Page 1

NotiPAZ Boletim Informativo Inspetoria Nossa Senhora da Paz ANO XX Edição 189 - SETEMBRO/OUTUBRO 2013

A Palavra de Deus motiva e fortalece nosso compromisso Missionário


2- NotiPAZ | Inspetoria Nossa Senhora da Paz

Ano XX Nº189

EDITORIAL Expediente Queridas/os leitoras/res Informativo InsPAZ - Ed. 189 Setembro/Outubro de 2013

Setembro, mês da Bíblia, mês especialmente dedicado a Palavra de Deus que ilumina, transforma e orienta a nossa vida. Inspetoria Nossa Senhora da Paz Outubro, mês das missões, é o mês em que somos convidados/as a Av. Fernando Corrêa da Costa, 3250 refletir sobre o papel profético das/os cristãs/aos no exercício de anunciar a Cóxipó - Cuiabá/MT todos, indiscriminadamente, o Evangelho de Jesus Cristo. Esta grande missão E-mail: inspazfma@gmail.com que Jesus delega aos seus seguidores é desafiadora, considerando a realidade complexa e multicultural da nossa realidade. O caminho apontado pelo Papa Provincial Francisco, para o êxito dessa tarefa é o diálogo. O Papa sublinha que “cada Ir. Mariluce Dorilêo um/a de nós é chamado/a a ser artesão da paz, unindo e não dividindo, eliminando o ódio e não conservando-o, abrindo os caminhos do diálogo e não levantando muros”. Coordenadora de Comunicação Outubro é também mês do rosário. O Papa Paulo VI assim o Ir. Maria de Nazaré Lima descreveu: “Oração evangélica, centrada sobre o mistério da Encarnação redentora. O rosário é,por isso mesmo, uma prece de orientação Redação profundamente cristólogica”. Saudemos Maria presente no mistério de Cristo Correspondentes InsPAZ com a reza do rosário, devoção muito querida a Dom Bosco e Me. Mazzarello. Jornalista Responsável Nestes dois últimos meses, apesar da paralização das aulas nas nossas Roberta C. Dias escolas estaduais, a vida prossegue e as atividades já programadas vão sendo realizadas com todo o dinamismo e alegria salesiana, para o bem e o Secretaria crescimento das nossas crianças, adolescentes e jovens é o que constatamos Ir. Darcy de Almeida através desta edição do NOTIPAZ. No mês de outubro celebramos a festa da nossa Mãe Aparecida Projeto Gráfico peçamos: “Que o Brasil, que tem a Senhora Aparecida como Padroeira, mostre-se Roberta C. Dias digno de tal Patrona, em suas instituições, suas leis, seus governantes, sua política, seus Magno Luis Amorim legisladores, sua população e seu modo de viver, na verdadeira justiça e caridade, na ordem e no verdadeiro progresso, na harmonia e no bem comum, na lei de Deus e na Assistência Técnica coerência com os princípios da fé cristã, base da nossa identidade pátria e princípio de Magno Luis Amorim toda a convivência honesta, solidária e pacífica”. Roberto Jun Kawahara

Ir. Mariluce Dorilêo Inspetora da InsPAZ Mato Grosso e Rondônia

Ressonância NotiPAZ nº 188 Grazie di cuore, cara sr. Nazarè, di quanto ci mandi a ricordo di un grande incontro! Maria vi benedica e benedica il cammino della Madre! Con afeftto, sr. Piera Cavaglià.


3- NotiPAZ | Inspetoria Nossa Senhora da Paz

Ano XX Nº189

Encontro Interinspetorial dos Conselhos da AJS SDB e FMA s representantes dos Conselhos da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) das Inspetorias dos Salesianos (SDB) e Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo se reuniram nos dias 4, 5 e 6 de outubro na Casa de Retiro do Instituto São Vicente, em Campo Grande, para o Encontro Interinspetorial dos Conselhos da AJS. O encontro contou com a participação de 18 jovens, representantes da AJS de Lins – a oeste de São Paulo; Cuiabá, Barra do Garças, Alto Araguaia, Rondonópolis e das Missões Indígenas Sangradouro e São Marcos - Mato Grosso; além de Campo Grande e Corumbá, de Mato Grosso do Sul. Em quatro momentos distintos (ver, julgar, agir e celebrar), eles conheceram a realidade da AJS em cada região, relembraram a história do Movimento Juvenil Salesiano e compartilharam os avanços e necessidades vivenciados neste ano, para então propor linhas de ação interinspetoriais para o ano que vem. Para o Delegado Inspetorial da Pastoral Juvenil da Inspetoria Salesiana de Campo Grande, P. Tiago Figueiró, a principal finalidade do encontro foi preparar os jovens para dar continuidade à missão de evangelizar outros jovens em cada localidade. A Coordenadora Inspetorial da Pastoral Juvenil Nossa Senhora da Paz, Irmã Vânia Ojeda, reforça que a participação dos jovens das inspetorias SDB e FMA ajuda a fortalecer o protagonismo juvenil a partir da troca de experiência entre eles. “É um momento de revitalizar a fé da juventude”, completa. Durante o encontro, houve a celebração dos votos perpétuos do Ir. Gilliano José Mazzeto de Castro, sdb. Os participantes aproveitaram ainda para conhecer a Tenda Vocacional Itinerante Casa Pinardi, montada no Ginásio São Domingos Sávio. O espaço retrata a história de São João Bosco e do berço da espiritualidade salesiana - casa Pinardi. A iniciativa é do setor de Animação Vocacional da Pastoral Juvenil Salesiana (PJS), em alusão ao mês das missões e como parte das preparações para o Bicentenário do Nascimento de São João Bosco.

O

Enviado por Ir. Vânia Ojeda

Nos dias 04 a 06 de outubro aconteceu na Lagoa da Cruz- Campo Grande o Encontro Interinspetorial dos Conselhos da AJS - SDB e FMA, com o objetivo de avaliar a Festa no Educandário Santo Antônio/Roo caminhada e planejar as atividades em Conjunto para 2014 e no sábado tivemos a oportunidade de participar da Profissão Perpétua do Ir. Gilliano Mazzetto. Um encontro na qual tivemos trocas de experiências, inicio de novas amizades entre as varias representações inspetorias que se encontravam, lembrando que novos projetos estão por vir e que 2014 não será apenas o ano da Copa do mundo será inicialmente o ano de Nossa Senhora e com a esperança, alegria de termos um ano de preparação para 2015 o ano do Bicentenário de Dom Bosco. Enviado por Jailson Reis Representante do CCJ no Conselho AJS da InsPAZ


3- NotiPAZ | Inspetoria Nossa Senhora da Paz

Ano XX Nº189

Missionárias retornam a Casa do PAI No dia 29 de setembro a Ir. Otaviana Maria Reis faleceu em Anápolis/Goiás. Trabalhou em Meruri, outras casas da Inspetoria e ultimamente dedicou-se aos cuidados de seus pais e irmã enferma. Missionária na família também muito presente na Paróquia próxima a sua casa. Dia 19 de outubro, Ir. Vittória Alfonssina Priod, após um período em tratamento na Casa Maria Auxiliadora, faleceu no hospital Santa Rosa. Missionária italiana que dedicou sua vida aos indígenas de Sangradouro e atividades diversas em outras Comunidades da InsPAZ. Para cada uma delas, GRATIDÃO! Ofereçamos nossas preces e agradeçamos a Deus toda a dedicação, carinho e testemunho na vivência da vida consagrada no Instituto da Filhas de Maria Auxiliadora. Que junto a Maria Auxiliadora intercedam pelas novas vocações, principalmente para a área indígena.

15 de outubro - Dia dos Professores Escola Estadual Poxoréu

Carinhosa homenagem das crianças do F1 às queridas professoras

Ir. Jaqueline/Diretora e educadorasda E.E. Poxoréu receberam lembranças pelo Dia do Professor

Colégio Coração de Jesus

Ir. Nazaré entrega aos educadores/as, flores com a participação da Livraria Nobel/parceira do CCJ

No intervalo foi servido um lanche especial aos homenageados

Revista Inspaz - NotiPAZ 189