Issuu on Google+

Embratec

Ecorevista // Retrospectiva 2014

1

Em sentido horรกrio, da esquerda para direita, em cima Renan Trapp Silva, Guilherme Machado de Oliveira, Gislaine Ingrid Krug, Juliane Karoly Ely, Luckas Borges Rocha, Katherine Daiane Freitas Vieira


ÍNDICE

EDITORIAL

03 16 25

EFICIÊNCIA EM PESSOAS

EFICIÊNCIA EM GESTÃO

EFICIÊNCIA EM MERCADO

Em 2014, as pessoas foram as protagonistas na Embratec. A maior prova disso é a criação da Diretoria de Desenvolvimento Humano e Organizacional. A partir daí, muitos projetos e programas foram desenvolvidos, sempre vinculados às metas e resultados estratégicos da Embratec, seja em gestão de talentos, gestão do clima, capacitação de colaboradores, preparo de lideranças ou iniciativas de comunicação. A Embratec sabe da importância de manter seus colaboradores comprometidos. Claro que toda essa atenção aos nossos colaboradores não poderia ter reflexos diferentes: crescimento e resultados positivos em todas as áreas. Uma gestão mais eficiente e efetiva, e clientes satisfeitos com melhorias no atendimento e nos produtos. Marcos Schoenberger - Presidente

EXPEDIENTE Ecorevista é uma publicação da Embratec. Coordenação Geral: Diretoria de Desenvolvimento Humano e Organizacional Diretoria: Rosimeri Dalagnol Severo Núcleo de Comunicação e Responsabilidade Social: Fernanda Oliveira e Daiana Daniel Projeto e Execução: iNÓSS Endomarketing Consultoria jornalística e jornalista responsável: Cristina Wagner (MTB 12412)

Valorização e desenvolvimento dos colaboradores é um dos temas da nossa Plataforma de Sustentabilidade. Firmamos esse compromisso com base na crença de que, ao desenvolver nossos profissionais, colaboramos para a construção de um mundo melhor e de uma sociedade mais capaz.

Coordenação e textos: Cristina Wagner Projeto Gráfico: Fabíula Azevedo Capa: Renan Trapp Silva (Fábrica de Software), Guilherme Machado de Oliveira (Mercado Público), Gislaine Ingrid Krug (Processos e Qualidade), Juliane Karoly Ely (Marketing Corporativo), Luckas Borges Rocha (Inovação), Katherine Daiane Freitas Vieira (Financeiro)


Embratec

Ecorevista // Retrospectiva 2014 Da esquerda para a direita, Morgana Thais Heitelvan Lima, (Relacionamento Remoto Ecofrotas), Gislaine Trindade Costa (Desenvolvimento Humano e Organizacional) e Marcio da Silva Leão (Produção)

Pessoas satisfeitas, motivadas e produ­tivas são fundamentais para que a Em­bratec cresça, satisfaça os clientes e seja reconhecida no mercado por suas boas práticas. Em 2014, a área de Desenvolvi­ mento Humano e Organizacional (DHO) foi pro­movida a diretoria e ganhou importância ainda mais estratégica. Fizemos intensos in­vestimentos para apri­ morar o desenvolvimento e o engajamento dos colaboradores. Eduardo Diefenthaeler - Vice-Presidente

3


Ecorevista // Retrospectiva 2014

Embratec

TOP SER HUMANO 2014

RECONHECE POSICIONAMENTO DE SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA

4

Em outubro do ano passado, a Embratec recebeu um importante reconhecimento da Associação Brasileira da Recursos Humanos (ABRH - RS): o Top Ser Humano 2014. Concedido às empresas com as melhores práticas em gestão de pessoas, premiou o case “Quando a gente faz o bem, o bem volta”, sobre o amadurecimento do posicionamento sobre sustentabilidade corporativa, iniciado pela Embratec em 2013. O troféu foi entregue ao Presidente Marcos Schoenberger, que participou da premiação juntamente com profissionais da empresa. A Diretora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Embratec, Rosimeri Dalagnol Severo, ressalta que fazer o bem é muito mais do que uma estratégia – é um modo de ser e agir que a cada dia traz mais orgulho. “Seguimos com o desafio de engajar toda a cadeia na discussão sobre a significância de sustentabilidade, para garantir resultados ainda mais consistentes, tanto do ponto de vista de negócios quanto de relacionamentos com a sociedade”, completa.

LIDERANÇAS RUMO A 2016 São as lideranças da empresa que direcionam diariamente as equipes para o alcance das metas traçadas no Planejamento Estratégico para 2015 e 2016. Pensando nisso, a Embratec realizou o Encontro de Lideranças 2014. Esta edição teve como tema “Caminhos que nos levam a 2016” e envolveu 60 líderes da empresa. Durante dois dias de dezembro, gerentes e diretores reuniram-se no Hotel Deville, em Porto Alegre (RS), para discutir o planejamento estratégico. Os participantes também conheceram a ferramenta Coach Conversation, voltada ao desenvolvimento da competência de liderança.


Embratec

FOCADOS EM MELHORAR O CLIMA

QUANDO VOCÊ TRAZ A SUA CONTRIBUIÇÃO, A GENTE FAZ UM CLIMA MELHOR!

Ecorevista // Retrospectiva 2014

VEJA ALGUMAS INICIATIVAS DOS COMITÊS DO CLIMA CAFÉ TECNOLÓGICO A área de Tecnologia da Informação implantou o Café Tecnológico, uma iniciativa do Comitê do Clima da área para integrar a equipe. Cada colega leva um item para colaborar com o café, e o Comitê organiza o encontro. Na ocasião, um tema relevante para a área é abordado, seja projetos em andamento ou demais assuntos da empresa. Para Dioni Gerlach, integrante do Comitê, a vontade da equipe era criar um espaço descontraído, agradável e divertido. “O objetivo é conhecer mais as pessoas da nossa área. Receber o feedback de projetos que foram positivos também ajuda muito.”

Somente pessoas satisfeitas produzem os melhores resultados e superam expectativas com eficiência. Por isso, ter um bom clima organizacional é indispensável para atingir os resultados esperados. Em novembro de 2014, foi realizada a Pesquisa de Clima Organizacional, um importante instrumento para tornar a Embratec um lugar ainda melhor para se trabalhar. Mas o Programa de Gestão do Clima não se resume somente a uma pesquisa. “Outras etapas fazem parte do processo e são de grande importância para o resultado final e a melhora efetiva no clima organizacional”, destaca Rosimeri Dalagnol Severo, Diretora de Desenvolvimento Humano e Organizacional. Cada área nomeou um Comitê do Clima, que desenvolveu um plano de ação, uma etapa que exigiu das equipes sinergia, trabalho em conjunto e comprometimento.

BLOG DO CLIMA Para divulgar as ações de todos os comitês, a Comunicação Interna criou o Blog do Clima. “Objetivo é valorizar as ações e mostrar o que está sendo feito para inspirar os demais comitês. Manter um bom clima é uma responsabilidade de todas as equipes”, destaca Fernanda Oliveira, Coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social.

5

FACILITANDO A CONVIVÊNCIA Para orientar os colaboradores e tornar o ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, o Comitê do Clima da área de DHO criou uma iniciativa interessante. Ele instituiu a Constituição do DHO, um conjunto de orientações de convivências para auxiliar no dia a dia. A Constituição também traz informações sobre a organização da área e dicas de comportamento em reuniões. E para tornar os encontros mais aconchegantes, são realizados cafés de boas-vindas. Cada integrante colabora com um item definido em uma lista e, no dia da reunião, todos contribuem com a organização da mesa.


Ecorevista // Retrospectiva 2014

CAMPO BOM O Comitê do Clima da unidade de Campo Bom é formado por representantes de todas as áreas. Foram desenvolvidas diversas ações, que tiveram ampla participação dos colaboradores. Uma vez por mês, coordenadores e suas equipes reúnem-se para o Papo da Área, um momento para falar sobre os resultados. É também o momento de os colaboradores contribuírem com suas ideias para evoluir ainda mais. Para fortalecer a cooperação entre as áreas, foi criado o Fórum de Campo Bom. A cada mês, uma área diferente conduz e outras são convidadas para um papo no qual são explicados os processos e as dificuldades de cada uma. E mais ações foram desenvolvidas, como o Dia Sustentável, o Dia do Abraço, o Dia da Leitura e o Dia da Fruta.

Embratec

CAPACITAÇÃO DE COLABORADORES Em 2014, as iniciativas de desenvolvimento dos colaboradores tiveram foco em conhecimento dos produtos e especialização. Isso foi possível graças ao Projeto Treinamentos Intensivos Alinhados, que somou 82 treinamentos presenciais e 42 treinamentos no Eco@prende. Este projeto está no do Mapa Estratégico de 2014.

MAIS UMA VEZ A META É SUPERADA! Meta de horas-homem de treinamento ao ano:

6

MAIS ORGANIZAÇÃO NA PLATAFORMA O ano de 2014 marcou a consolidação do conceito de 5S para a equipe da Plataforma. O conceito busca promover disciplina, segurança e produtividade no ambiente de trabalho. A equipe foi dividida em grupos, cada um contando com representantes e auditores. Ao final de uma rodada de três auditorias, a equipe Caracol foi a primeira vencedora do programa. “Descartamos os itens que não podíamos reutilizar e realocamos outros. Isso evitou compras desnecessárias e contribuiu para a mudança de visão dos colaboradores quanto ao consumo consciente”, avalia Greice de Vargas Vaz, Assistente Administrativa e integrante do Comitê do Clima.

META horas/aula por colaborador

CONQUISTADO

horas/aula por colaborador


Embratec

Ecorevista // Retrospectiva 2014

TOUR AJUDA NA INTEGRAÇÃO DE NOVOS COLEGAS

SUA SUPERAÇÃO É O NOSSO MAIOR RESULTADO Para promover conhecimento e alinhar as estratégias de negócios, em 2014 a Embratec promoveu duas Concentrações de Vendas. A primeira foi realizada em abril e envolveu mais de 250 profissionais da área Comercial, que vieram de todas as regionais distribuídas pelo país. Foram quatro dias de intensos treinamentos técnicos e comportamentais. Um dos pontos altos foi a palestra de encerramento, que contou com a participação do ex-jogador de vôlei Tande, que falou sobre sua trajetória, a importância do trabalho em equipe e como se tornou um vencedor. No mês de outubro, foi realizada a Concentração de Vendas para as áreas comercial da unidade de Campo Bom. Os colaboradores participaram de treinamentos técnicos sobre os produtos Ecofrotas, Ecobenefícios e Expers, além de Venda

Receber bem os novos colaboradores para que se adaptem à dinâmica do negócio é uma preocupação constante da Embratec. E para isso existe o Decolar - Programa de Integração de Novos Colaboradores. Dentro dele, está prevista uma etapa chamada Conexão RS, criada para ajudar os novos colegas a conhecerem a estrutura da empresa. Em 2014, 69 colaboradores visitaram Porto Alegre e Campo Bom para conhecer o trabalho das diferentes áreas.

Consultiva e Sustentabilidade. O treinamento contou com facilitadores internos para o repasse das metodologias. Ao final, todos foram homenageados com certificados de participação por seu comprometimento em multiplicar o conhecimento da empresa.

“A Concentração de Vendas é um grande evento e um relevante investimento da Embratec no treinamento e no desenvolvimento dos seus colaboradores. Ela fortalece o compromisso com a educação dos nossos profissionais, sempre buscando atingir os resultados de negócio, demonstrando o poder estratégico que as ações de gestão de pessoas trazem para a empresa.” Rosimeri Dalagnol Severo, Diretora de Desenvolvimento Humano e Organizacional.

7

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DE NOVOS COLABORADORES


Ecorevista // Retrospectiva 2014

8

Embratec

COLABORADOR CERTO NA POSIÇÃO CERTA

PROGRAMA NETWORKING: INDICAÇÕES CERTEIRAS

Em 2014, a área de DHO fez um grande investimento para dar suporte e transparência à gestão de pessoas. Trata-se do People — Sistema de Gestão de Talentos da Embratec. A sua implantação permite assegurar que as pessoas certas estarão nas posições certas, aprimorando o modelo de Gestão de Competências já existente, de acordo com o mapa estratégico. No People, o histórico de desempenho de cada colaborador fica registrado, e será por meio dele que a Avaliação de Competências, o monitoramento do Plano de Desenvolvimento Individual e o Contrato de Metas serão feitos. “Essa iniciativa, atrelada tanto à carreira quanto à performance do colaborador, traz clareza sobre a importância do papel de cada um nos negócios e sua evolução na Embratec”, diz Alexandra Martins, Coordenadora de Consultoria Interna de DHO.

O Programa Networking — Indicação de Profissionais trouxe mais de 116 talentos para a empresa. Ele foi criado a partir da constatação de que a maior parte dos contratados havia sido indicada por colaboradores. “Percebemos que as indicações são muito adequadas. O colaborador acaba relacionando o perfil da empresa e o do profissional antes de indicar. Além disso, quando recomenda alguém, ele está demonstrando sua satisfação com a empresa”, explica Rosana Amaral, Consultora Interna de DHO. Como incentivo, são pagos prêmios através do cartão Good Card Premium. Veja o balanço de 2014:

O módulo de Avaliação por Competências já está ativo. A partir de 2015, cada colaborador terá seu contrato de metas estabelecido através do People, além de poder consultar o seu Plano de Desenvolvimento Individual. Isso permitirá um acompanhamento de carreira pelo próprio colaborador, por seu gestor e pela empresa. O resultado da primeira rodada de avaliações com o novo sistema é a qualidade da reunião de consenso (feita após a avaliação de desempenho), totalmente esquematizada dentro do People, facilitando o processo para o gestor. Níveis de gerência e diretoria já passaram por uma avaliação 360°, que futuramente deverá abranger todos os cargos.

67 4,7 30

%

pessoas premiadas mil reais em prêmios distribuídos das contratações de 2014 foram a partir de indicações do Programa

Networking


Embratec

Ecorevista // Retrospectiva 2014

BONS INDICADORES DE CARREIRA Indicadores positivos nada mais são do que o reflexo do trabalho de uma equipe comprometida com seus objetivos. Quando se trata de carreira, é melhor ainda, pois mostram o diferencial da empresa. Das 408 contratações realizadas em 2014, 119 resultaram de seleções realizadas internamente, ou seja, foi desenvolvido um forte trabalho para que os colaboradores cresçam dentro da própria Embratec. Esse é o compromisso da empresa com a valorização e o desenvolvimento dos colaboradores. Contratações - 408 Contratações com aproveitamento interno - 119

FONTES DE RECRUTAMENTO

30% Programa Networking 29% Recrutamento interno 16% Site 15% Consultoria contratada 10% LinkedIn e outros

HOME OFFICE: QUALIDADE DE VIDA E SUSTENTABILIDADE NOVAS FERRAMENTAS TURBINAM A COMUNICAÇÃO INTERNA Em janeiro de 2014, foi lançado o Ecoportal, a nova intranet da empresa. Nele, os colaboradores têm acesso a atualizações mais rápidas, notícias e informações sobre a estrutura das áreas, além de acesso facilitado a sistemas e documentos. Junto com a intranet revitalizada, começou a funcionar o Sistema de Alertas, serviço para envio de mensagens online. Além de reduzir o fluxo de e-mails, o Sistema permite compartilhar imagens e vídeos. A implantação das duas ferramentas foi um grande passo para a Comunicação Interna, já que sistematizou o acesso às informações e facilitou a interação entre os colaboradores, aspectos fundamentais para a eficiência.

Na Embratec, quando falamos em mobilidade, estamos falando de sustentabilidade, causa maior da empresa. Estamos falando de redução de emissões de CO2, de qualidade de vida, de produtividade e de resultados. E para contribuir com um mundo melhor no futuro, a Embratec já está fazendo a sua parte. Todas as filiais que estão fora do Rio Grande do Sul tiveram suas estruturas físicas desativadas, e os colaboradores passaram a atuar em regime home office. Os colaboradores afetados já comemoram os benefícios:

"Ao trabalhar em home office, ganhamos tempo evitando deslocamentos, pois o trânsito está cada vez mais complicado. Isso nos dá mais eficiência e proporciona melhor qualidade de vida, além de nos tornar mais sustentáveis.” Camila Hoff Grandi, Gerente Regional Ecofrotas no Rio de Janeiro

9


Ecorevista // Retrospectiva 2014

CELEBRAÇÕES AO LONGO DO ANO A Embratec encara o clima organizacional como uma das peças-chave para seu sucesso. Colaboradores satisfeitos trabalham melhor, dedicam-se mais e, como consequência, geram melhores resultados. Veja alguma das iniciativas para valorizar cada pessoa que se dedica à empresa:

Embratec

“QUE TRAZES PRA MIM”? O mascote Azulino ganhou orelhinhas de coelho e passou pelas áreas distribuindo chocolates para adoçar a Páscoa dos colaboradores.

FOLIA NAS ÁREAS O Carnaval não passou em branco na Embratec. O Azulino, mascote da Embratec, passou pelas áreas fazendo festa ao som de uma marchinha de Carnaval, acompanhado de uma promotora que distribuiu colares havaianos e dicas de prevenção de acidentes e de orientação nutricional.

OUTUBRO ROSA E NOVEMBRO AZUL 10

OS DIAS DELAS E OS DIAS DELES Na sexta-feira que antecedeu o Dia das Mães, as mamães da empresa receberam uma surpresa. Os pais também foram homenageados em seu dia. No Dia da Mulher, as colaboradoras foram lembradas. Já no Dia do Homem, em 15 de julho, também houve uma ação comemorativa. Poucos homens sabiam da existência do dia deles!

Fitinhas rosas e azuis ficaram disponíveis nas recepções na última semana de outubro e na primeira semana de novembro para marcar os meses que alertam para a prevenção dos cânceres de mama e de próstata. Além disso,os colaboradores receberam informativos com dicas de saúde.

PARA ENCERRAR O ANO Em 19 de dezembro, foi realizado o evento de confraternização de final de ano na Sogipa. Muita descontração e integração foram vivenciados em uma ambiente que remetia à cidade de Nova York nos anos 1970 e 1980.


Embratec

EFICIÊNCIA NA PONTA DA LÍNGUA

Ecorevista // Retrospectiva 2014

PRIMEIRA SIPAT DESTACA SAÚDE E BEM-ESTAR Com o tema “Pela sua saúde e bem-estar”, a primeira Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) da Embratec foi realizada no final de novembro nas unidades de Porto Alegre e Campo Bom. Os participantes puderam se informar sobre temas ligados à Plataforma de Sustentabilidade, além de realizar exercícios físicos e assisitir a palestras sobre bem-estar e saúde. Também foram realizadas de quick massages e blitz postural nas áreas.

Em clima de Copa do Mundo no Brasil, foi disponibilizado na recepção do térreo um totem com perguntas sobre as Copas e a nossa Plataforma de Sustentabilidade. Conforme o desempenho, o colaborador poderia ganhar uma corneta.

11

HOMENAGEM AO DIA DO TRABALHO

Em 1º de maio do ano passado, Dia do Trabalhador, os colaboradores foram surpreendidos com um cupcake em suas mesas e uma equipe de quick massage à disposição. l åÖ=

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE A Embratec se preocupa com o bem-estar e a qualidade de vida dos seus colaboradores. Por isso, desde 2011 realiza campanhas de vacinação contra a gripe para colaboradores das regiões mais frias do Brasil. “A vacinação contra a gripe é um grande investimento que a empresa realiza para o bemestar dos colaboradores e dependentes. A negociação é ampla, pois envolve um grande número de pessoas. Com certeza é algo que deve ser valorizado por todos”, destaca Fernanda Oliveira, Coordernadora de Comunicação e Responsabilidade Social.

UMA SELEÇÃO DO BEM!

A Campanha do Agasalho da ONG Cultive Sonhos contou com a participação em massa dos colaboradores. Foram arrecadas mais de 3,7 mil peças, entre roupas, calçados e itens de cama, mesa e banho. As instituições beneficiadas foram o Albergue Monsenhor Filipe Diehl, a Instituição Mário Quintana, a Obra Assistencial Santa Luiza e o Instituto Educacional Espírita — IEDE, todos de Porto Alegre e Região Metropolitana.


Ecorevista // Retrospectiva 2014

Embratec

PROTEÇÃO EM CASOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Os colaboradores de Porto Alegre e de Campo Bom estão mais protegidos. Terceirizados e fornecedores também. Um serviço de urgência e emergência está à disposição de todos que estiverem dentro da área da Embratec. O serviço da Emercor conta com orientação via telefone e, quando necessário, atendimento presencial e remoção. A contratação da Ecco Salva pretende dar maior agilidade, tranquilidade e segurança aos colaboradores e aos terceirizados em caso de necessidade. Nas dependências da empresa, placas indicam o telefone e o código que identifica a empresa no momento da ligação. Cada colaborador recebeu também um adesivo para colar no crachá. Quem não tiver, pode solicitá-lo à CIPA local.

SIMULAÇÃO DE EMERGÊNCIA BEM-SUCEDIDA

12

No dia 18 de outubro, a Embratec completou 15 anos, uma grande vitória que foi celebrada. O Azulino esteve presente na comemoração, que contou com a distribuição de cupcakes. “Todos os colaboradores fazem parte da história da Embratec e contribuem para o sucesso da nossa empresa. Quero agradecer o comprometimento, a dedicação e a parceria de todos vocês nesses 15 anos.” Marcos Schoenberger, Presidente

Em maio de 2014, foi realizado um simulado de evacuação do Condomínio Porto Alegre. A iniciativa teve como objetivo preparar os colaboradores para uma situação de emergência, com evacuação segura e rápida, além de ter todas as estruturas e sistema de combate a incêndios funcionando. O simulado teve a participação de todas as empresas do condomínio e envolveu cerca de 500 pessoas, que levaram 13 minutos para evacuar o prédio. Brigadistas orientaram colaboradores, terceirizados e visitantes. O desafio para 2015 é reduzir o tempo de evacuação, além de novamente poder contar com a participação de todos.


Embratec

Ecorevista // Retrospectiva 2014

EMBRATEC FORMA QUARTA TURMA DO PROJETO PESCAR A Embratec acredita na empregabilidade por meio do desenvolvimento de novos profissionais, por isso investe todos os anos na formação de jovens da comunidade de Campo Bom. O curso é direcionado a jovens estudantes do ensino regular e em risco de vulnerabilidade social e tem aulas com foco na formação pessoal e técnica. A maioria dos alunos são empregados pela empresa após o término do curso. A coordenação do Pescar é responsabilidade da diretoria de Desenvolvimento Humano e Organizacional. Em janeiro de 2014, quatorze alunos do curso de Iniciação Profissional em Serviços Administrativos emocionaram-se com a conquista. Em 2015, mais 13 alunos formaram-se (foto abaixo). As aulas da sexta turma já começaram. “Acreditamos na inclusão de jovens pelo trabalho. Essa é uma das nossas responsabilidades com a sociedade. É gratificante ver nossos jovens sendo desenvolvidos e trilhando um caminho de sucesso dentro da empresa”, celebra Chana Garcia, da área de Desenvolvimento Humano e Organizacional.

13 13

TURMA DO PESCAR HOMENAGEIA VOLUNTÁRIOS Em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado, celebrado em 28 de agosto, a quinta turma do Projeto Pescar da Embratec homenageou o grupo de voluntários. A data foi festejada com um café especial oferecido pelos jovens aos voluntários em Campo Bom. Além de alunos e voluntários, participou também do encontro a Diretora de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Rosimeri Dalagnol Severo, que ressaltou a importância do trabalho dos voluntários no desenvolvimento dos jovens para o mercado de trabalho.


Ecorevista // Retrospectiva 2014

Embratec

CONVIVER COM A DIVERSIDADE É META A Embratec, buscando honrar seu compromisso com a diversidade, promoveu capacitações sobre o Programa de Diversidade para gestores e também formou os Agentes da Diversidade. Os treinamentos abordaram os comportamentos, as questões legais, a crescente importância da diversidade para a empresa e, sobretudo, o papel das pessoas no processo de inclusão e desenvolvimento de pessoas com deficiência.

14

Os Agentes da Diversidade foram capacitados em Porto Alegre e Campo Bom. “Mais uma vez pudemos entender com maior propriedade este importante tema. Pude vivenciar o papel de facilitador de uma pessoa com deficiência visual, o que exige grande preparo”, relata Tiago Oliveira da Silva, da área de Logística. “Todos os nossos colaboradores devem ter compromisso com a diversidade, o que nos torna mais humanos e socialmente responsáveis. Ninguém é melhor do que ninguém, e temos um compromisso com a sociedade. Precisamos que todos sejam facilitadores do processo de adaptação das pessoas com deficiência ao dia a dia de trabalho. Esta é apenas uma das demonstrações do movimento da Embratec para incluir pessoas com deficiência”, destaca Fernanda Oliveira, Coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social.

CAMPANHA PREMIUM DE NATAL: CONHEÇA OS VENCEDORES Durante a Concentração de Vendas 2014, foram revelados os vencedores da Campanha Premium de 2014. No total, foram vendidos R$ 12 milhões em crédito no Cartão Premium Natal entre outubro e dezembro de 2014. 1º lugar: Rosana Flores Ferreira – Regional RS 2º lugar: Bruna Tolentino de Araujo – Regional SP 3º lugar: Michele Castanho – Regional RS 4º lugar: Sara Rodrigues Da Silva – Regional MG 5º lugar: Sérgio Teixeira Dos Santos – Regional SP 6º lugar: Daniela Bancatelli – Regional SP

7º lugar: Charlene dos Reis – Campo Bom 8º lugar: Daiane Souza Zanotti – Regional SP 9º lugar: Aicha Ivanc Zuk – Campo Bom 10º lugar: Carulina Hoff – Regional RS 11º lugar: Camila Sotero – Regional RJ


Embratec

Ecorevista // Retrospectiva 2014

UMA MOTIVAÇÃO A MAIS Em 2014, a Embratec investiu forte em campanhas de vendas. Duas campanhas foram realizadas para estimular as vendas dos produtos Ecofrotas, Ecobenefícios e Expers. As campanhas são grandes investimentos da Embratec para impulsionar a força de vendas e trazem excelentes resultados.

CAMPANHA DE VENDAS 2014 Inspirada na Copa do Mundo, a Campanha de Vendas envolveu toda a área Comercial e Relacionamento. Foram distribuídos mais de 15 pacotes para viagens internacionais, além de premiações no cartão Plus. Confira os vencedores: Relacionamento - Atendimento Presencial (Ecofrotas) 1º lugar: Rosana Flores Ferreira – Regional RS 2º lugar: Bruna Tolentino de Araujo – Regional SP 3º lugar: Michele Castanho – Regional RS

Vendas – Atendimento Remoto 1º lugar: Janaina Frois 2º lugar: João Reisdorfer 3º lugar: Milena Monteiro

Gerentes Expers 1º lugar: Luiz Carlos Machado - Vendas Norte 2º lugar: Adriana Marques - Relacionamento 3º lugar: Virgilio Salomão - Vendas Sul

Relacionamento – Atendimento Presencial e Atendimento Remoto (Expers) 1º lugar: Elisandra Pualino - SP INT 2º lugar: Wellington Silva - MG 3º lugar: Laura Rozzett – MG

Coordenadores e Especialistas 1º lugar: Marcia Ghisi - RS/PR e Regina Tabosa - fidelização

Relacionamento – Atendimento Remoto (Ecobenefícios) 1º lugar: Franciele Widenhooft 2º lugar: Adriana da Silva 3º lugar: Thiago Farias

Vendas e Pós-Vendas – Atendimento Presencial (Ecobenefícios) 1º lugar: Andreia Roman - PR 2º lugar: Adriana de Castro - GO 3º lugar: Marya Filgueiras - PA Relacionamento – Atendimento Remoto (Ecofrotas) 1º lugar: Pamela Walter 2º lugar: Nathan Oliveira 3º lugar: Camila Nachtigale

Monitores 1º lugar: This Luz 2º lugar: Felipe Plharini 3º lugar: Morgana Lima Vendas – Atendimento Presencial (Ecofrotas) 1º lugar: Luciana Gonçalves - SP INT 2º lugar: Vailson Cardozo - SP INT 3º lugar: Eduardo Bombonati - SP

Gerentes Ecofrotas 1º lugar: Francisco Eudes Madeira - SP INT 2º lugar: Roberto Grillo - SP 3º lugar: Noé Laoni Severo - RS Gerentes Ecobenefícios 1º lugar: Klauss Pinto - MG/PR/RS 2º lugar: Álvaro Menezes - BA/CE/CO/PA/PE

15


Ecorevista // Retrospectiva 2014

16

Embratec Da esquerda para a direita, Thaís Costa da Luz (Relacionamento Remoto Ecobenefícios), Renan Trapp Silva (Fábrica de Software) e Natália dos Santos (Suporte Ecobeneficios)

Alta capacidade de execução é um valor que prezamos muito na Embratec. Todas as ações, projetos e atitudes devem ser voltados a resultados. E para isso é necessária uma gestão eficiente, que busque otimizar recursos e fidelizar os clientes.

Marcos Schoenberger - Presidente


Embratec

MULTIPLICANDO AS

COMPRAS SUSTENTÁVEIS A Embratec vem amadurecendo seu processo de compras para torná-lo mais sustentável. Em 2014, participou da elaboração do Manual de Compras Sustentáveis, em parceria com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). O manual ajuda o profissional da área de Compras na tomada de decisão com base em critérios de sustentabilidade. “A ideia é auxiliar o comprador a tomar a decisão com o melhor preço e não o menor preço”, explica Renata Farias, Compradora da Área Administrativa. A publicação está disponível para download na página do CEBDs de forma gratuita. Além disso, critérios de sustentabilidade foram inseridos nas RFPs e RFQs. Foi realizada nova edição do Papo Sustentável, que reuniu cerca de 60 fornecedores.

Ecorevista // Retrospectiva 2014

CRÉDITO GANHA ATENÇÃO ESPECÍFICA A Embratec passou a ter uma equipe de Crédito estruturada que, com sete colaboradores, pertence à Diretoria Administrativo Financeira. Indo muito além, a empresa publicou sua primeira Política de Crédito, na qual assume a responsabilidade de analisar 100% das propostas de crédito de seus clientes, o que até então era realizado pelo Banco Topázio. Como a empresa tem interesses diferentes daqueles de um banco, entende-se que os negócios devem ser fechados levando em consideração a característica da operação e

dos produtos específicos. Outras vantagens são a interação com as demais áreas interessadas da empresa e a participação em projetos e melhorias. A Política de Crédito marca uma importante mudança para a empresa. “É o momento de internalizar no colaborador da Embratec a responsabilidade pela comercialização, concessão, gestão e operacionalização dos limites de crédito dos clientes”, diz Tatiane Silva, Coordenadora de Crédito. 17


Ecorevista // Retrospectiva 2014

ENTREGAS

INTELIGENTES Para reduzir os custos com fretes, os envios de cartões passaram a ser classificados conforme o porte do cliente e o local de entrega. Só então é selecionada a transportadora responsável pelo serviço. O projeto, chamado de Mix de Transportadoras e coordenado pela área de Logística, gerou uma economia de cerca de R$ 820 mil para a conta de fretes da Embratec desde seu início, em outubro de 2013, até novembro de 2014. Para 2015, espera-se economizar mais R$ 800 mil. 18

Embratec

TODOS POR DENTRO DO SALESFORCE Desde o final de julho do ano passado, está no ar a plataforma Salesforce, o novo CRM (Customer Relationship Management — Gestão de Relacionamento com o Cliente) da Embratec. Este grande investimento em tecnologia feito pela empresa tem aperfeiçoado ainda mais os processos de venda e relacionamento já existentes. A plataforma Salesforce, que é a mais utilizada no mundo, está em uso nas áreas de Vendas, Relacionamento, Marketing, Financeiro e Jurídico. Ela traz mobilidade, conceitos de mercado e, principalmente, facilita e qualifica novos negócios.

CREDENCIAMENTO A TODO VAPOR O processo automatizado de credenciamento mobile via Salesforce também foi implantado. O projeto iniciou em frotas, e até o momento já obteve mais de duzentos credenciamentos. “O Salesforce foi um marco definitivo para a rede da Ecofrotas. Já no início da operação, agilizou os credenciamentos, permitiu gestão completa sobre as etapas do credenciamento com visibilidade plena e controle detalhado sobre o processo”, relata Renan Vargas, Coordenador de Rede. Estão programadas para breve novas implantações, como credenciamento Benefícios, Geolocalização e adequação à determinação do Banco Central. Confira as grandes vantagens: • O processo de credenciamento pode ser feito em campo através de celulares,

tablets, notebooks etc; • Os gestores do processo podem customizar painéis e relatórios sem a necessidade de consultoria; • As demandas de credenciamento podem ser acompanhadas por etapa em tempo real; • Todo o trâmite de aprovação de alçadas é feito via sistema; • Assinatura digital: processo de assinatura de fichas cadastrais é feito digitalmente via Comprova; • A eliminação do envio de e-mail e documentação física reduz drasticamente o lead time do processo; • Não há mais a necessidade do envio de fichas cadastrais físicas para o setor de Estabelecimentos, já que as fichas assinadas são encaminhadas automaticamente.


Embratec

Ecorevista // Retrospectiva 2014

APRENDIZADO TRAZ RESULTADO Para garantir o sucesso do Salesforce, durante os meses de maio e junho de 2014, foram realizados muitos treinamentos em parceria com a Diretoria de Desenvolvimento Humano e Organizacional, através da Educação Corporativa, para todos que utilizam o novo CRM. Foram treinadas várias turmas em todas as unidades da empresa. O projeto é conduzido pela Diretoria Administrativo Financeira, sob a responsabilidade do Gerente de Processos e Qualidade, Rodrigo Possatto Rothstein. As áreas e regionais já sentem os benefícios da virada. “O Salesforce nos trouxe maior velocidade nos processos de venda e de relacionamento com cliente. Além disso, temos indicadores e relatórios que mapeiam todo trâmite fase a fase, proporcionando maior visibilidade e agilidade nas tomadas de decisão”, relata Noé Severo, da Regional RS. Maísa Hartwig, do Jurídico, tem grande expectativa em relação ao sistema: “O Salesforce vai agilizar todo o processo de entrada do cliente. Sabemos que no início é mais complicado, à mudança somam-se os novos aprendizados e o sistema em desenvolvimento, mas aos poucos vamos nos aperfeiçoando”.

O FIM DAS DÚVIDAS SOBRE PROCESSOS

Em 2014, entrou no ar o Portal BPM, uma ferramenta que concentra os fluxos dos processos da Embratec, tanto os principais como os de apoio. A consulta permite que o colaborador entenda não só o seu processo de trabalho, mas como funciona todo o ciclo de trabalho de ponta a ponta. Dicas, conceitos e exemplos complementam as informações – tudo pensado de forma a preservar a segurança das informações. Os processos são desenhados a partir de uma perspectiva chamada outside-in, que considera a ótica do cliente. O colaborador poderá ajudar a identificar soluções na busca da eficiência e excelência operacional.

1919


Ecorevista // Retrospectiva 2014

CERTIFICAÇÕES SÃO MANTIDAS POR MAIS UM ANO Em maio de 2014, a Embratec recebeu a primeira auditoria de manutenção da certificação ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004, que diz respeito a Processos e Qualidade. A auditoria percorreu as áreas de Porto Alegre e Campo Bom, conversando com os gestores e colaboradores para avaliar se o Sistema de Gestão Integrado – SGI estava dentro dos requisitos das normas. O Relatório de Auditoria apontou oportunidades de melhoria e também uma não-conformidade. A área de Processos e Qualidade, junto com a área envolvida, apresentou o Plano de Ação para tratamento das causas. Assim, a Embratec conquistou a manutenção das certificações por mais um ano – graças ao esforço diário de cada colaborador.

Embratec

GRANDES OPERADORAS RECONHECEM SEGURANÇA DOS CARTÕES DA EMBRATEC MAIS UMA VEZ Pela terceira vez, a Embratec foi certificada na norma Payment Card Industry (PCI), padrão internacional de referência para segurança no mercado de cartões. Essa certificação é regida por um organismo independente formado pela Visa, Mastercard e American Express, e concedida após uma rigorosa auditoria independente. “Elevados padrões de segurança são fundamentais para a Embratec. Assim, é possível aumentar a confiança dos clientes e, consequentemente, se destacar no mercado”, diz Paulo Barbosa, Gerente de Segurança da Informação.

20

PARA EVOLUIR COM OS NÚMEROS A área de Terceirização Gestão de Manutenção criou uma forma de sistematizar a apresentação de resultados aos clientes. Em 2014, virou rotina visitá-los periodicamente, trazendo uma visão sobre o que melhorou e também sinalizando os pontos que necessitam evoluir. Para os clientes de maior complexidade, as visitas normalmente são presenciais, e para muitos deles a apresentação é mensal. O grande desafio é levar indicadores que de fato orientem o cliente – por isso, muitas vezes a apresentação dos dados é customizada conforme as suas necessidades.

ESTRATÉGIA DA ÁREA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO DERRUBA NÚMERO DE FRAUDES Uma importante iniciativa reduziu drasticamente as fraudes em cartões. Em 2014, foi implantado um grande projeto que visava desenvolver controles que ajudassem a prevenir fraudes internas e externas. A iniciativa surgiu a partir da ação de fraudadores sobre os cartões e gerou mudanças em praticamente todas as áreas, além de melhorias significativas na segurança dos próprios cartões. O ponto alto foi a constituição de uma equipe de Gestão de Fraudes. Sete profissionais especializados em análise de fraudes, investigação e monitoramento ativo trabalham focados na prevenção de perdas, o que traz mais segurança à empresa e fortalece a sua reputação


Embratec

junto aos clientes. “Nosso foco é evitar prejuízos e desgastes aos usuários de cartões, clientes e redes de estabelecimentos, além dos danos financeiros e de imagem trazidos à nossa empresa por estas ocorrências”, explica Paulo Barbosa, Gerente de Segurança da Informação. “Houve uma forte mobilização nos últimos dois anos para estancar o problema. Atualmente temos excelentes indicadores e estamos trabalhando em ações preventivas para que situações mais significativas não voltem a acontecer”, completa. Abaixo: Kellen, Marlon, Lissandra, Paulo, Ana Paula, Maicon, equipe de Gestão de Fraudes.

Ecorevista // Retrospectiva 2014

TIME DEDICADO A SINISTRO E SOCORRO Em caso de sinistro ou necessidade de manutenção na rua, os clientes TGM são atendidos por uma equipe dedicada e especializada nesse tipo de ocorrência. Sua missão é localizar e encaminhar socorro no menor tempo possível. Para os clientes que possuem Gestão de Sinistros, os colaboradores monitoram os processos envolvidos, incluindo controle de prazos junto à seguradora. “Esta equipe tem foco em orientar o cliente e acompanhar os processos dos sinistros em cada etapa do processo até a retirada do veículo”, diz Jefferson Zimmer, Coordenador Operacional. 21

PLATAFORMA DE SERVIÇOS

GANHA CENTRAL DE ATENDIMENTO E AGENDAMENTO Na Plataforma de Serviços, o atendimento e o agendamento de manutenções são realizados por equipes especializadas com processo controlado. Anteriormente, estas tarefas aconteciam pulverizadas e com poucos controles de governança. Desde o ano passado, esses processos ganharam em produtividade e confiabilidade através da implantação das centrais de atendimento e agendamento. Para viabilizar o projeto, também foi implantado um sistema para a operacionalização e gestão destas demandas. “O cliente pode contar com um processo mais estável, seguro e controlado”, relata Rui Carvalho, Coordenador da Central de Atendimento e Agendamento da Ecofrotas.

ACOMPANHAMENTO DAS VENDAS FACILITA ROTINA DE TGM A área de TGM agora está mais preparada para o início de novas operações no cliente. Agora, todas as etapas da negociação do consultor de vendas com os possíveis clientes são atualizadas quase em tempo real e podem ser consultadas no Salesforce. Assim, é possível planejar a estrutura para atender às novas demandas – contratação de mão-de-obra, treinamentos, entre outras providências, podem ser feitos com antecedência.


Ecorevista // Retrospectiva 2014

Embratec

PLATAFORMA DE SERVIÇOS AINDA MELHOR

CARTÃO EXPERS FRETE PODE SER ASSOCIADO A UM CNPJ

Em 2014, a Plataforma de Serviços teve um ano de mudanças e de crescimento. Foram adotados indicadores diários e semanais na área e criado o ponto de controle, que proporciona aos colaboradores um momento para analisar as dificuldades ocorridas ao longo da semana, enquanto o Comitê da Plataforma estimula a troca de ideias sobre projetos e problemas. Estes investimentos já deram resultado (veja números abaixo).

Após a constatação de que muitos dos usuários do cartão Expers Frete são pessoas jurídicas que contratam motoristas pessoas físicas, a equipe de TI foi demandada a desenvolver uma solução para permitir associar o cartão a um CNPJ. Antes, o produto estava ligado apenas a um CPF, ou seja, a uma pessoa física. Porém, notou-se que os clientes vêm terceirizando os fretes com outras empresas, o que levou à criação do novo produto.

CRESCIMENTO DA ÁREA 21% mais veículos administrados 22

Já são mais de 30 mil

27%

A MAIS NO NÚMERO DE CLIENTES

29%

A MAIS NA RECEITA TOTAL

LICENÇAS PARA PORTAL GOOD MANAGER GANHAM TARIFA

ESTABELECIDO PROCESSO DE ENTRADA DE CLIENTE Em um trabalho em conjunto com a área de Processos e Qualidade, a Plataforma agora tem um procedimento padrão para a entrada de clientes. O trabalho abrangeu a criação de diversas planilhas de checklist para os consultores de contas ou relacionamento, como estudo de rede, reuniões de kickoff interno e externo e de processo de implantação. “Alinhadas, as rotinas ficam melhor organizadas, o que gera menos ruído após a entrada do cliente e deixa-o mais satisfeito”, explica Janaína Pereira, Gerente da Plataforma.

Em linha com a estratégia de buscar formas de rentabilização, a equipe de Tecnologia da Informação desenvolveu uma maneira de cobrar pelos logins do portal Good Manager. Foi lançada uma tarifa para a criação de logins extras para acesso ao portal. O projeto tem contribuído bastante para o incremento da receita da empresa — até novembro de 2014, havia rentabilizado cerca de R$ 252 mil.


Embratec

PROJETO PORTAL DO CONTRATADO EXPERS FRETE Para proporcionar mais facilidades aos clientes Expers Frete e atender à legislação, foi criado o Portal do Contratado, ferramenta para uso dos portadores de cartão do produto (Contratados PJ e Motoristas). Agora eles podem acessar serviços como extratos, ativação de conta bancária, transferência para conta bancária e transferência entre cartões através do site, além de consultar orientações de segurança.

NEGOCIAÇÃO DE PREÇOS FUEL CONTROL É ATUALIZADA PELO PRÓPRIO ESTABELECIMENTO O Projeto Negociação de Preços Fuel Control via site Estabelecimentos trouxe eficiência operacional à Ecofrotas. Agora os postos de combustíveis podem cadastrar ou alterar os valores negociados com os clientes no sistema. Até então, quando havia necessidade de manutenção de um preço negociado com o posto, era necessário envolver profissionais da área de Cadastros para realizar esse trâmite.

NOVAS TARIFAS PARA RENTABILIZAR A CARTEIRA Aumentar as receitas a partir da carteira de clientes já existente é um dos objetivos da Embratec. Alinhado com este propósito, o Projeto Billing V4 buscou desenvolver a cobrança de novas tarifas nos produtos Fuel Control e Expers Frota. O projeto rentabilizou mais de R$ 30 mil à companhia com a cobrança de tarifas sobre transações protegidas. Confira as novas tarifas: • Tarifa sobre Painel RIF por veículo (R$/Veículo); • Tarifa sobre Transações Protegidas; • Tarifa sobre recolhimento de notas de abastecimento e de manutenção.

Ecorevista // Retrospectiva 2014

NOVOS NEGÓCIOS PARA TRAZER MAIS RENTABILIDADE A satisfação do cliente aliada à rentabilização das atividades deve ser uma busca constante das áreas. Na Plataforma de Serviços, o desenvolvimento de novos negócios, como o Projeto Recolha de Peças e o Carro Reserva, é a chave para estes objetivos. “Queremos, cada vez mais, desenvolver soluções que de fato atendam ao cliente de forma completa. Observar com detalhe para a realidade dos nossos clientes e entender como disponibilizar serviços relevantes às suas necessidades é algo da natureza da Ecofrotas”, diz Jefferson Zimmer, Coordenador Operacional. Conheça os projetos:

PROJETO RECOLHA DE PEÇAS

Em parceria com uma empresa especializada, as peças substituídas dos veículos em manutenção são recolhidas nas oficinas e destinadas ao descarte correto. O projeto está em fase de piloto com oficinas de Porto Alegre e vem atender à estratégia sustentável da empresa.

CARRO RESERVA

Nele, os clientes poderão optar por locar um veículo quando o seu for para a manutenção. Em parceria com duas locadoras de cobertura nacional, será disponibilizada uma tabela com preços bastante atrativos. É uma opção para o cliente não ficar a pé enquanto seu carro está na oficina.

23


Ecorevista // Retrospectiva 2014

ARLA 32: ADAPTAÇÃO ÀS NOVAS NECESSIDADES DO MERCADO

24 24

Muitos clientes da Unidade de Negócios Expers já usam o Arla 32, reagente que diminui a emissão de poluentes em caminhões. E então surgiu a necessidade de permitir a eles a compra do produto através da rede credenciada. Para isso, os sistemas de captura foram adaptados para mais este tipo de combustível. Os cadastros de veículos e equipamentos foram adaptados para permitir a inserção de mais um tanque, no qual fica o produto, e os relatórios, consultas e integrações agora mostram as médias e os desempenhos do novo combustível. O projeto ainda incrementou a receita da companhia em mais de R$ 120 mil a partir da comercialização do Arla 32 pela rede credenciada.

Embratec

QUALIFICAÇÃO DE REDE DE OFICINAS CREDENCIADAS Com o objetivo de melhorar a relação com as oficinas credenciadas e a qualidade dos serviços prestados aos clientes, foi desenvolvido um programa de Qualificação de Rede. Nele, um consultor técnico visita as regiões críticas para alinhar procedimentos com a rede, além de qualificar os prestadores que já operam com a Embratec e de poder prospectar novas oficinas. “O resultado é que o processo flui conforme procedimentos estabelecidos entre cliente, TGM e oficinas. A frota fica menos tempo na oficina, a Ordem de Serviço vem mais rápido para ser analisada e aprovada e, consequentemente, a satisfação do cliente aumenta”, diz Jefferson Zimmer, Coordenador Operacional.

NOTAS FISCAIS RECOLHIDAS MAIS RAPIDAMENTE Agora todos os clientes que possuem o serviço de Recolha de Nota Fiscal recebem todas as suas notas em prazos reduzidos. Isso foi possível graças ao desenvolvimento de um portal de Recolhimento Eletrônico de Notas Fiscais pela Área de Logística, para que os estabelecimentos da rede credenciada façam a gestão das suas notas enviadas e pendentes.


Embratec

Ecorevista // Retrospectiva 2014 Da esquerda para a direita, Alvaro Lúcio dos Santos Rocha (Desenvolvimento Humano e Organizacional), Amanda Fuhr (Plataforma de Serviços) e Luan Patrick Machado (Operações e Serviços Ecofrotas)

Prestar serviços de excelência que tragam resultados eficientes para o cliente é a nossa vida. Em 2014, investimos em ações de relacionamento com o cliente, desenvolvemos tecnologias inovadoras, melhoramos processos e aumentamos a rentabilidade. Tudo isso serve de base para, juntos, fazermos um futuro ainda melhor. Marcos Schoenberger - Presidente

25


Ecorevista // Retrospectiva 2014

Embratec

FEITO INÉDITO

INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS REDUZ PERDAS PARA O CLIENTE

ECOFROTAS É A PRIMEIRA DO MUNDO A GERAR CRÉDITOS DE CARBONO NA TROCA DE GASOLINA POR ETANOL A unidade de negócios Ecofrotas foi a primeira empresa no mundo a gerar créditos de carbono a partir da substituição do uso de gasolina, um combustível fóssil, por um biocombustível, o etanol.

26

A metodologia, desenvolvida pela própria Ecofrotas e validada pelo Verified Carbon Standard (VCS), gerou, no ano de 2014, 2.195 créditos de carbono (cada crédito equivale a uma tonelada de emissão de CO2 evitada). “Através do Programa de Crédito de Carbono, a Ecofrotas consegue levar ao mercado uma solução inédita no mundo, reforçando seu posicionamento sustentável através da eficiência em todos os pilares”, diz Amanda Kardosh, Gerente de Sustentabilidade. O projeto foi desenvolvido pelas áreas de Sustentabilidade, Inovação e Relacionamento e conta com a participação de importantes clientes como Biolab, ISS, G4S e Renovias. A próxima certificação dos Créditos de Carbono ocorrerá no segundo semestre de 2015, e a expectativa é dobrar o número de créditos gerados.

ECOFROTAS: CRÉDITOS DE CARBONO

2014

Etanol (biocombustível)

2.195 Créditos de Carbono

Gasolina (combustível fóssil)

Cada crédito evita a emissão de 1 tonelada de C02

Em 2014, grandes clientes como a Telemont, EGS e CPFL tiveram implantada a integração com Telemetria. Esta funcionalidade, que incentiva o uso correto do veículo e do cartão combustível e identifica possíveis fraudes, foi desenvolvida pela unidade de negócios Ecofrotas, que integra o próprio sistema com o da empresa de rastreamento contratada pelo cliente. Assim, o gestor pode ter maior controle sobre a frota, conferindo as informações sobre o abastecimento, incluindo o local onde se encontram o cartão utilizado e o veículo. O produto já vem sendo reconhecido por sua capacidade de reduzir a quantidade de fraudes de localização e de distância percorrida, resultando em maior controle da frota e menor perda financeira. A Ecofrotas é a única capaz de integrar seu sistema com o de qualquer empresa de rastreamento, em um trabalho conjunto das áreas de TI, Inovação e Marketing. Em 2015, o produto terá sua presença ampliada no mercado, além do lançamento de novas funcionalidades. Em parceria com o Marketing, será feito um trabalho de divulgação das parcerias para consolidar a imagem do produto.

20 EMPRESAS de rastreamento já são parceiras da Ecofrotas nesse serviço

Coleta de informações de mais de

17 MIL veículos dos 30 clientes ativos


Embratec

Ecorevista // Retrospectiva 2014

USUÁRIO É PRIORIDADE POR AQUI Um dos principais focos da Embratec é a satisfação dos seus usuários, através de informações facilmente acessíveis e do autoatendimento. Pensando nisso, 2014 foi um ano de novidades na unidade de negócios Ecobenefícios. Uma delas é o aplicativo mobile dos cartões Ecobenefícios (bandeiras Good Card e Good Vale). Com ele, os usuários dos cartões PLUS, Alimentação, Refeição, Premium, Med e Empresarial podem consultar saldo e extrato e buscar estabelecimentos. O app está disponível para plataformas IOS e Android. O aplicativo já passa dos 83 mil downloads — a meta é atingir 25% da base de usuários. Para este ano, estão previstas novas versões, com melhor usabilidade e mais recursos, como a compra de serviços, troca de senha e desbloqueio de cartão. Inovação, Tecnologia da Informação e Marketing são as áreas envolvidas no projeto. Já quem ligar para os números de atendimento será atendido por uma Unidade de Resposta Audível (URA), que permite que os principais processos de suporte aos produtos sejam feitos pelo usuário na ligação, sem que seja necessário falar com um operador. Ele pode consultar saldos e extratos, fazer bloqueios e desbloqueios de cartões e trocas de senha.

Entre as vantagens, estão a otimização do tempo de atendimento, melhores índices de serviço e disponibilidade 24 horas. Como resultado, a empresa melhora a comunicação com seus clientes, além de reduzir custos: em 2014, foram economizados R$ 216 mil em função da URA. Operações, Processos, Inovação e TI são as áreas envolvidas nesta melhoria. Para dar conta da demanda de contatos de usuários, está em andamento um projeto para revisão das URAs Good Card e Ecofrotas. Aqueles

que preferem acessar seus dados através de um computador podem contar com o portal web dos cartões Ecobenefícios. Lá, os usuários dos cartões consultam saldo e extrato, trocam senha dos cartões Alimentação e Refeição, acompanham e avaliam os históricos de atendimento. Além disso, podem localizar os estabelecimentos mais próximos e esclarecer suas dúvidas sobre produtos e serviços em um canal de Perguntas e Respostas.

“Pretendemos aumentar ainda mais a eficiência para poder dar suporte ao crescimento da empresa.” Vinicios Fernandes, Gerente de Operações

27


Ecorevista // Retrospectiva 2014

A CONFIANÇA DOS CLIENTES NÃO TEM PREÇO

Embratec

de

A unidade de negócios Ecobenefícios recebeu o prêmio Fornecedores de Confiança 2014. Promovida pela editora Segmento, a premiação avalia práticas direcionadas às áreas de benefícios das empresas. Segundo Bruna Trierweiler, Gerente de Marketing Corporativo, o prêmio valoriza a Ecobenefícios no mercado. “O bom atendimento é considerado um diferencial para esta conquista”, salienta.

É O CLIENTE QUE IMPORTA Na Embratec, 2014 foi um ano excelente para estreitar os laços com o cliente. Para isso, as áreas não pouparam esforços na hora de se relacionar com este público. Conheça algumas das ações. 28 28

PARA CONQUISTAR O CLIENTE Ecofrotas, Ecobenefícios e Expers investiram fortemente para ficarem mais próximas dos clientes. Entre as ações, estava a iniciativa de levar clientes para assistir a jogos da Copa do Mundo, seguidos de workshops. A Expers promoveu uma disputa de Kart com a presença de pilotos da Stock Car, além de ter levado prospects para jantar em Gramado. Para a JBS, ela proporcionou uma ida a um jogo de futebol no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS). Na mesma linha, a Ecofrotas levou seus clientes para cursos de Direção Defensiva no Velopark, parque automobilístico localizado em Nova Santa Rita (RS). A Ecobenefícios envolveu os clientes em um debate, em São Paulo (SP), sobre o valor da mulher no mercado de trabalho, além de ter marcado presença, inclusive como patrocinadora, do Women to Watch, evento que premia profissionais mulheres de destaque.

TRÂNSITO MELHOR EM CRIAÇÃO Que placa está faltando para um trânsito melhor? Responder a esta pergunta foi o desafio que a Embratec propôs a clientes e potenciais clientes em uma oficina de criação realizada em maio de 2014 no Museu de Arte de São Paulo (MASP). Foram criadas 12 placas, expostas no restaurante Bar Des Arts e posteriormente disponibilizadas aos clientes para que as apresentem em suas empresas.

QUALIFICAÇÃO DE REDE DE OFICINAS CREDENCIADAS Com o objetivo de melhorar a relação com as oficinas credenciadas e a qualidade dos serviços prestados aos clientes, foi desenvolvido um programa de Qualificação de Rede. Nele, um consultor técnico visita as regiões críticas para alinhar procedimentos com a rede, além de qualificar os prestadores que já operam com a Embratec e de prospectar novas oficinas. “O resultado é que o processo flui conforme procedimentos estabelecidos entre cliente, TGM e oficinas. A frota fica menos tempo na oficina, a Ordem de Serviço vem mais rápido para ser analisada e aprovada e, consequentemente, a satisfação do cliente aumenta”, diz Jefferson Zimmer, Coordenador Operacional.


Embratec

Ecorevista // Retrospectiva 2014

ONLINE OU PRESENCIALMENTE, CADA VEZ MAIS PERTO DO CLIENTE A área de Relacionamento Remoto expandiu o modelo de atendimento online para os 66 maiores grupos econômicos, que representam 45% do faturamento da Ecofrotas, por meio do projeto denominado Atendimento Compartilhado. O novo modelo compartilha o atendimento das equipes de consultores de relacionamento presencial com o de consultores de relacionamento remoto. A primeira fase compreendeu os principais grupos econômicos de São Paulo (SP), interior do estado de São Paulo e Ceará, e a previsão é alcançar os maiores clientes das demais regionais durante o ano de 2015. “A prática de reuniões online é uma inovação adotada em 2013 pela área de Relacionamento Remoto que otimiza o tempo, além de reduzir custos com deslocamento e telefonia”, explica Regina Tabosa, responsável pela área de Relacionamento Remoto. A satisfação dos clientes já demonstra o sucesso do projeto: “As reuniões online têm sido surpreendentes. Conseguimos visualizar de forma simples e objetiva pontos de extrema relevância para nosso dia a dia. Muitas ações podem e serão implementadas a partir de então”, diz Rafael Visel, Gestor de Frotas da CPFL.

INICIATIVAS DE MARKETING FORAM RECONHECIDAS Duas unidades de negócio da Embratec foram finalistas no Top de Marketing ADVB/RS 2014. A Ecofrotas foi finalista na categoria Serviços com o case “Frota Sustentável – Solução para gestão de frotas”, que tangibiliza o nível de sustentabilidade da frota com base em nove indicadores. Já a Ecobenefícios foi reconhecida na categoria Sustentabilidade. O case inscrito foi o “Prato Consciente”, campanha que alertou para o desperdício de alimentos, tendo como ícone um prato 20% menor. A premiação da ADVB destaca as principais iniciativas de marketing no cenário gaúcho. “Estar entre as três finalistas atesta que nossas iniciativas têm fundamentação de marketing, tanto de marca quanto de negócio, e possuem um link muito forte com nossas entregas no mercado”, explica Juliane Ely, da área de Marketing Corporativo.

29

POSTAGENS ESTRATÉGICAS Em 2014, a Embratec e suas unidades de negócio “bombaram” nas redes sociais. O Facebook, especialmente, já é considerado um importante canal de relacionamento e atendimento aos usuários. A unidade de negócios Ecobenefícios tem mais de 20 mil curtidas no Facebook e dá prioridade para temáticas relacionadas ao bem-estar, como orientação nutricional e equilíbrio financeiro. Dessa forma, mantém um canal de relacionamento com os usuários dos seus cartões.

Para acessar: busque no Facebook Ecofrotas e Ecobenefícios Good Card


Ecorevista // Retrospectiva 2014

Embratec

ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL BRASIL AFORA O programa de Orientação Nutricional tem o compromisso de orientar usuários dos cartões Refeição e Alimentação em relação a hábitos alimentares que gerem uma mudança de comportamento, fator importante para alcançar uma melhor qualidade de vida. Uma das ações promovidas foram palestras realizadas em empresas como BRF, JBS, Record e TAM, nas quais nutricionistas da Ecobenefícios falaram sobre alimentação saudável e desperdício de alimentos. Em 2014, a equipe esteve em seis estados (ES, GO, MG, PR, RS, SP). Confira os números:

30

2014

30

Clientes

66

Palestras

2.671 Pessoas Atendidas

ECOFROTAS PRESENTE NAS DISCUSSÕES SOBRE CLIMA Pelo quinto ano consecutivo, a Ecofrotas esteve presente na Conferência sobre Mudanças Climáticas, que em 2014 foi realizada em Lima, no Peru. O principal objetivo foi o avanço das negociações rumo a um acordo global em 2015, com metas de redução de emissão de gases de efeito estufa para todos os países, que entrarão em vigor a partir de 2020. “Além de acompanhar de perto as discussões, a Ecofrotas contribui para uma economia de baixo carbono através dos programas Frota Sustentável e Crédito de Carbono”, diz Amanda Kardosh, Gerente de Sustentabilidade.

EQUIPE DE REDE ECOBENEFÍCIOS GANHA MAIS CONTROLE SOBRE CREDENCIAMENTOS Agora a equipe de Rede Ecobenefícios é responsável por todo o processo de credenciamento de estabelecimentos e faz não só o planejamento das atividades, mas também a execução. A reestruturação da área incluiu contratação de equipes de credenciamento próprias, funções anteriormente exercidas por empresas prestadoras de serviços, alteração e organização da liderança, definição de processos e estruturação da área de Suporte Rede Benefícios. A medida acompanha o momento de expansão da empresa. Para implantar grandes clientes, é preciso um trabalho de força-tarefa, mais centrado. Internalizar equipes de Credenciamento é fundamental para ter visibilidade sobre demandas, controlar o processo e melhorar a condução das negociações. A gestão da rede credenciada é um dos principais norteadores do negócio. Sem uma rede adequada, acaba-se perdendo a possibilidade de que a empresa cresça ainda mais. A estruturação da área foi um grande desafio, mas o esforço já traz excelentes resultados e deve trazer ainda mais. Para 2015, a meta é expandir e estabilizar a rede para que ela se mantenha viável e adequada às necessidades dos clientes da carteira e dos novos que estão em prospecção.


Embratec

MUITO A PENA RENEGOCIAR VALE Em 2014, as renegociações das taxas pagas à Embratec pelos estabelecimentos a cada transação efetuada por clientes geraram receita superior a R$ 3 milhões. Quatro mil estabelecimentos tiveram valores renegociados, o que garante receitas futuras para a empresa. “Às vezes é mais rentável aumentar uma taxa do que conquistar um novo cliente. É um trabalho que afeta diretamente o resultado da empresa”, esclarece Renan Vargas, Coordenador de Rede.

Ecorevista // Retrospectiva 2014

BALANÇO DOS NOVOS CREDENCIAMENTOS Desde julho de 2014, a nova estrutura de Rede Ecofrotas realizou 3.546 credenciamentos sob demanda, mantendo boas taxas. Assim, trouxe receita para a empresa através de utilização de 63% dos estabelecimentos credenciados. “Mais de 1,5 mil pedidos de credenciamento originaram-se das solicitações de usuários. Geralmente são estabelecimentos que não percebiam o volume da demanda e a importância de ser um credenciado”, explica Renan. A sua maioria são, restaurantes, supermercados e farmácias.

REDE CREDENCIADA BEM FEITA, CLIENTE SATISFEITO Construir uma rede credenciada que atenda aos clientes da melhor forma possível é a filosofia da equipe de Rede Ecofrotas. Para isso, é fundamental entender o que o cliente precisa em termos de postos e oficinas conforme a sua logística, mapear e construir a rede credenciada. Hoje a maior parte da receita da Embratec vem da rede credenciada. “Ela é um dos pilares para conseguir faturar o cliente. Ele compra os serviços, mas precisa ter essa rede para que o trabalho seja executado”, diz Renan Vargas, Coordenador de Rede. Entre os clientes Ecofrotas que tiveram implantação ou manutenção das redes, estão Femsa, Vix Logística, JBS, Brasil Kirin, CCR, Energisa e Governo do Estado de Rondônia (mapeado e implantado).

31 31

SHELL E ECOFROTAS ESTREITAM PARCERIA De todos os abastecimentos feitos através da Ecofrotas, 27% ocorreram na rede Shell em 2014. Isso garante reciprocidade com este parceiro estratégico. Nesta parceria, a Ecofrotas estimula os clientes a usarem os postos Shell, além de sinalizar e de credenciar preferencialmente postos da rede.


Ecorevista // Retrospectiva 2014

Embratec

Aqui se planta, aqui se colhe. Em 2014, a Embratec cultivou — e colheu — muitas coisas. Projetos, pessoas, clientes, prêmios... Essas realizações que não seriam possíveis sem a força dos nossos colaboradores. 32

Esta revista é a demonstração de que, ao fazermos o bem, o bem volta. Esperamos que você esteja cheio de inspirações para que as próximas retrospectivas sejam ainda mais recheadas de boas notícias.


EcoRevista Retrospectiva 2014