Page 1

in-the-loop #02 jan-abr 2021

Segurança Aeroportuária Safety and Security

INOV - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Inovação


Neste número

Segurança Aeroportuária

# Uma perspetiva sobre o percurso percorrido pelo INOV na área de segurança aeroportuária (Safety e Security). P4

SAFEGROUND

Sistema de gestão e controlo de veículos em ambiente aeroportuário. P8

SATIE

Segurança das infraestruturas de transporte aéreo da Europa. P12

2 / in-t h e -lo o p


#02 Monitorização Persistente de Pista

Sistema não intrusivo de monitorização da operacionalidade de pista aeroportuária. P13

Destaques jan-abr

Destaques da atividade do INOV e resultados obtidos. P14

i n-the - lo op / 3


Safety

Segurança Aeroportuária

Ao longo de 20 anos, o INOV apostou no desenvolvimento de soluções tecnológicas com aplicação à área de segurança aeroportuária, englobando segurança operacional (safety1) e segurança da aviação (security2). A atividade do INOV nesta área ganha grande relevância sobretudo pela forte colaboração com a ANA – Aeroportos de Portugal, iniciada ¹ Estado em que os riscos associados às atividades de aviação, relacionados com, ou em apoio direto da operação de aeronaves, são controlados e reduzidos para um nível aceitável”, Glossário da Aviação Civil, ANAC Junho de 2015 2 Tem por objetivo a salvaguarda e a proteção das pessoas e bens, de forma permanente, atuando tanto ao nível da prevenção de atos de interferência ilícita, como lidando com eventuais situações de risco ou ameaça à segurança”, ANAC, www.anac.pt (acedido a 21.04.2021)

4 / in-t h e -lo o p

em 2003, tendo-se estabelecido formalmente enquanto parceiro tecnológico da ANA desde 2006. No setor aeroportuário, até à data, o INOV participou em sete projetos internacionais e cinco projetos nacionais de R&D+i. Ao longo deste percurso, acumulou conhecimento e experiência que continua a fazer evoluir para níveis compatíveis com as necessidades do setor para que tenham uma aplicação eficaz.


y and Security 12

PROJETOS

+3,5

Milhões de € em I&D

7

Os 12 projetos participados pelo INOV na área da Segurança aeoroportuária representam um investimento global do INOV de mais de €3,5 milhões de euros. Os projetos ocorreram em ambiente operacional com testes e demonstrações em vários aeroportos internacionais - Porto (Sá Carneiro), Lisboa (Humberto Delgado), Faro, Londres (Heathrow), Berlim (Tegel), Atenas e Toulouse-Blagnac.

Demonstrações1 SAFEGROUND

1

Provas de conceito, pilotos e demonstradores.

i n-the - lo op / 5


Safety

Projetos em Segurança Aeroportuária

2004 2006

2005 2008

2006 2007

2008

2011

AIRNET - Airport network for mobiles surveillance and alerting Sistema de localização e de supervisão de veículos em aeroportos (GPS/EGNOS), para melhoria da segurança e eficiência aeroportuária em condições de baixa visibilidade, em situações de crise e emergência. Demonstrador no aeroporto de Toulouse-Blagnac e Francisco Sá Carneiro (Porto). GAMMA - GNSS for Airport Movements Monitoring and Alerting Estudo e demonstração da utilização de EGNOS (e no futuro GALILEO) em serviços de alertas, resultante da monitorização de movimentos em zonas aeroportuárias (runways & taxiways). Desenvolvimento de emissor SISNET/Wi-Fi, difusão de informação EGNOS (SISNET) em zonas de sombra do sinal do satélite EGNOS, e desenvolvimento de receptor para o serviço aberto EGNOS. SAFE DRIVE II - Sistema de Controlo e Gestão de Veículos sobre Zonas Aeroportuárias Gestão e controlo de veículos em aeroportos, em coordenação com a monitorização de aeronaves, de acordo com as recomendações ICAO - International Civil Aviation Organization e da Eurocontrol para sistemas A-SMGCS (Advanced-Surface Movement Guidance and Control System). Mala Segura - Incorporação de Tecnologias de Identificação e Seguimento em Malas Injetadas e Gestão Protótipo para monitorizar e identificar bagagem, em aeroportos, terminais ferroviários e rodoviários, possibilitando também o rastreamento da bagagem em espaços abertos, melhorando assim a segurança e a satisfação dos passageiros. Demonstrador instalado no Aeroporto do Porto. LOCON - A platform for an inter-working of embedded localisation and communication systems Plataforma de controlo de infrastruturas de larga escala mais eficiente, segura, robusta e flexível, agregadora de ferramentas heterogéneas e normalmente não operáveis entre si (GPS/EGNOS; WLAN, RTLS; GSM/CDMA). Demonstrador instalado no Aeroporto de Faro. AAS - Integrated Airport Apron Safety Fleet Management Investigação das implicações de um sistema de monitorização e controlo de veículos e movimentos do Equipamento de Serviço Terrestre (GSE) na área de plataforma (APRON). Desenvolveram-se conceitos inovadores a adotar por aeroportos europeus, como A-SMGCS e A-CDM (Airport Collaborative Decision Making. Demonstrador instalado nos aeroportos do Porto e de Berlin (Tegel).

6 / in-t h e -lo o p


y and Security

a

2010 2011 2014

2012 2015

2018

2019 2021

2023

TASS - Total Airport Security System Monitorização para perceção situacional através de ferramentas de front-end para integrar informação de vários sensores (Data Fusion) em tempo real. Prova de conceito no Aeroporto de Atenas (Grécia) e no Aeroporto de Faro (Portugal). Piloto no Aeroporto de Heathrow (Reino Unido). SECAIR - SECurity on AIRport and other critical large infrastructures Solução integradora de tecnologias de posicionamento e rastreamento de alto desempenho, com tecnologias de deteção e reconhecimento de base ótica e monitorização em tempo real de aeronaves, veículos e pessoas, no terminal de passageiros e na área de manobras de aeronaves. Prova de conceito testada no Aeroporto de Faro. SMART-er - Sistema de Gestão e Monitorização com Orquestração, Aprendizagem e Registo de Eventos em Tempo Real Sistema agregador de um conjunto diversificado e complementar de sensores, tecnologias e funcionalidades. Uma arquitetura modular para criação de uma solução inteligente para apoio ao processo de decisão face a ocupação e utilização de espaços, e de previsão de situações anómalas ou de emergência. Piloto instalado no aeroporto de Lisboa. PERSONA - Privacy, ethical, regulatory and social no-gate crossing point solutions acceptance Avaliação da aceitabilidade de uma gama de tecnologias de pontos de passagem sem contacto, considerando o comportamento humano, género, estruturas legais, questões de privacidade, questões sociais e risco potencial de discriminação. SATIE - Security of Air Transport Infrastructure of Europe Kit de ferramentas de segurança, interoperável e modular, para a próxima geração do Centro de Operação de Aeroporto e do Centro de Operações de Segurança. Prevenção, deteção, resposta e mitigação de ameaças para a proteção de sistemas críticos, dados sensíveis e passageiros. MPP – Monitorização Persistente de Pista Sistema não intrusivo de monitorização, focado na zona de contacto das rodas da aeronave (normalmente submetida a maior stresse), para identificação de degradações à superfície, objetos estranhos e espessura de lençóis de água. Piloto irá decorrer no Aeroporto de Lisboa.

i n-the - lo op / 7


SAFEGROUND O SAFEGROUND é um sistema desenvolvido pelo INOV, resultado de conhecimento adquirido na participação em projetos de I&D+i na área aeroportuária e do desafio colocado pela ANA - Aeroportos de Portugal no desenvolvimento de um sistema A-SMGCS - Advanced-Surface Movement Guidance and Control System, em linha com recomendações da ICAO - International Civil Aviation Organization e da EUROCONTROL. É um sistema de gestão e controlo de veículos em ambiente aeroportuário, em coordenação com a monitorização de aviões, permitindo aumentar a segurança das pessoas em todas as áreas do aeroporto através do fornecimento de informação essencial e precisa sobre a identificação dos veículos e da sua localização no espaço monitorizado. Com a implementação do sistema é possível monitorizar todo o tipo de veículos em movimento na placa do aeroporto: veículos das operações aeroportuárias, serviço, catering, transporte de bagagem, combustível, manutenção, serviço de incêndio, veículos policiais e de alfândega. O SAFEGROUND é um sistema configurável de acordo com a categoria e dimensão do espaço aeroportuário, estando desenhado para aeródromos e pequenos e médios aeroportos, mas pode também ser utilizado como sistema complementar em grandes aeroportos. O know-how e experiência adquiridos ao longo dos projetos permitiu criar uma solução que contempla:

• Interface gráfica em linha com recomendações internacionais A-SMGCS

(níveis 1, 2, 3 e 4 parcial)

• Eficiência de controlo de movimento e guiamento na área de movimentos (apron) • Informação geográfica de acordo com a norma WGS84 • Cartografia estratificada (norma ED-119/EUROCAE – Common Database Interchange Standard for Terrain, Obstacle and Aerodromo Mapping Data)

8 / in-t h e -lo o p


i n-the - lo op / 9


SAFEGROUND • Navegação e Guiamento O sitema pemite identificar a posição precisa de veículos sobre moving maps do aeroporto.

• Serviços de Monitorização e Controlo O sistema permite a monitorização da integridade do sistema – o seu estado e desempenho – alertando os utilizadores – inclusivé quando o sistema não está operacional. Através de interfaces gráficas personalizados e interativas o utilizador pode detetar conflitos e violações de regras aeroportuárias. O SAFEGROUND permite a deteção de conflitos e/ou infrações como o risco de colisão entre veículos e aeronaves no solo e a incursão de veículos não autorizados em áreas restritas, através de um sistema de alarmes/alertas em casos de risco.

• Apoio à decisão para aumento da eficiência aeroportuária Com a monitorização de informação de voos, de condutores e de veículos na placa do aeroporto e com o sistema de alertas e informação de integridade do sistema, o SAFEGROUND atua como sistema de apoio à decisão na gestão das operações aeroportuárias e dos vários stakeholders.

• Customização e interoperabilidade O SAFEGROUND é configurável, interoperável e colaborativo com outros sistemas aeroportuários, desde A-CDM (Airport-Collaborative Decision Making) a controlo de tragefo aéreo (Torre) de acordo com normas ASTERIX (Eurocontrol), e/ou com outros sistemas de vigilância de veículos no solo como sistemas ADS-B (Automatic Dependent Surveillance Broadcast).

10 / in -t h e -lo o p


GNSS-SBAS

WIRELESS WiFi - WiMax

WIRELESS

REDE DE TELECOMUNICAÇÕES AERONÁUTICAS

REDE OPERACIONAL

CENTRO DE CONTROLO

OPERAÇÕES AEROPORTUÁRIAS NAVEGAÇÃO AÉREA

Segurança Operacional Airport-Collaborative Decision Making (A-CDM)

SAFEGROUND

OPERAÇÕES AEROPORTUÁRIAS HANDLING | EQUIPAMENTO DE SUPORTE EM TERRA

i n-the - lo op / 11


Segurança das infraestruturas de transporte aéreo da Europa O projeto SATIE ambiciona construir um kit de ferramentas de segurança holístico, interoperável e modular para ser explorado pela próxima geração do Centro de Operação de Aeroporto e do Centro de Operações de Segurança. O projeto SATIE criará novas filosofias dos centros de operações de segurança para inclusão em uma política abrangente de segurança aeroportuária. Isso incluirá uma abordagem holística sobre prevenção, deteção, resposta e mitigação de ameaças nos aeroportos, garantindo a proteção de sistemas críticos, dados sensíveis e passageiros. Para isso, o SATIE desenvolverá um kit de ferramentas interoperável que ajudará a melhorar as correlações ciberfísicas, investigações forenses e avaliação dinâmica de impacto nos aeroportos. Serão realizadas demonstrações na Croácia, Grécia e Itália. No projeto, o INOV desenvolveu três ferramentas especialmente focadas na segurança do aeroporto, ComSEC, Business Impact Assessment (BIA) e Business Process Intrusion Detection System (BP-IDS). As ferramentas do INOV estão instaladas no ambiente virtual da Airbus que copia digitalmente o funcionamento de um aeroporto. As ferramentas estão também integradas com a plataforma de partilha de incidentes Cymerius que usa as ferramentas para fornecer informação sobre incidentes. Para mais informação, visite o site http://satie-h2020.eu/

Designação: SATIE - Security of Air Transport Infrastructure of Europe Tópicos - H2020-EU.3.7.4. - Improve cyber security - H2020-EU.3.7.2. - Protect and improve the resilience of critical infrastructures, supply chains and transport modes Data de início: 1 maio 2019 Data de conclusão: 31 julho 2021 Investimento global: € 9 890 595 Financiamento UE: € 7 989 264 Coordenação: Deutsches Zentrum für Luft -und Raumfahrt EV (Alemanha) Participantes: 17

Projeto cofinanciado pelo programa H2020 da União Europeia sob o contrato nº 832969.

12 / in -t h e -lo o p


O projeto Monitorização Persistente de Pista (MPP) endereça uma solução aeroportuária inovadora, não intrusiva, de monitorização e análise do estado do pavimento da pista e das operações em curso, sem que sejam comprometidas as operações aeroportuárias. O projeto foca-se na identificação de degradação superficial do pavimento da pista, em particular na zona de touchdown (zona de contacto das rodas das aeronaves na pista), deteção de objetos estranhos/detritos na pista e da caracterização de lençóis de água. O projeto MPP irá implementar uma solução inovadora não intrusiva, pensada para identificar situações que possam comprometer a operacionalidade da pista, despoletando mecanismos de notificação multicanal face ao risco e nível de severidade associado ao tipo de ocorrência. Recorrendo-se de uma plataforma web, assente no paradigma Analytic-as-a-service, bem como o recurso a técnicas de análise de dados (Data Analytic) e tecnologia LIDAR (Terrestrial Laser Scanning), a solução irá permitir a geração de modelos de apoio à gestão de ocorrências, e assegurar uma governação automatizada de fluxos de informação de modo a garantir maior rapidez na resolução das ocorrências identificadas.

Designação: MPP – Monitorização Persistente de Pista Código: 39876 Objetivo principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação Região de intervenção: Leiria Entidades beneficiárias: - Tecmic - Tecnologias de Microeletrónica, SA - INOV – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Inovação, - ANA – Aeroportos de Portugal Data de aprovação: 10-05-2019 Data de início: 16-08-2019 Data de conclusão: 15-02-2023 Custo total elegível: 1.057.365,65 € Apoio financeiro UE: FEDER – 675.116,32 €

Para mais informação, visite o site https://mppproject.eu/

i n-the - lo op / 13


Destaques

SATIE, INFRASTRESS, ENSURESEC e 7SHIELD fazem parte do Cluster Europeu para a Segurança de Infraestruturas Críticas O INOV participa em quatro projetos europeus (H2020) com representação no Cluster Europeu para a Segurança de Infraestruturas Críticas. Os projetos SATIE, INFRASTRESS, ENSURESEC e 7SHIELD fazem parte deste cluster cujo objetivo é trazer soluções disruptivas emergentes sinérgicas para questões de segurança através da colaboração e inovação entre projetos. O cluster investigará como proteger as infraestruturas críticas, destacando as diferenças entre os projetos agrupados e estabelecendo conexões produtivas com projetos H2020 relacionados e complementares.

14 / in -t h e -lo o p


jan-abr 2021 www.inov.pt

Piloto FASTER em Moncalieri, Itália O segundo piloto do projeto FASTER realizou-se no dia 27 de janeiro em Moncalieri (perto de Turim, Itália), numa área afetada por inundações em 2016. O piloto foi organizado pela Proteção Civil da região de Piemonte e foram demonstradas ferramentas desenvolvidas pelo INOV. As 3 ferramentas envolvidas neste piloto de inundação, e que receberam avaliação positiva por parte dos utilizadores, foram: - Estação meteorológica local - Rede de comunicações mesh por UAV - Servidor de comunicação com dispositivos IoT

i n-the - lo op / 15


in-the-loop #02 jan-abr 2021

INOV - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Inovação Sede em Lisboa Rua Alves Redol, 9 1000-029 Lisboa www.inov.pt

Leiria Morro do Lena Alto do Vieiro, C 2411-901 Leiria

Aveiro Rua da Boavista (AIDA) ZI Taboeira - Alagoas 3800-115 Aveiro

Financiado por

REPÚBLICA PORTUGUESA Centro Interface

INOV in-the-loop #2  

Segurança Aeroportuária (Safety and Security) Está disponível o nº 2 da revista in-the-loop dedicada ao tema de Segurança Aeroportuária (Saf...

INOV in-the-loop #2  

Segurança Aeroportuária (Safety and Security) Está disponível o nº 2 da revista in-the-loop dedicada ao tema de Segurança Aeroportuária (Saf...

Profile for inovinesc
Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded