Page 1


Saúde e Comportamento Espaço Kids

10

Crianças de 4 anos também podem ser influenciadas pelos amigos, diz estudo

C

omportamento que até então era associado aos adolescentes agora também é visto em crianças. Veja como ajudar o seu filho a não se deixar levar com facilidade.

Quem nunca esteve perto de algum adulto ou adolescente que, com frequência, muda de opinião por conta da influência dos grupos sociais a que pertencem? Agora, uma pesquisa realizada pelo Max Planck Institute for Evolutionary Anthoropology, na Alemanha, mostrou que isso acontece também com as crianças. . Com 4 anos, elas já sucumbem à pressão de um círculo O passo seguinte é explicar que agredir é errado. de pessoas, segundo o estudo. Para chegar a tal conA orientação não termina por aí, justamente porque a clusão, os especialistas analisaram 96 crianças e a criança tem mais dificuldade em transpor situações, maneira como elas lidavam com as opiniões dos amiou seja, em associar que bater no outro está errado em gos. Para Paula Virginia Cantos, psicóloga e orientadoqualquer condição. “Ela pode pensar que não pode bater ra pedagógica do colégio Graphein (SP), isso é natural naquele colega em específico, e não em todas as outras e faz parte da construção da identidade social da crianças”,diz a especialista. Por isso, mais uma vez, criança ceder à opinião do grupo. O problema se dá é importante que essa orientação seja passada sempre quando ela é influenciada negativamente, ou seja, quanaté a criança ter maturidade suficiente para fazer do acata uma posição que não é a sua, que vai contra o Generalizações. que ela concorda verdadeiramente. E aí é que entram A autoestima também tem papel fundamental. “O pai os pais, a escola, os cuidadores. São eles que vão ajudar precisa ensinar a criança a se valorizar, a entender que o as crianças a terem o discernimento necessário para que ela faz, o que ela pensa das coisas, também tem seu entender o certo e o errado e a pensar criticamente. valor e precisa ser respeitado”, explica Paula. Outro “Esse é um ensinamento diário, uma construção mesmo. ponto importante para fortalecer a autoestima é não A criança não generaliza uma orientação, por isso a imdeixar de fazer críticas - elas também são necessárias! portância da repetição”, diz Paula. “Comece fazendo com que ele se coloque no Só tome cuidado nesse momento (e deixe claro) que Um exemplo prático é quando o seu filho bate em um você está criticando a ação e não o seu filho. lugar da vítima”, recomenda Paula. coleguinha da escola porque os outros amigos também bateram.

ÍNGUA: fique atento a esse "carocinho”

Saúde

Os pequenos nódulos que costumam aparecer em determinadas partes do corpo podem revelar desde uma simples infecção até um problema grave como o câncer 1- O QUE É ÍNGUA? É o termo popular como a tomografia computadorizada e o ultra-som. para uma espécie de "carocinho" (linfono- 3- POR QUE ESSES NÓDULOS APARECEM? do ou gânglio linfático) que aparece em Ocorrem quando há um aumento dos gânglios determinadas partes do corpo, quando o linfáticos, decorrentes de alguma infecção. organismo está com alguma infecção. Em Esses gânglios são formados por glóbulos brancos geral, representa uma resposta de defesa que têm a função de defender o organismo dos do próprio organismo e, portanto, tem Agentes infecciosos. ação benéfica, uma vez que sua presença revela ao paciente que o corpo está comba- 4- POR QUE ALGUMAS PESSOAS CONFUNtendo a infecção. Sendo assim, quando o DEM A ÍNGUA COM ALGO MAIS GRAVE? organismo se recupera, a íngua desaparece. Isso acontece, porque o aumento dos gânglios linfáticos também pode ocorrer em virtude da 2- EM QUAIS REGIÕES, COSTUMAM presença de câncer no gânglio linfático. Este SURGIR? Nas áreas do corpo em que os tumor maligno recebe o nome de linfoma. Por gânglios linfáticos são mais evidentes, isso, quando há um aumento dos gânglios na como pescoço, axilas e virilhas. Porém, região próxima às mamas e axilas, por exemplo, as ínguas também podem surgir nas regiões algumas mulheres costumam se assustar e acreabdominal (retroperitônio) e torácica ditam estar com câncer de mama - antes mesmo (mediastino), que não são palpáveis, mas gia.de consultar um especialista. Portanto, a podem ser detectadas em exames de imagens, confusão é gerada porque, nestas duas si-

tuações, o "caroço" se torna aparente e palpável - exceto quando ocorrem nas regiões abdominal e torácica, que só podem ser detectados por exames específicos. 5- OS SINTOMAS NAS DUAS SITUAÇÕES (ÍNGUA E CÂNCER) SÃO SEMELHANTES? Não. Na íngua, a área ao redor dos nódulos fica quente e avermelhada, e o paciente sente dor. Já os gânglios com linfoma, ou seja, câncer, normalmente não apresentam nenhum destes sintomas. E os nódulos que surgem não desaparecem com o tempo, ao contrário, crescem ainda mais. Isso porque, há uma proliferação desordenada e descontrolada dos linfócitos que habitam os gânglios linfáticos, provocando uma espécie de mutação dos genes, que se multiplicam em progressão geométrica.

Dr. Jacques Tabacof, médico hematologista e especialista em tratamento de leucemias e linfomas, coordenador do Centro Paulista de Oncologia.

Visão Masculina

Coisas que vocês homens nunca devem usar!

- Sapato preto com meia branca: Como disse Glória Kalil, o único ser que podia usar sapato preto com meia branca era Michael Jackson, já morreu. Então agora é lei. Não se usa meia branca com sapato preto, dá muito contraste. - Camisa transparente: Além de revelar os pelos do peito, é uma escolha vulgar. - Perfume barato e desodorante perfumado demais: Num acampamento pode ser usado como repelente. Um cara que usa muito perfume torna-se inesquecível. O trauma nas pessoas ao redor é para sempre. Pochete: A pochete deixa o homem com - Corrente de prata: As correntes pratas cara de cafona. grossas são super cafonas. Coisa de bicheiro. - Bonés em ambientes fechados: o mesmo - Casaquinho de lã jogado nas costas e vale para qualquer tipo de chapéu. Isso é amarrado na frente: Esse visual geralmente falta de educação, assim como usar óculos vem acompanhado de um cabelo a “La Rode sol em ambientes fechados. berto Justus”. - Se usar celular na cintura então: É Sandália Papete: Quem foi adolescente caso para a mulher fingir que não conhece. nos anos 1990 usou. Essas papetes geral- Blazer com gola rolê por dentro. É o mente plásticas e/ou com tiras largas, figurino preferido dos falsos ricos. esbanjam um péssimo gosto.

- Sadder: Mostrar a cueca. Muitos jovens usam, - Unha suja e sem cortar: Se você não deixa o visual feio e meio nojento. Por favor! for o mecânico, pode ter certeza que Roupas de baixo foram feitas para usar por baixo. brochará sua namorada ou pretendente. - Meia furada: Nossa aí é demais. - Não esqueça também de aparar aqueles pelinhos horríveis que saem do nariz ou da orelha, em nome da higie-ne. - Base incolor na unha: Só limpar e cortar já é suficiente. Cuidado se você tem esse hábito, pois daqui a pouco estará pedindo “francesinha” no salão. - Fazer sobrancelha: Se for afinar nas extremidades, é melhor tomar cuidado. Daí para usar rímel e delineador é um pulo. - Cueca de cor vermelha, amarela, de - Cinto de cowboy: É brega, prefira cintos florzinha: Nenhuma mulher no mundo suporde fivelas menores, que são mais modernas. ta esse choque visual. Se sua pretendente ver - Camiseta regata: Mesmo que você seja o a sua cueca é provável que você fique na mão. cara mais bombado da academia, as camisetas Dica para os Homens: regatas só são permitidas em lugares como, Antes de sair de casa, olhe para o espelho, praia, piscina e academias. Cuidado, aqueles de preferência num daqueles gigantes. pelos saindo debaixo do braço é super antiigiTalvez você possa evitar de sair de casa enico. cafona.


ESCOLA INFANTIL

BALLÃO MÁGICO

Aulas Extras Ballet - Capoeira - Informática Inglês - Oficina de Culinária

Fones 3658.1390 l 9716.3319 Rua Distrito federal, 476 Charqueadas - RS

INFORMATIVO VISÃO 43  

Tablóide Quinzenal

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you