincadeira com a minha lha, ela disse-me: ‘oh mãe, porque é que tens os dentes estragados?’… E ouvir aquilo doeu”, contou, comovida: “A partir daí, decidi que tinha de dar a volta”.

Percebendo que não podia desistir de si mesma, acabou por visitar o Instituto Just-Smile. Encontrou opções denanciamento reguladas em matéria de Saúde que lhe permitiriam nalmente tratar-se. E ao conhecer a equipa médica, percebeu que era ali que iria recuperar o seu Sorriso.

ERA MUITO INCOMODATIVO PARA MIM MOSTRAR OS DENTES A OUTRAS PESSOAS. […]

26

JUST SMILE

FAZ-ME SORRIR

Carina Machado é um exemplo de coragem. Mãe de duas crianças e educadora infantil, deixou de gostar de si há vários anos. E um Sorriso muito deteriorado estava por detrás da sua falta de autoestima. Mas tudo mudou quando conheceu a equipa cirúrgica do Instituto Just-Smile.

SEU
|
Histórias de superação contadas pelos Pacientes A IMPORTÂNCIA DE NUNCA DESISTIR DO
SORRISO
27

“Conversei muito com o Dr. Tiago, antes de fazer o que fosse. Ele pôs-me sempre completamente à vontade, explicou-me tudo, o que ia fazer, como ia ser, o que ia sentir”, disse Carina.

MUDAR O RUMO A UMA VIDA

Responsável pelo caso da Carina Machado, o Dr. Tiago Balseiro falou sobre a sua abordagem ao problema:

“Cada Paciente é uma pessoa, que fala, que ri, que chora. Traz consigo as suas expectativas, os seus medos. A nossa obrigação enquanto médicos dentistas é também saber escutar. Porque as pessoas chegam aqui às vezes muito debilitadas, com a autoestima muito destruída. E temos de saber ouvir o Paciente e apresentar-lhe a melhor solução para si. E de lhe transmitir con ança, acima de tudo”.

Depois de realizar todos os exames e de fechar o plano de tratamento, o processo foi rápido.

“De forma a garantir o maior conforto à Carina e de corrigir o trauma provocado por anos a esconder a boca, zemos uma reabilitação total xa da arcada superior. Colocámos uma prótese sobre implantes com carga imediata. Na arcada inferior colocámos locators para estabilizarmos uma sobredentadura”, começou por explicar o Dr. Tiago Balseiro.

28

"Depois de termos visto e revisto o plano e tratamento, de termos a certeza que a Carina estava 100% confortável com todo o processo, e de termos escutado todas as suas preferências e avaliado todos os parâmetros técnicos, marcámos a cirurgia. E, no próprio dia, a Carina saiu de cá com dentes novos”, concluiu o Médico Dentista, que conta com mais de 15 anos de experiência na área de Implantologia.

DENTES NOVOS, SEM DOR

Substituir uma arcada completa com implantes dentários pode parecer um tratamento invasivo e doloroso. E era mesmo essa a expectativa da Carina. Mas acabou por veri car por si própria que a recuperação pode ser fácil:

“Fiz a cirurgia de manhã, z o recobro aqui no Instituto à tarde, e saí daqui eram 19h e pouco com a dentição já colocada”, começou por contar: “Depois passei muito bem. Os conselhos que nos são dados são ótimos. Se os seguirmos, não sentimos dores. Coloquei gelo de meia em meia hora, para não inchar e para não doer. Tomei a medicação que me indicaram, conforme pediram. Percebi que se nós zermos o que os médicos dizem a dor não acontece.”

O que são locators?

Os locators são pilares retentores de próteses que se colocam sobre implantes dentários. São usados como peça de encaixe para as sobredentaduras (ou próteses semi xas). Ajudam a estabilizar a prótese, evitando fricção ou movimento. Garantido assim um maior conforto para os Pacientes.

AGORA POSSO FAZER A VIDA NORMALMENTE. E SORRIO COM VONTADE PARA OS MEUS MENINOS QUE ERA UMA COISA QUE EU JÁ NÃO FAZIA. 29 INSTITUTO DE IMPLANTOLOGIA AVANÇADA
Carina Machado

TEMOS DE SABER OUVIR O PACIENTE E APRESENTAR-LHE A MELHOR SOLUÇÃO PARA SI. E DE LHE TRANSMITIR CONFIANÇA, ACIMA DE TUDO.

VIDA NOVA NUM ÚNICO DIA

Depois de vários anos a esconder-se, Carina conseguiu nalmente recuperar o Sorriso com que sempre sonhou. E não deixou que quaisquer receios a demovessem.

30

“A equipa que encontrei, a con ança que sentia nas pessoas, o à vontade em que me deixaram... Não tenho palavras. O facto de até a minha lha de seis anos ter sido envolvida no processo e ter ajudado a escolher os dentes da mãe… não queria ter sido tratada em mais nenhum sitio”, contou Carina.

“Agora posso fazer a vida normalmente. E sorrio com vontade para os meus meninos que era uma coisa que eu já não fazia”, concluiu, emocionada pela situação em que vivia.

ASSISTA A OUTROS TESTEMUNHOS EM: justsmile.pt/testemunhos

Se o seu Sorriso não corresponde ao Sorriso dos seus sonhos, não desista. Fale com um Médico Dentista experiente e que saiba ouvi-lo. Um Sorriso novo pode ser uma realidade ao seu alcance. Hoje em dia, existem soluções para todos. Só precisa de ajuda para encontrá-las.

Ortopantomogra a inicial
31 INSTITUTO DE IMPLANTOLOGIA AVANÇADA
Ortopantomogra a com implantes

JUST SMILE | FAZ-ME SORRIR Histórias

UMA SOLUÇÃO INESPERADA

Durante muitos anos, sofreu com dores de cabeça fortes que lhe provocavam muitos transtornos no seu dia-a-dia. A causa fora atribuída a uma sinusite. Mas foi na Implantologia Avançada que encontrou a solução.

32
de superação contadas pelos Pacientes

Testemunho de Elisabete Rodrigues

Paciente Just-Smile

Viveu emigrada na Alemanha durante muitos anos. E quando nalmente chegou a altura de se reformar, regressou a Portugal pronta para desfrutar da sua vida. Mas um problema antigo teimava em não deixar Elisabete gozar plenamente esta nova etapa.

“Sempre tive muitas dores de cabeça. Dores muito fortes mesmo. Disseram-me que tinha uma sinusite crónica.”, começou por explicar Elisabete. “Às vezes chegava a ter de fazer antibiótico várias vezes no mesmo ano. E isso não é nada bom porque as bactérias vão ganhando resistência.”

A dada altura, devido à pressão forte que sentia em todo o rosto, que lhe chegava a apanhar a zona dos maxilares, começou a pensar se a origem das suas dores não poderia estar nos seus dentes: “Fui a vários dentistas. Eles viam-me e diziam que estava tudo bem com os dentes e que as dores vinham mesmo da sinusite. Mas era uma dor tão forte que já estava a car desesperada.”

Acabou por encontrar uma Médica Dentista que veri cou que Elisabete tinha as gengivas in amadas. Fez um uma ortopantomogra a, um raio-x panorâmico que permite visualizar toda

a boca do Paciente, e con rmou-se que a in amação estava não só presente nas gengivas, como também afetava as raízes dentárias. “Só tenho a agradecer à Médica que me viu. Pela primeira vez viram realmente qual era o meu problema e disseram-me que havia solução. Só isso já foi um alivio”, contou Elisabete, atualmente feliz com desfecho do seu caso.

A ESPERANÇA REENCONTRADA NA CADEIRA DE DENTISTA

A solução para o caso de Elisabete Rodrigues passava por um tratamento de Implantologia Avançada e Cirurgia Oral, um procedimento que embora pareça simples na perspetiva do Paciente, envolve técnicas muito precisas e mãos experientes.

AS MINHAS DORES PODIAM ESTAR RELACIONADAS COM ISSO [RAÍZES DENTÁRIAS INFLAMADAS]

- Elisabete Rodrigues

33 INSTITUTO DE IMPLANTOLOGIA AVANÇADA

NÃO PODÍAMOS DEIXAR QUE A PACIENTE CONTINUASSE A SOFRER QUANDO EXISTEM SOLUÇÕES.

"A Dra. falou-me no Instituto Just-Smile. Falou com os Médicos de lá e fui a uma consulta de avaliação. O Dr. Tiago, que me tratou desde o início, voltou a repetir os exames todos e con rmou o que a outra Dra. tinha dito. As minhas dores podiam estar relacionadas com isso”, explicou a Paciente.

Apesar de no Instituto Just-Smile todos os Pacientes serem acompanhados por uma equipa de cirurgiões, foi o Dr. Tiago Balseiro quem lidou mais de perto com o caso de Elisabete. Com centenas de Pacientes tratados na área clínica de Implantologia, dedicou-se deste início à missão de aliviar o desconforto sentido pela Paciente.

34

“A Sra. Elisabete, apesar das dores que sentia, é uma pessoa alegre e cheia de vitalidade. A nossa obrigação era oferecer-lhe uma solução para o problema de que se vinha a queixar há muito tempo. Se os antibióticos não estavam a ajudar a manter o problema controlado, tinha de se tentar outra abordagem. Não podíamos deixar que a Paciente continuasse a sofrer quando existem soluções”, Dr. Tiago Balseiro

SI N USITE E A S AÚDE ORAL

De facto, pode parecer estranho, mas problemas de sinusite podem ter origem nos nossos dentes. E infelizmente nem sempre é possível identificar a causa a olho nu.

“Extraímos todas as raízes inflamadas para eliminar a infeção. E como a Sra. Elisabete já tinha uma prótese removível na arcada inferior e desejava trocar por uma solução fixa, optámos por proceder com a colocação bi-maxilar de próteses imediatas sobre implantes. O que significa que no mesmo dia em que fizemos a cirurgia para a colocação dos implantes, colocámos também duas próteses completas”, clarificou Tiago Balseiro: “Substituímos todos os dentes da Paciente, superiores e inferiores, num único dia”.

UMA PESSOA TEM OUTRA QUALIDADE DE VIDA. TEM SIDO ESPETACULAR. E O DR. TIAGO… NÃO TENHO PALAVRAS PARA AGRADECER. ALIÁS A ELE E AOS OUTROS MÉDICOS TODOS. -Elisabete Rodrigues 35 INSTITUTO DE IMPLANTOLOGIA AVANÇADA

E graças a essa abordagem, Elisabete deixou de sentir dores de cabeça: “Logo no dia em que meti os implantes as dores de cabeça começaram a desaparecer. E o que é certo é que desde aí que nunca mais tive dores de cabeça”, contou.

“E estou muito bem. Estou com os quatro implantes em cima e com outros quatro em baixo. E não tive dores na cirurgia”, adiantou a Paciente do Instituto de Implantologia Avançada. “E mastigo bem, como bem [risos]. A prótese está bem presa”. E mesmo em relação aos novos dentes, Elisabete não esconde a sua satisfação:

“Eu antes tinha uma prótese [removível] em baixo. Só o facto de agora não ter de andar sempre a tirá-la para a limpar e poder comer sem sentir a prótese a mexer-se… Não tem nada a ver. Uma pessoa tem outra qualidade de vida. Tem sido espetacular. E o Dr. Tiago… não tenho palavras para agradecer. Aliás a ele e aos outros médicos todos.”

ASSISTA A OUTROS TESTEMUNHOS EM: justsmile.pt/testemunhos 36

SUBSTITUÍMOS TODOS OS DENTES DA PACIENTE, SUPERIORES E INFERIORES, NUM ÚNICO DIA.

Se sofre de dores de cabeça crónicas e não tem a certeza da causa, além do seu Médico de Família, não deixe de visitar o seu Médico Dentista. A origem pode não ser tão óbvia como parece. E se a causa estiver nos seus dentes, não existe necessidade de prolongar o seu sofrimento. Hoje, existem soluções.

37 INSTITUTO DE IMPLANTOLOGIA AVANÇADA
GRANDE ENTREVISTA HOJE EM DIA JÁ CONSEGUIMOS CHEGAR A PRATICAMENTE TODAS AS PESSOAS COM IMPLANTOLOGIA.
38
DR. TIAGO BALSEIRO, C. P. Nº 5946

À conversa com o Diretor Clínico do primeiro Instituto português a vocacionar-se em exclusivo em tratamentos integrais de Implantologia Avançada., ficámos a saber mais sobre a evolução da área clínica de Implantologia. E recebemos algumas luzes sobre o que o futuro nos espera.

A Implantologia e a Cirurgia Oral são duas áreas muito complementares. E são áreas que parecem não ter m: há sempre uma nova técnica, uma nova ideia. Além disto, englobam uma série de incógnitas que sempre me fascinaram. Porque é que um mesmo tratamento pode funcionar num Paciente e não funcionar noutro? Porque é que um mesmo processo pode ter resultados diferentes? Pareceram-me ser áreas onde havia sempre muito debate e colisão de ideias. E isso sempre me intrigou.

Então gosta de investigação?

Não gosto de não saber. Quando não sei alguma coisa sinto-me impelido a procurar uma resposta. Fico preocu-

EM IMPLANTOLOGIA, MAIS IMPORTANTE QUE A NOVIDADE, É TER UMA POSTURA CRÍTICA PARA GARANTIR QUE EFETIVAMENTE APRESENTAMOS A MELHOR SOLUÇÃO A CADA UM DOS PACIENTES

pado por não saber e tenho de ir estudar e descobrir o que está a ser dito e feito sobre aquela matéria. Às vezes tenho até de ir descobrir o que é que ainda não sei, para poder encontrar a resposta.

E já se dedica a estas duas áreas há muito tempo…

É verdade. Desde que acabei a faculdade que percebi que este era o meu caminho. Aliás, que ninguém me oiça [risos], mas cheguei a faltar ao último dia da faculdade de Medicina Dentária para poder ir a uma formação de Implantologia. Na minha altura, o ensino superior desta área ainda era muito limitado. E sentia ali uma lacuna grande no meu conhecimento. Já lá vão um pouquinho mais de 15 anos.

Porque decidiu enveredar pelas áreas da Implantologia e Cirurgia Oral?
39 INSTITUTO DE IMPLANTOLOGIA AVANÇADA

A REABILITAÇÃO FIXA TROUXE UM CONFORTO AO PACIENTE QUE NÃO SE ALCANÇA COM A REABILITAÇÃO REMOVÍVEL.

Como tem evoluído a Medicina Dentária e, mais especi camente, a implantologia ao longo destes 15 anos?

Na Medicina Dentária surge muitas vezes aquilo a que eu chamo o pacote “Maravilhoso”, que é uma determinada técnica ou um determinado material que vai resolver vários problemas e vai ser muito melhor do que aquilo que tínhamos anteriormente. E a verdade é que nem sempre é assim. É necessário estarmos muito atentos e termos um ltro para estas novas técnicas e novos materiais. Pelo menos é esse o meu ponto de vista: tenho sempre um bocadinho o pé atrás com tudo antes de poder testar e saber quais vão ser os efeitos subsequentes. E acho que em Implantologia, e em Medicina Dentária no geral, mais importante que a novidade, esta postura critica é fundamental para garantir que efetivamente apresentamos a melhor solução a cada um dos pacientes.

E consegue falar-nos sobre algumas técnicas e materiais que surgiram e que tenham sido verdadeiramente inovadores?

Claro que sim. Houve muitos avanços positivos. A nível de materiais temos tido inovações enormes, com a utilização de polímeros cada vez mais resistentes na produção protética. Os implantes tiveram uma evolução enorme: temos cada vez mais tipos de implantes com transformações ao nível do corpo dos implantes, das conexões dos implantes…

E essas inovações são sentidas pelo Paciente?

Em relação aos materiais, se calhar não sente no imediato. Sentimos mais nós, os pro ssionais, que estamos a oferecer àquele Paciente muito mais do que podíamos ter oferecido há alguns anos. O Paciente não tem um conhecimento alargado sobre os materiais que

40
– Dr. Tiago Balseiro

A EVOLUÇÃO PERMITE-NOS IR ACOMPANHANDO MELHOR O

AO

DA

POIS A MELHOR SOLUÇÃO PARA SI HOJE PODE JÁ NÃO SER A MELHOR AMANHÃ.

utilizamos. Nós é que sabemos o que estamos a oferecer de melhor àquele Paciente. Porque só por ser a solução mais recente, não signi ca que seja a melhor para todos.

De uma forma geral, quais são os grandes benefícios que a Implantologia e a reabilitação xa trouxeram aos Pacientes?

A área da Implantologia já é muito mais abrangente do que há 40 anos, quando começou a surgir. Hoje em dia já conseguimos chegar a praticamente todas as pessoas com Implantologia. O que esta área trouxe de bom, em primeiro lugar, foi a opção: a opção de uma determinada pessoa com um determinado problema poder ter os seus dentes recolocados no modo mais natural possível. A Implantologia permitiu ainda que certas pontes, que nos obrigam a sacri car alguns dentes para que quem estabilizadas, começassem a cair em desuso. Com os implantes, os dentes saudáveis permanecem saudáveis e os que precisam de ser substituídos podem ser xos sem dani car os restantes. E claro, a reabilitação xa trouxe ainda um conforto ao Paciente que não se alcança com a reabilitação removível.

E o que acha que a Implantologia e a Cirurgia Oral nos irão trazer no futuro?

Cada vez mais a terapia genética dá passos largos no sentido de nos prolongar a vida, a dos nossos órgãos…. Creio que, talvez não no nosso tempo, mas no futuro, os materiais protéticos que usamos irão tornar-se obsoletos porque vamos conseguir criar dentes através de células especi cas. Vamos conseguir colocar essas células num determinado sítio, aguardamos uns dias, e nasce ali um dente novo. Acho que este é o futuro dos futuros. Neste momento, nos próximos anos, acho que o digital vai ter cada vez mais lugar na Medicina Dentária, como já tem vindo a acontecer. Mas acho que a presença do Médico Dentista vai ser sempre necessária, porque lá está: cada caso é um caso, e o que funciona num Paciente pode não funcionar noutro. É preciso estar perante o problema e ter capacidade de decidir a cada momento qual o passo seguinte. Porque, por muito planeamento que façamos, é sempre necessário alterar nem que seja um ponto durante a cirurgia. E, para decidir, o Médico Dentista vai ser sempre fundamental.

41 INSTITUTO DE IMPLANTOLOGIA AVANÇADA
PACIENTE
LONGO
VIDA.

FUTURO HOJE

OS DENTES DEFINITIVOS PODEM CRESCER NOVAMENTE?

Imagine que tinha um problema num dente e ele, simplesmente, voltava a crescer como novo. A hipótese de termos uma terceira dentição tem-nos fascinado desde sempre. E até hoje, não tem passado de uma teoria. Mas pode deixar de o ser. Entenda melhor a investigação que tem sido desenvolvida em torno das células estaminais.

Parece mentira, mas já esteve mais longe de ser uma realidade. Numa altura em que cerca de 70% dos portugueses têm falta de dentes, a ciência caminha a passos largos para tornar o processo de substituição mais simples do que nunca. E depois das soluções de Implantologia, o futuro pode passar pelas células estaminais. Já ouviu falar desta investigação?

O que são células estaminais?

As células estaminais são células que têm o potencial de se diferenciar em qualquer tipo de célula. Por outras palavras, podem originar osso, músculos e órgãos. Para além disso, apresentam a capacidade de se autorrenovarem e de se multiplicarem quase in nitamente. E, por isso, têm sido alvo de vários estudos para a melhoria de tratamentos e

para a cura de muitas doenças. Recentemente, estas células foram associadas a uma descoberta que pode revolucionar a Medicina Dentária, com vários investigadores a estudarem a criação de um dente novo. Conseguido através das células do próprio Paciente.

Que estudos têm sido feitos?

A investigação tem sido desenvolvida a vários níveis e em todo o mundo, em termos de aplicabilidade no corpo humano. Têm sido estudadas soluções para resolver problemas em todo o organismo: musculares, nos ossos e nos órgãos. E é empolgante perceber que, se a ciência avançar neste sentido, não só será possível conseguir dentes novos, como curar doenças degenerativas, por exemplo. Será um passo revolucionário para a Medicina.

42

Quais serão os Benefícios?

Existem vários benefícios. Mas o principal é que deixará de ser necessário usar elementos arti ciais. Passamos a ter acesso a elementos biológicos, feitos com as nossas próprias células. No fundo, é como se tivéssemos uma terceira dentição. Temos a dentição de leite, a dentição de adulto e poderíamos vir a desenvolver uma terceira dentição, criada desta forma.

O que nos reserva o futuro?

Se esta tecnologia avançar, vamos conseguir desenvolver dentes novos e nossos. Portanto, qualquer outro tratamento de colocar implantes ou próteses, caria obsoleto. Porque não há nada melhor do que os nossos próprios dentes. E esse é sempre um grande desejo: podermos preservar o nosso Sorriso natural.

No entanto, esta tecnologia ainda se encontra numa fase de desenvolvimento muito inicial. Até ser possível criar um dente através de células estaminais e até termos acesso à tecnologia nas clínicas de Medicina Dentária, poder demorar 30, 40 ou 50 anos.

Felizmente, até lá, todos poderemos usufruir das soluções de Implantologia contemporânea. Que por si só já aparentam ser muitas vezes verdadeiros milagres da Medicina.

COM ESTA TECNOLOGIA, PODEMOS VIR A TER UMA TERCEIRA DENTIÇÃO. 43 INSTITUTO DE IMPLANTOLOGIA AVANÇADA

O 1ºInstituto português dedicado em exclusivo para as áreas clínicas de Implantologia Avançada.

Conheça o Centro Clínico que alia o bem-estar aos requisitos Médicos e Cl ínicos em linha com os padrões mais exigentes na Medicina Dentária.

CENTRO CLÍNICO
Ou
do
Rua Tomás da Fonseca, Torre G, Piso 6 1600-209 Lisboa
Marque já a sua consulta de avaliação, sem qualquer compromisso Marcação Online www.justsmile.pt
através
número* 210 537 117
Esperamos por si nas Torres de Lisboa
BEM-VINDO AO INST I T U TO J US T-SMILE!
-
* Custo de uma chamada para a
xa
44
-
rede
nacional

Corpo Clínico

EQUIPA DE CIRURGIA ORAL

Uma equipa composta pelos Médicos Dentistas e Cirurgiões Orais mais experientes do Instituto Just-Smile. Preparada com todos os meios necessários, e com o domínio pleno de técnicas avançadas de Implantologia e Cirurgia Oral, de forma a responder de forma individualizada a todas suas necessidades de tratamento.

N º 5946

EQUIPA DE INTERVENÇÃO CORRETIVA

Uma equipa médica vocacionada para tratamentos de Periodontologia, Endodontia e Ortodontia invisível, com Médicos Dentistas certi cados em Invisalign. Pro ssionais dedicados à sua Saúde Oral e cuja atuação é fundamental para assegurar o sucesso a longo prazo dos seus tratamentos de Implantologia ou Estética Dentária.

O 1º centro clínico vocacionado em exclusivo para as áreas clínicas de Implantologia Avançada.

EQUIPA DE REABILITAÇÃO ESTÉTICA

Uma equipa vocacionada para tratamentos com facetas dentárias, coroas protéticas sobre dente, branqueamentos, entre outros. Médicos Dentistas que atuam em articulação com as restantes equipas médicas ou de forma isolada, quando as suas necessidades de tratamento passam apenas pela harmonização do seu Sorriso.

Avançada, levou à criação de equipas multidisciplinares que

dentistas vocacionados para diferentes

Os tratamentos mais complexos que tratam os casos mais difíceis executados por
Dr. Tiago Balseiro Diretor Clínico C.P. Dr. Nuno Cintra Diretor do Conselh Cientí ico C.P. Nº 1369 Dr. Rui Henriques Implantologia e Cirurgia Oral C.P. N º 5478 Dr. André Furtado Reabilitação Oral e Estética Dentária C.P. Nº 8904 Dra. Luísa Gordalina Biomimética e Estética Dentária C.P. Nº 11379 Dra. Mória Neto Reabilitação sobre Implantes C.P. Nº 10810 Dr. Ricardo Cachinho Edodontia C.P. Nº 9665 Dra. Vanda Afonso Ortodontia C.P. Nº 6633 Dra. Ana So a Santos Periodontologia e Generalista C.P. Nº 9205
45 INSTITUTO DE IMPLANTOLOGIA AVANÇADA
Dr. João Costa Implantologia e Cirurgia Oral C.P. N º 5115

CURIOSIDADES

Passado recente

A possibilidade de ter dentes num dia foi uma inovação recente na aplicação de uma prótese

Dentistas Robots

país a conseguir fazer a colocação de implantes dentários sem intervenção

Fique a conhecer os factos mais estranhos e interessantes sobre Implantologia e Cirurgia Oral! Saúde Oral em Portugalqualquer dente em boca e a maioria não usa quaisquer dentes de

Implantes de osso

Há cerca de 2000 anos, as pessoas tentavam por vezes substituir dentes perdidos com dentes de origem animal, ou de outras

Biocompatibilidade do Titânio

A descoberta da biocompatibilidade do quaisquer sinais de resposta imunitária ecoberta que veio revolucionar o mundo da

46

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.