Issuu on Google+

01 INFO UEM

ISSN 2238-5061

12 de fevereiro de 2014 - ANO XXIII nº 1076

InformativoUEM

02

UEM sedia projeto de música da Funarte

03

Câmpus de Goioerê terá novo Bloco

05

Em noite festiva, UEM forma acadêmicos na modalidade a distância


02 INFO UEM

Pró-reitor é designado membro do comitê técnico científico da educação superior da Capes O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Mauro Ravagnani, foi designado como representante do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop) no Conselho Técnico Científico da Educação Superior da Capes. A designação se deu por meio da Portaria nº 8, de 22 de janeiro de 2014, assinada pelo presidente da Capes, Jorge Guimarães, e publicada no Diário Oficial da União.

Ravagnani é o atual presidente do Foprop, tendo sido eleito em dezembro do ano passado durante o 24º Encontro Nacional do Fórum Além da nova representação no Conselho Técnico Científico, o pró-reitor também é membro do Conselho Superior da Capes; do Conselho Deliberativo do CNPq e do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Divulgação

Também participaram do evento o ministro do Esporte, Aldo Rebelo; o secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS), Ricardo Cappelli; a diretora da SNELIS, Andrea Ewerton; o representante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professor Alberto Reppold; e a representante da Universidade Estadual de Londrina, professora Rosangela Busto.

UEM sedia projeto de música da Funarte A UEM firmou uma parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte) para a realização do Painel de Regência Coral, programado para ocorrer entre 19 e 24 de maio. A expectativa é reunir cerca de 200 participantes, entre coralistas e regentes corais. Além dos cursos e oficinas, a programação também engloba várias apresentações abertas ao público em geral. E no encerramento será formado um grande coro que irá se apresentar em um concerto. Tanto os cursos quanto as apresentações são gratuitas.

atuação do então Instituto Nacional de Música da Funarte que, a partir de 1979, sob a direção da maestrina Elza Lakschevitz, iniciou um trabalho pioneiro de expansão e aperfeiçoamento da prática coral em todo o Brasil, com a realização de cursos, concursos e edições de partituras.

A parceria é o resultado de dois anos de negociação com a direção do projeto, segundo informou a professora Andréia Anhezini, do Departamento de Música da UEM e coordenadora local do Painel. “Nesse tempo sinalizamos nosso interesse em sediar o projeto”, pontuou a professora comemorando o resultado do trabalho.

Programação - Durante os seis dias do evento, os inscritos – que podem ser coralistas ou regentes corais – participarão de aulas práticas e teóricas com renomados regentes de várias regiões do Brasil. Na programação estão noções de técnica de regência, dinâmica de coro e técnica vocal.

Depois de alguns anos de interrupção, a retomada do projeto se deu em 2007, com orientação pedagógica de Eduardo Lakschevitz e coordenação do Centro da Música da Funarte.

As inscrições não estão abertas, segundo informou Andréia Anhezini, mas ainda este mês todo o calendário deve estar fechado. A coordenadora adianta que as vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada das inscrições, que serão gratuitas e estarão Painel da Funarte - A proposta do Painel é estimular disponíveis na secretaria do Departamento de Música, o desenvolvimento de estudos e pesquisas na área no Bloco 8 e no site www.dmu.uem.br. do canto coral, além de promover a integração entre Anhezini também destaca que o Painel irá integrar as regentes e coralistas. Várias cidades brasileiras já comemorações dos dez anos do projeto de extensão sediaram o projeto, que pela primeira vez vem a Coros do DMU. Maringá. Para mais informações entrar em contato diretamente Os Painéis da Funarte prolongam uma reconhecida com a maestrina pelo fone 44 9921-1042. Anhezini destaca que a coordenação local irá trabalhar em conjunto com a Funarte na organização geral do evento, incluindo nas apresentações para o público externo.

A Biblioteca Central disponibiliza, para os calouros, o treinamento on-line para utilização dos serviços da BCE na página www.sib. uem.br. Outras informações pelo ramal 5299. Aula inaugural do PGO

Ele destacou a importância da relação do Ministério do Esporte com a academia e o reconhecimento dos trabalhos prestados no processo de idealização, organização e desenvolvimento das políticas públicas vinculadas ao esporte educacional. O Programa Segundo Tempo possui uma estrutura de organização de acompanhamento pedagógico e administrativo que conta com profissionais da área da Educação Física de todo o país. Estes profissionais compõem as Equipes Colaboradoras (ECs) e atualmente somam 107 profissionais vinculados a 44 Instituições de Ensino Superior, entre elas a UEM.

A senadora Gleisi Hoffmann ministra, nesta sexta-feira, dia 14, no auditório do PDE (Bloco B-33) a aula magna que encerra a Calourada 2014. BCE treina calouros

Professor participa de encontro do Segundo Tempo Entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro, em Brasília, foi realizado um evento de avaliação e formação do programa Segundo Tempo, um dos maiores programas sociais vinculados ao esporte. O encontro, promovido com o intuito de potencializar os trabalhos nas diversas ações executadas dentro do projeto, contou com a participação do professor Amauri Bássoli de Oliveira (foto), do Departamento de Educação Física, representante da UEM no Segundo Tempo.

Aula Magna

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia promove a aula inaugural da sexta turma do curso de mestrado em Odontologia Integrada, no dia 19 deste mês, a partir das 14 horas, no auditório da Fadec. O professor Jefferson Rosa Cardoso, da UEPG, abordará o tema Prática Baseada em Evidências: aplicabilidade e desafio. A atividade é voltada para professores, acadêmicos da graduação e pós-graduação em Odontologia e demais profissionais no âmbito da Odontologia da região. Outras informações com Sonia Maria, pelo ramal 9051. DEX em horário normal Desde a última quinta-feira (6/2), a Diretoria de Extensão está atendendo em horário normal das 7h40 às 11h40 e das 13h30 às 17h30, porém os responsáveis pelo setor solicitam que os encaminhamentos sejam feitos de preferência no período da manhã. Outras informações pelo ramal 3795. Errata Erramos ao informar, na última edição do Informativo UEM, que as inscrições para o curso de especialização em Biotecnologia iriam até o dia 22 deste mês. Na verdade, o prazo termina no dia 20. Mais informações sobre o curso no site: www.dbc.uem.br.


03 INFO UEM

Câmpus de Goioerê terá novo Bloco Na última sexta-feira (7/2), foi assinada a ordem de serviço que prevê a construção do Bloco V-03, que atenderá os cursos oferecidos no Câmpus Regional de Goioerê (CRG). A nova edificação abrigará laboratórios e o prazo de execução é de oito meses. A execução das obras deve ter início ainda esta semana. Os recursos para a construção do bloco (R$ 593.900,00) foram obtidos por meio de uma emenda parlamentar, de autoria do deputado federal Hermes Frangão Parcianello (PMDB), com a contrapartida da UEM.

Perita da Seti avalia curso de Artes Visuais

UEM fará reforma de sanitários O reitor Júlio Santiago Prates Filho assinou, no último dia 5, uma ordem de serviço que prevê a reforma de sanitários situados no câmpus sede. Ao todo, cinco blocos serão beneficiados, com a reforma completa de doze sanitários, que, segundo a Prefeitura do Câmpus (PCU), também serão adaptados para portadores de necessidades especiais e equipados com depósito de materiais de limpeza. Devem passar pelo processo de reforma os sanitários dos seguintes blocos: G-56 (primeiro e segundo pavimentos); J-09 (próximo ao Bloco J-90); J-01 (entre os Blocos I-12 e J-12); D-03 (Ney Marques); E-04 (entre os Blocos E-46 e E-34). As obras serão executadas com recursos próprios da Universidade a um custo aproximado de R$ 204 mil. A previsão de término do processo de reforma de todos os sanitários é de seis meses, mas, de acordo com a PCU, aqueles que forem finalizados já serão liberados para a utilização. Ainda segundo a PCU, estão previstas novas reformas de sanitários nos próximos meses, inclusive nos câmpus regionais.

Na quinta-feira da semana passada, dia 6, a UEM recebeu a visita da perita Maria Irene Pellegrino de Oliveira Souza, nomeada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), para avaliação das condições de oferta da graduação em Artes Visuais, para fins de reconhecimento do curso que forma a primeira turma este ano.

Trilha Ecocultural

A programação iniciou com uma vista ao Gabinete da Reitoria e, ao longo do dia, a perita conheceu as instalações utilizadas pelo curso e entrevistou professores e alunos. Até 6 de março, a perita deverá encaminhar um relatório, que será repassado pela Seti à coordenação do curso de Artes Visuais.

A Comissão Ambiental, o Proação Ambiental e os Centros Acadêmicos dos cursos de Direito e Engenharia Elétrica programaram uma Trilha Ecocultural, com a participação de calouros de diversos cursos do câmpus sede. Em pouco mais de uma hora de caminhada, os “trilheiros” tiveram a oportuA Conseq (Consultoria e Soluções em Engenharia Química Júnior) reali- nidade de conhecer os diversos espaços que a Universidade oferece. As zará processo seletivo com o tema: 2014, para o Brasil, o ano da copa. atividades foram realizadas no último dia 6 e integraram a programação E para você? O período de inscrições será de 13 a 21 deste mês. Para de recepção aos calouros. apresentar mais informações sobre o processo e aproximar os graduandos do curso de Engenharia Química ao empreendedorismo júnior, está Calourada 2014 sendo realizada a Semana Conseq, que iniciou na terça-feira, dia 11 e segue até a quinta-feira, dia 13, com atividades a partir das 18 horas, no anfiteatro do Bloco C-67.

Conseq abre inscrições para o processo seletivo 2014

A programação inclui palestras, que terão como foco o funcionamento do Movimento Empresa Júnior e a apresentação de algumas diretorias existentes na empresa, como a Presidência, Diretoria de Projetos e Marketing. Também serão apresentados os projetos realizados pela empresa, com participação da professora Nádia Machado, do Departamento de Engenharia Quimica. No último dia, o evento contará com a participação de Rodrigo Giraldelli, que falará sobre Gerenciamento de Projetos e Empreendedorismo. Ainda na programação, apresentação sobre a Diretoria de Gestão de Pessoas, roda de discussões com toda diretoria executiva e abertura oficial do Processo No último dia 8, o Diretório Central dos Estudantes promoveu um evento no estacionamento ao lado do Terminal Urbano de Maringá, onde, ao longo do Seletivo Conseq 2014. dia, foram realizados shows com grupos musicais de diversos estilos, oficinas Mais informações pelo ramal 4263 ou na fanpage www.facebook.com/ de DJ, Hip Hop e campeonato de skate. As atividades começaram às 16h e se CONSEQ?fref=ts. estenderam até à noite, contando com a presença de cerca de 500 pessoas.


04 INFO UEM

Ciências Contábeis promove aula magna Nova vigência do Pibid/UEM Está agendado, para esta quinta-feira (13), a aula magna do curso de terá 18 subprojetos Ciências Contábeis, que será ministrada pelo auditor fiscal da Receita Federal Clóvis Peres Belbute, com o tema Educação Fiscal e a Formação do Contador: a contribuição dos Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal. O evento, que faz parte da programação de recepção aos novos alunos do curso, será realizado no anfiteatro do Departamento de Economia, Bloco C-34, em dois horários: 8h e 19h30. Após a aula, haverá um relato da experiência do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Faculdade Anhanguera de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, com a participação do professor Leandro Tuzzin e do auditor fiscal da Receita Federal Marlon Batista Moraes. Mais informações na secretaria do DCC, pelos ramais 4910 e 4909 ou pelo e-mail: sec-dcc@uem.br.

Programação do PPA O professor Alexandre da Pádua Carrieri, da UFMG, ministrou, na segunda-feira (10) pela manhã, a palestra Avaliação dos Programas de Administração Capes. A aula, que ocorreu no auditório do Bloco C-34, marcou o início das atividades do ano letivo de 2014, do Programa de Pós-Graduação em Administração. A programação se estendeu até a terça-feira. Ainda segunda à tarde, o professor Fernando Antônio Prado Gimenez (UFPR) falou sobre a Configuração do Empreendedorismo: uma trajetória de 14 anos. Em seguida, o professor Carrieri voltou à programação com a palestra Os Estudos Organizacionais: uma breve narrativa. Na terça-feira, ele encerrou o programa com a palestra Gestão Ordinária do Cotidiano.

CEC promove exposição de cerâmica O Centro de Excelência em Atendimento à Comunidade (CEC) abriu, esta semana, a exposição Cerâmica: artes do fogo. A mostra conta com trabalhos dos ceramistas Suzan Yoko Uehara, Yasushi Shima, Angela Mecking, Irma Kurihara, Tereza Moreira, Célia Fonçati, Sílvio Baldadelli, dentre outros. São ceramistas que atuam na região de Maringá há algum tempo, alguns com trabalhos reconhecidos e com participação em diversos eventos, inclusive em grandes centros, como São Paulo, Brasília e Curitiba. A exposição, que permanece aberta até o dia 10 de março, é o marco inicial do projeto de Extensão Cerâmica: a arte em quatro elementos, sob a coordenação da professora Celene Tonella, que visa à disseminação das atividades em cerâmica em Maringá. Dentro do projeto, esses ceramistas e outros convidados dividirão seus conhecimentos e experiências com a comunidade, por meio de cursos, seminários, workshops, oficinas e grupos de estudo, no espaço do CEC. A exposição está sendo organizada por Doherty Andrade e Yasushi Shima. O CEC fica na Av. Itororó s/n no Bosque II, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 20h. Mais informações pelo ramal 5700.

A UEM foi contemplada com a aprovação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), uma das iniciativas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O Pibid/UEM, com vigência de 2014 a 2018, está vinculado à Pró-Reitoria de Ensino , e é coordenado pelo professor João Cesar Guirado. Serão 18 subprojetos, envolvendo 19 cursos de licenciatura: Biologia, Ciências-Goioerê, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física-Goioerê, Física-câmpus sede, Geografia, História-Ivaiporã, História-sede, Interdisciplinar (Artes Cênicas e Música), Letras-Francês, Letras-Inglês, Letras-Português, Matemática, Pedagogia-Cianorte, Pedagogia-sede e Química. O programa concederá bolsas mensais a 467 alunos de licenciatura, participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos pela UEM, em parceria com 42 escolas de educação básica da rede pública de ensino. Haverá também bolsas a 73 professores supervisores das escolas parceiras; a 33 professores coordenadores de área; a três professores coordenadores de área de gestão de processos educacionais; e a um coordenador institucional. O montante financeiro será de R$ 330.000,00 para custeio e R$ 3.534.540,00 com bolsas, além de contrapartida da UEM. Os subprojetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. O Pibid/UEM existe desde 2010, e, segundo a coordenação do Programa, com a nova vigência espera-se alcançar importantes resultados como a melhoria no nível dos egressos dos cursos de licenciaturas, oferecendo-lhes subsídios teórico-práticos para que desenvolvam habilidades que lhes propiciem a condução do trabalho pedagógico com segurança e satisfação; a melhoria da qualidade de ensino da educação básica e da educação superior; a disseminação e produção de materiais pedagógicos; o interesse de bolsistas ID e de supervisores na realização de cursos de pós-graduação na área do ensino. Mais informações pelo ramal 4240.

Projeto pretende fazer a atualização da situação vacinal de acadêmicos Alunos do curso de Farmácia estão trabalhando em um projeto de extensão que pretende disponibilizar um calendário de vacinação aos discentes da UEM. O projeto surgiu após o término da obrigatoriedade da atualização vacinal, no ato da matrícula dos acadêmicos, e tem como proposta manter regularizada a carteira de vacinação dessa parcela da população. Além de alertar sobre a importância da atualização deste documento pela busca da erradicação de doenças que podem ser prevenidas através da vacinação. A iniciativa é dos acadêmicos Gustavo Finatti Sakamoto e Liara Izabela Lopes Romera, sob a orientação da professora Paula Nishiyama, do Departamento de Ciências Básicas da Saúde. Os integrantes do projeto estão convocando todos os alunos dos câmpus sede para apresentarem uma fotocópia da carteira de vacinação, o que deverá ser feito nos dias 11 e 12 de março, no auditório da Farmácia-Ensino, Bloco Q-04, das 14 às 17 horas. Após a verificação das carteirinhas, será agendado um local e data para a imunização destes acadêmicos. Em uma outra etapa, será montado um calendário específico para os alunos do câmpus regionais. Para outras informações entre em contato com os acadêmicos: Gustavo: finattig@gmail.com (43) 9647-0656; e Liara: liara_romera@ hotmail.com (14) 98126-3362.


05 INFO UEM

Em noite festiva, UEM forma acadêmicos na modalidade a distância A colação de grau de 203 acadêvalorosa contribuição para a construmicos dos cursos de Administração ção e consolidação da universidade. Pública, Ciências Biológicas e Nesta homenagem a UEM reconhece o História, ofertados na modalidade privilégio em tê-la em seu quadro doa distância, encerrou, no último dia cente. Esta honraria concedida pelos 6, a temporada de cerimônias de formandos hoje é o reflexo natural do formatura. O evento foi realizado trabalho brilhante que vem desenvolde maneira presencial, no Bloco vendo a frente da nossa universidade”, B-33, com acadêmicos de Astorga, disse ele. Faxinal e Sarandi, e transmitido via Maria Luisa Furlan Costa, a homewebconferência para dez polos de nageada da noite, ressaltou que os apoio presencial. Seis láureas acagraduados fazem parte dos 10.139 dêmicas foram concedidas, sendo alunos formados nos últimos 12 anos uma do curso de Administração por meio da modalidade a distância, Pública do polo de Astorga, três fato que reforça sua convicção em também do curso de Administração que a “tão sonhada democratização Pública para o polo de Itambé, uma do ensino superior deve passar necessariamente pela oferta de cursos do curso de História para Bela Vista do Paraíso e a última do curso de desenvolvidos em uma modalidade distinta do ensino presencial.” História para Flor da Serra do Sul. De acordo com a paraninfa, o amplo processo de democratização e A solenidade foi presidida pelo reitor Júlio Santiago Prates Filho, ao lado da interiorização do ensino superior público e de qualidade se instalou vice-reitora Neusa Altoé e da paraninfa geral dos formandos, Maria Luisa a partir de 2006, ano em que a Universidade Aberta do Brasil foi Furlan Costa (foto abaixo), criada por meio de decreto diretora do Núcleo de Edupresidencial, sendo que hoje cação a Distância (Nead) e esse programa é integrado presidente do Fórum Nacional por 103 instituições de de Coordenadores UAB. ensino superior que ofertam Estiveram presentes, no Bloco cursos de graduação, extendo PDE o diretor de Graduasão e pós-graduação para ção, Eduardo Radovanovic, cerca de 350 mil alunos o pró-reitor de Pesquisa e atendidos em mais de 600 Pós-graduação, Mauro Rapolos de apoio presencial. vagnani, o chefe de Gabinete Dirigindo-se aos afilhados, da Reitoria, Maurício Custódio Maria Luisa afirmou que de Melo, o diretor do Centro eles foram ousados, pois de Ciências Biológicas, Luiz conseguiram combater o Carlos Correa, a diretorapreconceito daqueles que -adjunta do Centro de Ciêntentaram convencê-los de cias Biológicas, Káthia Socorro Matias, a diretora do Centro de Ciências que curso a distância não tem qualidade. “Sejam ousados, corajosos, Humanas, Letras e Artes, Nerli Nonato Ribeiro Mori, o diretor adjunto do destemidos e extremamente comprometidos com os objetivos que Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Luiz Alberto Araújo, representantes pretendem alcançar”, finalizou ela. dos departamentos de História, Biologia e AdmiTanto em Maringá quanto nos polos de apoio nistração, tutores presenciais e a distância, bem presencial, a colação de grau dos formandos nos como autoridades dos munícipios de Astorga, cursos da modalidade a distância foi prestigiada Faxinal e Sarandi. por autoridades acadêmicas e políticas, além de Na mensagem dirigida aos novos graduados, familiares e convidados. o reitor lembrou que o sucesso da UEM está “Estipulei uma meta” – O agricultor Nelson intimamente associado à competência, ousadia, Hatsuo Sonohara (foto ao centro), que cursou inovação, pioneirismo e muito amor à camisa. Administração Pública no polo de apoio presencial Além de destacar que a formação voltada para o de Astorga, foi um dos laureados da cerimônia. exercício da cidadania é uma qualidade peculiar Formado em Engenharia de Produção pela Esdo aluno da Instituição. “Gostaria de convidá-los cola Politécnica da Universidade de São Paulo a não esquecer seus ideais e não ter nunca medo (USP), Sonohara conta que voltou a estudar sem de arriscar. Portanto sugiro que façam, errem, a intenção de aplicar os novos conhecimentos tentem, falhem e lutem sempre”, orientou. na atividade profissional, mas reconhece que o Prates Filho parabenizou os formandos pela aprendizado é sempre válido. Para ele, a láurea escolha da diretora do Nead como paraninfa acadêmica foi o resultado da meta a que se prodos formandos. “Ser paraninfo é uma forma de pôs a partir do segundo semestre do curso. “Não homenagem pela qual se exprime gratidão e se me envolvi muito no começo, mas estabeleci um procede ao reconhecimento público pela sua objetivo e me esforcei para alcançá-lo.”


06 INFO UEM AGENDA

lares das disciplinas do primeiro semestre. Os interessados devem procurar a secretaria do PGC, Bloco Pós Graduação H-12, sala 1, das 14 às 17 horas, e preencher a ficha de inscrição, fornecida pela secretaria, com Anatomia e Histologia indicação da disciplina pleiteada. O Departamento de Ciências Outras informações pelo site www. Morfológicas aceita inscrições pgc.uem.br. para o curso de especialização em Anatomia e Histologia: métodos de ensino e pesquisa. A seleção será Farmacologia feita pela ordem de inscrição dos Permanecem abertas, até 21 deste candidatos, dentro do limite das mês, as inscrições para o curso de 40 vagas oferecidas. Os interes- especialização em Farmacologia. sados devem procurar a secretaria Os candidatos serão selecionados do Departamento de Ciências, no por meio de análise de currículo. Bloco H-79, sala 15. Informações Informações adicionais na secreadicionais pelo ramal 4340 ou taria do Departamento de Farmapelo site www.dcm.uem.br. cologia e Terapêutica, Bloco K-68, sala 216, ramal 5249 ou ainda pelo site www.dft.uem.br.

Biotecnologia Até 20 deste mês, podem ser feitas inscrições para o curso de especialização em Biotecnologia. As aulas serão ministradas aos sábados, durante todo o dia. Mais informações no site: www. dbc.uem.br. Ciências Contábeis

Filosofia O Programa de Pós-Graduação em Filosofia aceita inscrições para alunos não regulares nas disciplinas ofertadas no primeiro semestre no curso de mestrado. Os interessados devem consultar a oferta de disciplinas (disponível na página www.pgf. uem.br ) e solicitar a inscrição, diretamente na secretaria do Programa, no período de 24 e 26 deste mês. A secretaria fica no Bloco H-35, sala 3, com atendimento pela manhã, das 8 às 11 horas, e à tarde, das 14h às 17h. Mais informações pelo ramal 8983.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis está com inscrições abertas, até 21 deste mês, para a primeira turma do curso de mestrado, com área de concentração em Controladoria. As inscrições podem ser efetivadas na secretaria do Departamento de Ciências Contábeis, Bloco C-23, sala 227. Outras informações pelo Fisiologia Humana ramal 4909 ou pelo site www.dcc. Serão aceitas, até 21 deste mês, uem.br. inscrições para a especialização em Fisiologia Humana. O curso, com 40 vagas, é oferecido pelo Ciências Sociais Departamento de Ciências FisioO Programa de Pós-Graduação lógicas. A ficha de inscrição está em Ciências Sociais recebe, de disponível em www.dfs.uem.br. 17 a 20 deste mês, inscrições Informações pelo site ou pelos para seleção de alunos não regu- ramais 1379 e 4463.

Expediente Reitor: Júlio Santiago Prates Filho Vice-Reitora: Neusa Altoé Assessor de Comunicação Social Paulo Pupim

História O Programa de Pós-Graduação em História aceita, até 17 deste mês, inscrições para o curso de mestrado. São 37 vagas, distribuídas em três linhas de pesquisa: Fronteiras, Populações e Bens Culturais; Política e Movimentos Sociais e Instituições e História das Ideias. As inscrições devem ser feitas no PPH, Bloco H-12, sala 16, das 14 às 17 horas, com a entrega dos documentos exigidos e pagamento da taxa de R$ 150,00. Outras informações no site www. pph.uem.br.

Atividades físicas para comunidade A Coordenadoria de Desporto e Recreação informa os projetos que já reiniciaram suas atividades, atendendo o público da comunidade interna e externa: aikidô (a partir de 16 anos), ginástica (a partir de 6 anos), tênis (a partir de 6 anos) e karatê (a partir de 7 anos e adulto). As matrículas devem ser feitas na CDR, Bloco M-6. Em breve, serão abertas matrículas na Escola de Aventura (corrida de orientação, escalada, parkour, skate e slackline) e em futebol de campo.

Tecnologia Mecânica do Já as modalidades de hidroginástiSetor Sucroalcooleiro ca e natação não aceitarão matrículas em razão de as turmas estarem O Departamento de Engenharia lotadas e de haver grande lista de Mecânica abriu vagas para a terespera. E a Academia não aceitará ceira turma do curso de especialialunos novos pois o prédio passará zação em Tecnologia Mecânica do por reforma. Outras informações no Setor Sucroalcooleiro. A iniciativa site www.def.uem.br/cdr. conta com a parceria e o patrocínio do Grupo Usina Santa Terezinha. As inscrições vão até 28 deste mês e IEJ aceita devem ser efetivadas via on-line inscrições até no endereço www.dem.uem.br/ sexta-feira especializacao. Até sexta-feira, dia 14, o Instituto de Estudos Japoneses aceita inscrições para o curso de língua Cursos & Palestras japonesa. Os interessados devem procurar a secretaria do IEJ, no Instrumentos musicais Bloco 25, sala 12, das 8h às 11h30 Termina, hoje (12/2), o prazo de e das 13h30 às 17h30, apreseninscrição para os cursos em instru- tando cópias do RG e do CPF e mentos musicais da Escola de Mú- foto 3x4. Será realizado teste de sica. Para se inscrever é necessário classificação para as pessoas que ter, no mínimo, nível elementar de já tenham algum conhecimento execução no instrumento. Os inte- da língua japonesa e que queiram ressados deverão escolher apenas ingressar no curso. um dos cursos ofertados: flauta Há cobrança de taxa de matrícudoce, flauta transversal, piano, la, no valor de R$ 81,98, e mais viola, violão, violino, violoncelo ou quatro mensalidades, no valor de saxofone. As inscrições, no valor de R$ 54,23. R$ 20,00, podem ser efetuadas no site da Escola de Música: http:// www.emu.uem.br/cursos. Mais informações pelo ramal 4383.

As aulas começam no dia 17 deste mês. Mais informações pelo ramal 4268 ou pelo e-mail: sec-iej@ uem.br.

InformativoUEM Jornalista Responsável: Paulo Pupim (Reg. 2.472) Coordenadora de Imprensa: Tereza Parizotto. Reportagem: Ana Paula Machado Velho, Juliana Daibert, Murilo Benites, Rose Koyashiki e Tereza Parizotto. Revisão: Sueli Nascimento. Colaboradores: Flávio Kawakami. Projeto-Gráfico: Thomas Cosin. Fotografia: Heitor Marcon e Antonio Carlos Locatelli. Editoração: André Luis Scarate, Luiz Carlos Altoé.

Coordenadoria de Imprensa Av. Colombo, 5.790 - Bloco Q-3 - Sala 7 Telefone: (44) 3011-4213 CEP 87020-900 - Maringá -PR Site: www.informativo.uem.br E-mail: sec-cim@uem.br


Informativo uem 1076