Issuu on Google+

o ã d e ar

P

Sábado é dia de reposição de aulas na UEMG. Entenda o motivo!

No próximo sábado, dia 28 de agosto, todos os sete cursos da UEMG – Campus de Frutal terão aulas de reposição. Para quem estuda no período matutino nos cursos de Direito, Administração de Empresas e Tecnologia em Produção Sucroalcooleira, a reposição será das 7h às 10h40. Já as turmas que funcionam no período noturno (de TODOS OS CURSOS) terão reposição de aulas das 13h30 às 17h10. A reposição deste sábado será referente às aulas da terça-feira. Durante este semestre, várias outras reposições de sábado vão acontecer. Você sabe por quê? O motivo é o calendário pedagógico da Universidade, que precisa ter, obrigatoriamente, cem dias letivos. Sem essa carga horária completa, não há a conclusão de curso. Mesmo com começo do período letivo no início de agosto e término em 23 de dezembro, o grande número de feriados neste ano não possibilita que os cem dias letivos sejam cumpridos apenas durante a semana. É por isso que teremos mais cinco sábados de reposição neste semestre: mais dois referentes às aulas da terça-feira, um da segunda-feira, um da quinta e um da sexta. Você pode conferir em quais sábados serão as reposições no calendário acadêmico, disponível no seu sistema ADX.

Por que os alunos do Sucro têm aulas todos os sábados? Além das aulas de reposição, iguais para todos os cursos da UEMG, o curso de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira tem outras aulas de sábado. Muitos alunos se perguntam o porquê. Pois aqui vai o motivo: por ser tecnológico, o curso Sucro tem a duração de três anos. Apesar de seu ciclo ser o menor, o curso não deixa de ter uma carga horária mínima obrigatória. Para cumprir essa carga horária, os alunos precisavam ter até o quinto horário, todos os dias da semana. Na visita do Conselho Estadual de Educação, na ocasião do reconhecimento do curso, os próprios alunos do Sucro solicitaram que as aulas do quinto horário fossem retiradas, já que não havia aproveitamento do conteúdo naquele horário. O Conselho, então, exigiu que a UEMG montasse um calendário de aulas extra para que a carga horário fosse cumprida sem as aulas no quinto horário. Por esse motivo, os alunos têm aulas todos os sábados, para que assim seja cumprida a exigência do Conselho Estadual de Educação de totalizar as 2.720 horas exigidas para um curso tecnológico. Nos sábados em que não há reposição de aulas em toda a UEMG, os alunos do Sucro têm aula regular das 16h às 19h40.


o ã d e ar

PUNIVERSIDADE EM AÇÃO A UNIVERSIDADE NO SEU DIA-A-DIA

V Semana Jurídica Organizada por alunos e professores do curso de Direito, a V Semana Jurídica acontece entre os dias 25 e 27 de agosto no Campus UEMG de Frutal. A semana conta com a presença dos palestrantes Gregório Assagra de Almeida, promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Luciano Alves Rossato, procurador do Estado de São Paulo e Pablo Stolze Gagliano, professor da Universidade Federal da Bahia. O evento tem como objetivo levar conhecimento aos participantes, com base em temas atuais no mundo jurídico. Também será realizado o lançamento do livro “Estatuto da Criança e do Adolescente Comentado”, escrito pelo professor da UEMG Paulo Eduardo Lépore em coautoria com Luciano Alves e Rogério Sanches Cunha. As inscrições, no valor de R$ 20, podem ser feitas com os alunos do Curso de Direito. As atividades serão realizadas no anfiteatro novo da Universidade com início às 19h. Mais informações: Lucilia (34) 3423-2700


o ã d e ar

PCINE UEMG APRESENTA O Pagador de Promessas Neste sábado no cine UEMG será apresentado “O pagador de promessas” do escritor Dias Gomes. Baseado em uma peça teatral, é o único filme brasileiro a ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 1962. O filme conta a história de Zé do Burro, que é proibido de cumprir a promessa de levar uma cruz até o altar de sua igreja, em Salvador. O principal tema do filme é a intolerância. A religião e a reforma agrária também são citadas, já que parte da promessa do Zé do Burro era doar metade de suas terras para os outros agricultores.

Data: 28 de agosto Direção: Anselmo Duarte Comentários: Rodrigo Furtado e André Vinícius Horário: 15h Local: Anfiteatro Antigo da UEMG Entrada Franca! Cada sessão vale 3 horas de atividades complementares


o ã d e ar

PVivenciando a uemg Na semana passada alunos do ensino médio de escolas de Frutal e região tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais do Campus de Frutal da UEMG por meio do projeto Vivenciando a UEMG. O projeto teve o objetivo de promover a interação entre os alunos do terceiro ano do ensino médio e a Universidade. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura do campus, suas instalações, projetos, trabalhos realizados pelos universitários e, principalmente, os cursos oferecidos pela UEMG Frutal. O projeto foi de grande aceitação por parte dos alunos do ensino médio, é o que garante a coordenadora pedagógica da Universidade, Maria Batista. “O resultado foi além das expectativas. Pensávamos encontrar algumas dificuldades dos alunos até aqui. Mas eles mostraram grande interesse em estarem conhecendo nossos cursos”, ressaltou. Os pré-vestibulandos de escolas públicas e particulares garantiram a credibilidade do projeto, afirmando o quão importante representou essa visita à Universidade. Um exemplo foi o que disseram as alunas da Escola Estadual Comendador Gomes, Isabela Garcia, Jackeline Silva e Tainara Borges. “Nós gostamos de todos os aspectos que envolveram a Universidade, sobretudo, no que se refere à estrutura e criatividade dos cursos”, ressaltaram as estudantes. Toda a equipe da UEMG Frutal esteve engajada nesse projeto, inclusive os próprios universitários do campus. Os alunos Matheus


Frizoni, do curso de Administração e Venâncio Campos Silva, da Geografia, trabalharam na divulgação de seus respectivos cursos fazendo parte das palestras. Matheus disse que é bom mostrar ao vestibulando a realidade do curso e da universidade, sendo o projeto uma boa forma de marketing. Já Venâncio salientou que os vestibulandos poderão ter uma visão acadêmica diferente ao que é ensinado nas escolas e prévestibulares como, por exemplo, no que é ensinado no seu curso. Confira algumas fotos do estande do curso de Comunicação:


o ã d e ar

P

PERFIL DA COMUNIDADE UEMG VOCÊ ME CONHECE? TAMBÉM FAÇO PARTE DESTA FAMÍLIA!

Wanderley Assis de Melo Neto Naturalidade: Itapagipe (MG) Cargo na universidade: Secretários Acadêmico Na UEMG desde: 2005 Importância do seu trabalho para a universidade: Garantia da legalidade da instituição Descrição do seu trabalho: Documentação, arquivo e legislação Opinião sobre a universidade: Centro de formação do futuro profissional do homem Um time de futebol: Seleção Brasileira Comida preferida: Carne de porco Lazer: Teatro, cinema e música Um sonho: Ser melhor Uma frase: “Se você não puder ser bom, seja cuidadoso”.


o ã d e ar

P

Vestibular 2010

A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) abriu no último dia 10 de agosto as inscrições para o Processo Seletivo de 2011. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de setembro pelo site da universidade (www.uemgfrutal.org.br). A taxa de inscrição é de R$ 110. A universidade não utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no processo de seleção. No campus de Frutal são oferecidos os cursos de Administração, Ciência e Tecnologia de Laticínios, Comunicação Social, Curso Superior de Tecnologia em Processo Sucroalcooleiro, Direito,Geografia e Sistemas de Informação. Ensino gratuito e de qualidade com visão no futuro. É isso que o estudante encontra na UEMG, Campus de Frutal.


Jornal Mural

o ã d

e r a

P

Aqui

você fica

antenado com o que acontece na

UEMG!

Produção: AGÊNCIA Inova Agência Escola de Comunicação da UEMG - Campus de Frutal Orientação: Profº. Edwaldo Costa, Profº. Lausamar Humberto e Profª Jociene Ferreira Reportagem: Andrelli, Clarissa, Flaviane, Gabriel, Isabella, Mariana e Priscila Diagramação: Eduardo Uliana Coordenadora: Ana Carolina Araújo


Jornal Mural O Paredão