a product message image
{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade

Page 1

10 DICAS PARA POTENCIALIZARÂ SEU O SEU

MARKETING PESSOAL

Por Marcelo Olivieri Diretor da Trend Recruitmet


OLÁ, MUITO PRAZER! Se você não me conhece, eu me chamo Marcelo Olivieri e sou Diretor da Trend Recruitment, uma boutique especializada no recrutamento de profissionais de Vendas e Marketing. Nos meus mais de 10 anos de experiência, conheci pessoas realmente incríveis e muito boas no que fazem, mas infelizmente que passaram boa parte de suas vidas sem darem muita importância para o seu marketing pessoal. Isso fez com que ao longo da minha carreira, em que me coloco frente a frente com candidatos de diferentes segmentos, eu descobrisse verdadeiros aviões que estavam estacionados há muito tempo sem levantar voo. Até hoje eu me pergunto como pessoas que são ótimas com o marketing de produtos e/ou serviços podem falhar tanto em relação ao seu próprio marketing pessoal ou mesmo profissionais que são excelentes vendedores, mas que pouco sabem vender a si mesmos. Se você se identifica, fique tranquilo, eu estou aqui justamente para te ajudar. Decidi escrever sobre esse tema e dar uma força para que mais bons profissionais transformem suas carreiras e a forma como apresentam seus resultados. Espero que você aproveite ao máximo esse conteúdo e, se você gostar deste Ebook, compartilhe-o com seus amigos e colegas de trabalho. Muito obrigado e boa leitura!

Diretor da Trend


#SUMÁRIO

LEIA AS DICAS NA ORDEM QUE QUISER

#1

Seja gestor da sua marca pessoal............................................... P. 4

#2

Seja conhecido no seu nicho de mercado..................................P. 7

#3

Consolide a sua imagem profissional..........................................P. 9

#4

Explore seu marketing pessoal em processos seletivos..........P. 11

#5

Contribua para a sua imagem profissional.................................P. 15

#6

Conhece-te a ti mesmo..................................................................P. 17

#7

Evite cometer 4 erros comuns .....................................................P. 20

#8

Comportamentos e atitudes fundamentais................................P. 22

#9

Como construir um diferencial e se destacar na multidão.......P. 23

#10

Reinvente-se o tempo todo...........................................................P. 25


#DICA1 SEJA GESTOR DA SUA MARCA PESSOAL

É isso mesmo, eu usei o verbo “gerir”, porque assim como os nossos compromissos, resultados e metas de vida, nós também precisamos gerir/gerenciar a nossa marca pessoal no mundo. Você já parou para pensar que marca você tem deixado e se ela está coerente com o que você quer deixar para o mundo? Para responder a essa pergunta, preciso que você analise quatro pontos fundamentais:

1. Você é realmente bom no que faz? Pergunto isso porque, para mim, não adianta nada você ser bom nas suas relações profissionais, se comunicar de forma efetiva, mas não realizar com excelência o seu trabalho. Atingir continuamente as suas metas e buscar superá-las é essencial. Ao contrário do que muitos pensam, marketing pessoal não é apenas o que você diz sobre o seu trabalho, mas o que as outras pessoas que convivem com você enxergam e comentam sobre o seu trabalho. DICA 1: SEJA GESTOR DA SUA MARCA PESSOAL


#DICA1 SEJA GESTOR DA SUA MARCA PESSOAL

2. As pessoas sabem o que você faz?

De nada adianta você ser o melhor profissional em sua especialidade se ninguém souber o que você está fazendo. Como diria uma grande consultora do meu time: Não basta ser bom, você precisa ser notado. A exposição na dose certa é essencial para que as pessoas saibam o quanto você se dedica ao seu trabalho.

3. Você tem ética profissional? Se você tiver tudo isso que eu falei anteriormente, mas pelas costas de todos você não agir com ética, pode esquecer sua marca pessoal. Como já diria o ditado popular “mentira tem pernas curtas”. É importante sempre levar em conta que existem regras, valores e diretrizes que precisam ser levadas em consideração antes de tomar qualquer decisão, em sua vida e na sua carreira. DICA 1: SEJA GESTOR DA SUA MARCA PESSOAL


#DICA1 SEJA GESTOR DA SUA MARCA PESSOAL

4. Você se preocupa com quem está ao seu redor? Você vai concordar comigo: Ninguém merece conviver com aquele tipo de profissional que só fala de si mesmo e que não se importa nenhum pouco com quem está ao seu redor, não é mesmo? Ou mesmo aquelas pessoas que estão sempre de mau humor, reclamando de tudo e sendo verdadeiros vampiros de energia. Bom humor, cultivar bons relacionamentos e preocupação com o clima organizacional, que você também é responsável por construir, são coisas essenciais para um bom marketing pessoal. Não estou dizendo que todos os dias temos que estar sorridentes e fingindo que nunca temos problemas, não é isso, mas é necessário se preocupar sim com que energia você está transmitindo na maior parte do tempo. Todo mundo gosta e admira pessoas que tem uma energia boa, são acessíveis, cordiais e parceiras nas relações de trabalho. Reflita sobre esses pontos e, após a reflexão, passe para a segunda dica ;)

DICA 1: SEJA GESTOR DA SUA MARCA PESSOAL


#DICA2 SEJA CONHECIDO NO SEU NICHO DE MERCADO

Para se tornar referência em seu setor de atuação, o profissional precisa partir do micro para o macro, ou seja, primeiro ele precisa ser referência para seus pares e superiores. Depois, para a sua área e, posteriormente, para a sua divisão, unidade de negócio e corporação como um todo. Após isso, aí sim, você pode começar a investir mais em trocas de informações com outras empresas.

Mas, como fazer isso

DICA 2: SEJA CONHECIDO NO SEU NICHO DE MERCADO


#DICA2 SEJA CONHECIDO NO SEU NICHO DE MERCADO

Hoje temos uma infinidade de formas de comunicação. Atualmente qualquer profissional pode escrever e publicar um artigo, sem precisar de editores e curadores, da mesma forma, por meio de um networking ativo é possível se prontificar a dar palestras sobre assunto que domine, além de dar entrevistas para formadores de opinião que buscam especialistas para comentarem determinados assuntos. Com poucos, mas assertivos passos, qualquer bom profissional pode começar a ser notado pelo seu mercado de atuação e se tornar uma autoridade em assuntos que domine. Esse é um importante processo de construção de reputação.

DICA 2: SEJA CONHECIDO NO SEU NICHO DE MERCADO


#DICA3 CONSOLIDE SUA IMAGEM PROFISSIONAL

Para que sua imagem profissional seja consolidada, é preciso seguir os seguintes passos:

Defina onde você quer chegar e de que forma você quer ser reconhecido;

Invista em sua carreira, aprenda e reaprenda a ser bom no que faz continuamente (faça cursos, participe de treinamentos e leia muito!);

Exponha seus resultados nos veículos mais convenientes para cada conquista;

Coloque em prática as suas metas;

DICA 3: CONSOLIDE SUA IMAGEM PROFISSIONAL


#DICA3 CONSOLIDE SUA IMAGEM PROFISSIONAL

Crie uma rede de relacionamento para troca de experiências e boas práticas.

Assuma novas responsabilidades, mesmo quando sentir medo;

Invista em bons relacionamentos do trabalho e esteja disposto a ajudar sua equipe e seus colegas de trabalho;

Esteja disposto sempre a aprender e a ensinar;

Não se comprometa com aquilo que você não é capaz de entregar; Reconheça os seus erros, aprenda com eles e busque corrigi-los.

DICA 3: CONSOLIDE SUA IMAGEM PROFISSIONAL


#DICA4

EXPLORE SEU MARKETING PESSOAL EM PROCESSOS SELETIVOS

Parece clichê o que irei dizer, mas a primeira dica é: :

1.Seja você mesmo Muitos candidatos querem passar a melhor impressão ou uma imagem fantástica em um processo seletivo e acabam exagerando tentando sustentar um personagem. Sabemos também que processos seletivos geram muito ansiedade, então se prepare ao máximo para antecipar erros causados pelo nervosismo. Procure estudar bem antes de uma entrevista para que esteja seguro diante das perguntas comuns que sempre são feitas e seja honesto.

Assista esse TED sobre como prender a atenção dos ouvintes.

DICA 4: EXPLORE SEU MARKETING PESSOAL EM PROCESSOS SELETIVOS


#DICA4

EXPLORE SEU MARKETING PESSOAL EM PROCESSOS SELETIVOS

Faça um resumo interessante sobre a sua carreira, pense quais foram os seus principais projetos realizados, os resultados atingidos e quais foram as principais lições aprendidas. Isso pode facilitar muito o seu desempenho na entrevista, além de despertar interesse no entrevistador e te deixar mais tranquilo durante a conversa.

Apenas mais um toque: Muito cuidado para não parecer arrogante falando o tempo todo “Eu fiz/ eu criei/ eu consegui”, lembre-se de dar créditos para a sua equipe quando ela tiver sido essencial para a consecução de um resultado.

DICA 4: EXPLORE SEU MARKETING PESSOAL EM PROCESSOS SELETIVOS


#DICA4

EXPLORE SEU MARKETING PESSOAL EM PROCESSOS SELETIVOS

2. Estude a empresa Parece brincadeira, mas mais da metade dos candidatos que entrevistamos não estudam as empresas antes da entrevista. Isso pode parecer bobo, mas demonstrar que conhece a companhia faz toda a diferença em um processo seletivo. Isso é muito importante para que você mostre ao empregador que você fez a sua lição de casa e que minimamente conhece e se interessa por essa oportunidade profissional. Além disso, isso pode te ajudar a trazer ideias de como poderá fazer a diferença ao ocupar a posição em questão.

DICA 4: EXPLORE SEU MARKETING PESSOAL EM PROCESSOS SELETIVOS


#DICA4

EXPLORE SEU MARKETING PESSOAL EM PROCESSOS SELETIVOS

3. Saiba dosar sua comunicação Seja objetivo em suas respostas e faça perguntas, porém entenda o momento de explorar mais alguns assuntos relevantes sem se tornar prolixo, cansativo ou inconveniente. Comunicação é uma arte. Por isso, ela deve ser sempre praticada. Treine no espelho fazer pitchs curtos, ou seja, se você só tivesse aqueles 3 minutos no elevador com seu entrevistador, sobre o que você falaria/perguntaria?

4. Seja cordial Sorria e busque criar um clima de empatia com a pessoa que está te entrevistando. Além de causar uma impressão melhor, isso irá te ajudar a ficar mais à vontade.

DICA 4: EXPLORE SEU MARKETING PESSOAL EM PROCESSOS SELETIVOS


#DICA5 Contribua para a sua imagem profissional

Como eu já disse antes, nenhum trabalho bem feito é reconhecido se não for visto. O marketing pessoal é essencial para que o profissional se destaque e torne-se uma referência naquilo que faz. No entanto, tome muito cuidado, marketing pessoal isolado não serve de nada. CURIOSIDADE: No mundo do recrutamento é comum ouvirmos a expressão “garganta” para rotular alguns profissionais que sabem se vender muito bem, mas na hora de validar seus feitos acabamos descobrindo que muitos dos resultados apresentados como dele, na verdade, não foram feitos por ele. Isso pode parecer engraçado, mas é algo muito sério! DICA 5: CONTRIBUA PARA A SUA IMAGEM PROFISSIONAL


#DICA5 Contribua para a sua imagem profissional

Não adianta ter a melhor comunicação e saber se expor como um(a) verdadeiro(a) “show man/show woman” se o(a) profissional não tiver nenhum trabalho ou sucesso relevante para mostrar como case. Além disso, mesmo que você seja bom no que faz, saiba dosar o marketing pessoal. Como já diriam nossas avós: Tudo em excesso faz mal. Nesse caso, não é diferente, quando feito demais, em vez de facilitar seu reconhecimento, isso pode demonstrar insegurança ou arrogância e acaba por dificultar aquela tão sonhada promoção.

DICA 5: CONTRIBUA PARA A SUA IMAGEM PROFISSIONAL


#DICA6 Conhece-te a ti mesmo

Esta máxima de Sócrates nos remete a alguns questionamentos importantes sobre autoconhecimento: 1. Você se conhece? 2. Você conseguiria criar uma Análise SWOT de si mesmo? Você deve estar se perguntando o que a famosa matriz SWOT tem a ver com a construção da sua marca pessoal, e eu devo dizer que, tudo.

S W O

T

DICA 6: CONHECE-TE A TI MESMO


#DICA6 Conhece-te a ti mesmo

Já diria o sociólogo e filósofo polonês, Zygmunt Bauman, quando oferecemos nossa mão de obra para o mercado e capitalizamos o nosso tempo e energia, então podemos dizer que também somos mercadorias. Assumindo esse papel de produtos, podemos sim analisar quais são nossos pontos fracos e fortes e quais são as ameaças e oportunidades do ambiente em que estamos. Para isso, é importante que você se conheça. Sabemos que é impossível ser bom em tudo, então seja honesto consigo mesmo ao listar aquilo que precisa melhorar e aquilo em que você se destaca.

DICA 6: CONHECE-TE A TI MESMO


#DICA6 Conhece-te a ti mesmo

Em relação aos fatores externos, faça pesquisas, entenda quais são as oportunidades do mercado em que você atua, da empresa em que faz parte e, da mesma forma, liste as limitações e aquilo que é ou pode se tornar um obstáculo para a sua carreira. No entanto, acho importante destacar que você não deve levar suas fraquezas mais a sério do que as suas fortalezas. Às vezes, se concentrar demais em pontos fracos pode acabar fazendo-o parar de colocar sua energia nos seus pontos fortes. Busque investir em suas fraquezas apenas o necessário para que elas não sejam empecilhos em sua carreira, mas não faça disso uma maratona de uma vida inteira.

DICA 6: CONHECE-TE A TI MESMO


#DICA7

EVITE 4 ERROS MUITO COMUNS

Destaco pelo menos 4 erros muito comuns:

1.Marketing pessoal sem conteúdo Não adianta aparecer apenas por aparecer. Precisa ter algo para mostrar, algo relevante que seja reconhecido. Lembre-se que você está em um ambiente de trabalho e não em um show de talentos;

2.Marketing pessoal de algo que não é seu Como já falei, infelizmente, no meio corporativo existem muitos profissionais que se apropriam de ideias de outras pessoas para buscar reconhecimento por elas. Algumas vezes pode dar certo, mas na maior parte delas, as pessoas são descobertas. Tome muito cuidado com isso. Sua marca pessoal pode estar em jogo, caso você tome atitudes como esta.

DICA 7: EVITE 4 ERROS MUITO COMUNS


#DICA7

EVITE 4 ERROS MUITO COMUNS

3. Overposting Damos o nome de “Overposting” a imensa quantidade de posts sobre um determinado assunto/pessoa. Trazendo para o universo da sua carreira, seria uma superexposição das suas conquistas e resultados. Evite fazer isso em excesso. Estude a hora certa de se expor e como fazer isso da melhor forma. Caso contrário, você pode se tornar a “pessoa chata” que tenta “se vender” o tempo todo ou pode ser visto como um profissional carente que precisa o tempo todo ser parabenizado por outras pessoas.

4. Marketing pessoal feito como bajulação Lembre-se que o seu objetivo é mostrar a qualidade do seu trabalho e criar bons relacionamentos e isso não inclui bajulação de superiores para ganhar holofotes/exposição.

DICA 7: EVITE 4 ERROS MUITO COMUNS


#DICA8

COMPORTAMENTOS E ATITUDES FUNDAMENTAIS

Tenho pelo menos 10 comportamentos que posso dizer que são essenciais para um marketing pessoal de excelência, são eles: #1

Foco/ Determinação

#6

Boa relação interpessoal

#2

Aprimoramento/Estudo

#7

Ética

#3

Excelência

#8

Exposição na dose certa

#4

Cumprir prazos e promessas

#9

Boa comunicação

#5

Saber ouvir

#10

Hard worker (Trabalho duro)

DICA 8: OMPORTAMENTOS E ATITUDES FUNDAMENTAIS 


#DICA9

COMO CONSTRUIR UM DIFERENCIAL E SE DESTACAR NA MULTIDÃO

O objetivo aqui é entender e saber aproveitar o melhor do seu nicho de mercado. Existem diferenciais específicos para cada área de atuação. Esses diferenciais podem ser descobertos por meio de uma pesquisa bem feita, tanto na internet, nos jornais, como conversando com diferentes tipos de profissionais.

Vou dar exemplos: Para um profissional da área de tecnologia, talvez um diferencial seria aprender a programação de um sistema que já é utilizado nos EUA e que está chegando em empresas no Brasil, mas que ainda tenha poucos profissionais especializados para suprir a mão de obra; No caso dos profissionais da área de marketing, já é uma realidade que o Marketing Digital está cada vez mais forte dentro das empresas, logo buscar se especializar nesta área pode ser visto como um grande diferencial.

DICA 9: COMO CONSTRUIR UM DIFERENCIAL E SE DESTACAR NA MULTIDÃO


#DICA9

COMO CONSTRUIR UM DIFERENCIAL E SE DESTACAR NA MULTIDÃO

Alinhe essas possibilidades externas com aquilo que você se interessa e faz melhor. Liste quais são as suas qualidades e como elas conversam ou se adaptam com o meio externo. Quando achar um ponto de conversão, invista sem medo. As chances de sucesso são grandes.

DICA 9: COMO CONSTRUIR UM DIFERENCIAL E SE DESTACAR NA MULTIDÃO


#DICA10 REINVENTE-SE O TEMPO TODO

Mesmo quando já tiver uma reputação positiva no mercado e tiver atingido uma boa marca profissional, não se esqueça que você deve sustenta-la. Para continuar sendo visto como autoridade em um assunto você precisa se reciclar sempre. Não estagne em sua zona de conforto, isso fará com que o trabalho de uma vida inteira esteja em jogo. Aprenda sempre com todas as inovações e tendências que o seu nicho de mercado apresentar e, se por ventura, seus superiores não quiserem investir no seu aprendizado constante, invista em você. Você, antes de qualquer outra pessoa, precisa enxergar e criar valor em você. DICA 10: REINVENTE-SE O TEMPO TODO


ESPERO QUE VOCÊ TENHA CURTIDO ESSA JORNADA! ...e que faça da sua carreira um grande case de sucesso! Se gostou desse conteúdo, então ajude-nos a espalhá-lo para que mais pessoas tenham acesso a essas dicas. Não se esqueça de deixar o seu comentário nas nossas redes sociais. Ficaremos felizes de saber a sua opinião sobre esse conteúdo e sobre qual dica mais gostou. Você poderá nos encontrar em:

Você também pode conferir mais dicas de carreira em nosso blog, onde todos os especialistas da Trend escrevem sobre temas diversos. Aproveite e conheça todas as nossas oportunidades abertas na área de Vendas & Marketing (basta clicar na imagem ao lado).


NOS VEMOS POR AÍ! :) UM ABRAÇO, MARCELO OLIVIERI TREND RECRUITMENT Ed. Capital Corporate, Av. Chucri Zaidan 1550, Cj. 401, CEP 04583-110, São Paulo SP, Brasil +55 11 3033 1717 mo@trendrecruitment.com

@Todos os direitos reservados para Trend Recruitment

Profile for Ingrid Bezerra Alves

10 dicas para potencializar o seu Marketing Pessoal ;)  

Confira neste EBOOK quais são as atitudes necessárias para potencializar seu Marketing Pessoal e obter muito mais resultados.

10 dicas para potencializar o seu Marketing Pessoal ;)  

Confira neste EBOOK quais são as atitudes necessárias para potencializar seu Marketing Pessoal e obter muito mais resultados.

Advertisement