Issuu on Google+

Regras do Jogo Dominó Múltiplos de 5 Dominó Múltiplos de 5 Para jogar este jogo, é necessário um dominó completo (28 peças). Cada peça está dividida em dois conjuntos de pintas. 1º conjunto

2º conjunto

Objectivo do Jogo O objectivo do jogo é fazer pontos. O jogador que primeiro alcançar os 100 pontos vence o jogo.

Número de Jogadores Podem jogar 2, 3 ou 4 jogadores.

Início do jogo O jogo poderá ter várias partidas. Em cada partida, colocam-se as peças com as pintas viradas para baixo e baralham-se. Cada um dos jogadores retira 7 peças e no caso de restarem peças, colocam-se de parte com as pintas viradas para baixo. Na 1ª partida, o jogador que inicia o jogo é aquele que tiver o doble de senas . Caso esta peça não se encontre em jogo, joga aquele que tiver o doble mais alto. No caso de nenhum dos jogadores ter um doble, cada jogador retira uma peça das que estão de parte e o que obtiver maior número de pintas e o conjunto maior, inicia o jogo.

Por exemplo, se o jogo for com 3 jogadores e nenhum tiver um doble, terão que retirar (cada um) uma peça das que puseram de parte. Suponhamos que a cada um deles saíam as peças seguintes: 1º jogador2º jogador3º jogador-

Seria o 1º jogador a iniciar o jogo. Embora o número de pontos da peça do 1º jogador seja igual ao da peça do 2º jogador, o 1º jogador retirou uma sena (6 pintas) que é maior do que a quina (5 pintas) e do que o terno (3 pintas) do 2º jogador.

Nas restantes partidas, inicia o jogador que venceu a partida anterior. Será o jogador que escolhe a peça com que pretende iniciar a partida.


Desenvolvimento do jogo Após a jogada do 1º jogador, jogará aquele que se encontra à sua direita. Seguidamente, o jogador que se encontra à direita do 2º jogador e assim sucessivamente até ao último.

Colocação das peças As peças deverão ser colocadas de modo a juntar conjuntos iguais. Por exemplo:

Os dobles são colocados na perpendicular e ao centro das outras peças. Por exemplo:

A partir do primeiro doble da partida, poderá continuar-se o jogo em qualquer direcção. Primeiro continua-se para o lado esquerdo ou direito, só depois se poderá jogar nas outras direcções. Por exemplo:

Pontuação Pontua-se, durante a partida, quando a soma dos pontos dos extremos das peças for um múltiplo de 5. Mesmo formando um múltiplo de 5, o jogador que pontua terá que avisar os restantes antes da jogada do próximo jogador. Caso contrário, perde o direito à pontuação. Por exemplo:

2

2

12

2 + 12 = 14 Não se pontua.

0

2 + 0 = 2 Não se pontua.


3

2

0

2 + 0 + 3 = 5 Pontuação: 5 pontos

0

2 + 0 + 3 + 5 = 10 Pontuação: 10 pontos

3

2

5

O jogador que termine a partida ficará com os pontos das peças que sobraram aos restantes jogadores. A pontuação deverá ser um múltiplo de 5, portanto o arredondamento será feito por baixo. Se a soma das restantes peças dos jogares somar 23 pontos, o jogador vencedor somará à sua pontuação mais 20 pontos. Caso o jogo fique bloqueado e nenhum dos jogadores consiga jogar todas as suas peças, a partida terminará e inicia-se uma nova partida. Uma vez que nenhum dos jogadores foi vencedor a partida seguinte iniciará como se fosse a 1ª partida, com o doble de senas (6 pintas).

Registo da Pontuação Os pontos deverão ser marcados numa tabela como a que se encontra no verso. Cada traço representa cinco pontos. São colocados, na vertical, 4 traços que representam 20 pontos e por cima destes será feito um traço obliquo que representará mais 5 pontos. Assim, um grupo valerá 25 pontos.

O vencedor O vencedor será o jogador que mais rapidamente formar 4 grupos de

Bom Jogo!!!

, ou seja, 100 pontos.


Pontuação

Registo da Pontuação Nome dos Jogadores


Regras