Issuu on Google+

01 INFO UEM

ISSN 2238-5061

11 de dezembro de 2013 - ANO XXIII nº 1071

InformativoUEM

03

Vestibular de Verão 2013 ocorreu em clima de tranquilidade. Aprovados serão divulgados no dia 10.

03

Ranking do MEC destaca a UEM entre as melhores universidades do País.

05

Alunos do CAP têm bom desempenho na Olimpíada de Matemática.


02 INFO UEM

Maringá terá Parque Tecnológico A Incubadora Tecnológica do Paraná foi contemplada em um edital da Finep, para a ampliação física do Complexo do IBC da Incubadora, situado na Zona 8 de Maringá. Com a verba preliminar de R$ 2.908.816,26, será possível a implantação do Parque Tecnológico de Maringá (Maringá Tech), que terá estr utura para Projeto do futuro Parque Tecnológico de Maringá abrigar 18 novas empresas, de diferentes áreas do conhecimento, além das treze já existentes. Segundo o assessor para Inovação Tecnológica e coordenador do projeto, Marcelo Farid, esse é o reconhecimento do trabalho de inovação que a Universidade vem fazendo com a sociedade, em parceria com a Incubadora. “Com esse investimento entraremos em um novo patamar, um outro estágio para promover a inovação”, conta. O reitor Júlio Santiago Prates Filho destaca que o Parque Tecnológico fará com que os programas da Incubadora atinjam de forma mais concreta a sociedade. Carlos Walter Martins Pedro e José Roberto Pinheiro de Melo, respectivamente, presidente e vice-presidente da Incubadora, ressaltam que a aprovação do projeto certifica a qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido.

Teste seletivo inscreve até sexta Sexta-feira (13), é o último dia de inscrição para o teste seletivo aberto para contratação temporária de profissionais nos três níveis. No nível superior as vagas são para farmacêutico, fonoaudiólogo e psicólogo. Para quem tem ensino médio há vagas para técnico em laboratório (Farmácia Hospitalar) e para os portadores de diploma do ensino fundamental as vagas são para agente de segurança interna. É uma vaga para cada função. O teste é regulamentado pelo Edital nº 307/2013PRH, disponível para consulta no site www.uem.br/concurso.

O Departamento de Biologia Celular e Genética (DBC) comunica, com pesar, o falecimento da professora Maria Suely Pagliarini ocorrido no dia 7 deste mês.

Divulgação

Nota de falecimento

Lotada no DBC, Pagliarini graduou-se em Ciências Biológicas em 1977 pela UEM, e obteve seus títulos de mestre e doutor em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade de São Paulo nos anos de 1980 e 1989, respectivamente.

Balanço A Livraria da Eduem está fechada para balanço, voltando a funcionar normalmente no dia 3 de fevereiro de 2014.

Ingressou na UEM como docente em 1980, sendo Professor Associado C do DBC. Participou, durante este período, ativamente das atividades de docência e de pesquisa, além de atividades administrativas.

Festa na creche será na sexta

Foi coordenadora, participou da implantação e era orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PBC); foi editora da Revista Acta Scientiarum; e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento (PGM).

O Centro de Educação Infantil Pertinho da Mamãe programou uma confraternização de Natal para esta sexta-feira, dia 13, a partir das 14 horas. A programação inicia com atividades em sala, dirigidas de acordo com a faixa etária de cada turma e com a participação dos pais. Em seguida, serão realizadas atividades para todos os grupos no pátio do Centro.

Durante esses anos de atividades publicou em torno de 170 artigos científicos em revistas renomadas na área. Orientou aproximadamente 30 alunos de mestrado e 20 de doutorado, além dos alunos de graduação. Todas estas atividades culminaram com o recebimento do prêmio Mulheres de Ciência em 2009, prêmio concedido pelo Governo do Paraná e Secretaria do Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Nota de Falecimento É com pesar que o Departamento de Direito Público comunica o falecimento, ocorrido no dia 8 de dezembro, do professor aposentado José Hermenegildo Baptista Raccanello (1939-2013). Raccanello formou-se em 1973 pela UEM e foi o segundo egresso do curso de Direito a ingressar como professor em 1975, tendo se aposentado pelo DDP em 2008. Por influência do seu irmão Horácio Raccanello, também advogado e professor do curso de Direito da UEM, advogou por quase 40 anos (janeiro de 74 a setembro de 2013) em Maringá, tendo ficado famoso pela constante defesa de réus, muitos deles de forma assistencial, no Tribunal do Júri. Mestre em Direito pela UEL, entre 1987 e 1989, Raccanello foi presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Maringá.

Às 16 horas haverá a apresentação do grupo de teatro Meu Clown. Em seguida, o grupo do Maternal II brindará os presentes com uma apresentação musical. A festa termina com a entrega de presentes pelo Papai Noel.


03 INFO UEM

Vestibular de Verão 2013: resultado sai no dia 10 de janeiro Com a prova de Conhecimentos Específicos, terminou, nesta terça-feira (10), o Vestibular de Verão 2013. A lista dos aprovados será publicada no dia 10 de janeiro, às 10h, no site www.uem.br/vestibular. De acordo com o presidente da Comissão Central de Vestibular Unificado (CVU), Emerson Arnaut de Toledo, os três dias de provas transcorreram em um clima de absoluta tranquilidade. “Quero, inclusive, parabenizar toda a nossa equipe, que não mediu esforços para que tudo ocorresse da forma planejada”, enfatizou. Neste concurso, estão em disputa 1.514 vagas, distribuídas em mais de 60 cursos, nos câmpus de Maringá, Cianorte, Umuarama, Cidades Gaúcha, Goioerê e Ivaiporã. A matrícula dos candidatos aprovados no limite das vagas deverá ser efetivada de 10 a 13 de janeiro de 2014, exclusivamente pela internet, em www.daa.uem.br. Neste mesmo site será publicada a segunda chamada, no dia 24 de janeiro. Vale lembrar que os aprovados no Vestibular de Inverno 2013 também devem fazer a matrícula neste mesmo período. As aulas iniciam no dia 3 de fevereiro.

Desistência - A CVU divulgou o índice de desistência do Vestibular de Verão 2013. Após três dias de concurso, 16,7% dos candidatos não compareceram aos locais de prova, o que corresponde a 2.574 vestibulandos de um total de 15.413 inscritos.

MEC coloca UEM entre as melhores universidades do País O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), publicou, no Diário Oficial da União da última sexta-feira, dia 6, os dados do Índice Geral de Cursos (IGC) das instituições de educação superior referentes ao ano de 2012. Segundo o estudo, a UEM está entre as 30 melhores universidades do Brasil. O IGC sintetiza, em um único indicador, a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado. A escala varia de 1 a 5, e são avaliados diversos itens, como infraestrutura e titulação dos docentes. Pelo ranking, a UEM, com índice contínuo de 3,53, figura em trigésimo lugar entre as universidades públicas e privadas do País, ao lado da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que obteve a mesma pontuação. A UEL com 3,56 pontos, ficou com a 25ª colocação.

A pró-reitora de Ensino, Ednéia Rossi, credita a posição de destaque ocupada pela Universidade ao empenho dos estudantes, docentes e agentes universitários. “Essa conquista é resultado de um esforço conjunto, daqueles que se dedicam diariamente a construir uma UEM cada vez melhor”, afirma. Também foram divulgados os resultados dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC), que incluem a nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), aplicado no ano passado. A média do CPC é resultado de um balanço entre a média da nota correspondente ao Enade, a titulação dos professores e ao seu regime laboral e aos índices de infraestrutura e organização didático-pedagógica da instituição. Confira a planilha completa do CPC no link: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/ enade/planilhas/2012/tabela_enade_cpc_2012.xls.

O curso Sistematização da Assistência de Enfermagem: uso do POP como ferramenta de aprendizagem, realizado nos dias 28 de 29 de novembro, discutiu a implantação dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP) elaborados pela equipe de enfermagem do Hospital Universitário e utilizados em alguns setores desde julho desse ano. Os Procedimentos Operacionais Padrão foram apresentados na sessão de abertura pela diretora de enfermagem Franna Vicente Gomes, que destacou a importância do trabalho da equipe de enfermagem na elaboração dos POP. Na sequência foi ministrado o minicurso Relato de Experiência da Comissão de Elaboração do POP e do Plano de Alta no Hospital Universitário Regional de Londrina, pela enfermeira Magali Godoy Pereira Cardoso, da UEL (foto).

NRAV/HUM

Curso aborda implantação de POP no HUM

gem da UEM falou sobre O Pensamento Crítico e a Sistematização da Assistência de Enfermagem. De acordo com a professora, o pensamento crítico engloba habilidades mentais e cognitivas que devem ser usadas de forma a alcançar resultados positivos em saúde. O curso foi encerrado com a oficina de trabalho sobre o histórico de enfermagem: sua importância na assistência e ensino, mediada pelas Magali Cardoso também discutiu a Utilização da SAE/PE na qualidade da enfermeiras Ellen Aleixo, Elia dos Santos, Meliana de Paula e Solange assistência de enfermagem e no impacto da gestão. Segundo a enfermeira, Avozani, membros da comissão da Sistematização da Assistência de a sistematização da assistência de enfermagem como forma de organizar Enfermagem do HUM. o cuidado envolve basicamente o histórico, o diagnóstico, a prescrição e Desenvolvido ao longo de uma década, o manual que padroniza normas e a evolução do paciente. “Ao contrário de outros profissionais da saúde, rotinas gerenciais e assistenciais é uma exigência do Ministério da Saúde, a enfermagem olha o paciente, não a doença”, diz ela. Neste sentido, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Ministério da os Procedimentos Operacionais Padrão são importantes guias a serem Educação, e vai uniformizar a atuação dos profissionais da enfermagem. seguidos, pois ajudam inclusive a medir orçamentos, custos e índices de Embora algumas ações sejam universais, como o banho do paciente, por infecção hospitalar. exemplo, outras devem ser estabelecidas de acordo com as especificidaA professora Ana Paula Vilcinski Oliva, do Departamento de Enferma- des do hospital em questão.


04 INFO UEM PLE realiza primeira defesa de doutorado O Programa de Pós-Graduação em Letras realizou, nesta segunda-feira, dia 9, sua primeira defesa do curso de doutorado. Lílian Cristina Martins Prieto defendeu a tese Multiletramentos e (Re)Inclusão Social: convergências entre o cânone shakespeariano e a telenovela na formação crítica do leitor da terceira idade via tradução. O trabalho foi orientado pela professora Vera Helena Gomes Wielewicki, coordenadora do Programa. Ela presidiu a banca que foi integrada pelos seguintes professores doutores: Rosa Maria Olher e Márcio Roberto do Prado, membros do corpo docente do PLE; Roberto Ferreira da Rocha, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; e Johannes Doll da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Vera Helena Gomes Wielewicki apresenta sua orientanda

O Programa de Pós-Graduação em Letras funciona desde 1997 em nível de mestrado. O projeto do curso de doutorado foi aprovado pela Capes há três anos, recomendado com conceito 5. O Programa oferece duas áreas de concentração, subdivididas em três linhas de pesquisa cada. Estudos Linguísticos se subdivide em Estudos do

Texto e do Discurso; Ensino e Aprendizagem de Línguas; e Descrição Linguística. Estudos Literários tem Campo Literário e Formação do Leitor, Literatura e Historicidade e Literatura e Construção de Identidades como linhas de pesquisa. Para saber mais sobre o Programa acesse: www.ple.uem.br.

Câmpus sede deverá ter ciclorrotas A UEM implantará ciclorrotas no câmpus sede (vias compartilhadas por veículos e bicicletas). A intenção é instalar sinalização vertical e horizontal e realizar campanhas educativas e de conscientização, que serão desencadeadas no início do ano letivo de 2014. Além disso, a UEM está construindo 50 paraciclos que serão instalados no início do próximo ano. As placas sinalizadoras e a pintura nas vias também devem estar prontas no primeiro semestre de 2014. Segundo o professor Carlos Benedito Sica de Toledo, a intenção é que o compartilhamento entre veículos e bicicletas seja pacífico e seguro no câmpus, que registra o tráfego de 1,4 mil carros por dia. Os estudos nesse sentido foram realizados por Toledo, com a participação da Prefeitura do Câmpus e ainda de Thiago Botion, mestre pela UEM em Engenharia Civil com a dissertação Criação de uma Rede Cicloviária

Integrada na Cidade. Os recursos para a iniciativa foram aprovados no orçamento da UEM pelo Conselho Universitário. As reuniões para definição das ações contaram também com a presença do reitor Júlio Santiago Prates Filho e representantes das diretorias de Serviços Industriais e de Manutenção, do Diretório Central dos Estudantes e da Assessoria de Comunicação Social.

Eduem participa Feira do Livro na USP e de lançamento na Cortez Editora A Eduem é uma das editoras universitárias que participa da Feira do Livro USP 2013, que começa nesta quarta-feira, dia 11, e segue até sexta-feira, dia 13, na Escola Politécnica, câmpus USP Butantã, com atendimento das 9 às 21 horas. E amanhã, dia 12, também em São Paulo, está marcado o lançamento do livro Mulheres de Outrora, Bordados de Agora, obra publicada pela Eduem e organizada pelas professoras Jaci Ferreira e Olinda Evangelista. O lançamento será na Cortez Editora, à Rua Bartira, 317, em São Paulo, a partir das 18h30.

de São Paulo, Roda de Bordado e Respigar, de Florianópolis, que apresentam, por meio da arte e das técnicas do bordado, a emblemática trajetória de mulheres que se destacaram nas artes, nas ciências, na cultura.

O livro é uma obra produzida a muitas mãos, que se entregaram à aventura de homenagear a memória de quinze admiráveis brasileiras dos séculos 19 e 20. Ele traz o trabalho de quatorze mulheres e um homem, dos grupos de bordado Ciranda Bordadeira,

Da parceria da Editora com o Projeto Social Bordados, desenvolvido pelas mesmas organizadoras do livro, foi produzido um calendário da Eduem, que está sendo distribuído entre os centros e diretorias da Universidade.

Prêmio Acir Rachid de Reumatologia A descrição de um caso de mielofibrose e artrite reumatóide conferiu o primeiro lugar no Prêmio Acir Rachid de Reumatologia, da Sociedade Paranaense de Reumatologia (SPR), a médicos da UEM. Os premiados são escolhidos por dois professores de reconhecido saber e a revelação dos ganhadores é feita na última reunião de cada ano. A cerimônia deste ano foi realizada no último dia 6. Os autores do trabalho premiado são a médica residente em reumatologia do HUM, Eliane Alves de Freitas Souza, o médico especialista em reumatologia, e docente da disciplina de Reumatologia do Departamento de Medicina, Felipe Merchan Ferraz Grizzo, a médica especialista em Patologia do HUM, Paola da Costa Souza, e o médico especialista em reumatologia, docente na disciplina de Reumatologia, e coordenador do Programa de Residência em Reumatologia do DMD-HUM, Paulo Roberto Donadio. A UEM ainda conseguiu a terceira colocação no Prêmio, com o trabalho Melanoníquia: desenvolvimento após uso de Leflunomida em artrite reumatóide, de Eliane Alves de Freitas Souza, Felipe Merchan Ferraz Grizzo e Paulo Roberto Donadio.


05 INFO UEM PRH promove evento para recepcionar novos servidores

CAP é destaque na OBMEP

Nead

O Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP) alcançou posições de destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O aluno Eduardo Celso Viscovini, do 9º ano, conquistou medalha de ouro no Nível 2, Jordan Augusto Porto Tenório, do terceiro ano do ensino médio, ficou com medalha de prata no Nível 3 e Emanuel Minuce Mazo (7º ano – Nível 1), Marcílio Bulgarelli Junior (8º ano Nível 2), Heitor Raí Alcazar Camacho e Bruno Henrique Ribeiro Valério (9º ano - Nível 2), receberam medalhas de bronze. A nona edição da competição registrou a participação de mais de 18 milhões de estudantes, de 47.144 escolas. O resultado foi divulgado no Na última quinta-feira (5), a Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos dia 29 de novembro, no site www.obmep.org.br. Comunitários (PRH) promoveu um evento de Integração Profissional com A OBMEP é um projeto criado para estimular o estudo da Matemática os novos servidores. As atividades foram realizadas durante o dia todo, entre alunos e professores de todo o país. Promovida pelos Ministérios da no Bloco B-33 (PDE). De acordo com a pró-reitora Sônia Lucy Molinari, Ciência e Tecnologia e da Educação, é realizada pelo Instituto Nacional de o objetivo foi apresentar aos 72 novos docentes e servidores técnicos,, Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com o apoio da Sociedade Brasileira contratados desde dezembro do ano passado, a filosofia, política e prode Matemática (SBM). A Olimpíada é dividida em três níveis. O primeiro cedimentos da Universidade. Ainda segundo a professora, essa prática é composto por estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental. deverá ser adotada novamente no futuro. No segundo, fazem as avaliações alunos do 8º e 9º anos do ensino Ao final do evento, foi realizada uma confraternização, com a presença fundamental. Já o 3º nível é composto por estudantes do ensino médio. do reitor Júlio Santiago Prates Filho e da vice-reitora Neusa Altoé. A InteOs alunos das escolas estaduais do Paraná ficaram em terceiro lugar na gração Profissional contou com apoio das Assessorias de Planejamento e 9ª OBMEP. No quadro geral, o estado conquistou 437 medalhas (33 de de Comunicação Social e das Pró-Reitorias de Ensino, de Pesquisa e de ouro, 81 de prata e 323 de bronze), desempenho superior em relação a Pós-Graduação e de Extensão e Cultura. Além do Hospital Universitário e 2012, quando ficou em 5º lugar geral. Minas Gerais e São Paulo ficaram do Departamento de Educação Física. em primeiro e segundo lugar, respectivamente. Além das medalhas, os alunos ganham certificados de menção honrosa e, aqueles com melhor Aula inaugural recepciona novas desempenho, bolsas de Iniciação Científica Jr (CNPq/MCT), que os manturmas a distância tém estudando matemática sob a coordenação da OBMEP. Professores e escolas também recebem premiações. De acordo com a coordenadora pedagógica do CAP, Alessandra Martinho de Oliveira, a Olimpíada serve para que escolas e professores tenham um parâmetro de avaliação do conteúdo aplicado, além de estimular os alunos a estudarem e a conquistarem resultados cada vez melhores. Ainda segundo a professora, muito do bom desempenho do CAP se deve aos grupos de estudo e monitorias semanais oferecidas pelo colégio. Em julho deste ano, a excelência do CAP na área pôde ser comprovada, quando o aluno do primeiro ano do ensino médio, João Pedro Braido, foi No dia 30 de novembro, com a presença do reitor Júlio Santiago Prates aprovado no vestibular da UEM para o curso de graduação em Matemática. Filho, da diretora do Núcleo de Educação a Distância, Maria Luisa Furlan Costa, do diretor do Centro de Ciências Biológicas, Luiz Carlos Corrêa, de chefes de departamento, coordenadores de curso, coordenadores de Firmado novo acordo de cooperação tutoria e tutores a distância, uma cerimônia de acolhimento transmitida aos 17 polos de apoio presencial recepcionou os 1.805 acadêmicos aprovados no vestibular a distância 2013 da UEM. A cerimônia foi dirigida aos alunos dos cursos de Administração Pública, Ciências Biológicas, Física e Pedagogia, ofertados a distância no âmbito do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Reunidas no auditório do Nead, as autoridades acadêmicas presentes à cerimônia deram início ao ano letivo dos 798 alunos de Administração Pública, 766 de Pedagogia, 164 de Ciências Biológicas e 77 de Física, que realizarão as atividades presenciais nos polos de Assaí, Astorga, Bela Vista do Paraíso, Cidade Gaúcha, Cruzeiro do Oeste, Diamante do Norte, Engenheiro Beltrão, Flor da Serra do Sul, Goioerê, Itambé, Jacarezinho, Nova Londrina, Nova Santa Rosa, Paranavaí, Sarandi, Ubiratã e Umuarama.

No último dia 29, no Gabinete da Reitoria, foi assinado um acordo entre a UEM e a Universidade de Los Llanos (Colômbia), com o objetivo de estabelecer programas de cooperação técnico-científico para o desenvolvimento de projetos conjuntos de ensino e pesquisa. O acordo terá a validade de cinco anos e prevê mobilidade para discentes, docentes pesquisadores e agentes universitários. A Universidade de Los Llanos foi representada pela professora Martha Inés Yossa Perdomo.


06 INFO UEM

Projeto Paraná Fala Inglês começará em 2014

Divulgação

Professoras fazem relato sobre mobilidade docente

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) acerta os últimos detalhes para a execução, em 2014, do projeto Paraná Fala Inglês (PFI). Em reunião com as coordenadoras do projeto nas Instituições de Ensino Superior, No último dia 3, no laboratório de informática do Bloco 13, foi realizada no último dia 27, o secretário João Carlos Gomes reafirmou o investimento uma palestra sobre experiência em mobilidade docente internacional. Os do governo do Estado, por meio do Fundo Paraná, no projeto que visa à relatos foram da professora do Departamento de Engenharia de Alimentos, “internacionalização das universidades estaduais paranaenses”. Angélica Marquetotti Salcedo, e da professora do Departamento de EngePor meio do Paraná Fala Inglês, serão oferecidos cursos semestrais prepanharia Química, Rosângela Bergamasco, que estiveram na Universidade ratórios em níveis intermediário e pós-intermediário para o exame do TOEFL de Santiago de Compostela, na Espanha, e na Universidade do Minho, em iBT (Test of English as a Second Language / Internet-Based). “Na reunião foi Portugal, respectivamente, por meio de edital de mobilidade do Escritório decidido que o projeto abrirá oportunidades a docentes, alunos da graduação de Cooperação Internacional. e da pós-graduação e agentes universitários das IES paranaenses”, ressalta a professora Marluci Ritondim do Instituto de Línguas (ILG) da UEM, coorlização em Psicopedagogia Clínica denadora do Paraná Fala Inglês na Universidade. “O teste TOEFL iBT avalia a e Institucional. Outras informações capacidade do aluno de usar e compreender o inglês no nível universitário. no Departamento de Teoria e Prática Ele avalia também a capacidade do aluno de combinar as habilidades de Educação, Bloco I-12, sala 8, compreensão e expressão oral, leitura, e escrita para realizar tarefas acaPós Graduação da ramais 4887, 5028 e 5029, ou dêmicas. Mais de 8.500 instituições de ensino superior, agências e outras instituições em mais de 130 países aceitam as pontuações do TOEFL iBT” ainda pelo site www.dtp.uem.br/. Engenharia Urbana destaca a professora. O Programa de Pós-Graduação em Participaram do encontro (na foto, da esquerda para a direita) a coordenadora Engenharia Urbana aceita, até 7 de MBA de Ciência e Tecnologia, Sueli Rufini, as professoras Marluci Ritondim (UEM) e fevereiro, inscrições para o curso de O Departamento de Engenharia Eliane Segati (UENP), o secretário da Seti João Carlos Gomes, e as professoras mestrado. Outras informações na de Produção aceita, até o dia 20 Leonilda Procailo (Unicentro), Karim Brito (Unespar) e Elaine Borges (UEPG). secretaria do Programa, Bloco C-67, deste mês, inscrições para o curso 2° andar, no site www.peu.uem.br PGM formaliza intercâmbio com o USDA de MBA em Gestão da Produção. ou pelos ramais 4052 ou 4053. Informações adicionais pelo ramal Um intercâmbio entre a UEM e o Departamento de Agricultura dos Estados 5833 ou pelo site www.dep.uem. Unidos (USDA). Este é um dos saldos positivos de um seminário internacional, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento br/mba. Fisiologia Humana (PGM), em continuidade às atividades de comemoração dos seus 10 anos Serão aceitas, até 21 de fevereiro Cursos & Palestras de atividades. do ano que vem, inscrições para a Segundo o coordenador do Programa, Pedro Soares Vidigal Filho, este é mais especialização em Fisiologia Huma- Gestão de Cursos e Polos um passo dado no desenvolvimento de pesquisas em melhoramento genético na. O curso é oferecido pelo Depar- O Programa Anual de Capacitação de feijoeiro comum e de soja. tamento de Ciências Fisiológicas Continuada da Universidade Aberta O seminário, realizado entre os dias 30 de novembro a 4 de dezembro, contou que abriu 40 vagas. Informações do Brasil inscreve, até amanhã com a visita do professor doutor Marcial A. Pastor-Corrales, do USDA, que, pelo site www.dfs.uem.br ou pelos (12/12), para o curso Gestão de no dia 30, apresentou o Seminário Cooperation Project in Specific Areas of ramais 1379 e 4463. Cursos e Polos. Os profissionais Research with Useful Outcomes for Both Countries, Brazil and USA. vinculados aos polos e aos cursos “A visita também contribuiu para consolidar a mobilidade acadêmica de de Educação a Distância da UEM docentes e de discentes do PGM, que poderão desenvolver parte de suas Psicopedagogia constituem o público-alvo do curso. pesquisas em laboratórios do USDA. Na atualidade, a parceria entre a UEM Clínica e Institucional As inscrições são gratuitas e podem e o USDA está proporcionando o desenvolvimento de projetos de pesquisa Serão aceitas, até 11 de fevereiro, ser efetivadas pelo site http://por- em feijoeiro comum”, disse o professor Vidigal, que realiza investigações inscrições para o curso de especia- tal.nead.uem.br/eventos/. ao lado da professora Maria Celeste Gonçalves Vidigal.

AGENDA

Expediente Reitor: Júlio Santiago Prates Filho Vice-Reitora: Neusa Altoé Assessor de Comunicação Social Paulo Pupim

InformativoUEM Jornalista Responsável: Paulo Pupim (Reg. 2.472) Coordenadora de Imprensa: Tereza Parizotto. Reportagem: Ana Paula Machado Velho, Juliana Daibert, Murilo Benites, Rose Koyashiki e Tereza Parizotto. Revisão: Sueli Nascimento. Colaboradores: Flávio Kawakami. Projeto-Gráfico: Thomas Cosin. Fotografia: Heitor Marcon e Antonio Carlos Locatelli. Editoração: André Luis Scarate, Luiz Carlos Altoé.

Coordenadoria de Imprensa Av. Colombo, 5.790 - Bloco Q-3 - Sala 7 Telefone: (44) 3011-4213 CEP 87020-900 - Maringá -PR Site: www.informativo.uem.br E-mail: sec-cim@uem.br


Informativo uem 1071 cor