Issuu on Google+

PLANO DE NEGÓCIO : TEORIA GERAL WORKBOOK

Não é necessário imprimir esta página de instruções...

? Esta abordagem foi desenvolvida por Marcelo Nakagawa em 2007 em suas aulas de empreendedorismo e plano de negócio e

foi inicialmente publicada em 2009. ? Este documento é um material complementar do livro Plano de Negócio: Teoria Geral (Manole, 2011). ? É um material de trabalho que pode ser utilizado na organização das idéias, opiniões, análises e planejamentos que farão

parte do plano de um negócio nascente (startup). A lógica para a elaboração de um plano de um negócio existente tende a exigir a integração de outras práticas como o PDCA e o BSC. ? Pode ser útil em cursos de empreendedorismo e plano de negócio, em sessões de workshop de planejamento de novos

negócios ou mesmo, em concursos de planos de negócio e em trabalhos individual de interessados(as) em abrir um negócio próprio. ? Em sessões mais longas ou em atividades que considerem tarefas de casa, é possível utilizar todas as páginas deste

documento. ? Em sessões mais rápidas, a recomendação é que a maior parte da atenção seja concentrada na folha de trabalho que trata do

Rascunho do seu plano de negócio em pirâmide. ? Esta abordagem considera apenas as partes mais comuns em um plano de negócio. Dependendo do objetivo do plano é

preciso incluir partes adicionais como cronogramas, bibliografia, plano de contingências, currículos, detalhamentos, documentos legais, etc. ? Por fim, o processo de planejamento do negócio é mais importante que o plano em si. O caminho é mais importante que a

chegada em boa parte das situações em que um plano de negócio é elaborado. Impressão: Este material foi preparado para ser impresso em tamanho A3. Isto facilitaria a anotação de informações durante a sessão de workshop. Na impossibilidade da impressão em A3, este material também pode ser impresso em A4, mas exigira alteração na configuração da impressora para ajustar o documento ao tamanho da página utilizada.

www.bit.ly/planodonegocio


WORKBOOK

Oi! Eu sou a sua idéia de negócio!

Como monto um negócio sem plano de negócio?

Quais as partes de um plano de negócio?

Alguma empresa conhecida tinha um plano de negócio quando foi fundada?

Resultados (Financeiros) Time

Mas para ser uma oportunidade de negócio, preciso passar por alguns critérios!

Produção e operações

Marketing e Vendas

Empresa

Indústria e concorrência

Oportunidade

Produto / Serviço

Mercado consumidor

Não parece difícil...

Plano de negócio em pirâmide? O que é isto? Agora que eu acho que sou uma oportunidade, como eu viro um negócio? Dependendo do objetivo, preciso preparar um plano de negócio diferente? Devo considerar a expectativa de quem vai utilizar o plano? Será que preciso escrever um plano de negócio?

Hum? Pretendo montar um novo negócio? Tem um jeito mais simples para elaborar um plano de negócio?

Mas o que é um plano de negócio? Fonte: NAKAGAWA, Marcelo. Plano de negócio: Teoria Geral. Barueri: São Paulo, 2011

Será que todo negócio precisa de um plano?

Plano de negócio é sempre tudo igual?

www.bit.ly/planodonegocio


Opção 1

A partir da sua vivência

Quem é você? O que você sabe fazer? Quem você conhece?

Cópiar algo que já existe, insatisfações, têndencias de mercado?

idéia já existia em outro local ou contexto

você, ou se tiver sócios, você e seus sócios suas suas preferências competências

Opção 2

A partir do mercado

insatisfação com algum produto ou serviço

tendência de mercado

L

1 1

seu perfil para negócios

suas preferências com competência

O que você poderia fazer?

idéias a partir do mercado

Qual idéia o(a) motivaria? suas preferências com competência

2 2 idéias de negócios idéias compatíveis com o seu perfil

análise de mercado 3

análise de mercado

Quem poderiam ser seus primeiros clientes?

Por que haveria mercado para esta idéia?

3

“a” idéia de negócio “a” idéia de negócio

Está sem idéias para um negócio, dê uma olhada no site Springwise (www.springwise.com). Mas não vale a pena copiar, pura e simplesmente! Fonte: NAKAGAWA, Marcelo. Plano de negócio: Teoria Geral. Barueri: São Paulo, 2011

www.bit.ly/planodonegocio

Instruções: Este trabalho só faz sentido se você não tem uma idéia ou ainda não tem certeza sobre qual idéia irá escrever o plano de negócio. Neste caso, também é válido trocar idéias com pessoas que o(a) conhecem para selecionar uma que o(a) motive, de fato.

Geração de idéias de negócio


Fonte: NAKAGAWA, Marcelo. Plano de negócio: Teoria Geral. Barueri: São Paulo, 2011

Instruções: Imagine que você está na mesa de um bar com um amigo. Ele pede para que você apresente o negócio que está pensando em criar. Você pega um guardanapo e começa a rascunhar um desenho para explicar o que está pensando em criar. Ah! Você vai encontrar seu amigo duas vezes. A primeira é agora. Da segunda vez, seu plano de negócio já estará pronto! Será que os desenhos serão os mesmos?

Versão final*

Primeira Versão

Explicação do seu negócio em um desenho

* Após conclusão do plano de negócio

Mais informações sobre este exercício? Busque informações sobre Dan Roam e seu livro “The back of the napkin”.

www.bit.ly/planodonegocio


Busque o artigo Miopia de Marketing (Marketing Myopia) escrito pelo Prof. Theodore Levitt em 1960 na internet e responda a pergunta: “A Cacau Show vende chocolates?”

Será que há um tamanho de mercado “mínimo” para o seu negócio? E há um tamanho de mercado “máximo”? Você se contentaria em ter o maior negócio da sua cidade? E um investidor?

Tem benefício claro para o cliente?

É viável e rentável?

Atinge um tamanho de mercado é adequado?

É inovador ou diferenciado?

Fonte: Manual e-cobra, 2000

Quando você se tornou “viável” financeiramente? Isto tem relação com gerar fluxo líquido de caixa positivo? Será que a lucratividade esperada atende a expectativa de quem vai ler o plano?

Por que o seu negócio se diferenciará dos concorrentes? Isto será realmente percebido como uma vantagem decisiva para o cliente escolher sua empresa?

Quer uma receita de como identificar uma grande oportunidade de negócio? Busque o vídeo “Any big problem is a big opportunity” do investidor Vinod Khosla! Fonte: NAKAGAWA, Marcelo. Plano de negócio: Teoria Geral. Barueri: São Paulo, 2011

www.bit.ly/planodonegocio

Instruções: Nem toda idéia é uma oportunidade de negócio. E nem toda oportunidade de negócio para você é uma oportunidade para os outros. Antes de começar a escrever o plano de negócio, defina claramente o objetivo do plano e como a oportunidade de negócio deveria ser caracterizada para este fim.

Caracterização da sua oportunidade de negócio!


Quem executará os processos-chave? E quem ficará responsável pelos demais processos importantes para o bom funcionamento da empresa?

Investimento inicial: R$______________ Quanto que você “acha” que será o investimento inicial necessário para “abrir”o negócio? Em quanto tempo Payback: _______ meses “acha” que vai recuperar este valor? Quanto que você “acha” que será a taxa de retorno sobre o TIR:_______% a.a. investimento?

Quais são os processos-chave que a empresa terá que executar espetacularmente para se diferenciar no mercado?

Quais mercados consumidores serão priorizados no início das operações? Como a empresa chamará a atenção das pessoas deste público-alvo e as converterá em consumidores leais (e apóstolos)?

Resultados (Financeiros) Time

Produção e operações Qual é o propósito da existência (missão) da sua empresa? E como ela vai estar daqui a 5 anos (visão de futuro em métricas financeiras, de mercado, em relação a concorrência, aos stakeholders?)

Marketing e Vendas

Empresa

Oportunidade

Quais os pré-requisitos para que sua idéia possa ser considerada uma oportunidade de negócio?

Fonte: NAKAGAWA, Marcelo. Plano de negócio: Teoria Geral. Barueri: São Paulo, 2011

Quem são as empresas que oferecem o mesmo tipo de produto/serviço? E quem são as que oferecem soluções similares?

Indústria e concorrência

Produto / Serviço

Mercado consumidor

Quem serão os consumidores? Quais problemas/ necessidades têm hoje? Estão bem resolvidos?

Quais produtos/serviços que serão comercializados? E quais benefícios (por item) serão percebidos como críticos para a tomada de decisão do consumidor?

www.bit.ly/planodonegocio

Instruções: Este primeiro rascunho visa ajudá-lo(a) a organizar suas percepções iniciais na forma integrada de um plano de negócio. Como o desenvolvimento posterior de cada parte do plano, você poderá comparar suas percepções iniciais com suas decisões finais. É uma forma de avaliar seus avanços.

Rascunho do seu plano de negócio em pirâmide


Apresentação da oportunidade de negócio

Oportunidade Você começa seu plano de negócio pela “Apresentação da Oportunidade”. Alguns autores chamam esta parte de Sumário Executivo. Capriche! Esta será a primeira parte a ser lida pelos avaliadores. Não haverá uma segunda chance para causar uma primeira boa impressão!

Qual é questão-chave desta parte para atender o objetivo do seu plano de negócio?

Apresentação da Oportunidade, passo a passo: 1. Em uma ou duas frases, apresente o contexto em que sua ideia de negócio faz sentido. Explique que neste contexto há um problema ou uma necessidade do mercado consumidor que ainda não foi resolvido satisfatoriamente. 2. Explique como este problema/necessidade poderia ser resolvido e apresente a sua ideia de negócio. 3. Em seguida, explique como funciona a sua ideia de negócio. 4. Por fim, destaque os benefícios da sua ideia de negócio. Estes benefícios podem incluir vantagens competitivas, estimativas de lucratividade e rentabilidade do negócio, impactos sócioambientais etc.

O

Você precisa convencer o leitor de que sua ideia é uma grande oportunidade de negócio!

Resultados (Financeiros)

O

Time

O

Oportunidade

Sua ideia é uma oportunidade de negócio?

Fonte: NAKAGAWA, Marcelo. Plano de negócio: Teoria Geral. Barueri: São Paulo, 2011

=

Mercado consumidor

Uma ideia é uma oportunidade de negócio quando:

Produto / Serviço

Atinge um tamanho de mercado adequado!

Oportunidade

Tem benefício claro para o cliente!

Indústria e concorrência

É inovadora ou diferenciada!

Empresa

É viável e rentável!

Marketing e Vendas

Fonte: Manual e-cobra, 2000

Produção e operações

www.bit.ly/planodonegocio

Instruções: Em várias referências bibliográficas, esta parte aparece com Sumário Executivo ou Resumo Executivo. Isto nada mais é do que a apresentação da oportunidade de negócio para o público-leitor do plano. Considere a expectativa do leitor quando for elaborar esta parte!

O


Apresentação dos produtos e serviços

Produto/Serviço Após ter escrito a apresentação da oportunidade de negócio, você já pode escrever a “Apresentação do Produto (ou Serviço)”. Apresentação do Produto/Serviço, passo a passo:

Qual é questão-chave desta parte para atender o objetivo do seu plano de negócio?

1. Faça uma breve introdução para apresentar seu produto/serviço. 2. Apresente o produto/serviço, destacando primeiro o benefício para o público-alvo e, depois as características descritivas. Tente organizar o texto de forma ordenada, lógica e de fácil leitura. Caso tenha mais de um produto/serviço, utilize marcadores (bullet points) ou uma tabela. 3. Em geral, os dois tópicos acima já são suficientes para apresentar o produto/serviço quando este já estiver pronto para ser vendido. Se for necessário ainda desenvolver o produto/serviço, explique qual o estágio atual de desenvolvimento e como isto evoluirá. 4. Finalize a apresentação do produto/serviço com a análise da sua situação atual e como o produto/serviço evoluirá no futuro.

P

Você precisa convencer o leitor de que seu produto/serviço é diferenciado (ou inovador)! E que é ideal para capturar a oportunidade de negócio!

Resultados (Financeiros)

P

Time

S

Produto/Serviço

Seu produto ou serviço é genérico, diferenciado ou inovador?

Fonte: NAKAGAWA, Marcelo. Plano de negócio: Teoria Geral. Barueri: São Paulo, 2011

Produto Genérico

Mercado consumidor

Genérico

Produto / Serviço

QUALQUER UM PODE TER!

Oportunidade

G

Indústria e concorrência

Produto Diferenciado

Empresa

Produto Inovador

Marketing e Vendas

MENU

Produção e operações

www.bit.ly/planodonegocio

Instruções: A apresentação dos produtos e serviços é, antes de tudo, uma apresentação. Escreva levando em consideração quem é o público-leitor e o que ele entende sobre as peculiaridades dos produtos e serviços. Se julgar conveniente, utilize frameworks, fluxogramas e infográficos para melhorar a comunicação.

P


Análise do mercado consumidor Qual é questão-chave desta parte para atender o objetivo do seu plano de negócio?

Mercado Consumidor Antes de iniciar a Análise do Mercado Consumidor, é importante que você lembre que “toda análise precisa ter uma conclusão!”. E qual deve ser a conclusão da sua análise do mercado consumidor??? Análise do Mercado Consumidor, passo a passo: 1. Inicie com uma visão geral do mercado consumidor. Fale do perfil geral dos compradores do seu produto/serviço, mencione o tamanho do mercado: Quantos consumidores? Qual é o volume de dinheiro movimentado? 2. Depois explique como, estes consumidores estão segmentados ou agrupados. Isto pode ser feito por meio de uma tabela ou quadro. 3. Em seguida, apresente o segmento de mercado que você acha mais atrativo. Explique por que escolheu este segmento de consumidores. Comente os problemas ou necessidades deste nicho de mercado. Utilize tabelas e gráficos para organizar suas informações. Sua Análise do Mercado Consumidor precisa levar o leitor a concluir que há mercado (tem demanda!) para o seu produto/serviço; e que o tamanho deste mercado é bem atraente!

M Resultados (Financeiros)

M

Indústria e concorrência

Oportunidade

Produto / Serviço

Mercado consumidor

Fonte: NAKAGAWA, Marcelo. Plano de negócio: Teoria Geral. Barueri: São Paulo, 2011

Evolução do mercado consumidor ($ e quantidade)

M

Empresa

Segmentação de mercado

Mercado Consumidor

Marketing e Vendas

Você conhece seu mercado consumidor?

Produção e operações

Perfil do mercado consumidor

Time

www.bit.ly/planodonegocio

Instruções: Toda análise tem uma conclusão! Qual deve ser a sua conclusão nesta parte? Na análise do mercado consumidor, o benefício do seu produto tende a ser mais relevante para um ou alguns segmentos de mercado consumidor. Cabe a você priorizar os segmentos onde estão as melhores chances de sucesso!

M


Análise da concorrência Qual é questão-chave desta parte para atender o objetivo do seu plano de negócio?

Concorrência Como toda análise, a Análise da Concorrência precisa ter uma conclusão! E esta conclusão precisa ser algo parecido com “Há espaço na concorrência (para o produto/ serviço planejado)! E os empreendedores sabem como ocupar este espaço!” Análise da Concorrência, passo a passo:

C

1) Comece com uma explicação de como a concorrência no mercado consumidor em que vai atuar. O método de análise da concorrência “5 Forças de Porter” pode ajudar. 2) Depois, analise individualmente sua concorrência direta. Mencione quem são seus concorrentes diretos e cite seus pontos fortes e fracos. E quais são as ameaças e as oportunidades com relação a cada concorrente quando você iniciar, de fato, o seu negócio. Alguns autores chama isto de análise SWOT. 3. Por fim, faça uma análise com base nas informações contidas nas análises das 5 Forças de Porter e SWOT. As informações que você apresentou nas partes anteriores da análise da concorrência precisam levar o leitor a entender que há espaço na concorrência para o produto/serviço que você pretende lançar. E, como você conhece os pontos fortes e fracos e as ameaças e oportunidades da concorrência, você sabe como ocupar este espaço!

Resultados (Financeiros)

C

Time

Marketing e Vendas

Empresa

Indústria e concorrência

Produto / Serviço

Mercado consumidor

C

Oportunidade

Concorrência

Produção e operações

Fonte: NAKAGAWA, Marcelo. Plano de negócio: Teoria Geral. Barueri: São Paulo, 2011

www.bit.ly/planodonegocio

Instruções: Não afirme que “seu produto é inovador, logo não tem concorrência”. É possível que haja concorrentes que você não conheça e sempre haverá soluções semelhantes ou substitutas. Lembre-se ainda de que esta parte também é uma análise e a parte mais importante é o resultado (da análise).

C


Apresentação da empresa Qual é questão-chave desta parte para atender o objetivo do seu plano de negócio?

Empresa Depois que você analisou seu mercado consumidor e sua concorrência, você tem melhores condições de planejar a estratégia da sua empresa, afinal seu negócio precisa de uma estratégia para crescer! Apresentação da Empresa, passo a passo: 1) Comece com uma introdução bem rápida explicando a origem do seu negócio. Explique como tudo começou. 2) A seguir, explique o modelo de negócio da empresa (o que ela é, o que faz, como “ganha dinheiro”, por que é diferenciada/inovadora). 3) Em seguida, apresente a estratégia da empresa com a missão (propósito da empresa) e a visão (o que ela quer ser no futuro). Destaque as metas que você quer que sua empresa atinja (metas financeiras, de reconhecimento dos consumidores etc). 4) Por fim, apresente quem são os empreendedores que estão liderando a criação deste novo negócio. Cite formação acadêmica, experiiências profissionais e funções na futura empresa.

E

Quem lê o plano de negócio precisa se convencer de que sua estratégia de negócio está bem formulada e que os empreendedores são capazes de executar o que está sendo proposto!

Resultados (Financeiros)

E

Time

Marketing e Vendas

Empresa

Indústria e concorrência

Produto / Serviço

Mercado consumidor

E

Oportunidade

Empresa

Produção e operações

Fonte: NAKAGAWA, Marcelo. Plano de negócio: Teoria Geral. Barueri: São Paulo, 2011

www.bit.ly/planodonegocio

Instruções: Esta é a parte exige sabedoria do empreendedor. Releia o artigo Miopia de Marketing e reflita sobre qual é o seu negócio. Leia a missão de empresas “concorrentes” como Natura, O Boticário e Avon e analise qual é o “negócio” de cada uma. Crie uma visão de futuro que seja “missionária” e mensurável.

E


Plano de produção e operações

Produção e Operações O planejamento de Produção (ou Prestação de Serviços) e Operações é o primeiro dos planejamentos que você precisa incluir no seu plano de negócio.

Qual é questão-chave desta parte para atender o objetivo do seu plano de negócio?

Planejamento de Produção e Operações passoa-passo: 1) Faça uma introdução com a apresentação dos objetivos de planejamento de produção e operações. Isto deve estar atrelado à visão da da empresa e da expectativa de demanda. 2) Depois, explique como o produto será feito (ou o serviço será prestado). Utilize fluxogramas para apresentar as etapas desde a chegada da matéria-prima à entrega do bem ao consumidor. Se achar útil, também apresente o layout (planta) da empresa. 3) Destaque as vantagens dos processos apresentados no tópico anterior. Será que não seria possível inovar no processo de produção e operações? 4) Explique como estes processos contribuirão para que sua empresa atinja os objetivos do Planejamento de Produção e Operações.

O

O Planejamento de Produção e Operações precisa convencer o leitor de que os empreendedores sabem qual é a melhor forma de produzir/prestar o produto/serviço!

Resultados (Financeiros)

P

Time

Expectativa de demanda

Recursos a serem transformados • Materiais • Informações • Consumidores Recursos de entrada de transformação • Instalações • Pessoal

Indústria e concorrência

Contabilidade

Fonte: NAKAGAWA, Marcelo. Plano de negócio: Teoria Geral. Barueri: São Paulo, 2011

Etapa 2

Etapa 3

Etapa ...

Marketing e Vendas

Saída: Produtos e Serviços Consumidor

Legal

Informática

etc... Operações

O

Oportunidade

Mercado consumidor

Etapa 1

Desenvolvimento de Produto/Serviço

Processo de transformação

RH

Atividades de Suporte

Produto / Serviço

Recursos de entrada

Estratégia de Produção

Produção e Operações

Empresa

Marketing e Vendas

Como você produzirá seu produto? Ou prestará o serviço?

Produção

Produção e operações

www.bit.ly/planodonegocio

Instruções: Nem sempre os exemplos de grandes empresas encontrados nos livros podem ser úteis para empresas nascentes, mas mesmo assim, é possível fazer um bom plano de marketing e vendas com poucos recursos e muita criatividade.

P


Plano de marketing e vendas

Marketing e Vendas Você precisa pensar em como as suas decisões de produto, preço, praça e promoções farão com que sua empresa venda mais e melhor. Planejamento de Marketing e Vendas, passo a passo:

Qual é questão-chave desta parte para atender o objetivo do seu plano de negócio?

1. Inicie com uma breve introdução com os objetivos de marketing e vendas e como isto contribuirá para que a empresa realize a sua visão. 2) A seguir, apresente as atividades que você planeja executar para: a) atrair a atenção das pessoas do seu públicoalvo; b) gerar interesse nestas pessoas; c) criar o desejo para que comprem o seu produto/serviço; d) tomarem a iniciativa (ação) de comprar, de fato, o produto/serviço; e) tornarem-se consumidores leais a sua empresa; e f) divulgarem a sua empresa (produto/serviço) voluntariamente para amigos e conhecidos.

V

Seu objetivo como “dono” um negócio não é só vender cada vez mais, mas vender cada vez melhor um produto/serviço de que seus consumidores realmente gostem. Gostam tanto que se tornam leais e ainda divulgam voluntariamente a sua empresa para amigos e conhecidos!

Resultados (Financeiros)

M

Time

Lealdade

(Como tornar o consumidor em um cliente leal à sua empresa?)

Ação (Como facilitar a ação da compra?)

Oportunidade

Produto / Serviço

Mercado consumidor

Fonte: NAKAGAWA, Marcelo. Plano de negócio: Teoria Geral. Barueri: São Paulo, 2011

Desejo (Como criar o desejo pelo seu produto nestas pessoas?) Interesse (Como fazer com que estas pessoas se interessem pelo seu produto?) Você precisa planejar os “4Ps” para aumentar a(o):

Indústria e concorrência

Atenção (Como atrair a atenção das pessoas do seu público-alvo?) Produto (benefícios, posicionamento, marca, características, embalagem, garantias, etc) Preço (precificação, descontos, forma de pagamento, subsídios etc) Praça (localização, canais, cobertura geográfica, sortimento, estoques, logística, distribuição, etc) Promoção (propaganda, venda pessoal, promoção de vendas, relações públicas, publicidade, etc)

V

Empresa

Marketing e Vendas

Marketing e Vendas

(Como fazer para que este cliente divulgue voluntariamente a sua empresa?)

O que você vai fazer para sua empresa vender mais e melhor?

Produção e operações

Apóstolo

www.bit.ly/planodonegocio

Instruções: O objetivo de qualquer planejamento é atingir (se possível, superar) o objetivo estipulado com eficência. Como fazer mais com menos! Nesta parte você precisa demonstrar que sabe fabricar o produto (ou prestar o serviço) com poucos recursos, situação comum a maioria dos empreendedores.

M


Plano de recursos humanos Qual é questão-chave desta parte para atender o objetivo do seu plano de negócio?

Time O planejamento de recursos humanos (seu time) deve apresentar uma estrutura de colaboradores e as funções que precisam ser executadas para que a empresa “funcione” adequadamente e quem serão os responsáveis por estas funções. Planejamento de Recursos Humanos, passo-apasso: 1) Apresente os objetivos do Planejamento de Recursos Humanos, destacando que isto está associado à necessidade de uma estrutura enxuta, flexível e motivada de pessoas que permita que a empresa atinja seus objetivos. 2) A seguir, apresente o organograma inicial com as funções da empresa com a explicação de quem irá executá-las. 3) Se julgar conveniente, explique como esta estrutura irá evoluir nos próximos anos. É possível incluir outras informações para o Planejamento de Recursos Humanos, como cargos e salários, ações de emergência para funções vitais da empresa, treinamentos, etc.

T

Ao ler o Planejamento de Recursos Humanos, o leitor deve chegar à conclusão de que os empreendedores sabem como estruturar um time ideal de pessoas para executar o planejamento!

Resultados (Financeiros)

T

Time

Marketing e Vendas

Empresa

Indústria e concorrência

Produto / Serviço

Mercado consumidor

Fonte: NAKAGAWA, Marcelo. Plano de negócio: Teoria Geral. Barueri: São Paulo, 2011

Time

Oportunidade

T

Produção e operações

www.bit.ly/planodonegocio

Instruções: Definidos as atividades-chave de produção, operações, marketing e vendas, é preciso definir quem irá executá-las e como as atividades serão organizadas. Um organograma pode ser útil para definir os papéis e a hierarquia de gestão.

T


Plano financeiro Qual é questão-chave desta parte para atender o objetivo do seu plano de negócio?

Finanças O planejamento financeiro tende a ser a principal parte do plano de negócio, pois demonstra se a oportunidade de negócio é viável e rentável. Em última instância, é esta parte que comprova que a oportunidade de negócio existe e é factível! Planejamento Financeiro, passo a passo:

F

1. Faça uma introdução rápida para apresentar os dados financeiros da oportunidade de negócio. Isto deve estar condizente com as informações que são apresentadas na primeira parte do plano de negócio. 2. A seguir, apresente um quadro-resumo do Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) para os próximos cinco anos. DRE é um formato contábil para apresentar receitas, custos, despesas e lucros do seu negócio. Comente o que você acha que vai acontecer com as contas do DRE nos próximos cinco anos. 3. Faça a mesma coisa para o Demonstrativo de Fluxo de Caixa para os próximos cinco anos. 4. Em seguida, faça uma análise de ponto de equilíbrio (quando sua empresa vai ser viável?), de payback (em quanto tempo vai receber o que investiu para criar o negócio?) e de rentabilidade. 5. Termine esta parte (e o plano de negócio!) afirmando que a oportunidade de negócio existe, que é possível realizá-la e que é rentável!

Resultados (Financeiros)

F

Time

Empresa

Indústria e concorrência

Produto / Serviço

unidades que serão vendidas

preços dos insumos

ack payb

capital inicial

TIR

Po Equ nto d ilíb e rio

premissas

Mercado consumidor

modelo financeiro

análises

n

atio

valu

Ca o de d pit Flux ixa e Gir al Ca o

F

Oportunidade

retiradas dos sócios

Finanças

Marketing e Vendas

Seu negócio é viável e rentável?

Produção e operações

Fonte: NAKAGAWA, Marcelo. Plano de negócio: Teoria Geral. Barueri: São Paulo, 2011

www.bit.ly/planodonegocio

Instruções: A parte financeira “fecha” o plano de negócio e deve demonstrar que a oportunidade de negócio é viável financeiramente e rentável. As informações de viabilidade (ponto de equilíbrio, payback) e rentabilidade (TIR) devem ser utilizadas na primeira parte do plano (Apresentação da Oportunidade).

F


Plano de Negócio : Teoria Geral (Workbook)