Issuu on Google+

Ministério da Cultura, Governo de Minas e Inhotim apresentam:

MARÇO ABRIL 2013

PROGRAMAÇÃO


Lançamento: Inhotim Escola SEMINÁRIO

Natureza, Poesia e Tempo

Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa. Foto Rafael Motta.

Inhotim Escola é um programa de formação desenvolvido pelo Instituto Inhotim para a realização de atividades artísticas e culturais em Belo Horizonte. Como parte do Circuito Cultural da Praça da Liberdade, irá ocupar os prédios do Palacete Dantas e Solar Narbona. Assim como no Instituto Inhotim, em Brumadinho, apresentará artes visuais e meio ambiente em exposições, cursos, mostras de filmes, oficinas, encontros com artistas, além de ações educativas e de inclusão social e de cidadania. Em março de 2013, Inhotim Escola será oficialmente lançado com o início de suas atividades programáticas. Neste primeiro ano, será promovida uma série de ações culturais em parceria com outros equipamentos do Circuito Cultural da Praça da Liberdade. Para marcar o lançamento, acontecerá

o seminário Natureza, Poesia e Tempo com a participação de importantes artistas do acervo de Inhotim, como Tunga, Adriana Varejão, Ernesto Neto, Jorge Macchi e Rivane Neuenschwander, além de colaboradores significativos para o Instituto, como o músico e produtor Arto Lindsay e a atriz e diretora artística do Teatro Oficina, Camila Mota. O seminário irá se desdobrar numa ação na Praça da Liberdade, onde vai acontecer um sarau aberto à participação do público. Programe-se, participe do seminário, traga seus poemas, textos e instrumentos musicais para o sarau e venha compartilhar este momento conosco. Contamos com todos na construção desta plataforma de formação e cultura. Confira a programação completa e faça sua inscrição em www.inhotim. org.br/inhotimescola S TQQSSD

22/3_19h 23/3_10h–18h Biblioteca Pública Luiz de Bessa e Praça da Liberdade

2

dias da semana em que a atividade S TQQSSD osacontece estão marcados em negrito

3


Teatro Sussurrus

Peça sonora de David Leddy

Susurrus é uma peça sem atores e sem palco. Trata-se de um texto gravado, acompanhado de música e roteiro a ser seguido pelo espectador dentro do parque. Com equipamento de MP3 e mapa em mãos, o visitante inicia a caminhada pelo Inhotim ouvindo

trechos sobre ópera, memória e botânica. Conforme faz o percurso preestabelecido, envolve-se com a narrativa inspirada pelo texto Sonho de uma Noite de Verão, de Shakespeare. A temporada de um mês de Sussurrus, em Brumadinho, é uma realização do Instituto Inhotim e do British Council em parceria com o Sesi-SP.

AÇÃO EDUCATIVA

O educador como ponto de fuga No fim do percurso, o participante de Sussurrus é convidado a conversar com um educador e a pensar o espaço de Inhotim a partir da peça. STQQSSD

15/3–7/4_10h–16h Ver convite junto com o mapa

STQQSSD

15/3–7/4_10h–15h

Sussurrus no Ibirapuera, 2011. Foto Daniel Spalato.

Saída C.E.C. Burle Marx

4

5


Música

SESSÃO COMENTADA PELA DIRETORA PETRA COSTA E PELA PESQUISADORA CARLA MAIA

Elena

(Documentário, 35mm/DCP, Brasil, 2012, cor, 82’), direção de Petra Costa

Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Duas décadas mais tarde, sua irmã caçula, Petra, também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. S TQQSSD Teatro - C.E.C. Burle Marx Exibição em Blu-Ray. Os ingressos serão distribuídos, por ordem de chegada, 30 minutos antes da sessão. 210 lugares.

Still de Elena. Foto Divulgação.

6/4_14h

Cinema Itinerante Lançamento do programa de cinema itinerante ao ar livre, que circulará por Brumadinho e região, durante o ano de 2013, com exibição de filmes brasileiros de faixa etária livre. As sessões têm o intuito de aproximar o Inhotim ainda mais das comunidades que o cercam, de promover a integração entre grupos vizinhos e de levar filmes a locais onde não há sala de cinema. 6

A primeira sessão acontecerá na sede de Brumadinho, na praça da rodoviária, local tradicional de encontro e troca da cidade. O projeto de cinema itinerante do Inhotim é patrocinado pela Vale.

S TQQSSD

27/4_20h30 Praça da Rodoviária, sede de Brumadinho

Alunos da Escola de Cordas Inhotim. Foto Arquivo Inhotim.

Cinema

Corporação Musical Banda Santa Efigênia

Corporação Musical Banda São Sebastião

Apresentação dos alunos da Escola de Cordas Inhotim

Criada em 2003, a corporação de Brumadinho tem repertório diversificado e é formada, em sua maioria, por crianças e adolescentes da região.

A Banda São Sebastião se preocupa com a tradição, mas não deixa de inovar o seu repertório. Em 2013, completará 84 anos de atuação no cenário cultural de Brumadinho.

Iniciada em 2012, a Escola de Cordas Inhotim tem o objetivo de formar 90 crianças e adolescentes, de Brumadinho e região, para a criação da Orquestra Sinfônica do Médio Vale do Paraopeba.

S TQQSSD

STQQSSD

STQQSSD

23/3_14h

14/4_14h

28/4_14h

Teatro - C.E.C. Burle Marx Os ingressos serão distribuídos, por ordem de chegada, 30 minutos antes da apresentação. 210 lugares.

Teatro - C.E.C. Burle Marx Os ingressos serão distribuídos, por ordem de chegada, 30 minutos antes da apresentação. 210 lugares.

Teatro - C.E.C. Burle Marx Os ingressos serão distribuídos, por ordem de chegada, 30 minutos antes da apresentação. 210 lugares. 7


Ações Especiais – Datas Comemorativas

Semana da Água

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A ONU declarou 2013 como o Ano Internacional da Cooperação pela Água, e, em conformidade com essa agenda mundial, o Inhotim oferece uma programação especial para a Semana da Água. Confira:

Inhotim homenageia as mulheres

Postais em pontos O público recebe cartões-postais com informações que evidenciam a participação da mulher no Inhotim, resultado da parceria feita pelas equipes de Arte e Educação e Monitoria de Área.

S TQQSSD

STQQSSD

8/3_10h–16h

8/3–10/3_10h–16h

Pelo Inhotim

Pelo Inhotim

Artesanato de Brumadinho. Foto Arquivo Inhotim.

Jorge Macchi, Piscina, 2008. Foto Carol Reis.

Intervenção realizada em parceria com as artesãs de Brumadinho e região, que, espalhadas pelo parque, presentearão visitantes com o resultado de seu trabalho.

Espaço Ciência

Circuito Temático Água

O público é convidado a visitar o Espaço Ciência e conhecer diversas adaptações e curiosidades das espécies aquáticas presentes na Estufa Equatorial do Inhotim.

Durante uma caminhada entre lagos e jardins do Inhotim, acontece a reflexão sobre a importância dos recursos hídricos para a melhoria da qualidade de vida e da conservação da biodiversidade.

STQQSSD

STQQSSD

22/3–24/3_10h–16h

22/3–24/3_10h30 e 14h30

Viveiro Educador

Saída da recepção (10h30) e do Tamboril (14h30)

VISITA PANORÂMICA ESPECIAL

Mergulho em Inhotim

O visitante é convidado a participar de discussões acerca da presença da água nos acervos Botânico e Artístico do Instituto Inhotim. A visita será finalizada nas obras de Jorge Macchi ou de Hélio Oiticica. Traga sua roupa de banho e mergulhe nas piscinas! 8

STQQSSD

22/3–24/3_11h e 14h Saída da recepção 9


Páscoa

OFICINA

Construção Coletiva

O SIMBÓLICO NA OBRA DE TUNGA

Imagens no Espaço

A ação propõe a construção de um grande ovo coletivo. No fim da construção, o visitante é convidado para um diálogo dentro do ovo sobre o universo simbólico do trabalho de Tunga.

S TQQSSD

STQQSSD

31/3_11h–12h30 Galeria True Rouge

29/3_10h–16h Pelo Inhotim

Tunga, Lézart, 1989. Foto Daniela Paoliello.

Cosntrução Coletiva. Foto Arquivo Inhotim.

Durante o dia, vídeos e imagens do trabalho de Tunga circulam em plataformas móveis pelo Inhotim, construindo uma rede de significados capaz de aproximar o público da narrativa ritual e simbólica do seu trabalho.

OFICINA ESTAÇÃO JARDIM

AÇÃO ESPECIAL

Reflexão sobre boas práticas ambientais e consumo consciente por meio da confecção de sacolas com materiais que seriam descartados.

Nesse circuito, o visitante entra em contato com aspectos ecológicos de um dos ecossistemas de maior biodiversidade do mundo.

S TQQSSD

STQQSSD

STQQSSD

30/3_11h30–14h30

29/3–31/3_10h–16h

29/3–31/3_10h30 e 14h30

Galeria True Rouge

Tamboril. FAMÍLIA

Saída da recepção (10h30) e do Tamboril (14h30)

Criar e Reutilizar OFICINA

Esculturas Momentâneas Construção de esculturas a partir de materiais frequentemente presentes nas obras de Tunga, como ímãs, cálices e tranças. 10

Circuito Mata Atlântica

11


Hélio Oiticica, Penetrável Magic Square # 5, De Luxe, 1977. Foto Daniela Paoliello.

Educação Arte Latino-Americana Durante os meses de março e abril, o Inhotim aborda a produção artística contemporânea na América Latina por meio do trabalho de artistas como Hélio Oiticica, Alexandre da Cunha, Carlos Garaicoa, Cildo Meireles, Doris Salcedo, Juan Araújo e Mateo López. Questões como “o que é ser latino-americano?”, “qual a paisagem latinoamericana?”, “o que é uma memória latino-americana e qual sua relação com a historiografia ocidental?” permearão as visitas temáticas e também as atividades desenvolvidas nas Estações. VISITA TEMÁTICA MARÇO

Lançamento dos Cadernos Educativos do Programa Descentralizando o Acesso O público é convidado a visitar alguns espaços do Inhotim na companhia de professores que já participaram do programa Descentralizando o Acesso e levaram conteúdos relacionados ao acervo artístico do Instituto para a sala de aula. S TQQSSD

20/4_14h Teatro - C.E.C. Burle Marx (ponto de partida para a visita) ESPECIAL PARA

EDUCADORES 12

Descentralizando o Acesso acontece desde 2008 e promove encontros de formação com professores, visitas de alunos e publicação de relatos das ações realizadas. O objetivo é dar acesso qualificado aos conteúdos artísticos do Inhotim a alunos e professores de escolas da rede pública de Brumadinho e região.

Mateo López, El Palacio de Papel, 2010. Foto Daniela Paoliello.

Brasil e seus vizinhos latinoamericanos no acervo do Inhotim

VISITA TEMÁTICA ABRIL

História e memória na arte latinoamericana STQQSSD

STQQSSD

6/4–28/4_14h30

2/3–31/3_14h30

Saída da recepção

Estações STQQSSD

1º/3–30/4_10h–16h Próximo à Galeria Praça e à Galeria Marcenaria.

Saída da recepção

13


03 março

12 terça Estações_educação_PAG.13

13 quarta Estações_educação_PAG.13

23 sábado

14 quinta

Seminário Natureza, Poesia e Tempo_ Inhotim Escola_PAG.3 Sussurrus_teatro_PAG.4 O educador como ponto de fuga_ação educativa_PAG.5 Corporação Musical Banda Santa Efigênia_ música_PAG.7 Espaço Ciência_semana da água_PAG.9 Circuito Temático Água_semana da água_PAG.9 Mergulho em Inhotim_visita panorâmica especial_PAG.9 Estações_educação_PAG.13 Brasil e seus vizinhos latino-americanos no acervo do Inhotim_educação_PAG.13

Estações_educação_PAG.13

1 sexta

15 sexta

Estações_educação_PAG.13

Sussurrus_teatro_PAG.4 O educador como ponto de fuga_ação educativa_PAG.5 Estações_educação_PAG.13

2 sábado Estações_educação_PAG.13 Brasil e seus vizinhos latino-americanos no acervo do Inhotim_educação_PAG.13

3 domingo Estações_educação_PAG.13 Brasil e seus vizinhos latino-americanos no acervo do Inhotim_educação_PAG.13

5 terça

água_PAG.9 Mergulho em Inhotim_visita panorâmica especial_PAG.9 Estações_educação_PAG.13

16 sábado Sussurrus_teatro_PAG.4 O educador como ponto de fuga_ação educativa_PAG.5 Estações_educação_PAG.13 Brasil e seus vizinhos latino-americanos no acervo do Inhotim_educação_PAG.13

24 domingo

Estações_educação_PAG.13

Sussurrus_teatro_PAG.3 O educador como ponto de fuga_ação educativa_PAG.3 Estações_educação_PAG.13 Brasil e seus vizinhos latino-americanos no acervo do Inhotim_educação_PAG.13

8 sexta

19 terça

Postais em pontos_ação especial_PAG.8 Inhotim homenageia as mulheres_ação especial_PAG.8 Estações_educação_PAG.13

Estações_educação_PAG.13

Sussurrus_teatro_PAG.4 O educador como ponto de fuga_ação educativa_PAG.5 Espaço Ciência_semana da água_PAG.9 Circuito Temático Água_semana da água_PAG.9 Mergulho em Inhotim_visita panorâmica especial_PAG.9 Estações_educação_PAG.13 Brasil e seus vizinhos latino-americanos no acervo do Inhotim_educação_PAG.13

20 quarta

26 terça

Estações_educação_PAG.13

Estações_educação_PAG.13

9 sábado

21 quinta

27 quarta

Postais em pontos_ação especial_PAG.8 Estações_educação_PAG.13 Brasil e seus vizinhos latino-americanos no acervo do Inhotim_educação_PAG.13

Estações_educação_PAG.13

Estações_educação_PAG.13

22 sexta

28 quinta

Estações_educação_PAG.13

6 quarta Estações_educação_PAG.13

7 quinta

10 domingo Postais em pontos_ação especial_PAG.8 Estações_educação_PAG.13 Brasil e seus vizinhos latino-americanos no acervo do Inhotim_educação_PAG.13 14

17 domingo

Seminário Natureza, Poesia e Tempo_ Inhotim Escola_PAG.3 Sussurrus_teatro_PAG.4 O educador como ponto de fuga_ação educativa_PAG.5 Espaço Ciência_semana da água_PAG.9 Circuito Temático Água_semana da

Criar e Reutilizar_oficina_PAG.11 Circuito Mata Atlântica_ação especial_PAG.11 Estações_educação_PAG.13 Brasil e seus vizinhos latino-americanos no acervo do Inhotim_educação_PAG.13

30 sábado Sussurrus_teatro_PAG.4 O educador como ponto de fuga_ação educativa_PAG.5 Esculturas Momentâneas_oficina_PAG.10 Criar e Reutilizar_oficina_PAG.11 Circuito Mata Atlântica_ação especial_PAG.11 Estações_educação_PAG.13 Brasil e seus vizinhos latino-americanos no acervo do Inhotim_educação_PAG.13

31 domingo Sussurrus_teatro_PAG.4 O educador como ponto de fuga_ação educativa_PAG.5 Construção Coletiva_oficina_PAG.11 Criar e Reutilizar_oficina_PAG.11 Circuito Mata Atlântica_ação especial_PAG.11 Estações_educação_PAG.13 Brasil e seus vizinhos latino-americanos no acervo do Inhotim_educação_PAG.13

Estações_educação_PAG.13

29 sexta Sussurrus_teatro_PAG.4 O educador como ponto de fuga_ação educativa_PAG.5 Imagens no Espaço_páscoa_PAG.10 15


04 abril

2 terça

14 domingo

27 sábado

Estações_educação_PAG.13

Corporação Musical Banda São Sebastião_ música_PAG.7 Estações_educação_PAG.13 História e memória na arte latinoamericana_educação_PAG.13

Cinema Itinerante_cinema_PAG.6 Estações_educação_PAG.13 História e memória na arte latinoamericana_educação_PAG.13

3 quarta Estações_educação_PAG.13

4 quinta Estações_educação_PAG.13

5 sexta Sussurrus_teatro_PAG.4 O educador como ponto de fuga_ação educativa_PAG.5 Estações_educação_PAG.13

6 sábado Sussurrus_teatro_PAG.4 O educador como ponto de fuga_ação educativa_PAG.5 Elena_cinema_PAG.6 Estações_educação_PAG.13 História e memória na arte latinoamericana_educação_PAG.13

7 domingo Sussurrus_teatro_PAG.4 O educador como ponto de fuga_ação educativa_PAG.5 Estações_educação_PAG.13 História e memória na arte latinoamericana_educação_PAG.13

9 terça

16 terça Estações_educação_PAG.13

Apresentação dos alunos da Escola de Cordas Inhotim_música_PAG.7 Estações_educação_PAG.13 História e memória na arte latinoamericana_educação_PAG.13

18 quinta

30 terça

Estações_educação_PAG.13

Estações_educação_PAG.13

Estações_educação_PAG.13

17 quarta

19 sexta Estações_educação_PAG.13

20 sábado Lançamento dos Cadernos Educativos do Programa Descentralizando o Acesso_ educação_PAG.12 Estações_educação_PAG.13 História e memória na arte latinoamericana_educação_PAG.13

21 domingo Estações_educação_PAG.13 História e memória na arte latinoamericana_educação_PAG.13

23 terça

Estações_educação_PAG.13

Estações_educação_PAG.13

10 quarta

24 quarta

Estações_educação_PAG.13

Estações_educação_PAG.13

11 quinta

25 quinta

Estações_educação_PAG.13

Estações_educação_PAG.13

12 sexta

26 sexta

Estações_educação_PAG.13

28 domingo

Estações_educação_PAG.13

13 sábado Estações_educação_PAG.13 História e memória na arte latinoamericana_educação_PAG.13 16

17


Visitas Mediadas

Informações Gerais Lojas

As visitas mediadas acontecem de terça a domingo, com horários e locais de partidas preestabelecidos. As mediações são realizadas a partir dos focos ambiental e/ou de arte contemporânea. Durante a programação anual, alguns temas específicos são desenvolvidos para nortearem as visitas.

Horário de Funcionamento

Loja Design e Botânica

S T Q Q S S D_9h30–16h S T Q Q S S D e feriados_9h30–17h

S T Q Q S S D_9h30–16h S T Q Q S S D e feriados_9h30–17h

Valor da Entrada

Objetos de design exclusivos, inspirados nas paisagens, cores e formas dos jardins e obras do Inhotim.

Temática Ambiental

Panorâmica

Por meio de uma agradável caminhada pelos jardins, o visitante pode conhecer parte da coleção botânica do Instituto Inhotim. O percurso é um convite à reflexão sobre a importância da conservação da biodiversidade.

Mediada por um Educador Ambiental e um Arte Educador, a Panorâmica possibilita aos participantes uma visão geral do Instituto, integrando seus acervos artístico e botânico.

S T Q Q S S D e feriados Recepção_1oh30 /Tamboril_14h30

Temática Arte Contemporânea

S T Q Q S S D e feriados Recepção_10h e 14h

Viveiro Educador

Nesta visita, o público entra em contato com obras de grandes artistas da arte contemporânea que integram o acervo do Inhotim.

Conversa e reflexão sobre plantas de diversas partes do mundo em um espaço destinado à manutenção do acervo botânico, à pesquisa científica, à conservação e à educação ambiental.

S T Q Q S S D e feriados Recepção_14h30

S T Q Q S S D e feriados Recepção do Viveiro_ 9h30–16h

S T Q Q S S D_gratuito S T Q Q S S D_R$20,00 STQQSSD e feriados_R$28,00 Meia-entrada para maiores de 60 anos e estudantes (mediante apresentação de carteira específica da escola ou faculdade, dentro do prazo de validade e com foto). Portadores do cartão do Clube de Assinantes do Estado de Minas e assinantes do jornal Hoje em Dia ganham 50% de desconto na compra de 2 ingressos.

Tamboril

Entrada gratuita para menores de 6 anos.

Oiticica

Cartões de crédito: Visa, Mastercard, American Express.

S T Q Q S S D e feriados_12h–17h

Cheques somente de Agências de Turismo ou escolas que tenham feito agendamento.

Transporte Interno Serviço de transporte interno com carrinhos elétricos em rotas predeterminadas. STQQSSD e feriados_R$20,00 por pessoa O serviço é gratuito para pessoas com necessidades especiais – direito a um acompanhante. Crianças menores de 6 anos também não pagam para utilizar os carrinhos.

Faça parte do Inhotim. Por meio do Programa Amigos do Inhotim, você contribui para a sustentabilidade do Instituto e ainda tem uma série de benefícios, como descontos nas lojas e restaurantes e acesso ilimitado ao Inhotim durante 1 ano inteiro. Informe-se na recepção. 18

Restaurantes S T Q Q S S D_12h–16h S T Q Q S S D e feriados_12h–17h

Bar do Ganso S T Q Q S S D_12h–16h S T Q Q S S D e feriados_12h–17h

Café do Teatro S T Q Q S S D_9h30–16h S T Q Q S S D e feriados_9h30–17h

Pizzaria S T Q Q S S D_9h30–16h S T Q Q S S D e feriados_9h30–17h

Lanchonetes

Estacionamento

Localizadas na Galeria Fonte, True Rouge, Palm Pavilion e Galeria Miguel Rio Branco

Gratuito. As vagas são limitadas de acordo com o fluxo de visitantes nos dias de funcionamento.

S T Q Q S S D_9h30–16h S T Q Q S S D e feriados_9h30–17h

Central de Atendimento S T Q Q S S D e feriados_8h–17h .

Cachorro-Quente S T Q Q S S D_9h30–16h S T Q Q S S D e feriados_9h30–17h

Tel.: (+ 55 31) 3571-9700. E-mail: info@inhotim.org.br.

19


Rua B, 20 Inhotim 35460-000 Brumadinho, MG Brasil inhotim.org.br

Jorge Macchi, Piscina, 2008. Foto Pedro Motta.

Faça o download desta programação no site do Inhotim.


Programação Cultural Inhotim