Page 1


/ ONDE ESTAMOS?

AVENIDA BEATO NUNO, Nยบ 208 2495-401 FรTIMA | PORTUGAL

/ CONTACTOS? +351 249 530 630 ehf@insignare.pt

/COORDENADAS GPS?

39.634964, -8.668368


Benvindo à EHF É com um enorme prazer que dou as boas vindas a todos aqueles que, pela primeira vez, se cruzam connosco. A Escola de Hotelaria de Fátima é um espaço de aprendizagem e formação onde é dada importância ao desenvolvimento de capacidades e atitudes adequadas ao profissional da área de hotelaria preparando-o para um integração no mercado de trabalho local, regional, nacional e internacional. Ser aluno desta Escola é embarcar numa viagem de conhecimento e aventura que te irá transformar enquanto pessoa, que te irá moldar enquanto profissional, que te dará muitas oportunidades, que te proporcionará variadas experiências… que te desafiará todos os dias. Diariamente acreditamos nos nossos alunos, apoiamos as suas opções, incentivamos o seu sucesso, damos-lhes a mão nos piores momentos e alegramo-nos com as suas conquistas. Somos acima de tudo uma escola humana onde todos são tratados pelo primeiro nome, onde a família é bem-vinda e acarinhada, onde os problemas são ouvidos e tidos em conta, onde trabalhamos sempre em função dos nossos alunos… por eles e para eles… para que o futuro lhes sorria! Nestas páginas conhece-nos, aprecia-nos e toma uma decisão importante para o teu futuro: SER ALUNO DA ESCOLA DE HOTELARIA DE FÁTIMA Até setembro!


RENATO GUIOMAR DIRETOR PEDAGÓGICO


Prepara-te para executares serviços de informação, animação e organização de eventos em empresas de turismo, de reservas em agências de viagens e de receção e acolhimento em hotéis. // CONHECIMENTOS TÉCNICOS Organização do acolhimento turístico // Potencialidade dos destinos turísticos // Património local e regional //Itinerários e destinos turísticos // Animação em destinos turísticos // Língua inglesa e outra língua estrangeira // Procedimentos administrativos em receção // Técnicas de acolhimento e assistência a clientes // Agências de viagem e transportes // Operações técnicas em agências de viagens // Organização e gestão de eventos


Prepara-te para a ex ecução do serviço de receção e acolhimento em hotéi s de modo a garantir um serviço de qualidade e a satis fação dos clientes. // CONHECIMENTOS TÉCNICOS Contabilidade // Se cretariado // Anim ação e organização de even tos // Língua ingles a e outra língua estrangeira // Legislação hoteleira / / Relações interpessoais e comu nicação // Informação turística // Marketing e comerciali zação na atividade ho teleira. // Informática aplicada à receção hoteleira // Se gurança de pessoas e bens na atividade hoteleira // Técnicas de receção


Prepara-te para planeares, coordenares e executares o serviço de restaurante e bar em restaurantes e hotéis com vista a garantir um serviço de qualidade e satisfação dos clientes. // CONHECIMENTOS TÉCNICOS Enologia // Provas organoléticas // Estrutura e composição de ementas // Gestão de stocks // Língua inglesa e outra língua estrangeira // Serviço de mesa. // Serviço de vinhos //Tipos de serviço de bar // Confeções de sala // Serviço de queijos // Serviço de frutas // Serviço de vinhos velhos e espumantes // Serviços de sala // Bebidas simples // Bebidas compostas // Faturação.


de nto, coordenação e execução Prepara-te para o planeame com em restaurantes e hotéis pratos de cozinha e pastelaria ntes. qualidade e satisfação dos clie vista a garantir um serviço de // CONHECIMENTOS TÉCNICOS s // Tendências gastronómicas Hábitos e culturas alimentare ia ua estrangeira // Gastronom // Língua inglesa e outra líng os al // Microbiologia dos aliment regional, nacional e internacion a inh coz em as-primas utilizadas // Nutrição e dietética // Matéri de e a ntos e utensílios de cozinh e em pastelaria // Equipame s de preparação e confeção dos pastelaria // Processos e técnica o ria // Técnicas de empratament produtos de cozinha e de pastela em s tiva ora pastelaria // Artes dec dos produtos de cozinha e de cozinha e pastelaria


// Condições de acesso e de frequência Condições de inscrição: A decorrer até final de junho, por ordem de chegada Confirmação de matrícula até 25 de julho Condições de frequência: 9.º ano de escolaridade completo Idade inferior a 20 anos Oferecemos: Alimentação Transporte Bolsa para material escolar * * Para alunos carenciados

À saída do curso: 12.º ano de escolaridade Qualificação profissional de nível 4


A Escola de Hotelaria de Fátima tem aberto ao público, diariamente, um restaurante de aplicação assegurado, inteiramente pelos seus alunos, com a supervisão de chefes de sala e de cozinha. Os alunos do curso de Cozinha-Pastelaria confecionam as refeições. Aqui terás aprendizagens práticas. Os alunos do curso de Restaurante-Bar fazem o serviço de mesa e de bebidas. Aqui trabalharás diretamente com o público.


ESPAÇOS LOCAIS DE APRENDIZAGEM ESPECIALIZADA


É UM CONCEITO QUE AO LONGO DOS ÚLTIMOS 20 ANOS SE TRANSFORMOU NUMA REALIDADE. É UMA ESCOLA CENTRADA NOS SETORES DA HOTELARIA E DO TURISMO, QUE RECOLHE TODAS AS VANTAGENS DECORRENTES DA SUA ELEVADA ESPECIALIZAÇÃO. TODOS OS MOMENTOS VIVIDOS SÃO MOMENTOS DE APRENDIZAGEM, NUMA LINGUAGEM E NUM AMBIENTE SEM FATORES DE DISTRAÇÃO. CONCENTRADOS, GARANTIMOS A MELHOR ESCOLA E NELA CONSTRUÍMOS OS MELHORES ALUNOS. OS NOSSOS!


ESTÁGIOS NO ESTRANGEIRO

Jéssica Marques, Estágio: Hotel Maria Cristina (5*) “Uma das vantagens óbvias de estagiar no estrangeiro é conhecer mais um pedaço do mundo, conhecer novas culturas, os seus monumentos, novas pessoas que podem ficar amigas para a vida...”

Angela Gameiro, Estágio: Hotel Londres (4*) “Experiência muito boa e enriquecedora, bastante diferente de estagiar em Portugal. Conhecemos um novo tipo de cozinha internacional e aprende-se as bases desta.”


Na Escola de Hotelaria de Fátima tens oportunidade de estagiar no estrangeiro. Em 2013, 6 alunos do curso de Cozinha-Pastelaria estiveram a estagiar em San Sebastian (Espanha), durante 2 meses.

João Borralho Estágio: Restaurante Nineu (Grupo Mugaritz) (considerado o 3º melhor do mundo pela revista Restaurant Magazine)

“As principais vantagens são conhecer e viver numa nova cidade, uma nova cultura e língua, visitar pontos turísticos, conhecer a gastronomia. Uma grande vantagem que eu tenho é ter colegas de vários sítios do Mundo com quem aprendo muito.”


ATIVIDADES LIVE COOKING & BEVERAGE SERVICE

// Aqui na EHF temos concursos internos para aplicares os teus conhecimentos práticos com toda a autonomia.

O Live Cooking & Beverage Service é uma atividade dirigida a alunos finalistas das áreas de restaurante/bar e cozinha/pastelaria. Simula um concurso no qual os alunos aplicam os diversos conhecimentos e competências que adquiriram ao longo do curso, num contexto prático e com um elevado grau de exigência e rigor técnico.


FESTIVAL DE GASTRONOMIA COZINHAS DO MUNDO

//Aberto ao público, o Festival de Gastronomia Cozinhas do Mundo é a grande prova final dos alunos de Cozinha-Pastelaria e Restaurante-Bar.

_ O que fazem os alunos de Cozinha-Pastelaria? Planificam todo o trabalho de confeção de uma ementa e gerem uma equipa constituída por alunos do 1.º e 2.º ano com vista à confeção e empratamento de todos os pratos.

_ O que fazem os alunos de Restaurante / Bar? Planificam todo o trabalho restaurante adequado a uma ementa trabalhada em conjunto com os elementos de Cozinha-Pastelaria, escolhem e sugerem vinhos e gerem uma equipa constituída por alunos do 1.º e 2.º ano com vista à execução do serviço de mesa.


ATIVIDADES PARTICIPAÇÃO EM CONCURSOS DE GASTRONOMIA // Na EHF os alunos são incentivados a participar em vários concursos gastronómicos nacionais e internacionais.

João Ferreira // 1.º prémio na categoria Artes da Mesa Água das Pedras, no Concurso Jovem Talento da Gastronomia 2013, concurso relacionado com técnicas de serviço de mesa

Emília Reis // 2.º prémio no concurso Jovem Revoltoso, concurso relacionado com confeções com bacalhau

Leonel Marques // 1.º lugar no 1st Fish and Cooking Aveiro Festival.


PARTICIPAÇÃO EM PROJETOS INTERNACIONAIS // Na EHF tens a possibilidade de visitar países europeus participando em projetos internacionais desenvolvidos com outras escolas europeias.

PROJETO CODAC – (2012-2014)

Para além de Portugal, participam escolas da Estónia, Itália e Turquia. Está prevista uma visita a cada um destes países.


Revista EHF 2014  

Uma Escola 100% Especializada

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you