EDIÇÃO 12 - Revista Construção & Inovação

Page 1


RGFORTE responsável pela construção da expocasa nesse ano.

PÁG. 04 E 05

Duquesa Home: “Engenharia inteligente para um novo tempo”

Páginas 24 e 25

Pedras & Cia referência em acabamento em pedras.

PÁG. 08

Impermax a história do engenheiro civil Rosalvo Fernando.

PÁG. 14 E 15

Giro de Notícias uma forma moderna de decoração.

PÁG. 34 E 35

Sra. Elzi Morais: a força por trás da Construção & Inovação

A história de quem construiu mais do que uma revista - construiu conexões e valorizou profissionais

Por trás de cada edição da Construção & Inovação há uma mulher que, mais do que empreendedora, é movida por um genuíno cuidado com as pessoas. Sra. Elzi Morais — como é conhecida com carinho por muitos — é a alma da revista que há seis anos se dedica a valorizar os profissionais e empresas da construção civil de Governador Valadares.

“Sou alguém que sempre viveu para o outro”, define, com simplicidade e entrega. Ao longo da vida, construiu vínculos, apoiou quem estava ao redor e encontrou na revista uma forma de continuar servindo à comunidade.

Após anos de experiência no jornal Diário do Rio Doce, Sra. Elzi Morais foi convidada a trabalhar em uma revista do segmento da construção civil — um setor que até então carecia de representatividade na cidade. A vivência despertou nela o desejo de criar algo próprio, com identidade e propósito bem definidos. Assim nasceu a primeira edição da revista que hoje é referência: Construção & Inovação.

O nome surgiu em parceria com o mestre Anderson Gusmão, após horas de conversa no laboratório da Univale. “Na construção civil, tudo está sempre inovando. Era um nome que traduzia exatamente o que queríamos comunicar”, explica. Desde então, a revista vem evoluindo a cada edição, ganhando corpo, voz e reconhecimento.

A primeira edição foi um marco pessoal. Apesar dos desafios, Sra. Elzi Morais encarou todas as etapas do processo — da venda à produção, do acompanhamento editorial à diagramação. Hoje conta com o talento e parceria do designer gráfico Bill, que assina a arte da revista desde a terceira edição.

“Ele é excelente. Tem sensibilidade, capricho e entende exatamente o que quero”, elogia.

O propósito da Construção & Inovação é claro: valorizar os profissionais e empresas da cidade. “É uma revista que os engenheiros, arquitetos e outros segmentos da construção civil podem chamar de sua. Feita por eles e para eles”, diz com orgulho. O impacto é visível — muitos parceiros se tornaram amigos, referências que confiam, indicam e fazem parte da trajetória da publicação.

Ao completar seis anos, a revista se consolida como uma vitrine dos bons exemplos que existem na cidade. “Chegar até aqui não foi fácil. Mas sempre aparece alguém perguntando sobre a próxima edição. Isso me move a continuar”, afirma.

E o futuro? Sra. Elzi Morais espera seguir adiante, com a mesma paixão que a trouxe até aqui — e quem sabe, com novos parceiros de jornada. “Gosto de trabalhar em equipe, aprender com o outro. Mas, enquanto isso, sigo acreditando no propósito da revista.”

Aos leitores e parceiros, o recado é de gratidão e esperança:

“Quero seguir contando com cada um de vocês, que fazem essa revista acontecer. Sem esse apoio, a Construção & Inovação não existiria. Minha família e minha equipe são fundamentais nessa caminhada — alicerces que sustentam cada nova edição. É com essa rede de confiança e parceria que seguimos construindo juntos.”

RGForte Construtora

O Light Steel Frame, conhecido por ser uma estrutura de aço leve, é um sistema construtivo que utiliza perfis em aço galvanizado para formar a estrutura principal de uma edificação.

Ao contrário dos métodos tradicionais de construção, que envolvem o uso de concreto e alvenaria, o Light Steel Frame é um sistema construtivo a seco, de características industrializadas, sendo uma de suas principais vantagens a rapidez de construção e a facilidade de

Obras em Light Steel Frame

gestão. Como os componentes podem ser fabricados fora do local de construção e montados de forma precisa, o tempo necessário para erguer uma estrutura usando esse método é significativamente reduzido em comparação com as técnicas tradicionais, podendo ser até cinco vezes mais rápido. Isso não apenas acelera o processo de construção, mas também pode reduzir os custos associados à mão de obra e aos prazos de entrega, assim como disponibilizar o imóvel com mais rapidez para a rentabilidade e uso de seus proprietários.

Estrutura do

Estrutura

Por que escolher a RGForte?

Pioneira em Light Steel Frame

A empresa RGForte é uma empresa sólida, com mais de 23 anos de mercado, tendo executado diversas obras em mais de 150 cidades em Minas Gerais e outros estados. Possui expertise em obras por empreitada global, assumindo todos os riscos e responsabilidades dos seus projetos.

Contamos com uma equipe qualificada formada por profissionais de engenharia, gerenciada pelo CEO/Engenheiro Civil Eugênio Vinícius Flores Taipina, graduado pela Univale em 1994 e pós-graduando em Industrialização da Construção Civil WoodFrame, SteelFrame, Construção em EPS,

Construção Modular Off-site, Construção Modular. Nossos encarregados gerais e coordenadores de obra são qualificados pelo método de Treinamento em Montagem do sistema Light Steel Frame em uma das mais conceituadas escolas do país.

E por fim, nosso DNA, este de resolução de problemas, planejamento estratégico e ações pontuais e direcionadas para cumprir metas e objetivos, nos qualificam como opção para quem quer inovar e buscar uma empresa séria, com bons profissionais e respaldada pela trajetória de mais de 30 anos de mercado.

A RG Forte Construtora carrega em seu DNA a inovação. Foi pioneira em Governador Valadares no uso do concreto protendido com cordoalha engraxada, além de estar entre as primeiras a executar obras com alvenaria estrutural, reafirmando seu espírito visionário ao ser a pioneira no sistema construtivo Light Steel Frame na cidade.

A equipe da RG Forte recebeu treinamento especializado em Light Steel Frame no Rio de Janeiro, realizado pela empresa Dama do Gesso — uma das maiores referências nesse sistema construtivo no Brasil. A qualificação reforça o compromisso da construtora com a inovação e a excelência técnica.

EXPOCASA 2025 – EXPOLESTE

Fomos convidados pelo Studio Perret, através dos arquitetos Juliana Perret e Armando Junior, para materializar um projeto moderno e ao mesmo tempo prático e confortável que será a grande sensação da EXPOLESTE 2025. A EXPOCASA certamente é a atração principal desta renomada Feira e traz a competência e qualidade destes importantes profissionais. Nossa resposta foi positiva para uma parceria que esperamos gerar grandes frutos e ter um belo futuro.

Veja a evolução de uma obra de ampliação executada em Steel Frame pela RGFORTE CONSTRUTORA

Acesse o QRCode e assista ao vídeo de uma obra feita em 10 dias pela RGFort Construtora

Artigo
Artigo
Engenharia Elétrica

EQUIPE

As matérias assinadas pelos colaboradores no conteúdo desta revista são de inteira responsabilidade dos autores. A Revista Construção & Inovação não se responsabiliza pelos serviços e produtos de nossos anunciantes, os quais estão sujeitos às normas de mercado e do Código de Defesa do Consumidor.

Como o tempo passa!

Nossa revista aqui está, mais uma vez, fiel ao compromisso que tem com todos os profissionais da área de construção, que contribuem para o crescimento do nosso país e para a felicidade de muitos que conseguem realizar o desejo de ter uma casa que os acolha ou uma empresa que os represente. São transformadores de sonhos em realidade.

Esta edição está com várias matérias incríveis, que retratam as últimas tendências desta área.

@inovacaoeconstrucao

Construção e Inovação

Diretora Geral: Elzi Morais

Revisão: Dalete Gama

Jornalista: Mirlene Norato

Diagramação: Bill Designer

Impressão: Gráfica Nacional

Social Media: Sâmara Rodrigues

Agradecimento: A Deus

2.000 exemplares

Distribuição Gratuita

Contato Comercial: Elzi Morais

33 98409-5548

Com objetivo de oferecer um trabalho diferenciado e inovador aos nossos clientes e amigos, nossa Revista é entregue em PDF, impressa e em nossas redes sociais! Sigam-nos.

construcaoeinovacao construção e inovação

A única do interior de Minas neste segmento

Inovação é o diferencial de suas atividades, o que os faz se destacarem dentre tantos outros.

Histórias de profissionais bem sucedidos que nos contam como foram suas trajetórias de vida até hoje.

Exemplos a seguir. Alcançaram seus ideais, ainda que por horizontes e caminhos distintos.

Gratidão a todos sempre. Calorosa recepção à jornalista Mirlene Norato, que chegou para enriquecer este time.

Seja muito bem-vinda!

Até a próxima, se Deus quiser!

Pedras & Companhia traz a beleza e a funcionalidade das pedras decorativas

As pedras naturais são opções versáteis e elegantes para quem deseja incorporar elementos rústicos e sofisticados a projetos de arquitetura e paisagismo. Cada tipo de pedra traz características únicas que se adaptam a diferentes necessidades e estilos. Na Pedras & Compahia você encontra uma ampla variedade de pedras decorativas. Listamos algumas e sua aplicação nas decorações em diversos tipos de ambientes.

Pedra Madeira

A pedra Madeira é conhecida por sua tonalidade, que varia entre o marrom e o bege, imitando a aparência da madeira, o que a torna uma opção popular para quem busca um estilo rústico. A sua resistência e durabilidade tornam-se ideais para áreas externas, como fachadas, muros e jardins.

Pedra Bossa Nova

Elegante e sofisticada, a pedra Bossa Nova possui coloração clara, geralmente em tons de bege ou branco, com uma superfície levemente irregular, que oferece textura e profundidade aos ambientes.

Pedra Espanha

Com tons vibrantes que variam do bege ao vermelho e marrom, a pedra Espanha é uma opção ousada para quem deseja adicionar cor e vida a um ambiente. Seu uso é comum tanto em áreas internas quanto externas, sendo especialmente valorizado em pisos de varandas, quintais e ao redor de piscinas.

Pedra São Tomé

A pedra São Tomé é amplamente utilizada em projetos externos, especialmente ao redor de piscinas, devido à sua capacidade de se manter fresco ao toque, mesmo sob o sol intenso. Essa característica a torna uma escolha popular em climas quentes, já que ela não retém calor como outras superfícies

Automação residencial:

a arquitetura inteligente que transforma o morar

A arquitetura do futuro já chegou e está cada vez mais integrada à tecnologia. A automação residencial vem ganhando espaço como uma das tendências mais promissoras do setor, transformando não apenas os espaços físicos, mas também a experiência de viver. Mais do que um diferencial, os recursos inteligentes têm se tornado uma exigência crescente de clientes que buscam conforto, praticidade, segurança e sustentabilidade.

Com o avanço de sistemas automatizados é possível controlar iluminação, climatização, segurança, áudio e vídeo por meio de assistentes virtuais ou aplicativos móveis. O lar se adapta às necessidades do morador, promovendo uma nova forma de habitar. Cortinas que se abrem com a luz do dia, luzes que se ajustam automaticamente ao ambiente e sistemas de segurança que podem ser monitorados remotamente são apenas alguns exemplos do que a automação proporciona.

A integração com dispositivos inteligentes — como assistentes virtuais, eletrodomésticos conectados e

sensores de movimento — contribui para a eficiência energética, reduzindo desperdícios e promovendo um estilo de vida mais sustentável. Além disso, soluções como fechaduras digitais, câmeras integradas e alarmes conectados aumentam a segurança e o controle da residência, mesmo à distância.

Outro ponto relevante é a acessibilidade. A automação pode ser uma aliada da inclusão, facilitando a vida de pessoas com mobilidade reduzida ou necessidades especiais, as quais passam a controlar o ambiente com comandos simples de voz ou interfaces adaptadas.

Para arquitetos e designers, a automação não é apenas uma ferramenta técnica, mas também estética: ela permite a criação de ambientes limpos, sem excesso de controles físicos e interruptores, valorizando o design e a funcionalidade.

Investir em arquitetura inteligente é olhar para o futuro sem abrir mão do bem-estar no presente. É transformar a casa em um organismo vivo, responsivo e conectado às necessidades humanas.

Michelli Chisté Arquiteta urbanista

Pós Design de Interiores @michellichistearquitetura (33) 98868-7997

CINCO ERROS COMUNS AO LIMPAR PISOS VINÍLICOS

CONFIRA UM PASSO A PASSO SIMPLES

PARA LIMPAR O REVESTIMENTO SEM COMPROMETER SUA CONSERVAÇÃO

Feito com cloreto de vinila ou PVC, o piso vinílico é um revestimento conhecido por sua facilidade de limpeza e por demandar baixa manutenção. É raro que ele apresente manchas e riscos, graças à sua cobertura protegida com resina de poliuretano. Porém, para mantê-lo intacto, é necessário seguir algumas regrinhas na hora da faxina. A seguir, confira cinco erros comuns que podem comprometer a conservação do material, destacados pela Tarkett.

USAR SOLVENTES E DERIVADOS DE PETRÓLEO

Estes produtos podem danificar a superfície do piso, causando riscos, arranhões e até a eventual corrosão da superfície. Isso porque, em um primeiro momento, eles retiram a proteção superficial do piso e provocam a sensação de brilho, dando a impressão de piso limpo. Porém, a longo prazo, o efeito é de encardimento do material e dificuldade de limpeza.

UTILIZAR SABÃO EM PÓ

Também não é recomendado usar sabão em pó na limpeza de pisos vinílicos, pois ele pode desgastar a superfície, além de deixá-la escorregadia e suscetível a acidentes.

ÁGUA EM ABUNDÂNCIA

Dado o hábito de lavar os ambientes com água corrente ou fazer uso de baldes, muitos acreditam que os vinílicos também podem ser lavados sem risco de danificar os produtos. Os modelos colados até podem ser lavados, mas evite deixar água empoçada sobre eles por muito tempo, pois o excesso de umidade pode provocar o descolamento das placas e réguas ao longo do tempo. Por esse motivo, a instalação de vinílicos não é recomendada em áreas constantemente molhadas, como banheiros com chuveiro. Já os pisos vinílicos clicados nunca podem ser lavados.

Fonte: https://revistacasaejardim.globo.com/

Toda a marcenaria da cozinha foi executada em cinza para equilibrar o piso vinílico amadeirado. Projeto do escritório Studio Vista Arquitetura

No mesmo ambiente do estar, jantar e cozinha dão continuidade ao living. Mesa e cadeiras da Mezas Design Co. Piso vinílico Beaulieu Castilla. Projeto do escritório KS Arquitetos

APLICAR CLORO

Para matar vírus e bactérias, você pode utilizar a água sanitária (cloro diluído a 3%) sem problemas, mas não deixe de molho. Não é indicado o uso de cloro puro, pois ele pode manchar o piso.

NÃO SEGUIR O PASSO A PASSO DA LIMPEZA

Para limpar um piso vinílico diariamente, você vai precisar de um pouco de água, detergente neutro e panos limpos e secos. O passo a passo é simples:

• Remover todo tipo de sujeira do piso, como areia e poeira, com uma vassoura de pelo, por exemplo.

• Aplicar em todo o piso uma solução de detergente neutro com água, usando um mop-água ou limpadora industrial de baixa rotação. Lembre-se de utilizar o mínimo possível de água.

• Enxaguar usando um rodo ou mop-água e secar com um pano limpo.

• Esperar alguns minutos até a secagem total e só depois liberar o piso para uso.

Foto: Maura Mello/Divulgação
Foto: Marcelo Donadussi/ Divulgação

Impermax

a trajetória de um pioneiro na impermeabilização

No setor da construção civil, a impermeabilização nem sempre recebe a devida atenção, mas é um elemento essencial para a durabilidade das edificações. Há 37 anos a Impermax tem sido referência nesse segmento, oferecendo soluções que protegem obras contra infiltrações e danos estruturais. À frente dessa jornada está Rosalvo Fernando Bionde de Novaes, engenheiro civil que transformou um desafio em oportunidade e consolidou sua empresa como sinônimo de qualidade e inovação. Nesta entrevista para a Revista Construção & Inovação ele compartilha sua trajetória, os desafios do mercado e suas perspectivas para o futuro da impermeabilização no Brasil.

Revista Construção & Inovação: Quem é Rosalvo Fernando Bionde de Novaes e como surgiu a Impermax?

Rosalvo Fernando Bionde: Sou engenheiro civil formado pelo MIT (Minas Instituto de Tecnologia) em 1981 e iniciei minha trajetória profissional no setor de impermeabilização em Governador Valadares. No início da minha carreira, trabalhei como fiscal de obras, mas percebi uma grande carência no mercado de impermeabilização. Comecei a estudar e me especializar na área, e foi assim que, em 1987, fundei minha própria empresa, que inicialmente se chamava Impermear e depois passou a ser Impermax Engenharia de Impermeabilização.

RCI: Quais foram os principais desafios no início da sua jornada?

RFB: O principal desafio foi a falta de conhecimento do mercado sobre impermeabilização. Naquela época, muitos construtores sequer sabiam o que era esse processo e sua importância para a durabilidade das edificações. Tive que fazer um trabalho intenso de educação e conscientização, visitando obras, conversando com engenheiros e demonstrando a eficiência das técnicas de impermeabilização. Outro obstáculo foi a resistência inicial à implantação de novas soluções, mas, com o tempo, a qualidade do nosso trabalho fez a diferença.

RCI: Como a Impermax conseguiu se consolidar no mercado e expandir sua atuação?

RFB: Nossa estratégia sempre foi baseada na qualidade e na confiança. Trabalhamos muito com o “boca a boca”, onde clientes satisfeitos

indicavam nossos serviços. Além disso, investimos fortemente na capacitação da equipe, treinando profissionais e trazendo novas técnicas do mercado nacional e internacional. Isso nos permitiu não apenas crescer em Governador Valadares, mas também atuar em outras regiões, como Ipatinga e Vitória, e até em projetos de grande porte, como na Cenibra e na cidade administrativa de Minas Gerais.

RCI: A impermeabilização é muitas vezes vista como um detalhe na construção. Qual é a importância real desse processo?

RFB: Impermeabilização não é apenas um detalhe, é uma necessidade fundamental para garantir a longevidade das construções. A falta desse processo pode levar a infiltrações, danos estruturais, mofo e comprometimento da segurança da edificação. Muitos problemas que aparecem anos depois da obra finalizada poderiam ser evitados com uma impermeabilização bem planejada e executada. Hoje os grandes projetos já contam com especificação técnica para esse tipo de solução, mas ainda existe um longo caminho para tornar isso um padrão em todas as construções.

RCI: Para finalizar, qual conselho você dá para os jovens empreendedores que estão começando agora?

RFB: Persistência e dedicação. Empreender não é fácil, mas é possível. Não se pode ter medo de trabalhar, de arriscar e de inovar. O sucesso não vem de um dia para o outro. Ele é construído com muito esforço, aprendizado e resiliência. Outro ponto importante é valorizar sua equipe. Nenhuma empresa cresce sozinha, e ter um time comprometido faz toda a diferença.

por Mirlene Norato Comunicadora Institucional, Jornalista e Apresentadora de TV

A nova engenharia: profissionais em alta demanda e a importância da formação de qualidade

A engenharia vive uma transformação profunda. Com o avanço da digitalização, a crescente demanda por infraestrutura sustentável e a necessidade de soluções inovadoras, o mercado busca profissionais qualificados e adaptáveis. No entanto, o Brasil enfrenta um paradoxo: uma grande carência de engenheiros capacitados, mesmo com o setor aquecido. Estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indicam que o Brasil pode ter um déficit de aproximadamente 150 mil engenheiros até 2025 (isso mesmo, para este ano). Setores como engenharia civil, ambiental e de software estão entre os que mais necessitam de mão de obra especializada. O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) também aponta que o número de formandos ainda é insuficiente para suprir a demanda, agravado por altas taxas de evasão acadêmica e currículos desatualizados.

Enquanto países como China e Estados Unidos formam milhares de engenheiros anualmente, o Brasil sofre com a defasagem entre ensino e mercado. Essa lacuna compromete a competitividade do país em setores estratégicos, como infraestrutura, tecnologia e energia.

E qual é a importância da formação de qualidade? A solução para reverter esse cenário passa pela qualificação acadêmica. Universidades com matrizes curriculares alinhadas às necessidades do mercado oferecem melhor empregabilidade aos seus egressos. Universidades que investem em inovação, laboratórios modernos e parcerias com o se-

tor produtivo garantem maior valor aos diplomas. Em algumas instituições, como naquelas que mantêm parcerias estratégicas com empresas e comitês de bacias hidrográficas, os estudantes já vivenciam, desde os primeiros períodos, a aplicação prática dos conceitos aprendidos. A interdisciplinaridade desempenha um papel essencial nesse processo, promovendo a interação entre cursos, núcleos de pesquisa e diferentes áreas do conhecimento. Projetos de ciência cidadã e pesquisas em sustentabilidade, por exemplo, proporcionam uma visão ampliada da engenharia, conectando-a com as demandas sociais e ambientais da atualidade. Essa abordagem integrada fortalece a formação dos estudantes, permitindo que compreendam a complexidade dos desafios contemporâneos e desenvolvam soluções mais eficazes e inovadoras. Além disso, a incorporação de tecnologias da engenharia civil, como o Building Information Modeling (BIM), potencializa a integração de dados e o planejamento sustentável, proporcionando ferramentas que otimizam recursos, reduzem impactos ambientais e tornam os projetos mais resilientes e eficientes. Escolher uma universidade de qualidade faz diferença na construção de uma carreira sólida.

A formação de um engenheiro moderno vai além da técnica; exige pensamento estratégico, inovação e compromisso com soluções sustentáveis. Engenheiros bem formados impulsionam o desenvolvimento do país, contribuindo para um futuro mais eficiente e responsável.

por Prof. Hernani Ciro Santana Coordenador do Curso de Engenharia Civil e Ambiental - UNIVALE

Produtores rurais têm direito

a desconto na conta de energia elétrica

Muitos produtores rurais podem não saber, mas aqueles que atuam exclusivamente com irrigação e aquicultura têm direito a um desconto significativo na conta de energia elétrica. Esse benefício está previsto na Resolução Normativa (REN) nº 1000/2021 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e pode representar uma grande economia nos custos de operação.

Quem tem direito e qual o percentual de desconto?

O desconto tarifário é aplicado diariamente por um período contínuo de 8 horas e 30 minutos, de acordo com a região e o tipo de fornecimento de energia:

Nordeste e Vale do Jequitinhonha

Grupo B (baixa tensão): 73% de desconto

Grupo A (alta tensão): 90% de desconto

Norte, Centro-Oeste e demais municípios de Minas Gerais

Grupo B: 67% de desconto

Grupo A: 80% de desconto

Demais regiões do Brasil

Grupo B: 60% de desconto

Grupo A: 70% de desconto

A concessionária de energia pode definir o horário de início do benefício em comum acordo com o consumidor, desde que o período contemple obrigatoriamente o intervalo entre 21h30 e 6h da manhã.

Como funciona a medição do consumo?

O desconto se aplica apenas ao consumo de energia no período noturno (Fora de Ponta – F). Para isso, a concessionária instala um medidor com dois registradores, que separa o consumo em:

P (Ponta): consumo durante o dia (não recebe desconto)

F (Fora de Ponta): consumo no período noturno (desconto aplicado)

Se a instalação já conta com um medidor polifásico, não há necessidade de adaptação no padrão de entrada de energia – apenas a substituição do medidor para um modelo com os dois registradores.

Como solicitar o desconto?

Os interessados podem fazer a solicitação de três formas:

Presencialmente: em uma agência da concessionária de energia elétrica

Digitalmente: pelos canais online da distribuidora

Com o auxílio de um especialista, que pode facilitar o cadastro e esclarecer dúvidas

Se precisar de ajuda para entender melhor os requisitos ou deseja ter mais comodidade no processo de solicitação, entre em contato comigo! Estou à disposição para auxiliar você a garantir esse benefício.

por Laura Soares
Pós-graduada em Eng.de Manutenção lauracs_eng

Lany Matos - corretora

Olá! Sou formada em Administração de Empresas e pós-graduada em Gestão, com uma trajetória que começou no comércio. Fui proprietária de uma loja de roupas infantis, onde aprendi a importância de entender o cliente e construir relacionamentos de confiança.

Durante a pandemia, decidi me reinventar e me tornei corretora de imóveis. A experiência no comércio e na administração me dá uma visão estratégica e humana para entender as necessidades dos meus clientes.

Hoje me sinto realizada com minha profissão e amo poder aju-

dar as pessoas a realizarem o sonho da casa própria. Atuo não apenas na compra e venda de imóveis, mas também na regularização de documentos imobiliários, oferecendo um serviço completo e eficiente. Meu compromisso é proporcionar uma experiência segura, ética e transparente, seja comprando, vendendo ou regularizando imóveis.

Acredito que a chave do sucesso está na confiança e na compreensão das necessidades das pessoas, e é com essa abordagem que busco construir minha carreira. Estou sempre empenhada em oferecer o melhor suporte para que meus clientes tomem decisões assertivas e confiantes.

Estou à disposição para ajudar você de forma ágil e segura. Conte comigo!

Sustentabilidade como geração de valor na construção civil

No final de outubro de 2024, o SIPROCIMG, em parceria com o SINDUSCON-MG, promoveu um seminário sobre sustentabilidade na construção civil. O evento discutiu métodos, inovações e desafios para tornar o setor mais sustentável.

A construção civil sempre teve um papel essencial no desenvolvimento das sociedades, mas, por muito tempo, seus impactos ambientais foram ignorados. Com o crescimento acelerado das cidades, tornou-se indispensável adotar práticas que reduzam danos ambientais e otimizem o uso dos recursos naturais.

A preocupação com a sustentabilidade na construção ganhou força na década de 1970, impulsionada por movimentos ambientalistas e conferências internacionais. Nos anos 1990 surgiram certificações ambientais, como BREEAM e LEED, que estabeleceram padrões para eficiência energética e uso responsável de materiais. Desde então, a sustentabilidade tem se tornado cada vez mais relevante no setor.

Atualmente, observa-se um aumento significativo na adoção de práticas sustentáveis. O uso de materiais ecológicos, a eficiência energética, a gestão inteligente da água, economia circular e as construções modulares e pré-moldadas são algumas das estratégias adotadas. Além disso, a digitalização do canteiro de obras também contribui para tornar os processos e o canteiro de obras mais eficientes e sustentáveis. Essas medidas não só reduzem os impactos ambientais, mas também trazem benefícios econômicos.

Entre as principais vantagens da construção sustentável estão a redução dos custos operacionais, a valorização dos imóveis e o acesso a incentivos fiscais e financiamentos diferenciados. Edifícios sustentáveis consomem menos energia e água, favorecem o bem-estar e a produtividade dos ocupantes, resultando em economia a longo prazo. Além disso, imóveis com certificações ambientais atraem mais investidores e compradores. Governos e instituições financeiras incentivam projetos sustentáveis por meio de subsídios e linhas de crédito especiais, facilitando sua implementação.

Nos próximos anos, espera-se que o setor da construção civil continue crescendo, impulsionado por avanços tecnológicos e pela busca por soluções mais sustentáveis. Para acompanhar essa evolução, será fundamental contar com profissionais qualificados, capazes de adotar novas tecnologias e integrar práticas inovadoras ao processo construtivo. Dessa forma, a capacidade de adaptação e atualização constante será fundamental para o sucesso e a consolidação no mercado.

A sustentabilidade na construção civil não é mais uma tendência, mas uma necessidade para garantir o desenvolvimento econômico sem esgotar os recursos naturais. Adotar práticas sustentáveis permite construir edificações mais duráveis, eficientes e rentáveis, promovendo um futuro equilibrado para o setor e para a sociedade.

Passos para a QUALIDADE TOTAL

Em 1994 tive a oportunidade de ser aluno do professor Vicente Falconi , o Papa da Qualidade Total no Brasil, que implantou seus métodos focados na qualidade total por diversos países mundo afora e principalmente em grande empresas brasileiras, como AMBEV, VALE, SADIA,

Esses conceitos são:

GERDAU e outras que hoje são referências no mundo empresarial. Aprendi alguns conceitos, os quais passei a considerar desde então, fazendo-me mudar e aplicar esses ensinamentos nas empresas nas quais tive a oportunidade de trabalhar implantando os mesmos com sucesso.

1 Seguindo processos a execução melhora

2 Sem medição não há gestão

3 Cada chefia deve ter entre 3 e 5 metas prioritárias

4 As métricas financeiras são as principais

5 Problema é a diferença entre a situação atual e a meta

6 Alta rotatividade de funcionários é inaceitável em uma empresa

7 Liderar é bater metas consistentemente, com o time fazendo certo

8 Uma pessoa deve ser constantemente desafiada a buscar novos conhecimentos

9 Os resultados do passado não servem para o futuro

1 Seguindo processos a execução melhora

Um padrão é o instrumento básico do gerenciamento da rotina. Por isso, por meio do seu uso, os processos são facilmente replicados. Além disso, os colaboradores, com a ciência dos procedimentos que devem seguir para a execução das tarefas, passam a assumir a responsabilidade pelo resultado de seu trabalho.

E como podemos iniciar a padronização e a otimização dos processos de uma empresa?

O primeiro passo é, portanto, selecionar os processos-chave da empresa, sem os quais ela não existiria.

Deve-se perguntar algumas questões como: Quais as etapas que são indispensáveis? Quais etapas podem ser feitas em paralelo? Podemos simplificar esse processo?

Sendo assim, o objetivo principal desse primeiro passo é mapear as ineficiências dos processos e incentivar que os envolvidos busquem sempre pela melhoria contínua dentro das suas rotinas de trabalho.

A partir daí, podemos desenhar um fluxograma de acordo com a realidade atual. Junto aos envolvidos no processo.

2 Sem medição não há gestão

Pela gestão baseada em dados e fatos, o que pode ser feito por meio da definição e implementação de indicadores na gestão da empresa. Com o monitoramento dos indicadores, a tomada de decisão dentro da organização passa a acontecer de maneira científica. Além disso, quais metas a organização deve alcançar, o que permite que os líderes e gestores realizem um melhor trabalho.

3 Cada chefia deve ter entre 3 e 5 metas prioritárias

As metas devem ser desdobradas do maior nível hierárquico até o nível operacional. Portanto, isso gera conexão entre as atividades desempenhadas em cada nível

gerencial. Ademais, promove clareza das prioridades e do foco de atuação de cada pessoa da organização, estimulando a geração de resultados.

por Eng° Markus P. Coelho

4 As métricas financeiras são as principais

O foco no financeiro deve ter tratamento prioritário. Deve-se utilizar indicadores financeiros que traduzem a eficiência da empresa. Como exemplo de indicador, podemos citar o EBITDA, que em linhas gerais indica o que está comprando, fabricando e se está sendo vendido bem. Além disso, ele diz se sua precifi -

cação e suas práticas de marketing estão certas. Dentro de qualquer empresa, o foco financeiro traz o benefício da facilidade de comparação dos resultados obtidos com referenciais de mercado. Ainda possibilita a busca de benchmarks para o estabelecimento de metas da organização.

5 Problema é a diferença entre a situação atual e a meta

No seu método, o guru da gestão instrui que as organizações devem identificar os gaps, que ele define como “problemas bons”. Ou seja, são a diferença entre a situação atual e a meta. Tal análise ocorre por meio da comparação, de benchmarking e de estudo. Em seguida, deve-se criar os planos de ação que possibilitam a resolução desses pro-

blemas, o que permite o crescimento da empresa. Como um exemplo de “problema bom”, podemos elencar um processo comercial fora do padrão. Ao resolvê-lo, por meio de criação de padrões e treinamento da equipe, as vendas potencializam-se. Por consequência, a empresa obterá melhores resultados.

6 Alta rotatividade de funcionários é inaceitável em uma empresa

“70% do sucesso de uma organização é gente e 70% do seu resultado é liderança”. Com esse ensinamento, podemos perceber como a cultura organizacional pode impactar os negócios.

Além do mais, destaca-se como programas de formação de lideranças, treinamento e avaliação de desempenho podem contribuir para o aumento da performance das empresas.

7 Liderar é bater metas consistentemente, com o time fazendo certo

As metas dão o poder de, todos os anos, descobrir que podemos e precisamos fazer melhor. A construção delas deve ser feita com valor, um objetivo e um prazo. Por exemplo:

atingir um faturamento de 1 milhão até 2025. Elas “devem ser colocadas de forma técnica, de modo a dar a sensação de que são difíceis, mas podem ser atingidas”.

8 Uma pessoa deve ser constantemente desafiada a buscar novos conhecimentos

O estabelecimento de metas que estimulam a busca por novos conhecimentos, a formação e o desenvolvimento dos profissionais desde o nível mais operacional abrem portas para que eles es-

tejam aptos a buscar a melhoria contínua. Além disso, eles conseguem identificar “problemas bons” que se podem solucionar e que permitirão o crescimento da empresa.

9 Os resultados do passado não servem para o futuro

O método de Falconi ensina que as corporações e o indivíduo devem buscar a eficiência máxima. Por isso, estimula a análise crítica dos dados e das informações para que as organizações não repliquem erros passados no futuro. Deve-se implantar teoria de origem do Orçamento Base Zero (OBZ), metodologia que inverte a lógica tradicional de orçamentação. Ela preza pela redução de custos e de despesas ao não

levar em consideração o que ocorreu nos anos anteriores, evitando, assim, que ineficiências sejam perpetuadas. Como dito, esses são apenas alguns ensinamentos de Falconi que pude aprender e a colocar em prática visando à potencialização dos resultados nas organizações. Por isso, é indispensável que se adapte à realidade de cada empresa as ações que acontecerão.

MADEIREIRA MADELESTE

Tradição e estrutura no fornecimento de madeira em Governador Valadares

Há quase 30 anos a Madeireira Madeleste se destaca em Governador Valadares e região como referência em qualidade e confiança. Essa história foi sendo construída dia após dia, com muito trabalho, dedicação e um compromisso que não se perdeu pelo caminho: atender bem e entregar o melhor.

À frente dessa história de sucesso, Wilson Gil Dutra segue firme, garantindo que a essência da empresa continue a mesma.

“Desde o início trabalhamos com clareza. Nosso nome foi construído com entrega e confiança”, afirma.

Esse cuidado com a reputação e o respeito pelo cliente aparecem como marcas registradas da Madeireira, e fazem parte do que a torna diferente.

Entre os principais destaques está a capacidade de fornecer madeira de forma rápida e eficiente. Com um dos maiores estoques da região, a empresa está pronta para atender grandes volumes em prazos cur-

tos. Trabalha com madeira Parajú e outras opções selecionadas, adequadas para diversos tipos de projetos: telhados coloniais, fazendas, cercas, coxos, móveis rústicos e fabricação de mesas rústicas.

Também oferece insumos essenciais para obras, como cimento, tijolos, areia, ferragens e ferramentas — tudo pensado para facilitar a rotina de quem busca praticidade e confiança em um só lugar.

Com estrutura própria e pátio amplo, a empresa está preparada para oferecer soluções rápidas, com organização e eficiência. O foco é garantir que o cliente encontre o que precisa, no prazo certo e sem complicações.

Hoje a Madeireira Madeleste é reconhecida como sinônimo de credibilidade e respeito na região. Familiar tanto na origem quanto na forma de conduzir o trabalho, valoriza cada entrega como parte de um compromisso que atravessa o tempo: atender com responsabilidade e manter o que foi construído com tanto esforço.

Mulheres no mercado imobiliário

protagonismo, estratégia e uma comissão que fortalece vozes por Mirlene Norato Comunicadora Institucional, Jornalista e Apresentadora de TV

Governador Valadares (MG) — A presença feminina no mercado imobiliário brasileiro cresce de forma consistente. Hoje as mulheres já representam cerca de 40% da categoria. Em Governador Valadares esse movimento ganhou ainda mais força com a criação da Comissão da Mulher no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de Minas Gerais (Creci-MG), iniciativa que reconhece e impulsiona o protagonismo feminino no setor.

Idealizada pelo delegado regional do Creci-MG, João Carlos Soares dos Santos, a comissão foi criada para ampliar a participação das mulheres nas decisões do conselho, promover debates e compartilhar experiências. “A intenção é que o corretor veja o Creci como a sua casa. A Comissão da Mulher nasce com esse espírito: escutar, propor, agir e incluir. E não há como imaginar um conselho forte sem a presença ativa das mulheres”, destaca João Carlos.

Eleita por votação entre as participantes, a corretora Tarcila Fernandes Monteiro assumiu a coordenação da comissão. “A comissão não limita, ela amplia. Traz novas perspectivas, fortalece a representatividade feminina em todos os níveis do setor”, afirma.

A Comissão da Mulher do Creci-MG em Valadares é composta por Tarcila Monteiro, Neuza Gomes, Kelen Renata Santos, Kelly Caris, Ivanilza Lopes e Helina Mendes. Juntas constroem um espaço de fortalecimento mútuo e atuação ativa no mercado. O primeiro evento promovido pelo grupo teve como tema a emigração, abordando o papel da mulher em diferentes contextos sociais e econômicos.

Além de representar, a comissão acolhe novas corretoras, oferecendo apoio técnico e emocio-

nal. “As mulheres têm ocupado esse mercado com competência. Mas também precisam de estrutura, mentoria e oportunidade para mostrar seu potencial”, reforça João Carlos.

O trabalho da comissão já é reconhecido dentro e fora da cidade. O 2º vice-presidente do Creci-MG (Gestão 2025/2027), Wesley Harrison Givisiez (CRECI: 11.715), parabenizou a iniciativa: “A atuação feminina no mercado imobiliário tem sido transformadora. Iniciativas como essa ampliam o diálogo, a inclusão e fortalecem toda a categoria. Que essa comissão continue sendo inspiração para todo o estado.”

A presença feminina no setor também se reflete em resultados concretos. Com escuta qualificada, atenção aos detalhes e domínio das ferramentas digitais, as profissionais têm conquistado a confiança dos clientes. “A mulher corretora tem sensibilidade, sim, mas também estratégia, agilidade e foco, sem abrir mão da empatia”, afirma Tarcila.

A flexibilidade da profissão atrai quem busca autonomia e equilíbrio entre carreira e vida pessoal. Muitas encontram no setor imobiliário uma chance de crescimento com liberdade. Para apoiar os iniciantes, o Creci local também implantou um programa de mentoria, com atenção especial aos primeiros 90 dias de atuação. Para as mulheres que desejam entrar nesse mercado, o recado é direto: há espaço, há apoio e há oportunidade. “Se é o seu desejo, vá em frente. Com preparo e verdade no que se faz, o sucesso é consequência. E se em algum momento não der certo, ainda assim valeu por ter tentado. Porque a mulher tem força para recomeçar quantas vezes for preciso — e isso também é potência”, finaliza Tarcila.

por Mirlene Norato

Comunicadora Institucional, Jornalista e Apresentadora de TV

Duquesa Soluções em Estruturas Metálicas:

50 anos de tradição e a revolução da construção modular

A tradição se encontra com a inovação em Governador Valadares. Fundada em 1975 por um dos pioneiros no segmento de serralheria na cidade, o Sr. Adail Domingos, a Duquesa Soluções em Estruturas Metálicas está prestes a completar 50 anos de história. O que começou como uma serralheria evoluiu ao longo das décadas, atravessando gerações e se consolidando como uma referência no setor. Hoje, sob a liderança do próprio Sr. Adail, a empresa mantém suas raízes enquanto se reinventa por meio da atuação inovadora de Evandro Mamedes Costa e de seu filho, o engenheiro mecânico Leonardo Elisbon Costa.

De pioneiro a visionário

Desde pequeno, Evandro Mamedes Costa respirava o mundo da serralheria. Entre esquadrias e portões, aprendeu com o pai não apenas a técnica, mas a importância do trabalho duro. Quando chegou a sua vez de assumir a liderança, não hesitou em inovar, expandindo as atividades para a estruturação metálica e, agora, para a construção modular.

A transição para esse novo conceito foi desafiadora, mas impulsionada pela busca por soluções mais ágeis, sustentáveis e eficazes para o setor. Evandro explica: “O modelo tradicional de construção tem muitas limitações, enquanto outros países já avançaram para sistemas mais eficientes. O Brasil precisa caminhar nessa direção para reduzir custos, otimizar tempo e melhorar a qualidade das obras.”

Construção modular: o novo caminho

A construção modular chega para resolver alguns dos principais desafios do setor, como a escassez de mão de obra qualificada e os altos custos dos materiais. Diferentemente da construção convencional, que está sujeita a imprevistos, atrasos e desperdícios, a solução modular oferece um processo mais previsível e industrializado.

“A casa não é apenas projetada, ela é fabricada em um ambiente controlado, garantindo eficiência e qualidade desde o início”, destaca Evandro. Enquanto na construção tradicional cada fase da obra pode ser impactada por fatores externos, na construção modular tudo é planejado e produzido previamente, resultando em mais agilidade, menos desperdício e um acabamento de alto padrão.

O modelo permite que as estruturas sejam montadas e transportadas prontas para a instalação, reduzindo significativamente o tempo de execução. Além disso, os materiais metálicos oferecem maior durabilidade, tornando-se uma alternativa prática e segura.

Showroom e novas oportunidades

Para que os clientes possam visualizar e experimentar os benefícios da construção modular, criamos uma nova empresa, Duquesa Home e Office, com um showroom. O espaço vai além da exposição de produtos, proporcionando uma experiência imersiva para os interessados.

“Queremos que as pessoas conheçam de perto essa tecnologia. Por isso, oferecemos desde eventos corporativos até hospedagem para aqueles que querem vivenciar essa experiência antes de decidir pela compra”, explica Evandro Mamedes Costa.

A receptividade ao projeto tem sido extrema-

mente positiva, especialmente após a participação em eventos como a Expoleste e a Expoagro. Os chalés apresentados nas feiras despertaram grande interesse do público, consolidando a construção modular como uma tendência promissora. “A aceitação tem sido incrível, as pessoas se surpreendem ao ver como a modularização pode transformar a construção civil”, afirma Evandro.

Do passado para o futuro

Se a Duquesa Soluções em Estruturas Metálicas começou sua trajetória com a fabricação de esquadrias e portões, hoje ela se destaca ao abrir novas possibilidades para a moradia e a arquitetura moderna. A evolução da serralheria para a construção modular não representa apenas um avanço tecnológico, mas também a continuidade de um legado.

“Meu pai ainda acompanha tudo de perto e vê o crescimento da empresa com orgulho. Ele pode não estar envolvido nos detalhes técnicos do que estamos fazendo hoje, mas entende a importância da inovação e aprova cada passo que damos. Para mim, isso tem um valor imensurável”, compartilha Evandro.

Com os olhos voltados para os próximos 50 anos, a Duquesa Soluções em Estruturas Metálicas reafirma seu compromisso com a inovação, sem perder de vista os valores que a tornaram referência no mercado. “A tradição nos trouxe até aqui, mas é a inovação que vai nos levar ainda mais longe.”

33 98711-9246

Uso de areia de mineração na produção de concreto. Uma revolução na construção civil

A indústria da construção está sempre em busca de alternativas que possam melhorar a qualidade dos materiais utilizados e, ao mesmo tempo, reduzir custos e impactos ambientais. Uma dessas alternativas que vem ganhando destaque é o uso de areia de mineração na produção de concreto. Este artigo explorará as vantagens, os desafios e as aplicações dessa técnica inovadora. A areia de mineração é um subproduto obtido durante a extração de minerais, como ferro e cobre. Durante o processo de mineração, grandes quantidades de areia são geradas, muitas vezes consideradas resíduos. No entanto, com o avanço das tecnologias e estudos sobre sustentabilidade, essa areia tem sido reaproveitada como um recurso valioso para a construção civil. A areia de mineração possui características físicas e químicas que podem variar dependendo do tipo de mineral extraído e da região onde a mineração ocorre, por isso exige um estudo de viabilidade por parte dos tecnologistas de concreto para determinação da melhor composição para cada aplicação específica. Uma das principais vantagens do uso de areia de mineração é a redução do impacto ambiental. A disposição inadequada de resíduos de mineração pode causar danos significativos ao meio ambiente, contaminando solos e águas. Ao utilizar essa areia na produção de concreto, diminui-se a necessidade de extração de areia natural, preservando ambientes naturais e reduzindo a degradação ambiental. Estudos têm demonstra-

do que o concreto produzido com areia de mineração pode apresentar qualidade igual ou superior ao concreto tradicional. A composição específica da areia pode contribuir para a melhoria da trabalhabilidade e resistência do concreto. O uso de areia de mineração pode também proporcionar uma significativa redução nos custos de produção. Por ser um subproduto da mineração, essa areia costuma ser mais barata que a areia convencional, permitindo uma economia substancial para as empresas de construção. O concreto produzido com areia de mineração pode ser utilizado em diversas aplicações, desde obras de infraestrutura até edificações residenciais e comerciais. Sua versatilidade é um ponto forte, permitindo que seja adaptado a diferentes necessidades e especificações técnicas. Embora as vantagens sejam muitas, é essencial ter um rígido controle de qualidade na utilização de areia de mine-

ração. A variação nas propriedades da areia exige um monitoramento constante e testes rigorosos para garantir que o concreto produzido atenda aos padrões de segurança e desempenho. A adoção da areia de mineração na construção civil

também demanda atenção às normas e regulamentações vigentes. É importante que as empresas estejam atualizadas e em conformidade com as leis ambientais e de construção para evitar problemas legais e garantir a segurança das obras. Diversos projetos de infraestrutura ao redor do mundo já estão utilizando areia de mineração na produção de concreto. Essas iniciativas têm demonstrado resultados positivos tanto em termos de qualidade quanto de economia. Obras como rodovias e pontes têm se beneficiado dessa técnica, mostrando que é possível combinar sustentabilidade e eficiência. Além das grandes obras de infraestrutura, edificações residenciais e comerciais também estão adotando o uso de concreto com areia de mineração. Projetos inovadores têm surgido, destacando-se pela qualidade e pelo menor impacto ambiental. Essa tendência tem ganhado força, especialmente em regiões onde a mineração é uma atividade predominante. O uso de areia de mineração na produção de concreto representa uma revolução na construção civil, reunindo benefícios econômicos, ambientais e técnicos. Embora ainda existam desafios a serem superados, os avanços tecnológicos e os estudos contínuos indicam um futuro promissor para essa prática. Com um controle de qualidade adequado e o cumprimento das regulamentações, a areia de mineração já vem se tornando uma alternativa viável e sustentável para o setor da construção, contribuindo para um desenvolvimento mais equilibrado e consciente.

por Anderson Gusmão
Mestre / Engenheiro civil anderson.gusmao

O uso da ciência e das cores

Nos últimos tempos, no segmento da arquitetura, usamos caminhos, divisões e até mesmo novas denominações para falar do que sempre foi seu princípio: o bem-estar no habitar. Fazer uma boa arquitetura é projetar espaços onde os usuários se sintam bem, acolhidos e que tenham a funcionalidade que necessitam. Um escritório para um advogado não é o mesmo para um médico, que não é o mesmo para um psicólogo. E é assim que um bom arquiteto se destaca, quando consegue trazer em seu projeto o que o cliente necessita para usufruir daquele local. Para alguns, esse desafio é o estudo através da neurociência, que temos chamado de neuroarquitetura. Muito tem se falado sobre isso. Mas, afinal, do que se trata? É um estudo baseado na neurociência, que estuda o comportamento das pessoas em relação ao ambiente construído. Considera os sentidos humanos - visão, audição, tato, olfato e paladar – buscando, através da iluminação, do uso certo das cores, das

Ao usar esses recursos, o arquiteto proporciona, ou pelo menos induz as sensações. O estudo da psicologia das cores nos faz identificar uma cor e transformá-la em sensação ou sentimento.

As cores do ano de 2025 são os tons terrosos e neutros. Temos visto em muitos projetos o uso dessa tendência. Lembrando que temos que equilibrar os ambientes de acordo com a necessidade.

na arquitetura

texturas e cheiros, equilibrar os ambientes, proporcionando as sensações desejadas. A cor talvez seja o melhor artifício usado para trazer sensações. E para usar as cores a nosso favor é necessário conhecer as sensações que elas nos transmitem. Basicamente separamos as cores em quentes ou frias. As quentes são o vermelho, o amarelo e o laranja, que nos transmitem sensações como excitação e energia, no caso do vermelho. Já o amarelo nos traz alegria e criatividade, e o laranja é estimulante. A ideia é aplicar em ambientes que precisam despertar essas sensações. As cores frias são o azul, o verde e o roxo. O azul transmite serenidade e tranquilidade. Mas temos de tomar muito cuidado porque pode nos trazer um sentimento de tristeza também. O verde é a cura, o relaxamento, a perseverança. Não é à toa que é a cor mais usada nos hospitais e locais de tratamento da saúde. O roxo fica responsável por nos despertar a sensualidade, o mistério.

Arquiteta e professora do curso de Arquitetura da Univale
Gabriel Fernandes - Casa Veredas Simonetto. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. MCA Estúdio/(casacor)

Neste ano iremos apresentar as tendências na EXPOCASA em ritmo de festa, afinal já são 5 anos do Studio Perret Arquitetura desenvolvendo os projetos e gerindo a mostra EXPOCASA. Vamos revelar para vocês, leitores, algumas das tendências que poderão ser vistas durante a mostra.

Em 2025 as tendências da arquitetura refletem uma profunda conexão com a natureza, a autenticidade e a busca por simplicidade.

A casa modular e pré-fabricada se destaca como uma solução inovadora, permitindo construções rápidas e eficientes, com a flexibilidade de se adaptar às necessidades dos moradores. Esses projetos não apenas economizam tempo, mas também oferecem uma abordagem sustentável, utilizando materiais recicláveis e otimizando recursos. O minimalismo continua a ser uma força poderosa, promovendo espaços despojados e funcionais que priorizam a essência do lar. A simplicidade com autenticidade ganha destaque, onde cada elemento da casa

Tendências da arquitetura 2025

conta uma história e reflete a personalidade dos moradores. O artesanato local é valorizado, trazendo um toque único e uma conexão com a cultura da região.

A integração entre o espaço interno e o externo se torna fundamental, com grandes janelas e áreas abertas que promovem a fluidez e a interação com a natureza. Isso não apenas melhora a qualidade de vida, mas também reduz a necessidade de iluminação artificial, favorecendo a sustentabilidade.

Falando em iluminação, a tendência de iluminação em camadas proporciona um ambiente acolhedor, onde diferentes fontes de luz são utilizadas para criar atmosferas variadas, adaptando-se às diferentes atividades do dia a dia. As cores neutras dominam as paletas de 2025, promovendo calma e harmonia, permitindo que os moradores personalizem seus espaços com toques de cor que refletem suas personalidades.

A tendência das curvas na decoração continua em alta, como

uma forma de introduzir fluidez e suavidade nos espaços, contrastando com as linhas retas e angulares predominantes em designs anteriores. Essas formas orgânicas criam uma estética mais acolhedora, convidativa e também promovem uma sensação de movimento e dinamismo.

Essas tendências de arquitetura em 2025 revelam um futuro onde a funcionalidade se encontra com a estética, e a sustentabilidade é uma prioridade, criando lares que são não apenas espaços para viver, mas verdadeiros refúgios que abraçam a autenticidade e a beleza do mundo ao nosso redor.

Aproveitamos para deixar aqui o nosso convite: De 21 a 25 de maio, você é nosso convidado! EXPOCASA by Studio Perret Arquitetura EXPOLESTE – Realização ACE-GV Local: Unicentro – Centro de Eventos da UNIVALE As novidades de 2025 você pode conferir ao vivo na EXPOCASA by Studio Perret Arquitetura. Vamos relembrar algumas das tendências que foram apresentadas nas edições anteriores: 33 98854-1874

STUDIOPERRET

Arquiteta Urbanista / Decoradora / Gestora Empresarial

Edição 2019

Edição 2022

Edição 2023

Edição 2024

PROGRAMA SAÚDE INTEGRAL EM AÇÃO

IMPLEMENTANDO A NR-01

Prezado empregador, Venho me disponibilizar para caminharmos juntos, para o cumprimento da Norma Regulamentadora Nº 01 e principalmente para que possamos fazer um ambiente de trabalho cada vez mais harmonioso e propício para o bom desempenho das funções e de boas relações.

Destaco aqui alguns benefícios que são apresentados à sua empresa com o cumprimento da NR1: Conformidade com a legislação, redução de riscos, melhoria da saúde e segurança, redução de custos, melhoria na imagem da empresa, aumento da produtividade, acesso a conhecimento especializado (Psicóloga), desenvolvimento de estratégias e procedimentos eficazes e eficientes e aumento nos rendimentos.

Atualização da NR 1 e a Importância do Trabalho em Equipe

No cenário atual, onde o número de pessoas com níveis altos de ansiedade e estresse cresce assustadoramente e consequentemente o adoecimento frequente, é imprescindível uma mudança regulamentar. Sendo assim se faz necessário: gerenciar e identificar riscos psicossociais e implementar medidas preventivas e curativas para proteger a saúde mental do trabalhador. Com o objetivo de promoção de saúde mental e de um ambiente seguro.

Os benefícios são inúmeros; dentre eles:

Nível de ansiedade dentro do limite natural, equilíbrio do estado emocional, melhora na relação intrapessoal e interpessoal, maior produtividade, redução de custos com saúde, ambiente harmonioso, uma maior motivação para o trabalho, reconhecimento das potencialidades e talentos, uma vida dinâmica mais leve e satisfatória pessoal e profissionalmente.

Como funciona o programa:

Reservo um primeiro momento com o empregador para explanação desse programa e para coleta de informações relevantes sobre a empresa e equipe e sigo para o planejamento adequado às demandas.

O que ofereço:

Estratégias para identificar áreas e pontos de melhoria; treinamentos com palestras educativas e interativas; momentos vivências com técnicas cognitivas e corporais para regulação (equilíbrio) emocional, citando alguns: ansiedade, estresse, apatia e outros. Ofereço também apoio psicológico individualizado, quando necessário, aos colaboradores.

INCENTIVAR A COMUNICAÇÃO EQUILIBRADA E EFICAZ É DE SUMA IMPORTÂNCIA NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS, PROMOVENDO ASSIM O SUCESSO NO TRABALHO EM EQUIPE.

Quem eu sou: Graduada em Psicologia e Educação Física, especialista em Psicologia Organizacional, Gestalt Terapia e Traumas. 26 anos de formação em psicologia. Curso de extensão em Análise Bioenergética (Psicologia do corpo), Programação Neurolinguística, Hipnose e terapias integrativas ( Reiki, Florais, Meditação).

Atualmente especializando em Neurociências. Tenho conhecimento que une a psicologia e neurociência que me capacita a atender com mais clareza o indivíduo e sua participação no grupo. Sou mãe, personal, palestrante, colunista de uma revista e faço parte da Rede de Afeto - Grupo de psicólogos voluntários da Sociedade São Vicente de Paulo.

A minha missão é ajudar pessoas. A cura vem de dentro. E o meu propósito de hoje e para sempre é de seguir minha vida com mais leveza, incluindo nos momentos de revés. Há de ser leve, sigo com esse convite na minhas relações pessoais e em um projeto profissional.

Chamas que podemos evitar a importância de prevenir incêndios

Imagine acordar pela manhã com uma ligação e ouvir o alarme de incêndios soando sem parar. O coração dispara, a mente fica confusa, ainda presa entre o sono e a realidade. O som agudo e insistente do alarme é como um choque elétrico que sacode o corpo e a mente, fazendo com que você se sinta instantaneamente alerta e ansioso. É como se o tempo parasse um instante e você se pergunta: “Realmente isso está acontecendo?”. A resposta é sim, e a sensação de desamparo é esmagadora. Mas aconteceu e está acontecendo e é preciso encarar a realidade.

Quando sua ficha cai, a realidade da situação se torna mais evidente, e o pânico e a ansiedade dão lugar à necessidade de agir. É o momento de manter a calma, pensar e agir rapidamente para minimizar os danos, assim como ter a convicção de que a segurança das pessoas é a prioridade. E você precisa fazer o que for necessário para garantir que todos estejam seguros.

É bem verdade que, mesmo com todos os equipamentos de segurança em dia, um incêndio pode ocorrer. Isso nos leva a refletir sobre a complexidade das situações de risco e sobre a fragilidade da vida. Em segundos tudo pode mudar e um incêndio pode destruir não apenas propriedades, mas também sonhos, esperanças e vidas.

A prevenção é o melhor caminho para evitar um incêndio. Então, descreveremos alguns itens essenciais para manter uma rotina de manutenção e evitar qualquer tipo de princípio de incêndio.

Equipamentos e instalações elétricas: sem dúvida esse é o maior causador de incêndio, por isso, manter uma rotina de manutenção periódica é indispensável para a indústria.

Materiais inflamáveis: a presença desse tipo de material pode aumentar o risco de um incêndio. Logo o local de armazenamento precisa seguir criteriosamente a NR20, para garantir a segurança das instalações

Equipamentos de aquecimento e fornos: esses não deixam de ser grandes vilões, pois precisam estar em condição de uso e de manutenção adequadas; a inspeção e a manutenção preventiva precisam estar bem definidas.

Por fim, é fundamental garantir que todos os sistemas prediais estejam em perfeito funcionamento e com manutenções preventivas regulares. Isso é crucial para evitar qualquer possibilidade de incêndio e garantir a segurança de pessoas e propriedades.

Arquitetura

Casa com cara de lar

O arquiteto Wang Shu, ganhador do Pritzker em 2012, diz que tudo que ele projeta é casa. Independentemente da sua função, é uma casa. “Casas são simples. Elas sempre mantêm uma relação interessante com a verdadeira existência, com a vida”. A casa representa um espaço concreto, pessoal e singular na vida de cada indivíduo. Ela é a casca do lar, que nos envolve e nos protege. É na casa que guardamos nossos sonhos, memórias, desejos e medos. Nela estamos protegidos de tudo e de todos.

O lar reflete a personalidade do morador e seus modos de viver únicos. Por isso, sua essência está mais ligada à própria vida do que à estrutura física da casa. Ele integra memórias e imagens, o passado e o presente.

Juhani Pallasmaa, arquiteto finlandês, cita que erguemos casas que atendem às nossas necessidades físicas, mas que muitas vezes falham em acolher quem realmente somos.

Por que estamos construindo tantas casas iguais? Por que os interiores das casas têm estado tão replicados? O que aconteceu com a casa com “a cara” do dono?

Há muito tempo reflito sobre como estamos cons-

truindo nossas casas, já que morar, assim como a maneira que nos vestimos, não deveria ser igual para todos; já que somos seres diferentes, e essa é a parte legal, sermos distintos. Como diz Pallasmaa, “o morar é um conjunto de rituais, ritmos pessoais e rotinas do dia a dia. Não se pode construir em um instante [...]. O dia a dia de uma família com crianças é diferente do dia a dia de uma família sem crianças. Logo o viver a casa também é diferente.

Uma vez vi uma designer de interiores dizendo que uma estante na sala não deveria ser decorada pela família que habita aquele lugar, com os livros lidos, com os bibelôs comprados em viagens, presentes ganhados. Além disso, podem trocar os objetos de lugar e fazer com que aquela estante esteja sempre em movimento, viva, como a casa deve estar. E assim como a estante, cada cantinho da casa pode contar um pouco da história daquela família.

Devemos olhar com mais carinho para nossas casas. Elas não precisam ser iguais, engessadas com os mesmos materiais, painéis de mdf, perfis de led. Nem sempre isso vai fazer sentido para alguém. Ninguém é igual. Não tenham medo de pintar uma parede ou pendurar um quadro na parede. Eu garanto que não tem nada mais gostoso do que entrar e viver numa casa que tenha a nossa cara.

Marianna França de Jesus Arquiteta e Urbanista @mariannafranca

GIRO DE NOTÍCIA S

DECOR DE ESTÚDIOS

Com a grande demanda dos estúdios, inclusive em GV, deparamo-nos com a carência de metragem. Assim começamos a pensar como aproveitar cada m² do espaço e ao mesmo tempo bolar uma decoração com charme e funcionalidade.

Normalmente esses pequenos apartamentos, que parecem um quarto de hotel, acabam sendo o primeiro lar de jovens solteiros. O primeiro passo é definir o estilo que o cliente deseja. Momento empolgante para a criatividade, mil ideias surgem e temos de ir em busca de inspirações que podem ser até audaciosas. Um mini loft desses precisa ser aconchegante e despojado para dar a sensação de conforto em bem-estar, afinal de contas é um espaço onde seu dono pode passar horas.

É necessário ver se há necessidade de alterações na planta. Embora pequena, pode ter vários formatos. Você pode trocar revestimentos, louças e metais e acrescentar algumas instalações através de marcenarias. A iluminação deve ser pontual e elegante, por meio de luzes diretas, indiretas, articuláveis e móveis.

O ideal é colocar a cama perto da janela ou varanda e criar um triângulo mais funcional entre cozinha, banheiro e estar. Desse modo, o estúdio pode parecer mais amplo. Mesmo assim, se no projeto não tiver divisões físicas para setorizar funções, a área íntima fica separada da social.

Se o espaço permitir, o ideal para otimizar ainda mais o espaço é projetar a marcenaria linear ao longo de toda a parede próxima da entrada, onde se pode colocar a bancada, mesa para refeições, tv, mesa de trabalho, guarda roupa, a cozinha etc. Procure usar móveis multifuncionais, divisórias, espelhos, nichos, prateleiras, cama baú. Nichos ajudam na organização. Os tapetes também servem para delimitar espaços.

Por ser um espaço pequeno, cuidado ao escolher os tons. Tons fortes podem trazer impressão de espaço apertado e às vezes sufocante. Portanto, escolha tons suaves com pontuações de cores chics para dar vida ao ambiente e deixa-lo mais descolado.

Importante escolher móveis confortáveis e que se encaixam no ambiente sem prejudicar a passagem entre eles e para não dar a sensação de espaços tumultuados.

Escolher adornos e quadros delicados, claro, com muita personalidade, porque casa com cara de loja é a falta total e criatividade.

Pesquise bem antes de bolar todo esse projeto, pois ideias é o que não faltam. Claro, contrate um bom profissional e não vá tentar projetar isso sozinho ou com conselhos de pessoas que acham que sabem sobre o assunto. Cada macaco no seu galho.

Designer de interiores @marcelosegrini

ASCILESTE – Associação de Corretores de Imóveis do Leste Mineiro

Fundada em abril de 2023 por um grupo de corretores comprometidos com o desenvolvimento profissional da categoria, a ASCILESTE surgiu com o propósito de fortalecer e valorizar a atuação dos corretores de imóveis na região

A diretoria da associação é composta por oito profissionais dedicados: Marcílio Araújo Lopes, Ana Patrícia Costa Andrade, Edenilson Rodrigues da Silva, Wilson Gil Dutra Filho, Daniel Fernandes Bonfim, Flávia Barroso Lopes, Jonathan Marques de Paula e Dennyse Patrícia C. Amaral.

Desde sua criação, a ASCILESTE tem promovido diversos eventos de capacitação, além de estabelecer parcerias estratégicas e convênios para beneficiar seus associados, contribuindo para o crescimento e aprimoramento da categoria

Uma das parcerias da Ascileste é com o Studio 57 Arquitetura e Incorporações na venda do Residencial Alfa, um empreendimento localizado no Alto Esplanada. O projeto tem se mostrado extremamente promissor, trazendo inovação, qualidade e valorização para a região Esse é apenas o primeiro de muitos empreendimentos do Studio 57, e a parceria com a Ascileste já demonstra resultados positivos, consolidando um futuro promissor no mercado imobiliário

Advogada

Regularização de imóveis: não é gasto, é investimento

Regularizar um imóvel é colocar toda a documentação dele em dia, de acordo com o que a lei exige perante o cartório de registro de imóveis. É garantir que o imóvel esteja legalizado, registrado e pronto para ser vendido, financiado ou passado para herdeiros, por exemplo.

Se você tem apenas um contrato de gaveta, recibo ou nenhum documento do seu imóvel, ele está irregular.

Quem não regulariza pode ter dor de cabeça: não consegue vender com facilidade, não pode financiar, o imóvel pode perder valor de mercado e até correr risco de ser multado ou demolido em algumas situações.

Por outro lado, um imóvel regularizado tem mais valor, dá mais segurança para o dono e abre portas para muitas oportunidades, inclusive de utilizá-lo como garantia para obter empréstimo com juros mais baixos e assim obter um capital de giro para investir em outros negócios. Além disso, evita problemas no futuro.

O ideal sempre é procurar assessoria jurídica especializada para que seja traçada a melhor estratégia para regularizar o imóvel da forma mais rápida e com maior custo benefício possível.

Por isso, regularizar não é gasto, é investimento. É cuidar do seu bem mais precioso: seu patrimônio.

O poder das associações, sindicatos e conselhos na

construção de uma sociedade mais justa

Em um mundo cada vez mais dinâmico e conectado, instituições como associações, sindicatos e conselhos profissionais se consolidam como verdadeiros pilares da organização social e do desenvolvimento profissional. Mais do que simples representantes de classes, essas entidades são protagonistas na defesa dos interesses coletivos, na promoção de direitos e na construção de uma sociedade mais consciente e participativa.

As associações reúnem indivíduos com interesses comuns, criando ambientes de diálogo, cooperação e inovação. Elas são catalisadoras de integração e evolução profissional, fomentando o desenvolvimento técnico e social de seus associados. No setor de engenharia, por exemplo, associações vinculadas ao CREA-MG desempenham um papel estratégico na valorização dos profissionais, no fortalecimento das boas práticas e na evolução das regulamentações do setor.

Já os conselhos profissionais, como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG), asseguram a excelência técnica e a ética no exercício das profissões regulamentadas. Sua atuação vai além da fiscalização: promove a qualidade dos serviços prestados à sociedade, protege a população e impulsiona o reconhecimento dos profissionais de engenharia, agronomia e geociências.

• Associações e sindicatos são complementares: Enquanto associações promovem a integração, o desenvolvimento e a defesa dos interesses comuns, sindicatos têm a responsabilidade legal de representar categorias profissionais em negociações trabalhistas.

Em conjunto, essas instituições são fundamentais para o fortalecimento da sociedade civil, para a proteção dos trabalhadores e para a construção de um ambiente de trabalho mais justo, seguro e produtivo.

Os sindicatos, por sua vez, têm um papel ainda mais específico e decisivo: são a linha de frente na defesa dos direitos trabalhistas. Negociam salários, benefícios, condições de trabalho e convenções coletivas, sempre buscando garantir a dignidade e a valorização de toda uma categoria.

• No setor da Engenharia Civil, sua importância é ainda mais evidente: Garantir a ética, a qualidade técnica e a valorização dos profissionais é essencial para que obras, projetos e inovações transformem positivamente as cidades e a vida das pessoas.

Valorizar essas instituições é valorizar o futuro!

por Walter Agostinho de Sousa Neves Júnior Engenheiro Civil e Gestor de Projetos

A cidade-palácio perdida que Madinat al-Zahra:

refletia o esplendor do Califado de Córdoba

Introdução

Escondida nas colinas ao norte de Córdoba, na Espanha, repousam as ruínas de uma cidade que, em seu breve apogeu, foi um dos maiores centros de poder e sofisticação do mundo islâmico medieval. Madinat al-Zahra, ou “Cidade da Flor Brilhante”, foi concebida como um símbolo de glória e dominação, refletindo o esplendor do Califado Omíada de Córdoba no século X. Hoje, suas ruínas revelam fragmentos de uma arquitetura deslumbrante, repleta de colunas de mármore, pátios exuberantes e arcos ornamentados. Como uma cidade projetada para impressionar e fortalecer a imagem do califado, Madinat al-Zahra foi tanto um testemunho do poder quanto uma vítima da efemeridade das civilizações.

Como surgiu

A construção de Madinat al-Zahra teve início por volta do ano 936, por ordem do califa Abd al-Rahman III. A cidade-palácio foi erguida para servir como sede do governo e afirmar sua autoridade diante de rivais políticos, tanto dentro quanto fora da península Ibérica. Reza a lenda que o califa teria dado esse nome em homenagem a uma de suas concubinas favoritas, Zahra. Contudo, mais do que um gesto romântico, a cidade foi uma demonstração de força e poderio econômico. Madinat al-Zahra foi projetada para ser uma cidade de luxo sem precedentes. A construção envolveu engenheiros, arquitetos e artesãos de diversas partes do mundo islâmico, que utilizaram os materiais mais nobres: mármore branco, ouro, ébano e marfim. O complexo era constituído por palácios, mesquitas,

CAINÃ MIQUEIAS

Founder essencialmedia cainamiqueias

jardins, banhos públicos e mercados. Seus aquedutos garantiam o abastecimento de água, enquanto um sistema avançado de esgoto mostrava o refinamento da engenharia urbana islâmica.

Auge e queda

No auge de seu esplendor, a cidade-palácio era habitada por milhares de pessoas, incluindo membros da nobreza, funcionários administrativos, artistas e intelectuais. Seu Salão Rico, onde o califa recebia embaixadores estrangeiros, era uma maravilha arquitetônica, adornado com mosaicos dourados e um jogo de luzes que criava um efeito mágico sobre o interior.

Porém, o brilho de Madinat al-Zahra foi passageiro. Menos de um século após sua fundação, a cidade foi saqueada e destruída em meio às guerras civis que fragmentaram o Califado de Córdoba. Em 1010, durante a fitna (guerra civil islâmica), Madinat al-Zahra foi invadida e reduzida a ruínas, seus tesouros saqueados e suas estruturas deixadas ao abandono.

Conclusão

Hoje, Madinat al-Zahra permanece como um dos mais fascinantes sítios arqueológicos da Espanha. Suas ruínas continuam a revelar segredos sobre a grandiosidade e a efemeridade das civilizações humanas. O que um dia foi um testemunho do apogeu do Califado de Córdoba hoje é um lembrete de como o poder, por mais monumental que pareça, pode desmoronar com o passar do tempo. Ainda assim, a cidade brilha na história como uma obra-prima da engenharia, da arquitetura e do espírito humano.

Professor e consultor empresarial (33) 98801-1511

FOCO NA OBRA: a sinergia entre o planejamento

e a execução é essencial para o sucesso

O papel da Gestão

Estratégica para a conexão entre o planejamento e a execução.

No dinâmico setor da construção civil, a gestão estratégica desempenha um papel essencial na conexão entre planejamento e execução. O sucesso de uma obra não depende apenas da administração de recursos financeiros, mas também de uma gestão integrada que garanta produtividade e cumprimento das medições previstas. A sinergia entre gestores, controllers e encarregados de obras é essencial para manter um fluxo contínuo, evitando interrupções e otimizando o cronograma e os custos.

A antecipação de insumos e materiais, aliada à tecnologia e à metodologia “just in time”, reduz desperdícios e melhora a precisão das etapas do projeto. A perfeita interação entre os atores em uma obra garante o sucesso e o timing de execução. O gestor e seu time definem metas, cuidam do planejamento, da visão pontual e total da obra considerando as particularidades de cada projeto. O controller, aquele ator que trabalha entre as obras e a gestão, fiscaliza desembolsos, fluxos de caixas e pagamentos, procurando garantir a alocação dos recursos, custos e informações para o acompanhamento em tempo real. Já na obra, o encarregado assume literalmente a execução do projeto dentro da perspectiva proposta. Liderando as equipes de operação, ele garante o fluxo da obra, monitorando a entrada e a saída de materiais e insumos no momento exato, evitando gargalos que comprometam a execução.

Tecnologia: controle e transparência

Parece difícil lidar com tudo isso, mas a incorporação de tecnologias digitais revoluciona

a gestão de qualquer obra, permitindo uma integração mais eficiente. Sistemas ERP, Business Intelligence e Building Information Modeling (BIM) viabilizam a coleta e análise de dados em tempo real, o que facilita o monitoramento de insumos e permite ajustes conforme a demanda. Além disso, promove um ambiente de transparência, onde proprietários e investidores têm acesso a dashboards e relatórios detalhados, garantindo segurança na tomada de decisões.

Prevenção e controle: impacto positivo na execução

A definição clara de papéis e processos dentro de uma empresa é um diferencial competitivo e mercadológico, tendo em vista que garante a organização da empresa prestadora do serviço, promovendo a eficiência e a transparência na execução de uma obra. Nesse sentido, a entrega sincronizada de materiais, insumos e ferramentas tende a minimizar riscos de interrupção e garante a continuidade das operações. O controle rigoroso de desembolsos e o uso de tecnologias de ponta reduzem custos e otimizam recursos. A transparência na gestão aumenta a confiança de investidores e facilita a resposta a imprevistos, permitindo ajustes imediatos. A gestão integrada, com foco no projeto e no canteiro de obras, transforma desafios em oportunidades de crescimento. A combinação de administração financeira rigorosa, monitoramento tecnológico e antecipação estratégica assegura eficiência, qualidade e segurança. Esse modelo não só melhora a execução, mas também fortalece a credibilidade do setor.

ENGENHARIA

TECNOLOGIAS VESTÍVEIS na construção civil

Alinhando-se às diretrizes estabelecidas pelas Normas Regulamentadoras nº 7 e nº 17 do Ministério do Trabalho e Emprego, a introdução de EXOSQUELETOS e WEARABLES na construção civil são cruciais para melhorar as condições de trabalho e reduzir os custos associados a acidentes e afastamentos.

A NR- 7 estabelece diretrizes para segurança e saúde no trabalho, incluindo a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Abordando tópicos como:

- Prevenção de acidentes;

- Prevenção de doenças ocupacionais;

- Equipamentos de proteção individual;

- Treinamento e capacitação.

Já a NR-17 estabelece diretrizes para a ergonomia no trabalho, visando minimizar os riscos de lesões e doenças ocupacionais, abordando tópicos como:

- Condições de trabalho e conforto;

- Organização do trabalho;

- Equipamentos e mobiliário;

- Posturas e movimentos;

- Levantamento e transporte de cargas.

Essas diretrizes são fundamentais para garantir que os trabalhadores executem suas tarefas de forma segura e eficiente.

A construção civil impõe desafios físicos significativos aos trabalhadores, gerando desgaste e lesões.

Como resposta, EXOSQUELETOS e WEARABLES emergem como inovações que podem ser vistas como uma extensão dessas normas, proporcionando suporte adicional para reduzir o estresse biomecânico.

Originadas em setores militares e médicos, essas tecnologias evoluíram, tornando-se mais leves, precisas e acessíveis, prometendo transformar os canteiros de obras ao analisar sua aplicação e benefícios.

EXOSQUELETOS, estruturas mecânicas vestíveis (passivas ou ativas), visam dar suporte, reduzir o estresse biomecânico e aumentar a resistência.

Eles mitigam distúrbios musculoesqueléticos ao diminuir a carga física em tarefas pesadas ou posturas inadequadas; aumentam a segurança, pois a redução da fadiga diminui erros e acidentes; otimizam a produtividade, ao permitir desempenho consistente por mais tempo; e melhoram o bem-estar.

Os WEARABLES (tecnologias vestíveis) são dispositivos eletrônicos

compactos com sensores (relógios, capacetes, coletes) que coletam e transmitem dados em tempo real. Incluindo:

-O monitoramento proativo da segurança (detectando quedas, impactos, proximidade de riscos e emitindo alertas);

-A vigilância da saúde (sinais vitais, estresse térmico) e das condições ambientais (gases, ruídos);

-Facilitar também a localização de pessoal em emergências ou para otimizar fluxos, e alguns permitem comunicação otimizada.

Em conformidade com a privacidade e a ética no uso dos dados, conforme a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), geram dados valiosos para a gestão de riscos e tomada de decisão.

A implementação dessas tecnologias é um investimento com crescente viabilidade econômica. Embora o custo inicial seja um fator, o retorno se mostra favorável ao considerar a redução de custos com acidentes, afastamentos e perda de produtividade.

Empresas pioneiras ganham vantagens competitivas, reforçando seu cuidado com a saúde ocupacional e a eficiência ao implementar essas tecnologias.

POR DENTRO DA FÁBRICA

uma imersão no parque fabril moveleiro

Você já se perguntou o que acontece por trás das portas de uma fábrica de móveis planejados? Acompanhe-me nesta viagem.

Nas minhas busca de sempre querer entregar o melhor aos meus clientes, aceitei ir além dos showroom de lojas e explorar o local onde tudo acontece. Uma visita a uma fábrica de móveis planejados é uma experiência imersiva no mundo da criação e personalização de espaços. Ao adentrar o local, somos imediatamente envolvidos pela sinfonia de sons e aromas que caracterizam a produção: o ruído das máquinas, o farfalhar das lixas e o perfume da madeira sendo cortada. A jornada pela fábrica revela o minucioso processo de transformação da matéria-prima em peças únicas e funcionais. Observamos a precisão dos cortes, a delicadeza das montagens e a atenção aos detalhes nos acabamentos. Cada etapa é executada com maestria por profissionais experientes, que dominam a arte de moldar a madeira e outros materiais para criar móveis que refletem os sonhos e necessidades de cada cliente. A fábrica também dispõe do trabalho meticuloso de artesãos. Isso traz personalização do móvel, dando um ar sofisticado. Assim também acontece com a pintura dos móveis. Feito em estufa, passa por um proces-

so minucioso, e depois por uma técnica de verificação e análise da peça. E toda essa conferência é feita somente por mulheres, por serem mais detalhistas. Essa, sem dúvida, foi uma parte bem interessante para mim.

Por aqui a tecnologia e a sustentabilidade caminham juntas na produção dos móveis planejados. A empresa se preocupa com a sustentabilidade, utilizando madeira de reflorestamento e descartando os resíduos de forma correta, assim trazendo benefícios e conscientização socioambiental.

A visita nos permite compreender a complexidade e a beleza da produção de móveis planejados, desde a seleção da madeira até a instalação final. É uma oportunidade de testemunhar a paixão e o cuidado que são dedicados a cada peça, resultando em ambientes personalizados e acolhedores.

A visita nos permite compreender a complexidade e a beleza da produção de móveis planejados, desde a seleção da madeira até a instalação final. É uma oportunidade de testemunhar a paixão e o cuidado que são dedicados a cada peça, resultando em ambientes personalizados e acolhedores.

Thelma de Simmões Designer de Interiores

D ESTAQUE S

Ela construiu conexões, não só páginas

Com sensibilidade e propósito, a sra. Elzi Morais transformou a Construção & Inovação em uma vitrine de talentos da construção civil em Governador Valadares. A cada edição ela não apenas divulga projetos, mas fortalece laços, valoriza profissionais e inspira a cidade com histórias reais de dedicação e crescimento. Mais do que uma publicação, a revista é reflexo de uma mulher que decidiu servir à comunidade por meio da comunicação.

Creci-MG cria comissão em Valadares para ampliar vozes

A criação da Comissão da Mulher em Governador Valadares reforça o compromisso do Creci-MG com a escuta e a representatividade no mercado imobiliário. A iniciativa reúne corretoras da região em um espaço de diálogo, apoio mútuo e construção coletiva, promovendo debates que envolvem diferentes contextos. A comissão já realiza eventos e vem se consolidando como uma voz ativa no setor.

WR entrega novo marco da sofisticação em Valadares e apresenta futuro lançamento

Em uma noite marcada por elegância e celebração, a WR Construtora oficializou a entrega do Absoluto, empreendimento de alto padrão que se destaca no coração de Governador Valadares. Com áreas comuns decoradas e projeto arquitetônico imponente, o edifício reafirma o compromisso da marca com qualidade e exclusividade. O evento também foi palco para o lançamento do Soho, novo projeto da WR, que aposta no conceito “Elegância Inspira” e promete seguir o mesmo padrão de excelência. As novidades chegam em um momento especial: os 20 anos da construtora, que já soma mais de 3 mil unidades entregues em Minas Gerais.

Duquesa: engenharia inteligente para um novo tempo

A construção civil está sempre evoluindo, e a Duquesa Home acompanha essa transformação com soluções modernas e eficientes. Unindo tecnologia, planejamento e precisão, a empresa entrega projetos versáteis, alinhados às novas demandas do mercado. Com um olhar inovador, a Duquesa oferece estruturas que combinam agilidade e alto padrão de qualidade, garantindo eficiência sem abrir mão da segurança e da durabilidade. A construção modular surge como uma alternativa inteligente para diferentes tipos de projetos, trazendo mais flexibilidade e praticidade para os clientes.

Seja em obras tradicionais ou em novos formatos construtivos, a Duquesa continua sua trajetória de excelência, investindo em soluções que agregam valor e fazem a diferença

Rosalvo Bionde

e a revolução silenciosa da impermeabilização

Com 37 anos de atuação, a Impermax se firmou como referência em impermeabilização no Brasil. À frente da empresa, o engenheiro Rosalvo Fernando Bionde de Novaes transformou uma necessidade ignorada pela construção civil em um negócio sólido e inovador. Em entrevista à Revista Construção & Inovação ele relembra os desafios iniciais, defende a impermeabilização como etapa essencial da obra e inspira novos empreendedores com sua trajetória marcada por persistência, capacitação e confiança.

Minascon chega ao Vale do Rio

Doce com foco em inovação e geração de oportunidades

Pela primeira vez, Governador Valadares será palco de um dos eventos mais importantes do setor da construção em Minas Gerais. Com o tema “Imagine o Impossível. Construa o Novo”, o Minascon traz para a região uma programação completa com palestras técnicas, estandes de expositores, espaço para networking e um concurso especial voltado para estudantes.

O cenário não poderia ser mais propício: Valadares tem registrado forte crescimento no setor, com aumento expressivo na geração de empregos e um movimento cada vez mais intenso em obras e projetos. Em 2024 a construção civil foi responsável por quase metade das novas vagas de trabalho na cidade.

A expectativa é grande. Após reunir mais de 2 mil pessoas em Divinópolis no ano passado, a edição local pretende atrair cerca de 3 mil participantes entre empresários, profissionais e estudantes. A entrada é gratuita e as inscrições já estão abertas na plataforma Sympla.

O evento é realizado pelo Sinduscon-GV, em parceria com o SENAI e a FIEMG, com apoio do Sebrae e do SEST SENAT.

Cuidar da mente também é estratégia

Com mais de 26 anos de experiência na área, a psicóloga Fabiany Morais propõe um programa voltado à saúde mental no ambiente de trabalho, alinhado à atualização da NR 01. A iniciativa, voltada para empresas, busca promover ambientes mais equilibrados e produtivos por meio de palestras, vivências, treinamentos e apoio emocional individualizado. A proposta une neurociência, psicologia e práticas integrativas para identificar riscos psicossociais e fortalecer o trabalho em equipe. “Cuidar da saúde emocional é prevenir afastamentos, melhorar a comunicação e aumentar a motivação”, destaca Fabiany.

Crea-MG promove encontro com profissionais em Valadares

Aconteceu no dia 14 de abril, na sede da Inspetoria de Governador Valadares, mais uma edição do evento “Café com o Presidente”, promovido pelo Crea-MG.

A iniciativa teve como objetivo fortalecer o diálogo entre o Conselho e os profissionais da engenharia, agronomia e geociências que atuam na região.

Durante o encontro foram empossados cerca de 35 novos inspetores, que passam a representar o Conselho em municípios estratégicos do entorno.

A programação também contou com debates sobre o exercício profissional, fiscalização e ações voltadas à valorização das categorias.

O presidente do Crea-MG, Marcos Gervásio, conduziu a reunião, destacando a importância da escuta ativa e da presença institucional no interior do estado.

RGForte marca presença na EXPOCASA 2025 com projeto inovador

A RGForte foi confirmada como uma das participantes da EXPOCASA 2025, atração da Feira EXPOLESTE, que destaca as principais tendências e soluções da construção civil. A convite do Studio Perret, dos arquitetos Juliana Perret e Armando Junior, a empresa será responsável por executar uma obra conceito que combina modernidade, funcionalidade e conforto. Referência em construções com o sistema Light Steel Frame, a RGForte apresenta um modelo que vem conquistando espaço no mercado por sua agilidade, precisão e impacto ambiental reduzido. Com mais de 23 anos de experiência e atuação em mais de 150 cidades, a construtora se diferencia pelo comprometimento com a qualidade e pelo domínio de métodos construtivos industrializados. Sob a liderança do engenheiro civil Eugênio Vinícius Flores Taipina, segue firme na missão de atender às novas demandas do setor com técnica e visão estratégica. A participação na EXPOCASA reafirma o posicionamento da RGForte como uma empresa que une tradição e inovação — pronta para transformar ideias em realizações concretas e duradouras.

Por que as mães amam

As mães são seres únicos e especiais em nossas vidas. Elas nos dão amor incondicional, carinho e nos ajudam a crescer e nos desenvolver em todos os aspectos da vida. Uma das formas mais comuns de expressar nosso amor e gratidão pelas mães é dando flores.

Mas por que as mães gostam tanto de flores? A res posta é simples: as flores simbolizam a beleza e a delicadeza, assim como as mães. Além disso, elas re presentam a vida e a renovação, e as mães são respon sáveis por trazer novas vidas ao mundo e cuidar delas.

As flores também são uma forma de demonstrar carinho e afeto. Quando alguém presenteia uma mãe com flores, está dizendo que se importa com ela, que reconhece todo o esforço que ela dedica à família e que deseja retribuir esse amor. As flores transmitem uma mensagem positiva e fazem com que as mães se sintam especiais e amadas.

Outro motivo pelo qual as mães gostam de flores é porque elas trazem alegria e felicidade. As co res vibrantes e os aromas das flores são capazes de transformar qualquer ambiente e deixá-lo mais aconchegante e acolhedor. As mães adoram decorar suas casas com flores, pois isso traz uma sensação de paz e tranquilidade ao lar.

e valorizar todo esse esforço e dedicação. Em resumo, as mães amam receber flores porque elas simbolizam a beleza, a delicadeza, a vida e a renovação. Além disso, as flores são uma forma de demonstrar carinho, afeto e gratidão, trazem alegria e felicidade aos ambientes e são uma forma de agradecer e homenagear as mães por tudo o que elas fazem. Portanto, não hesite em presentear sua mãe com um belo buquê de flores ou um lindo vaso de flores e mostrar a ela todo o amor e gratidão que sente.

Além disso, já falamos em outra edição que, as flores têm um efeito terapêutico e podem ajudar a melhorar o humor e reduzir o estresse. Estudos mostram que a presença de flores em ambientes internos pode melhorar o bem-estar emocional e reduzir a ansiedade. Para as mães que muitas vezes têm uma rotina agitada e estressante, receber flores pode ser uma forma de relaxar e descontrair.

Por fim, as flores são uma forma de agradecer e homenagear as mães por tudo o que elas fazem. A maternidade é uma jornada desafiadora e muitas vezes cansativa, mas as mães nunca desistem. Elas estão sempre lá, prontas para amar, cuidar e proteger seus filhos. Dar flores é uma forma de reconhecer

MATERIAL DE PREVENÇÃO A INCÊNDIO - FERRAMENTAS EM GERAL

"GARANTINDO A HARMONIA DOS DETALHES: A COMPATIBILIZAÇÃO QUE TORNA SEU PROJETO PRECISO E INTEGRADO."

Tour Vir tual

Levantamento com Laser Scanner

"UMA VISÃO INIGUALÁVEL , A NUVEM DE PONTOS TRANSCENDE A PRECISÃO."

"UMA JORNADA VIRTUAL: EXPLORE CADA DETALHE DE FORMA IMERSIVA E INOVADORA COM O TOUR VIRTUAL . "

Acesse modelos de tours virtuais interativos escaneando o QR Code.

Rua José Luiz Nogueira, 160 - Centro - Governador Valadares / MG

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.